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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 20 de setembro de 2022

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO 22 a 28 de setembro de 2022

Jean-Luc Godard

UM DOMINGO PARA GODARD

A Cinemateca Capitólio celebra a obra de Jean-Luc Godard com três sessões especiais no domingo, 25 de setembro. Na programação, os três longas-metragens que o diretor francês realizou no início da década de 1980, em um dos mais belos momentos de reinvenção de sua trajetória: Salve-se Quem Puder (A Vida), Paixão e Carmen de Godard – seguido de um filme surpresa. Todas as sessões têm entrada gratuita.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/programacao/?starting_date=2022-09-25


CINEMA IRANIANO CONTEMPORÂNEO EM EXIBIÇÃO

No próximo final de semana, ocorre o lançamento da série de filmes Atestado de Ficção com a exibição do documentário Em nome de Scheherazade ou o primeiro Biergarten de Teerã, da diretora iraniana Narges Kalhor, na Cinemateca Capitólio, nos dias 24 e 25 de setembro, às 17h, com entrada franca. A programação é uma realização do Goethe Institut Porto Alegre.


Mais informações:  http://www.capitolio.org.br/eventos/5420/em-nome-de-scheherazade-ou-o-primeiro-biergarten-de-teera/


DOCUMENTÁRIO DE SILVIO TENDLER NA SESSÃO AAMICCA

A Associação de Amigas e Amigos da Cinemateca Capitólio convida para a Sessão AAMICCA #5, a ser realizada no sábado, 24 de setembro, às 19 horas, na Cinemateca Capitólio. No programa, o filme O veneno está na mesa II (2014, 1h10min), de Silvio Tendler, que defende a produção agroecológica, o respeito à natureza, aos trabalhadores rurais e consumidores. Debatem o filme o engenheiro agrônomo Leonardo Melgarejo e o ativista Jair Krischke. A mediação ficará a cargo de Luiz Antonio T. Grassi, presidente da AAMICCA.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5428/sessao-aamicca-o-veneno-esta-na-mesa-2/


HELENA IGNEZ EM DESTAQUE

Na sexta-feira, 23 de setembro, às 19h, a Cinemateca Capitólio promove o lançamento do livro Helena Ignez: atriz experimental, com a presença do autor Pedro Guimarães. Escrito em parceria com Sandro de Oliveira, o livro analisa o trabalho de uma das atrizes mais relevantes do cinema brasileiro, com foco no processo de cocriação que Ignez estabeleceu com os cineastas Rogério Sganzerla e Júlio Bressane na produtora Belair Filmes em 1970. Os exemplares do livro estarão disponíveis para venda na bilheteria da Cinemateca. Após a sessão de autógrafos, às 20h, haverá a exibição gratuita de A Família do Barulho (Júlio Bressane, 1970), protagonizado por Helena Ignez, com apresentação de Pedro Guimarães.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5415/a-familia-do-barulho/


ESTREIA DE MARTE UM

A partir de quinta-feira, 22 de setembro, a Cinemateca Capitólio exibe o longa-metragem Marte Um, de Gabriel Martins. Documentário de Bruno Gularte Barreto, 5 Casas segue em exibição até o dia 28 de setembro. O valor do ingresso é R$ 16,00.    


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/programacao/


PRÉ-ESTREIA DE SAMBA ÀS AVESSAS

Na quinta-feira, dia 22 de setembro, às 18h30min, ocorre a pré-estreia de Samba às Avessas, filme dirigido por Gautier Lee sobre a produção do álbum de Pâmela Amaro. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5430/samba-as-avessas/


GRADE DE HORÁRIOS

22 a 28 de setembro de 2022


22 de setembro (quinta)

15h – Marte Um

17h – 5 Casas

18h30 – Samba às Avessas


23 de setembro (sexta)

15h – Marte Um 

17h – 5 Casas

19h – Lançamento do livro Helena Ignez: Atriz experimental

20h – A Família do Barulho


24 de setembro (sábado)

15h – Marte Um

17h – Em nome de Scheherazade ou o primeiro Biergarten de Teerã

19h – Sessão AAMICCA: O Veneno está na Mesa 2


25 de setembro (domingo)

15h – Salve-se quem Puder (A Vida)

17h – Em nome de Scheherazade ou o primeiro Biergarten de Teerã

18h30 – Paixão

20h – Carmen de Godard

21h30  – Filme surpresa


27 de setembro (terça)

15h – Marte Um

17h – 5 Casas

19h – Marte Um


28 de setembro (quarta)

15h – Marte Um

17h – 5 Casas

19h – Maridos 

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segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Cine Dica: Em Cartaz - 'Maria, Ninguém Sabe Quem Sou Eu'

Sinopse: Maria Bethânia fala sobre amores, discorre acerca das rédeas curtas autoimpostas, relembra momentos maiúsculos de sua trajetória, mareja ao falar das saudades da mãe, se curva em reverência ao irmão Caetano Veloso, diz que é absolutamente rigorosa com seus colaboradores, etc. 

A música brasileira de hoje anda se enterrando através da música sertaneja universitária, da qual a mesma tem um único tema, que é sobre traição e sexo nas entrelinhas. Bons tempos em que o nosso país tinha uma música poética, da qual não era somente romântica, como também falava sobre as adversidades do nosso dia a dia. Em "Maria, Ninguém Sabe Quem Sou Eu" (2022) a cantora Maria Bethânia se abre sobre a sua pessoa, sobre a sua carreira e revelando a verdadeira beleza da nossa música brasileira.

Dirigido por Carlos Jardim, o documentário foi gravado no teatro do Hotel Copacabana Palace, onde a cantora, que completou 55 anos de carreira em 2020, fala sobre assuntos importantes na sua trajetória. O documentário conta com a participação da atriz Fernanda Montenegro, que narra cinco textos marcantes de autores como Ferreira Gullar e Caio Fernando Abreu, sobre Bethânia, ilustrados com imagens de fãs e de arquivo, além de registros raros de ensaios e shows da cantora.

O documentário em si é um bate papo descontraído onde artista revela um pouco sobre a sua pessoa, sobre as suas raízes e o que levou ela a cantar. A própria mal sabia que um dia se tornaria uma das melhores vozes da nossa música que, ao lado do seu irmão Caetano Veloso, nos passou poesia e reflexões sobre o amor, vida e a nossa realidade brasileira através de suas letras. O documentário tanto transita em momentos em que a cantora fala frente a frente com Carlos Jardim, como também nos momentos em que surgem imagens de arquivo e revelando os tempos dourados da cantora e os seus primeiros anos de sucesso.

Curiosamente, a cantora é franca em suas palavras, seja com relação aos outros talentos do mundo da música dos quais ela buscou inspiração, como também demonstra total humildade perante as pessoas que acham ela uma parte importante da nossa história cultural. Sendo tema da escola de samba da Mangueira em 2016, Maria Bethânia não esconde o seu papel com relação à política, sendo que ela não discute sobre o assunto, mas sim ela fala através da sua letra ao longo dos anos. Logicamente, assim como outros grandes talentos como Chico Buarque, ela também foi perseguida nos tempos da ditadura, pois as suas músicas faziam as pessoas refletirem e só por conta disso já era mais do que o suficiente os milicos da época se preocuparem.

Sobrevivente daqueles tempos e tendo seguido em frente até nos dias de hoje, Bethânia escancara o fato que a música é a melhor coisa que ela fará em vida, ao ponto que nas cenas dos ensaios ela demonstra total exigência consigo mesma, assim como também ela exige total empenho com relação aos demais em sua volta. Ao meu ver, a sua dedicação tem com relação ao fato dela tentar manter essa arte ainda intacta em solo brasileiro, principalmente em tempos em que esse desgoverno não está interessado em mantê-lo, mas sim extingui-lo. Cabe então talentos como Maria Bethânia e tantos outros continuarem combatendo para que assim a cultura prevaleça perante a ignorância.

"Maria, Ninguém Sabe Quem Sou Eu" é um documentário sobre uma grande artista, mas que também fala sobre como se faz a verdadeira arte da nossa música brasileira.      

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Cine Dica: Helena Ignez: atriz experimental

Na sexta-feira, 23 de setembro, às 19h, a Cinemateca Capitólio promove o lançamento do livro Helena Ignez: atriz experimental, com a presença do autor Pedro Guimarães. Escrito em parceria com Sandro de Oliveira, o livro analisa o trabalho de uma das atrizes mais relevantes do cinema brasileiro, com foco no processo de cocriação que Ignez estabeleceu com os cineastas Rogério Sganzerla e Júlio Bressane na produtora Belair Filmes em 1970. Os exemplares do livro estarão disponíveis para venda na bilheteria da Cinemateca.

Após a sessão de autógrafos, às 20h, haverá a exibição gratuita de A Família do Barulho (Júlio Bressane, 1970), protagonizado por Helena Ignez, com apresentação de Pedro Guimarães. A programação conta com apoio do Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (Gpesc) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS.


Mais informações: Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5415/a-familia-do-barulho/


GRADE DE HORÁRIOS

22 a 28 de setembro de 2022


22 de setembro (quinta)

15h – Marte Um

17h – 5 Casas

18h30 – Samba às Avessas


23 de setembro (sexta)

15h – Marte Um 

17h – 5 Casas

19h – Lançamento do livro Helena Ignez: Atriz experimental

20h – A Família do Barulho


24 de setembro (sábado)

15h – Marte Um

17h – Em nome de Scheherazade ou o primeiro Biergarten de Teerã

19h – Sessão AAMICCA: O Veneno está na Mesa 2


25 de setembro (domingo)

15h – Salve-se quem Puder (A Vida)

17h – Em nome de Scheherazade ou o primeiro Biergarten de Teerã

18h30 – Paixão

20h – Carmen de Godard

21h30  – Filme surpresa


27 de setembro (terça)

15h – Marte Um

17h – 5 Casas

19h – Marte Um


28 de setembro (quarta)

15h – Marte Um

17h – 5 Casas

19h – Maridos 


GRADE DE HORÁRIOS

22 a 28 de setembro de 2022


22 de setembro (quinta)

15h – Marte Um

17h – 5 Casas

18h30 – Samba às Avessas


23 de setembro (sexta)

15h – Marte Um 

17h – 5 Casas

19h – Lançamento do livro Helena Ignez: Atriz experimental

20h – A Família do Barulho


24 de setembro (sábado)

15h – Marte Um

17h – Em nome de Scheherazade ou o primeiro Biergarten de Teerã

19h – Sessão AAMICCA: O Veneno está na Mesa 2


25 de setembro (domingo)

15h – Salve-se quem Puder (A Vida)

17h – Em nome de Scheherazade ou o primeiro Biergarten de Teerã

18h30 – Paixão

20h – Carmen de Godard

21h30  – Filme surpresa


27 de setembro (terça)

15h – Marte Um

17h – 5 Casas

19h – Marte Um


28 de setembro (quarta)

15h – Marte Um

17h – 5 Casas

19h – Maridos 

sexta-feira, 16 de setembro de 2022

Cine Especial: 'Cidade de Deus - 20 Anos Depois'

Existe um antes e um depois com relação a "Cidade de Deus" (2002), filme de Kátia Lund e Fernando Meirelles que mudou a cara do cinema brasileiro para sempre. Para chegar esse feito o nosso cinema brasileiro passou diversos obstáculos e todos criados por um governo que não investia na cultura e educação, ou seja, governo Collor. No início dos anos noventa, por exemplo, esse governo extinguiu Embrafilme, fazendo com que a nossa indústria cinematográfica se estagnasse por, ao menos, cinco anos e fazendo com que a nossa arte entrasse em um futuro indefinido. Com as mudanças governamentais e o retorno do investimento, o cinema brasileiro deu um respiro com a superprodução "Carlota Joaquina, Princesa do Brasil" (1995) e iniciamos o que chamamos de "a retomada do cinema brasileiro".

Vieram então "O Quatrilho" (1995), Central do Brasil" (1998), “O Alto da Compadecida” (2000), O Bicho de Sete Cabeças"(2000), Lavoura Arcaica" (2001) e tantos outros que fizeram com que o mundo enxergasse o nosso cinema com novos olhos. Se há um encerramento dessa retomada esse encerramento se encontra em "Cidade de Deus", mas não porque começaria um novo declínio, mas sim porque se concluiu um momento de recuperação e dando a entender que o nosso cinema estava, por enquanto, estabilizado. Com um orçamento de pouco mais de três milhões de reais, o filme alcançou a marca de R$ 30 Milhões pelo mundo, adquirindo diversos prêmios obtendo quatro indicações ao Oscar, incluindo melhor diretor para Fernando Meirelles.

Nada mal para um projeto que começou de uma forma experimental. Baseado no livro de Paulo Lins (1997), que por sua vez é baseado em eventos reais que ocorreram na favela localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, surgida nos anos sessenta. Porém, tanto o livro como o filme contam eventos que transitam entre o final dos anos sessenta, durante os anos setenta e começo dos anos oitenta. Por conta disso, se tem uma construção gradual da história de uma favela de acordo não somente com relação as ações de seus personagens principais, como também relacionado as idas e vindas de um governo de tempos ditatoriais e que estavam em fase de declínio.

Mais do que uma reconstituição dos fatos, Meirelles queria uma obra com um teor quase documental, onde a gente não via atores conhecidos, mas sim gente como a gente e fazendo com que imediatamente nos identificássemos com eles. Para isso, o realizador confiou na sua parceira do projeto Kátia Lund em formar uma escola de atores, para recrutar jovens de favelas do rio, para que os mesmos estudassem atuação e criassem para si os seus respectivos personagens que iriam atuar no projeto. No documentário encontrado na primeira versão do DVD, por exemplo, se tem passo a passo de como foi esse laboratório e cujo resultado nós testemunhamos quando o longa foi lançado.

Do elenco original, se destaca o fato de interpretes como Seu Jorge e Alice Braga que, a partir do sucesso do filme, criaram carreiras tanto nacionais como internacionais, sendo que a sobrinha de Sonia Braga é vista até hoje em super produções norte americanas como no caso, por exemplo, "Esquadrão Suicida" (2019). Porém, embora o bom moço Buscapé, interpretado pelo jovem Alexandre Rodrigues, seja o protagonista e narrador da trama, todos eventos se voltam perante Zé Pequeno, interpretado com intensidade pelo Leandro Firmino da Hora e que na época nunca havia atuado na vida.

O seu Zé Pequeno é uma figura complexa, trágica, da qual sintetiza a formação desses jovens das favelas sem nenhuma boa perspectiva com relação ao seu futuro e tendo que sobreviver com o que tem, nem que para isso se renda ao desejo de matar. Tecnicamente o filme dá também um verdadeiro show, sendo que cada época possui a sua fotografia distinta uma da outra. Enquanto a trama dos anos sessenta sintetiza tempos mais inocentes e dourados, os anos setenta adentra com diversas cores, mas que logo vão sendo impregnadas com um teor mais sombrio e culminando nas cores pálidas do início dos anos oitenta.

Porém, na parte técnica, é onde mora o verdadeiro brilho autoral de Meirelles. Já na abertura, por exemplo, vemos Buscapé sendo encurralado entre a polícia e a gangue de Zé Pequeno e imediatamente se faz um giro de 360 graus em volta do personagem, fazendo com que o mesmo retorne ao passado é aí que a trama se tem início. Algo parecido com efeito bullet time visto alguns anos antes em "Matrix" (1999), mas tudo feito a mão e cujo resultado acaba se tornando ainda mais verossímil. Mas o grande feito de Meirelles se encontra no uso do efeito tridimensional, ou seja: várias telas se abrindo e mostrando várias coisas acontecendo ao mesmo tempo para o espectador, sendo algo que somente eu viria a seguir em 2003 no filme "Hulk" de Ang lee.

Outra grande sacada do realizador foi sempre retornar em um ponto especifico da história e fazermos a gente revisita-lo por outra perspectiva. No assalto do motel no início do filme, por exemplo, vemos em um primeiro momento o assalto planejado pelo trio ternura, para logo depois testemunharmos uma verdadeira chacina. Porém, somente depois constatamos que quem provocou isso foi Dadinho, ou seja, o futuro Zé Pequeno.

Mas o que dizer sobre a origem de uma boca de fumo contada passo a passo em um único cenário, mas que aos poucos vai sendo modificado perante os nossos olhos. Nesta cena especifica acompanhamos como o local passou de mãos em mãos, até chegar às mãos de Zé Pequeno, sendo que o mesmo se apresenta de três formas diferentes elevando a cena em um patamar que poucas superproduções hollywoodianas alcançam até hoje. Porém, muito se deve esse feito ao montador de cenas Daniel Rezende e que, posteriormente, se tornaria um grande diretor a partir do filme "Bingo - O Rei das Manhãs" (2017).

Portanto, vinte anos depois, é preciso se comemorar o aniversário de "Cidade De Deus", principalmente em um momento em que o nosso cinema brasileiro se encontra novamente ameaçado. Além da sempre ameaça da extinção da Ancine, há também a possibilidade da aprovação da Medida Provisória 1135 (que adia para 2023 repasses da União a entes federativos para apoio aos setores culturais em razão da pandemia de Covid-19, retirando inclusive a obrigatoriedade do repasse de valores) e a proposição, por meio do plano orçamentário para 2023, de extinguir a Condecine (contribuição paga pelas empresas ligadas ao audiovisual e às telecomunicações que financia a atividade cinematográfica no Brasil) são decisões preocupantes que, se implementadas, desestabilizarão um segmento simbolicamente essencial e economicamente pujante da cultura brasileira.

Porém, isso somente irá acontecer se caso não mudarmos esse governo nas próximas eleições de uma vez, ou seja, tudo depende de nós. A nossa cultura, infelizmente, não é muito valorizada por uma parcela do povo brasileiro e, portanto, é uma luta árdua para manter o que é nosso, para não ser extinguido e ser lembrado ao longo do tempo. Os erros do passado não podem ser repetidos em nosso futuro e cabe nós darmos esse grande novo passo.

"Cidade de Deus" comemora os seus vinte anos de existência no pior momento do cinema brasileiro desde a era Collor e cabe nós mudarmos esse cenário.

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 15 A 21 DE SETEMBRO

 ESTREIA:


A FANTÁSTICA FÁBRICA DE GOLPES

Direção: Victor Fraga e Valnei Nunes

Documentário/ 2022/ 105min. / Brasil- reino Unido-Irlanda do Norte

Presidenta Dilma Rousseff, Prêmio Nobel da Paz Adolfo Perez Esquivel, cantor e compositor Chico Buarque, Geoffrey Robertson QC, Jean Wyllys, Glenn Greenwald e outros. 

Trilha sonora original:: Chico Buarque, Francisco El Hombre, Josyara e Erika Nande

Sinopse: Dois jornalistas brasileiros radicados no Reino Unido investigam a longa tradição de golpes de estado no Brasil e na América Latina. Eles revelam como a grande mídia e as fake news tiveram um papel fundamental na derrubada de Dilma Rousseff, na campanha de lawfare e prisão política de Lula, e na ascensão da extrema-direita, encarnada por Bolsonaro.

Paralelos claros com outras nações em todo o mundo revelam o viés e a manipulação da mídia como um fenômeno internacional. Imagens de arquivo e reportagens são combinadas com extensas entrevistas, que incluem a ex-presidenta do Brasil, ganhadores de prêmios Pulitzer e Nobel, advogados de direitos humanos e músicos. A trilha sonora original é assinada por Erika Nande, com canções compostas pelo icônico Chico Buarque e interpretadas pelos jovens artistas Francisco El Hombre e Josyara.

CONTINUAÇÕES:

MARTE UM

Drama, Brasil, 2022, 115 min

Direção: Gabriel Martins

O filme teve sua premiére mundial no Festival de Sundance em janeiro e, desde então, vem tendo uma carreira de muito êxito, já tendo passado por mais de 40 festivais internacionais. Foi premiado como "melhor longa de ficção" no BlackStar Film Festival. E como o Melhor Filme Júri Popular no 50ºFestival de Gramado.

Sinopse: O Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte. Elenco: Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin


MARIA, NINGUEM SABE QUEM SOU EU

Direção: Carlos Jardim

Brasil/ Documentário/ 1h40m/2022

Sinopse: O filme é um depoimento inédito e exclusivo de Maria Bethânia para o diretor e roteirista Carlos Jardim, entremeado por imagens raras de ensaios e shows da cantora ao longo de seus 57 anos de carreira. A atriz Fernanda Montenegro narra cinco textos de autores como Ferreira Gullar e Caio Fernando Abreu sobre a importância de Bethânia no cenário cultural brasileiro.


HORÁRIOS DE 15 A 21 DE SETEMBRO:

NÃO HÁ SESSÕES NAS SEGUNDAS-FEIRAS!


14h45: MARIA – NINGUEM SABE QUEM SOU EU

16h45: MARTE UM

19h: A FANTÁSTICA FÁBRICA DE GOLPES


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores  associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.


CINEBANCÁRIOS

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br

quinta-feira, 15 de setembro de 2022

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (15/09/2022)

 ORFÃ 2

Sinopse: A origem da aterrorizante saga de Esther é apresentada neste prequel de A Órfã, sucesso de terror. ÓRFÃ 2: A ORIGEM conta a história de Leena Klammer (Isabelle Fuhrman), paciente que orquestra uma brilhante fuga de uma clínica psiquiátrica da Estônia e foge para os Estados Unidos. Ao chegar no país, Leena assume a identidade "Esther", a filha desaparecida de uma família rica. No entanto, sua nova vida traz algo inesperado e ela será confrontada por uma mulher (Julia Stiles) que fará o que for preciso para proteger sua família.


AMANTES

Sinopse: Lisa e Simon estão apaixonados. Eles vivem em Paris e levam uma vida urbana e noturna com outros jovens da sua idade. Até que em uma noite, algo inesperado acontece e Simon foge da França sem deixar notícias. Anos depois, Lisa reconstrói sua vida ao lado de outro homem até que, coincidentemente, em uma viagem de férias com seu marido, os caminhos de Lisa e Simon voltam a se cruzar.


CURTAS JORNADA NOITE ADENTRO

Sinopse: Em Curtas Jornadas Noite Adentro é contada a história de seis jovens sambistas paulistanos em seu lado mais cruel e lírico: o mundo de compositores desconhecidos que sonham acontecer na noite e encontrar reconhecimento como artistas. O filme acompanha as curtas jornadas noite adentro do grupo de sambistas que passam o dia trabalhando em serviços precários, transporte público lotado e o sono mínimo.



SEGREDOS DO PUTUMAYO

Sinopse: Em 1910, Roger Casement, cônsul britânico no Rio de Janeiro, empreendeu uma investigação sobre as denúncias de crimes contra comunidades indígenas cometidos pela empresa britânica Peruvian Amazon Company. Baseado em seu diário perturbador, o documentário traça a imagem angustiante descoberta por Casement de um sistema industrial-extrativo respaldado por assassinatos e trabalho escravo no meio da selva amazônica.


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 15 A 21 DE SETEMBRO DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim

SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

 O DESTINO DE HAFFMANN

 SALA 1 / PAULO AMORIM


14h30 – A VIAGEM DE PEDRO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 105min). Direção de Laís Bodanzky, com Cauã Reymond, Luise Heyer, Victoria Guerra, Isabél Zuaa. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama histórico.

Sinopse: O ano é 1831. Rejeitado pelos brasileiros, Dom Pedro deixa o Brasil independente e volta a Portugal, disposto a enfrentar o irmão Miguel na disputa pelo trono do país onde nasceu. No meio do Atlântico, a bordo de uma fragata inglesa, misturam-se membros da corte, oficiais, serviçais e negros escravizados, numa babel de línguas, culturas e posições sociais. Pedro tenta reunir forças para a guerra fratricida que se aproxima, mas ele está doente e teme a morte. Nesta situação, o ex-imperador revive diversos momentos da sua vida, como a infância, o casamento, os filhos e as relações com o irmão.


16h30 – DE VOLTA À BORGONHA

(Ce Qui Nous Lie - França, 2012, 115min). Direção de Cédric Klapisch, com Pio Marmaï, Ana Girardot, François Civil. Bretz Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Depois de 10 anos, Jean retorna à sua cidade natal para visitar o pai, que está doente. Lá, ele reencontra seus irmãos, Juliette e Jérémie, com quem precisa reconstruir os laços familiares. Os três irmãos também precisam se entender sobre o futuro da vinícola do pai, um lugar cheio de lembranças.


18h45 – MARTE UM Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 115min). Direção de Gabriel Martins, com Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião. Embaúba Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Os Martins, uma família negra de classe média baixa, vivem na periferia de uma grande cidade brasileira – e, apesar da situação do país, tentam equilibrar suas expectativas e dificuldades. A mãe, Tércia, acha que está amaldiçoada depois de levar um susto, enquanto a filha mais velha planeja ir morar com a namorada. O pai, Wellington, que trabalha como porteiro, sonha com o dia em que o filho mais novo será um jogador de futebol, mas Deivinho sonha mesmo em viajar para Marte. O filme foi um dos destaques do Festival de Gramado 2022, com o prêmio especial do júri e os Kikitos de melhor roteiro e júri popular.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


15h – ONODA – 10 MIL NOITES NA SELVA Assista o trailer aqui.

(Onoda - 10.000 Nights in the Jungle - França/Japão/Alemanha, 2021, 170min). Direção de Arthur Harari, com Endo Yuya, Tsuda Kanji, Nakano Taiga. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Aos 22 anos, Hiroo Onoda é convocado para lutar na Segunda Guerra Mundial e recebe a orientação de ficar vivo, aconteça o que acontecer. Enviado para uma pequena ilha das Filipinas, onde os americanos estão prestes a desembarcar, Onoda aguarda o retorno dos japoneses – mas o exército do jovem soldado se rende logo depois. Onoda, entretanto, não acredita na notícia e segue em estado de guerra por muitos anos ainda. Vencedor do prêmio do público na Mostra de Cinema de São Paulo, o filme é baseado em uma história verdadeira – depois de seus anos na selva, Onoda viveu alguns anos no Brasil e teve uma fazenda de gado no Mato Grosso.


19h – 5 CASAS Assista o trailer aqui.

(Brasil/Alemanha, 2021, 85min). Documentário de Bruno Gularte Barreto. Lança Filmes, 12 anos.

Sinopse: Em uma cidadezinha do sul do Brasil existem cinco casas e cinco histórias que se mesclam. Em uma delas, uma velha professora luta para manter sua casa e seus 36 gatos; em outra, um jovem sofre agressões por ser gay. Há ainda uma freira sendo transferida da escola que dirigiu por décadas, um velho capataz numa fazenda mal-assombrada e um menino cujos pais morreram quando ainda era criança – e que vem ser o diretor do filme em busca de suas memórias de infância. O filme foi o vencedor da Mostra Gaúcha do Festival de Gramado.

*Não haverá sessão na quinta-feira, dia 15.*


SALA 3 / NORBERTO LUBISCO


14h45 – O DESTINO DE HAFFMANN Assista o trailer aqui.

(Adieu Monsieur Haffmann - França/Bélgica, 2021, 115min). Direção de Fred Cavayé, com Daniel Auteuil, Gilles Lellouche e Sara Giraudeau. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: François Mercier vive em Paris e sonha em formar uma família junto com Blanche, sua mulher. Ele trabalha para um talentoso joalheiro judeu, o Sr. Haffmann, com quem tem um bom relacionamento. Quando eclode a Segunda Guerra Mundial e os nazistas invadem Paris, Haffmann precisa contar com Mercier para se manter em segurança, incluindo a joalheria. O filme é uma adaptação da peça homônima de Jean-Philippe Daguerre.


17h – UM PEQUENO GRANDE PLANO Assista o trailer aqui.

(La Croisade - França, 2021, 70min). Direção de Louis Garrel, com Louis Garrel, Laetitia Casta, Joseph Engel. Synapse Filmes, 12 anos. Comédia.

Sinopse: Joseph é um garoto de 13 anos que está vendendo alguns bens de sua casa para financiar um projeto ecológico na África. Seus pais, Abel e Marianne, logo descobrem que Joseph faz parte de uma aliança de crianças como ele. O filme fez parte do Festival Varilux de Cinema Francês.


18h30 – CLARA SOLA Assista o trailer aqui.

(Suécia/Costa Rica/Bélgica/Alemanha/França/Estados Unidos, 2021, 106min). Direção de Nathalie Álvarez Mesén, com Wendy Chinchilla Araya. Imovision, 16 anos. Drama.

Sinopse: Clara é uma mulher retraída, que mora em um pequeno vilarejo interiorano da Costa Rica e tem um jeito muito peculiar de compreender o mundo. Perto de completar 40 anos, ela experimenta um despertar místico de sua sexualidade e começa uma jornada para se libertar das repressões. Prêmio de melhor atriz na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional.Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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