Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2018

Cine Dica: Stromboli e Ernst Lubitsch (29 de março a 4 de abril)



CÓPIA RESTAURADA DE STROMBOLI DE ROBERTO ROSSELLINI EM CARTAZ
    MOSTRA O TOQUE LUBITSCH APRESENTA OBRAS-PRIMAS DA COMÉDIA
STROMBOLI DE ROSSELLINI

A partir de 29 de março, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta duas novidades na programação: a exibição da cópia restaurada de Stromboli, obra-prima do italiano Roberto Rossellini, um dos pais do cinema moderno, e a mostra O Toque Lubitsch, com dez filmes de Ernst Lubitsch, um dos grandes mestres da comédia clássica. O longa alemão Western, de Valeska Grisebach, segue em exibição até o dia 4 de abril. O valor do ingresso para os filmes em cartaz (Stromboli e Western) é R$ 16,00. O valor para as sessões da mostra O Toque Lubitsch é R$ 10,00. Estudantes e idosos pagam meia entrada. A Cinemateca Capitólio Petrobras aceita todos os comprovantes de matrícula.

STROMBOLI DE ROSSELLINI
Stromboli
um filme de Roberto Rossellini
107 min., 1950, Itália, DCP
Distribuição: Zeta Filmes
sinopse Karen é uma refugiada. Para conseguir permanecer na Itália, ela se casa com um marinheiro da ilha Stromboli, na Sicília. Pouco tempo depois, as diferentes mentalidades e o duro estilo de vida da ilha começam a prejudicar o casal. Odiada pelos moradores locais e praticamente indiferente ao marido, Karen foge e chega ao topo do vulcão, onde pede a Deus força para sobreviver.
Roberto Rossellini foi um dos principais realizadores do Neorrealismo, considerado a era de ouro do cinema italiano no pós-guerra. Se no início de sua carreira produziu filmes ligados à ditadura de Mussolini, a partir de Roma cidade aberta, em 1945, seu cinema expôs as condições morais e a dificuldade econômica na Itália após a Segunda Guerra Mundial. Faleceu em 1977.

O TOQUE LUBITSCH
Alguém já disse: “dê um casal para Ernst Lubitsch e ele fará o melhor filme do mundo”. Não é exagero, mas entre tantos melhores filmes do mundo, ele especialmente deixará à vista, de forma escancarada e sutil (é o grande paradoxo lubitschiano, um dos segredos de seu “toque”), um elemento que a Hollywood clássica muitas vezes precisou esconder entre códigos e receitas morais: o tesão. Os personagens de Lubitsch desejam-se aos montes e muitas vezes farão de tudo, até mesmo derrubar reinos e causar incidentes diplomáticos, para que a cama receba um pouco de ação. E se os amantes vão aos céus, a nobreza decadente europeia é sempre observada em seu aspecto mais mesquinho e ridículo. Como todo grande homem da comédia, Lubitsch não sabia apenas rir. Sabia de quem rir.  
Durante o mês de abril, a mostra O Toque Lubitsch apresenta dez títulos representativos da fase hollywoodiana do cineasta. A programação tem apoio da distribuidora MPLC.

O Leque de Lady Margarida
(Lady Windermere’s Fan)
Estados Unidos, 1925, 89 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
Comédia de costumes escrita por Oscar Wilde, em 1892. A história apresenta situações que envolvem calúnias e intrigas, amor e adultério, retratando a elegância e a superficialidade da sociedade vitoriana. Exibição digital.

O Tenente Sedutor
(The Smiling Lieutenant)
Estados Unidos, 1931, 90 minutos)
Direção: Ernst Lubitsch
Adaptação apimentada da opereta Ein Walzertraum, de 1907. O Tenente Niki, da Guarda Real austríaca, está de serviço na Viena do século XIX. Um grande acidente acontece numa parada militar que saúda o Rei Adolf e a Princesa Anna, sua filha, do vizinho reino de Flausenshaum: Niki sorri e pisca para a violinista Franzi, sua nova namorada, que estava no meio da multidão. Todavia, a Princesa Anna julga ser a destinatária da piscadela e se apaixona pelo tenente, que se vê obrigado a casar-se com ela para evitar um incidente internacional. Exibição digital.

Sócios no Amor
(Design for Living)
Estados Unidos, 1933, 91 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
Dois americanos partilham um apartamento em Paris, o dramaturgo Tom Chambers e o pintor George Curtis, e ambos possuem uma queda amorosa por Gilda Farrell. Quando ela não consegue decidir-se sobre qual deles prefere, ela propõe um "acordo de cavalheiros": ela vai morar com eles, mas eles nunca terão relações sexuais. Exibição em HD

A Viúva Alegre
(The Merry Widow)
Estados Unidos, 1934, 99 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
O filme conta a história da linda e rica viúva americana Crystal Radek que vai ao reino da Marshovia a convite do rei. A Sra. Radek não imaginava que o reino de Marshovia estava endividado e que o convite real fazia parte de um plano para fazer o casamento entre ela e um embaixador, salvando o país da bancarrota. Exibição digital.

Anjo
(Angel)
Estados Unidos, 1937, 91 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
Negligenciada pelo marido, o diplomata Sir Frederick Barker, Maria embarca para Paris, onde vive a Grã-Duquesa Anna Dmitrievna, sua amiga e dona de um bordel. Lá, sem revelar sua identidade, ela se envolve com Anthony Halton, turista americano que se encanta com ela e que a trata por "Anjo". Exibição digital. Exibição digital.

A Oitava Esposa do Barba Azul
(Bluebeard's Eighth Wife)
Estados Unidos, 1938, 85 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
O multimilionário americano Michael Brandon casa-se com a sua oitava esposa, Nicole, filha de um falido marquês francês. Mas ela não quer ser apenas mais um número na fila de ex-mulheres e começa sua própria estratégia para moldar o novo marido. Exibição digital.

Ninotchka
Estados Unidos, 1938, 108 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
Nina "Ninotchka" Ivanovna, uma diplomata russa, é enviada a Paris numa missão de negócios oficial. Lá, ela se apaixona pelo guardião das joias de uma grã-duquesa, o conde Leon, um homem que representa tudo que ela deveria odiar. Exibição em HD

Ser ou Não Ser
(To Be or Not To Be)
Estados Unidos, 1942, 99 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
Na Polônia ocupada durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de atores canastrões cai nas graças dos Nazistas. Eles ficam sabendo que terão de impedir um espião de entregar aos Nazistas uma mensagem danosa para a resistência. Exibição em HD.

A Loja da Esquina
(The Shop Around Corner)
Estados Unidos, 1940, 99 minutos
Direção: Ernst Lubitsch
Em Budapeste vive Alfred (James Stewart), o empregado de uma pequena loja de confecções, que se apaixona por Klara (Margaret Sullavan), uma garota com quem se corresponde sem nunca tê-la visto. Por coincidência Klara se emprega na loja em que Alfred trabalha e passa a hostilizá-lo, sem saber que ele é a pessoa com quem troca correspondências. Exibição digital.

Ladrão de Alcova
(Trouble in Paradise)
Estados Unidos, 1932, 83 minutos
Direção: Ernst Lubitsch

Gaston Monesque e Lily formam uma dupla de trambiqueiros de alta classe que escolheu viver a vida roubando. Tudo vai bem até que eles se deparam com uma herdeira com uma gorda conta bancária, e logo pensam num jeito de botar as mãos no dinheiro. Exibição digital.

GRADE DE HORÁRIOS
29 de março a 4 de abril de 2018

29 de março (quinta)
14h – Ninotchka
16h – Western
18h10 – Sócios no Amor
20h – Stromboli

30 de março (sexta)
14h – Anjo
16h – Western
18h10 – Ser ou Não Ser
20h – Stromboli

31 de março (sábado)
14h – A Oitava Esposa do Barba Azul
16h – Western
18h10 - Ninotchka
20h – Stromboli

1º de abril (domingo)
14h – A Viúva Alegre
16h – Western
18h10 – A Loja da Esquina
20h – Stromboli

3 de abril (terça)
14h – O Tenente Sedutor
16h – Western
18h10 – O Leque de Lady Margarida
20h – Stromboli

4 de abril (quarta)
14h – Sócios no Amor
16h – Western
18h10 – Ladrão de Alcova
19h30 – Sessão Abraccine – Quarto Camarim (divulgação em breve)

Cine Dica: Longa argentino Zama estreia dia 29 no CineBancários



Longa argentino Zama estreia dia 29 no CineBancários

Zama, o mais recente longa de Lucrecia Martel, diretora argentina de Pântano e A mulher sem cabeça, estreia no CineBancários no dia 29 de março com sessões às 15h e 19h. Segundo o jornal Clarín, esta adaptação do livro homônimo, escrito por Antonio di Benedetto e publicado em 1956, aparece em quarto lugar entre os 25 melhores filmes de 2017 na tradicional pesquisa organizada pela renomada revista Sight & Sound, editada pelo British Film Institute. 

SINOPSE:
Zama, um oficial da coroa Espanhola, nascido na América do Sul, aguarda por uma carta do rei outorgando-lhe a transferência da cidade em que se encontra estagnado para um lugar melhor. Sua situação é delicada. Ele deve garantir que nada ofusque sua transferência. Zama é forçado a aceitar, submisso, cada tarefa a ele encomendada pelos sucessivos governadores que vão e que vêm enquanto ele é deixado para trás. Passam-se os anos e a carta do rei nunca chega. Quando Zama percebe que tudo está perdido,  junta-se a um grupo de soldados que sai em busca de um perigoso bandido.


HORÁRIOS:
De 29/3 a 04/4: 15h e 19h
De 05/4 a 11/4: 17h

INGRESSOS:
R$ 12,00. Estudantes, idosos, pessoas com deficiência, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados pagam R$6,00. Os ingressos podem ser adquiridos no local ou no site ingresso.com .
Aceitamos os cartões Banricompras, Visa e Mastercard.

NOTAS DA DIRETORA:
Desejo ir para o passado com a mesma irreverência com que nos movemos para o futuro. Não tentando documentar fatos e objetos pertinentes, porque Zama não possui pretensões historicistas. Antes, tenta mergulhar num mundo que ainda hoje é vasto, com animais, plantas, e homens e mulheres quase incompreensíveis. Um mundo que fora devastado antes mesmo de ter sido descoberto, e que, portanto, permanece no delírio. O passado no nosso continente é um borrão confuso. Nós o fizemos assim para não termos que pensar na propriedade da terra, o espólio sobre o qual o abismo da América Latina foi
fundado, embaraçando a gênese da nossa própria identidade. Assim que começamos a olhar para o passado, sentimos vergonha. ZAMA mergulha fundo no tempo da vida dos homens mortais, esta breve existência que nos foi concedida, ao longo da qual nós deslizamos ansiosos para o amor, esmagando exatamente aquilo que poderia ser amado, adiando o significado da vida como se o dia mais importante
fosse um que ainda não chegou, ao invés de ser hoje. E, mesmo assim, o próprio mundo que parece decidido a nos destruir, torna-se a nossa própria salvação: quando perguntados se queremos viver mais, sempre respondemos sim.

LUCRECIA MARTEL:
Nascida na Argentina, a cineasta Lucrecia Martel tem colocado seu trabalho na comunidade internacional do cinema. ZAMA (2017) é seu quarto filme após escrever e dirigir A MULHER SEM CABEÇA (La Mujer Sin Cabeza, 2008), A MENINA SANTA (La Niña Santa, 2004) e O PÂNTANO (La Ciénaga, 2001).
Os filmes da diretora tem sido aclamados nos mais importantes festivais de cinema: Cannes, Berlim, Veneza, Toronto, New York, Sundance e Rotterdam, entre outros. Uma retrospectiva do seu trabalho tem sido amplamente exibida em festivais de cinema e instituições renomadas como as universidades de Harvard e Berkeley ou no London Tate Museum. Ela tem formado parte em júris oficiais de Berlim, Cannes, Veneza, Sundance e Rotterdam, e já ministrou aulas ao redor do mundo.

ELENCO:
DANIEL GIMÉNEZ CACHO (ZAMA)
Daniel Giménez Cacho é um premiado ator Mexicano, nascido na Espanha que estrelou diversos filmes dos mais importantes cineastas hispanos, como Guillermo Del Toro, Alfonso Cuarón, Jorge Fons e Pedro Almodóvar, como A MÁ EDUCAÇÃO (2004) ou E SUA MÃE TAMBÉM (2001), no qual é a voz do narrador. LA CORDILLERA (Santiago Mitre, 2017) é seu mais recente trabalho na indústria Argentina e que teve sua estreia recentemente em Cannes 2017. Giménez Cacho também foi parte do elenco de LA HORA MARCADA, show da TV mexicana, escrito e dirigido por Alfonso Cuarón e Guillermo Del Toro

LOLA DUEÑAS (LUCIANA PIÑARES DE LUENGA)
Lola Dueñas é uma atriz Espanhola que teve rápido reconhecimento pelo seu trabalho em séries de televisão (POLICÍAS, EN EL CORAZÓN DE LA CALLE) e depois no cinema, recebendo aclamação profissional por seu trabalho em MAR ADENTRO (Alejandro Amenábar, 2004) e VOLVER (Pedro Almodóvar, 2005), pelo qual recebeu o prêmio Ex-Aequo a Melhor Atriz no Festival de Cinema de Cannes. Seu trabalho nesses filmes e em FALE COM ELA (Pedro Almodóvar, 2002), YO, TAMBIÉN (Pedro Almodóvar, 2009), ABRAÇOS PARTIDOS (Pedro Almodóvar, 2009) e OS AMANTES PASSAGEIROS (Pedro Almodóvar,2013), resulta em múltiplos Prêmios Goya e seu atual prestígio internacional.

MATHEUS NACHTERGAELE (VICUÑA PORTO)
Matheus Nachtergaele é um ator brasileiro renomado e premiado. Com uma vasta experiência em cinema, teatro e televisão, trabalhou em inúmeros filmes como O QUE É ISSO, COMPANHEIRO? (Bruno Barreto, 1997 - indicado para Melhor Filme Estrangeiro nos Oscar de 1998), CIDADE DE DEUS (Fernando Meirelles, 2002 – quatro indicações para o Oscar em 2004, incluindo Melhor Diretor), CENTRAL DO BRASIL (Walter Salles, 1998 – duas indicações para o Oscar em 1999, incluindo Melhor Filme Estrangeiro) e três filmes do diretor Cláudio Assis – AMARELO MANGA (2002), BAIXIO DAS BESTAS (2006) e FEBRE DO RATO (2011).

JUAN MINUJÍN (VENTURA PRIETO)
Juan Minujin é um ator Argentino conhecido pela sua extensa carreira como ator de teatro. Trabalhou em inúmeras produções teatrais em Buenos Aires, eventualmente acrescentando a sua experiência trabalhos em televisão, incluindo a produção de HBO EL MARGINAL. Seu primeiro papel principal num filme foi em UN AÑO SIN AMOR (Anahi Berneri, 2007). Desde então, ele tem trabalhado constantemente em mais de 20 filmes independentes, incluindo EL ABRAZO PARTIDO (Daniel Burman, 2004), 2+2 (Diego Kaplan, 2012) e CORDERO DE DIOS (Lucía Cedrón, 2008). Por estes e outros filmes, recebeu muitos prêmios e indicações.

FICHA TÉCNICA:
ANO: 2017
PAÍSES: Argentina, Brazil, Spain, France, Netherlands, Mexico, Portugal, USA
DURAÇÃO (EM MINUTOS): 115min
PROPORÇÃO DE TELA: 1:1.78
FORMATO: 2K
SOM: 5.1
LÍNGUA ORIGINAL: Espanhol

PRODUÇÃO:
PRODUTORAS: Rei Cine, Bananeira Filmes
COPRODUTORAS: El Deseo, Patagonik, MPM Film, Canana, Lemming Film, KNM, O Som e a Fúria, Louverture Films, Schortcut Films, Telecine, Bertha Foundation, Perdomo Productions, Picnic Producciones, Punta Colorada de Cinema

EQUIPE:
DIRETORA & ROTEIRISTA: Lucrecia Martel
PRODUTORES: Vania Catani, Benjamin Domenech, Santiago Gallelli, Matías Roveda
COPRODUTORES: Pedro Almodóvar, Agustín Almodóvar, Esther García, Marie-Pierre Macia, Claire Gadéa, Juan Pablo Galli, Juan Vera, Alejandro Cacetta, Eva Eisenloeffel, Leontine Petit, Joost de Vries, Michel Merkt, Luís Urbano, Georges Schoucair, Joslyn Barnes, Danny Glover, Susan Rockefeller, Juan Perdomo, Natalia Meta
PRODUTORES EXECUTIVOS: Pablo Cruz, Gael García Bernal, Diego Luna, Angelisa Stein
PRODUTORES ASSOCIADOS: Guillermo Kuitca, Juan Manuel Collado, Fabiana Tiscornia, Elvira González Fraga, Alejandro Musich, Gonzalo Rodríguez Bubis, Julia Solomonoff
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: Rui Poças
EDIÇÃO: Miguel Schverdfinger, Karen Harley
SOM: Guido Berenblum
DESIGN DE PRODUÇÃO: Renata Pinheiro
FIGURINO: Julio Suarez
DESENHO DE SOM: Guido Berenblum (ASA)
MIXAGEM: Emmanuel Croset
MAQUIAGEM: Marisa Menta
CABELEIREIRO: Alberto Moccia
CASTING: Verónica Souto, Natalia Smirnoff
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: Fabiana Tiscornia
COORDENAÇÃO DE PRODUÇÃO: Javier Leoz

GRADE DE HORÁRIOS:
*Não abrimos segundas-feiras

29 de março (quinta-feira)
15h - Zama
17h - O Caso do Homem Errado
19h - Zama

28 de março (sexta-feira)
15h - Zama
17h - O Caso do Homem Errado
19h - Zama

31 de março (sábado)
15h - Zama
17h - O Caso do Homem Errado
19h - Zama

1 de abril (domingo)
15h - Zama
17h - O Caso do Homem Errado
19h - Zama

3 de abril (terça-feira)
15h - Zama
17h - O Caso do Homem Errado
19h - Zama

4 de abril (quarta-feira)
15h - Zama
17h - O Caso do Homem Errado
19h - Zama

C i n e B a n c á r i o s
Rua General Câmara, 424, Centro
Porto Alegre - RS - CEP 90010-230
Fone: (51) 34331204