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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Cine Dica: Invisível estreia no CineBancários



Segundo longa do Argentino Pablo Giorgelli, Invisível, estreia no CineBancários dia 9 de novembro, com sessões de terça a domingo às 17h. O filme, que faz parte da Sessão Vitrine Petrobras, participou do Atelier de Cannes para desenvolvimento de projetos e tem sua estreia marcada para a competitiva ORIZZONTI do festival de VENEZA 2017.
Nosso cinema funciona de terça a domingo e os ingressos podem ser adquiridos no local ou no site ingresso.com a R$10,00. Estudantes, idosos, pessoas com deficiência, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados pagam R$5,00. Aceitamos os cartões Banricompras, Visa e Mastercard. 



SINOPSE: Ely tem 17 anos e mora no bairro da Boca em Buenos Aires. Ela cursa o último ano do ensino médio e trabalha num petshop para completar a renda familiar. Ao descobrir que está grávida do Raúl, dono do Pet Shop, seu mundo interno entra em colapso. Enquanto tenta manter sua rotina diária como se nada tivesse acontecido ela é tomada pelo medo e angústia. A sociedade que a pressiona e o estado de saúde frágil da sua mãe a isolam e a obrigam a amadurecer precocemente. Tomar a decisão que mudará sua vida para sempre lhe permitirá ter um novo começo.




PABLO GIORGELLI

Nasceu em Buenos Aires, Argentina em 1967 e foi criado no bairro da Boca. Trabalha com cinema desde 1993 como diretor de curtas e montador. Seu primeiro longa metragem, Las Acacias estreou em 2011 na Semana da Crítica do Festival de Cannes. No festival, o filme recebeu a CAMERA D'or para melhor filme de estreia no festival e consagrou Pablo como um dos diretores argentinos mais promissores da sua geração. O filme recebeu também o prêmio ACID e o Prêmio da Crítica Jovem na Semana da Crítica, melhor primeiro filme no BFI de Londres, melhor filme Latino em San Sebastian e muitos outros. Foi lançado no Brasil em 2013 pela Vitrine Filmes. Pablo também é co-diretor do programa JANELA ABERTAS do Canal Brasil junto ao Felipe Nepomuceno. Sua nova realização, INVISIBLE, participou do Atelier de Cannes para desenvolvimento de projetos e tem sua estreia marcada para a competitiva ORIZZONTI do festival de VENEZA 2017.



INVISÍVEL

DCP, 87', Ficção, Argentina, Brasil, Uruguay, Alemanha

Drama social

Direção: Pablo Giorgelli (Camera de Ouro, Cannes 2011)



PRODUÇÃO:

Tarea Fina (Argentina)/Aire Cine (Argentina),

Sancho Filmes - Punta Colorada (Brasil),

Seacuatico (Uruguai),

Augenschein Filmproduktion (Alemanha),

Urban Factory, Good Fortune Films (França)



EQUIPE:

Direção: Pablo Giorgelli

Roteiro: Pablo Giorgelli, Maria Laura Gargarella

Produção: Juan Pablo Miller, Ariel Rotter

Julia Alves, Michael Wahrmann e Silvia Cruz (Bra)

Produção Associada: Groch Filmes (Bra)

Diretor de Fotogra#a: Diego Poleri

Montagem: Maria Astrauskas

Direccão de Arte: Aili Chan

Som Direto: Juliano Zoppi (Bra)

Direção musical: Patrick de Jongh (Bra)

Desenho de Som: Edson Secco (Bra) e Martin Litmanovich

Finalização de Som: Sonideira

Finalização de Imagem: Clandestino



ELENCO:

Ely - Mora Arenillas

Susana - Mara Bestelli

Raúl - Diego Cremonesi

Professora - Estrela Strauss (Bra)

Professor - Andrés Schaffer (Bra)

Farmaceutico - Michael Wahrmann (Bra)

Medica - Fabiana Uría (Bra)

DISTRIBUIÇÃO: Vitrine Filmes



GRADE DE HORÁRIOS:

9 de novembro (quinta-feira)

15h – El Amparo

17h – Sessão Vitrine Filmes: Invisível

19h – El Amparo



10 de novembro (sexta-feira)

15h – El Amparo

17h – Sessão Vitrine Filmes: Invisível

19h – El Amparo



11 de novembro (sábado)

15h – El Amparo

17h – Sessão Vitrine Filmes: Invisível

19h – El Amparo



12 de novembro (domingo)

15h – El Amparo

17h – Sessão Vitrine Filmes: Invisível

19h – El Amparo



14 de novembro (terça-feira)

15h – El Amparo

17h – Sessão Vitrine Filmes: Invisível

19h – El Amparo



15 de novembro (quarta-feira)

15h – El Amparo

17h – Sessão Vitrine Filmes: Invisível

19h – El Amparo



C i n e B a n c á r i o s


Porto Alegre | RS | CEP 90010-230

Fone: (51) 34331204

terça-feira, 7 de novembro de 2017

Cine Dica: Em Blu-Ray - DVD – VOD: 1922



Sinopse: O fazendeiro Wilfred James (Thomas Jane) entra em conflito com a esposa quando ela decide que quer morar na cidade. James é um homem muito tradicional e não quer deixar sua fazenda para trás. É quando ele tem a ideia de assassiná-la e tenta convencer seu filho a lhe ajudar.


Após o sucesso estrondoso de It – A Coisa, era mais do que lógico de que os estúdios iriam enxergar novamente nos livros do escritor Stephen King uma fonte de grande lucro. Mas o caso que, não adianta ter ambição quando não se tem a criatividade como aliada, como no caso da dispensável adaptação de Torre Negra. Contudo, 1922 é uma prova que há ainda luz no fim do túnel, sendo que essa adaptação faz jus à obra original e da qual irá agradar em cheio os fãs do escritor.
Produzido pela Netflix e dirigido por Zak Hilditch (As Horas Finais), acompanhamos a história do fazendeiro Wilfred James (Thomas Jane), que começa a entrar em conflito com a sua própria esposa (Molly Parker) quando essa decide vender a sua parte da fazenda e mudar para a cidade grande. Com uma obsessão quase doentia em manter a fazenda para ele, para que posteriormente seja passada para o seu filho (Dylan Schmid), ele convence esse último em ajudá-lo para então assassiná-la. O peso do crime aos poucos começa a se tornar pesado demais para ambos e gerando então um verdadeiro terror psicológico.
Aqui não há, aparentemente, fantasmas ou algo do gênero que provoque medo, mas sim o horror vindo do homem comum, do qual cria situações irreversíveis e gerando então consequências sem fim. As consequências, aliás, acabam não sendo somente contra o protagonista, como também contra aqueles que ele ama e fazendo com que suas ações se tornem uma bola de neve da qual nunca chega ao seu fim. O filme é uma verdadeira descida ao inferno, onde situações comuns começam a se tornar um verdadeiro pesadelo e da qual cada uma delas poderia ser minimizada através de um bom senso.
Sem optar muito por recursos visuais, Zak Hilditch usa e abusa de luzes e sombras, gerando então um clima claustrofóbico e perturbador. A reconstituição de época sintetiza também um mundo meio que opressor, onde o poder pela posse acaba se tornando muito mais valioso do que a própria vida. Embora o filme se enverede até menos pelas velhas fórmulas de horror, a trama se encaminha por situações das quais os fãs do gênero talvez não estejam muito acostumados, mas que servirá de frescor para os olhos de todos. 
Thomas Jane tem aqui o seu melhor desempenho da carreira. Ao criar um fazendeiro típico do interior, Jane nos passa a todo o momento um ar de explosão reprimida, da qual se revela nos piores momentos, mas ao mesmo tempo não escondendo a dor e arrependimento dos quais vão gradualmente o afligindo. Curiosamente essa já é a terceira adaptação das obras que o ator participa Stephen King, já que ele havia trabalhado no inesquecível O Nevoeiro e nos dispensável O Apanhador de Sonhos. 
Assim como It – A Coisa, 1922 é mais uma boa adaptação de uma das obras do escritor Stephen King e da qual terá longa vida ao longo da história.  


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Cine Dica: Sessão especial de Invisível

ARGENTINO PABLO GIORGELLI DEBATE NOVO FILME NA CINEMATECA CAPITÓLIO PETROBRAS

Na quinta-feira, 9 de novembro, às 20h, a Cinemateca Capitólio Petrobras promove, em parceria com a distribuidora Vitrine Filmes, a sessão especial de lançamento do filme argentino Invisível, com a presença do diretor Pablo Giorgelli e da produtora Julia Alves. O valor do ingresso é R$ 10,00, com meia entrada para estudantes e idosos. 
 
INVISÍVEL
(Invisible)
Argentina/Brasil, 90min, espanhol, ficção, 2017
Com Mora Arenillas, Mara Bestelli, Diego Cremonesi, Estrela Strauss, Andrés Schaffer, Michael Wahrmann, Fabiana Uría.

SINOPSE
Ely tem 17 anos, está no ensino médio e trabalha num pet shop no bairro da Boca em Buenos Aires. Ao descobrir que está grávida, seu mundo interno colapsa. Ela tem que tomar uma decisão que mudará sua vida para sempre.


FESTIVAIS
74º Festival de Cinema de Veneza – Mostra Horizonte
19ª Festival do Rio – Première Latina

DIREÇÃO
Pablo Giorgelli
Nasceu em Buenos Aires, Argentina em 1967 e foi criado no bairro da Boca. Trabalha com cinema desde 1993 como diretor de curtas e montador. Seu primeiro longa metragem, Las Acacias estreou em 2011 na Semana da Crítica do Festival de Cannes. No festival, o f­ilme recebe a CAMERA D'or para melhor ­filme de estreia no festival e consagra Pablo como um dos diretores argentinos mais promissores da sua geração. O ­filme recebeu também o prêmio ACID e o Prêmio da Crítica Jovem na Semana da Crítica, melhor primeiro ­lme no BFI de Londres, melhor ­lme Latino em San Sebastian e muitos outros. O fi­lme foi lançado no Brasil em 2013 pela Vitrine Filmes.

Pablo também é co-diretor do programa JANELA ABERTAS do Canal Brasil junto ao Felipe Nepomuceno. Seu novo ­lme, INVISIBLE participou do prestigioso Atelier de Cannes para desenvolvimento de projetos e tem sua estreia marcada para a competitiva ORIZZONTI do festival de VENEZA 2017.

Cine Especial: 2ª Sessão Maracutaia de Cinema

O Estripador da Rua Augusta

Nada melhor do que começar a semana, bebendo uma cerveja e assistir a bons curtas brasileiros. A Segunda edição da "Sessão Maracutaia de Cinema" aconteceu hoje às 19h, no CineBancários de Porto Alegre. A proposta da sessão era trazer filmes independentes e ousados, realizados no Brasil, para cinéfilos e amantes do cinema.
Em nenhum momento se deve levar a sério os curtas, mas sim curti los com a mente aberta e na mais pura diversão. Confira abaixo sobre o que eu achei de alguns curtas exibidos nessa noite.     
O Estripador da Rua Augusta (2014)

Sinopse: O insólito encontro entre dois monstros no coração da Rua Augusta, em São Paulo.
Dirigido por Felipe M. Guerra (13 Histórias Estranhas) e Geisla Fernandes (A Carne), o filme tem ainda a participação especial de Daniela Monteiro (13 Histórias Estranhas 2). O surreal desse curta cheio de gore é ver Mônica Mattos atuando como uma vampira. Conhecida como uma das melhores atrizes do ramo pornô. Mônica faz o seu melhor, usando e abusando de sua boa forma em meio a sangue e muita violência.
O curta tem todos os ingredientes de um filme de horror clássico, mas turbinado com um horror explicito e do qual me lembrou As Filhas de Drácula (1974) de José Ramón Larraz. Embora com uma trama simples, o curta é mais uma prova de que o cinema de horror brasileiro pode ir muito mais longe do que se imagina. Confira o trailer clicando aqui. 

Aquela Rua Tão Triumpho (2016)

Sinopse: Os fantasmas da Rua do Triumpho. Ido Oliveira, antigo cineasta da Boca do Lixo, ainda vive por lá.

Dirigido pelo jornalista, cineasta e crítico de cinema Gabriel Carneiro, o curta metragem é uma bela homenagem a um dos períodos mais produtivos do nosso cinema brasileiro (mais de 1.000 filmes produzidos entre os anos 60 até os 80). Dividido entre ficção e realidade, a pequena trama basicamente mostra alguns realizadores daquele período ainda vivos e que decidem se reunir para se lembrarem dos velhos bons tempos. Destaque para o cineasta fictício Ido Oliveira (Walter Portella, falecido no ano passado) do qual transmite toda paixão de uma geração que gostava de filmar inúmeras obras de diversos gêneros e que atraiam inúmeros cinéfilos. 
Só com a cena final do filme já ganha um espaço no coração de cada cinéfilo ferrenho que se preze. 

Sob Olhos de Guaxinim - Banda Olhos de Guaxinim e Magnum Borini
Não era um curta mas sim um clipe do qual curti bastante, já que me deu saudades dos tempos que eu curtia um bom vídeo clipe na MTV. 

O Laboratório do Dr. Sepúlveda (2015)

Sinopse: Dr. Sepúlveda se utiliza dos clichês do gênero horror para criar seus monstronecos.

Com direção de Cesar  Coffin Souza (A Paixão dos Mortos), o filme é uma brincadeira surreal e uma homenagem aos filmes de terror dos anos 30 da Universal. Porém, as comparações param por aí, pois o curta usa e abusa de muito sangue e até mesmo de sexo explicito. Mas o mais surreal é que as cenas fortes são protagonizados por bonecos, sendo que a vitima de todos esses momentos é ninguém menos do que a boneca Barbie!! 
Por mais bizarro que seja, é uma prova que dá para se fazer uma historinha com nenhum centavo no bolso e tão pouco depender de efeitos visuais mirabulantes. 

Andale (2017) 

Sinopse: Enquanto vemos um andarilho bem vestido, presenciamos protestos e violência se alastrando pelo país.  
Petter Baiestorf é fundador da Canibal Filmes e responsável por mais de 100 produções, que vai desde a curtas, médias e longas metragens. Das suas obras mais conhecidas se destaca logicamente A Noite do Chupacabras. Aqui, Baiestorf cria um pequeno mosaico de imagens dos quais sintetizam o Brasil em meio a protestos, violência e um fascismo do qual impera após o golpe de 2016. 

Dez Anos Sem GG Allin

Sinopse: GG Allin: o defensor das criancinhas e uma das maiores autoridades do planeta quando se fala em luta contra as drogas e a violência. Este vídeo mostra o quanto a televisão é uma fonte confiável de informação e veracidade...
Nem vou me estender muito sobre quem era realmente GG Allin, mas se querem saberem mais a respeito cliquem aqui.  Agora, esse video exibido ao final da sessão é uma prova mais do que justa que esses apresentadores de tv aberta não tem a menor noção da realidade do qual vivem. Só assim para explicar tamanha pegadinha que esses estudantes fizeram contra esse apresentador e tornando o video um clássico instantâneo na internet.
Além de engraçado, o video é uma prova de que, quem não assiste tv aberta hoje em dia, não está perdendo nada mas sim somente lucrando na vida.  Veja o video clicando aqui 

Mas é isso. Só espero que tenhamos mais sessões como essa da Maracutaia de cinema. Curtem abaixo o trailer da sessão.   


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segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Cine Dica: Em Cartaz: El Amparo



Sinopse: Em 1988, na cidade de El Amparo, fronteira com a Colômbia, dois pescadores sobrevivem a um ataque armado nos canais do rio Arauca, no qual 14 de seus companheiros morreram. O Exército venezuelano os acusa de serem guerrilheiros e tenta tirá-los da prisão onde estão sob custódia de um policial e de um grupo de moradores locais que impedem que os levem dali. Ambos dizem que são simples pescadores, mas a pressão para eles reproduzirem a versão oficial é grande.
Dirigido por Rober Calzadilla, El Amparo não é um filme que lhe conquista de imediato, mas vai lhe chamando atenção gradualmente e chegando ao ponto que você deseja um destino melhor para cada um daqueles personagens. Os primeiros 15 minutos são de um realismo cru, do qual nos deixa perplexos, ao ponto de considerarmos em que não estarmos diante de um filme convencional mas sim de um documentário. E quando a gente acha que o filme se concentrará nessa forma de apresentar a trama, eis que nos damos conta que esse estilo é necessário para termos afeição pelos personagens que vão surgindo na tela e para então compreendermos sobre o dia a dia daqueles moradores que moram naquele cenário isolado do mundo.
São pessoas que, infelizmente, irão sofrer com um momento devastador e do qual é orquestrado por uma situação da qual poderia ser evitada e que políticos corruptos da época tentam varrer para debaixo do tapete. Por ser uma obra baseada em fatos verídicos, acabamos por nos identificamos com a situação, pois é uma espécie de via cruz da qual os personagens passam, mas que soa fortemente até nos dias de hoje. Seja na Venezuela, ou até mesmo no Brasil, é um círculo interminável do qual convivemos com uma política mentirosa e da qual a própria justiça fica de quatro por motivos, por vezes, escusos.
Não há como não se revoltar com a lábia de certos políticos que surgem na tela e que tentam persuadir pessoas das quais ainda sofre pela perda de seus entes queridos. Mas em contra partida, o povo daquele lugar demonstra uma postura firme perante o falso testemunho vindo dos poderosos engravatados, fazendo com que eles então encarem algo que eles até mesmo desconheçam e que perderam em meio ao poder já há muito tempo. As consequências das quais o filme nos apresenta nos provoca repulsa, principalmente quando nos é revelado que os fatos ocorridos na tela já aconteceram nos longínquos anos 80.
Um caso do qual continua em aberto até hoje e que se assemelha a inúmeros que ocorrem ainda hoje na América latina infelizmente. El Amparo é um filme cuja sua realidade do passado possui consequências chocantes e que ressoa universalmente em nosso presente. 
 
Onde assistir: Cine Bancários: R. Gen. Câmara, 424 - Centro, Porto Alegre. Horários: 15h e 19h.


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