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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 2 de março de 2016

Cine Dica: Sessão especial "Mulher em Tela" no CineBancários

Antecipando o Dia Internacional da Mulher, o CineBancários, em parceria com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (Fetrafi), a Marcha Mundial das Mulheres e com o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, realizará a sessão especial “Mulher em Tela”, em homenagem a todas as mulheres que lutam, resistem e mudam a história, no dia 7 de março (segunda-feira) às 19h. 
Após a exibição, haverá um debate com as convidadas especiais Ignêz Maria Serpa, ex presa politica da ditadura civil militar, Liliana Sulzbach, produtora e diretora de filmes (“O Branco”, “A Invenção da Infância”, “O Cárcere e a Rua”, “A Cidade” e “Notas de Amor”), Christine Rondonadvogada e integrante do comitê Carlos de Ré de memória e Justiça.
O filme escolhido é “Retratos de Identificação”, da documentarista e professora de cinema Anita Leandro, foi destaque em festivais de todo mundo e premiado no CachoeiraDoc 2015 como melhor filme pelo júri oficial, mas ainda é ínédito comercialmente no Brasil.

SOBRE “RETRATOS DE IDENTIFICAÇÃO”:
Durante a ditadura, os presos políticos eram fotografados em diferentes situações: investigações, interrogatórios, exames de corpo de delito, processos de banimento, inquéritos policiais militares e necropsias. Confrontadas ao testemunho de sobreviventes, essas fotografias, tiradas com o objetivo de controle dos prisioneiros, ressurgem agora no filme “Retratos de Identificação” como provas da violência do regime que as produziu.
Prêmio do júri oficial do Cachoeira.Doc de 2015, o documentário “Retratos de Identificação”, de Anita Leandro, é o primeiro Filme brasileiro construído a partir dos arquivos das agências de repressão do período militar. Fruto de quatro anos de pesquisa nos acervos do DOPS da Guanabara, SNI e Superior Tribunal Militar, o filme reúne um importante conjunto de fotografias e documentos relacionados à prisão, morte e exílio de quatro resistentes.
Antônio Roberto Espinosa, na época comandante da organização VAR-Palmares, conta como foi sua prisão ao lado de Maria Auxiliadora Lara Barcellos e Chael Schreier, e testemunha sobre o assassinato de Schreier, sob interrogatório. Reinaldo Guarany, do grupo tático armado ALN, relembra sua saída do território nacional em 13 de janeiro de 1971, com mais 70 prisioneiros, em troca da vida do embaixador suíço Giovanni Bucher. Diante das imagens, ele fala da vida no exílio e do suicídio de Maria Auxiliadora Lara Barcellos, em Berlim.
Alguns documentos revelados pelo filme, como as fotos de Chael Schreier, comprovam que ele não foi ferido em combate na noite da prisão, como pretende um documento forjado pelo relator do IPM da VAR‐Palamares, o capitão Celso Lauria, apontado como um dos torturadores de Chael. Graças a esses documentos, o passado retorna, trazendo à tona crimes perpetrados pelo governo militar e ainda sem julgamento.


FESTIVAIS E PRÊMIOS:
- CachoeiraDoc 2015: primeiro prêmio do júri oficial
- FIDMarseille 2015: competição internacional
- Docs.DF (México) 2015: competição internacional
- AntofaDocs (Chile) 2015: competição internacional
- 37o Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (Cuba) 2015: competição internacional
- ForumDoc BH de 2015: sessão especial
- Mostra Tiradentes de 2015: sessão especial
- Tiradentes/SP de 2015
- CineOP de 2015
- EDOC de Quito, X Mostra Produção Independente, 2015
- Pirenópolis.Doc, abertura do festival

A Diretora
    Documentarista e professora de cinema na Universidade Federal do Rio de Janeiro, Anita Leandro deu aulas, por seis anos, na Université Bordeaux 3, onde coordenou o máster profissional "Realização de documentários e valorização dos arquivos". Realizou diversos documentários e instalações audiovisuais. Sua pesquisa em torno dos acervos fotográficos das agências de repressão deu origem ao filme “Retratos de Identificação” e às instalações sonoras da exposição “Arquivos da Ditadura” (Centro Cultural Justiça Federal do Rio Janeiro, agosto - setembro de 2014).

FICHA TÉCNICA:
RETRATOS DE IDENTIFICAÇÃO
Documentário, Brasil, 2014, cor, 71min
Realização: Anita Leandro / UFRJ / Comissão de Anistia do Ministério da Justiça
(Projeto Marcas da Memória)
Direção: Anita Leandro
Imagem: Marcelo Brito
Som Direto: Alexandre Nascimento
Edição e Tratamento das Fotografias: Marta Leandro
Montagem: Anita Leandro
Corte final: Joana Collier e Isabel Castro
Videografismo: Guilherme Hoffmann
Criação Sonora e Mixagem: Edson Secco
Produção: Anita Leandro e Amanda Moleta (Pojó Filmes)
Assistente de Produção: Maíra Bosi
 
Finalização: Link Digital
GRADE DE HORÁRIOS:
1º de março (terça-feira)
15h - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa
17h - Ela Volta na Quinta, de André Novais
19h - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa

2 de março (quarta-feira)
15h - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa
17h - Ela Volta na Quinta, de André Novais
19h - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa

3 de março (quinta-feira)
15h - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa
17h - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa
19h - Ela Volta na Quinta, de André Novais

4 de março (sexta-feira)
15h - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa
17h - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa
19h - Ela Volta na Quinta, de André Novais

5 de março (sábado)
15h - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa
17h - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa
19h - Ela Volta na Quinta, de André Novais

6 de março (domingo)
 
15h - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa
17h - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa
19h - Ela Volta na Quinta, de André Novais

7 de março (segunda-feira)
19h - Retratos de Identificação (Sessão especial MULHER EM TELA: debate após a exibição do documentário com as convidadas especiais Ignêz Maria SerpaLiliane Sulzbach Christine Rondon)

8 de março (terça-feira)
15h - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa
17h - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa
19h - Ela Volta na Quinta, de André Novais

9 de março (quarta-feira)
15h - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa
17h - A Vizinhança do Tigre, de Affonso Uchoa
19h - Ela Volta na Quinta, de André Novais

terça-feira, 1 de março de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: ELA VOLTA NA QUINTA


Sinopse:Grave crise no relacionamento de um casal de idosos afeta a rotina dos filhos, dois rapazes que se preparavam para finalmente saírem de casa.


Ela Volta Na Quinta reitera uma das características já marcantes do diretor mineiro André Novais Oliveira, estreante em um longa-metragem (de seu curta-metragem anterior): a de extrair uma extrema naturalidade ficcional da convivência com a própria família. Por orçamento reduzido, o diretor utiliza-se do núcleo parentesco a fim de baratear custos e "confundir" o espectador entre paralelismos da realidade, documentário, fantasia e verdade. Dona Zezé e seu Norberto, como protagonistas de uma crise conjugal após quase quatro décadas de casados. A crise da relação, suas causas e consequências, são fictícias. Contudo, o trato entre os membros da família, tiques adquiridos após muitos anos de convivência, permanecem. O que eles trocam em cena é resultado de uma intimidade intrínseca a todos. Novais vai usar dessa relação já firmada entre ele, seus pais, o irmão e a namorada para criar um roteiro diferente à vida de cada um. Faz isso com uma coragem que é compartilhada por todos os membros envolvidos no processo. Faz isso também do lugar de fala de um cineasta negro classe média morador de uma grande cidade. E partindo de todos esses pontos, ao escrever uma história sobre o fim da relação, ele vai justamente fazer um filme bem afetuoso. Essa construção fantasiosa da memória começa já nas primeiras imagens do filme. Uma sequência de fotos desbotadas que revela os primeiros anos de namoro entre Zezé e Norberto, o nascimento do primeiro, segundo filho, os ambientes domésticos, o cachorro que os irmãos tinham na infância. Na trilha, o soul de Cassiano, cantor por sua vez esquecido da memória musical brasileira. O ponto de partida pressupõe, portanto, que o casal protagonista vem de anos de uma relação amorosa e que aquela família viveu plenamente a experiência da ternura. E tudo isso parece ser, eis a palavra perigosa, verdade. Corta para a imagem da mãe olhando a janela, colocando a mão sobre a cabeça e caindo no chão. Logo depois, num plano dentro do quarto do casal, onde dona Zezé e seu Norberto se deitam após trocarem algumas palavras desinteressadas entre eles. Os conflitos estão dados.
A câmera, importante frisar, não está ali para ser uma observadora documental, sua posição assume quase sempre esse ponto de partida fictício, colocada próxima e rente aos personagens, bastante cientes de sua presença. Novais conta uma história desse núcleo familiar inventado no compasso paciente e manso que parece ser próprio da família “real”. Filma não somente a interação dentro do espaço compartilhado por seus pais, como também pequenos extratos do cotidiano dos dois filhos, sendo um deles o próprio diretor, e seus respectivos núcleos de relações afetivas e conflitos (conversas sobre preço de aluguel e trânsito na cidade de Belo Horizonte, o jovem casal que debate sobre ter ou não ter filho antes de adquirir uma casa própria, os passeios de fim de semana).
O filme nos convida a todo o momento para se sentir a vontade na sala de estar desses cidadãos que, gradualmente, se tornam mais e mais próximas. É incrível o trabalho de direção de Novais ao conseguir, usando de todos os privilégios e desvantagens de sua proximidade com seus atores, extrair deles uma projeção natural de seus discursos, quebrando como que por mágica aquela conhecida relação intimidadora provocada por essa máquina pesada do olho gigante que é a câmera. Os diálogos partem de ideias roteirizadas, mas nunca engessadas. O diretor risca o fósforo e deixa o fogo queimar no seu ritmo. Com isso, consegue fazer com que o fluxo das conversas seja absolutamente espontâneo, o que facilmente se pode confundir com o cinema documental. Não é.
A história da vida reservada dessa família é também a história do direito à ficção, da memória marcadamente inventada, de poder usar as construções simbólicas da realidade para desafiar a ideia de que existe, de fato, alguma realidade. O uso da música a pontuar toda essa construção no filme é também bastante significativo na medida em que é por ela muitas vezes que sublimamos o real e emolduramos nossas vidas em versos alheios. 




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Cine Dica: Sessão especial de Wood & Stock na Cinemateca Capitólio

CINEMATECA CAPITÓLIO CELEBRA 10 ANOS DE WOOD & STOCK E OS 60 DO DIRETOR OTTO GUERRA
Na sexta-feira, 04 de março, às 20h, a Cinemateca Capitólio realiza uma sessão especial comemorando os dez anos de Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock'n'Roll, animação dirigida por Otto Guerra, que celebra os 60 anos na mesma noite. Durante a semana, entre os dias 1 e 6 de março, seguem em exibição os filmes Um Dia Muito Especial, de Ettore Scola, e A Floresta de Jonathas, de Sérgio Andrade. O valor do ingresso é R$ 10,00.
O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS – FUNDACINE.


WOOD & STOCK: SEXO, ORÉGANO E ROCK’N’ROLL
(Brasil, 2006, 80 minutos)
Direção: Otto Guerra

Em uma festa na virada para 1972, estão os jovens Wood, Stock, Lady Jane, Rê Bordosa Rampal, Nanico e Meia Oito, vivendo intensamente o barato do flower power ao explodir dos fogos de ano novo. Trinta anos se passam e eles, agora carecas e barrigudos, enfrentam as dificuldades de um mundo cada vez mais individual e consumista. Família, filhos, trabalho e contas a pagar não combinam com o universo inconseqüente desses seres perdidos no tempo. O jeito é dar ouvidos à sábia voz de Raul e ressuscitar a velha banda de rock'n'roll. Com músicas de Júpiter Maçã, o filme Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’roll, produzido pela Otto Desenhos Animados, completa 10 anos em 2016.

A FLORESTA DE JONATHAS
(Brasil, 2013, 100 minutos)
Direção: Sergio Andrade

Uma família vive da colheita e venda de frutas em uma área rural do Amazonas. Jonathas vive com os pais e o irmão, Juliano, em um sítio. Através de uma barraca de frutas na beira da estrada, os irmãos mantém contato com todo tipo de pessoa. Um dia, eles conhecem Milly, uma turista da Ucrânia, e Kedassere, um indígena local. Juntos, decidem passar o final de semana acampando.

UM DIA MUITO ESPECIAL
(Una Giornata Particolare, Itália, 105 minutos, 1977)
Direção: Ettore Scola

Roma, 6 de maio de 1938. Benito Mussolini e Adolf Hitler se encontraram para selar a união política que, no ano seguinte, levaria o mundo à 2ª Guerra Mundial. Praticamente toda a população vai ver este acontecimento, inclusive o marido fascista de Antonietta (Sophia Loren), uma solitária dona de casa que conhece acidentalmente Gabriele (Marcello Mastroianni), seu vizinho, quando seu pássaro de estimação foge e ela o encontra pousado na janela do vizinho. Antonietta nunca falara com Gabrielle, que tinha sido demitido recentemente da rádio onde trabalhava por ser homossexual. Ela, por sua vez, era uma esposa infeliz e insegura pelo fato de não ter uma formação profissional. Gradativamente os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade.

GRADE DE HORÁRIOS

1º de março (terça)

16h – A Floresta de Jonathas
18h – Um Dia Muito Especial
20h – Um Dia Muito Especial

2 de março (quarta)

16h – A Floresta de Jonathas
18h – Um Dia Muito Especial
20h – Um Dia Muito Especial

3 de março (quinta)

16h – A Floresta de Jonathas
18h – Um Dia Muito Especial
20h – Um Dia Muito Especial

4 de março (sexta)

16h – A Floresta de Jonathas
18h – Um Dia Muito Especial
20h – Sessão Especial – Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock'n'Roll

5 de março (sábado)

16h – A Floresta de Jonathas
18h – Um Dia Muito Especial
20h – Um Dia Muito Especial
 
6 de março (domingo)

16h – A Floresta de Jonathas
18h – Um Dia Muito Especial
20h – Um Dia Muito Especial

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: A Vizinhança do Tigre



Sinopse: Os jovens Juninho (Aristides de Souza), Eldo (Eldo Rodrigues), Adilson (Adilson Cordeiro), Menor (Maurício Chagas) e Neguinho (Wederson Patrício) são moradores da periferia de Contagem e vivem divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança. Para sobreviver à luta de cada dia, eles terão que domar o tigre que mora dentro de si.

 

Vencedor da Mostra de Cinema de Tiradentes de 2014, A Vizinhança do Tigre é uma experiência curiosa, mas jaz familiar, pois é uma espécie de documentário/ficção, algo que está sendo bastante visto nos filmes nacionais desde Castanha. O diretor Affonso Uchoa entra nesse mundo particular do bairro Nacional, região pobre de Contagem de MG, e revela o dia a dia de jovens daquele cenário. Observador com a sua lente, cineasta jamais interfere nas situações que acontece na sua frente para nascer então o nascimento da narrativa de uma forma realística, passando então a impressão precisa das rotinas de cada um dos personagens, sem que a câmera faça com os momentos soem falsos ou até mesmo ensaiados.
O filme somente sofre com uma falta de ritmo no princípio e talvez venha a frustrar aqueles que esperam uma conclusão para a trama, o que não acontece, já que tudo fica em aberto e deixando a imaginação do cinéfilo se abrir após o término da sessão. Contudo, fica lógico para os nossos olhos que não há finalização para tais personagens, pois tudo que resta para eles é continuarem em frente e ver o que acontece. Porém, infelizmente a vida que eles levam possa levá-los para caminhos sem volta, como deixa muito claro nos créditos com relação ao destino de um dos personagens.
Juninho, Eldo, Adilson, Menor e Neguinho são cinco garotos que vivem em dificuldade e sonham com uma possível, embora distante vida melhor. Eles sempre se encontram divididos entre o trabalho e o lazer, e entre o divertido e o perigoso. O longa traz momentos inesquecíveis de situações corriqueiras, como dois deles conversando sobre as fotos da mãe em um celular ou outros roubando bergamotas da árvore do vizinho ao lado. 
Uchoa não rotula seus personagens, mas também não procurar criar uma luz no universo do qual eles vivem. Ele retrata o principio do submundo do tráfico e ainda mostra a forma comum como um jovem brinca com uma arma. É um momento simples, porem chocante pelo fato de eles tratarem o objeto como se fosse um simples brinquedo.
Em um cenário de muita miséria, o técnico responsável pela fotografia opta em retratar o ambiente de uma forma mais nua e crua possível. O trabalho de câmera é sem duvida o ponto forte aqui, já que o cenário se torna uma espécie de personagem do qual eles convivem todos os dias. A câmera acompanha os personagens em meio ao ambiente e vendo até onde aqueles jovens irão ir no decorrer de suas vidas.
A vizinhança do Tigre é sobre crianças que poderiam ter uma vida comum, se não fosse pelo fato de serem obrigadas a amadurecerem precocemente e tendo que decidir entre a luz e o lado sombrio que a vida pode lhes oferecer. 


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