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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Cine Especial: CINEMA DE AUTOR: FINAL


Nos dias 26 e 27 de  setembro,  eu estarei no Cine Capitólio,  participando do curso Cinema de Autor, criado pelo Cine Um e ministrado pelo pesquisador e professor com atuação nas áreas de Teoria do Cinema Prof. Dr. Fernando Mascarello. Enquanto atividade não chega, como sempre irei fazer umas postagens especiais com relação ao assunto. Como já participei de inúmeros cursos, faço aqui uma retrospectiva dos cineastas autores que já foram tema dos cursos do Cine Um.
 
 (NOTA: Acessem as matérias sobre cada diretor clicando no nome deles).






Leia também: Partes 1 e 2.

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Cine Dicas: Estreias do final de semana (24/09/15)



A Festa de Despedida


Sinopse: Idosos moradores de um asilo em Jerusalém inventam uma máquina de eutanásia para ajudar os amigos em condições críticas. A criação é um sucesso e a fama do objeto logo se espalha, atraindo inúmeros interessados em utilizá-lo.




A Pele de Vênus


Sinopse: A trama gira em torno de Vanda é uma atriz que luta para convencer o diretor Thomas de que ela é a pessoa certa para interpretar a protagonista de sua mais nova peça, inspirada em obra de Sacher Masoch.




Evereste

 

 Sinopse: No ano de 1996, dois grupos de alpinistas liderados por Rob (Jason Clarke) e Scott (Jake Gyllenhaal) se unem na tentativa de escalar o monte Everest, mas uma grande nevasca coloca a vida de todos em risco. Com a esposa grávida (Keira Knightley), Rob é menos aventureiro que Scott, se preocupando com a segurança dos membros de sua equipe. Ele lutará bastante para tentar proteger a todos.




Hotel Transilvânia 2


Sinopse: A vampira Mavis (Selena Gomez) e o humano Jonathan (Andy Samberg) se casaram e continuaram morando no Hotel Transilvânia, já que Drácula (Adam Sandler) ofereceu um emprego ao genro. Ele na verdade quer que sua filha permaneça ao seu lado, especialmente quando ela revela estar grávida. Eufórico com a notícia, Drácula torce para que seu neto seja um vampiro de verdade e busca, a todo instante, indícios de que isto acontecerá. Entretanto, o pequeno Dennis (Asher Blinkoff) está prestes a completar cinco anos e, ao menos por enquanto, tudo indica que ele é um humano normal.
 

Orestes


Sinopse: A filha de uma militante política traída e executada, uma defensora da pena de morte e uma enfermeira que lida diariamente com o resultado da violência são alguns dos personagens que se confrontam nesta reflexão sobre os mecanismos da justiça.


 Um Senhor Estagiário


Sinopse: Robert De Niro é Ben Whittaker, um viúvo de 70 anos que descobre que a aposentadoria não é bem como imaginava. Buscando uma oportunidade de voltar à ativa, ele se torna estagiário sênior de um site de moda criado e administrado por Jules Ostin.



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quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: Maze Runner: Prova de Fogo



Sinopse: Após escapar do labirinto, Thomas (Dylan O'Brien) e os garotos que o acompanharam em sua fuga da Clareira precisam agora lidar com uma realidade bem diferente: a superfície da Terra foi queimada pelo sol e eles precisam lidar com criaturas disformes chamadas Cranks, que desejam devorá-los vivos.


Maze Runner: Correr ou morrer foi uma grata surpresa do ano passado. Com um orçamento modesto, a trama se concentrava mais nos enigmas e do por que daqueles jovens presos naquele labirinto, do que ação e efeitos visuais mirabolantes. Infelizmente o ar de originalidade se perde um pouco nessa sequência que, basicamente é o capítulo do meio, e ela somente irá funcionar um dia quando a trilogia estiver completa no cinema como um todo.
Dito isso, é preciso ser fã do filme original, assim como também ser fã dos livros que serviram de inspiração, para ter que encarar um pouco da falta de ritmo, alguns momentos repetitivos e aquela sensação de “já ter visto esse filme antes”. Uma vez que os jovens saem do labirinto, descobrem que nunca na realidade se livraram dos seus algozes e cabe a eles novamente fugirem para um lugar seguro.
É ai que o filme entra em território conhecidos dos fãs dos filmes de apocalipse, mais especificamente de zumbis. Sim, eles aparecem e correndo para devorar os protagonistas, sendo na realidade uma surpresa para mim, já que não li os livros que serviram de base para a trama. Se a falta de informação com relação ao que acontece no livro ajuda, por outro lado, a pessoa veterana com relação certa fórmula já usada a exaustão (como zumbis) já sabe de cor o que acontece e o que irá acontecer em seguida.
Se a previsibilidade do roteiro impera na maioria das vezes, pelo menos, as novas caras que surgem durante a projeção ajudam a dar um novo frescor. Como é bom ver, por exemplo, Giancarlo Esposito (o Gus da série Breaking Bad) atuar num filme para o cinema e ver que sua versatilidade não restringiu naquela já clássica série de TV. Dos veteranos do filme original Dylan O’Brien novamente carrega o filme nas costas, pois o seu personagem Thomas é uma espécie de herói, cuja as suas virtudes para a pratica do bem se mantém sempre intactas, mesmo quando há outros (e até confiáveis) que o fazem querer desacreditar nisso. 
Outro fator que ajudar a Maze Runner: Prova de Fogo a não cair numa vala comum das continuações descartáveis, é o fato de colocar os personagens em situações que invocam a transição do jovem para um lado mais perigoso da vida. Menções a sexo, drogas e lutas sangrentas, fazem com que os jovens protagonistas entrem em territórios ainda mais perigosos e fazendo com que até mesmo sentissem falta da fatídica comunidade do labirinto em que viviam. Assim como no filme original, o filme explora o fato da pessoa não poder viver no comodismo, mas sim encarar os ares da mudança e enfrentar os novos desafios da vida que irá surgir.
Com um final que usa uma velha conhecida formula das trilogias clássicas com relação à segunda parte (quem viu O Império Contra Ataca sabe o que eu estou falando), Maze Runner: Prova de Fogo é o divertido filme pipoca, mas que, caso você não for fã do filme original e não desejar ver a sua derradeira terceira parte, irá ter a sensação que perdeu duas horas da sua vida, ou que deveria ter procurado algo mais original no guia do cinema do jornal mais próximo.     



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Cine Dica: Estreia e sessão especial de "Orestes"

 
"Orestes” estreia na grade de programação do CineBancários com sessão especial gratuita no dia 24 de setembro. A exibição será às 19h e, depois, haverá um debate com José Roberto Michelazzo, personagem do longa-metragem, Marcelo Perrone, crítico de cinema da Zero Hora, e outros convidados., O documentário de Rodrigo Siqueira (“Terra Deu, Terra Come”) apropria-se da história de Ésquilo e promove encontro com a história do Brasil. O filme será exibido nas três sessões diárias da nossa sala de cinema: às 15h, 17h e 19h. 

SINOPSE:
Em 458 a.C., Ésquilo encenou a trilogia Oréstia. A tragédia culmina com o julgamento de Orestes, que matou a própria mãe para vingar a morte do pai. A sua absolvição pelo júri de atenienses colocou fim ao olho por olho, dente por dente e converteu as Erínias, deusas da vingança, em Eumênides, como defensoras da democracia, um marco civilizatório na cultura ocidental.O documentário Orestes apropria-se da história de Ésquilo e promove o seu encontro com a história do Brasil. E se Orestes fosse brasileiro, filho de uma militante política e de um agente da ditadura militar infiltrado? E se aos seis anos ele tivesse visto sua mãe ser torturada e morta pelo pai? E se este mesmo Orestes, 37 anos depois, matasse o pai, um torturador anistiado em 1979, durante o processo de redemocratização?
A partir dessas perguntas, o documentário Orestes usa um júri simulado e uma série de sessões de psicodrama para investigar como a ditadura militar deixou marcas profundas nas narrativas oficiais e na subjetividade dos brasileiros. Documentário e ficção compõem um Brasil de verdades simuladas.No filme, o réu hipotético Orestes é levado a júri popular. Em sua defesa atua o ex-ministro da justiça José Carlos Dias, advogado de mais de 600 presos políticos durante a ditadura. Quem acusa é o promotor Maurício Ribeiro Lopes, exímio orador e performer em tribunais criminais.
O coro desta tragédia documental à brasileira é composto por um grupo de pessoas vítimas da violência policial, vítimas da ditadura e da sociedade civil. Reunido em sessões de psicodrama o grupo faz aflorar, sem filtros, situações e falas que normalmente não são ditas publicamente. É através do coro que os ritos da justiça são postos frente a frente com as paixões mais profundas do brasileiro comum, é no psicodrama que o presente olha para os traumas do passado.
As feridas deixadas pelo nosso violento e muitas vezes velado ou dissimulado processo histórico, permeiam o filme. As marcas da repressão nos anos 1970 encontram as marcas da violência policial de hoje. A verdade histórica é posta em xeque, as narrativas oficiais são desconstruídas, o fato e a versão são acareados, a justiça é posta em dúvida. No Brasil de 2015, talvez as Erínias, deusas da vingança, ainda estejam vivas e mais atuantes que nunca.Júri simulado do filme tem o ex-ministro da justiça José Carlos Dias na defesa e Maurício Ribeiro Lopes na acusação.

DIRETOR :

Rodrigo Siqueira é jornalista, trabalhou como editor de textos e imagens em televisão e internet e foi pesquisador para longas metragens antes de iniciar sua carreira de diretor.Como realizador de cinema, produziu, dirigiu e montou o longa metragem “Terra deu, terra come”, que foi o documentário brasileiro mais premiado no biênio 2010/2011. Também é produtor e diretor do longa documentário “Vaca, Galo, Porco” sobre a cultura do jogo do bicho, em fase final de pós-produção; e de “Brazil”, longa documental sobre imigrantes mineiros nos EUA. Atualmente desenvolve mais um longa e uma série documentais, além de trabalhar em um roteiro de ficção autoral.

FICHA TÉCNICA:

ORESTES

Brasil, 2015, 93min, cor, DCP
Sinopse: Orestes é uma adaptação da tragédia grega, de Ésquilo, para a realidade
brasileira. Com um júri simulado e uma série de psicodramas, Orestes coteja
dois momentos da nossa história: a ditadura militar dos anos 1970 e o
presente, da violência policial.
Direção e Roteiro: Rodrigo Siqueira
Fotografia: Leo Resende Ferreira
Montagem: Lessandro Sócrates e Rodrigo Siqueira
Editor de Som: Miriam Biderman
Som Direto: Celio Dutra
Produtora: 7Estrelo Filmes

GRADE DE HORÁRIOS:
22 de setembro (terça-feira)
15h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
17h - Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
19h - Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert

23 de setembro (quarta-feira)
15h – Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
17h - Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert
19h - Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert

24 de setembro (quinta-feira)
15h – Orestes, de Rodrigo Siqueira
17h - Orestes, de Rodrigo Siqueira
19h - Orestes, de Rodrigo Siqueira (SESSÃO ESPECIAL GRATUITA: Debate com José Roberto Michelazzo, Marcelo Perrone e outros convidados)

25 de setembro (sexta-feira)
15h – Orestes, de Rodrigo Siqueira
17h - Orestes, de Rodrigo Siqueira
19h - Orestes, de Rodrigo Siqueira

26 de setembro (sábado)
15h – Orestes, de Rodrigo Siqueira
17h - Orestes, de Rodrigo Siqueira
19h - Orestes, de Rodrigo Siqueira

27 de setembro (domingo)
15h – Orestes, de Rodrigo Siqueira
17h - Orestes, de Rodrigo Siqueira
19h - Orestes, de Rodrigo Siqueira
 
29 de setembro (terça-feira)
15h – Orestes, de Rodrigo Siqueira
17h - Orestes, de Rodrigo Siqueira
19h - Orestes, de Rodrigo Siqueira
 
30 de setembro (quarta-feira)
15h – Orestes, de Rodrigo Siqueira
17h - Orestes, de Rodrigo Siqueira
19h - Orestes, de Rodrigo Siqueira

Os ingressos podem ser adquiridos no local a R$8,00. Estudantes, deficientes, idosos, bancários sindicalizados e jornalistas sindicalizados pagam R$4,00.