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Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 8 de julho de 2015

Cine Curiosidade: Bastidores do filme Homem Formiga


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HOMEM-FORMIGA
MARVEL STUDIOS
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Gênero:                        Ação e aventura
Classificação indicativa: A definir            
Data de lançamento:     16 de julho de 2015      
Duração:                       A definir
Elenco:                         Paul Rudd, Evangeline Lilly, Corey Stoll, Bobby Cannavale, Michael Peña, Tip “T.I.” Harris, Wood Harris, Judy Greer, David Dastmalchian e Michael Douglas como Dr. Hank Pym
Diretor:                                     Peyton Reed
Produtor:                      Kevin Feige
Produtores executivos: Louis D’Esposito, Alan Fine, Victoria Alonso, Michael Grillo, Edgar Wright,
Stan Lee
História de:                   Edgar Wright e Joe Cornish
Roteiro de:                    Edgar Wright e Joe Cornish, e Adam McKay e Paul Rudd          


SINOPSE DA HISTÓRIA:
 A próxima evolução do Universo Cinemático Marvel traz um dos fundadores dos Vingadores para a telona pela primeira vez com Homem-Formiga (Ant-Man) dos Estúdios Marvel. Armado com a surpreendente habilidade de encolher em tamanho, mas expandir em força, o grande ladrão Scott Lang deve aceitar seu herói interior e ajudar seu mentor, o dr. Hank Pym, a proteger o segredo por trás de seu especular traje de Homem-Formiga de uma nova geração de grandes ameaças. Enfrentando obstáculos que parecem insuperáveis, Pym e Lang precisam planejar e levar a cabo um roubo que salvará o mundo.
 Homem-Formiga (Ant-Man) da Marvel é estrelado por Paul Rudd como Scott Lang ou Homem-Formiga, Evangeline Lilly como Hope Van Dyne, Corey Stoll como Darren Cross ou Jaqueta Amarela, Bobby Cannavale como Paxton, Michael Peña como Luis, Tip “T.I.” Harris como Dave, Wood Harris como Gale, Judy Greer como Maggie, David Dastmalchian como Kurt, e Michael Douglas como dr. Hank Pym. Dirigido por Peyton Reed e produzido por Kevin Feige, Homem-Formiga (Ant-Man) da Marvel é uma aventura com muita tensão que será lançada em 16 de julho de 2015.


SINOPSE RESUMIDA:

A próxima evolução do Universo Cinemático Marvel traz um dos fundadores dos Vingadores para a telona pela primeira vez com Homem-Formiga (Ant-Man) dos Estúdios Marvel, quando o grande ladrão Scott Lang deve aceitar seu herói interior e ajudar seu mentor, o Dr. Hank Pym, a proteger o segredo por trás de seu especular traje de Homem-Formiga de uma nova geração de grandes ameaças.


TEXTO PADRÃO OFICIAL:

A próxima evolução do Universo Cinemático Marvel traz um dos fundadores dos Vingadores para a telona pela primeira vez com Homem-Formiga (Ant-Man) dos Estúdios Marvel. Armado com a surpreendente habilidade de encolher em tamanho, mas expandir em força, o grande ladrão Scott Lang deve aceitar seu herói interior e ajudar seu mentor, o dr. Hank Pym, a proteger o segredo por trás de seu especular traje de Homem-Formiga de uma nova geração de grandes ameaças. Enfrentando obstáculos que parecem insuperáveis, Pym e Lang precisam planejar e levar a cabo um roubo que salvará o mundo.
 Homem-Formiga (Ant-Man) da Marvel é estrelado por Paul Rudd como Scott Lang ou Homem-Formiga, Evangeline Lilly como Hope Van Dyne, Corey Stoll como Darren Cross ou Jaqueta Amarela, Bobby Cannavale como Paxton, Michael Peña como Luis, Tip “T.I.” Harris como Dave, Wood Harris como Gale, Judy Greer como Maggie, David Dastmalchian como Kurt, e Michael Douglas como dr. Hank Pym.
 Peyton Reed dirige Homem-Formiga (Ant-Man) da Marvel com produção de Kevin Feige, e Louis D’Esposito, Alan Fine, Victoria Alonso, Michael Grillo, Edgar Wright e Stan Lee como produtores executivos. A história é de Edgar Wright e Joe Cornish e o roteiro de Edgar Wright e Joe Cornish e Adam McKay e Paul Rudd. Homem-Formiga (Ant-Man) da Marvel é uma aventura com muita tensão, que será lançada em 16 de julho de 2015.

À disposição,

Abs,
assinaturaEZ-poa-lisi

terça-feira, 7 de julho de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: O Exterminador do Futuro: Gênesis



Sinopse: Quando John Connor líder da resistência humana envia o Sargento Kyle Reese de volta para 1984 para proteger Sarah Connor e salvaguardar o futuro uma mudança inesperada nos acontecimentos cria uma linha do tempo fragmentada. Agora o Sargento Reese se encontra em uma nova e desconhecida versão do passado onde ele encontra aliados improváveis incluindo o Guardião novos e perigosos inimigos e uma missão nova e inesperada: redefinir o futuro.


Nos últimos eventos vistos em franquias como X-Men e Star Trek, ocorrem viagens no tempo, cujo intuito é mudar a linha do tempo e criar algo completamente novo e desprendido do que já foi apresentado. Isso serve não somente para atrair um novo público que, não havia visto os filmes anteriores, como também uma forma de consertar o que não deu certo em filmes do passado. A mesma fórmula de sucesso é colocada a prova no mais novo filme da franquia O Exterminador do Futuro: Gênesis, mas que, ao invés de melhorá-la, acaba se criando um nó que não tem como mais desamarrar.
Levando em consideração os dois primeiros filmes, e ignorando os dois últimos (principalmente o quarto), acompanhamos finalmente como ocorreram às viagens do tempo do primeiro T-800 (Arnold Schwarzenegger) e Kyle Reese (agora interpretado por Jai Courtney), sendo que esse último, todos nós sabemos que ele havia sido enviado pelo salvador da humanidade John Connor (agora interpretado por Jason Clarke). O problema que algo dá errado nos milésimos de segundo quando Reese viaja no tempo, e quando ele chega, os eventos mostrados no primeiro filme são completamente modificados.
Para começar, devo dar palmas para os roteiristas e para o diretor Alan Taylor (Thor 2) pelo início do filme, pois é impressionante a reconstituição exata dos primeiros minutos daquele clássico visto agora repaginado. Se no quarto filme vemos um T-800 digitalmente bem artificial, dessa vez aqui os técnicos de efeitos visuais capricharam e parece que estamos vendo um Schwarzenegger realmente rejuvenescido. Para melhorar ainda mais, a surpresa vem com aparição de um T-800 envelhecido (Schwarzenegger também) e chamando a sua cópia nova para uma briga.
É ai que descobrimos que a linha do tempo mudou, pois descobrimos que um T-800 foi ao passado para cuidar de uma jovem Sarah Connor (interpretada agora por Emilia Clarke de Game Of Throne) e ensiná-la desde nova para se defender das ameaças vindas do futuro. Com isso, temos um Kyle Reese vindo do futuro, mas ficando completamente confuso com essa nova linha do tempo, pois a Sarah que ele veio proteger não existe mais. Aí que mora o grande ponto negativo do filme, pois essas novas viagens no tempo talvez não fossem realmente necessárias, pois os filmes do Exterminador, cujas suas viagens do tempo, já davam dor de cabeça para os cinéfilos e até mesmo para os fãs de carteirinha.
Outro grande problema é que, a linha do tempo foi alterada, mas a todo o momento o filme não se desvencilha dos eventos vistos nos filmes anteriores, o que lhe causa uma falta de identidade própria. A situação piora quando os protagonistas param por um momento para tentar explicar a situação que eles vivem no momento, mas logo começa um corre e corre recheado de explosões e efeitos visuais, o que faz com que a gente se perca no fio da meada. Nem mesmo os momentos de piadas (os melhores são protagonizados por Schwarzenegger) ajudam muito nessa salada, da qual ou você se entrega a ela ou a rejeita.
Do elenco, talvez o único que está bem a vontade em cena seja o próprio Arnold Schwarzenegger que, mesmo aparentando idade avançada (sua velhice possui uma desculpa bem sacada na trama) sempre rouba a cena quando surge e se tornando a alma do filme. Já Emilia Clarke, até que está bem no papel de jovem Sarah Connor e sua relação com o T-800 nos faz relembrar da relação que o ciborgue tinha com o jovem Connor no segundo filme. O problema, é que a todo o momento vem a nossa mente aquela Sarah forte e com olhar louco de Linda Hamilton, e quando comparamos com Clarke, acabamos sentido um gosto amargo na boca.
O mesmo pode-se dizer de Jai Courtney como Kyle Reese, que a todo o momento tenta nos convencer como ator de filmes de ação, mas acaba meio que perdido perante aos outros, principalmente ao lado do veterano Schwarzenegger. Jason Clarke acaba se revelando uma grata surpresa como John Connor, mas os roteiristas providenciaram para que o seu personagem se encaminhasse numa situação que o faz do seu talento ser desperdiçado, infelizmente. Falando em roteiristas, parece que eles acham que somos idiotas, principalmente nos forçar a engolir uma solução tão imbecil com relação ao destino de um dos personagens e somente fizeram isso se caso haver uma possível continuação. 
Falando em continuação, é mais do que lógico que a intenção dos produtores era criar uma nova trilogia a partir de O Exterminador do Futuro: Gênesis, mas devido aos pesares que apontei acima, nem com maquina do tempo será o suficiente para melhorar o seu desempenho daqui em diante. 



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Cine Dica: A Visitante Francesa entra em cartaz na Cinemateca Capitólio

A VISITANTE FRANCESA NA CINEMATECA CAPITÓLIO

A partir de quinta-feira, 09 de julho, A Visitante Francesa entra em cartaz na Cinemateca Capitólio. O filme é dirigido pelo sul-coreano Hong Sangsoo, um dos principais nomes do cinema contemporâneo. A exibição dessa pequena jóia protagonizada por Isabelle Huppert reafirma um dos principais compromissos da Cinemateca: resgatar grandes obras que tiveram pouco espaço dentro das grades limitadas do circuito comercial da cidade. Os filmes Almas Silenciosas, de Aleksei Fedorchenko, e O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra, seguem em cartaz. 

O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – FUNDACINE.



A VISITANTE FRANCESA

(Da-Reun Na-Ra-e-Suh),

(Coréia do Sul/2012/90 minutos)

Direção: Hong Sang-soo



Anne (Isabelle Huppert) é uma mulher francesa que está em uma pequena cidade na Coreia do Sul, onde visita um amigo que está prestes a ter um filho e trabalha como diretor. Lá, ao visitar uma praia, conhece um empolgado salva-vidas (Yu Jun-sang), que tenta conquistá-la. Pouco tempo depois outras duas mulheres francesas, ambas chamadas Anne, chegam ao local e lidam com os mesmos personagens.



ALMAS SILENCIOSAS

(Ovsyanki)

(Rússia, 2010, 78 minutos)

Direção: Aleksei Fedorchenko



Quando Miron perde a sua esposa Tanya, ele pede ao melhor amigo Aist para realizarem juntos os rituais funerários da antiga tribo Merja, no intuito de respeitar a vontade da falecida. Entre os costumes encontra-se ocultação do cadáver, para que ninguém além dos dois veja Tanya morta, e também a celebração do enterro no mesmo local onde foi realizada a lua de mel. Durante a viagem até a margem de um riacho, onde deve ser enterrado o corpo, Miron revela os segredos mais íntimos com a esposa, e Aist também compartilha as suas lembranças. Logo, o viúvo percebe que não foi o único homem apaixonado por Tanya.



O LOBO ATRÁS DA PORTA

(Brasil, 2013, 100 minutos)

Direção: Fernando Coimbra



O desaparecimento de uma criança faz com que seus pais, Bernardo (Milhem Cortaz) e Sylvia (Fabiula Nascimento), vão até uma delegacia. O caso fica a cargo do delegado (Juliano Cazarré), que resolve interrogá-los separadamente. Logo descobre que Bernardo mantinha uma amante, Rosa (Leandra Leal), que é levada à delegacia para averiguações. A partir de depoimentos do trio, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes envolvendo o trio.

 

09 de junho (quinta-feira)



16:00 – Almas Silenciosas

18:00 – O Lobo Atrás da Porta

20:00 – A Visitante Francesa



10 de junho (sexta-feira)



16:00 – Almas Silenciosas

18:00 – O Lobo Atrás da Porta

20:00 – A Visitante Francesa



11 de junho (sábado)



16:00 – Almas Silenciosas

18:00 – O Lobo Atrás da Porta

20:00 – A Visitante Francesa



12 de junho (domingo)



16:00 – Almas Silenciosas

18:00 – O Lobo Atrás da Porta

20:00 – A Visitante Francesa

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Cine Especial: História do Cinema Gaúcho: Extra



Em 2003, eu estava assistindo ao filme O Homem que Copiava de Jorge Furtado no cinema. Imediatamente após a sessão, eu ouvia muitas pessoas admiradas com o fato do filme ter sido rodado em Porto Alegre e se maravilhado por ver certas partes da cidade ter sido filmada para a trama. O que essa geração nova talvez não saiba, é que já ouve inúmeros filmes rodados no RS, mas o que falta talvez seja uma falta de divulgação melhor, ou até interesse por uma pesquisa mais aprofundada sobre o assunto.
Neste final de semana ocorreu o curso História do Cinema Gaúcho, criado pelo Cine Um e ministrado pela Doutora, jornalista e professora  Miriam de Souza Rossini. Durante dois dias, e com muito bom humor, Miriam explicou a história dos altos e baixos do nosso cinema que, já existia desde o início do século, mas nunca teve exatamente um período forte da criação de inúmeros filmes. O que se seguiu e se criou ao longo das décadas, foi na realidade uma persistência da parte do cinéfilo gaúcho, na tentativa de se criar filmes, desde aqueles que sintetizassem o lado tradicionalista do estado, como também os períodos em que representavam as gerações de jovens da década de 70 e 80.
Durante os dois dias, soubemos um pouco mais da história do primeiro longa gaúcho, que foi Vento Norte de 1951, há filmes obscuros, mas redescobertos com o tempo, como no  caso de Abas Largas de 1963. Dos grandes sucessos de Teixeirinha (como Coração de luto), para uma linguagem que correspondesse com a geração da época, como no caso do longa Deu pra Ti anos 70 e curtas como No Amor. Curiosamente, por um bom tempo, Santa Maria foi um lugar farto de inúmeros cinéfilos que faziam seus curtas metragens com os recursos que tinham.
Assim como ocorreu em todo país (virada dos anos 80 e 90), tivemos a quase extinção de longas metragens, sendo que em 1992, o festival de Gramado somente havia filmes internacionais em exibição. A retomada veio em 1995, justamente com o filme filmado por aqui O Quatrilho, de Fábio Barreto. Além da retomada, não podemos nos esquecer dos inúmeros curtas metragens de sucesso, como aqueles exibidos na RBS, intitulados Histórias Curtas e que deu um novo gás para uma nova leva de cineastas gaúchos.
Por fim, o cinema gaúcho somente persiste por teimosia, mas é graças a essa teimosia gauchesca que temos uma história da 7ª arte para sempre ser contada. Confiram alguns momentos da atividade. 

 Hora de subir para mais uma nova atividade. 
E em boa companhia ao lado desse clássico. 
Assim começa o curso. 
Novamente Jorge fazendo as honras. 
Com bom humor, Miriam escavando para nós a história do cinema dentro do nosso estado.
Os nossos primeiros curtas da história.
Para Pedro: Uma das primeiras adaptações de O Tempo e o Vento.
Abas Largas: Filme Redescoberto. 
No Amor: Curta que correspondia com a juventude gaúcha da época.
Netto Perde a sua Alma: Um dos grandes representantes da retomada.
    

Leia também: Especiais sobre a história do Cinema Gaúcho clicando aqui.

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