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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 12 A 18 DE SETEMBRO DE 2024

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

O Bastardo


SALA EDUARDO HIRTZ


13h45 – O ÚLTIMO PUB Assista o trailer aqui.

(The Old Oak – Reino Unido/França/Bélgica, 2023, 114min). Direção de Ken Loach, com Dave Turner, Ebla Mari, Claire Rodgerson. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Um vilarejo do condado de Durham, no norte da Inglaterra, sofre com a falta de empregos e uma inevitável decadência depois do fechamento da mina que era a principal referência econômica. Tudo parece piorar quando chegam algumas famílias de refugiados sírios, que não são bem recebidas pelos moradores. T.J. Ballantyne, dono do pub The Old Oak, tenta ser uma espécie de moderador das muitas histórias e conflitos que se desenrolam no lugarejo. Aos 88 anos, o veterano diretor Ken Loach, conhecido por suas tramas humanistas, anunciou que este será seu último filme.


15h45 – BERNADETTE – A MULHER DO PRESIDENTE Assista o trailer aqui.

(Bernadette - França, 2023, 95min). Direção de Léa Domenach, com Catherine Deneuve, Denis Podalydès, Michel Vuillermoz. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Bernadette se casou ainda muito jovem com o então aspirante à política Jacques Chirac (1932-2019) e o ajudou a crescer na carreira: ele foi prefeito de Paris, depois primeiro-ministro e finalmente presidente da França. Mas, como primeira-dama, Bernadette amargou alguns anos no ostracismo – até resolver lutar para conquistar um lugar de destaque no Palácio do Eliseu. O longa de ficção é baseado no documentário “Bernadette Chirac, Memória de uma Mulher Livre”, de Anne Barrère, que foi assessora de comunicação da ex-primeira-dama.


17h30 – MOTEL DESTINO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 115min). Direção de Karim Aïnouz, com Fábio Assunção, Iago Xavier e Nataly Rocha. Pandora Filmes, 18 anos. Drama.

Sinopse: À beira de uma estrada do litoral cearense, o Motel Destino recebe amantes a qualquer hora do dia. Mas por trás dos seus muros se desenrola uma história de amor, desejo e poder que envolve um rapaz que foge do seu destino, uma mulher presa em um casamento abusivo e um homem prepotente. O longa, que abriu o Festival de Gramado há duas semanas, participou da competição oficial do Festival de Cannes.


19h30 – O BASTARDO - ESTREIA (NOS DIAS 12, 13, 14 E 17) Assista o trailer aqui.

(Bastarden - Alemanha/Dinamarca/Noruega, 127min, 2024). Direção de Nikolaj Arcel, com Mads Mikkelsen, Amanda Collin, Simon Bennebjerg. Pandora Filmes, 16 anos. Drama histórico.

Sinopse: No século XVIII, o capitão Ludvig Kahlen decide explorar o inóspito território da Jutlândia, ao norte da Dinamarca. Ele é um herói de guerra orgulhoso que encara seu projeto com ambição e com a certeza de que somente assim poderá ser reconhecido pelos nobres da alta corte. Além das dificuldades da natureza do lugar, Kahlen ainda terá que enfrentar as ameaças do Frederik De Schinkel, que se considera dono da região. Baseado em um personagem fundamental na história dinamarquesa, o filme é a indicação do país ao Oscar de filme internacional.


19h30 – STOP MAKING SENSE (SOMENTE NOS DIAS 15 E 18) Assista o trailer aqui.

(Estados Unidos, 1984, 90min). Filme-concerto de Jonathan Demme. O2 Play, 12 anos.

Sinopse: O filme, em versão restaurada, captura a energia visceral da banda americana Talking Heads durante um show no Hollywood Pantages Theatre, em 1983. O grupo toca sucessos como "Psycho Killer", "Take Me to the River" e "Once in a Lifetime".


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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Cine Dica: Sessão Clube de Cinema 14/09: "O Mal Não Existe" na Cinemateca Paulo Amorim


Neste sábado, exibiremos "O Mal Não Existe", o novo filme do cineasta japonês Ryūsuke Hamaguchi, conhecido pelo premiado "Drive My Car", também exibido no Clube de Cinema. A sessão será na Cinemateca Paulo Amorim, às 10h15. 


Seguem as informações:

SESSÃO CLUBE DE CINEMA DE PORTO ALEGRE

Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico)

Data: 14/09/2024, sábado

Horário: 10h15


"O Mal Não Existe" (Aku wa sonzai shinai)

Japão, 2024, 106 min, 14 anos

Direção: Ryūsuke Hamaguchi

Elenco: Hitoshi Omika, Ryo Nishikawa, Ryuji Kosaka

Sinopse: Takumi e sua filha Hana vivem em um vilarejo nos arredores de Tóquio, onde a vida é simples e segue os ciclos da natureza. No entanto, o equilíbrio da região é ameaçado quando duas grandes empresas planejam construir um resort de luxo para turistas, trazendo consequências ambientais sérias. O filme foi vencedor do Grande Prêmio do Júri e do Prêmio da Crítica no Festival de Veneza.

Contamos com sua presença. Até sábado!

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 12 A 18 DE SETEMBRO DE 2024

 ESTREIA:

Favela Do Papa

FAVELA DO PAPA

Brasil/ Documentário/2023/76min.

Direção: Marco Antonio Pereira

Sinopse: Através de imagens de arquivo e entrevistas gravadas especialmente para o documentário, Favela do Papa aborda o movimento de resistência dos moradores da Favela do Vidigal contra a ordem de remoção, no final da década de 1970, e a tentativa do Governo de transferir as pessoas para lugares distantes, como Antares. O movimento popular conquistou diversos apoios da sociedade, inclusive da igreja católica (através da Pastoral das Favelas) e de nomes importantes como o jurista Sobral Pinto e o artista Sergio Ricardo. Após três anos de luta, a vitória pela permanência na favela foi coroada com a visita do Papa João Paulo II à comunidade, em 1980. Ele doou seu anel para a capela que foi construída pela comunidade especialmente para recebê-lo. Toda essa história mudou para sempre a política de remoção de moradores das favelas do Rio de Janeiro.


EM CARTAZ:

A METADE DE NÓS

Brasil/Drama/ 2023 / 89min

Direção: Flavio Botelho

Sinopse: Francisca e Carlos lutam para se adaptar à nova realidade após o suicídio do único filho, Felipe. Mergulhados em fantasias, medos e melancolia, cada um a seu modo vivencia experiências radicais. Carlos se muda para o antigo apartamento de Felipe, alienando-se na vida do filho morto. Já Francisca, assombrada pela culpa, dedica-se a desvendar o enigma do suicídio.

Elenco: Cacá Amaral, Denise Weinberg, Kelner Macêdo, Clarice Niskier

MOTEL DESTINO

Brasil/drama/ 2023 /112min.

Direção: Karim Aïnouz

Sinopse: Sob o céu em chamas numa beira de estrada do litoral cearense, o Motel Destino é palco de jogos perigosos de desejo, poder e violência. Uma noite, a chegada do jovem Heraldo transforma em definitivo o cotidiano do local.

Elenco: Iago Xavier,Nataly Rocha,Fábio Assunção.


HORÁRIOS DE 12 A 18 DE SETEMBRO (não há sessões nas segundas):

15H: MOTEL DESTINO

17H: A METADE DE NÓS

19H: FAVELA DO PAPA


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.


CineBancários/ Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre/ (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br

C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO 12 a 18 de setembro de 2024

O Duelo


PROJETO RAROS NA SEXTA-FEIRA 13

Na sexta-feira, 13 de setembro, às 19h30, uma edição especial do Projeto Raros apresenta dois filmes na Cinemateca Capitólio: O Duelo (1984), irônica e bizarra apropriação do subgênero slasher, com influência de Psicose de Alfred Hitchcock, dirigida pelo iugoslavo Slobodan Šijan, seguida de uma sessão surpresa com um insólito exemplar do horror asiático dos anos 1980 que bebe na fonte de um marco do slasher. Com apresentação do programador Leonardo Bomfim e de Cristian Verardi, idealizador da mostra A Vingança dos Filmes B, a sessão dupla tem entrada franca.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/eventos/7627/projeto-raros-especial-o-duelo-filme-surpresa/


MADA E BIA NA SESSÃO AAMICCA

A Associação de Amigas e Amigos da Cinemateca Capitólio (AAMICCA) convida a todas e a todos para a sessão do filme Mada e Bia (Brasil/França, 80minutos, 2024), de Dagmar Talga, com narração de Dira Paes, a ser realizada no sábado, 14 de setembro, às 18h, na Cinemateca Capitólio. Após a exibição do filme, será realizado um debate com a diretora Dagmar Talga, Murilo de Souza (PPGEO/UEG), Salete Carollo (MST), Mauro Kano (Coordenação da Agenda Latino Americana), com a mediação de Leonardo Melgarejo (Coletivo a Cidade que Queremos/Porto Alegre) e apresentação de Katia Barfknecht (AAMICCA). Entrada franca.


Mais informações:  https://www.capitolio.org.br/eventos/7632/sessao-aamicca-mada-e-bia/


FILME DE JACQUES RIVETTE EM SESSÃO ESPECIAL

No domingo, 15 de setembro, às 17h, a Cinemateca Capitólio apresenta a exibição gratuita de Out 1: Espectro, versão reduzida que Jacques Rivette e Suzanne Schiffman produziram a partir do projeto monumental Out 1: Não me Toque, obra radical da Nouvelle Vague francesa concebida no início dos anos 1970. A sessão será apresentada pelo professor e pesquisador Milton do Prado.

Com apoio do Institut Français e da Cinemateca da Embaixada da França, a sessão faz parte da mostra Stroheim, Ouro e Maldição, que segue em cartaz até o dia 18 de setembro.


Mais informações: https://www.capitolio.org.br/novidades/7561/stroheim-ouro-e-maldicao/


GRADE DE HORÁRIOS

12 a 18 de setembro de 2024


12 de setembro (quinta-feira)

15h – A Grande Ilusão

17h – Ishtar

19h – A Marca do Assassino


13 de setembro (sexta-feira)

15h – Crepúsculo dos Deuses

17h – O Mensageiro do Diabo

19h30 – Projeto Raros Especial Sexta-Feira 13: O Duelo + filme surpresa


14 de setembro (sábado)

15h – Dodeskaden – O Caminho da Vida

18h – Sessão AAMICCA: Mada e Bia


15 de setembro (domingo)

15h – Ishtar

17h – Out 1: Espectro


17 de setembro (terça-feira)

15h – Esposas Ingênuas

17h30 – O Tesouro de Sierra Madre

20h – Um é Pouco, Dois é Bom


18 de setembro (quarta-feira)

15h – Ouro e Maldição

18h – A Boneca do Diabo

19h30 – Tudo é Brasil

terça-feira, 10 de setembro de 2024

Cine Especial: Clube de Cinema - ‘Mar Adentro’

 Nota: Filme exibido para os associados no dia 31/08/24 

A questão da eutanásia é um assunto delicado, mas que é preciso ser discutido. O cinema, por exemplo, possui diversos filmes em que se explora o assunto, não exatamente a favor, mas cujo determinados longas dê espaço para os prós e contras com relação a questão. Curiosamente, no ano de 2004, "Menina de Ouro", do diretor Clint Eastwood, explorou esse tema com delicadeza em seu ato final e, ao mesmo tempo, surgia "Mar Adentro", do diretor Alejandro Amenábar.

Vencedor dos prêmios Globo de Ouro e o Óscar para melhor filme estrangeiro, o filme foi um sucesso de bilheteria no seu país e no mundo a fora.  Porém, já havia algum tempo que o realizador já merecia algum prêmio, mais precisamente a partir do filme "Abre los ojos" (1997) e que deu origem a versão americana "Vanilla Sky" (2001) do diretor Cameron Crowe. Em território americano, ele realizou "Os Outros" (2001) e apontado por muitos críticos como um dos melhores filmes de horror daquela época.

Porém, adquirir as premiações por "Mar Adentro" não foi uma espécie de reconhecimento tardio, mas sim mais do que merecido ao ser um projeto desafiador e cuja temática nem todos querem tocar nela. A trama fala sobre a eutanásia, sobre o direito de viver com liberdade e morrer com dignidade. Para os desinformados que gostam da possibilidade de falar mal de algo antes de assisti-lo, o filme convida aqueles que são contra e a favor para se fazer uma reflexão ao invés de polemizar.

O desejo de deixar a vida perante as limitações físicas sintetizam a jornada do protagonista, estando preso por três décadas em uma cama. Rámon Sampedro lamenta o próprio desejo de morrer e faz uso, em todos os momentos, de uma lucidez comovente e muito bem construída pelo ator Javier Bardem. Uma das cenas marcantes do filme, pontuada com um toque subtil do gênero fantástico, Rámon sai da cama, atravessa a janela e voa em céu aberto para que, enfim, possa saciar pelo seu maior desejo naquele momento.

O humor ácido se faz presente também na obra como um todo. As diferenças ideológicas e religiosas são ridicularizadas por Aménabar, fazendo com que o protagonista discuta com um padre que se encontra em uma cadeira de rodas e que não consegue subir até o seu quarto para conversar com ele frente a frente. Aliás, é neste tipo de ilustrações que Aménabar ganha pontos. Porque, como dizia no início, se o tema é vulgar, a forma de o abordar assume, em “Mar Adentro”, muitas maneiras diversificadas.

O diretor procura não subir a bandeira com relação ao tema como um todo, mas sim sendo fiel aos fatos, pois afinal a história é verídica. Durante anos, um sujeito espanhol, com o mesmo nome que o protagonista de “Mar Adentro”, tentou obter na Justiça o direito de morrer. Por fim, concebeu um plano para cometer o suicídio. A investigação aberta após a sua morte, em 1998, não chegou a nenhuma conclusão quanto aos responsáveis pelo seu desaparecimento.

No final de contas, o filme funciona com certo mérito no sentido de nos convencer a fazer uma análise profunda e que nos coloca ao lado do protagonista independe de sua escolha. A obra nos toca e por causar uma estranha sensação, mas da qual é distinta se formos comparar com a opinião de outros que forem assistir a obra. "Mar Adentro" é um longa para ser visto e analisado de mente aberta, desde que você consiga deixar de lado por alguns momentos as suas convicções e das quais acreditou ao longo da vida.   

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Cine Dica: Vanguardas Europeias

A experimentação vanguardista fez a sua incursão no cinema a partir dos loucos anos 1920, cerca de uma década após o desenvolvimento das vanguardas nas artes visuais europeias. No decorrer daquele período, criativos cineastas do Velho Mundo ofereceram filmes desafiadores justamente quando a indústria cinematográfica consolidava em Hollywood os fundamentos do cinema clássico e comercial. Ao se completarem os 100 anos das vanguardas no cinema, torna-se valioso compreender as origens, os significados e o legado deste segmento que segue inspirando o audiovisual contemporâneo.

 

Objetivos

O curso UM SÉCULO DE VANGUARDAS EUROPEIAS NO CINEMA, ministrado por Danilo Fantinel, busca compreender as origens históricas e estéticas das vanguardas cinematográficas dos anos 1920, evidenciando tanto as principais vertentes quanto os grandes cineastas e filmes ligados a cada segmento. Além disso, a atividade objetiva também entender como as vanguardas inspiraram realizadores ao longo da História do cinema. As aulas são ilustradas, expositivas e dialogadas.


Curso

UM SÉCULO DE VANGUARDAS EUROPEIAS 

NO CINEMA

de Danilo Fantinel

 

Datas

28 e 29 / Setembro

(sábado e domingo)

 

Horários

14h30 às 17h30

 

Duração

2 encontros presenciais

(carga horária: 6 horas / aula)

 

Local

Cinemateca Capitólio

(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

  

MAIS INFORMAÇÕES / INSCRIÇÕES:

 https://cinemacineum.blogspot.com/2024/09/vanguardas-europeias.html

segunda-feira, 9 de setembro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice'

Sinopse: Retornamos à casa em Winter River, onde três gerações da família Deetz se unem após uma tragédia familiar inesperada. 

Tim Burton foi o responsável por eu começar amar o cinema, pois eu era uma criança quando fui assistir "Batman - O Filme" (1989). A partir dali, não somente acompanhei os seus trabalhos posteriores, como também ter um interesse em saber o que os outros atores haviam trabalhado ao longo da história. Quando eu fui conhecer a filmografia de Jack Nicholson, por exemplo, acabei assistindo "O Iluminado" (1980) de Stanley Kubrick, fazendo com que assistisse aos outros filmes do realizador e o resto é história.

Ou seja, Tim Burton foi a pessoa que criou essa bola de neve e da qual me fez conhecer o universo da sétima arte como um todo e, portanto, devo muito a ele. Porém, sendo um crítico de cinema atualmente, é preciso reconhecer que nos últimos anos o realizador estava mal das pernas através de filmes duvidosos como "Dumbo" (2019), mas ganhando uma sobrevida através da série "Wandinha" (2022) e protagonizada por Jenna Ortega. Em tempos de incerteza nada melhor do que voltarmos as raízes e Tim Burton faz isso através de "Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice" (2024), continuação de um dos seus maiores clássicos, mas que não se limita somente ao lado nostálgico.

Na trama, voltamos à casa em Winter River, onde três gerações da família Deetz se reúnem após uma tragédia inesperada. Lydia Deetz (Winona Ryder), agora adulta, é mãe da adolescente Astrid (Jenna Ortega). A jovem introvertida, acaba dando de encontro com o mundo dos mortos para reencontrar o seu pai, mas correndo um sério risco de ficar presa para sempre por lá. Não tendo outra opção, Lydia acaba recorrendo ao excêntrico fantasma Beetlejuice (Michael Keaton) que, mais uma vez, transforma a vida dos Deetz em um verdadeiro caos.

Embora tenha se passados mais de trinta anos após o clássico, felizmente, Tim Burton não cai no obvio ao fazer do filme uma verdadeira nostalgia com relação ao longa anterior, mas sim fazendo com que esse novo capítulo obtenha identidade própria ao dar continuidade a história daqueles personagens. Com isso, vemos Lydia sendo apresentadora de um programa sobre paranormalidade, prestes a se casar com alguém duvidoso e tendo problemas de relacionamento com a sua filha Astrid. Falando nela, Jenna Ortega nasceu para o universo de Tim Burton e, portanto, ao vê-la sendo filha da personagem de Winona Ryder é mais do que prefeito.

Com relação ao visual como um todo é como se não tivesse se passado mais trinta anos que separam os dois filmes, sendo que o cenário do mundo após a morte continua intacto e remetendo novamente ao bom e velho expressionismo alemão. Vale destacar o retorno de Danny Elfman na composição da trilha sonora, sendo que ela já é reconhecida na abertura e se casando com perfeição com a proposta principal do cineasta. Falando na abertura, novamente, Burton inicia a história com um plano-sequência parecido com o que foi visto no clássico, mas cujo seu término se difere e nos pregando mais uma vez uma curiosa surpresa.

Curiosamente, Burton também resgata para a sua trama o casal  Deetz, mas desta vez sem a presença do ator Jeffrey Jones após os escândalos que o fizeram arruinar a sua carreira. Para usar o personagem sem a presença do ator, Burton usa da sua genialidade ao seu favor, ao usar um boneco animatrônico de uma forma inesperada e com uso de animação em stop motion em um determinado flashback. Aliás, esse é um pequeno exemplo do que iremos testemunhar no decorrer da projeção em questões técnicas, já que o cineasta descarta qualquer possibilidade ao uso do CGI e optando pelas velhas fórmulas de fazer o seu cinema como era antigamente.

E como é bom ver Catherine O'Hara retornando em cena. Sendo a protagonista da famosa cena do jantar onde é tocada a música "Banana Boat", O'Hara ressurge mais uma vez como Delia Deetz mais excêntrica do que nunca com relação a sua arte e podem esperar para que, novamente, ela participe de um número musical ao lado dos demais personagens. Esse momento, aliás, não supera a cena clássica do original, mas a música "MacArthur Park" de Richard Harris não sairá de nossas cabeças tão cedo.

Porém, essa cena em si somente funciona em termos de humor graças a Michael Keaton, ao retornar novamente para dar vida ao personagem que nasceu para fazer que é Beetlejuice. Tendo agora maior tempo de cena, Keaton parece que não envelheceu em dar vida ao personagem, cuja imprevisibilidade é a palavra que move esse ser e novamente nos brindando com situações pra lá de divertidas. Para os amantes do cinema de horror, aguardem o protagonista falando em italiano ao contar uma história sombria do passado e é onde Tim Burton presta uma bela homenagem ao clássico "A Maldição do Demônio" (1960), de Mario Bava e cuja obra serviu muito de inspiração para a sua carreira.

Vale salientar que é neste ponto que surge em cena Monica Bellucci, ao dar vida a noiva vingativa Delores, muito embora a personagem se encaixaria melhor através de outra grande atriz da filmografia de Burton que foi Helena Bonham Carter. Falando de personagens novos, destaque para o policial da vida pós morte Jackson, que durante a vida era um ator canastrão e sendo interpretado de forma muito divertida pelo ator Willem Dafoe. É interessante observar que, embora haja  personagens por demais em cena em um determinado ponto da história, cada um funciona de um modo para que aconteça o grande ápice no terceiro ato e do qual Burton não poupa nem essa geração de influenciadores e que fazem uma geração inteira ficar presa em seus celulares.

Do modo geral, é um filme que resgata tudo o que o cineasta já foi um dia e fazendo com que a sua visão autoral funcione mesmo em tempos em que o cinema cada vez mais se afunde em franquias intermináveis. Resta saber se ele obterá daqui em diante carta branca para tocar um novo projeto, nem que para isso revisite novamente alguns dos seus clássicos. Não custa sonhar, por exemplo, dele concluir a sua visão sobre Batman em um novo filme para encerrar uma trilogia jamais concluída.

Com os minutos finais que prestam uma criativa homenagem ao clássico "Carrie - A estranha" (1976), "Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice" é vermos Tim Burton sendo ele mesmo, um cineasta que não se entrega facilmente para o lado convencional da indústria cinematográfica norte americana e da qual está matando o cinema atual de forma gradativa. 


Nota: Leia também - Revisitando 'Os Fantasmas Se Divertem'          

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