Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Cine Especial: Próxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre - 'Carrie, a Estranha'

 Segue a programação do Clube de Cinema na próxima terça-feira.

CICLO NOVA HOLLYWOOD

Sessão comentada Clube de Cinema

ENTRADA FRANCA

Local: Sala Redenção, Campus Central da UFRGS

Data: 13/09/2022, terça-feira, às 19:00 horas


"Carrie, a Estranha" (Carrie)

EUA, 1976, 98 min, legendado, 16 anos

Direção: Brian De Palma

Elenco: Sissy Spacek, Piper Laurie, Amy Irving, John Travolta, William Katt, Nancy Allen

Sinopse: Carry White (Sissy Spacek) uma jovem que não faz amigos em virtude de morar em quase total isolamento com Margareth (Piper Laurie), sua mãe e uma pregadora religiosa que se torna cada vez mais ensandecida. Carrie foi menosprezada pelas colegas, pois ao tomar banho achava que estava morrendo, quando na verdade estava tendo sua primeira menstruação. Uma professora fica espantada pela sua falta de informação e Sue Snell (Amy Irving), uma das alunas que zombaram dela, fica arrependida e pede a Tommy Ross (William Katt), seu namorado e um aluno muito popular, para que convide Carrie para um baile no colégio. Mas Chris Hargenson (Nancy Allen), uma aluna que foi proibida de ir festa, prepara uma terrível armadilha que deixa Carrie ridicularizada em público. Mas ninguém imagina os poderes paranormais que a jovem possui e muito menos de sua capacidade vingança quando está repleta de ódio.

Sobre o Filme: 

Carrie: A Estranha foi à primeira obra de Stephen King a ser levada para o cinema, bem como foi seu primeiro best-seller. Carrie White (interpretada de maneira sensacional por Sissy Spacek) é uma adolescente tímida e contraída, filha de uma fanática religiosa (Piper Laurie, magnífica), sempre hostilizada pelas colegas, mas que possui poderes paranormais, podendo mover objetos de acordo com sua vontade. Numa das cenas mais poéticas e selvagens da história do cinema, Carrie menstrua pela primeira vez no chuveiro do vestiário da escola: a câmera lenta mostra seu banho, unindo a queda da água do chuveiro com o escorrer do sangue nas suas pernas, vindo então a surpresa de Carrie pelo que ocorreu e, imediatamente depois, o seu terror por não saber do que se tratava. Desesperada, ela tenta procurar ajuda de suas colegas que, por sua vez, a humilham. Voltando para casa, é repreendida pela mãe, que na opinião dela, sua filha agora era possuía pelo pecado de ser mulher. Com remorso pelo que aconteceu, uma de suas colegas, Sue (Amy Irving, a futura mulher de Steven Spielberg) decide fazer com que seu namorado, Tommy (William Katt), um dos rapazes mais disputados pelas garotas na escola, leve Carrie no baile de formatura. Neste ínterim, a professora de educação física suspende Chris (Nancy Allen) do baile que, junto com seu namorado (John Travolta antes do sucesso espetacular de Os Embalos de Sábado à Noite), prepara para vingar-se da protagonista. Carrie, dominando melhor os seus poderes, impõe sua vontade à sua mãe, indo no baile com Tommy. No baile, o casal é eleito como os reis da festa e, na hora da premiação, são banhados com um balde cheios de sangue de porco - a vingança de Chris concretiza-se. Segue-se então uma das sequências mais violentas da década de 70: Carrie, sentindo-se humilhada, usa seus poderes paranormais e destrói a escola, matando quase todos que estão na sua frente. Brian de Palma fez o uso do efeito tridimensional, ou seja: várias telas se abrindo e mostrando várias coisas acontecendo ao mesmo tempo  para o espectador (Ang Lee faria algo parecido na sua versão de "Hulk" de 2003). Voltando para sua casa, tem de enfrentar sua mãe, em outra seqüência espetacular de suspense, terror e violência. Criticado na época por seu excesso de violência, o filme apresentou muito mais do que devastação e sangue (foi utilizado xarope nestas cenas): a fragilidade e os elevados poderes de Carrie foram magistralmente retratados, criando a tensão necessária para prender o espectador por todo o filme. O enredo vai crescendo de tal maneira que fez com que a "resposta" da personagem, "esmagada" por sua mãe e por todos à sua volta, tivesse sentido.O final acrescentado ao filme (Sue, a única sobrevivente, sonha que uma mão sai da cova de Carrie e a agarra) é diferente do livro de Stephen King, chegando a assustar o próprio, que não o conhecia até a exibição do filme.

Sem sombra de duvida foi o grande momento da carreira do diretor Brian de Palma, que após esse, começou a fazer inúmeros filmes como o magistral Os Intocáveis, mas na minha humilde opinião, Carrie: A Estranha é sua maior obra prima.

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: Estreias do Final de Semana (09/09/2022)

 INGRESSO PARA O PARAÍSO

Sinopse: Em Ingresso para o Paraíso, um casal divorciado (George Clooney e Julia Roberts) descobre que a filha está apaixonada e pretende se casar impulsivamente em Bali. Os dois, então, decidem viajar às pressas para a ilha e parar o casamento da jovem, impedindo que ela cometa o mesmo erro que eles.


Veja Também:


A LUTA DE UMA VIDA

Sinopse: A LUTA DE UMA VIDA é baseado na história real de Harry Haft (Ben Foster), cujo amor por uma mulher o leva a sobreviver aos horrores inimagináveis dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial. Durante o período do seu cárcere, Harry foi forçado por um oficial alemão a lutar contra outros prisioneiros até a morte. Finalmente, Harry escapa e consegue chegar a Nova York, onde começa a desenvolver suas habilidades como lutador. 

MINHA FAMÍLIA PERFEITA

Sinopse: Fred é um publicitário bem-sucedido que busca pela mulher dos seus sonhos. Um dia ele conhece Denise, que depois algum tempo juntos, só aceita ser pedida em casamento depois de conhecer os parentes de Fred, no qual tem vergonha de apresentar sua excêntrica família italiana. Sem escolha, ele marca um encontro no seu trabalho, mas Denise confunde os atores de uma propaganda pela família de Fred, que os contrata para representá-los. Mas ele não esperava que a nova família seria pior de lidar do que sua família de verdade.

O PRÓXIMO PASSO

Sinopse: Elise, uma jovem e promissora bailarina clássica, se machuca em uma apresentação após flagrar a traição do namorado. Apesar dos especialistas dizerem que ela não conseguirá mais dançar, Elise vai lutar para se recuperar, buscando novos rumos no mundo da dança contemporânea.

O TERRITÓRIO

Sinopse: “O Território” fornece um olhar imersivo sobre a luta incansável do povo indígena Uru-eu-wau-wau contra o desmatamento trazido por posseiros, grileiros, garimpeiros e outros invasores de terras na Amazônia brasileira. Com uma cinematografia inspiradora e um design de som ricamente texturizado, o filme leva os espectadores para dentro da comunidade Uru-eu-wau-wau e oferece acesso sem precedentes às queimadas e desmatamentos ilegais causados pelos invasores em terras protegidas da Amazônia. 

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 10 A 14 DE SETEMBRO DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim

Marte Um 

 '5 Casas'

Programação de 10 a 14 de setembro de 2022

Sessões às 17h15min, na Sala Eduardo Hirtz

Segunda-feira não há sessões

5 CASAS (Brasil/Alemanha, 2021, 85min). Documentário de Bruno Gularte Ribeiro. Lança Filmes, 12 anos.

Sinopse: Em uma cidadezinha do sul do Brasil existem cinco casas e cinco histórias que se mesclam. Em uma delas, uma velha professora luta para manter sua casa e seus 36 gatos; em outra, um jovem sofre agressões por ser gay. Há ainda uma freira sendo transferida da escola que dirigiu por décadas, um velho capataz numa fazenda mal-assombrada e um menino cujos pais morreram quando ainda era criança – e que vem ser o diretor do filme em busca de suas memórias de infância. O filme foi o vencedor da Mostra Gaúcha do Festival de Gramado.


'De Volta à Borgonha'

Programação de 10 a 14 de setembro de 2022

Sessões às 15h e 19h, na Sala Eduardo Hirtz

Segunda-feira não há sessões

DE VOLTA À BORGONHA (Ce Qui Nous Lie – França, 2012, 115min). Direção de Cédric Klapisch, com Pio Marmaï, Ana Girardot, François Civil. Bretz Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Depois de 10 anos, Jean retorna à sua cidade natal para visitar o pai, que está doente. Lá, ele reencontra seus irmãos, Juliette e Jérémie, com quem precisa reconstruir os laços familiares. Os três irmãos também precisam se entender sobre o futuro da vinícola do pai, um lugar cheio de lembranças.


'Clara Sola'

Programação de 10 a 14 de setembro de 2022

Sessões às 14h30min

Devido às atividades do Frapa, não haverá sessões nos dias 8 e 9 de setembro

CLARA SOLA (Suécia/Costa Rica/Bélgica/Alemanha/França/Estados Unidos, 2021, 106min). Direção de Nathalie Álvarez Mesén, com Wendy Chinchilla Araya. Imovision, 16 anos. Drama.

Sinopse: Clara é uma mulher retraída, que mora em um pequeno vilarejo interiorano da Costa Rica e tem um jeito muito peculiar de compreender o mundo. Perto de completar 40 anos, ela experimenta um despertar místico de sua sexualidade e começa uma jornada para se libertar das repressões. Prêmio de melhor atriz na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.


'Um Pequeno Grande Plano'

Programação de 9 a 14 de setembro de 2022

Na Sala Noberto Lubisco, às 15h30min

Não haverá sessões no dia 8 de setembro devido às atividades do Frapa

UM PEQUENO GRANDE PLANO (La Croisade – França, 2021, 70min). Direção de Louis Garrel, com Louis Garel, Laetitia Casta, Joseph Engel. Synapse Filmes, 12 anos. Comédia.

Sinopse: Joseph é um garoto de 13 anos que está vendendo alguns bens de sua casa para financiar um projeto ecológico na África. Seus pais, Abel e Marianne, logo descobrem que Joseph faz parte de uma aliança de crianças como ele. O filme fez parte do Festival Varilux de Cinema Francês.


'A Viagem de Pedro'

Programação de 10 a 14 de setembro de 2022

Na Sala Paulo Amorim, às 16h30min

Devido às atividades do Frapa, não haverá sessões nos dias 8 e 9 de setembro

A VIAGEM DE PEDRO (Brasil, 2022, 105min). Direção de Laís Bodanzky, com Cauã Reymond, Luise Heyer, Victoria Guerra, Isabél Zuaa. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama histórico.

Sinopse: O ano é 1831. Rejeitado pelos brasileiros, Dom Pedro deixa o Brasil independente e volta a Portugal, disposto a enfrentar o irmão Miguel na disputa pelo trono do país onde nasceu. No meio do Atlântico, a bordo de uma fragata inglesa, misturam-se membros da corte, oficiais, serviçais e negros escravizados, numa babel de línguas, culturas e posições sociais. Pedro tenta reunir forças para a guerra fratricida que se aproxima, mas ele está doente e teme a morte. Nesta situação, o ex-imperador revive diversos momentos da sua vida, como a infância, o casamento, os filhos e as relações com o irmão.


'A Viagem de Pedro'

Programação de 10 a 14 de setembro de 2022

Na Sala Paulo Amorim, às 16h30min

Devido às atividades do Frapa, não haverá sessões nos dias 8 e 9 de setembro

A VIAGEM DE PEDRO (Brasil, 2022, 105min). Direção de Laís Bodanzky, com Cauã Reymond, Luise Heyer, Victoria Guerra, Isabél Zuaa. Vitrine Filmes, 14 anos. Drama histórico.

Sinopse: O ano é 1831. Rejeitado pelos brasileiros, Dom Pedro deixa o Brasil independente e volta a Portugal, disposto a enfrentar o irmão Miguel na disputa pelo trono do país onde nasceu. No meio do Atlântico, a bordo de uma fragata inglesa, misturam-se membros da corte, oficiais, serviçais e negros escravizados, numa babel de línguas, culturas e posições sociais. Pedro tenta reunir forças para a guerra fratricida que se aproxima, mas ele está doente e teme a morte. Nesta situação, o ex-imperador revive diversos momentos da sua vida, como a infância, o casamento, os filhos e as relações com o irmão.


'Marte Um'

Programação de 10 a 14 de setembro de 2022

Na Sala Paulo Amorim, às 18h30min

Devido às atividades do Frapa, não haverá sessões nos dias 8 e 9 de setembro

MARTE UM (Brasil, 2021, 115min). Direção de Gabriel Martins, com Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião. Embaúba Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Os Martins, uma família negra de classe média baixa, vivem na periferia de uma grande cidade brasileira – e, apesar da situação do país, tentam equilibrar suas expectativas e dificuldades. A mãe, Tércia, acha que está amaldiçoada depois de levar um susto, enquanto a filha mais velha planeja ir morar com a namorada. O pai, Wellington, que trabalha como porteiro, sonha com o dia em que o filho mais novo será um jogador de futebol, mas Deivinho sonha mesmo em viajar para Marte. O filme foi um dos destaques do Festival de Gramado 2022, com o prêmio especial do júri e os Kikitos de melhor roteiro e júri popular.


'O Destino de Haffmann'

Programação de 9 a 14 de setembro de 2022

Na Sala Norberto Lubisco, às 17h30min

Não haverá sessões no dia 8 de setembro devido às atividades do Frapa

O DESTINO DE HAFFMANN (Adieu Monsieur Haffmann – França/Bélgica, 2021, 115min). Direção de Fred Cavayé, com Daniel Auteuil, Gilles Lellouche e Sara Giraudeau. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: François Mercier vive em Paris e sonha em formar uma família junto com Blanche, sua mulher. Ele trabalha para um talentoso joalheiro judeu, o Sr. Haffmann, com quem tem um bom relacionamento. Quando eclode a Segunda Guerra Mundial e os nazistas invadem Paris, Haffmann precisa contar com Mercier para se manter em segurança, incluindo a joalheria. O filme é uma adaptação da peça homônima de Jean-Philippe Daguerre.

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 08 A 14 DE SETEMBRO

Maria Ninguém Sabe Que Sou Eu 


MARIA, NINGUEM SABE QUEM SOU EU

Direção: Carlos Jardim

Brasil/ Documentário/ 1h40m/2022

Sinopse: O filme é um depoimento inédito e exclusivo de Maria Bethânia para o diretor e roteirista Carlos Jardim, entremeado por imagens raras de ensaios e shows da cantora ao longo de seus 57 anos de carreira. A atriz Fernanda Montenegro narra cinco textos de autores como Ferreira Gullar e Caio Fernando Abreu sobre a importância de Bethânia no cenário cultural brasileiro.


A VIAGEM DE PEDRO

 Drama, Brasil, 2022, 1h44min.

 Direção: Lais Bodansky

Este é o primeiro longa histórico de Laís Bodanzky e já marcou presença em aclamados festivais. Esteve na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e também no 23º Festival do Rio. Teve sua estreia nos cinemas de Portugal no início deste ano, além de ter sido exibido no 19º Indielisboa – Festival Internacional de Cinema.  Esta semana o  filme será exibido em uma sessão especial na 50ª edição do Festival de Cinema de Gramado. 

Sinopse: 1831, Pedro, o ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão que usurpou seu reino em Portugal. O filme se passa no Oceano Atlântico, a bordo de uma fragata inglesa na qual se misturam membros da corte, oficiais, serviçais e escravizados, numa babel de línguas e de posições sociais. Pedro se vê doente e inseguro. Entra na embarcação em busca de um lugar e uma pátria. Em busca de si mesmo.

Elenco: Cauã Reymond / Pedro Luise Heyer/ Leopoldina Victoria Guerra / Amélia Isabél Zuaa / Dira  Rita Wainer/ Domitila   Francis Magee/  Comandante Talbo  Welket Bunguê/ Contra Almirante Lars  Sergio Laurentino / Chef Denangowe Calvin/ Tigre  Isac Graça/ Miguel João Lagarto / Dom João Luísa Cruz/ Carlota Joaquina Dirce Thomas / Benê Marcial Macome/ Bukassa  Luiza Gattai/ Maria da Glória


MARTE UM

Drama, Brasil, 2022, 115 min

Direção: Gabriel Martins

O filme teve sua premiére mundial no Festival de   Sundance em janeiro e, desde então, vem tendo uma   carreira de muito êxito, já tendo passado por mais de 40 festivais internacionais. Foi premiado como "melhor longa de ficção" no BlackStar Film Festival. E como o Melhor Filme Júri Popular no 50ºFestival de Gramado. No dia 5 de setembro, MARTE UM foi escolhido para representar o Brasil no Oscar.

Sinopse: O Os Martins, família negra de classe média baixa, seguem a vida entre seus compromissos do dia-a-dia e seus desejos e expectativas, mesmo com a tensão de um governo conservador que acaba de assumir o poder no país. Em meio a esse cotidiano, Tércia cuida da casa enquanto passa por crises de angústia, Wellington quer ver o filho virar jogador de futebol profissional, Eunice tem um novo amor e o pequeno Deivinho sonha em colonizar Marte. Elenco: Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorrin


HORÁRIOS DE  08 A 14  DE SETEMBRO:

NÃO HÁ SESSÕES NAS SEGUNDAS-FEIRAS!


14h45: MARTE UM

17h:    MARIA, NINGUEM SABE QUEM SABE SOU EU

19h:     A VIAGEM DE PEDRO


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores  associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00. Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.


CINEBANCÁRIOS

Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO 8 a 14 de setembro de 2022

5 Casas 


ABERTURA DA MOSTRA DEVĚTSIL – UMA VANGUARDA TCHECA

Na sexta-feira, 9 de setembro, às 19h30, a Cinemateca Capitólio apresenta a sessão de abertura da mostra Devětsil – Uma vanguarda tcheca, com o filme Valerie e sua Semana de Deslumbramentos, de Jaromil Jireš.

Realizada em parceria com o Consulado Geral da República Tcheca em São Paulo, a mostra apresenta, entre os dias 9 e 21 de setembro de 2022, um panorama cinematográfico relacionado ao importante movimento artístico estabelecido na Tchecoslováquia durante a década de 1920, com três recortes que percorrem seis décadas do cinema tcheco. A programação tem entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/5377/5377/


5 CASAS EM CARTAZ

A partir de quinta-feira, 8 de setembro, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio 5 Casas, documentário de Bruno Gularte Barreto vencedor do prêmio de melhor filme da mostra de longas gaúchos do Festival de Gramado. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/5317/5-casas/


ÚLTIMAS SESSÕES DE DIÁRIOS DE OTSOGA, CRIMES DO FUTURO E MEMORIA

Nos dias 8 e 9 de setembro, a Cinemateca Capitólio apresenta as últimas exibições de Crimes do Futuro, Diários de Otsoga e Memoria. O valor do ingresso é R$ 16,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/programacao/


GRADE DE HORÁRIOS

8 a 14 de setembro de 2022


8 de setembro (quinta)

15h – 5 Casas

17h – Diários de Otsoga

19h – Crimes do Futuro


9 de setembro (sexta)

15h – 5 Casas

17h – Memoria

19h30 – Valerie e sua Semana de Deslumbramentos


10 de setembro (sábado)

15h – 5 Casas

17h – Um Dia, um Gato

19h – Trabalhadores, Vamos lá!


11 de setembro (domingo)

15h – 5 Casas

16h30 – Domingo Desperdiçado

18h – O Fruto do Paraíso + debate com a diretora Bruna Giuliatti


13 de setembro (terça)

15h – 5 Casas

17h – O Imperador e o Rouxinol

19h – Apasionata


14 de setembro (quarta)

15h – 5 Casas

17h – Mártires do Amor

19h – Um Verão Caprichoso

Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre - 'De Volta á Borgonha'

 Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.

'De Volta á Borgonha'

SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 10/09/2022, sábado, às 10:15 da manhã 


"De Volta à Borgonha" (Ce Qui Nous Lie)

França, 2017, 115 min, 12 anos

Direção:   Cédric Klapisch

Elenco:   Pio Marmaï, Ana Girardot, François Civil

Sinopse: Depois de 10 anos, Jean retorna à sua cidade natal para visitar o pai, que está doente. Lá, ele reencontra seus irmãos, Juliette e Jérémie, com quem precisa reconstruir os laços familiares. Os três irmãos também precisam se entender sobre o futuro da vinícola do pai, um lugar cheio de lembranças.

Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre - ‘A Viagem de Pedro’

Nota: Filme exibido para os associados no último sábado (03/09/2022)

Sinopse: Em 1831, durante a travessia do Atlântico em uma fragata inglesa rumo à Europa, Pedro, o ex-empregador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão, que usurpou seu reino em Portugal. Pedro se vê doente e inseguro. Ele entra na embarcação em busca de um lugar e também em busca de si mesmo. 

Eu me lembro que nos tempos de escola endeusavam até demais as figuras históricas da nossa história, sendo que, por mais que os mesmos sejam importantes em nossa linha do tempo, eles também não deixam de serem seres humanos. O filme "Joaquim" (2017), por exemplo, foi o mais próximo da verdadeira figura de Tiradentes, sendo que até a pouco tempo a sua figura era bastante semelhante ao Jesus Cristo e cuja a comparação era para mim estranha para dizer o mínimo. Eis que então chega "A Viagem de Pedro" (2019) filme que mostra um lado até então obscuro de Dom Pedro I, mas que se aproxima e muito do que ele pode ter sido em um determinado momento.

Dirigido por Laís Bodanzky, responsável pelo ótimo "Bicho de Sete Cabeças" (2001), o filme é um olhar intimista sobre a vida de Dom Pedro I (Cauã Reymond) e dos eventos históricos que giram em torno do príncipe, com atenção para um momento determinante de sua trajetória. Em 1831, o primeiro Imperador do Brasil volta à Europa sob condições adversas, no navio inglês Warspite. Diante de sua abdicação ao trono do Brasil, esse é um momento de profunda reflexão para D. Pedro I, que pondera os erros e acertos de sua administração desde o momento em que chegou no país com sua família aos 10 anos de idade, em 1808.

O filme começa exatamente quando Pedro decide deixar o seu poder nas mãos do seu filho enquanto decide voltar para Portugal, para tirar o seu irmão do trono e colocar a sua filha como verdadeira rainha daquele país. É um registro histórico um tanto que nebuloso para vários estudiosos, já que até hoje não se tem registros precisos sobre o antes e depois sobre essa passagem, mas sim apenas sobre as suas consequências. Portanto, a cena de abertura da estátua de Napoleão é simbólica, pois ela representa a dúvida sobre a pessoa que é lembrada é realmente digna, ou se se a verdadeiros fatos foram pincelados ao longo da história.

Por essa linha de raciocínio, vemos aqui um Dom Pedro falho em suas ações, tanto nas questões políticas como também familiares, ao ponto que não era segredo para ninguém que ele possuía uma queda vertiginosa por diversas mulheres mesmo sendo casado com Maria Leopoldina e cuja a mesma sentiu na pele a fraqueza libertinosa do seu marido. Há indícios que por causa disso Pedro sofreu de sífilis e alinhado com crises de convulsão faziam com que ao longo do tempo a sua saúde física e mental lhe colocavam em uma situação bastante delicada. É neste ponto que o filme explora a figura mais humanizada desse personagem histórico e ganhando até mesmo contornos curiosos para serem explorados.

Em pouco mais de uma hora e meia, boa parte do filme se passa no navio em que Pedro viaja para Europa, mas ao mesmo tempo ele tem que enfrentar diversos problemas, desde a sua saúde precária, como também estar começando a sofrer com alucinações em meio a uma grande tempestade. Por conta disso o filme ganha contornos até mesmo claustrofóbicos, pois o protagonista age de forma explosiva em alguns momentos, mas também muito diferente em momentos de calmaria e que não escondia o seu lado pretensioso perante as pessoas. Cauã Reymond entrega aqui o seu mais intenso trabalho de sua carreira, sendo que ele já havia me surpreendido em outros projetos, mas aqui Reymond desaparece por completo e dando lugar a figura importante de nossa história, mas que buscava a sua própria identidade ao longo da vida.

O filme em si é sobre uma pessoa dívida, ocupada com as suas ambições políticas, mas que talvez em sua reta final buscava uma redenção pessoal através da busca pelas suas raízes, mesmo correndo sério risco de cair no limbo da história para sempre. Isso não ocorreu, porém, o tempo falou mais alto, revelando uma pessoa gente como a gente e não aquele conto de fadas que nos contava na Quarta Série. O tempo tardou, mas não falhou com a verdadeira figura de Dom Pedro I.

"A Viagem de Pedro" é um curioso retrato de um ponto nebuloso da figura de Dom Pedro I, porém, verossímil e muito melhor aceito hoje do que era contado em um passado longínquo. 


   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.