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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Cine Especial: Filme Comédia: O Cinema que nos faz rir: Parte 1



Nos dias 26 e 27 de novembro eu estarei participando do curso Filme Comédia: O Cinema que nos faz rir, criado pelo Cine Um e ministrado pela jornalista Flávia Seligman. Enquanto os dias da atividade não chegam, escrevo aqui hoje de uma forma rápida, mas divertida, sobre os principais subgêneros que existem dentro da comédia.   

Comédia Pastelão
É aquele típico filme em que o personagem(s) se mete em inúmeras situações das quais envolve muitas piadas, torta na cara, ou quando se mete em momentos desastrados ou inverossímeis, do qual numa situação real com certeza morreria.

Bons exemplos:
Os primeiros filmes do mestre Chaplin
Todos os filmes O Gordo e o Magro
Os três Patetas reinavam absolutos tanto no cinema como para a TV    
Jerry Lewis e suas caretas magistrais   
Jim Carrey que é, para mim, o último grande astro da comédia que conseguia sozinho arrecadar milhões nas bilheterias por filme.   
 
Comédia romântica
Atualmente se encontra meio que esgotada, já que o cinema americano usou tanto a fórmula que se tornou impossível atualmente de se tirar algo de original nesse subgênero. As comédias românticas normalmente são protagonizadas por um casal que se conhece, se apaixonam, brigam, mas no fim se entendem. O final em que o cara vai atrás de sua amada num aeroporto para se reconciliar, por exemplo, foi usado nos principais títulos nos anos 90 e 2000. 
Bons exemplos:
Aconteceu naquela Noite (1934)
Quanto mais quente Melhor (1959)
Noivo Neurótico, Noiva nervosa (1977) 
Harry And Sally, Feitos Um Para O Outro (1989)
Uma Linda Mulher (1990)  

Comédia Escrachada
Começou nos anos 80 e ganhou força nos anos 90. Porém, enfraqueceu um pouco com a chegada da era do politicamente correto. Esse subgênero dentro da comédia contém muita piada adulta, que vai desde ao sexo, palavrão e piadas que hoje soam um tanto que preconceituosas.         
Bons exemplos:
Porky (1982)
Débi Loide (1994)
Quem vai ficar com Mary (1998)
AmericanPie (1999)
Ligeiramente Grávidos (2007)

Comédia Dramática
Subgênero em que o drama e humor transitam por vezes em harmonia.  É típico filme do qual você tanto ri como também se emociona facilmente. 

Bons  exemplos:
Se meu apartamento falasse (1960)
Forrest Gump (1994)
Gilbert Grape (1993)
Patch Adams (1999)
Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças (2004)

Comédia Sátira
Normalmente são filmes que prestam homenagem a outros filmes, mas com toques de muito humor. Na maioria dos casos, os filmes sátiras acontecem situações surreais como, por exemplo, quando um personagem diz para o outro não se desmontar, mas ele então se desmonta.     
Bons Exemplos:
Monthy Python Em busca do cálice sagrado (1975)
 Apertem os cintos o piloto sumiu (1980)
Corra que a policia vem ai (1988)
Austin Powers (1997)
Todo mundo em pânico (2000)

Informações e inscrições para o curso  vocês cliquem aqui  



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Cine Dica: Sala P. F. Gastal recebe dose dupla da Sessão Plataforma



TALVEZ DESERTO TALVEZ UNIVERSO (+ DEBATE) e O AUGE DO HUMANO na Sessão Plataforma #27.

A Sessão Plataforma chega a sua 27ª edição na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) com exibição de dois longas inéditos em Porto Alegre, um deles com debate após a sessão. As exibições acontecem em parceria com a programação do Plataforma:Lab 2016, que tem financiamento do Fumproarte e Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.

TALVEZ DESERTO TALVEZ UNIVERSO de Karen Akerman e Miguel Seabra tem exibição dia 18/11, sexta, às 20h30 com DEBATE APÓS A SESSÃO COM KAREN AKERMAN, MEDIAÇÃO DE JULIANA COSTA. Única reprise dia 22/11, terça, 20h. O filme foi exibido no Visions Du Reel, Olhar de Cinema - Curitiba Int'l Film Festival, Festival do Rio l Rio de Janeiro Int'l Film Festival e premiado no doclisboa.

O AUGE DO HUMANO de Eduardo Williams tem exibição dia 19/11, sábado, às 20h30. Única reprise dia 23/11, quarta, 20h. O primeiro longa do realizador argentino foi duplamente premiado no Film Festival Locarno (Official Page) 2016, como Prêmio de Melhor Filme na seção Cineastas do Presente e Menção Especial no Prêmio Melhor Primeiro Filme.

SOBRE OS FILMES:
Talvez Deserto Talvez Universo: A Unidade de Internamento de Psiquiatria Forense é uma estrutura de regime fechado, de segurança média, com vertente reabilitadora. Presta acompanhamento psiquiátrico, psicológico, médico, terapêutico e social. Os homens que a habitam foram considerados inimputáveis pelo tribunal. Sentem o tempo passar, lento. É neste tempo individual que o filme se instala.

O Auge do Humano: Buenos Aires. Exe acaba de perder o emprego e não tem planos de procurar outro. Pela internet, ele conhece Alf, um rapaz moçambicano também desmotivado por seu trabalho, que pretende partir à procura de Archie, um jovem que fugiu para a selva. Através de uma densa vegetação, Archie trilha pelo caminho deixado pelas formigas. Um deles se perde e, enquanto vagueia sem destino, se depara com Canh, um filipino que se prepara para voltar à sua cidade natal, onde um emprego massacrante e miserável o aguarda.

REALIZADORES:
KAREN AKERMAN trabalha como montadora, produtora e realizadora. MIGUEL SEABRA LOPES trabalha como argumentista, produtor e realizador. Co-realizaram os filmes Incêndio (2011), Outubro Acabou (2015), Talvez Deserto Talvez Universo (2015), Confidente (2016).

EDUARDO WILLIAMS nasceu em Buenos Aires, Argentina em 1987. Estudou cinema na Universidad del Cine de Buenos Aires antes de ingressar na Escola de Arte Contemporânea Le Fresnoy, na França. Realizou curtas como Tan atentos (BAFICI 2011), Pude ver un puma (Festival de Cannes 2011), El ruido de las estrellas me aturde (2012), Que je tombe tout le temps? (Festival de Cannes 2013) e J'ai oublié! (FidMarseille 2014). O Auge do Humano (2016) é seu primeiro longa-metragem.

Serviço:
TALVEZ DESERTO TALVEZ UNIVERSO
dir: Karen Akerman e Miguel Seabra Lopes, 98min, POR/BRA, 2015.
Sessão 18 de novembro (sexta) - 20h30 + DEBATE com Karen Akerman após a sessão.
Única reprise 22 de novembro (terça) - 20h

O AUGE DO HUMANO (El Auge del Humano)
dir: Eduardo Williams, 100min, ARG/BRA/POR, 2016.
Sessão 19 de novembro (sábado) - 20h30
Única reprise 23 de novembro (quarta) - 20h

Local: Sala P. F. Gastal
Entrada gratuita
Projeção digital
Realização da Sessão Plataforma: Tokyo Filmes em parceria com a Coordenação de Cinema e Video da Prefeitura de Porto Alegre.
Correalização: Plataforma:Lab 2016, financiamento Fumproarte e Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre.

Plataforma:Lab 2016 - Programação aberta ao público: https://www.facebook.com/events/1006183736171030/

Sessão Plataforma é uma sessão de cinema, realizada desde agosto de 2013 na cidade de Porto Alegre (RS), que exibe filmes recentes e inéditos na cidade, de qualquer nacionalidade, duração e bitola, sem distribuição garantida no Brasil.

Plataforma:Lab é um laboratório para longas-metragens brasileiros em desenvolvimento e edição, que traz a Porto Alegre convidados nacionais e internacionais, além de proporcionar debates abertos ao público com entrada gratuita.
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 Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133
www.salapfgastal.blogspot.com

Cine Dica: Filme Comédia


Apresentação

Conceitualmente o filme cômico se caracteriza pela inclusão de gags, piadas, cenas e sequências de humor (visuais ou verbais) em meio à narrativa, com o objetivo explícito de provocar o riso da plateia (gozo sensorial). A comédia está presente no cinema desde os primórdios de sua existência. Na verdade, não havia como ser de outra forma, se levarmos em conta que os primeiros filmes eram exibidos como atrações de feiras e parques de diversões. Existiam essencialmente como produto de entretenimento. Em termos históricos, a considerada primeira comédia do cinema está completando 120 anos. Foi O Regador Regado, realizado pelos irmãos Lumière em 1896.


A comédia, como gênero cinematográfico, estabeleceu-se ainda no período do cinema mudo. A impossibilidade de utilizar sons para transmitir a comicidade foi fundamental para o desenvolvimento do humor visual. A graça estava toda nas situações e ações externas dos personagens. Aquele foi um período do chamado “humor pastelão” que explorou muitas tortas na cara, muitas perseguições, correrias e a velocidade de um mundo que estava em constante evolução industrial.


Sabidamente o homem é o único animal que ri e rindo, reflete sobre a sua própria imagem. A comédia, portanto, representa o homem e suas imperfeições. Nos anos 1920 a comédia de costumes fez escola no cinema norte americano e depois se espalhou mesclando com outros gêneros. A comédia musical, a comédia de erros e a comédia erótica são subgêneros que perpassaram a história do cinema.


No Brasil temos o início do Teatro de Revista, na década de 1930 e a tradição dos espetáculos de atrações. O ciclo da Chanchada no cinema brasileiro, a comédia popular e o filme musical. A comédia popular cinematográfica dos anos 1970, a Pornochanchada, chegou também a influenciar os programas de televisão. As comédias de costumes são influenciaram fortemente os filmes europeus e latinos americanos. Por fim, chegamos ao atual momento das comédias populares contemporâneas no cinema brasileiro.


Objetivos

O curso Filme Comédia: O cinema que faz rir, ministrado por Flávia Seligman, vai desenvolver uma análise da evolução do gênero da Comédia no cinema mundial e também brasileiro. Serão revisitados os grandes filmes, os realizadores e atores de destaque deste gênero que surgiu já no nascimento do cinema há 120 anos. Trechos de obras clássicas e representativas serão exibidos e comentados durante o curso.


Conteúdos programáticos

Aula 1



Aula 2



Ministrante: Profª Dra. Flávia Seligman

Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Famecos / PUC RS (1986). Mestre (1990) e Doutora (2000) em Cinema pela ECA/USP. Professora do Curso de Realização Audiovisual e do Curso de Jornalismo da Unisinos - RS, nas áreas de Estética, Cinema Brasileiro, Televisão e Produção. Professora de Cinema e de Semiótica, dos Cursos de Design e Jornalismo da ESPM - SUL em Porto Alegre.
Diretora, produtora e roteirista, realizou os filmes de curta-metragem Prazer em Conhecê-la (1987); Mazel Tov (1990); O Caso do Linguiceiro (1995); Um Dia no Mercado (1998) e A Noite do Senhor Lanari (2003); e os documentários de média-metragem O Povo do Livro (2001); Ilhas Urbanas (2005) e Certos Olhares (2008).
Desenvolveu a pesquisa "Globo Filmes para um Globo Público" junto ao Núcleo de Pesquisas e Publicações da ESPM–Sul. Dirigiu os curtas metragens O Último Chocolate (2013) e O Fusca e a Dona Hortência (2014), selecionados pelo projeto Histórias Curtas, da RBS TV, com exibições na TV aberta e na TV paga (Canal Brasil).

Já ministrou o curso “Cinema Brasileiro nos Anos de Chumbo”.



Curso
FILME COMÉDIA: O CINEMA QUE FAZ RIR
de Flávia Seligman


Datas: 26 e 27 / Novembro (sábado e domingo)

Horário: 9h30 às 12h30

Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento: 
R$ 90,00
(Valor promocional de R$ 80,00 para as primeiras 10 inscrições por depósito bancário)
Formas de pagamento: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

Material: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714

Inscrições

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