Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Cine Dica: CURSO PLANETA DOS MACACOS


APRESENTAÇÃO

O livro de Pierre Boulle (O Planeta dos Macacos ou La Planéte des Singes) foi lançado em Paris em 1963. Foi esta obra que inspirou o norte-americano Arthur P. Jacobs a produzir cinco filmes longa metragem para o cinema: O Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1968), de Franklin J. Schaffner; De Volta ao Planeta dos Macacos(Beneath the Planet of the Apes, 1970), de Ted Post; Fuga do Planeta dos Macacos(Escape from the Planet of the Apes, 1971), de Don Taylor; Conquista do Planeta dos Macacos (Conquest of the Planet of the Apes, 1972) e A Batalha no Planeta dos Macacos (Battle for the Planet of the Apes, 1973), de John Lee Thompson. Esta foi a primeira cinessérie de ficção científica da história do cinema, que se tornou conhecida como A Saga dos Macacos ou The Ape Saga.
O Planeta dos Macacos (1968) revolucionou a forma de se fazer maquiagem, graças ao talento do médico John Chambers, que desenvolveu o desenho da maquiagem e por isso recebeu em 1969 um Oscar honorário por sua criação. No mesmo ano, o filme recebeu duas indicações para os Oscar de melhor figurino (Morton Haack) e melhor música original (Jerry Goldsmith). E inspirou a criação de dois seriados de televisão na década de 1970: Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 1974), 14 episódios em live action; e De Volta ao Planeta dos Macacos (Return to the Planet of the Apes, 1975), 13 episódios em desenhos animados, um deles em desenhos animados.


Inspirou a criação de revistas com histórias em quadrinhos, livros com a novelização dos roteiros, brinquedos, souvenirs... e novos filmes para o cinema: Planeta dos Macacos (Planet of the Apes, 2001), de Tim Burton, o último a utilizar atores maquiados; Planeta dos Macacos: A Origem (Rise of the Planet of the Apes, 2011), de Rupert Wyatt; e Planeta dos Macacos: O Confronto (Dawn of the Planet of the Apes, 2014), de Matt Reeves, utilizando as mais modernas técnicas de animação e captura de movimentos. Setores como maquiagem, figurino e cenografia contribuíram para fazer deste filme um marco na história da sétima arte, levando-o ao posto de clássico!



OBJETIVOS

O curso Planeta dos Macacos: A Construção de um Clássico, ministrado por Saulo Adami, vai oportunizar uma viagem de volta aos bastidores da produção do filme O Planeta dos Macacos que marcou o início da cinessérie produzida por Arthur P. Jacobs. Serão abordados temas como: o livro, roteiros propostos, maquiagem, figurino, cidade cenográfica, espaçonave e demais atrativos que levaram milhões de espectadores às salas de projeção e o estúdio a investir em outros sete filmes para cinema e dois seriados de televisão.

Não é necessários nenhum pré-requisito para participar desta atividade.
O curso é aberto a todos os interessados.


TEMAS

1. A trama do livro de Pierre Boulle e a sua crença de que seu livro era “infilmável”;
2. Do livro para os roteiros de Rod Serling e Michael Wilson: o que mudou?
3. Os primeiros testes com maquiagem e a inspiradora criação do maquiador John Chambers;
4. Atores esperavam mais de três horas para ser maquiados e mais de uma hora para retirar as maquiagens de símios. Como eram realizados estes processos e quais os materiais que usavam?
5. O trabalho dos figurinistas e os símbolos que constavam das roupas dos chimpanzés, gorilas e orangotangos.
6. A cidade cenográfica e a espaçonave: do design à planta baixa e à construção. Suas reutilizações nas séries de cinema e televisão.
7. A trajetória do filme O Planeta dos Macacos através dos tempos: filmes-sequência, seriados de TV e merchandising.
8. O “renascimento” e o futuro de O Planeta dos Macacos: livros, quadrinhos e filmes que estão por vir.


MINISTRANTE: SAULO ADAMI

Escritor com 70 livros publicados nas áreas de poesia, conto, crônica, novela, romance, ensaio, biografia e história, cinco deles dedicados a O Planeta dos Macacos, tema que pesquisa e coleciona desde 1975. Seu livro Homem Não Entende Nada! Arquivos Secretos do Planeta dos Macacos (2015) é resultado de 40 anos de pesquisas. Criador do "Cine Clube Postal Planet of the Apes Brazilian Fan Club" (1984), do fanzine Century City News(1985-2000), produtor das exposições Casa do Macaco (2001-2015) e dos documentários Forbidden Zone Telegraph (2000) e O Papel e o Sonho (2015). Em 1999 passou pela experiência da maquiagem dos macacos nos Estados Unidos. Entrevistou atores e técnicos que fizeram parte da produção destas séries de cinema e TV, com alguns dos quais mantém correspondência até hoje.


Curso
PLANETA DOS MACACOS: A CONSTRUÇÃO DE UM CLÁSSICO
de Saulo Adami

DATAS: Dias 19 e 20 / Dezembro (sábado e domingo)

HORÁRIO: 15h às 18h

LOCAL: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)

INVESTIMENTO: R$ 80,00
(Valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições.
Válido apenas para pagamentos por depósito bancário)
FORMAS DE PAGAMENTO: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

MATERIAL: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714


REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural

PATROCÍNIO
PARCERIA
Espaço Vídeo
Papo de Cinema

Cine Dica: Mostra em homenagem a Teixeirinha na Cinemateca Capitólio

CINEMATECA CAPITÓLIO REALIZA MOSTRA
EM HOMENAGEM A TEIXEIRINHA

 A Secretaria da Cultura de Porto Alegre, através da sua Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia, em parceria com aFundação Teixeirinha, inaugura na próxima terça-feira, dia 8 de dezembro, às 19h30, na Cinemateca Capitólio, a mostra Teixeirinha no Cinema, em homenagem à passagem dos 30 anos da morte deste que foi o artista de maior popularidade no Rio Grande do Sul. A programação inclui a exibição de quatro dos principais longas estrelados por Teixeirinha, Ela Tornou-se Freira (1972), Teixeirinha a 7 Provas (1973), Pobre João (1974) e Gaúcho de Passo Fundo (1978), cujas cópias em 35mm vieram especialmente da Cinemateca Brasileira para a exibição na mostra, além de uma exposição. Também no sábado, dia 12 de dezembro, às 17h, a Cinemateca Capitólio sedia um seminário para discutir o legado cinematográfico de Teixeirinha, com a presença da professora e pesquisadora de cinema Miriam Rossini (autora do livro Teixeirinha e o Cinema Gaúcho, publicado em 1996), do fotógrafo Ivo Czamanski (colaborador constante dos filmes do artista) e da produtora executiva da Fundação Teixeirinha, Márcia Teixeira.
Um verdadeiro fenômeno musical, Vitor Mateus Teixeira (1927-1985) repetiu no cinema o sucesso de seus discos. Entre 1967 e 1981, Teixeirinha estrelou 12 longas-metragens, que costumavam arrastar multidões aos cinemas, não apenas no Rio Grande do Sul. Desses 12 títulos, cinco ultrapassaram a marca de um milhão de espectadores, feito até hoje não igualado na história do cinema gaúcho.
A mostra Teixeirinha no Cinema estende-se até o dia 20 de dezembro na Cinemateca Capitólio, sempre com uma sessão diária. Trata-se de uma rara oportunidade de assistir novamente em uma sala de calçada alguns dos filmes deste que foi um dos principais recordistas de público da história do cinema brasileiro.
Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes e sêniors).
 

SINOPSES DOS FILMES

ELA TORNOU-SE FREIRA (1972, 100 minutos)

ELENCO: Teixeirinha, Mary Terezinha, Jimmy Pipiolo, Rosana Martins, Carlos Castilhos, Ricardo Hoeper.

SINOPSE: Envolvido por uma trama internacional, Teixeirinha acaba virando “isca” para a ação de uma perigosa quadrilha quando recebe de presente, um violão “muito especial” que chegou da Itália. Sandra, mulher de um famoso empresário paulista, tenta seduzir Teixeirinha para poder conseguir o violão. E pelo maior dos azares, Mary acaba pegando os dois em flagrante e não suportando a traição, retorna para o convento onde foi criada, abandonando seu parceiro e sua carreira artística. Agora, Teixeirinha terá que seguir sozinho seu caminho. Mas, enquanto isso Dom Chiquito, vivido por Jimmy Pipiolo, sentindo-se responsável pela separação da dupla, começa a investigar o motivo que levou aquela mulher a se aproximar de Teixeirinha e lhe causar tanta confusão e tristeza. Tem como cenário a capital gaúcha, Porto Alegre.

Estória original de: Vitor Mateus Teixeira Roteiro e diálogos: Pereira Dias Diretor de fotografia: Ivo Czamanski Produtor executivo: Clóvis Mezzomo Direção: Pereira Dias

TEIXEIRINHA A 7 PROVAS (1973, 90 minutos)

ELENCO Teixeirinha Mary Terezinha Jimmy Pipiolo Ricardo Hoeper Rui Bastides Nelson Campos Dorival Cabreira Themis Ferreira Loreni Munhoz Tererê Luiz Abreu Nelson Lima

SINOPSE Desta vez, Teixeirinha enfrenta grandes desafios, tendo que cumprir 7 provas, entre elas, pular da Ponte do Guaíba, em busca de um tesouro perdido e conquistar o coração de uma bela jovem. Música, romance e muito humor, acentuado pela atuação do comediante chileno Jimmy Pipiolo. Tem como cenário a cidade de Porto Alegre.

Produções Produção Teixeirinha Produções Fotografia (eastcolor) Ivo Czamanski Música Telmo Kotlar Argumento Anibal D. Ferreira. Direção: Milton Barragan

POBRE JOÃO (1974, 100 minutos)

ELENCO Teixeirinha, Mary Terezinha, Jimmy Pipiolo, Edith Veiga, Darci Fagundes, Roque Araújo Viana, Suely Silva, Carlos Laporta Rejane Schumann, Alex Garcia, Eli Estivatti, Elias Pocos, Sílvia Cardoso, Zezinho e Julieta, Alexandre Teixeira, Victor Teixeira Filho.

SINOPSE: João (Teixeirinha) é um pobre mecânico que conhece Veridiana (Mary Terezinha), filha de um rico empresário, e terminam se apaixonando. O pai da moça pretende que sua filha se case com um homem de seu nível social e começa a perseguir João. Após uma briga com um pretendente de Veridiana, João é preso. Ao sair da cadeia eles decidem se casar, mas como João não poderia continuar vendo sua amada sem o luxo que sempre teve, ele sai pelo mundo em busca de fortuna. Consegue um emprego numa estância como capataz e, por lá fica durante muito tempo, até que um dia decide voltar e, quase comete uma desgraça, por não saber o que havia mudado na vida de sua esposa. Filme rodado na capital gaúcha.

SP Laboratório Rex Filmes Brasil Assitente-Produção Pedro Dias Filho Assistente-Câmera Pereira Dias Filho Assistente-Direção Paulo Albuquerque Maquiador Marino Henrique Diretor de Produção Carlos Castilhos Diretor de Fotografia Ivo Czamanski, Direção Pereira Dias.

GAÚCHO DE PASSO FUNDO (1978, 100 minutos)

ELENCO Teixeirinha, Mary Terezinha, Jimmy Pipiolo, Victor Teixeira Filho, Alexandre Teixeira, Elizabeth Teixeira, Vânia Elizabeth, Darci Fagundes.

SINOPSE Teixeirinha vai passar férias com seu único filho na sua fazendaem Passo Fundo. Durante um passeio a cavalo, ele vê um incêndio na casa onde Mary Terezinha mora com seus pais. Mesmo gravemente ferida, a moça conta a Teixeirinha quem foi o causador daquela tragédia. Ele, então, decide que é hora de dar um basta nos perigosos bandidos que roubam e matam por toda a região. Este filme é uma homenagem que Teixeirinha faz a terra de onde saiu para ganhar sua fama artística nacional e internacional, mostrando o cenário da região do Planalto Médio, com a beleza de seus trigais, sua tradição na Semana Farroupilha, e aspectos da mais pura cultura gaúcha.
História Original Vitor Mateus Teixeira Roteiro e Montagem Pereira Dias Seleção Musical Pedro Amaro Diretor de Produção Octavio Capuano e Paulo Crespo Produtor Executivo Victor Teixeira Filho Diretor de Fotografia Tony Rabatoni Produtor Vitor Mateus Teixeira Direção Pereira Dias
 

GRADE DE HORÁRIOS
8 a 20 de dezembro de 2015

8 de dezembro (terça-feira)
16:00 – Ela Vai
18:00 – A Teia de Chocolate
20:00 – Ela Tornou-se Freira

9 de dezembro (quarta-feira)
16:00 – Os Destinos Sentimentais
20:00 – Teixeirinha a 7 Provas

10 de dezembro (quinta-feira)
16:00 – Ela Vai
18:00 – Copacabana
20:00 – Pobre João

11 de dezembro (sexta-feira)
16:00 – Os Destinos Sentimentais
20:00 – Gaúcho de Passo Fundo

12 de dezembro (sábado)
17:00 - Seminário "O Cinema de Teixeirinha"
20:00 – Ela Tornou-se Freira

13 de dezembro (domingo)
16:00 – Ela Vai
18:00 – A Teia de Chocolate
20:00 – Teixeirinha a 7 Provas
   
15 de dezembro (terça-feira)
18:00 – Pobre João

16 de dezembro (quarta-feira)
18:00 – Gaúcho de Passo Fundo

17 de dezembro (quinta-feira)
18:00 – Ela Tornou-se Freira

18 de dezembro (sexta-feira)
18:00 – Teixeirinha a 7 Provas

19 de dezembro (sábado)
18:00 – Pobre João

20 de dezembro (domingo)
18:00 – Gaúcho de Passo Fundo

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Cine Especial: FRANCIS FORD COPPOLA: O APOCALIPSE DO CHEFÃO: EXTRA



Mais um final de semana de conquista, pois conclui minha participação no curso sobre Francis Ford Coppola criado pelo Cine Um. Durante dois dias, o crítico de cinema Robledo Milani (do site Papo de Cinema) nos abriu uma janela do tempo, onde íamos e voltávamos para o passado e presente e conhecíamos mais a fundo sobre a carreira desse cineasta. Entre altos e baixos, Coppola lutou pela sua liberdade artística em meio aos engravatados do estúdio, para sim ter atualmente o que ele sempre quis fazer, ou seja, criar pequenas produções para sim nos brindar com histórias genuínas.
Mesmo eu sendo crítico de cinema nem todos os filmes eu assisti como esse, por exemplo, que me surpreendeu bastante e decidi assisti-lo antes da atividade.  

Cotton Club (1984)



Sinopse: O Cotton Club é uma famosa casa noturna no Harlem durante os anos 30. Lá, circulam damas e gângsteres, cantoras e músicos. É o universo do jazz e do crime organizado retratado através da história de um homem, sua mulher e um amante.

 
Cotton Club mistura o filme de gângster ao musical ao tratar de um club em Nova York que realmente existiu nos anos 20 e 30 e foi administrado e frequentado por gangsters, onde se tocava jazz e se exibia espetáculos de sapateadores. O Cotton club ainda foi um dos primeiros lugares a aceitar negros como frequentadores em uma época em que a maior parte dos estabelecimentos dividiam-se entre os que aceitam só brancos e os de negros. Por vezes, o protagonista é o próprio Coppola, que pelas contingências e de maneira não inocente, se envolve com um grande mafioso, faz coisas a contragosto, mas sua arte é a reserva de sua dignidade, no fim das contas. Coppola se preocupa muito aqui em fazer as distinções certas entre espetáculo (e suas negociatas) e criação. É essa sua franqueza, seu não-romantismo de resistência e sua consciência de que trabalhar para um mafioso não necessariamente é trabalhar para a máfia. E esse é seu encanto, algo que vem menos de sua alteridade moral e mais por revelar a arte como um ato de resistência no inferno.

Há também alguns filmes do início da carreira do cineasta que eu não vi, mas que não me interessam muito, pois nesse período ele ainda não tinha a sua liberdade artística definida. Porém, destaco Demência 13, uma bela produção barata em preto e branco (cortesia do produtor Roger Corman) que eu também não assisti ainda, mas foi um dos grandes destaques do curso, pois o filme lembra muito as principais obras de Alfred Hitchcock, sendo então uma bela homenagem. Para aqueles que têm interesse de se aprofundarem mais sobre cada filme de Coppola, solto abaixo a sua filmografia completa:


2012     Virgínia            

2009     Tetro   

2007     Velha Juventude          

2000     Supernova       

1997     O Homem Que Fazia Chover    

1996     Jack     Diretor

1992     Drácula de Bram Stoker           

1990     O Poderoso Chefão 3  

1989     Contos de Nova York  

1988     Tucker, Um Homem e Seu Sonho

1987     Jardins de Pedra

1986     Peggy Sue - Seu Passado a Espera    

1984     Cotton Club     

1983     O Selvagem da Motocicleta     

1983     Vidas Sem Rumo

1982     O Fundo do Coração

1979     Apocalypse Now

1974     A Conversação

1974     O Poderoso Chefão 2

1972     O Poderoso Chefão    

1969     Caminhos Mal Traçados

1968     O Caminho do Arco-Íris

1966     Agora Você é Um Homem

1963     Demência 13

1962     The Bellboy and the Playgirls   

1962     Tonight for Sure          


Leia mais sobre o cineasta clicando aqui.

  Me sigam no Facebook, twitter e Google+