"Dicas quentes para o carnaval do Oscar" é o
tema do Cinema Sem Frescura na edição de Fevereiro do Jornal Petrópolis.
Quem sou eu
- Marcelo Castro Moraes
- Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
- Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
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quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014
Cine Dica: Cinema Sem Frescura em outras mídias
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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terça-feira, 4 de fevereiro de 2014
Cine Dica: Em Cartaz: JOVEM E BELA
Sinopse: Durante uma viagem
de verão com a família, a jovem Isabelle (Marine Vacth) vive a sua primeira
experiência sexual. Ao voltar para casa, ela divide o seu tempo entre a escola
e o novo trabalho, como prostituta de luxo. A adolescente explora a sua
sexualidade e logo começa a ganhar dinheiro com os seus clientes, mas um
incidente irá fazer com que a sua mãe, Sylvie (Géraldine Pailhas), descubra as
suas atividades secretas. Ao longo das quatro estações do ano, Isabelle irá
viver diversas experiências, passando por altos e baixos.
De uns tempos para
cá, o cinema vem provando que o sexo não precisa ser um assunto delicado para não
ser ouvido, pois ele é algo que existe no dia a dia de todos e, portanto se
deve ser tratado como algo comum para não dizer banal. Até recentemente, as
telas tem explorado o sexo com amor (Azul é a cor mais quente) sexo por prazer
(Ninfomaníaca), sexo por esporte (O Lobo de Wall Street) e agora em Jovem e
Bela, se o sexo não passa nenhuma coisa nem outra, então que se invente, para então se tirar algo de diferente.
A jovem Isabelle
(Marine Vacth) perde a virgindade com um rapaz que ela se interessou, mas ele
não há fez gozar e tão pouco deu a ela algum prazer. Mas uma vez perdendo a inocência, ela
decide então usar sua beleza e juventude, para atrair os homens desesperados, para
então dar a eles algumas horas de sexo e assim então ganhar alguns trocados. Isabelle trata o sexo como algo banal, frio, mas que
pelo menos lhe traz algum lucro.
É claro que esse
universo livre e sem preconceito de Isabelle, da de encontro com o bom senso
vindo de sua mãe (Géraldine Pailhas), que por sua vez possui os seus próprios
segredos. Ao vermos a mãe repreendendo a filha, percebemos o quanto hipócrita é
aquele mundo em que a jovem vive, onde tudo é sustentado pelas aparências, mas
que no fundo todos possuem um esqueleto no armário: do irmão mais jovem que vai
descobrindo o mundo do sexo a partir das experiências da sua Irmã, como o padrasto
que silenciosamente enfrenta seus desejos que sente pela enteada.
Mas o filme não dita por
completo que você “deite e role” com relação ao sexo, pois há sempre um, porém com
relação a tudo. Nisso, Isabelle aprende que há certo limites, mas que não faz
com que ela mude o fato dela saber o que realmente quer daqui para frente. O
final representa muito bem isso, principalmente com a participação especial da
atriz Charlotte Rampling (Eu, Anna) que da um verdadeiro show de interpretação
mesmo em poucos minutos e criando assim um novo passo para ser dado pela
protagonista.
Jovem e bela pode ser
interpretado de diversas formas, como uma representação da frieza que podemos
chegar com relação a certos assuntos espinhosos, ou simplesmente levarmos em
conta sobre esses assuntos e sem preconceito nenhum. Se o sexo é errado, então
estamos todos queimando no inferno.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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Cine Dica: É HOJE, QUE O CINEBANCARIOS REABRE COM O FILME QUANDO EU ERA VIVO.
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segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014
Cine Especial: Phillip Seymour Hoffman: 1967 – 2014
Existem atores que
crescem gradualmente nos cinemas, mesmo não atuando como protagonista, mas que
mesmo sendo coadjuvantes nas historias, acaba que roubando a cena. Phillip
Seymour Hoffman foi um desses poucos casos que não precisava ser galã ou ator
principal de um filme, pois bastava ele surgir em cena que todas as atenções chegavam
até ele. Basta conferir filmes como Magnólia, que mesmo estando lotado de
grandes astros, Hoffman roubava a cena, mesmo contracenando de perto com um dos
monstros sagrados da sétima arte que foi Jason Robards.
Ganhando Oscar de
melhor ator em Capote, Hoffman foi ganhando papeis cada vez mais desafiadores e
que fazia com que a gente esperava na maior ansiedade. Infelizmente o mundo das
drogas o tirou de nós, aumentando assim uma lista de grandes talentos, mas que
morrem precocemente de uma forma tão triste e que poderia ter sido evitada.
Tudo que nos resta é nos relembrar dos seus principais e melhores desempenhos.
Abaixo, destaco cinco
dos principais momentos da carreira desse brilhante ator que teremos grande
saudade:
Magnólia
Sinopse: O filme
cruza o destino de nove pessoas diferentes, que vivem num mesmo vale da
Califórnia, mas que não se conhecem.
Na obra máxima de Paul
Thomas Anderson, Hoffman é um enfermeiro entre muitos personagens, onde cada um
tem os seus problemas, que curiosamente todos têm certa interligação uns com os
outros. O personagem de Hoffman talvez seja o único (aparentemente) que não
possui problemas pessoais, mas que acaba se envolvendo profundamente ao lado da
pessoa que ele está cuidando, interpretado por ninguém menos que Jason Robards
(Era uma vez no Oeste).
Capote
Sinopse: Biografia do
escritor Truman Capote, destacando o período em que pesquisou intensamente um
assassinato de quatro pessoas no Kansas para escrever "In Cold
Blood".
No seu primeiro
grande papel como protagonista, Hoffman encarna com perfeição Thuman Capote,
num desempenho que lhe valeu todos os prêmios que foi indicado, incluindo o Oscar
de melhor ator.
Dúvida
Sinopse: Padre Flynn
é conhecido pelos sermões vibrantes e pela interminável força que emprega para
tentar dobrar os costumes antigos da escola St.Nicholas, em 1964. Irmã
Aloysius, a conservadora diretora da escola, começa a suspeitar do simpático
padre e da sua ligação com o único aluno negro da escola, Donald Miller. E,
apartir disso, tenta confrontá-lo, apesar de saber que suas chances são nulas.
Não se é todo dia que
se pode contracenar com uma das grandes atrizes do cinema, mas foi exatamente
isso que aconteceu com Hoffman ao contracenar com Meryl Streep. Mesmo mais
jovem, o ator não se enveredou perante o maravilhoso desempenho dessa grande
atriz e ambos duelam de igual para igual, em cenas de diálogos arrasadores.
O Mestre
Sinopse: Ao término
da Segunda Guerra Mundial, o marinheiro Freddie Quell (Joaquin Phoenix) tenta
reconstruir sua vida. Traumatizado pelas experiências em combate, ele sofre com
ataques de ansiedade e violência, e não consegue controlar seus impulsos
sexuais. Um dia, ao acaso, ele conhece Lancaster Dodd (Phillip Seymour
Hoffman), uma figura carismática e líder de uma organização religiosa conhecida
como A Causa. Reticente no início, ele se envolve cada vez mais com este homem
e com suas ideias, centradas na ideia de vidas passadas, cura espiritual e
controle de si mesmo. Freddie torna-se cada vez mais dependente deste estilo de
vida e das ideias de seu Mestre, a ponto de não conseguir mais se dissociar do
grupo.
Filme espinhoso,
corajoso e polemico de Paul Thomas Anderson. Ao retratar um pouco sobre as raízes
da polemica religião da cintologia, Phillip Seymour Hoffman interpreta o um líder
dessa seita, que tenta ajudar a todo o custo o protagonista da trama, que é vivido
por Joaquin Phoenix.
Sinédoque, Nova York
Sinopse: O diretor
teatral Caden Cotard está à beira do caos. Sua esposa Adele o abandona e vai
para Berlim levando a filha deles. Sua terapeuta não o ouve e seu caso com a
bela Hazel não dura muito. Pra piorar, ele começa a sofrer de uma misteriosa
doença no sistema nervoso que debilita o funcionamento do corpo. Temendo uma
morte prematura, Caden muda-se com sua companhia de teatro para um velho
armazém e desenvolve uma peça para celebrar a banalidade do cotidiano. Quanto
mais mergulha na obra, mais ele compreende o sentido de sua existência.
No primeiro filme dirigido pelo roteirista Charlie Kaufman, Phillip Seymour Hoffman mergulha no mundo bizarro do primeiro, para nos brindar com uma interpretação singela, em meio á uma trama que é dentro de outra trama, ou vice versa.
Filmografia:
2014 Jogos Vorazes - A Esperança: Parte 1
2013 Memórias de Salinger
2013 O Homem Mais Procurado
2013 Jogos Vorazes - Em Chamas
2012 O Mestre
2012 O Quarteto
2011 O Homem que Mudou o Jogo
2011 Tudo Pelo Poder
2010 Vejo Você no Próximo Verão
2009 Mary & Max - Uma Amizade Diferente
2009 O Primeiro Mentiroso
2009 Os Piratas do Rock
2008 Dúvida
2008 Sinédoque, Nova York
2007 A Família Savage
2007 Antes que o Diabo Saiba que Você Está Morto
2007 Jogos do Poder
2006 Missão Impossível 3
2005 Capote Truman Capote
2005 Empire Falls
2005 Strangers with Candy
2004 Quero Ficar com Polly
2003 Cold Mountain
2002 A Última Noite
2002 Dragão Vermelho
2002 Incrível Obsessão
2001 Embriagado de Amor
2000 Deu a Louca nos Astros
2000 Quase Famosos
1999 Magnólia
1999 Ninguém é Perfeito
1999 O Talentoso Ripley
1998 Montana
1998 O Grande Lebowski
1998 Patch Adams - O Amor é Contagioso
1997 Boogie Nights - Prazer Sem Limites
1997 Felicidade
1996 Twister Dusty
1994 A Fuga Frank Hansen
1994 Quando Um Homem Ama Uma Mulher
1992 Fé Demais Não Cheira Bem
1992 Perfume de Mulher
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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Cine Especial: EDUARDO COUTINHO: 1933 – 2014
Fui somente conhecer melhor a filmografia
desse grande diretor através do Curso “O que é um Documentário?” criado pelo Cena Um no ano passado, onde o seu filme Edifício Master foi o principal destaque da atividade. Ainda na semana passada, eu estava vendo pela primeira vez alguns de seus filmes como já clássico,
Cabra
Marcado para Morrer e Jogo de Cena. Á sua morte anunciada ontem de
uma forma trágica me faz lamentar profundamente, porque mesmo eu tendo o conhecido
tardiamente, sei que perdemos um grande cineasta, que mesmo nos seus 81 anos estava em plena atividade.
Abaixo, deixo pelos menos três
filmes essenciais de sua filmografia que valem uma conferida:
Edifício
Master
Sinopse: O cotidiano
dos moradores do Edifício Master, situado em Copacabana, a um quarteirão da
praia. O prédio tem 12 andares e 23 apartamentos por andar. Ao todo são 276
conjugados, onde moram cerca de 500 pessoas. Eduardo Coutinho e sua equipe
entrevistaram 37 moradores e conseguiram extrair histórias íntimas e
reveladoras de suas vidas.
Anos atrás, Edifício
Master era conhecido pela sua péssima reputação, onde se acontecia os mais
diversos crimes. Curiosamente, o documentário se inicia com o Sindico do prédio
chamado Sérgio, que segundo ele, aos poucos foi reestruturando o lugar e transformando em um
bom lugar para se viver. Coutinho então inicia uma jornada por dentro do
prédio, onde faz uma visita surpresa para cada morador e começa então a ouvir
cada uma de suas historias.
Cada historia é diferente
uma das outras, sendo que cada um possui um universo particular, mas que acaba extravasando
na frente da câmera. Dos depoimentos, destaco dois que me chamaram muito atenção:
uma talentosa garota, mas que não sabia dialogar na frente da câmera e um
senhor que diz ter se encontrado com o próprio Frank Sinatra e cantado com ele em cima de um palco. Momentos
de grande emoção.
Cabra Marcado para Morrer
Sinopse: Filme
semi-documental da vida de João Pedro Teixeira, líder camponês paraibano
assassinado em 1962, foi interrompido em 1964 e retomado 17 anos depois com
novos depoimentos de camponeses que trabalharam na primeira filmagem e de
outros personagens importantes para a história.
Filme corajoso, já
que foi lançado em 1985, num tempo que os males da ditadura ainda se sentiam. O
filme se divide em saber quem era João Pedro Teixeira e saber até em que parte
foi rodado o filme que retratava á sua vida, pois a produção havia sido
interrompida a mando do governo. Da metade para o final, Coutinho entrevista a
esposa de Teixeira e desvenda a sua vida sofrida, cheias de lutas e na busca
pela maioria de seus filhos que se se perderam ao longo dos anos.
Jogo de Cena
Sinopse: Atendendo a um
anúncio de jornal, 83 mulheres contaram sua história de vida em um estúdio. 23
delas foram selecionadas, em junho de 2006, e filmadas no Teatro Glauce Rocha.
Em setembro do mesmo ano várias atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias
contadas por estas mulheres.
Uma analise sobre inúmeros relatos,
tanto de mulheres comuns, como também de atrizes conhecidas que contam suas
historias fictícias ou realmente reais. O ápice do documentário é ouvirmos
determinada historia que começa com uma, mas que continua através de outra
pessoa. O interessante, por exemplo, é ouvirmos determinada historia e depois
voltarmos a ouvi-la novamente através de outra atriz, mas que transmite uma emoção
completamente diferente.
Tudo rodado no Teatro
Glauce Rocha, onde mulheres comuns e atrizes se descascam na frente da câmera. Em alguns momentos, as historias relatadas através de certas mulheres, que nunca pensaram na vida em serem atrizes, acabam surpreendentemente
sendo as mais convincentes e despertam uma emoção genuína.
Filmes dirigidos por Eduardo Coutinho:
1966: O Pacto (episódio do longa ABC do Amor)
1968: O Homem que Comprou o Mundo
1970: Faustão
1976: O Pistoleiro de Serra Talhada (média-metragem)
1976: Seis Dias em Ouricuri (média-metragem)
1978: Teodorico, o Imperador do Sertão (média-metragem)
1979: Exu, uma Tragédia Sangrenta (curta-metragem)
1980: Portinari, o Menino de Brodósqui (média-metragem)
1984: Cabra Marcado para Morrer
1987: Santa Marta - Duas semanas no morro (média-metragem)
1989: Volta Redonda, o Memorial da Greve (média-metragem)
1989: O Jogo da Dívida (média-metragem)
1991: O Fio da Memória
1992: A Lei e a Vida (média-metragem)
1993: Boca de Lixo (média-metragem)
1994: Os Romeiros de Padre Cícero (média-metragem)
1999: Santo Forte
2000: Babilônia 2000
2002: Edifício Master
2004: Peões
2005: O Fim e o Princípio
2007: Jogo de Cena
2009: Moscou
2011: As Canções
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Filmes dirigidos por Eduardo Coutinho:
1966: O Pacto (episódio do longa ABC do Amor)
1968: O Homem que Comprou o Mundo
1970: Faustão
1976: O Pistoleiro de Serra Talhada (média-metragem)
1976: Seis Dias em Ouricuri (média-metragem)
1978: Teodorico, o Imperador do Sertão (média-metragem)
1979: Exu, uma Tragédia Sangrenta (curta-metragem)
1980: Portinari, o Menino de Brodósqui (média-metragem)
1984: Cabra Marcado para Morrer
1987: Santa Marta - Duas semanas no morro (média-metragem)
1989: Volta Redonda, o Memorial da Greve (média-metragem)
1989: O Jogo da Dívida (média-metragem)
1991: O Fio da Memória
1992: A Lei e a Vida (média-metragem)
1993: Boca de Lixo (média-metragem)
1994: Os Romeiros de Padre Cícero (média-metragem)
1999: Santo Forte
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2002: Edifício Master
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2005: O Fim e o Princípio
2007: Jogo de Cena
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