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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Cine Especial: DAVID CRONENBERG: Parte 6

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, estarei participando do curso “David Cronenberg: Seu Cinema e suas Obsessões”, criado pelo CENA UM e ministrado pela Prof.ª Dr.ª Rosângela Fachel de Medeiros. E enquanto esses dois dias não vêm, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme, desse diretor que passa sua visão obscura (mas que fascina) para a tela do cinema!


EM INICIO DE CARREIRA, O QUE A MENTE DE CRONENBERG QUERIA DIZER PARA NOS?


CALAFRIOS

Sinopse Num condomínio fechado localizado em uma bela ilha canadense, os turistas estão lentamente cedendo à loucura. Um estranho vírus toma conta de seus corpos , infectando a todos. Os sintomas são incontroláveis: homens e mulheres são acometidos de acessos de violência e desejo... Não há como escapar, nem onde se esconder ...Enfim, entregam-se a um comportamento sexual animalesco e bizarro. Nonsense, humor penetrante, terror e morte, o filme mais escatológico de Cronenberg. Neste filme a mortal epidemia ganha contornos de uma doença altamente contagiosa, que hoje em dia poderíamos associar com o HIV e a guerra biológica.
O filme poderia muito bem ser visto como uma metáfora sobre as doenças venéreas (como HIV) quando pessoas começassem agir com muita libertinagem, digo poderia, pois o filme vai muito, além disso. A produção pode ser vista como uma espécie de verdadeira profecia do que aconteceria no inicio dos anos 80, sendo que a produção foi lançada em 1975, e até aquela data, não havia ainda uma noção exata da existência da AIDS. Na época de lançamento do filme, muitos críticos acusaram Cronenberg de ser um cineasta com uma mente perturbada, que estava tentando dizer alguma coisa, ou simplesmente insinuaram que ele tinha a maior aversão ao sexo, por colocar o ato sexual como vilão da historia.
A meu ver, tudo que Cronenberg fez foi se adiantar no tempo, pois talvez já tivesse uma noção do que viria nos anos seguintes com relação a doenças sexualmente transmissíveis, tanto que ele chegou por um tempo estudar medicina antes de se tornar cineasta. Portanto, os perigos das doenças vindas do sexo, ele simplesmente as usou como uma metáfora (e profética) para a criação do seu primeiro filme, que por vezes, lembra Invasores de Corpos ou A Noite dos Mortos vivos. O curioso é o fato que alguns elementos usados no filme serviriam de base para a criação de outros filmes posteriormente como Alien: O 8º Passageiro. Lembrando que, como esse foi o primeiro longa metragem que Cronenberg fez na sua carreira e no Canada, os atores (na maioria amadores) não tinha uma noção exata de como atuar neste tipo de filme, pois o gênero de horror, era muito raro naquele País. O diretor chegou até mesmo a agredir a atriz Barbara Steele para ela realmente chorar com autenticidade, mas segundo ele, foi um pedido vindo da própria atriz
Com um ato final inesperado e que certamente deixou muita gente abalada, Calafrios foi o ponta pé inicial da carreira desse diretor de cinema, que através de suas obsessões internas, tinha muito que dizer na tela grande!

Enraivecida na Fúria do Sexo

Sinopse: Mulher que se alimenta de sangue, após acidente de moto, começa a espalhar um vírus, que faz com que os infectados fiquem raivosos e atacar outras pessoas. .
Dois anos depois de Calafrios, Cronenberg voltaria a querer dizer alguma coisa neste filme de terror, que é muito mais do que uma versão nova sobre o tema do vampirismo. As vésperas da descoberta da AIDS, o mundo já vivia com um grau preocupante de mortes através de doenças até então desconhecidas, que na maioria delas, se desconfiava que poderia vir através do sexo desenfreado, pois fins dos anos 60 e durante todo os anos 70, as pessoas praticavam mais sexo do que o normal (ou vocês acham que eles eram magrinhos porque?). Ou então, através de experiências cientificas na descobertas de novas curas, mas que por vezes, algo dava errado.
Unindo essas duas hipóteses, Cronenberg cria novamente, um filme profético sobre o que aconteceria se uma doença desconhecida começasse há assolar a civilização, e através dela, uma verdadeira onda de paranóia e anarquia. Se em Calafrios, A Noite dos Mortos Vivos era levemente usado como inspiração, aqui a coisa aumenta, pois os infectados ficam descontrolados e tem um desejo enorme de morder as pessoas, ao mesmo tempo que demonstram uma raiva descomunal. Curiosamente, a portadora desse mal que acontece durante á historia, é interpretada pela atriz pornô famosa na época, Marylin Chambers, sendo que aqui, age mais como uma figura do que como uma pessoa, o que combina bem para a personagem. Sendo uma verdadeira origem do caos, mas sem má intenção, unicamente age pelos seus instintos novos, uma verdadeira sedenta por sangue.
Com um final tão impactante quanto o filme anterior, Enraivecida na Fúria do Sexo é pouco conhecido pelo publico brasileiro, mas super cultuado pelos admiradores do diretor!


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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cine Especial: DAVID CRONENBERG: Parte 5

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, estarei participando do curso “David Cronenberg: Seu Cinema e suas Obsessões”, criado pelo CENA UM e ministrado pela Prof.ª Dr.ª Rosângela Fachel de Medeiros. E enquanto esses dois dias não vêm, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme, desse diretor que passa sua visão obscura (mas que fascina) para a tela do cinema!



Gêmeos - Mórbida Semelhança
Sinopse: Os gêmeos idênticos Beverly e Elliot, brilhantes ginecologistas canadenses, pesquisam a fertilidade feminina em sua clínica particular. A atriz Claire Nivean, que não tem filhos, procura auxílio na famosa Clínica Mantle. Diagnosticada por Beverly como possuidora de um útero tricervical, Claire deve perder a esperança de engravidar. O arrogante Elliot fica fascinado pelo masoquismo da atriz e dorme com ela. Como é costume deles compartilharem as pacientes, encoraja o irmão a tomar seu lugar. Os dois passam a se revezar nas visitas a Claire, mas o tímido Beverly se apaixona pela atriz e, influenciado por ela, começa a usar drogas.
Para aqueles que estavam acostumados com o mundo do bizarro, ao assistir Gêmeos – Mórbida Semelhança pode-se observar que há uma pequena mudança de trajeto se comparado aos filmes anteriores daquela época que o diretor David Cronenberg estava fazendo. Digo pequena, pois a trama em si é muito mais perturbadora e interessante, talvez devido ao fato do filme estar mais com o pé na realidade, e graças a esse artifício, quando finalmente surge o mundo do bizarro de Cronenberg, ele soa verossímil e aceitamos aquela situação, pois as vezes, o mundo real é muito mais assustador que qualquer ficção de terror. Isso se fortalece quando o próprio terror sai das próprias mentes dos dois protagonistas (Jeremy Irons no melhor papel(s) de sua carreira) onde se transita entre o real e o sonho (pesadelo), o que deixa a dupla (principalmente o irmão Bverly) desconcertados.
O filme é um estudo psicológico da ligação forte que os irmãos gêmeos da trama têm desde ao nascer, que mesmo às vezes tendo personalidades diferentes, a ligação de ambos os torna tão presos um pelo outro, que torna impossível a separação, mesmo que este desejo floresça (numa cena de sonho puramente Cronenberg), mas no fim ele padeça, devido ao amor (mesmo que mórbido) que ambos têm um pelo outro. Mesmo feito em 1988, Cronenberg não se intimidou com a falta de recursos da época, e com isso, torna a atuação dupla de Jeremy Irons tão perfeita, que realmente da a impressão que estamos diante de dois irmão gêmeos na tela. Isso graças á um verdadeiro jogo de montagem de cenas que o cineasta fez, auxiliado pelo ótimo desempenho do ator que soube passar a diferenças de personalidades dos irmãos.


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Cine Dica: Estréias no final de semana (10/02/12)

E ai pessoal. Finalmente essa semana está terminando, o que é um alivio para mim, devido ao fato que este calor que assolou nosso estado me detonou. Felizmente, minha mente se ocupou ao rever os filmes de David Cronenberg, para eu ter melhor participação para o curso sobre ele, que ocorrera agora na próxima terça. Com isso, ficarei somente em casa de molho e destrinchando as obras do cineasta. Quanto às estréias no cinema, da minha parte, terei que deixar de assistir elas agora, para mais adiante, devido a falta de tempo, mas espero que vcs curtem as estréias. Dentre elas, finalmente chega o tão aguardo e favorito ao Oscar, O Artista, filme que vem colecionando prêmios e muitos apontam como o filme do ano, pois não se via uma declaração de amor aos filmes, talvez desde o próprio Cantando Na Chuva, já que ambos exploram a transição do cinema mudo para o falado.
Outra grande estréia é o retorno de Star Wars: 3D - Episódio 1 A Ameaça Fantasma nos cinemas, agora no formato 3D. Mas da minha parte, não acho importante esse capitulo voltar ao cinema e neste formato, pois esse é o pior de toda a cine-serie. Se George Lucas fosse mais esperto e tivesse sintonia com o que o publico realmente gosta da franquia, teria colocado o clássico de 1977 (episódio IV) de uma vez neste formato nos cinemas, mas pelo visto, ele não tem sintonia nenhuma com os fãs, ou simplesmente por teimosia, quer ignorar.
Confiram as estréias:

O Artista
Sinopse: O filme se passa na Hollywood de 1927 e conta a história do astro de cinema George Valentin que enquanto se preocupa com o futuro de sua carreira com a chegada do cinema falado se apaixona por Peppy Miller uma jovem dançarina que busca o sucesso.

A Guerra Está Declarada
Sinopse: Quando Roméo (Jérémie Elkaïm) e Juliette (Valérie Donzelli) se conhecem, brincam com a coincidência dos nomes e, em tom de piada, declaram estar fadados a um destino trágico. Os dois se apaixonam, casam e têm seu primeiro filho, Adam. Mas a ilusão do conto de fadas se quebra após uma visita ao pediatra, que diagnostica um tumor cerebral no menino. A partir daí, a rotina da família se transforma numa constante jornada por corredores de hospitais. E a doença do filho vai obrigar o casal a enfrentrar problemas reais da vida adulta.

Cada um tem a gêmea que merece‎ ‎
Sinopse: Em Cada um Tem a Gêmea que Merece Sandler vive os gêmeos Jack e Jill um homem e uma mulher. Jack o gêmeo masculino mora em Los Angeles e tem uma família. Já Jill mora na periferia de Nova York e vai visitar o irmão em Los Angeles causando turbulências familiares.

O Despertar
Sinopse: Em 1921 a Inglaterra sofre com as perdas e o luto deixados pela I Guerra Mundial. A cética Florence Cathcart especialista em desvendar fenômenos paranormais é chamada para visitar um pensionato e explicar as visões do fantasma de uma criança. O caso porém colocará em dúvida tudo aquilo em que ela pensou acreditar até então. Um inquietante thriller que promete também emocionar o espectador.

Star Wars: 3D - Episódio 1 A Ameaça Fantasma
Sinopse: A saga Star Wars pela primeira vez em 3D nos cinemas. Em Episodio I - A Ameaça Fantasma dois cavaleiros Jedi são enviados como emissários ao planeta Naboo que se encontra sitiado e descobrem um conflito que se mostra ainda mais ameaçador para a paz da República.

Mãe e Filha
Sinopse: Após muitos anos sem se ver, Fátima (Juliana Carvalho) resolve visitar a mãe (Zezita Matos), que vive no interior do sertão nordestino. Junto ela leva seu filho natimorto, em uma tentativa de seguir um ritual fúnebre. Só que sua mãe tem dificuldades em enfrentar o fim das coisas, seja a morte do neto ou o marido que jamais voltou.



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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Cine Especial: DAVID CRONENBERG: Parte 4

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, estarei participando do curso “David Cronenberg: Seu Cinema e suas Obsessões”, criado pelo CENA UM e ministrado pela Prof.ª Dr.ª Rosângela Fachel de Medeiros. E enquanto esses dois dias não vêm, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme, desse diretor que passa sua visão obscura (mas que fascina) para a tela do cinema!

Scanners - Sua Mente Pode Destruir
Sinopse: Nascidos de uma experiência em laboratório, os Scanners são pessoas com grandes poderes tele cinéticos, capazes inclusive de matar com a força de suas mentes.
Foi o filme que abriu as portas para Cronenberg no inicio dos anos 80, apesar de que ele já vinha colecionando elogios em seus primeiros filmes nos anos 70, mas foi com esse que acabou fazendo dele mundialmente conhecido. Inspirado num conto intitulado "Naked Lunch", de William S. Burroughs, a trama se passa em um possível futuro, onde um determinado grupo de pessoas possui o dom de ler e controlar as mentes das pessoas. É bem da verdade que isso agente já viu em filmes recentes como X-men, mas foi com Scanners que o assunto de domínio de mentes foi mais explorado, mas de uma forma ousada, para quem somente esperava o herói ou vilão somente lendo a mente de outros. Aqui a coisa vai mais além. Pois além dos protagonistas controlarem as mentes, eles podem muito bem estourar as cabeças de suas pressas, em cenas que beiram ao realismo e espanto, pois na primeira vez que isso foi visto, ninguém estava preparado para aquilo acontecer.
Vale lembrar, que antes de seguir a carreira de cineasta, Cronenberg chegou a estudar bastante a anatomia do corpo humano. Portanto, se nos vemos uma cabeça estourando, ou as veias de um braço soltando para fora em cena, saiba que tudo está de acordo conforme os estudos que o cineasta  fez no passado. Essas determinadas cenas acontecem, mas não somente de uma forma explicita, mas de uma maneira em que o diretor sabe o que e como mostrar, fazendo delas verossímil e digna de aplausos. Cronenberg também foi feliz na escolha do elenco, principalmente no caso de Michael Ironside, que faz o grande vilão da trama. Com uma presença imponente e olhar de psicopata, o ator se tornou figura fácil ao encarnar inúmeros vilões do cinema, em filmes como o Vingador do Futuro, Highlander II e dentre outros.
Scanners renderia mais quatro continuações para o cinema, mas sem o dedo criativo de Cronenberg, e com isso, são obras esquecíveis.

Curiosidade: A cena da cabeça explodindo foi feita com um modelo de latex recheado como comida de cachorro e fígado de coelho.



Videodrome – A Síndrome do Vídeo
Sinopse: O dono de uma estação de TV a cabo de Toronto, cuja programação é baseada em violência e pornografia, sintoniza as ondas de um estranho programa que acaba transformando sua vida em um pesadelo.
Ouve um tempo (e talvez ainda hoje) em que se dizia que a TV era um mal tão grande, para a saúde das pessoas, que acabou rendendo inúmeras teorias de conspiração, como lavagem cerebral e outras coisas do gênero. É bem da verdade, que ouve um tempo que os meios de comunicação da tv tentavam vender certas idéias para o publico aceitar elas, onde até mesmo as pessoas se sentavam para assistir horário político (crus credos). Hoje em dia é bem difícil comprar “gato por lebre”, graças a outros meio de comunicação como a internet, mas antes disso tudo, tinha essa paranóia e com isso, surgiu esse filme para colocar mais lenha na fogueira. Além de fazer uma parábola sobre essa teoria, o filme é uma critica sombria contra os donos de emissoras que fazem de tudo para dar audiência. O personagem de James Woods (Cassino) é um retrato dessas pessoas gananciosas, ao ponto, que ele não se importa em tentar colocar ao ar, cenas que beiram ao realismo, que contem estupro, tortura e morte (os lendários snuff), sendo que tais imagens, ele pegou de um sinal pirata.
Apartir da descoberta e das exibições de tais cenas, o filme entra num mundo onde o protagonista não sabe quando é real ou ilusão, sendo que (aparentemente) as cenas que ele adquiriu do sinal pirata provocaram isso nele, ao ponto, que ele mesmo enfia suas mãos dentro de seu corpo, ou então mata por acidente uma determinada pessoa achando que era outra. Essa e outras bizarrices acontecem durante a trama, e David Cronenberg usa e abusa dessas cenas como ninguém, fazendo delas bastante absurdas, mas criativas e dando uma verdadeira aula de como se faz um filme de terror psicológico.
Vale lembrar, que eu vi esse filme recentemente, e ele me fez me lembrar de uma saudosa sessão do cine Trash da Band, onde foi exibido um filme tosco e divertido chamado O Cérebro com o mesmo tipo de tema. Pelo visto, Videodrome gerou escola!



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Cine Curiosidade: John Williams, 80 anos de vida!

Ontem o grande compositor do cinema, John Williams, completou oitenta anos de vida. Hoje em dia é bem dificil imaginar filmes classicos como Tubarão, ET, Star Wars e tantos outros sem suas trilhas, pois Williams sempre teve o dom, de não só colocar a musica em determinadas cenas, como faze-las de uma forma como se elas fossem parte delas desde o principio.
Tendo sido indicado a 47 vezes ao Oscar, e tendo ganhado seis, Williams é sinonimo de qualidade e que faz o serviço com coração, algo que cada vez vai mais se perdendo nesta nova geração de compositores do cinema. Confiram abaixo os seus principais sucessos:

TUBARÃO

STAR WARS

SUPERMAN

CONTATOS IMEDIATOS DE 3º GRAU 

OS CAÇADORES DA ARCA PERDIDA

ET

A Lista de Schindler

Jurassic park



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quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Cine Especial: DAVID CRONENBERG: Parte 3

Nos dias 14 e 15 de fevereiro, estarei participando do curso “David Cronenberg: Seu Cinema e suas Obsessões”, criado pelo CENA UM e ministrado pela Prof.ª Dr.ª Rosângela Fachel de Medeiros. E enquanto esses dois dias não vêm, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme, desse diretor que passa sua visão obscura (mas que fascina) para a tela do cinema!


Crash - Estranhos Prazeres
Sinopse: Após se envolver em um acidente de carro com uma médica, publicitário começa a se relacionar com um grupo estranho de pessoas, que têm como fetiche a reprodução de acidentes de carro e a relação dos mesmos com o sexo. Aos poucos, ele e a mulher começam a ser introduzidos gradativamente em um mundo de estranhos prazeres carnais, sempre ligados ao sexo e aos carros.
A violência e o sexo são temas até bastante explorados na filmografia de David Cronenberg, mas unidos numa mesma forma, somente mesmo neste filme de 1996 que causou a maior polemica, mas colecionou elogios e prêmios no mundo a fora. Acredito que para Cronenberg, o ato sexual se assemelha a um ato de violência, e ao mesmo tempo, a violência e o ato sexual é um ato de prazer que unidos juntos, tornam o prazer em dobro e irresistível. Só mesmo dessa forma para explicar a razão de um grupo de pessoas (de um possível futuro próximo) terem prazer em se acidentar de carro, para depois começar o sexo, mesmo entre as ferragens do veiculo, após o acidente. Porque eles fazem isso? Os personagens simplesmente são jogados na tela, não tendo nenhuma explicação plausível do porque agirem assim, mas isso seria tão absurdo? Talvez a mensagem que o filme passe, é que unicamente eles estejam vivendo ao maximo e pondo para fora os seus desejos selvagens primitivos, já que a outras formas de comunicação já não são mais possíveis, pela possibilidade delas terem se tornado banais e dispensáveis neste futuro, aparentemente, caótico.
Baseado no livro escrito por J.G. Ballard, o filme possui um elenco que estava fazendo um relativo sucesso nos anos 90, como no caso de James Spader (Sexos, Mentiras e vídeo tape) totalmente a vontade como o cara novo nesse grupo estranho de pessoas, mas dando uma de veterano e entendedor no assunto, e Holly Hunt (O Piano) mais do que a vontade ao tirar a roupa em cenas de pura tensão.

Curiosidade: Recebeu o Prêmio Especial do Júri em Cannes.
A versão em vídeo de Crash- Estranhos Prazeres disponível nas locadoras americanas da Blockbuster não possui quase que nenhuma das cenas de sexo do filme. Esta versão tem aproximadamente 10 minutos a menos do que a exibida nos cinemas.


SPIDER: DESAFIE A SUA MENTE
Sinopse: Spider (Ralph Fiennes) é um sujeito estranho e solitário. Após um longo período de internação em um hospital psiquiátrico, ele regressa às ruas do East End de Londres, lugar onde cresceu. As imagens, os sons e os odores dessas ruas começam a despertar lembranças de sua infância que há muito haviam sido esquecidas. No coração das memórias de Spider encontra-se o grande trauma da perda de sua mãe. Ele acredita que seu pai, o encanador Bill Cleg (Gabriel Byrne), matou a esposa para que uma prostituta tomasse seu lugar e fosse morar em sua casa.
Até aonde nossa mente pode nos enganar? Essa pergunta é levantada após o ato final desse filme, onde explora ao maximo até que ponto a nossa mente pode nos levar. É bem da verdade, que o filme explora do quão é necessário a preservação da inocência de uma criança, pois às vezes basta um simples gesto, para essa criança ficar confusa perante o mundo que ela enxerga, sendo que as vezes, nem tudo o que ela vê, ela saiba administrar. Quando o filme começa, somos apresentados a Spider (Ralph Fiennes, extraordinário) cuja imagem é apenas uma imagem pálida do que ele poderia ter sido um dia, mas do porque ele ter chegado ao ponto que chegou, isso é mostrado quando o protagonista transita em seu passado, onde ele se vê a si próprio quando criança (papel de Bradley Hall), e quando vivia com os seus pais, (Gabriel Byrne e Miranda Richardson), que dava a entender, que viviam em crise, e com isso, o seu pai ia de encontro com uma prostituta (também Miranda Richardson). Com efeito, especial zero e tão pouco com o velho método do flashback, Cronenberg simplesmente coloca o protagonista á transitar em seu passado com a maior facilidade, fazendo de suas lembranças, um verdadeiro quebra cabeça, onde tenta de todas as formas achar algumas respostas ainda não esclarecidas para si próprio, mas a verdade pode ser muito mais assustadora do que aparenta ser, pois sua mente está em frangalhos, que por vezes lembra um espelho quebrado, ou então uma teia de aranha, que quando pequeno, tanto gostava de fazer com linhas de tricô (por isso o apelido Spider).
Ralph Fiennes constrói um personagem cheio de camadas protetoras de si próprio, nas quais não conseguimos de imediato compreende-lo, mas conforme o filme avança, percebemos que ele acabou sendo preso a sua própria teia que teceu. Atenção para o ótimo desempenho de Miranda Richardson, onde faz um trabalho duplo (ou triplo) e nos faz simplesmente esquecer que essas personagens são interpretadas pela mesma atriz.


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Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray (08/02/12)

Nota: Seguinte pessoal, devido ao fato de eu estar ocupado, escrevendo, revisitando e assistindo pela primeira vez alguns títulos de David Cronenberg, para os especiais que eu estou fazendo por aqui, vou deixar um pouco de lado as matérias de outros assuntos como os lançamentos de novos filmes nas locadoras. Mas isso será por pouco tempo, somente mais por causa dessa semana que estou super ocupado, mas deixo a dica abaixo de dois bons títulos que chegam às locadoras, confiram: 
MAMUTE
GIGANTES DE AÇO


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