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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cine Dica: Estréias no final de semana (28 10 11)

Para todos um ótimo final de semana e boas sessões de cinema. No meu caso estarei assistindo de manhã ao filme Contagio junto com um debate, organizado pelo Cine Clube Zero Hora. E a tarde irei assistir ao elogiado O Palhaço, que até agora, está se tornando uma dos melhores filmes brasileiros do ano.

Confiram as estréias:


O PALHAÇO
Sinopse: A narrativa traz a história de Benjamin (Selton Mello) e Valdemar (Paulo José), pai e filho conhecidos nos picadeiros como os palhaços Pangaré e Puro Sangue. Eles ganham a vida viajando pelo país com o Circo Esperança; sem endereço fixo, sem vizinhos, sem documentos.
O drama começa quando Pangaré, cansado da vida na estrada, começa a achar que já não é mais um palhaço engraçado, fazendo despertar um sonho antigo de ter um lugar para morar e um CPF, comprovando sua identidade.


Contágio
Sinopse: A comunidade médica mundial inicia uma corrida contra o tempo no longa Contágio. Isso porque um vírus altamente transmissível se espalha pelo ar multiplicando rapidamente os contagiados que morrem em poucos dias, sem chances de cura. Mais rápido do que o vírus, o pânico toma conta de toda população que luta para sobreviver numa sociedade que está desmoronando.


A Condenação
Sinopse: Condenado à prisão perpétua por assassinato, Kenny Waters (Sam Rockwell) é considerado causa perdida por todos, menos por sua irmã Betty Anne (Swank). Disposta a defendê-lo, a dona de casa e mãe de dois filhos abandona tudo, volta à faculdade e dedica todo seu tempo ao curso de direito, numa luta incansável para provar a inocência de Kenny.


Borboletas Negras
Sinopse: A poetisa sul-africana Ingrid Jonker lutou contra o Apartheid, na década de 60, usando a poesia como arma. Suas palavras resistiram à censura do governo vigente e tocaram corações ao redor do mundo. Sua mensagem chega agora a mais pessoas através do filme Borboletas Negras.A importância do trabalho desenvolvido pela escritora ficou evidente quando Nelson Mandela, em seu primeiro discurso como presidente da África do Sul, leu o poema A criança que foi assassinada pelos soldados de Nyanga. O texto de Ingrid foi usado como um símbolo da África livre.Sob direção da holandesa Paula van der Oest, o longa-metragem retrata o instável lado emocional da artista. Com espírito sensível e rebelde, ela se destacou entre os escritores da época, mas criou um difícil relacionamento com seu pai, que era o chefe do departamento de censura do governo. Os amores também tiveram papel importante na trajetória de Ingrid Jonker; entre eles o escritor Jack Cope.



O Retorno de Johnny English
Sinopse: Após o período de reclusão numa remota região da Ásia, o atrapalhado agente britânico Johnny English volta à ativa numa missão importantíssima: impedir o assassinato de um líder chinês e, de quebra, desmascarar uma rede de conspiração que inclui a KGB, a CIA e o MI7. Cabe agora ao mais improvável funcionário da inteligência do Serviço Secreto de Sua Majestade concluir o dever com sucesso e se redimir de suas últimas trapalhadas.

CINE MÊS DAS BRUXAS: CINE TRASH: Parte 11

Neste mês das bruxas, vamos relembrar de umas das sessões de filmes que agente assistia na TV que mais deixou saudades, o Cine Trash. O programa comandado pelo saudoso Zé do Caixão exibia filmes de terror de baixo orçamento, mas muitos se tornaram pequenos clássicos do gênero e que muitos se lembram com bastante saudosismo.

Sexta - Feira 13 parte III em 3D

SINOPSE: Após a matança no Acampamento Crystal Lake,a ocupação de uma fazenda próxima por alguns jovens em busca de diversão chama a atenção maligna de Jason.
Como aqui, a formula seria a mesma (adolescentes + hormônios estourando + Jason = Assassinatos após azarações) o produtores decidiram injetar algo de novo neste capitulo que foi o 3D, que na época, esta ferramenta tentou resgatar o seu prestigio em diversos títulos (como Tubarão 3), mas no saúdo geral, não acrescentou em nada na série. As mortes foram mal organizadas e algumas tiveram sua melhor parte cortada da edição final (caso da morte da personagem Vera (Catherine Parks - flechada no olho).Contudo, é neste capitulo que finalmente Jason ganha sua tão conhecida máscara,a qual exibirá o corte provocado pela machadada dada pela personagem Chris. Curiosamente, a mascara surgiu meio que sem querer na trama, mas combinou tanto com o personagem, que os produtores mantiveram ela  nos capítulos seguintes. Hoje fica realmente difícil imaginar Jason sem aquela mascara sinistra.


Sexta - Feira 13: Capítulo Final
SINOPSE: Após uma série de mortes horríveis na floresta ao redor do Acampamento Crystal Lake,dois irmãos têm de unir forças para matar Jason.
Com o objetivo de encerrar a cine serie de uma forma satisfatória, "O Capítulo Final" foi uma estratégia de marketing que levou muita gente ao cinema para ver como Jason morreria. Mas convenhamos que muitos não caíram neste conto do vigário, pois caso o filme fizesse sucesso (e realmente fez) seria inevitável que surgisse novos capítulos, o que acabou acontecendo. Mas tentarmos imaginar esse filme como realmente o final, faz com que ele funcione muito bem, tanto, que talvez esse seja o melhor filme da série,bem melhor elaborado e com cenas eletrizantes. A cena final denunciava descaradamente que haveria uma continuação e,possivelmente.pela sugestão dada,Tommy (Corey Feldman, o Bocão de Gonnies) seria a reencarnação de Jason. Mas isso não chegou nem perto de ocorrer.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CINE ESPECIAL: INGMAR BERGMAN: Parte 3

Nos dias 5 e 6 de novembro, estarei participando do curso, “INGMAR BERGMAN – O Cinema da Angústia Existencial”, no Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 – Porto Alegre / RS). Enquanto os dois dias não vêm, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme pertencente, a uma filmografia incomum, de um diretor incomum.  

Fanny e Alexandre

Sinopse: No início do século XX, na Suécia, duas crianças acostumadas com a vida farta, Fanny e Alexander, passam a morar com um bispo rigoroso após seu pai morrer e sua mãe casar-se novamente, agora com tal bispo. Agora elas deverão enfrentar uma vida de miséria e dificuldades.
Outra obra notável, da filmografia notável de Bergman. Por mostrar uma ternura pouco vista em seus filmes anteriores e uma linha narrativa mais convencional, para o publico em geral, mesmo com a longa duração. A principio, a trama seria moldada para ser exibida como uma mini serie para a TV, com aproximadamente cinco horas de duração, o filme foi todo repassado pela montagem, supervisionada pelo próprio diretor, para daí então ser exibido no cinema. Com isso, o filme se tornou um dos mais premiados de sua carreira, tendo ganhado o Oscar de melhor filme estrangeiro, fotografia, direção de arte e figurino.


Curiosidade: Há versões com 188 e 197 minutos, além de uma versão do diretor com 312 minutos.


CENAS DE UM CASAMENTO
Sinopse: O casamento de Marianne e Johan parece perfeito. Quando, por causa de outra mulher, Johan abandona Marianne, eles começam a viver um inferno conjugal, revelando os seus verdadeiros sentimentos.
Uma das mais fortes analises feitas pelo cinema, sobre o relacionamento conjugal e suas crises. Mas diferente do que muitos imaginam, o projeto foi a principio, apresentado como uma mini serie para a TV Sueca, mas habilidoso como Bergman era na montagem, editou os seis capítulos para que se tornasse um único filme e se tornasse acessível para o cinema e o publico em geral. A chave do sucesso da produção, esta nas interpretações extraordinárias do casal central (Ullmann e Josephson),e com isso, Bergman conseguiu mais uma perola de sua impecável filmografia.

Curiosidade: Segundo Ingmar Bergman, após a exibição de Cenas de um Casamento na TV da Suécia houve um aumento substancial no número de divórcios e também na procura por consultores de casamento;


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CINE MÊS DAS BRUXAS: CINE TRASH: Parte 10

Neste mês das bruxas, vamos relembrar de umas das sessões de filmes que agente assistia na TV que mais deixou saudades, o Cine Trash. O programa comandado pelo saudoso Zé do Caixão exibia filmes de terror de baixo orçamento, mas muitos se tornaram pequenos clássicos do gênero e que muitos se lembram com bastante saudosismo.

Sexta-Feira 13 - Parte II
Sinopse: Cinco anos após o massacre no acampamento Cristal Lake, novos instrutores se instalam num acampamento próximo. Um a um, os jovens do grupo são atacados e brutalmente mortos, revivendo a lenda de Jason.
Nem levou um ano e logo foi lançada essa seqüência do sucesso de 1980, só que desta vez, estrelado por Jason, mas um pouco diferente daquele Jason que nos conhecemos. Aqui, Jason ainda é humano, se fere facilmente e tão pouco usa sua famosa mascara de Hóquei. Foi por causa disso, que quando assisti pela primeira vez a esse filme no cine Trash, achei que fosse uma versão alternativa de Jason, ou simplesmente uma copia barata e descarada. Para vocês verem, como a imagem icônica do Jason posterior marcou as pessoas.
A trama aqui é praticamente a mesma da anterior, ou seja, jovens com os hormônios estourando, somente servindo de vitimas para Jason fazer o que faz de melhor, para dai então, sobrar uma mocinha e acabar (aparentemente) com o vilão no final. Como sempre, há um grande gancho para eventual continuação, e por mais que nos saibamos como termina cada capitulo, sempre queremos saber qual será as próximas vitimas ou como Jason dribla sua própria morte. Esse é o poder dessa famigerada criatura.

Curiosidade: O filme possui uma das mais longas seqüência de créditos da história do cinema, que dura aproximadamente 15 minutos.


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Cine Clássico: Ghost World – Mundo Cão

UM FILME PARA SER REDESCOBERTO E JAMAIS ESQUECIDO
Sinopse: . Depois de terminarem o segundo grau, as adolescentes Enid (uma “opulenta” e “cult” Thora Birch, de “Beleza Americana”) e Rebecca (uma “magrinha” Scarlett Johansson em inicio de carreira), debruçam-se sobre o que vão fazer da vida, considerando arranjar empregos e alugar juntas um apartamento.
Todo mundo sabe que quando o primeiro filme dos X-men fez sucesso, imediatamente se criou inúmeras adaptações de HQ de super heróis. Comendo pelas beiradas, surgiram também adaptações cuja historias não era com os herois uniformizados, e sim, historias que se aproximavam mais do realismo, e com isso, surgiram obras como O Anti-Herói Americano, Marcas da Violência, Sin City, Estrada para a Perdição e dentre outros. Um desses primeiros filmes a ir para esse lado oposto, foi essa ótima produção independente dirigida por Terry Zwigoff, que é uma adaptação do “comic book” underground de Daniel Clowes, dos anos 90.
Abordando as dificuldades da transição da vida adolescente para o mundo dos adulto, que por vezes, chega a ser mais complicado do que se imagina. O filme é uma deliciosa viajem da dupla feminina protagonista em meio ao cotidiano do dia a dia, entre pessoas excêntricas, mas com muito significado e cheio de conteúdo cada uma delas.
A visão do mundo que nos apresenta, tem lá os seus momentos de humor, mas é extremamente irônica, pessimista e consistentemente sombria. Com um colorido “Nerd”, e carregado de referencias ao mundo pop, as protagonistas são coadjuvadas por Steve Buscemi (em um de seus melhores momentos de sua carreira) e sua trilha sonora contagiante. Fotografia a cargo do Brasileiro Affonso Beato.Com uma indicação para Oscar melhor roteiro adaptado, o filme jamais ganhou cartaz na época por aqui,  o que é uma pena, já que é considerado um dos melhores filmes do inicio da primeira decada do século 21. Uma pequena joia que não custa ser redescoberta.


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quarta-feira, 26 de outubro de 2011

CINE ESPECIAL: INGMAR BERGMAN: Parte 2

Nos dias 5 e 6 de novembro, estarei participando do curso, “INGMAR BERGMAN – O Cinema da Angústia Existencial”, no Museu da Comunicação (Rua dos Andradas, 959 – Porto Alegre / RS). Enquanto os dois dias não vem, por aqui, estarei postando um pouco sobre cada filme pertencente, a uma filmografia incomum, de um diretor incomum.  

A Fonte da Donzela
Sinopse: Na Suécia, século XIV, a população oscilava entre o cristianismo e o paganismo. Herr Töre (Max von Sydow) e Märeta Töre (Birgitta Valberg) formam um casal que tem uma propriedade rural. Eles são cristãos fervorosos e incumbiram Karin Töre (Birgitta Pettersson), sua filha, uma adolescente de quinze anos, de levar velas para a igreja da região e acendê-las para a Virgem Maria. Karin sonha em só se entregar para um homem quando estiver casada e esta posição é reforçada pois Ingeri (Gunnel Lindblom), uma serviçal que mora em sua casa, está grávida. No caminho da igreja Karin é estuprada e assassinada por dois pastores de cabras. Quando a noite chega ironicamente os criminosos vão pedir comida e abrigo para os pais de Karin. São recebidos cordialmente e Herr Töre lhes promete trabalho. Märeta está nervosa, pois a filha não retornou, mas o marido tenta tranqüilizá-la dizendo que em outras ocasiões Karin dormiu na cidade. Porém o temor da mãe se concretiza quando um dos pastores, sem imaginar, quer vender uma peça de roupa de Karin para sua mãe. Ela reconhece a roupa da filha, mas diz que vai pensar e logo que pode tranca a porta e fala ao marido. Eles já têm certeza do triste destino da filha, pois a peça está suja de sangue. O casal agora só pensa em se vingar.
Baseado numa lenda medieval, Bergman constrói aqui um drama poético de profunda ressonância moral, mesmo onde os protagonistas ficam diante da duvida com relação a sua fé em Deus. O filme possui momentos de tensão e angustia, como por exemplo, a cena do destino da protagonista, um verdadeiro terror físico e psicológico, mas muito bem filmado A dramaticidade da situação é muito bem reforçada pela bela fotografia em preto e branco do seu habitual colaborador Sven Nykvist. Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro.
 
Gritos e Sussurros
Sinopse: Em uma casa no campo uma mulher está bastante enferma e recebe cuidados de suas duas irmãs e de uma empregada da família, que precocemente perdeu sua filha e por isso extravaza seu amor de mãe dando o maior carinho possível para aquela moça tão debilitada. Dentro deste contexto lembranças, frustrações e imaginações em um misto de amor e ódio surgem no interior de cada pessoa..
Um retrato de amor e ódio perante a inevitável morte, que é difícil de aceita-la, embora ela tenha acontecer, para o bem ou para o mau. Aqui, Bergman está com a mão mais pesada e sem piedade para aqueles que forem assistir a esse filme, pois a trama possui cenas chocantes e desagradáveis, para pessoas mais sensíveis e que não estejam familiarizadas com o universo de Bergman. Mas o diretor se torna esplêndido ao saber captar os sentimentos humanos, mesmo em situações incomuns, embora realistas. O filme levou o Oscar de melhor fotografia, devido a sua brilhante forma que foi apresenta, com os seus tons vermelhos, criados (novamente) por Sven Nykvist.


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Cine Dica: Em DVD e Blu-Ray: Kung-Fu Panda 2

(Leia minha critica já publicada clicando aqui)


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