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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 20 de março de 2023

Cine Dica: Encontro dos Festivais Ibero-americanos de Cinema (23 de março a 05 de abril)

Noites Alienígenas

1º Encontro dos Festivais Ibero-americanos de Cinema terá oito painéis temáticos e mais de 40 exibições de filmes de diversos países. Evento da Fundacine em parceria com a Coordenação de Cinema e Audiovisual do município ainda contará com uma masterclass virtual e ambiente de negócios para profissionais do setor

A programação do 1º Encontro dos Festivais Ibero-americanos de Cinema (EFIC) está repleta de oportunidades de capacitação para produtores e realizadores do setor: serão oito painéis temáticos e uma masterclass virtual, para os inscritos; além da exibição de mais de 20 filmes em 47 sessões   , com entrada franca também para o público em geral. Promovido pela Fundação Cinema RS (Fundacine) em parceria com a Coordenação de Cinema e Audiovisual da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, o evento é totalmente gratuito e acontece entre os dias 23 e 27 de março, na Cinemateca Capitólio (rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico), em Porto Alegre.

Nesta quarta-feira, dia 22 de março, às 18h, a Masterclass Virtual “Festivais de cinema pós-pandemia: mudanças, evolução e desafios”, ministrada pela produtora cinematográfica e curadora de festivais de cinema Hebe Tabachnik, dá início à maratona de atividades do EFIC.

A convidada irá abordar (em idioma espanhol) as formas possíveis de adaptação e sustentabilidade para diversidade e inclusão, além de traçar possibilidades de se nutrir os indivíduos e as comunidades e ampliar a experiência de ir a um festival de cinema, fazendo isto relevante, provocador, e ao mesmo tempo inspirador e divertido. As inscrições para esta atividade, em especial, devem ser feitas via google forms (link disponível na bio da página da Fundacine no Instagram, e também no site da instituição).

A abertura oficial do evento acontece às 18h de quinta-feira (23), com uma confraternização para convidados, seguida de apresentação às 18h40 do prestigiado músico Sérgio Rojas. Às 19h, ocorre o cerimonial de abertura na sala de cinema, onde, às 19h30m será exibido o filme Noites Alienígenas (Direção: Sérgio de Carvalho). Após a sessão haverá conversa com o diretor do filme, que foi vencedor do Festival de Gramado de 2022.

Ao longo dos cinco dias de evento - que tem como objetivo promover ações de formação, conexões criativas e negócios para o segmento - uma série de profissionais do setor audiovisual de países onde o idioma predominante é o português ou espanhol estarão participando das atividades. Durante este período, a capital gaúcha receberá curadores, programadores, diretores artísticos e gerentes dos principais festivais cinematográficos realizados no cenário ibero-americano.

Dentre as presenças confirmadas estão representantes de festivais como DocLisboa, Cine Ceará, Festival do Rio, Festival de Guadalajara, DocMontevideo, FRAPA, Festival de Cinema de Gramado, FAM, BAFICI, Olhar Festival Internacional de Cinema de Curitiba, Mostra Internacional de São Paulo, FicValdivia, Cine Esquema Novo, FECCI, Festival de Cinema da Fronteira, Tela Indígena, Fantaspoa, Janela Internacional de Cinema, Santa Maria Vídeo e Cinema, entre outros.  Na grade de atrações, a Mostra EFIC de Cinema – que se estende até o dia 5 de abril – levará para a tela grande da Cinemateca Capitólio títulos especiais que estiveram em importantes festivais de cinema para o público cinéfilo e população em geral. Para ter acesso aos filmes, é preciso retirar ingresso 1 hora antes do início de cada sessão.  

Aos inscritos, o evento ofertará, além da masterclass virtual, uma programação capacitiva que contará com debates sobre impulsionamento das políticas públicas para o setor audiovisual, incluindo oito painéis temáticos, seguidos de diálogo com representantes de festivais convidados, que estarão apresentando os eventos a partir das suas experiências, seja organização, programação, curadoria ou crítica. Desta forma, o encontro ainda irá oportunizar que os conteúdos produzidos localmente possam ser apresentados a realizadores de festivais nacionais e internacionais. As inscrições para os painéis também estão abertas (link disponível na bio da página da Fundacine no Instagram, e também no site da instituição).

A iniciativa conta com financiamento do Pró-Cultura/Sedac-RS e tem patrocínio da CEEE Grupo Equatorial Energia. Em breve, a programação completa será divulgada nos sites e redes sociais da Fundacine e da Cinemateca Capitólio.


I ENCONTRO DOS FESTIVAIS IBERO-AMERICANOS DE CINEMA

PROGRAMAÇÃO GERAL:


22/03 (Quarta-feira)

18h - MASTERCLASS VIRTUAL (ZOOM): “Festivais de cinema pós-pandemia: mudanças, evolução e desafios.”

Sinopse: A demanda por conteúdo, ferramentas criativas revolucionárias e formas híbridas de entregar as histórias se expandiram exponencialmente. É um momento de adaptação e sustentabilidade para diversidade e inclusão e, mais do que nunca, pensar criativamente em como alcançar o público, nutrir os indivíduos e as  e ampliar a experiência de ir a um festival de cinema, fazendo isto relevante, provocador, e ao mesmo tempo inspirador e divertido.

Ministrante: Hebe Tabachnick


23/03 (Quinta-feira)

18h – Confraternização de Abertura

18h40m - Apresentação musical de Sérgio Rojas

19h- Cerimonial de abertura na sala de cinema

19h30m – exibição do filme Noites Alienígenas* (91 min. 2023, Brasil).Direção: Sérgio de Carvalho.

Após a sessão haverá conversa com o diretor Sérgio de Carvalho*

* Filme vencedor do Festival de Gramado de 2022


24/03 (Sexta-Feira)

09h30m - Welcome coffee

10h– Painel 1 “Perspectivas do cinema documental”.

Sinopse: A ascensão do cinema documental em festivais e mostras internacionais.

Convidados: Miguel Ribeiro, (Doc Lisboa- Festival Internacional de Cinema), Luis

Eduardo Zaffaroni (DocMontevideo e DOCSP)

Mediação: Quetta Satt (Professora e pesquisadora FAMECOS- PUCRS)


Sessões na Sala de Cinema:

14h30m – exibição do filme Desterro (123 min., 2020, Brasil / Portugal / Argentina). Direção: Maria Clara Escobar

17h - Programa de Curtas 1 (54 min.).

 Construção (16 min.). Direção: Leonardo da Rosa.

Garotos ingleses (15 min.). Direção: Marcus Curvelo.

Um tempo para mim (21 min.). Direção: Paola Mallmann.

18h - Painel 2 – “Circuito Internacional de Festivais e o potencial das obras

ibero-americanas.”

Sinopse: A recepção do cinema ibero-americano no circuito internacional de festivais e mostras sob os olhares da curadoria e da produção.   

Mediação: Daniela Mazzilli (Coord. Cinema e Audiovisual) e Beto Rodrigues


(FUNDACINE)

Convidados: Wolney Oliveira (Cine Ceará), Marilha Naccari (FAM), Renata Almeida (Mostra Internacional de Cinema de SP), Vilma Lustosa (Festival Internacional do Rio), Antonio Gonçalves Junior (Olhar de Cinema), Pavel Cortés (Festival Internacional de Cinema de Guadalajara), 19h40m – exibição do filme Marte Um (115 min, 2022. Brasil). Direção: Gabriel Martins.

Sessão apresentada pelo diretor Gabriel Martins.*


25/03 (Sábado)

09h30m - Welcome Coffee

10h - Painel 3: “Políticas públicas de fomento e a presença dos filmes

brasileiros em festivais internacionais.”

Neste painel as instituições convidadas irão apresentar e debater as novas políticas audiovisuais que serão implementadas na retomada do apoio à realização de festivais, à distribuição dos filmes brasileiros, bem como o apoio à participação de obras brasileiras selecionadas em festivais internacionais. Além disso, serão abordados em específico os editais que serão lançados pela Lei Paulo Gustavo e Aldir Blanc II.

Convidados: Daniel Tonacci (ANCINE), Adriane Freitag (Cinema do Brasil), Sofia Ferreira (IECINE), Mediação: Beto Rodrigues (FUNDACINE)

14h30m - Painel 4: O papel dos festivais no lançamento de filmes e sua

inserção mercado brasileiro

Sinopse: As possibilidades de distribuição para um longa-metragem brasileiro apartir das experiências em festivais de cinema. 

Convidados: Gabriel Martins (Marte Um), Marcos Santuário (Festival de Cinema de Gramado)

Mediação: Antonio Gonçalves Junior (Olhar de Cinema)

16h - Programa de curtas 2: Gabriel Martins (60 min.). Nada (27 min.), No final do mundo (5 min.) e Terremoto (26 min.).

Sessão apresentada pelo diretor Gabriel Martins*

17h30m - Painel 5 – “O processo curatorial e sua influência na programação de

Mostras e Festivais.”

Sinopse: Os festivais de cinema possuem uma certa marca representada por sua linha curatorial que mesmo com a mudança dos profissionais da curadoria, ano a ano, costumam manter determinadas características que expressam suas identidades. Esse painel discutirá como a organização de cada festival pensa sua curadoria a cada nova edição dos eventos, o papel da pesquisa e qual sua influência na hora de organizar a programação.

Convidados: Lorenna Rocha (Indeterminações e Janela Internacional de Cinema do

Recife), Wolney Oliveira (Cine Ceará), Renata Tupinambá (FeCCI - Festival de

Cinema e Cultura Indígena)

Mediação: a confirmar

19h – exibição do filme Alcarrás (120 min., 2023, Espanha / Itália). Direção: Carla Simón.


26/03 (Domingo)

15h - Painel 6 Sala Multimídia: O trabalho dos profissionais da crítica nos festivais e mostras de cinema. 

Sinopse: O espaço encontrado pela crítica nos eventos de cinema e qual seu papel o fomento da cinefilia. Convidados: David Manuel Obarrio (BAFICI), Victor Guimarães

(FICValdivia/Semana de Berlim),Ivonete Pinto (Revista Teorema)

Mediação: Daniel Rodrigues (ACCIRS)


Sessões de cinema:

15h – Eami (85 min., 2022, Paraguai / Estados Unidos / Alemanha / Argentina /

França / México). Direção: Paz Encina.

16h45m - Fogo-Fátuo (67 min., 2023, Portugal / França). Direção: João Pedro

Rodrigues.

18h - O Grande Movimento (85 min. 2021, Bolívia / França / Qatar / Suíça).

Direção: Kiro Russo.

19h30m - O Acidente (95 min., 2022, Brasil). Direção: Bruno Carboni.

Após a sessão haverá conversa com o diretor Bruno Carboni.*


27/03 (Segunda-Feira)

09h30min - Welcome Coffee

10h – Painel 7 - Festivais Gaúchos e o intercâmbio entre distintas cinematografias

Sinopse: O que é levado em consideração para construir um evento de cinema sediado no Rio Grande do Sul e qual é a colaboração de um festival para a cinematografia do Estado.

Convidados: João Pedro Fleck (Fantaspoa), Leo Garcia (FRAPA), Kaya Rodrigues

(Festival Cinema Negro em Ação), Ana Letícia Meira Schweig (Tela Indígena),

Jaqueline Beltrame (Cine Esquema Novo).

Mediação: Richard Tavares (Realizador audiovisual).

14h30m- Painel 8 – “Para além das capitais: As trajetórias do cinema independente.”

Sinopse: A história e a tradição de festivais de cinema e mostras relevantes descentralizadas, fora das capitais ibero-americanas e grandes centros já consolidados. A importância destes eventos na relação com as fronteiras, e a movimentação da economia criativa local.

Convidados: Zeca Brito (Festival Internacional de Cinema da Fronteira), Luiz Alberto Cassol (Festival Santa Maria Vídeo e Cinema), Diego Tafarel (Festival Santa Cruz de Cinema). Le Daros (Cine Serra). 

Mediador: Angélica Seguí

14h às 17h30m - *Encontro entre produtores gaúchos e representantes de festivais*


 Sessões no cinema:

17h - Breve História do Planeta Verde (75 min., 2019, Brasil / Argentina). Direção: Santiago Loza.

18h30m - Amazônia, a nova minamata (70 min., 2022, Brasil). Direção: Jorge Bodanzky.

20h - A Rainha diaba (106 min., 1973. Brasil). Direção: Antonio Carlos da Fontoura. 

Apresentação em vídeo do diretor Antonio Carlos da Fontoura.*


Terça - 28/03 – sessões no cinema

15h - Programa de curtas 1 (reprise) 54 minutos.

16h30m - Eami, 85 minutos. (reprise)

18h30m- Programa de Curtas (3, 66 minutos)

Chão de fábrica, 24 minutos. Direção: Nina Kopko

Inabitável, 25 minutos. Direção: Matheus Farias e Enock Carvalho.

Sideral, 15 minutos. Direção: Carlos Segundo

19h30m - Além de nós (104 minutos, 2022, Brasil). Direção: Rogério Rodrigues.

Após a sessão haverá uma conversa com o diretor Rogério Rodrigues.*


Quarta  -  29/03 – sessões no cinema

15h - Fogo-fátuo (reprise), 67 minutos

16h30m - Programa de curtas 3 (reprise), 66 minutos

17h30m - O Grande Movimento (reprise) 85 minutos

19h - Mato Seco em Chamas (153 minutos. 2023. Brasil / Portugal).

Direção: Joana Pimenta e Adirley Queirós.


Quinta 30/03 – sessões no cinema

15h - Vazio (92 minutos, 2021, Equador / Uruguai.) Direção: Paul Venegas

17h - Desterro, 123 minutos. (reprise)

19h30m Casa vazia (85 minutos, 2022. Brasil). Direção: Giovani Borba.

Após a sessão haverá uma conversa com o diretor Giovani Borba.*


Sexta - 31/03 – sessões no cinema

15h - Eu, empresa, 82 minutos, 2021.Brasil. Direção: Leon Sampaio e Marcus


Curvelo.

16h30m - Mato Seco em Chamas,153 minutos. (reprise)

19h30m - Inseparáveis (81 minutos, 2021. Argentina). Direção: María Alvarez.

Após a sessão haverá uma conversa com a diretora María Alvarez.*


Sábado - 01/03 – sessões no cinema

15h - Sessão Vagalume: Perlimps, 80 minutos, 2023. Brasil. Direção: Alê Abreu.

17h - Breve História do Planeta Verde, 75 minutos. (reprise)

19h30m - As Cinéfilas, 75 minutos, 2017. Argentina. Direção: María Alvarez.

Após a sessão haverá conversa com a diretora María Alvarez.*


Domingo - 02/ 03 – sessões no cinema

15h - Sessão Vagalume: Perlimps, 80 minutos. (reprise)

17h - Titane (108 minutos, 2021. França / Bélgica) .Direção: Julia Ducournau.

19h30m - O Tempo Perdido, 85 minutos, 2020. Argentina. Direção: María Alvarez.

Sessão apresentada pela diretora María Alvarez.*


Terça - 04/03 – sessões no cinema

15h - O tempo perdido (reprise), 85 minutos

17h - As cinéfilas (reprise), 75 minutos

19h - Regra 34 (100 minutos, 2022, Brasil). Direção: Júlia Murat.


Quarta  - 05/03 – sessões no cinema

15h - Eu, Empresa (reprise), 82 minutos

17h - Inseparáveis (reprise), 81 minutos

19h30m - Campo Grande é o céu (71 minutos, 2022, Brasil). Direção: Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux.  

Após a sessão haverá uma conversa com os diretores.*

sexta-feira, 17 de março de 2023

Cine Especial: 'King Kong - 90 Anos Depois'

É preciso estar fora desse planeta para nunca ter ouvido falar sobre King Kong, o famoso gorila gigante que se apaixonou por uma indefesa jovem e que escalou em direção ao topo do Empire State Building com ela em sua mão. A criatura gigante se tornou um verdadeiro símbolo da sétima arte, obtendo inúmeros fãs ao redor do globo e se tornando desde então um sucesso absoluto. Mesmo nos dias de hoje ele ainda é homenageado e lembrado em diversos filmes, séries, programas de tv e até mesmo vídeo games, tudo isso teve o seu início há exatos noventa anos atrás, ou mais precisamente 02 de março de 1933, sendo considerado por muitos estudiosos como o primeiro grande cinema espetáculo do início do cinema falado e desde então essa arte nunca mais foi a mesma.

Dirigido por Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack, a trama segue o famoso diretor de cinema Carl Denham (Robert Armstrong) que após encontrar um mapa para a desconhecida Ilha da Caveira, segue viagem para ela junto de sua equipe de filmagens. Chegando lá eles se deparam com uma tribo indígena que acaba sequestrando a jovem atriz e estrela do filme de Denham, Ann Darrow (Fay Wray) para ser oferecida como oferenda ao gorila gigante que habita a ilha e, então, a equipe é obrigada a adentrar a floresta para resgatarem ela.

Ao chegarem na floresta adentro para socorrer atriz eles descobrem que o grande gorila não é o único ser vivo de grandes proporções que vive no local. Há também vários seres pré-históricos que se encontram vivos por lá e fazendo da vida desse grupo um verdadeiro inferno, pois aos poucos são caçados e a maioria sendo mortos. Todos esses seres incríveis foram criados pela técnica de animação Stop-Motion e que, embora até a pouco tempo era considerada antiquada, atualmente está sendo bem reutilizada em obras como no caso de "Pinóquio" (2022) de Guilherme Del Toro. Para a época, esse recurso criado por Charles R. Knight foi uma verdadeira revolução em todos os aspectos, sendo que o Kong em si impressiona até nos dias de hoje e fazendo a gente se perguntar como os realizadores tiveram tanta paciência em fazer diversas cenas quadro a quadro.

Inicialmente estava sendo pensado em utilizar atores fantasiados para criar os enormes monstros, mas agora se percebe o quanto estavam certos em utilizar bonecos para dar vida e obtendo assim maior realismo. Todos os bonecos e maquetes confeccionadas são fascinantes, dando um verdadeiro espetáculo a combinação de ambos, principalmente nas cenas de luta entre Kong e Tiranossauro. Essa cena, aliás, é uma das mais empolgantes, pois ela é divertida, empolgante e terminando de uma forma surreal e surpreendente.

A obra consegue sintetizar a visão do ser humano com relação ao gorila gigante, mesmo quando nós do lado de cá da tela não enxerga da mesma forma hoje em dia. Para os personagens na trama, ele não passa de um ser monstruoso e que somente procura destruir o que encontra pela frente. Porém, se formos analisar mais a fundo, se percebe que as suas ações estão todas voltadas para a personagem Ann Darrow e fazendo com que isso sele o destino do gorila gigante.

No decorrer do filme vemos sempre Kong tentar manter a protagonista a salvo, tanto que ele a protege quando ela grita ao ver o Tiranossauro-Rex se aproximando. Mesmo sendo de forma subliminar o espectador atento irá perceber isso de imediato e fazendo com que a gente se simpatize com a criatura mesmo quando ele toca o terror, tanto na Ilha da Caveira como na cidade de Nova York. Neste último caso, o ato final reserva um dos momentos mais espetaculares da história do cinema.

Quando me perguntam qual é a melhor cena do filme eu digo de forma imediata que é aquela em que King Kong sobe até o topo do Empire State Building e luta com os aviões e fazendo da sequência a mais famosa "Via-Sacra" do cinema. Até hoje muitos se perguntam de que forma foi criada essa cena, pois ela impressiona pela sua escala, ousadia e culminando na morte trágica do protagonista e que fez muitos cinéfilos da época chorarem sem pestanejar. O próprio Merian C. Cooper não esperava essa reação do público e fazendo do resultado algo ainda mais precioso.

Mas embora o gorila gigante seja a verdadeira estrela o elenco humano não fica muito atrás, pois cada um ali tem o seu papel relevante dentro da trama. Tanto Fay Wray como Robert Armstrong e Bruce Cabot estão ótimos em seus respectivos papeis, sendo que a primeira possui um dos gritos mais famosos da história do cinema. Fay Wray interpreta a aspirante a atriz, Ann Darrow que é capturada por Kong e nos brindar com uma atuação digna de nota, pois ela consegue nos passar todo o horror que a sua personagem está sentindo nas mãos do gorila.

Robert Armstrong interpreta o famoso diretor de cinema, Carl Denham, sendo que o personagem é uma alusão ao próprio cineasta Merian C. Cooper, sendo alguém aventureiro e que busca as mais diversas aventuras pelo globo para obter as melhores imagens para os seus documentários. Já Bruce Cabot que interpreta o marinheiro Jack Driscoll, de início pensamos que seu personagem seja um pouco sociável, mas ao passar do filme vemos que na verdade ele é muito corajoso e que usara de todas as formas para resgatar a Ann.

Vale também destacar a trilha sonora realizada pelo compositor Max Steiner para o filme, sendo ela uma das primeiras trilhas da história criadas especialmente para um longa-metragem.  Ela consegue nos transmitir todos os significados das cenas, sendo que as notas se casam de tal forma em determinados momentos que ficamos impressionados em todos os sentidos. Belo exemplo é a cena da primeira aparição de Kong, sendo a trilha faz com que ela se torne dramática e cheia de suspense.

Por fim, "King Kong" é com toda certeza um verdadeiro marco do cinema, sendo um filme revolucionário para época e sobrevivendo com bravura ao teste do tempo ao longo destes noventa anos.   


NOTA:  A Cinemateca Capitólio celebra o aniversário de 90 anos de King Kong, obra-prima de Merian C. Cooper e Ernest B. Schoedsack lançada em março de 1933, com uma sessão especial no sábado, 18/03, às 18h, comentada pelo pesquisador Marcelo Severo.


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Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre - 'Orfeu do Carnaval'

 Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.

SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Cinemateca Capitólio

Data: 18/03/2022, sábado, às 10:15 da manhã


"Orfeu do Carnaval" (Orphée Noir)

França/ Brasil/ Itália, 1959, 105 min, 12 anos

Direção: Marcel Camus

Elenco: Marpessa Dawn, Breno Mello, Lourdes de Oliveira, 

Léa Garcia

Sinopse: No Carnaval, Orfeu (Breno Mello), condutor de bonde e sambista do morro, se apaixona por Eurídice (Marpessa Dawn), uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte (Ademar da Silva). O belo amor de Orfeu por Eurídice, no entanto, desperta a ira da ex-noiva do galã, Mira (Lourdes de Oliveira) e a Morte acompanha tudo de perto.


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quinta-feira, 16 de março de 2023

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (16/03/2023)

 SHAZAM! FÚRIA DOS DEUSES

Sinopse: Sequência do primeiro filme do herói que acompanha as aventuras do adolescente orfão Billy Batson (Asher Angel). Basta gritar uma palavra – SHAZAM! – para que o jovem se transforme no super-herói adulto Shazam (Zachary Levi), dom que recebeu de um antigo mago. 


BIOCÊNTRICOS

Sinopse: Como você reinventaria uma parte do seu mundo tendo a natureza como modelo? Em Biocêntricos, essa e outras provocações são respondidas pelo olhar da bióloga Janine Benyus, que propõe, a partir de pessoas que colocaram a vida no centro de suas escolhas, inovações tecnológicas e sociais inspiradas na Terra, uma mestra com bilhões de anos de experiência.



SEGUNDO TEMPO

Sinopse: Ana e Carl são dois jovens irmãos que nunca se deram bem, mas depois de sofrerem uma grande perda familiar, partem em busca de respostas. Os dois tentam encontrar no Brasil e na Alemanha seus próprios caminhos e identidades, atravessando a história de sua família e do século XX.



MEDUSA

Sinopse: Em Medusa, uma gangue de mulheres fazem o melhor que podem para controlar tudo ao seu redor - até mesmo outras mulheres - para resistir à tentação. Mas o dia chegará onde a vontade será maior do que tudo.


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 16 a 22 DE MARÇO

 ESTREIA:

MEDUSA

Direção: Anita Rocha da Silveira

Brasil/2022/fantasia-terror/128min.

Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse: Há muitos e muitos anos, a bela Medusa foi severamente punida por Atena, a deusa virgem, por não ser mais pura. Hoje, a jovem Mariana pertence a um mundo em que deve se esforçar ao máximo para manter a aparência de uma mulher perfeita. Para não caírem em tentação, ela e suas amigas se esforçam ao máximo para controlar tudo e todas à sua volta. Porém, há de chegar o dia em que a vontade de gritar será mais forte.

Elenco:Mari Oliveira, Lara Tremouroux, Joana Medeiros, Felipe Frazão, Bruna G, Carol Romano, João Oliveira, Bruna Linzmeyer, Thiago Fragoso, Inez Viana.

MEDUSA foi exibido na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes, e percorreu outros festivais do mundo todo, como Toronto, IndieLisboa, Miami Film Festival, San Sebastian e foi um dos grandes vencedores do Festival do Rio, levando o prêmio de Melhor Filme e Melhor Direção.


EM CARTAZ:


A PORTA AO LADO

Direção: Júlia Rezende

Brasil/ 2022/Drama/ 1h53min

classificação Indicativa; 16 anos

Sinopse:Em A Porta ao Lado, Rafa (Dan Ferreira) e Mari (Letícia Colin) vivem um relacionamento tranquilo e estável, dentro dos moldes mais tradicionais. Juntos há mais de cinco anos, os dois se acostumaram com a rotina e a monotonia da vida de casados. Mas quando Fred (Túlia Starling) e Isis (Bárbara Paz), um casal que vive um relacionamento aberto, se muda para o apartamento ao lado, Mari acaba sendo levada a questionar seu casamento e considerar outras formas de se relacionar. O encontro entre os dois casais provoca desejos, dúvidas e inseguranças, transformando completamente a vida dos quatro.

Elenco: Letícia Colin,Danilo Ferreira,Bárbara Paz


QUANDO FALTA O AR

Direção: Ana Petta e Helena Petta

Brasil/ Documentário/2022/81min

classificação indicativa: 10 anos

Sinopse: O filme registra o trabalho realizado por profissionais do SUS em uma das maiores crises sanitárias da história. Quando Falta o Ar traz a interseção da saúde com a religiosidade, a desigualdade social e o racismo estrutural presentes no país. O documentário aborda a pandemia com foco nos diferentes tempos e dimensões envolvidas no cuidado em saúde, revelando a face humana da luta coletiva contra a COVID 19.


HORÁRIOS DE 16 A 22 DE MARÇO DE 2023 (Não há sessões nas segundas-feiras):


15h: QUANDO FALTA O AR

16h45: A PORTA AO LADO

19h: MEDUSA


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 16 A 22 DE MARÇO DE 2023

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

 SHORTBUS


SALA PAULO AMORIM


15h – A PORTA AO LADO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 110min). Direção de Júlia Rezende, com Dan Ferreira, Letícia Colin, Túlio Starling e Bárbara Paz. Manequim Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Mari e Rafa vivem um relacionamento tradicional e estável. O casamento segue tranquilo até o dia em que se muda para o apartamento ao lado o casal Isis e Fred. Os novos vizinhos vivem em uma relação aberta, separam sexo de amor e decidiram não ter filhos. O encontro dos dois casais irá provocar desejos, dúvidas, inseguranças, mentiras e transformações, fazendo com que cada um reavalie suas escolhas.


17h - BELCHIOR – APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 90min). Documentário de Natália Dias e Camilo Cavalcanti. Clariô Filmes. 14 anos.

Sinopse: Antonio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes (1946 – 2017), mais conhecido como Belchior, ganha um autorretrato que mergulha no coração selvagem do poeta, cantor e compositor cearense. Com suas canções geniais e suas ideias cortantes, ele marcou e ainda marca a vida de muita gente.


18h45 – CLOSE Assista o trailer aqui.

(Bélgica/França/Holanda, 2022, 105min). Direção de Lukas Dhont, com Eden Dambrine, Gustav De Waele, Émilie Dequenne. O2 Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Léo e Rémi, de 13 anos, são inseparáveis - melhores amigos e próximos como irmãos. Mas, quando começam um novo ano escolar, as pressões da adolescência desafiam este vínculo tão fraterno, gerando consequências inesperadas e de longo alcance. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor longa internacional.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA TERÇA, DIA 21.)


SALA EDUARDO HIRTZ


15h30 – CLOSE

(Bélgica/França/Holanda, 2022, 105min). Direção de Lukas Dhont, com Eden Dambrine, Gustav De Waele, Émilie Dequenne. O2 Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Léo e Rémi, de 13 anos, são inseparáveis - melhores amigos e próximos como irmãos. Mas, quando começam um novo ano escolar, as pressões da adolescência desafiam este vínculo tão fraterno, gerando consequências inesperadas e de longo alcance. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor longa internacional.


17h30 – SEGUNDO TEMPO - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 105min). Direção de Rubens Rewald, com Kauê Telloli, Priscila Steinman, Michael Hanemann. Pandora Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Ana e Carl são filhos de Helmut, um imigrante alemão que veio para o Brasil em busca de uma nova vida. Os dois irmãos nunca se deram bem, mas, depois da morte do pai, decidem ir para a Alemanha na tentativa de resolver alguns mistérios do passado e conhecer suas origens.


19h30 – SHORTBUS - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(EUA, 2006, 100min). Direção de John Cameron Mitchell, com Paul Dawson, Lindsay Beamish, Sook-Yin Lee, Adam Hardman. Imovision, 18 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Lançado em 2006, no Festival de Cannes, o filme volta aos cinemas em versão remasterizada e revive a polêmica de 16 anos atrás. Disposto a falar de sexualidade em tempos de conexões virtuais, o diretor chamou para os testes de elenco atores e não atores que estivessem dispostas a fazer sexo diante das câmeras. A trama segue alguns personagens que vivem em Nova York e se encontram em uma balada chamada Shortbus: uma terapeuta sexual que nunca teve um orgasmo e passou anos fingindo, uma dominatrix que não consegue se conectar e um casal gay que está decidindo se deve ou não abrir seu relacionamento.

 (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA SEXTA, DIA 17.)


SALA NORBERTO LUBISCO


14h30 - AFTERSUN Assista o trailer aqui.

(Reino Unido/EUA, 2022, 100min). Direção de Charlotte Wells, com Frankie Corio e Paul Mescal. O2 Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Quando tinha 11 anos, Sophie passou alguns dias de férias com o pai, numa praia ensolarada e cheia de descobertas. Vinte anos depois, ela encontra um vídeo daquele verão e tenta se reconciliar com suas lembranças e com aquele homem que até hoje não conhece plenamente. Paul Mescal é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor ator.


16h30 – MEDUSA - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 130min). Direção Anita Rocha Da Silveira, com Mari Oliveira, Lara Tremouroux, Joana Medeiros. Sessão Vitrine, Drama fantástico. 14 anos.

Sinopse: Mariana, de 21 anos, é uma jovem religiosa que busca a perfeição. Para resistir às tentações, ela e suas amigas se escondem atrás de máscaras e saem à noite para caçar e linchar quem supostamente se desviou do caminho certo. Mas, aos poucos, Mari percebe que outros sentimentos estão surgindo dentro dela. Com seu segundo longa, a diretora conquistou os prêmios de melhor filme e direção na Première Brasil do Festival do Rio.


19h10 – MORTE A PINOCHET Assista o trailer aqui.

(Kill Pinochet - Chile, 2021, 81min). Direção de Juan Ignacio Sabatini, com Daniela Ramírez, Cristián Carvajal, Gastón Salgado. A2 Filmes, 16 anos. Drama político.

Sinopse: Enquanto o Chile vivia uma ditadura cruel sob o comando de Augusto Pinochet, poucos ousados consideravam o impossível: matar o presidente general. Os integrantes da Frente Patriótica Manuel Rodríguez, liderados pelo professor de educação física Ramiro e a psicóloga Tamara, marcaram o ataque armado para uma tarde de domingo, em setembro de 1986. Baseado em um episódio real, o filme destaca um movimento que foi determinante para a história chilena no contexto da época.

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PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 15 de março de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'TÁR'

NOTA: Esse texto eu escrevi horas antes do Oscar 2023.

Sinopse: O filme examina a natureza mutável do poder, seu impacto e durabilidade em nosso mundo moderno. 

Quando eu estiver escrevendo esse texto faltará poucas horas para o Oscar 2023 e do qual o filme "Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo" (2022) é o favorito para levar a maioria das estatuetas. Michelle Yeoh, por exemplo, pode se tornar a primeira atriz asiática a levar um Oscar de melhor atriz para casa e fazendo história. Porém, "Tár" (2022) é um daqueles filmes que surgem do nada e podem surpreender na noite da cerimônia devido a sua poderosa proposta.

Dirigido por Todd Field, do filme "Pecados Íntimos" (2006), o filme conta a história de Lydia Tár (Cate Blanchett), a primeira diretora musical feminina da Filarmônica de Berlim e está no topo do mundo. Como regente, Lydia não apenas orquestra, mas também manipula. Como uma pioneira, a virtuosa apaixonada lidera o caminho na indústria da música clássica dominada por homens. Além disso, Lydia se prepara para o lançamento de suas memórias enquanto concilia trabalho e família. Ela também está disposta a enfrentar um de seus desafios mais significativos: uma gravação ao vivo da Sinfonia nº 5 de Gustav Mahler. No entanto, forças que nem mesmo ela pode controlar lentamente destroem a elaborada fachada de Lydia, revelando segredos sujos e a natureza corrosiva do poder. E se a vida derrubar Lydia de seu pedestal?

Todd Field começou a carreira como ator secundário em filmes ótimos como "De Olhos Bem Fechados" (1999), mas foi através da direção que ele encontrou o seu verdadeiro caminho. Infelizmente foram poucas as chances que ele teve para revelar para nós o seu grande potencial, pois antes de "Tár" tínhamos somente dois ótimos exemplo, o já citado "Pecados Íntimos" e "Entre Quatro Paredes" (2001). Em "Tár", ele dá uma verdadeira aula de como se deve dirigir uma trama em que todas as atenções se voltam para uma grande protagonista.

É preciso destacar a sua edição, não somente ágil, como também em surpreendentes planos sequências, principalmente em uma passagem sem cortes durante um ensaio em a protagonista começa a se descascar e revelando o seu real ser. Com uma bela direção, o filme nos passa a sensação de nunca sabermos ao certo se estamos diante de algo que está realmente acontecendo ou se não passa de delírios da protagonista que começa a ter a sua realidade ruindo, pois a mesma não conseguiu obter o controle por muito tempo. Talentosa, porém, manipuladora em todos os sentidos, a protagonista irá enfrentar uma gradual queda e da qual enfrentará os seus demônios mais profundos para dizer o mínimo.

Cate Blanchett novamente nos surpreende em uma atuação digna de nota, da qual nos transmite através de sua personagem uma pessoa segura de si e que se acha no direito de derrubar qualquer um que lhe venha atrapalhar. Não deixa de ser pesado, por exemplo, uma cena em que ela ameaça uma criança, ou quando ela tenta manipular as pessoas que podem revelar segredos sujos que podem vir à tona. Cada vez mais que questionamos a personagem mais temos o desejo de seguirmos em frente ao lado dela e sabermos qual será o seu verdadeiro destino na reta final da história.

O filme é um retrato de tempos atuais em que todos nós nos encontramos sendo observados e cujo um erro é o suficiente para arruinar a vida da pessoa como um todo. Portanto, ao vermos um celular no primeiro plano do filme é uma espécie de sintetize sobre tempos em que, aparamente, vivemos em Democracia, quando na verdade é uma espécie de "1984", mas cuja diferença que há diversos olhos nos observando e nos julgando o tempo todo. A protagonista, por sua vez, é falha, mas também humana e cabe a mesma buscar as raízes da simplicidade da vida para dar a volta por cima, pois é neste ponto que talvez todos nós busquemos a nossa redenção pessoal uma vez que fomos banidos de nossa própria área de conforto em que sentíamos poderosos.

"Tár" é um poderoso filme sobre a arte da música e de seus talentos, mas cujo seus pecados estão sendo sempre observados por todos. 

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