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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 22 de novembro de 2022

Cine: PROGRAMAÇÃO DE 23 A 30 DE NOVEMBRO DE 2022 da Cinemateca Capitólio

 Cinemateca Capitólio exibe produções apoiadas pela Porto Alegre Film Commission

A Cinemateca Capitólio realiza entre os dias 23 de novembro e 4 de dezembro uma mostra com produções locais que receberam o apoio da  Alegre Film Commission. Intitulada Porto Alegre – Destino Cinematográfico, a mostra reúne três longas, um curta e uma série, e é uma realização conjunta entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e a Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa. A abertura oficial do evento, com a presença de autoridades e convidados, será às 19h de quarta-feira, 23 de novembro, com a exibição do curta Possa Poder (2022), de Victor Di Marco e Márcio Picoli (premiado no último Festival de Gramado), e do longa O Avental Rosa (2018), de Jayme Monjardim, que foi lançado diretamente na televisão aberta, e terá sua primeira exibição pública em uma sala de cinema em Porto Alegre.

A mostra Porto Alegre – Destino Cinematográfico inclui ainda os longas A Nuvem Rosa, de Iuli Gerbase, e Disforia, de Lucas Cassales, e a série Via Pública. A entrada é gratuita.

A Porto Alegre Film Commission é um escritório da Prefeitura de Porto Alegre que tem como objetivos coordenar, centralizar e simplificar procedimentos e demandas relacionados à realização e licenciamento de produções audiovisuais em áreas públicas (e próprias) municipais, bem como orientar os interessados a fim de incrementar o desenvolvimento dessas atividades na cidade. Atua ainda no planejamento de estratégias de captação, fortalecimento de mercado, criação de incentivos e como agente facilitador de filmagens de todo tipo de conteúdo audiovisual - como seriados de televisão, comerciais, curtas e longas metragens nacionais e internacionais. Também está no seu escopo o fomento à prestação de serviços locais, o turismo cinematográfico e a geração de empregos.


MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.capitolio.org.br/novidades/5644/porto-alegre-destino-cinematografico/


Cinemateca Capitólio recebe

 Mostra de filmes da UFPel – 15 anos

Para marcar os 15 anos dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da UFPel (Universidade Federal de Pelotas), a Cinemateca Capitólio apresenta nos dias 26 e 27 de novembro uma seleção de 12 curtas-metragens  produzidos nas duas graduações. Únicos cursos públicos de cinema do Rio Grande do Sul, ambos têm recebido estudantes de todo Brasil, via Enem, e seus filmes de modo geral espelham a diversidade do corpo discente.

Todos os filmes da mostra foram selecionados e/ou premiados em festivais, alguns deles internacionais. Após as exibições de sábado haverá debate com a presença de professores e discentes dos cursos. A entrada é gratuita.


MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.capitolio.org.br/novidades/5646/mostra-de-filmes-da-ufpel-15-anos/


PROJETO RAROS APRESENTA

Get Crazy: Na Zorra do Rock (1983)

Na sexta-feira, 25 de novembro, às 19h30, o Projeto Raros apresenta na Cinemateca Capitólio um dos filmes mais cultuados de Allan Arkush: Get Crazy: Na Zorra do Rock (1983). A sessão será apresentada pelo crítico e pesquisador Carlos Thomaz Albornoz. Entrada franca. Também nos dias 25, 29 e 30 de novembro ocorrem as últimas sessões da mostras As Musas do Cinema Italiano.


MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.capitolio.org.br/novidades/5641/projeto-raros-na-zorra-do-rock/


CINEMATECA INFORMA: Em atendimento ao Decreto Municipal 21.732 de 17 de novembro de 2022, nos dias de jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo não haverá sessões na Cinemateca.


Grade de Programação

24/11 – Quinta-Feira

Não haverá sessão.


25/11 – Sexta-feira

15h – Ciúme à Italiana

17h – Violência e Paixão

19h30 – Projeto Raros: Get Crazy: Na Zorra do Rock


26/11 - Sábado

15h30 – Curtinhas - Cineclube Cassiopéia – Mostra UFpel

17h – Meu lugar no mundo - Zero4 Cineclube - Mostra UFpel

19h – Trabalhos de Conclusão dos Cursos + Debate - Mostra UFpel


27/11 - Domingo

15h30 – Curtinhas - Cineclube Cassiopéia - Mostra UFpel

17h – Mostra Ohún Itinerante - Mostra UFpel

19h – Trabalhos de Conclusão dos Cursos - Mostra UFpel


29/11 – Terça-feira

15h – Primeiro Amor

17h – O Conformista

19h – A Nuvem Rosa


30/11 – Quarta-feira

15h – Pão, Amor e Fantasia

17h – O Inocente

19h – Via Pública

segunda-feira, 21 de novembro de 2022

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'Tempo de Paz'

Sobre o Filme: 

A II Guerra já havia terminado na Europa, mas no Brasil o clima tenso e a grande precaução em relação aos imigrantes continuavam. Funcionários do governo, responsáveis pela emissão dos vistos, aguardavam por “novas diretrizes em tempos de paz”. Este é o tema e o título da peça de Bosco Brasil que deu origem ao longa “Tempos de Paz”. O filme dirigido por Daniel Filho (que também encena o Dr. Penna, personagem apenas citado na peça e mais enfatizado no filme) tem forte presença de elementos do teatro. O roteiro sofreu poucas alterações em relação à peça e a maior parte do trabalho é focado no diálogo de Segismundo (Tony Ramos) e Clausewitz (Dan Stulbach). Clausewitz é o polonês que, como tantos outros, chegou ao Brasil depois da guerra com a imagem de um país perfeito, alegre, pacífico e livre dos horrores desumanos que ele presenciou na Polônia. Aprender o português foi uma forma de ocupar a mente e esquecer o passado recente, pois agora sua vida seria como agricultor no país que “precisa de braços para a lavoura”. Segismundo é o chefe da imigração na Alfândega do Rio de Janeiro. Um ex- torturador que cumpre qualquer ordem que os superiores determinarem sem nenhum questionamento ou reflexão quanto à viabilidade das mesmas. A fase de transição pela qual o país passava atingia em cheio o oficial, pois o presidente Getúlio Vargas havia anistiado os presos políticos e Segismundo temia vinganças. Ao mesmo tempo ainda não tinha recebido novas instruções devido ao fim da guerra e ainda aplicava as mesmas regras aos imigrantes recém chegados. Neste cenário ocorre o encontro dos dois personagens e fica evidente o abismo que existe entre um homem culto, que aprendeu muito através do sofrimento pelo qual passou e outro que cresceu em um orfanato, sem contato com a família, cujo único preparo foi para obedecer ao que lhe era ordenado. Segismundo mostrou a Clausewitz que nosso país não estava sequer próximo do que era idealizado pelo polonês e que infelizmente os horrores de uma guerra não estavam restritos aos países diretamente envolvidos no conflito. A única autonomia que Segismundo demonstra é quando sugere que se Clausewitz conseguir fazê-lo chorar em dez minutos conseguirá o tão sonhado visto. Para saber se o ex-torturador que sempre demonstra extrema frieza chorou é necessário assistir ao filme, mas no cinema não faltaram lágrimas aos que assistiam. O curioso é como cenas tensas e emotivas são quebradas com repentino humor muito bem dosado, que mostra a versatilidade dos atores. Além de uma parte importante da história do Brasil e do valor dos imigrantes parcialmente retratados no filme, é curioso pensarmos a submissão dos oficiais diante de qualquer ordem emitida. "Tempos de Guerra" mostra o extremo de um comportamento cotidiano em que não importa o horror da ordem emitida, suas consequências ou seu contexto, sempre haverá um ser humano capaz de executá-la. 


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Cine Dica: A história dos Zumbis no Cinema

 A história dos mortos-vivos, infectados e cadáveres ressuscitados nos filmes


Apresentação

Os Zumbis rastejam, se arrastam (e às vezes correm!) pelas telas de cinema há exatos 90 anos: tudo começou com o clássico Zumbi, A Legião dos Mortos (White Zombie, 1932), de Victor Halperin), estrelado por Bela Lugosi no papel de um mestre vodu que comanda uma horda de zumbis escravizados. Os mortos-vivos foram se transformando com o passar dos anos, mas quase sempre representados como cadáveres que voltam à vida sob comando telepático ou hipnótico de um “mestre” do mal.

O tema teria uma radical guinada em 1968, quando George A. Romero realizou A Noite dos Mortos-Vivos (Night of the Living Dead), dando início a uma visão completamente nova – urbana, atual e crítica – do papel do “morto-vivo” no cinema e na sociedade. A partir daí o cinema passou a investir em narrativas sobre mortos que saem dos túmulos para perseguir e atacar os vivos, com muito sangue e tripas.

O próprio Romero deu prosseguimento à sua saga com vários outros exemplares e os italianos se apropriaram do tema para criar seus próprios zumbis. O auge dos mortos-vivos nas telas foi na década de oitenta, impulsionado pelo videoclipe musical Thriller (1983), de Michael Jackson, uma obra-prima desse formato com direção de John Landis e efeitos de maquiagem de Rick Baker. A comédia de terror A Volta dos Mortos-Vivos (Return of the Living Dead, 1985), de Dan O’Bannon, acrescentou mais uma camada aos zumbis, tornando-os tão engraçados quanto assustadores e repugnantes.

Diversos outros cineastas vinculados ao horror deram sua própria visão dos zumbis – incluindo Peter Jackson, Michele Soavi e Zack Snyder – e o subgênero teve uma sobrevida com o estrondoso sucesso da série de televisão The Walking Dead. No Brasil, o capixaba Rodrigo Aragão se tornou um fenômeno do cinema independente com os longas Mangue Negro (2008) e Mar Negro (2013).


Objetivos

O Curso online Apocalipse Zumbi – 90 Anos de Mortos-Vivos no Cinema, ministrado por Carlos Primati, apresentará um panorama completo da trajetória dos mortos-vivos, infectados e cadáveres ressuscitados presentes nas mais diversas filmografias em todo o mundo. Uma retrospectiva de nove décadas de produção no gênero, incluindo os principais títulos para os participantes conhecerem o que de melhor – e pior também – foi feito no cinema dos mortos-vivos.

* BRINDE *

Os participantes recebem um Pôster Exclusivo, um Guia com a lista selecionada de 200 filmes referenciais do gênero.


* ANTECIPE A INSCRIÇÃO E APROVEITE OS LOTES PROMOCIONAIS *

(Parcelado em até 12x)

Ministrante: CARLOS PRIMATI


Crítico membro da Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema), curador e pesquisador especializado em cinema fantástico. Colabora com diversas publicações sobre cinema escrevendo sobre horror e ficção científica, para editoras como Clepsidra, Wish, Ex-Machina, DarkSide Books e Diário Macabro, além de ensaios para encartes de lançamentos em home video para distribuidoras como Versátil, Obras-Primas do Cinema e Dark Flix. Ministra oficinas, cursos e palestras sobre cinema fantástico em vários festivais e eventos sobre o gênero. Já ministrou para a Cine UM os cursos História do Cinema de Horror; Zé do Caixão: 50 Anos de Terror; Expressionismo Alemão: Uma Sinfonia de Luzes e Sombras; Ficção Científica dos Anos 50, Horror no Cinema Brasileiro e Horror Britânico: Uma Orgia de Sangue e Pavor e Alfred Hitchcock: A Arte de um Mestre.


Curso online

APOCALIPSE ZUMBI: 90 ANOS DE MORTOS-VIVOS NO CINEMA

de Carlos Primati


Datas

03 e 04 / Dezembro (sábado e domingo)

Horário

14h às 16h30


Plataforma

Zoom (ao Vivo)


INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2022/11/apocalipse-zumbi.html


Realização

Cine UM Produtora Cultural


sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Cine Especial: 'Drácula de Bram Stoker' - 30 Anos Depois

Sinopse: O jovem advogado inglês Jonathan Harker aceita um trabalho em uma vila sombria nas brumas da Transilvânia, na Romênia. Ele é capturado e aprisionado pelo vampiro Drácula, que viaja para Londres inspirado por uma fotografia da noiva de Harker, Mina Murray. 

Bram Stoker havia lançado o seu livro "Drácula" em 26 de maio de 1897 e se tornando uma das obras literárias de maior sucesso de todos os tempos. O cinema, por sua vez, ganhou os seus primeiros passos oficiais dois anos antes em 28 de dezembro de 1895, quando os Irmãos Lumière fizeram uma apresentação pública dos produtos de seu invento ao qual chamaram de Cinematógrafo. O evento causou comoção nos trinta e poucos presentes, a notícia se alastrou e, em pouco tempo, este fazer artístico conquistaria o mundo e faria nascer uma indústria multibilionária.

A sétima arte e esse personagem literário se alinharam nos primeiros anos do século vinte, quando os estúdios já estabelecidos decidiram explorar o universo dos vampiros e cuja a adaptação de Drácula seria algo inevitável. "Nesferatu" (1922) de Murnau é considerado por alguns como a melhor adaptação já feita do personagem, mesmo que a própria na época não tenha sido autorizada pela viúva do escritor. Já no início dos anos trinta Hollywood fez a sua primeira adaptação sonora do conto em 1931 e estrelado por Bela Lugosi. O filme inaugurou uma longeva franquia de monstros do estúdio Universal, do qual se desgastou com a chegada dos anos cinquenta, porém, o estúdio inglês Hammer revitalizou Drácula e os demais monstros no final da mesma década.

Ouve diversas adaptações, mas quem lê o livro percebe que muitos desses filmes poucos são fieis a sua fonte original. Porém, coube a Francis Ford Coppola tirar um antigo projeto da gaveta, ao levar para o cinema a adaptação mais próxima da obra de Stoker, mas ao mesmo tempo entrelaçando com elementos do Drácula histórico, ou seja, Vlad, o Empalador. Assim nasceu "Drácula de Bram Stoker" (1992), filme que, não somente respeita a sua fonte, como também revigorou ao máximo o sangue desse grande personagem.

A trama começa no século XV, onde um líder e guerreiro dos Cárpatos renega a Igreja quando está se recusa a enterrar em solo sagrado a mulher que amava, pois ela se matou acreditando que ele estava morto. Assim, perambula através dos séculos como um morto-vivo e, ao contratar um advogado, descobre que a noiva deste a reencarnação da sua amada. Deste modo, o deixa preso com suas "noivas" e vai para a Londres da Inglaterra vitoriana, no intuito de encontrar a mulher que sempre amou através dos séculos.

Com um prólogo e epílogo especialmente criados para adaptação, o filme é sem sombra de dúvida o mais fiel em termos de comparação. Em determinados momentos, por exemplo, há personagens que estão narrando a história ou escrevendo sobre a mesma através de cartaz, sendo exatamente da maneira como escritor Stoker havia criado a sua obra literária. Além disso, Coppola aproveitou ao máximo todos os recursos antigos de se fazer cinema e criando assim um verdadeiro espetáculo visual que revisto hoje em dia não envelheceu em hipótese alguma.

Não usando os primeiros recursos digitais da época, o realizador optou em realizar o filme em grandes cenários feitos a mão, mas ao mesmo tempo usando pequenos truques de câmera que fizesse parecer algo maior do que estávamos assistindo. Bom exemplo é a cena do cocheiro de Drácula que puxa Jonathan para dentro da carruagem com a mão e sem sair do acento do veículo. A cena surpreende pelo fato de não haver cortes, mas realizada com velhos recursos e tornando ela ainda mais verossímil.

Com uma fotografia que remete os tempos do technicolor, além de uma edição de arte de encher os olhos, o filme possui um dos mais belos figurinos de todos os tempos, onde estilista japonesa Eiko Ishioka criou cores vibrantes para as roupas dos personagens, especialmente para Drácula quando tem a sua primeira grande cena como o vampiro da noite. Não é à toa que a mesma viria ganhar um Oscar pela categoria e de uma forma mais do que justa. Porém, os pontos positivos da parte técnica não param por aí.

Existe muitas cenas sobrepostas a outra, como por exemplo um diário aberto e ao fundo um trem passando com o pôr do sol iluminando o cenário. Existe diversos detalhes em cena, ao ponto que sempre quando eu revejo o filme há um ou outro detalhe que me havia passado desapercebido. Belo exemplo disso é a cena de uma sombra à espreita indo atrás de Jonathan, sendo anterior a cena em que o mesmo possui uma passagem pra lá de erótica com as noivas de Drácula.

Já a trilha sonora é outro show à parte, já que Coppola fez questão de contratar um compositor de música clássica para o projeto. O compositor polonês Wojciech Kilar foi o escolhido para realizar uma trilha que remetesse os tempos da era de ouro do cinema, fazendo com que ela nos soasse familiar, mas nos passando elementos até então inéditos para época. O resultado é uma trilha assustadora, épica e que soa a palavra Drácula nas entrelinhas.

É claro que tudo isso não funcionaria se não houvesse um grande elenco e Coppola escolheu ele a dedo. Porém, nem tudo são flores, sendo Keanu Reeves como Jonathan foi uma das piores escolhas e fazendo me perguntar até hoje o que levou o cineasta a escolher ele. Porém, Winona Ryder se sai muito bem como Mina, sendo que a sua personagem transita entre a inocência e o desejo que a sua personagem começa obter uma vez que conhece Drácula. Já a personagem Lucy foi interpretada com intensidade pela atriz Sadie Frost,  cuja a mesma passa uma intensidade gritante e fazendo eu lamentar por não vela em outros filmes.

Mas o filme pertence mesmo ao interprete Gary Odlman que aqui cria um Drácula que fugiu da imagem convencional e muito mais próxima da versão literária. Mesmo tendo enfrentado uma maquiagem pesada em boa parte do projeto, Oldman se sobressaiu de todas as formas, ao criar um Drácula assustador, mas que não esconde a imensa dor que carrega ao longo dos séculos e tendo total consciência de ser alguém condenado a sugar o sangue das suas vítimas até o final dos tempos. Embora tenha tido atritos com o cineasta durante as filmagens, Oldman é um daqueles talentos em que decide criar o seu personagem da sua maneira, para que não fosse meramente esquecido ao longo da história e que servisse de exemplo para outros que tivessem coragem de interpretar o personagem logo em seguida.

Como eu disso acima, tanto a arte cinematográfica como o personagem quase nasceram juntos na mesma época. Pensando nisso, Coppola criou o que é talvez não somente uma das melhores versões do personagem, como também a forma de prestar uma homenagem de como se fazia cinema de antigamente. E se alguém dúvida disso reparem na cena onde Drácula está caminhando em Londres, sendo que o cineasta a filmou usando uma câmera comum dos tempos do cinematografo e o resultado é mais do que surpreendente.

"Drácula de Bram Stoker'" não é somente uma das melhores adaptações sobre o famoso vampiro, como também uma belíssima homenagem ao cinema em si como um todo. 


Onde Assistir: DVD, Blu-Ray, Youtube, Amazon, Google Play Filmes e HBO MAX. 

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Cine Dica: CINE ESQUEMA NOVO DE 17 A 23 DE NOVEMBRO

Um resgate da memória de 19 anos de história. A partir de 17 de novembro, o público poderá conferir a mostra Cine Esquema Novo em Acervo, uma edição especial promovida pelo Cine Esquema Novo - Arte Audiovisual Brasileira (CEN) apresentando, através de parte do Acervo do festival, um recorte temporal de 32 obras exibidas ao longo das 14 edições do evento, conhecido por estabelecer o diálogo entre cinema e artes visuais, somadas a obras de 9 artistas que integram o acervo do Museu de Arte Contemporânea do RS, em parceria inédita entre os dois acervos.

Com realização do CEN, da Cinemateca Capitólio - Prefeitura Municipal de Porto Alegre e do MACRS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul a mostra, que contará com sessões no Capitólio e exposição na Galeria Sotero Cosme, é uma atividade que antecede a 15ª edição do festival, que ocorrerá em 2023.

O recorte temporal, com curadoria de Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo, sócios do CEN, tem início em 2003, ano da primeira edição do projeto, quando o festival “buscava ser janela de exibição para obras inovadoras, ousadas, disruptivas, e que tinham no suporte digital a ferramenta ideal para a experimentação - ainda que a mesma ocorresse também em película, principalmente super 8 e 16mm”, revela Jaqueline, diretora do Cine Esquema Novo.

Ao longo dos anos, e como decorrência natural deste foco curatorial, o festival assumiu um perfil de hibridismo entre cinema e artes visuais, expandindo os espaços e formas de exibição: “passamos das sala de cinema, para as galerias, ruas, internet, um barco em movimento, monumentos públicos, prédios; buscando sempre a reflexão sobre o que vemos. Somadas à experimentação visual, de formato, ou de narrativa, as questões sociais e políticas da nossa sociedade voltaram a ser, cada vez mais, catalisadoras de grande parte dessa produção audiovisual - o que, na arte, potencializa a força da reflexão sobre os tempos vividos”, afirmam os curadores.

Pensando na preservação do audiovisual e na reflexão sobre estas obras de diversas estéticas, temáticas, conceitos e espaços, o festival criou o Acervo CEN com o intuito de instigar artistas e público a repensarem suas próprias experiências através do audiovisual. Este acervo vem a público pela primeira vez nesta mostra em que é possível assistir uma pequena parte das obras que o constituem. Entre os artistas integrantes do acervo e cujas obras serão exibidas estão nomes que transitam com seus filmes em festivais e salas de cinema, como Filipe Matzembacher e Márcio Reolon, Anita Rocha da Silveira, Felipe Bragança e Marina Meliande, Fabio Rodrigo, e artistas cujas obras encontramos em bienais, galerias, ou ainda que transitam entre espaços, como Carlos Nader, Bárbara Wagner e Benjamin de Burca, Jonathas de Andrade, Romy Pocztaruk, Welket Bungué.

A mostra abre diálogo com o acervo de videoarte do MACRS, que conta com a curadoria de Roger Lerina para esta seleção. A proposta para a realização na Galeria Sotero Cosme foi a de exibir obras do acervo do museu que se relacionassem diretamente com obras do acervo do festival, integrantes da programação. “O acervo de obras audiovisuais do MACRS é um precioso apanhado de experimentações em diversos formatos criadas por artistas brasileiros desde a década de 1970. A parceria proposta pelo CEN proporciona um rico cotejamento de estéticas, poéticas e ideias entre criadores que exploram as potências da visualidade”, explica o curador.

Dentre as 41 obras exibidas, 13 estarão expostas na Galeria Sotero Cosme. O restante contará com exibições na Cinemateca Capitólio de 18 a 20 de novembro com entrada franca. No sábado, 19 de novembro, às 19h, o Capitólio recebe uma conversa sobre acervos audiovisuais com a presença de Marcus Mello (Cinemateca Capitólio), Adriana Boff (MACRS) e Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo (Cine Esquema Novo). 

Todas as atividades contam com entrada franca. O Cine Esquema Novo em Acervo é uma realização do Cine Esquema Novo, Cinemateca Capitólio - Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Museu de Arte Contemporânea do RS - Governo do Estado do RS, com apoio do Goethe-Institut Porto Alegre e Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS. Informações sobre a programação, acesse 

www.cineesquemanovo.org | https://www.instagram.com/cine_esquema_novo/ | http://www.capitolio.org.br/ | https://www.instagram.com/cinematecacapitolio/   |    https://www.instagram.com/contemporanears/        |    https://www.instagram.com/acontecenaculturars/


Cine Esquema Novo em Acervo


Abertura: 

Quinta, 17 de novembro de 2022, 18h 

Visitação: De 18 a 23 de novembro, das 10h às 18h

Galeria Sotero Cosme, 6º andar, MACRS, Casa de Cultura Mario Quintana. (Rua dos Andradas, 736 - Centro Histórico)

Entrada gratuita 


Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico)

De 18 a 20 de novembro 

Entrada gratuita


Debate:

19/11 às 19h seguido de sessão às 20h - Cinemateca Capitólio

Conversa sobre acervos audiovisuais com Marcos Mello (Cinemateca Capitólio), Adriana Boff (MACRS) e Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo (Cine Esquema Novo)


ARTISTAS  - Acervo Cine Esquema Novo

Felipe Bragança e Marina Meliande / Camila Leichter, Mauro Espíndola e Ali Khodr / Leonardo Mouramateus / Karen Akerman e Karen Black / Pablo Lobato / Daniel Caetano, André Sampaio, Guilherme Sarmiento, Samantha Ribeiro e Cynthia Sims / Welket Bungué / Fabio Rodrigo / Melissa Dullius & Gustavo Jahn / Roney Freitas & Isael Maxakali / Guto Parente e Pedro Diógenes / Jonathas de Andrade / Íris Alves Lacerda / Ricardo Alves Júnior / Yuri Firmeza / Diego Paulino / Filipe Matzembacher e Márcio Reolon / Anita Rocha da Silveira / Dirnei Prates / Leonardo Sette / Marcelo Pedroso / Carlos Nader / Lia Leticia / Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira / Marcela Ilha Bordin / Cristiano Lenhardt / Tavinho Teixeira / Mariah Teixeira / Clarissa Campolina / Guerreiro do Divino Amor / Bárbara Wagner e Benjamin de Burca / Juliana Rojas e Marco Dutra / Romy Pocztaruk

ARTISTAS - Acervo MACRS

Rebeca Stumm / Manuela Eichner / Elaine Tedesco / Rafael Berlezi / James Zortea Gomes / Luiz Roque / Regina Silveira / Denise Gadelha / Eliane Chiron 


PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO


DIA 18/11-  SEXTA-FEIRA

PROGRAMA 1 / 16h

Sentinela - Cristiano Lenhardt

O vampiro do meio-dia - Anita Rocha da Silveira

A Alergia - Felipe Bragança e Marina Meliande


PROGRAMA 2 / 18h30

Inferninho - Guto Parente e Pedro Diógenes


PROGRAMA 3 / 20h

Solon - Clarissa Campolina

Per Capita - Lia Leticia

Antes do Azul - Romy Pocztaruk

Um Ramo - Juliana Rojas e Marco Dutra

Princesa Morta do Jacuí - Marcela Ilha Bordin


DIA 19/11-  SÁBADO


PROGRAMA 4 / 15h

Acossada - Karen Akerman e Karen Black

Éternau - Melissa Dullius & Gustavo Jahn

Conceição - Autor Bom é Autor Morto - Daniel Caetano, André Sampaio, Guilherme Sarmiento, Samantha Ribeiro e Cynthia Sims


PROGRAMA 5 / 17h

A Chuva Acalanta a Dor - Leonardo Mouramateus

Pan-Cinema Permanente - Carlos Nader


DEBATE / 19h

Conversa sobre acervos audiovisuais com Marcos Mello (Cinemateca Capitólio), Adriana Boff (MACRS) e Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo (Cine Esquema Novo)


PROGRAMA 6 / 20h

Cerrar a Porta - Pablo Lobato

Pacific - Marcelo Pedroso


DIA 20/11-  DOMINGO

PROGRAMA 7 / 15h


Nada É - Yuri Firmeza

Jogos Dirigidos - Jonathas de Andrade

Grin - Roney Freitas & Isael Maxakali


PROGRAMA 8 / 17h

Corre Quem Pode, Dança Quem Aguenta - Welket Bungué

A Casa - Camila Leichter (realizadora); Mauro Espíndola e Ali Khodr (co-realizadores)

Majur - Íris Alves Lacerda

Material Bruto - Ricardo Alves Júnior

Entre nós e o Mundo - Fabio Rodrigo

Perifericu - Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira


PROGRAMA 9 / 19h

Swinguerra - Bárbara Wagner / Benjamin de Burca

O Último Dia Antes de Zanzibar - Filipe Matzembacher e Márcio Reolon

Sol Alegria - Tavinho Teixeira, Mariah Teixeira


PROGRAMAÇÃO GALERIA SOTERO COSME - MACRS - 17 a 23/11


Obras Acervo CEN

Negrum3 - Diego Paulino

Ocaso - Dirnei Prates

cidente - Leonardo Sette

Supercomplexo Metropolitano Expandido - Guerreiro do Divino Amor


Obras Acervo MACRS

Trilhos - Rebeca Stumm 

When the Desert Comes - Manuela Eichner 

Cadê Você? - Elaine Tedesco 

Bruma # - Rafael Berlezi

Especulativo-Móvel - James Zortea Gomes

The Triumph -  Luiz Roque 

Uma Trama Azul - Regina Silveira

Work in Progress - Denise Gadelha

La Mer e High Noon -  de Eliane Chiron 


FICHA TÉCNICA DA EXPOSIÇÃO

Curadores Cine Esquema Novo em Acervo: Jaqueline Beltrame e Ramiro Azevedo 

Curadoria das obras acervo MACRS: Roger Lerina 

Realização: Cine Esquema Novo, Cinemateca Capitólio - Prefeitura Municipal de Porto Alegre, Museu de Arte Contemporânea do RS - Governo do Estado do RS

Apoio: Goethe-Institut Porto Alegre, Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea do RS 

Produção Executiva: Adauany Zimovski e Jaqueline Beltrame

Design Gráfico: Adauany Zimovski

Comunicação: Bruna Paulin – Assessoria de Flor em Flor

Montagem: Felipe Quevedo

quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (17/11/2022)

 BARDO, FALSA CRÔNICA DE ALGUMAS VERDADES

Sinopse: Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades conta a história de um renomado jornalista e documentarista mexicano que retorna ao seu país de origem para enfrentar sua identidade, seus afetos familiares, o absurdo de suas memórias, bem como o passado e a nova realidade de seu país. O personagem busca respostas em seu passado para reconciliar quem ele é no presente.



KOBRA AUTO-RETRATO

Sinopse: Em uma noite de insônia, Kobra revê sua vida desde a infância difícil na periferia até o sucesso mundial como muralista. Os acontecimentos se desenrolam entre a realidade e o sonho. Nessa trajetória de vida, do grafite ilegal nas ruas de São Paulo até pintar grandes murais em mais de 30 países, Kobra, um artista singular que representa tantos outros em suas batalhas, passa a entender a arte de rua como voz política e democrática. Obs: Dia 19/11 às 14:00 - Sessão para professores cadastrados e aberto ao público.


NADA É POR ACASO

Sinopse: Marina (Giovanna Lancellotti) volta de uma viagem com cinco milhões de reais em sua conta. Agora, ela só quer seguir em frente sem olhar para trás e encarar o que fez. Contudo, os encontros constantes entre Marina (Giovanna Lancellotti), Maria Eugênia (Mika Guluzian), Henrique (Tiago Luz) e o filho do casal, não podem ser apenas uma coincidência. As duas mulheres vão descobrir que estão unidas por laços de amor e amizade que remontam para além dessa vida


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 17 A 23 DE NOVEMBRO DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

OS BRAVOS NUNCA SE CALAM


AVISO DA SEMANA

A SALA PAULO AMORIM ESTÁ FECHADA PARA REFORMA.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


15h – KEVIN (SESSÕES SOMENTE NOS DIAS 18 E 22) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 85min). Documentário de Joana Oliveira. Embaúba Filmes, 12 anos.

Sinopse: É a primeira vez que Joana, uma brasileira, visita sua amiga Kevin na Uganda. Elas se tornaram amigas há 20 anos quando estudaram juntas na Alemanha e faz muito tempo que não se veem. A partir desse encontro, o filme tece a fina trama que é uma conversa entre duas amigas: as histórias do passado, os desejos, os caminhos trilhados, os diferentes modos de encarar a matéria do vivido e um elo de amor e sororidade que resiste à distância e ao tempo.


17h15 – COM AMOR E FÚRIA

(Avec Amour et Acharnement - França, 2022, 120min). Direção de Claire Denis, com Juliette Binoche, Vincent Lindon, Grégoire Colin. Synapse Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Sara e Jean estão juntos há 10 anos e têm um bom relacionamento. Mas Sara começa a questionar sua vida quando François reaparece – ele foi uma antiga paixão dela e é um dos melhores amigos de Jean. Prêmio de melhor direção no Festival de Berlim 2022.


19h30 – CAVALO DE SANTO *ESTREIA*  Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 70min). Documentário de Mirian Fichtner e Carlos Caramez. Cubo Filmes, 14 anos.

Sinopse: O filme é resultado de dez anos de pesquisas em terreiros gaúchos e retrata o universo religioso afro-brasileiro no Rio Grande do Sul. Considerado um dos estados mais “brancos” do Brasil, o RS tem uma presença africana marcante e diversa em seus rituais religiosos, com características regionais e que revelam diferenças do que ocorre no restante do Brasil. “Cavalo de Santo” é baseado no livro homônimo da fotógrafa Mirian Fichtner e venceu o prêmio de melhor filme na mostra gaúcha do Festival de Gramado em 2021.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


SESSÕES ESPECIAIS DA SEMANA

SESSÃO DE CINEMA INCLUSIVO

Exibição com recursos de Libras, legendagem e audiodescrição.


DIA 19, SÁBADO    ENTRADA FRANCA


15h – CONTOS DO AMANHÃ

(Brasil, 2020, 85min). Direção de Pedro de Lima Marques, com Bruno Barcellos e Duda Andreazza. 14 anos.

Sinopse: Em 2165, o sequestro de uma jovem coloca em guerra o último reduto da civilização humana. O problema é que, para salvar a humanidade, será necessário contar com a ajuda de um adolescente que vive em 1999. Mas como salvar o futuro com internet discada e um provedor de péssima qualidade?


FESTIVAL CINEMA NEGRO EM AÇÃO


DIA 20, DOMINGO    ENTRADA FRANCA

15h30 – Lançamento do documentário “Oliveira Silveira, o Poeta da Consciência Negra” (25min), com direção de Camila de Moraes.


DIAS 23, 24 E 25, QUARTA, QUINTA E SEXTA    ENTRADA FRANCA

13h30 – 17h - Mostra de curtas, videoclipes, videoarte e longas-metragens de realizadores negros selecionados para o festival.


DIA 23, QUARTA    ENTRADA FRANCA

19h30 – Exibição do documentário PITANGA, dirigido por Beto Brant e Camila Pitanga. A sessão terá a presença do ator Antonio Pitanga, homenageado nesta edição do Festival Cinema Negro em Ação.


SALA 3 / NORBERTO LUBISCO


14h – NOITES DE PARIS (NÃO HAVERÁ SESSÃO NO DIA 23) Assista o trailer aqui.

(Les Passagers de la Nuit - França, 2022, 110min). Direção de Mikhaël Hers, com Charlotte Gainsbourg, Quito Rayon Richter, Noée Abita. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: No início dos anos 1980, a eleição do socialista François Mitterrand é festejada com esperança pelos franceses - mas Elizabeth acaba de se separar do marido e precisa cuidar sozinha dos dois filhos adolescentes. O emprego noturno em uma rádio surge como fonte de renda alternativa e também como uma possibilidade de recomeçar, principalmente depois que a protagonista decide levar para casa uma jovem problemática chamada Talulah. O filme faz várias citações à obra do cineasta francês Jacques Rivette (1928 - 2016), que Hers considera seu grande mestre.


16h – CONTRATEMPOS Assista o trailer aqui.

(A Plein Temps – 90min, 2022). Direção de Eric Gravel, com Laure Calamy, Anne Suarez, Geneviève Mnich. Bonfilm, 14 anos. Drama.

Sinopse: Julie luta sozinha para criar seus dois filhos no subúrbio e manter seu emprego em Paris. Quando ela finalmente consegue uma entrevista para um cargo que corresponde às suas expectativas, uma greve geral paralisa todo o transporte. Ela embarca, então, em uma corrida frenética para salvar seu emprego e sua família. Vencedor dos prêmios de melhor direção e atriz no Festival de Veneza.


17h40 – OS BRAVOS NUNCA SE CALAM *ESTREIA* Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 104min). Direção de Marcio Schoenardie, com Duda Meneghetti, Edu Mendas, José Rubens Chachá. Lança Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Dias antes de lançar seu novo livro sobre um grande esquema de corrupção, o autor é encontrado morto. Durante a despedida, os filhos se reencontram e o que parecia ser uma morte acidental se transforma em um possível caso de assassinato. Seguindo rastros e pistas, os atrapalhados “detetives" se veem cercados por inimigos, ameaças e falsos relatos, descobrindo que nem tudo é o que parece.


19h35 – O CLUBE DOS ANJOS (NÃO HAVERÁ SESSÃO NOS DIAS 22 E 23) Assista o trailer aqui.

(Brasil/Portugal, 2022, 100min). Direção de Angelo Defanti, com Otávio Müller, Matheus Nachtergaele, Paulo Miklos, Marco Ricca, Augusto Madeira, André Abujamra. Vitrine Filmes, 16 anos.

Sinopse: Sete amigos mantêm, há anos, o Clube do Picadinho, com encontros mensais regados a bom vinho e boa comida. Quando acham que a confraria já não faz mais sentido, surge um cozinheiro misterioso que começa a preparar banquetes inesquecíveis. O filme é baseado na novela homônima obra de Luis Fernando Verissimo.


SALA 3 / NORBERTO LUBISCO


SESSÃO ESPECIAL DA SEMANA

ENTRADA FRANCA


DIA 22, TERÇA

19h30 – SESSÃO ESCOLA DE CINÉFILOS

Exibição de The Slumber Party Massacre (1982), de Amy Holden Jones, na abordagem do Cinema de Gênero.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS).

CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional.

Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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