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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

Cine Dica: História do Cinema Gaúcho

Em março, mês do Cinema Gaúcho,

a volta dos cursos presenciais

APRESENTAÇÃO

Pensar na história do cinema é abrir um leque de possibilidades de abordagens que envolvem, por exemplo, os processos de produção, distribuição, divulgação, exibição, recepção, fomento, etc. Normalmente, voltamos o olhar para um dos produtos do processo de produção que é o filme de ficção e em longa-metragem, mas, e se em muitos momentos esse produto final não se realiza?

Essa perspectiva também faz parte da história do cinema. E no cinema feito no Rio Grande do Sul muitos foram os momentos em que se pensou que o estado seria a terra do curta-metragem ou a terra do cinejornal. A busca pela realização do longa-metragem ficcional movimentou o campo cinematográfico gaúcho ao longo de décadas. E ainda hoje o movimenta. Entender os motivos dessa busca e os percalços para atingir tal objetivo nos leva a compreender as especificidades do campo audiovisual no Rio Grande do Sul.


OBJETIVOS

O Curso HISTÓRIA DO CINEMA GAÚCHO, ministrado por Miriam de Souza Rossini, se propõe a analisar as condições de produção do cinema do estado ao longo de um século de existência, bem como observar algumas das construções temáticas e narrativas recorrentes na cinematografia do Rio Grande do Sul.


Importante

Atividade presencial. Adotaremos todos os protocolos sanitários:

uso de máscara + álcool gel + comprovante vacinal


Ministrante: MIRIAM DE SOUZA ROSSINI

Doutora em História (UFRGS), mestre em Cinema (USP) e graduada em Jornalismo (PUCRS) e História (UFRGS). Professora Associada da Universidade do Rio Grande do Sul, onde leciona "Comunicação Audiovisual" e "Cinema Brasileiro" no Departamento de Comunicação, e "Estética das Imagens Audiovisuais" no Programa de Pós-Graduação em Comunicação. É pesquisadora do Cinema Brasileiro há quase trinta anos, já tendo ministrado cursos e palestras em diferentes instituições de ensino no Brasil e exterior. É autora do livro “Teixeirinha e o Cinema Gaúcho" (Fumproarte, 1996) e de diversos artigos e capítulos de livros sobre o cinema brasileiro.


Curso

"HISTÓRIA DO CINEMA GAÚCHO"

de Miriam de Souza Rossini

* Datas: 12 e 13 / Março (Sábado e Domingo)

* Horário: 14h às 17h

* Local:

Cinemateca Capitólio

(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

* Material incluído: 


Apostila

Certificado de participação

Informações

cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714

********

INSCRIÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2022/02/historia-do-cinema-gaucho.html


Realização

Cine UM Produtora Cultural

Apoio

Cinemateca Capitólio



segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Cine Especial: Próximo Cine Debate: "The Fundamentals Of Caring"

Sinopse: O filme  traz a história de Benjamin, um homem jovem que está passando por diversos dilemas pessoais, entre eles o divórcio, que resolve procurar emprego como cuidador. 

O subgênero "road movie", ou mais precisamente "filmes de estrada" tem rendido para os cinéfilos grandes pérolas do cinema, que vai desde "Sem Destino" (1969) ao Thelma & Louise (1991). O charme destes filmes está pelo fato dos personagens centrais se redescobrirem na vida através dessas viagens e para que assim possam enxergar muito além do que eles conviviam no seu dia a dia. Embora não seja uma obra prima, "The Fundamentals Of Caring" (2020) nos conquista pelos seus personagens carismáticos em meio a uma trama que transita muito bem entre o humor e o apelo dramático.

Dirigido por Rob Burnett, o filme conta a história de Ben (Paul Rudd), que possui um passado traumático, mas que tenta dar uma volta por cima através de um novo emprego. Como cuidador, seu primeiro cliente é Trevor (Craig Roberts), possui distrofia muscular; o jovem de 18 anos apesar de sua condição tem uma boca bem afiada, quanto aos cuidados, que receberá de Ben. Juntos, eles embarcam em uma viagem por todos os lugares com os quais Trevor ficou obcecado assistindo ao noticiário de TV, incluindo seu Santo Graal: o buraco mais profundo do mundo. No caminho, eles conhecem a jovem Dot (Selena Gomez) e também uma futura mãe, Peaches, que embarcam na aventura da dupla.

Embora pouco conhecido pelo meio artístico, Rob Burnett me surpreendeu na direção, ao criar um ritmo dinâmico para trama e cuja a edição já no primeiro ato nos conquista. Esse ritmo, aliás, se casa muito bem com a dupla central, principalmente pelo fato de ambos irem contra as nossas perspectivas. Enquanto Ben não demonstra procurar uma redenção através de Trevor, porém deseja muito ajuda-lo, esse último trata a sua situação de saúde com total sarcasmo, com direito a situações hilárias, que vai desde a sua primeira cena ao ápice da trama.

Ambos em cena possuem uma química perfeita, que somente melhora ainda mais quando os dois colocam o pé na estrada. Durante o trajeto surge Dot, interpretada pela ótima Selena Gomes e que possui um passado familiar não resolvido, mas levando a situação de forma lucida, porém, também de um modo bastante sarcástica. Durante a viagem, o filme toca em assuntos delicados, mas ao mesmo tempo não se enveredando muito para um lado mais dramático.

O passado trágico de Trevor, por exemplo, é revelado aos poucos, porém, o roteiro jamais permite que o personagem caia em desespero, mas se tornando uma pessoa bastante motivada em querer ajudar o próximo, mesmo em momentos que beiram quase ao inverossímil. No ato final o filme nos surpreende com um fantástico cenário, do qual serve para os personagens se reencontrarem em suas vidas e cada um ali em diante tomar a sua própria estrada. Atenção para os minutos finais da trama, da qual a mesma tenta nos pregar uma peça, assim como inúmeras que foram lançadas através dos personagens centrais.

"he Fundamentals Of Caring" é um filme simpático, cativante e cujo os seus personagens nos contagia desde a suas primeiras cenas. 

Onde Assistir: Netflix. 

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sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Cine Especial: Clube de Cinema de Porto Alegre: 'A Última Sessão de Cinema'

Nota: O filme será exibido para os associados neste sábado (19/02/22) na Cinemateca Capitólio as 10h15min. 

Sinopse: Depois da II Guerra Mundial, os amigos Sonny e Duane cursam o último ano da escola numa cidadezinha decadente do Texas. Duane tem planos de ser militar e namora a bela Jacy, enquanto Sonny descobre o sexo pelas mãos da esposa do seu treinador. 

Por muito tempo Hollywood vivia dentro de uma bolha, mais precisamente entre o final dos anos 30 até meados dos anos 50. Embora conhecido como tempos dourados do cinema norte americano é preciso reconhecer que esse período não retratava com exatidão os problemas, dilemas e a realidade pura que se encontrava fora da sala escura. Coube, portanto, o cinema estrangeiro dar uma cutucada na onça.

A Nouvelle vague, por exemplo, foi um movimento contestador do cinema francês, do qual o mesmo foi fundado por ex críticos que decidiram pegar a suas câmeras e filmarem uma Paris ainda nunca vista na grande tela. O movimento serviu de inspiração para outros países, mas ao mesmo tempo serviu para alertar a Hollywood que a mesma ficaria para trás caso não saísse de sua bolha nenhum pouco inspiradora. Foi então que, a partir de 1967,  que um grupo de jovens cineastas, incluindo Martin Scorsese, Brian De Palma, Steven Spielberg e tantos outros deram um novo sangue aos filmes norte americanos e iniciando aquele que é conhecido como o melhor período que acabou sendo posteriormente conhecido como a "Nova Hollywood".

Indo de carona com a contracultura da época, muitos filmes balançaram os alicerces do conservadorismo norte-americano e provando que o conto de fadas plástico que tanto vendiam não poderia continuar mais prosseguindo. Com a crise financeira, escândalo de Nixon e mais o estouro da Guerra do Vietnã, essa nova fase cinematográfica provou que se poderia sim ser lançados filmes que poderiam sintetizar o estado de espirito do norte americano que se encontrava cada vez mais abalado. Com um grande elenco, "A Última Sessão de Cinema (1971) de Peter Bogdanovich é um dos mais relevantes desse período, ao retratar uma geração que antes era vista no cinema com luz e cores, quando na verdade muitos se encontravam perdidos em suas estradas sem rumo.

Entre a 2ª Guerra Mundial e a Guerra da Coréia, dois jovens, Duane Jackson (Jeff Bridges) e Sonny Crawford (Timothy Bottoms), vivem em Anarene, uma pequena cidade no Texas. Eles se parecem fisicamente, mas mentalmente e emocionalmente são opostos. Passam boa parte do tempo no cinema ou no salão de sinuca. Enquanto Duane tenta se firmar frequentando festas de embalo, Sonny é iniciado no sexo por Ruth Popper (Cloris Leachman), a frustrada esposa do seu treinador. Mas os dois compartilham um desejo: Jacy (Cybill Shepherd).

Sem nenhum pingo de glamour do que era retratado nos filmes de bangue e bangue de antigamente, a cidade de Anarene do Texas mais parece uma cidade fantasma, das quais ainda contém inúmeras pessoas, mas que se encontram perdidas em suas vidas. Em uma época em que Hollywood ainda se encontrava tímida quando assunto era Vietnã, Peter Bogdanovich coloca em seu filme duas gerações distintas com relação ao assunto sobre a a guerra. Enquanto o personagem Sam (Ben Johnson) é um sobrevivente da 2ª Guerra que tenta pôr ordem e juízo nesta nova geração, esses por sua vez se encontram com as vidas desocupadas, cuja as aulas estão acabando e sendo seduzidos com a possibilidade de irem para a guerra da Coréia.

Em alguns momentos, por exemplo, a sensação que dá que os personagens convivem em um beco sem saída, onde a cidade em si não traz nenhuma boa expectativa, porém, a estrada empoeirada logo ali não atrai aqueles que buscam a sorte de forma imediata. Com uma belíssima fotografia em preto e branco, Peter Bogdanovich dirige o seu elenco de forma sem igual, sendo que todos ali começam um jogo do começo ao fim através de olhares que tem muito mais a dizer do que meras palavras jogadas ao vento. Esse duelo de olhar e pensamento faz com que muitos temem pela consequência dos seus atos, ao ponto que o sexo, por mais que seja um desejo da maioria dos jovens que ali se encontram, faz com que eles se tornem frios e que dificilmente conseguem obter o pouco de prazer que a cidade tem a oferecer.

Novamente, Sam acaba sendo a voz da razão daquele lugar, sendo que o seu cinema acaba sendo uma espécie de refúgio de uma realidade que aquela sociedade tenta esquecer por alguns momentos dentro de uma sala cheia de magia. Porém, quando Sam sai de cena muitos personagens perdem o controle da meada, ao ponto que os impulsos imprevisíveis da personagem interpretada pela então jovem Cybill Shepherd transbordam em larga escala. Contudo, a estrada parece fechada e fazendo, tanto ela como os demais personagens, sendo obrigados a retornar, ou adentrar em uma guerra que eles não queriam participar.

No ato final, vemos dois velhos amigos arrependidos pelos seus atritos, mas cada um decidindo caminhar em rumos separados. Enquanto um se vai para Guerra da Coreia, outro tenta sair da cidade que cada vez se torna mais desolada. Porém, se um jovem amigo deles sucumbe de forma tão infeliz antes mesmo de pedir socorro, ao menos um deles consegue estender a mão para alguém que grita em desespero em meio aquele cenário e isso é muito bem representado pela atuação extraordinária da atriz Cloris Leachman. Ao final, cada um se vê preso dentro de sua bolha, mas ao menos tendo algum pingo de esperança mesmo de uma forma tão pálida.

"A Última Sessão de Cinema" é um retrato nu e cru de uma geração que era sempre retratada no cinema com um sorriso falso pelo lado de fora, mas que se encontrava em destroços em suas entranhas. 



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quinta-feira, 17 de fevereiro de 2022

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (17/02/2022)

 LICORICE PIZZA

Sinopse: Ambientado no Vale de San Fernando, em 1973, a história acompanha a trajetória de um jovem ator que se apaixona enquanto filma seu primeiro projeto.


A JAULA

Sinopse: Em A Jaula, Chay Suede interpreta Djalma, um ladrão que se envolve em um jogo psicológico de gato e rato com um rico médico. Era só mais um dia de roubo em São Paulo, o alvo é um carro de luxo que já estva nos planos de Djalma há um tempo. Tudo ocorre como previsto, ele entra no carro e rouba o que quer, mas quando está prestes a sair, o ladrão percebe que foi trancado dentrodo automóvel e não vai conseguir sair facilmente.

PRIMAVERA

Sinopse: Primavera apresenta a saga de uma família com origens portuguesas contada de pai para filho. Uma viagem no tempo narrando a chegada dos portugueses ao Brasil à partir de um núcleo familiar específico, permitindo uma análise precisa dos valores e tradições da época e como as suas consequência afetaram, e ainda afetam, a família em foco.

UNCHARTED: FORA DO MAPA

Sinopse: Nathan Drake e seu parceiro canastrão Victor "Sully" Sullivan embarcam em uma perigosa busca para encontrar o maior tesouro jamais encontrado. Enquanto isso, eles também rastreiam pistas que podem levar ao irmão perdido de Nathan.


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Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre: "A Mulher que Fugiu"

 

Local: Sala Eduardo Hirtz, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 20/02/2022, domingo, às 10:15 da manhã

"A Mulher que Fugiu" (Domangchin Yeoja)

Coreia do Sul, 2020, 77 min, 14 anos.

Direção: Hong Sang-Soo

Elenco: Kim Min-hee, Seo Young-hwa, Song Seon-mi, Eun-mi Lee

Sinopse: Gam-hee encontra três amigas enquanto seu marido está em uma viagem de negócios. Cada uma, com suas histórias de vida, influencia nas escolhas da protagonista: Young-soon é divorciada e gosta de cuidar de seu jardim; Su-young se sente atraída pelo vizinho; e Woo-jin trabalha em um pequeno cinema. O filme foi o vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Berlim de 2020.


Confira a minha crítica já publicada clicando aqui. 


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quarta-feira, 16 de fevereiro de 2022

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 17 A 23 DE FEVEREIRO DE 2022 na Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

O PODEROSO CHEFÃO – PARTE 3


SALA 1 / PAULO AMORIM

BENEDETTA Assista o trailer aqui.

(França/Bélgica/Holanda, 2021, 125min). Direção de Paul Verhoeven, com Virginie Efira, Daphné Patakia, Charlotte Rampling, Lambert Wilson. Imovision, 18 anos. Drama.

Sinopse: Benedetta Carlini é uma freira italiana que vive em um convento desde a infância, em fins do século XVII. A jovem diz que tem visões religiosas e eróticas ligadas a Cristo e outros símbolos da Igreja, o que divide as opiniões de quem convive com ela. Tudo fica ainda mais perigoso quando o convento acolhe uma jovem agredida pelo pai e ambas, Benedetta e Bartolomea, dão início a um romance conturbado. O filme é baseado no livro “Immodest Acts: The Life of a Lesbian Nun in Renaissance Italy”, de Judith C. Brown, e inspirado em uma história real.


UNDINE Assista o trailer aqui.

(Alemanha/França, 2021, 90min). Direção de Christian Petzhold, com Paula Beer e Franz Rogowski. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: O diretor se inspira no mito da ninfa aquática Ondina para mostrar um romance que se passa em Berlim, nos dias atuais. A protagonista é Undine, uma historiadora especialista na sólida arquitetura da cidade. Quando Undine termina seu namoro com Johann, ela conhece Christoph, um jovem que tira seu sustento do fundo das águas, como mergulhador.


SESSÕES ESPECIAIS NA SALA PAULO AMORIM

SESSÃO ESPECIAL O PODEROSO CHEFÃO 50 ANOS


O PODEROSO CHEFÃO – PARTE 3

(The Godfather - EUA, 1990, 160min). Direção de Francis Ford Coppola, com Al Pacino e Andy Garcia.

Sinopse: No epílogo da trilogia, a trama gira em torno dos últimos anos do poderio de Michael Corleone. Ambientada no início dos anos 1980, a história mostra o mafioso mais preocupado em dar um outro rumo para seus negócios, inclusive criando uma instituição de caridade e se aproximando da Igreja. Vincent, um sobrinho que Michael não via há muitos anos, reaparece e tem a intenção de entrar para os negócios da família. Considerado um dos grandes títulos do cinema norte-americano, a saga de “Poderoso Chefão” é baseada no livro de Mario Puzzo e completa, neste mês, 50 anos de sua estreia nos cinemas.


 MARIGHELLA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 155min). Direção de Wagner Moura, com Seu Jorge, Adriana Esteves, Bruno Gagliasso. Paris Filmes, 16 anos. Drama/Ação.

Sinopse: A cinebiografia recupera a trajetória do ex-deputado e guerrilheiro Carlos Marighella (1911 – 1969), que comandou um grupo de jovens na luta contra a ditadura que governava o Brasil. Ele foi um dos fundadores da Ação Libertadora Nacional, que pregava a revolução armada, e chegou a ser considerado o inimigo número 1 do Brasil. Sua morte aconteceu em uma emboscada em São Paulo, por agentes do DOPS. O filme é uma adaptação do livro "Marighella - O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo", de Mário Magalhães.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


DELICIOSO: DA COZINHA PARA O MUNDO Assista o trailer aqui.

(Délicieux - França, 2021, 115min). Direção de Eric Besnard, com Grégory Gadebois, Isabelle Carré, Benjamin Lavernhe. PlayArte Filmes, 14 anos. Comédia histórica.

Sinopse: Um dos longas preferidos do público no Festival Varilux de Cinema Francês, o filme trata dos primórdios da conceituada culinária francesa e da criação do primeiro restaurante do país. Tudo se passa ainda antes da Revolução Francesa, quando o cozinheiro Pierre Manceron comete algumas “ousadias” culinárias e é demitido da casa do seu empregador, o duque de Chamfort. Mas logo ele conhece Louise, uma mulher que quer aprender a cozinhar e o incentiva a buscar novos sabores e novas receitas – nesta pequena revolução pessoal, Manceron vai conquistar novos admiradores e alguns inimigos.


A FELICIDADE DAS PEQUENAS COISAS Assista o trailer aqui.

(Lunana: A Yak in the Classroom - Butão/China, 2019, 110min). Direção de Pawo Choyning Dorji, com Sherab Dorji, Kelden Lhamo Gurung. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Cansado da vida em seu pequeno país, um jovem professor butanês resolve tentar a sorte como cantor na Austrália. Mas ele precisa cumprir um último ano de trabalho e é enviado a uma escola distante, em uma aldeia glacial chamada Lunana. Sem conforto algum, o professor começa a ensinar as crianças da aldeia e, aos poucos, descobre os encantos do lugar. O longa é um dos 15 títulos pré-indicados ao Oscar de filme internacional.


A MULHER QUE FUGIU Assista o trailer aqui.

(Domangchin Yeoja - Coreia do Sul, 2020, 75 min). Direção de Hong Sang-Soo, com Kim Min-hee, Seo Young-hwa, Song Seon-mi. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Gam-hee encontra três amigas enquanto seu marido está em uma viagem de negócios. Cada uma, com suas histórias de vida, influencia nas escolhas da protagonista: Young-soon é divorciada e gosta de cuidar de seu jardim; Su-young se sente atraída pelo vizinho; e Woo-jin trabalha em um pequeno cinema. O filme foi o vencedor do prêmio de melhor direção no Festival de Berlim de 2020.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS).

CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional.

Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Cine Dica: SESSÃO VAGALUME: "Labirinto" com David Bowie será exibido nos dias 19 e 20/02 na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre.

 - Longa-metragem estrelado por David Bowie será reexibido 35 anos após o lançamento. 

- Os ingressos custam apenas R$ 4,00 e, antes das sessões, haverá visitas guiadas pela Cinemateca Capitólio. 


QUANDO: 19 e 20/02, sábado e domingo, às 15h. Visitas guiadas terão início às 14h30min. ONDE: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre).QUANTO: R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia-entrada) - pagamento em dinheiro e pix, a bilheteria abre uma hora antes das sessões. 


DESCONTOS: meia-entrada para municipários e aplicação de todos os descontos previstos em lei (pessoas com mais de 60 anos com carteira de identidade; pessoas com deficiência e um acompanhante, mediante cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); jovens de baixa renda com comprovante ID e doadores de sangue com carteira de comprovação).


VERSÃO EXIBIDA: Dublada

DURAÇÃO: 101min

CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: livre

EXIGÊNCIAS SANITÁRIAS PARA ENTRADA NA SALA DE CINEMA: apresentação de comprovante vacinal e uso de máscara. 


Um dos maiores clássicos do cinema e o filme mais icônico do astro pop britânico David Bowie, Labirinto - A Magia do Tempo voltará a cartaz nos dias 19 e 20 de fevereiro, sábado e domingo, às 15h, na Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre. Combinando os gêneros musical, aventura e fantasia, o longa-metragem de Jim Henson foi lançado no Brasil há 35 anos. A trilha sonora da produção também fez sucesso nos anos 1980 e é assinada por Bowie e Trevor Jones.

Na trama, a protagonista Sarah, interpretada pela jovem Jennifer Connelly, tem que enfrentar um labirinto para resgatar seu irmão, um bebê, que está em poder de Jareth, o rei dos duendes, personagem de David Bowie. Será projetada a versão dublada para que pais e filhos possam redescobrir esse título recheado de mistério e encantamento. Os ingressos populares vão custar apenas R$ 4,00 e R$ 2,00, a meia-entrada.

Devido à grande aceitação do público, serão mantidas as visitas guiadas pelo prédio erguido em 1928 e totalmente restaurado para abrigar a memória da sétima arte. Trinta minutos antes das projeções, às 14h30min, os espectadores poderão conhecer as salas de projeção, do acervo e também a biblioteca. As reexibições fazem parte da Sessão Vagalume, uma iniciativa do Programa de Alfabetização Audiovisual, projeto educativo da Cinemateca Capitólio. O objetivo é oferecer um circuito alternativo de cinema infantojuvenil, ampliando a programação regular também para essa faixa etária.

Outras informações podem ser obtidas pelo site da Cinemateca Capitólio (www.capitolio.org.br) e pelas redes sociais do Programa de Alfabetização Audiovisual (Facebook e Instagram - @alfabetizacaoaudiovisual).


 INFORMAÇÕES TÉCNICAS:

Labirinto - A Magia do Tempo (Labyrinth), de Jim Henson (EUA, 1986, 101 minutos). Com David Bowie e Jennifer Connelly.

ASSESSOR DE IMPRENSA

Léo Sant´Anna

(21) 97613.4462 ou (21) 3988.0561

leosantanna@hotmail.com