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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 15 de julho de 2021

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (15/07/21)

 SIBYL

Sinopse: Sibyl é uma psicoterapeuta que luta para se manter sóbria. Quando ela decide interromper os atendimentos com pacientes para dedicar-se à escrita, sua nova paciente, uma atriz problemática, revela-se uma tentadora fonte de inspiração. Fascinada e obcecada, Sibyl se envolve cada vez mais na vida conturbada de Margot, acreditando que conseguiu o material perfeito para o seu novo romance, mas acaba revivendo memórias sombrias que ela preferia esquecer.



Space Jam: Um Novo Legado

Sinopse: O superastro do basquete LeBron James se junta à gangue Looney Tunes para derrotar o Goon Squad e salvar seu filho.


Chico Ventana Também queria ter um Submarino

Sinopse: A bordo de um navio de cruzeiro que atravessa o sul da América Latina, um jovem marinheiro descobre uma porta que misteriosamente leva a um apartamento em Montevidéu. Enquanto isso, a milhares de quilômetros de distância, perto de uma pequena aldeia rural nas Filipinas, um grupo de camponeses encontra uma antiga cabana abandonada na colina.


Portuñol

Sinopse: Muitas línguas são faladas na intersecção entre o Brasil e países vizinhos como Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Uma investigação sobre a percepção da identidade nacional a partir da mistura entre o português, o espanhol e o guarani.


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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 15 A 21 DE JULHO DE 2021 da Cinemateca Paulo Amorim

SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES

AOS OLHOS DE ERNESTO


SALA 1 / PAULO AMORIM


15h30 – ALICE E O PREFEITO

(Alice et le Maire – França, 2020, 105min). Direção de Nicolas Pariser, com Anaïs Demoustier e Fabrice Luchini. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: O prefeito de Lyon, Paul Théraneau, vive uma situação delicada. Depois de 30 anos na política, ele está ficando sem ideias e sua popularidade vem caindo. Para tentar reverter esta situação, ele contrata Alice, uma jovem filósofa que fica responsável por pautar seus discursos e repensar suas estratégias políticas. Enquanto Alice e Théraneau protagonizam bons momentos de debate sobre direita e esquerda, autocrítica e ciências sociais, a equipe do palácio municipal começa a se sentir incomodada com as mudanças que a recém chegada está provocando na sua rotina. Assista o trailer aqui.


17h30 – FALE COM AS ABELHAS

(Tell It to the Bees – Reino Unido/Suécia, 2019, 105min). Direção de Annabel Jankel, com Anna Paquin e Holliday Grainger. Arteplex Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: O fascínio do pequeno Charlie pelas abelhas é o elemento que une Lydia, a mãe do garoto – que foi abandonada pelo marido – e a médica Jean, que volta à sua cidade natal para assumir o consultório do pai. Mas nesta pequena cidade do interior da Escócia, em plenos anos 1950, a amizade entre as duas mulheres será vista com preconceito e, principalmente, como um fardo para as protagonistas. É o olhar de Charlie quem conduz a história, baseada no romance homônimo da escritora Fiona Shaw. Assista o trailer aqui.


SALA 2 / EDUARDO HIRTZ


14h30 – AOS OLHOS DE ERNESTO

(Brasil, 2019, 120min). Direção de Ana Luiza Azevedo, com Jorge Bolani, Gabriela Poester, Jorge D´Elia. Elo Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Aos 70 anos, o uruguaio Ernesto vem enfrentando as limitações da velhice — incluindo a perda da visão e também a solidão. Fotógrafo aposentado, ele vive em Porto Alegre e divide seus dias entre os telefonemas do filho que mora longe, as idas ao banco, algumas visitas do vizinho Javier e muitas lembranças. Quando uma jovem cuidadora de cães chamada Bia se intromete na pacata vida de Ernesto, ele descobre que seus dias não precisam ser sempre iguais. A produção recebeu o prêmio da crítica de melhor filme brasileiro na Mostra de Cinema de São Paulo em 2020. Assista o trailer aqui.


17h – A BARQUEIRA

(La Botera - Argentina/Brasil, 2019, 75min). Direção de Sabrina Blanco, com Nicole Rivadero, Alan Gómez, Sergio Prina. Zeta Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Tati tem 14 anos e mora com seu pai em uma favela na grande Buenos Aires. Além da vida difícil, ela é uma adolescente temperamental que sofre com a rejeição dos colegas. Mas a adolescente tem um sonho: trabalhar como barqueira, uma profissão quase extinta e sempre associada aos homens.  Quando um jovem barqueiro chega ao cais, Tati finalmente encontra alguém que aceita treiná-la. A empresa gaúcha Vulcana Cinema é uma das produtoras do longa. Assista o trailer aqui.


18h30 – OS MELHORES ANOS DE UMA VIDA

(Les Plus Belles Années d'une Vie – França, 2020, 90min). Direção de Claude Lelouch, com Anouk Aimée e Jean-Louis Trintignant. Pandora Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Cinquenta anos depois da estreia do clássico “Um Homem, Uma Mulher”, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro e roteiro original em 1967, o diretor Claude Lelouch volta a dirigir os dois protagonistas em uma sequência encantadora. Já aposentado e com problemas de memória, o ex-piloto de corrida Jean-Louis ainda sonha com Anne, a mulher com quem viveu um grande amor. A filha de Jean-Louis consegue um encontro entre os dois, na esperança de que o pai recupere um pouco da felicidade que sentiu no passado. Assista o trailer aqui.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS).SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores tem direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.


*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 14 de julho de 2021

Cine Dica: Streaming: 'Não Feche os Olhos'

Sinopse: Sarah (Julia Sarah Stone), uma jovem estudante que decide participar de um estudo acadêmico sobre o sono. Assistida por cientistas, quanto mais o estudo evolui, mais a realidade parece escapar de seu controle. Não Feche os Olhos estreia em maio nas plataformas digitais. 

O clássico "Matrix" (1999) levantou diversas teorias sobre a realidade em que nós vivemos, além de servir de cardápio para aqueles que se aprofundam com relação aos significados dos sonhos. Claro que o assunto pode ser melhor investigado, desde que a pessoa leia um bom livro sobre Sigmund Freud, porém, para aqueles que não tem tempo ou disposição para ler, o cinema, ao menos, nos brinda com alguns títulos que nos fazem pensar."Não Feche os Olhos" nos surpreende com um dos roteiros mais criativos do ano e nos levando para um cenário complexo sobre o mundo dos sonhos.

Dirigido por Anthony Scott Burns, o filme acompanha a vida sobre Sarah (Julia Sarah Stone), uma garota solitária e, por vezes, tímida. Quando ela dorme em um parque da cidade, ela começa a ter sonhos assustadores. Ela descobre a existência de um estudo na universidade local voltado às pessoas com distúrbios de sono, e integra o programa. No entanto, Sarah logo percebe que os cientistas possuem intenções diferentes do que imaginava. Enquanto isso, o horror de seus sonhos parece cada vez mais real.

Pelo fato de os realizadores explorarem os significados dos sonhos dentro da trama nós nunca temos certeza se estamos vendo algo real, já que o mundo onde Sarah vive possui uma fotografia pálida, quase sem vida, como se a emoção estivesse um tanto que ausente naquela realidade. Curiosamente, também não temos uma exata noção em que época a trama se passa, pois embora a protagonista use um celular, a tecnologia que os cientistas usam para explorar os significados dos sonhos parece retrô, como se eles fossem retirados de determinado ponto dos anos oitenta. Isso faz com que o filme ganhe cada vez mais a nossa atenção, pois ficamos curiosos sobre o que realmente acontece e uma vez que isso nos pega não queremos mais desviar o nosso olhar.

Quanto aos sonhos em si vistos na tela eles se assemelham as artes que remetem ao mundo masoquismo, de dor, ou algo que desejamos não recordar. Embora seja um filme independente, é impressionante os efeitos práticos na criação desses momentos, onde o plano-sequência passeia por aquele cenário e fazendo a gente temer com relação ao que estará mais adiante. São imagens até mesmo familiares, mas que cada um tem a sua própria interpretação com relação ao que vê nestes momentos.

Embora jovem, Julia Sarah Stone promete ser uma nova promessa para o cinema, já que ela nos passa através de sua personagem toda a sensação de dúvida e medo com relação ao que ela está passando. Já Landon Liboiron, que interpreta o pesquisador Jeremy, passa certa ambiguidade com relação as suas motivações com relação a protagonista. Ambos juntos acabam adentrando em locais que, talvez, não devessem ser explorados, mas ao mesmo tempo nos dando novas informações sobre o que está acontecendo.

O final é, desde já, corajoso em sua proposta, já que obtemos poucas respostas sobre o que Sarah está passando, mas ao mesmo tempo abrindo em nossa mente com inúmeras novas possibilidades. E se num primeiro segundo o filme poderia nos dar uma resposta óbvia, eis que segundos depois nos é apresentado uma mensagem que bombardeia a nossa cabeça. O filme termina, mas ficamos pensando nele e sobre a nossa própria realidade de hoje em dia.

"Não Feche Os Olhos" é mais um novo capítulo sobre as diversas teorias sobre os sonhos e nos elevando a um novo plano sobre os seus significados.  


Onde Assistir: Google Play Filmes, Now ou Apple Itunes. Compra ou locação.

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terça-feira, 13 de julho de 2021

Cine Dica: Em Cartaz: ‘Aos olhos de Ernesto’

Sinopse: Ernesto enfrenta as limitações da velhice, como a solidão e a cegueira crescente. Ao se tronar viúvo, ele aprende que envelhecer é encher os silêncios com as ligações de seu filho que mora longe, com os recados do banco para retirar sua pensão, com as visitas de seu vizinho Javier, com a espera por uma nova carta de Lucía. No entanto, Bia, uma cuidadora de cães, entra em sua vida e Ernesto passa a perceber que o envelhecimento pode ser rejuvenescedor. 

O cinema recente tem demonstrado interesse em explorar a terceira idade, da qual tem mais a oferecer do que a gente possa imaginar. O recente “O Pai” (2020), por exemplo, explora a solidão do ser humano perante ao fato de estar perdendo o que é, talvez, o bem mais precioso que é as suas próprias lembranças. “Aos Olhos de Ernesto” (2020) explora a vida da terceira idade de uma forma mais singela, onde duas gerações diferentes se encontram e formando assim uma bela amizade da qual pode se nascer grandes frutos. 

Dirigido por Ana Luiza Azevedo e com roteiro de Jorge Furtado, o filme conta a história um fotógrafo uruguaio (Jorge Bolani), que está perdendo a visão por conta da velhice, mas tenta disfarçar achando que consegue enganar a todos. Porém, supreendentemente, o senhorzinho descobre que ser velho não é de todo negativo e que ele ainda pode se divertir e rejuvenescer, fazer amizades e se apaixonar aos 70 anos. 

A trama toda gira em torno do dia a dia de Ernesto, cuja a sua realidade se encontra em seu apartamento e do qual neste cenário se encontra toda uma história de tempos mais dourados. O apartamento, aliás, é um colírio para os nossos olhos, cheio de detalhes, desde a inúmeros livros como fotos que contam um pouco da história de nosso protagonista e cuja as lembranças ficam encravadas em suas memorias. Porém, somente temos uma ideia real de sua história quando entra em cena a jovem Bia (Gabriela Poester), da qual se torna o nosso olhar curioso perante aquela realidade escondida dentro daquele apartamento. 

Duas gerações diferentes uma da outra, mas das quais ambas se sentem atraídas pela curiosidade de suas vidas e cujos segredos começam, aos poucos, a serem compartilhados um com o outro. O grande atrativo dessa aproximação é termos um prato cheio de inúmeras referencias da área cultural que Ernesto participou, não somente da fotografia, como também da poesia, literatura e do cinema. Não deixa de ser curioso, por exemplo, referências ao clássico italiano “O Ladrão de Bicicletas” (1948), além de dar suma importância as cinematecas de ontem e hoje e fazendo desses momentos um verdadeiro prato cheio para todos os cinéfilos. 

Acima de tudo, o filme explora duras gerações perdidas na vida, mas cuja a união se descobre que ambas têm mais em comum do que se imagina. Ambas lutaram e ainda lutam pelos seus pensamentos sobre o mundo de ontem e hoje em que estão vivendo e cujo os seus modos de pensar são as únicas formas de continuarem vivendo em tempos em que tudo parece estar definhando. Bia, por exemplo, não deixa de ser uma lutadora em seu dia a dia, mesmo não tendo um centavo no bolso e tão pouco em ter alguém que lhe entenda e lhe passe um pouco de carinho. 

Ela encontra esses fatores através de Ernesto, porém, ambos sabem que é preciso continuar em frente, mas guardando em si o aprendizado que eles obtiveram um com o outro ao longo do tempo. No final das contas, é um filme que traz a questão de que é preciso lidar com a solidão, sobre até que ponto ela pode ser tolerada e o momento certo para, enfim, retornar as suas raízes para obter a sua santa Paz.  No final, ficam as lembranças de uma vida cheia de significado e que merece ser compartilhado pelo seu próximo. 

“Aos Olhos de Ernesto” é um dos melhores filmes recentes do nosso cinema brasileiro, ao explorar duas vidas distintas, mas das quais possui uma cultura rica e que merece ser sentida e explorada. 


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segunda-feira, 12 de julho de 2021

Cine Dica: Arquitetura do Cinema

 CONHEÇA OS ELEMENTOS FÍSICOS E ESPACIAIS

QUE DEFINEM A "CARA DE UM FILME"


                                                                Apresentação 

Cinema e Arquitetura são formas artísticas e práticas espaciais que constroem o espaço. Ao analisar o desenvolvimento espacial de uma determinada obra do cinema, inevitavelmente esbarra-se na relação tempo-espaço e na percepção arquitetônica e/ou urbanística da cenografia.

Paralelamente aos aspectos físico-espaciais de um filme, entram em cena também dois outros elementos artísticos fundamentais e definidores da "visão de mundo" proposta pelos realizadores. Além dos espaços e da arquitetura em si, existem ainda os objetos de cena (e suas funções) e as cores (e seus significados), definidos pelas escolhas da cenografia e da direção de arte. Todo este tecido de elementos estáticos, sempre - ou tanto quanto possível - são variáveis definidoras do resultado final do que chamamos de "a cara de um filme".


                                                                 Objetivos

O Curso online A ARQUITETURA DO CINEMA / Cenografia e Direção de Arte, ministrado por Paulo Leônidas, se propõe a analisar o cinema e a sua arquitetura através das suas formas básicas de expressão do espaço. As aulas abordarão estudos minuciosos de muitas obras cinematográficas importantes através de desenhos de filmagens, plantas baixas, cortes e perspectivas da arquitetura destes filmes, visando a qualificação de profissionais e interessados em geral nesta área do conhecimento. 


                                                            Público alvo:

Esta atividade é aberta a todos os públicos. Não há nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional.


                                          Ministrante: Paulo Leônidas

Graduado em Arquitetura pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-graduado em Arquitetura (PROPAR / UFRGS / Architectural Association School of Architecture - Londres). Mestrado em Arquitetura (PROPAR / UFRGS). Professor visitante na Escola de Arquitetura / Universidade de Varsóvia (Polônia) e na Architectural Association School of Architecture - Londres. 

Conferencista, cenógrafo, cineasta, escritor e roteirista de cinema e séries de TV. Lançou os livros "Romeu e Julieta 1844" (romance, 2015) e "DezMiolados" (coletânea de autores, 2019). É autor de inúmeros artigos e textos  acadêmicos.


Curso online

A ARQUITETURA DO CINEMA

de Paulo Leônidas

Datas: 24 e 25 / Julho (sábado e domingo)

Horário: 14h às 16h30 

Duração: 2 encontros online 

(carga horária total: 5 horas / aula) 

Material: Certificado de participação + Apostila 

Investimento 

R$ 85,00 (parcelado em até 12x)


..PROMOÇÃO..

Valor Especial para as primeiras 10 inscrições

com 18% de desconto: R$ 70,00 

Informações

cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 99320-2714 

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http://cinemacineum.blogspot.com/


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Ainda dá tempo para se inscrever

Curso online GIALLO: SUSPENSE À ITALIANA

de Fernando Brito

* Dias 10 e 11 / Julho (sábado e domingo)


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https://cinemacineum.blogspot.com/2021/06/giallo.html

sexta-feira, 9 de julho de 2021

Cine Dica: Próximo Cine Debate: 'ETHEL & ERNEST' (2016)


'ETHEL & ERNEST'

Sinopse: O amor de um casal floresce e perdura em meio a intensas mudanças sociais no século 20. Um amor, 40 anos, e sempre uma xícara de chá. 

Dizem que a maior história de todos os tempos é na realidade a nossa própria vida pessoal. Cada um tem a sua história para contar, seja ela de maior ou menor grau e que cada uma tem uma lição para nos passar. "Ethel & Ernest" (2016) é um belíssimo conto sobre a vida comum de um casal, mas dos quais testemunharam de perto os diversos momentos históricos da história do seu país e do mundo.

Dirigido por Roger Mainwood, e inspirado na obra do lustrador Raymond Briggs, a trama começa em 1928, onde o leiteiro Ernest Briggs corteja e se casa com a camareira Ethel. O filho deles, Raymond, nasce em 1934. Quando a Segunda Guerra Mundial se inicia, o filho vai para a casa das tias e Ernest vê a carnificina da guerra. Quando a hostilidade termina, eles celebram o retorno de Raymond e o nascimento de um Estado de bem-estar, apesar de Ethel desconfiar do socialismo e do progresso em geral. Ela fica preocupada quando o filho progride e se casa com uma jovem esquizofrênica, Jean.

Isso é a apenas um resumo da trama como um todo, mas do qual tem muito mais a oferecer do que nós imaginamos. Conhecemos como o casal central se conheceram, se apaixonaram e, aos poucos, construindo as suas vidas juntas. Tudo moldado de uma forma singela, delicada, como se intenção fosse respeitar a memória do casal ao longo de sua história.

Claro que, talvez, algumas passagens tenham sido suavizadas, mas o filme respeita a sua fonte original, que da qual foi criada pelo filho do casal central. Ao meu ver, o ilustrador criou a trama da maneira como ele queria se lembrar dos seus pais, sendo que as boas lembranças são as que sempre serão melhor lembradas. Porém, o filme não esconde os duros momentos que o casal central passou, desde o começo da Segunda Guerra Mundial, como também o fato de a guerra ter atingido Londres em vários momentos da história.

Tecnicamente o filme é um colírio para os olhos, sendo que o desenho tradicional se alinha com as principais técnicas atuais de animação, mas nos passando a sensação de que tudo foi feito a mão como se fazia uma animação de antigamente. Isso se alinha com a proposta principal da obra, ao vermos o casal central da trama testemunhar os ventos da mudança, desde aos temas políticos de diversos pontos da história, como também adquirir um telefone ou adquirir a sua primeira tv em casa. Um contraste se formos comparar a nossa realidade atual, mas da qual a sua simplicidade nos seduz ao testemunharmos tempos mais simples e dourados.

Em sua reta final, nós desejamos que o filme não acabe, não só pelo fato de amarmos a história, como também pelo fato que já temos uma ideia de como ela irá se encerrar. Para o bem ou para o mal, é um filme que a gente se identifica, principalmente por já termos testemunhados passagens da vida parecidas das quais foram vistas na história, sejam elas boas ou ruins. No final das contas, tudo começa através de uma semente e da qual brota vários frutos para serem degustados ao longo do tempo.

"Ethel & Ernest" é uma declaração de amor sobre a vida real de um casal simples da cidade de Londres, mas cuja as suas vidas não eram muito diferentes das nossas e fazendo a gente desejar revisitar a obra. 

Onde Assistir: Netflix

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quinta-feira, 8 de julho de 2021

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (08/07/21)

Viúva Negra

Sinopse: Ao nascer, a Viúva Negra, então conhecida como Natasha Romanova, é entregue à KGB, que a prepara para se tornar sua agente suprema. Porém, o seu próprio governo tenta matá-la quando a União Soviética se desfaz.


O CHARLATÃO

Sinopse: Jan Mikolásek foi um curandeiro tcheco conhecido e bem-sucedido, que diagnosticou e curou pessoas usando sua intuição e sua familiaridade com as plantas. Seus remédios e prescrições, embora principalmente à base de plantas, incluíam mudanças no estilo de vida e na dieta alimentar.

HAVA, MARYAM, AYESHA

Sinopse: Três mulheres afegãs vivem em Cabul, cada uma vinda de diferentes origens sociais e religiosas: Hava é uma mulher tradicional que vive com a família do marido. Apesar de estar grávida de oito meses, ela tem que fazer todas as tarefas da casa e sua única alegria é conversar com o bebê em sua barriga.

Chico Ventana Também queria ter um Submarino

Sinopse: Em Chico Ventana Também Queria Ter um Submarino, quando encontra-se a bordo de um navio de cruzeiro nos mares da Patagônia, um membro da tripulação encontra um portal mágico abaixo do convés que abre um caminho para um apartamento de uma jovem em uma cidade da América do Sul.


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