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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Cine Dica: Estreias do Final de Semana (16/01/2020)

'O  Escândalo' 

Sinopse: O gigante do telejornalismo e antigo CEO da Fox News, Roger Ailes, tem seu poder questionado e sua carreira derrubada quando um grupo de mulheres o acusam de assédio sexual no ambiente de trabalho.


'Instinto'

Sinopse:  A psicóloga Nicoline começa a trabalhar numa instituição penal. Lá ela conhece Idris, homem inteligente com um distúrbio de personalidade antissocial e narcisista, que cometeu vários crimes sexuais graves. 


'Jumanji: Próxima Fase' 

Sinopse: Desejando revisitar o mundo de Jumanji, Spencer decide consertar o jogo de videogame que permite que os jogadores sejam transportados para esse mundo mágico e selvagem.

'O Despertar das Formigas'

Sinopse:  Isabel é uma boa mãe, esposa e nora. Quando sua família começa a pressioná-la a ter outro filho, terá que enfrentar a si mesma, seu ambiente e sua família.

'Os Miseráveis' 

Sinopse: O policial Stéphane acaba de se mudar para Montfermeil e se juntar ao esquadrão anticrime. Colocado no mesmo time de Chris e Gwada, cujos métodos são pouco convencionais, ele logo se vê envolvido na tensão entre as diferentes gangues do local.


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Cine Dica: Curso de Férias - Crítica de Cinema

 

 

Apresentação
 
Historicamente, a crítica de cinema se consolidou em duas instâncias: o jornalismo e a pesquisa acadêmica. As naturezas convergentes desses dois polos permitem pensá-la como algo único, mas sem deixar de lado suas particularidades.
 
No ambiente contemporâneo, em que o jornalismo passa por reformulações de discursos e práticas, em grande parte motivados pela mudança de suportes e mídias, essas particularidades parecem se acentuar. Contudo, paradoxalmente, surgem novos pontos de convergência: o crescimento exponencial da produção provoca uma necessidade de seleção prévia de filmes, tendências e movimentos escolhidos para serem objetos da crítica, o que resulta em olhares de perspectiva semelhantes, necessariamente distanciados, seja na crítica de imprensa ou na academia.



Objetivos
 
O Curso de Férias A CRÍTICA DE CINEMA HOJE, ministrado por Daniel Feix, a partir da análise de trechos de artigos publicados, pretende observar como a crítica se estrutura na contemporaneidade, tendo como referenciais, ainda, os estudos do norte-americano David Bordwell (teórico e historiador do cinema) e o pensamento do crítico francês Jean-Michel Frodon. Em sua recente passagem por Porto Alegre, no seminário “O Estado da Crítica” (realizado pela ACCIRS e Unisinos) Frondon defendeu que o texto crítico possui um estatuto próprio, cuja potência advém da sua própria forma.


 


Curso de Férias

A Crítica de Cinema Hoje
de Daniel Feix

 

Datas
25 e 26 / Janeiro (sábado e domingo)

Horário
14h às 17h

Local
Cinemateca Capitólio / Sala Décio Andriotti
(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Porto Alegre - RS)


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Aproveite a 
PROMOÇÃO COMBO
para se inscrever em mais de um curso
da programação de Férias 2020


a) 1 Curso de Férias: R$ 80,00
b) 2 Cursos de Férias: R$ 70,00 (p/ curso)
c) 3 Cursos de Férias: R$ 60,00 (p/ curso)


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INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES
http://cinemacineum.blogspot.com/

quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Cine Dica: Em Cartaz: 'O Caso Richard Jewell' - Herói ou vilão?

Sinopse: Nas olimpíadas de 1996, Richard trabalha como voluntário no evento. Ele encontra uma mochila abandonada embaixo de um banco. Após alertar a polícia local, descobre-se que nela está uma bomba. Ele consegue salvar as pessoas, mas acaba se tornando o principal suspeito.  

Mesmo sendo uma pessoa da direita norte americana, Clint Eastwood procurou nestes últimos anos retratar figuras verídicas que foram mastigadas pelo próprio poderio norte americano. Se por lado "Sully - O Herói do Rio Hudson" (2016) retratava um herói sendo acusado injustamente, do outro, "Sniper Americano" (2015) mostrava as consequências de um país em moldar os seus soldados, mas não se dando conta de como a guerra pode afeta-los. Eis que chegamos em "O Caso Richard Jewell", um filme menor de sua filmografia, mas que tem algo haver com esses dois polos citados.
O filme retrata a história real de Richard Jewell, interpretado pelo ator Paul Walter Hauser, visto recentemente em filmes como "Infiltrado na Klan" (2018). Ele é um segurança que se tornou um dos principais suspeitos de bombardear as Olimpíadas de Atlanta, no ano de 1996. Na realidade, ele foi o responsável por ajudar inocentes a fugirem do local e avisar da existência de um dos explosivos.
Ao sabermos já de ante mão de que se trata de um caso real, o primeiro ato da trama é de puro suspense, já que ficamos na expectativa sobre quando irá acontecer o ápice da explosão da bomba. Com a câmera sempre em movimento, Clint Eastwood procura criar um cenário de tensão na medida em que ele vai revelando cenas em que nos deixa a frente dos protagonistas com relação ao que acontece na tela. Uma sequência eficiente, que nos prende atenção e conseguindo obter o nosso interesse até o final da sessão.
Após isso, Eastwood procura transitar por elementos já vistos em sua própria filmografia, mas também procurando inspiração em outros clássicos do cinema. Ao mostrar o lado negativo da imprensa sensacionalista, o filme remete em algo já visto no indispensável "Rede de Intrigas" (1976) e de como essa fonte de informação pode se tornar venenosa na vida das pessoas. Só achei uma forçação de barra em terem moldado a personagem Kathy, interpretada pela atriz Olivia Wilde, para nos lembrar a todo momento a personagem de Faye Dunaway no clássico de Sidney Lumet.
Comparações a parte, o filme somente ganha melhor relevância quando a trama se concentra na figura de Richard e no seu advogado, interpretado sempre com competência pelo ator Sam Rockwell. Aliás, o personagem de Sam se torna uma representação do nosso olhar com relação a Richard, já que tentamos compreender as motivações internas dessa pessoa, que transita entre a calmaria para momentos em que parece que está prestes a explodir. Embora longe de ser um galã, Paul Walter Hauser possui um talento ainda guardado e pode ainda nos surpreender a qualquer momento no futuro.
Mas por ser um filme baseado em fatos verídicos, Eastwood peca ao não incrementar maior ousadia nos momentos finais da obra, mas sim somente conduzir a trama para o que realmente aconteceu do outro lado da tela. Se isso foi um pouco sentido em "Sully - O Herói do Rio Hudson" aqui o caso se torna ainda mais explícito e fazendo a gente se perguntar se era realmente necessário conduzir a história para vala comum das tramas baseadas em fatos verídicos. Não desmereço o talento do diretor, mas também não adianta dirigir diversos filmes em pouco tempo e cujo o resultado de alguns fica aquém do esperado.
Com a participação e ótima atuação de Kathy Bates "O Caso Richard Jewell" talvez sirva como sinal de alerta para que o próprio Clint Eastwood repense em abraçar determinados projetos futuros.     


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Cine Dica: Charles Chaplin dá as caras em Porto Alegre

CLÁSSICO DE CHAPLIN NA SESSÃO VAGALUME VENCEDOR DO URSO DE OURO EM CARTAZ EXIBIÇÕES ESPECIAIS DE FILME GAÚCHO
O Circo

A partir de quinta-feira, 16 de janeiro, entra em cartaz na Cinemateca Capitólio o filme israelense Synonymes, de Nadav Lapid, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim de 2019. Na noite de estreia, o diretor e professor Fabiano de Souza participa de um debate após a projeção. O Farol, de Robert Eggers, e a mostra 4x Costa-Gavras seguem em exibição até o dia 22 de janeiro.

 CHARLES CHAPLIN NA SESSÃO VAGALUME
Nos dias 18 e 19 de janeiro, sempre às 16h, O Circo (The Circus, 1928, 71 minutos, HD), um dos clássicos eternos de Charles Chaplin, será exibido na programação da Sessão Vagalume, projeto produzido pelo Programa de Alfabetização Audiovisual da Cinemateca Capitólio.
No filme, um batedor de carteiras coloca um artefato roubado no bolso do faminto Carlitos. É só o início de uma enorme confusão que levará o personagem de Chaplin ao picadeiro de um circo.

EXIBIÇÕES DE BELLATRIX
Nos dias 16, 17, 21 e 22 de janeiro, o filme Bellatrix (2018, HD, 52 minutos), realizado por Lucas Constanzi, ganha exibições na Cinemateca Capitólio.  
Bellatrix é o nome de uma estrela da constelação de Orion e significa Guerreira. Laura (Elisa Heidrich), começa a questionar-se sobre os posicionamentos políticos que viu na Tv. A partir daí, ela vai ao encontro de pesquisadoras e pessoas que trabalham a questão de gênero para discutir e compreender melhor onde originou as diferenças sociais entre os sexos que observamos no dia a dia. Dentro de sua mente Laura encontra sua versão Bellatrix.

INGRESSOS
4x Costa-Gavras: R$ 10,00
Sessão Vagalume: R$ 10,00
Bellatrix : R$ 16,00
Synonymes : R$ 16,00
O Farol: R$ 16,00

GRADE DE HORÁRIOS
16 a 22 de janeiro de 2020

16 de janeiro (quinta-feira)
14h – Tropa de Choque: Um Homem a Mais
16h – O Farol
18h – Bellatrix
19h30 – Synonymes + debate

17 de janeiro (sexta-feira)
14h – Z
16h30 – Bellatrix
18h – O Farol
20h – Synonymes

18 de janeiro (sábado)
14h – Crime no Carro Dormitório
16h – Sessão Vagalume: O Circo
18h – O Farol
20h – Synonymes

19 de janeiro (domingo)
14h – Tropa de Choque: Um Homem a Mais
16h – Sessão Vagalume: O Circo
18h – O Farol

20h – Synonymes
21 de janeiro (terça-feira)
14h – Z
16h30 – Bellatrix
18h – O Farol
20h – Synonymes

22 de janeiro (quarta-feira)
14h – A Confissão
16h30 – Bellatrix
18h – O Farol
20h – Synonymes

terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Cine Dica: Programação da Cinemateca Paulo Amorim de 16 a 22 de Janeiro de 2020

PROGRAMAÇÃO DE 16 A 22 DE JANEIRO DE 2020  SEGUNDAS-FEIRAS NÃO HÁ SESSÕES
Bacurau
SALA 1 / PAULO AMORIM

14h - BACURAU
(Brasil, 2019, 135min). Direção de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, com Barbara Colen, Sônia Braga, Udo Kier. Vitrine Filmes, 16 anos. Suspense.
Sinopse: Em um futuro próximo, no esquecido vilarejo de Bacurau, os moradores percebem que coisas estranhas estão acontecendo. Primeiro, a cidade some dos mapas; depois, um disco voador aparece no céu e algumas pessoas morrem violentamente. Para se proteger dos ataques, a comunidade se une e criam uma maneira bem particular de defesa. O filme ganhou o prêmio do júri no Festival de Cannes.

16h30 – UMA MULHER ALTA
(Dylda - Rússia, 2019, 135min). Direção de Kantemir Balagov, com Viktoria Miroshnichenko e Vasilisa Perelygina. Supo Mungam Filmes, 16 anos. Drama.
Sinopse: Iya e Masha são duas jovens mulheres que buscam esperança e um novo rumo para suas vidas na Rússia de 1945, logo ao fim da Segunda Guerra Mundial. Elas vivem em Leningrado, cidade que sofreu um dos cercos mais brutais do combate - e, para muitos, a morte pode ser a única opção viável. O filme é baseado no romance "A Guerra não tem Rosto de Mulher", de Svetlana Aleksievitch, e foi indicado pela Rússia para concorrer ao Oscar de filme estrangeiro.

19h15 – O PARAÍSO DEVE SER AQUI
(It Must Be Heaven - Alemanha/Canadá/Turquia/Palestina, 2019, 100min). Direção de Elia Suleiman, com Elia Suleiman, Gael García Bernal, Tarik Kopty. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: O próprio diretor Elia Suleiman é o protagonista, que sai de sua terra natal - a Palestina - e viaja pelo mundo em busca de novas vivências. Mas em todos os lugares por onde passa, de Paris a Nova York, ele se depara com os mesmos problemas, incluindo a violência policial, o preconceito e o controle de imigração. O filme representou a Palestina na indicação ao Oscar 2020.
* Não haverá exibição no domingo, dia 19, devido a homenagem a Federico Fellini.

SALA 2 / EDUARDO HIRTZ

14h15 – A VIDA INVISÍVEL
(Brasil, 2019, 140min). Direção de Karim Ainouz, com Fernanda Montenegro, Julia Stockler e Carol Duarte. Vitrine Filmes, 16 anos. Drama.
Sinopse: Filhas de imigrantes portugueses, as jovens Guida e Eurídice vivem no Rio de Janeiro dos anos 1950. A primeira está à espera de um grande amor, enquanto Eurídice sonha com uma carreira de pianista. Mas seus projetos de vida são interrompidos pela postura machista e conservadora do pai, que se vale de uma mentira para separar as duas irmãs. Inspirado no livro "A vida invisível de Eurídice Gusmão", de Martha Batalha, o filme foi indicado pelo Brasil para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

17h – ADAM
(Marrocos/França/Bélgica, 2019, 100min). Direção de Maryam Touzani, com Lubna Azabal, Nisrin Erradi, Douae Belkhaouda. Arteplex Filmes, 14 anos. Drama.
Sinopse: Na conservadora sociedade marroquina, a viúva Abla mantém uma pequena padaria com a qual sustenta sua filha de dez anos de idade. Mas suas convicções são postas à prova quando Samia, uma jovem grávida e sozinha, bate à sua porta pedindo ajuda - no Marrocos, ter um filho fora do casamento é praticamente um crime. O filme representou o país na indicação ao Oscar de filme estrangeiro.

19h – STALKER
(Сталкер - Rússia, 1979, 162min). Direção de Andrei Tarkovsky, com Aleksandr Kaidanovsky eAnatoly Solonitsyn. MosFilm, 14 anos. Ficção científica.
Sinopse: Num futuro indefinido, um guia (stalker) conduz dois homens conhecidos como Escritor e Professor por uma área proibida. Dentro dela, há uma usina desativada onde é possível realizar os desejos mais secretos dos visitantes. O filme integra o Ciclo de Cinema Russo e Soviético 2020, com cópias restauradas do antigo estúdio MosFilm.

* Não haverá sessões nos dias 21 e 22 (terça e quarta), devido ao especial Game of Thrones.

SALA 3 / NORBERTO LUBISCO

15h – MINHA IRMÃ DE PARIS
(Ni Une ni Deux - França, 2019, 100min). Direção de Anne Giafferi, com Mathilde Seigner, François-Xavier Demaison. Pagu Filmes, 12 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Uma atriz de comédia resolve contratar uma "dublê" para tomar seu lugar no set de filmagens, depois que uma cirurgia plástica dá errado. E a substituta não poderia ser mais perfeita: é a própria irmã gêmea da atriz, que ela nem sabia da existência.

17h – PÁSSAROS DE VERÃO
(Pájaros de Verano - Colômbia, 2019, 125min). Direção de Ciro Guerra e Cristina Gallego, com José Acosta, Carmiña Martínez. Arteplex Filmes, 16 anos. Drama.
Sinopse: Na década de 1970, na Colômbia, uma família de nativos do clã Wayuu se envolve com o tráfico de maconha e cocaína, gerando uma guerra entre eles próprios. O roteiro é baseado em fatos reais e mostra uma realidade social da época, em que as tradições seculares e a honra de toda uma família sucumbiram ao poder e ao dinheiro.

19h30 – FELIZ ANIVERSÁRIO
(Fête de Famille - França, 2019, 100min). Direção de Cédric Kahn, com Catherine Deneuve, Emmanuelle Bercot, Vincent Macaigne. Imovision, 14 anos. Comédia dramática.
Sinopse: Para comemorar os seus 70 anos, Andrea reúne os filhos, noras e netos em um almoço. A ideia é que seja um dia de amor e alegria, já que Romain, o filho cineasta, vai registrar o encontro. Mas a chegada de Claire, filha de um outro casamento de Andrea, traz à tona vários problemas do passado. 

PREÇOS DOS INGRESSOS:
TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 
Professores tem direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.
*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala. A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelo telefone (51) 3226-5787.

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segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Cine Dica: Em Cartaz: 'Adoráveis Mulheres' - Novos tempos, novo diálogo

Sinopse:  Concord, Massachussetts. Com o pai lutando em plena Guerra Civil, as irmãs Jo, Beth, Meg e Amy vivem em harmonia com a mãe, Marmee.  

"Adoráveis Mulheres" de 1994 se tornou um pequeno clássico daquela década, ao retratar a união de quatro irmãs perante as adversidades do dia a dia. Porém, mesmo com uma trama se passando no século 19, é preciso que aja uma forma do público feminino atual se identificar com as personagens, o que não aconteceria se o mesma versão daquele ano, ou de outras adaptações passadas, fossem levadas agora nas telas do cinema. Felizmente, "Adoráveis Mulheres" de 2019 tenta dialogar com a força do feminismo atual, mesmo que em alguns momentos descarrilhe para o convencional.
Dirigido por Greta Gerwig, do filme "Lady Bird - A Hora de Voar" (2017), e baseado na obra de Louisa May Alcott, a trama se passa durante a Guerra Civil, onde uma mãe com 4 filhas passa por graves problemas financeiros, enquanto o marido está na frente de batalha. A mais intelectualizada das irmãs, que sonha ser escritora, é cortejada por um rico vizinho, mas quando este se declara ela o rejeita e vai morar em Nova York, onde se envolve com um professor. Mas quando chega a notícia de que o estado de saúde de uma de suas irmãs piorou consideravelmente, ela retorna para casa.
Tanto a sua trilha sonora como também o ritmo da edição lembra, por vezes, a adaptação de 1994. Porém, o filme ganha contornos em que dialoga com os tempos atuais, principalmente em dias de hoje em que as mulheres não enxergam mais o casamento como a principal opção para o seu futuro. No caso das protagonistas, é inevitável que o público feminino irá se identificar principalmente com a personagem Jo, da qual é interpretada pela ótima Saoirse Roan e repetindo a boa parceria com a diretora Greta Gerwing.
Curiosamente, a trama se passa em duas linhas temporais que vem e vão, onde atos e consequências já ocorreram e fazendo a gente se perguntar como as personagens chegaram até naquele momento. Se tem, portanto, as personagens sendo apresentadas para nós de formas diversas, cujo a inocência dá lugar ao amadurecimento de forma gradual, porém, necessário. Se por um lado muitas das passagens lembra a versão de 1994, do outro, há um cuidado para que não se tenha uma espécie de repeteco, mas sim conseguindo nos passar algo de novo.
Acima de tudo, o filme fala sobre o papel da mulher de várias épocas, das quais a maioria foram submissas perante ao machismo dos homens, mas cuja algumas não optaram pelo óbvio, ou seja, o casamento. No caso de Jo, por exemplo, vemos uma personagem que não consegue se enxergar de acordo com que o sistema conservador da época quer dela, mas sim em realizar o seu desejo de independência e obter o sucesso com a escrita. Em tempos em que o conservadorismo atual deseja colocar a mulher reduzida a mera dona de casa, nunca é demais vermos uma personagem com uma personalidade tão forte na tela do cinema.
Porém, o filme desliza em alguns momentos para o convencional, como se em alguns momentos estivéssemos assistindo aquelas velhas fórmulas manjadas das comédias românticas e que foram usadas a exaustão. Porém, os realizadores conseguiram obter um equilíbrio necessário entre o convencional e com uma linguagem que dialogue com os novos tempos e resultando em um final até mesmo satisfatório. Não mudará a vida de ninguém, mas também não irá cair na vala comum das adaptações literárias convencionais.
Com a participação mais do que especial de Meryl Streep, "Adoráveis Mulheres" é uma bem vinda nova versão do conto clássico, do qual obtém certo êxito ao falar sobre o papel da mulher na sociedade de ontem e hoje e contra os obstáculos que precisam ser eliminados. 


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Cine Curiosidade: Indicados ao Oscar 2020


Sucesso de público e crítica "Coringa" recebe 11 indicações ao Oscar. Em seguida em vem  "O Irlandês" e "Era Uma Vez Em... Hollywood" com 10 indicações cada um. Para o desespero que apoiaram o golpe de 2016 o Brasil está sendo representado com a indicação de melhor documentário pela obra "Democracia em Vertigem", filme de Petra Costa e que ainda vai dar muito o que falar. 

Confira abaixo a lista completa dos indicados.  


MELHOR FILME
Ford vs Ferrari
O Irlandês
JoJo Rabbit
Coringa
Adoráveis Mulheres
História de um Casamento
1917
Era Uma Vez Em... Hollywood
Parasita

MELHOR ATOR
Antonio Banderas - Dor e Glória
Leoardo DiCaprio - Era Uma Vez Em... Hollywood
Adam Driver - História de um Casamento
Joaquin Phoenix - Coringa
Jonathan Price - Dois Papas

MELHOR ATRIZ
Cythia Erivo - Harriet
Scarlett Johansson - História de um Casamento
Saoirse Ronan - Adoráveis Mulheres
Charlize Theron - O Escândalo
Renée Zellweger - Judy: Muito Além do Arco-Íris

MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Kathy Bathes - O Caso Richard Jewell
Laura Dern - História de Um Casamento
Scarlett Johansson - JoJo Rabbit
Florence Pugh - Adoráveis Mulheres
Margot Robbie - O Escândalo

MELHOR ATOR COADJUVANTE
Tom Hanks - Um Lindo Dia na Vizinhança
Anthony Hopkins - Dois Papas
Al Pacino - O Irlandês
Joe Pesci - O Irlandês
Brad Pitt - Era Uma Vez Em... Hollywood

MELHOR ANIMAÇÃO
Como Treinar Seu Dragão 3
I Lost My Body
Klaus
Link Perdido
Toy Story 4

MELHOR FOTOGRAFIA
O Irlandês
Coringa
O Farol
1917
Era Uma Vez Em... Hollywood

MELHOR FIGURINO
O Irlandês
JoJo Rabbit
Coringa
Adoráveis Mulheres
Era Uma Vez Em... Hollywood

MELHOR DIREÇÃO
Martin Scorsese - O Irlandês
Todd Phillips - Coringa
Sam Mendes - 1917
Quentin Tarantino - Era Uma Vez Em... Hollywood
Bong Joon Ho - Parasita

MELHOR DOCUMENTÁRIO
American Factory
The Cave
Democracia em Vertigem
For Sama
Honeyland

MELHOR DOCUMENTÁRIO EM CURTA METRAGEM
In The Absense
Learning to Skateboard In a Warzone (If You're A Girl)
Life Overtakes Me
St. Louis Superman
Walk Run Cha-Cha

MELHOR EDIÇÃO
Ford vs Ferrari
O Irlandês
JoJo Rabbit
Coringa
Parasita

MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
Corpus Christi
Honeyland
Os Miseráveis
Dor e Glória
Parasita

MELHOR CABELO E MAQUIAGEM
O Escândalo
Coringa
Judy - Muito Além do Arco-Íris
Malévola - Dona do Mal
1917

MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL
Coringa
Adoráveis Mulheres
História de um Casamento
1917
Star Wars: A Ascensão Skywalker

MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
Toy Story 4 - "I Can't Let You Throw Yourself Away"
Rocketman - "(I'm Gonna) Love Me Again"
Superação: O Milagre da Fé - "I'm Standing With You"
Frozen II - "Into The Unknown"
Harriet - "Stand Up"

MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
O Irlandês
JoJo Rabbit
1917
Era Uma Vez Em... Hollywood
Parasita

MELHOR CURTA ANIMADO
DCERA (Daughter)
Hair Love
Kitbull
Memorable
Sister

MELHOR CURTA METRAGEM
Brotherhood
Nefta Football Club
The Neighbors' Window
Saria
A Sister

MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Ford vs Ferrari
Coringa
1917
Era Uma Vez Em... Hollywood
Star Wars: A Ascensão Skywalker

MELHOR MIXAGEM DE SOM
Ad Astra
Ford Vs Ferrari
Coringa
1917
Era uma Vez em... Hollywood

MELHORES EFEITOS VISUAIS
Vingadores: Ultimato
O Irlandês
O Rei Leão
1917
Star Wars: A Ascensão Skywalker

MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
O Irlandês - Steven Zaillian
JoJo Rabbit - Taika Waititi
Coringa - Todd Phillips e Scott Silver
Adoráveis Mulheres - Greta Gerwig
Dois Papas - Anthony McCarten

MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Entre Facas e Segredos - Rian Johnson
História de um Casamento - Noah Baumbach
1917 - Sam Mendes e Krysty Wilson-Cairns
Era Uma Vez Em... Hollywood - Quentin Tarantino
Parasita - Bong Joon Ho e Han Jin Won


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