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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

Cine Dica: Curso A Arte de Contar Histórias



Apresentação

O Cinema, identificado como a sétima arte, é, antes de tudo, uma arte coletiva, de construção cooperativa, que reúne múltiplas facetas e habilidades de técnicos e profissionais de áreas distintas. Como coordenar e conciliar a criação das pequenas partes que compõem a feitura de um filme? Como buscar a coesão de uma narrativa cinematográfica com tantos elementos distintos?


O Curso A Arte de Contar Histórias é um mergulho no universo da linguagem e produção cinematográfica, forjado a partir de uma combinação entre referência e processo. Vamos assistir e debater cenas, ideias, criações e elementos artísticos que foram inovadores notabilizando filmes, séries, conteúdos multiplataformas.

A capacidade de invenção narrativa e construção visual, que despertam os estímulos sensoriais pela originalidade e ousadia, serão matérias de estudo e análise através dos conceitos teóricos de roteiro, direção, produção, som e trilha para cinema, TV e WEB, nos formatos de curta e longa-metragem.


Objetivos

O Curso A Arte de Contar Histórias, ministrado por Alexandre Derlam, visa capacitar ou aperfeiçoar a visão crítica dos alunos a respeito das técnicas e recursos de linguagem e narrativa cinematográfica na construção de histórias em cinema, televisão, web e outras plataformas. A metodologia criada visa estudar os principais elementos indispensáveis para a realização de uma história. Serão exibidas sequências e cenas de longas e curtas-metragens, e conteúdos da WEB, com análise de personagens, do controle de tempo cênico, da narração e aspectos de produção. A atividade objetiva ampliar o interesse na arte cinematográfica e criação artística com instrumentos que desenvolvam o senso crítico e estético.


Público alvo

A atividade foi planejada para interessados na produção audiovisual, alunos dos cursos de Cinema e Comunicação Social, profissionais ou amadores na área, e também cinéfilos em geral que desejam aprofundar conhecimentos e técnicas essenciais na criação de um estilo e uma linguagem original para suas realizações.
ATIVIDADE ABERTA A QUALQUER INTERESSADO.
NÃO É NECESSÁRIO NENHUM PRÉ-REQUISITO DE FORMAÇÃO
E/OU ATUAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA.


Conteúdos

- O que faz um filme ser um filme? O que é realização audiovisual para Cinema, TV e WEB? A importância de uma proposta artística bem definida. Conceitos, padrões e exemplos de Storyline e Storyteling.

- Pesquisa: O papel da pesquisa do tema a ser filmado. As fontes de inspiração, as indicações, ideias e caminhos que uma pesquisa indica e define no processo de realização.

- Roteiro: Metodologia básica na construção de um roteiro, com análise de personagens, do controle de tempo cênico, da narração e produção, através da exibição e leitura de cenas de referência.

- Elementos de linguagem: Análise dos elementos que a constituem. Formas básicas e formas sutis. A capacidade da linguagem em provocar reações e comportamentos específicos.

- Narrativa e linguagem Uma breve linha de evolução. Análise e conceitos básicos. Escolas de cinema que simplificaram e encaminharam uma revolução na linguagem: Surrealismo, Neorrealismo italiano, Dogma 95.

- Direção / Produção: Processos de criação, métodos nas diversas etapas de realização de um filme: Definição do elenco e direção de atores, ensaios, improvisação, organização das filmagens.


Ministrante: Alexandre Derlam
Diretor de cena e roteirista. Graduado em Publicidade e Propaganda com especialização em Cinema (Unisinos /RS). Dirige para o mercado gaúcho há 20 anos. Produz publicidade, reportagem, documentário e ficção. No cinema é um realizador atuante. Dirigiu e roteirizou os documentários Papão de 54 e Mais uma Canção. E também dois curtas-metragens: Gildíssima e Rito Sumário. Seus filmes foram exibidos em vários festivais de cinema pelo país e na televisão. Foi diretor de cena nas produtoras Estação Filmes e Cubo Filmes. Atualmente é sócio diretor na Prosa Filmes.


Curso de Férias
A Arte de Contar Histórias
de Alexandre Derlam

Datas: 24 e 25 de Fevereiro (sábado e domingo)
Horário: 14h às 17h
Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Investimento: Valor Promocional: R$ 75,00
* Desconto para pagamento por depósito bancário: R$ 70,00
Formas de pagamento: Depósito ou transferência bancária / Cartão de crédito (PagSeguro)

Material: Certificado de participação e Apostila

Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714
Inscrições
Realização
Cine UM Produtora Cultural

Patrocínio
Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras

Cine Curiosidade: Premiado AGS decola de Buenos Aires para Lima com atriz internacional Cris Lopes

Em cartaz no Foco de Cine Inusual no INSÓLITO 2018: exibição na Biblioteca Nacional do Peru

Direção de Rodney Borges e Roteiro de Euler Santi, humor negro AGS conquista público e recebe diversos prêmios
Depois de percorrer o Brasil em mais de 15 cidades, o premiado AGS tem trajetória internacional com o trabalho de divulgação da atriz de cinema multilingue Cris Lopes e já foi exibido em 2017 na Espanha, Uruguay, Argentina e agora chega ao Peru dentro da Mostra Foco de Cine Inusual de Buenos Aires e será exibido na Biblioteca Nacional do Peru dia 15/fevereiro às 15h.
Cris Lopes já recebeu indicações e prêmios nas categorias Melhor Atriz e Direção de Arte. AGS também foi premiado com Melhor Roteiro e Melhor Direção de Fotografia, entre outros.

Desde a sua criação, o "Festival de Cine Inusual de Buenos Aires" foi proposto para investigar os aspectos menos explorados da produção cinematográfica atual, a fim de atender às expectativas daqueles que desejam uma visão cinematográfica diferente. Um dos objetivos a serem cumpridos é facilitar o conhecimento de muitos novos autores que, fugindo do atual estereótipo, oferecem uma perspectiva eclética do temático e visual. "Agradecemos aos organizadores do "INSÓLITO 2018" (1º Festival de Cinema de Terror e Fantasia / Peru) e o "MIAX" (Muestra Independiente Audiovisual de Xalisco / México) a oportunidade que nos oferecem, estimulando projeções de filmes que integraram nossas últimas edições." Silvia Romero e Fabian Sancho Diretores do Foco de Cine Inusual Buenos Aires e Jurados Internacionais MIAX 2018.
A atriz Cris Lopes marcou presença em Buenos Aires em outubro/2017 no Festival de Cine Inusual na exibição de AGS na Argentina e na estréia do longa "Ahi Viene" de Federico Jacobi com os atores Daniel Quaranta e Nahuel Yotich que agora está em cartaz no México no Festival MIAX.
Sinopse Filme AGS: AGS é uma agência que funciona como uma repartição pública desde 1920 e cumpre os desejos de seus clientes em relação a uma morte excêntrica. O roteiro é baseado no livro "Agence Générale du Suicide" do poeta francês Jacques Rigaut.

Curtir Fan Pages Filme AGS com Cris Lopes e Euler Santi   www.facebook.com/filmeags          www.facebook.com/crislopesoficial






Créditos Fotos: Divulgação:  atriz internacional Cris Lopes - filme AGS - Festival de Cine Inusual Buenos Aires

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Cine Dica: Em Cartaz: ACOSSADO



Sinopse: Após roubar um carro em Marselha, Michel Poiccard (Jean-Paul Belmondo) ruma para Paris. No caminho mata um policial, que tentou prendê-lo por excesso de velocidade, e em Paris persuade a relutante Patricia Franchisi (Jean Seberg), uma estudante americana com quem se envolveu, para escondê-lo até receber o dinheiro que lhe devem. Michel promete a Patricia que irão juntos para a Itália, no entanto o crime de Michel está nos jornais e agora não há opção. Ele fica escondido no apartamento de Patricia, onde conversam, namoram, ele fala sobre a morte e ela diz que quer ficar grávida dele. Ele perde a consciência da situação na qual se encontra e anda pela cidade cometendo pequenos delitos, mas quando é visto por um informante começa o final da sua trágica perseguição.



Quando Acossado estreou no ano de 1959, atingiu o mundo do cinema como um verdadeiro choque elétrico que é sentido até mesmo nos dias de hoje. Pode-se dizer que foi o filme que deu a largada para o movimento da Nouvelle Vague, cujo movimento tinha a intenção de passar uma vontade de renovar e de quebrar regras, e por isso atingiu em cheio os jovens agitados e politizados da época. O fim dos anos de 1950 e o inicio dos anos de 1960 representou o principio em que os jovens de todo o mundo ganharam voz alta dentro da sociedade – o nascimento do rock’n’roll, a queima de sutiãs e os protestos de maio de 1968 são reflexos diretos disso tudo. E o filme de Godard representou, principalmente nos aspectos técnicos, a chegada dessa juventude ao cinema com um frescor até então inédito.
De certa forma, não é errado enxergar em “Acossado” o elo perdido de ligação entre o cinema clássico dos anos 1950 e os filmes transgressores da década seguinte. O raciocínio é o seguinte: os críticos franceses da revista Cahiers du Cinema (Godard incluído) admiravam os diretores proscritos como Nicholas Ray que, nos EUA, dirigiam sob fortes amarras de estilo, contrabandeando para dentro dos filmes temas ousados, mas sempre de forma dissimulada. Godard não estava em Hollywood e não tinha dinheiro, mas em compensação não precisava dissimular nada. Fez “Acossado” com US$ 90 mil, do jeito que quis, e mudou o cinema para sempre de uma forma jamais vista.
Alguns anos antes, Hollywood já havia percebido que filmes sobre jovens eram um grande filão, mas sempre os fez de forma conservadora como se exigia na época . “Acossado” rompeu esse paradigma e eletrizou a juventude em todo o mundo. Até então, ninguém jamais havia visto, em filme, um personagem virar para a câmera e se dirigir diretamente ao espectador. Michael Poiccard (Jean-Paul Belmondo), o herói de “Acossado”, não só fazia isso como mandava a plateia se f… A própria personalidade do rapaz era transgressora, uma espécie de James Dean de celuloide: um ladrão de carros que roubava apenas pelo prazer da velocidade. Um jovem que gostava de se vestir bem e fumar cigarros caros. Alguém cuja única preocupação era viver o momento, sem dar bola para o futuro; alguém para quem o amanhã é sempre longe demais. A filosofia “viva aqui e agora”, sempre tão sedutora para os jovens, acabava de ganhar um ícone cinematográfico.
Acossado” possui apenas um fiapo de história; o que importa no filme de Godard é menos o enredo e mais a forma de contá-lo. Trata-se da história de um rapaz francês, o já citado Poiccard, que está apaixonado por uma garota norte-americana (Jean Seberg). A moça, que passa uma temporada em Paris, gosta dele – e de muitos outros rapazes. Ela dorme a cada noite com um homem diferente, e encara essa atitude com uma naturalidade que deve ter chocado os puritanos da época. Patricia Franchisi (nome dela) também virou ícone para as garotas. O corte de cabelo curto, as minissaias e o comportamento libertário viraram uma coqueluche entre as jovens francesas do começo dos anos 1960.
Quando o filme começa, Poiccard acabou de roubar um carro em Marselha e dirige para Paris em alta velocidade. Ele é seguido por um policial e acaba tendo que matá-lo para não ser preso. O resto do filme trata dos esforços do rapaz para fugir da polícia e, ao mesmo tempo, conquistar o coração de Patricia. Godard filma tudo isso com um senso de urgência impressionante, um ritmo nervoso acentuado pela montagem inovadora, que pula no meio das cenas como um disco de vinil arranhado. “Acossado” foi o primeiro filme a apresentar uma técnica chamada de “jump cut”, em que os cortes quebram a sensação de continuidade e surgem nos momentos mais inesperados, apenas para acelerar o ritmo geral. Observe, por exemplo, como os cortes rápidos dão à perseguição de carro que abre o filme uma sensação alucinante.
O longa-metragem surgiu de uma ideia de François Truffaut, que escreveu o roteiro a partir de uma notícia de jornal e o entregou ao amigo Godard. Nos anos seguintes, os dois diretores foram se afastando, tanto em termos de temática quanto na parte técnica (Godard sempre gostou de experimentar novidades, enquanto Truffaut preferia mergulhar no personagem em detrimento da técnica). Juntos, porém, os dois foram capazes de criar um clássico instantâneo, um filme de transição entre dois períodos difíceis do cinema. “Acossado” fez Hollywood acelerar a montagem dos seus filmes, introduziu novas modas entre os jovens e foi, por isso, influência básica para diretores como Arthur Penn e William Friedkin, gente que renovaria o combalido cinema norte-americano do pós-guerra, alguns anos depois. Por isso é um filme que todos os cinéfilos deveriam ter em casa.

Onde assistir? Av. Túlio de Rose, 80 - Passo d'Areia, Porto Alegre  Espaço Itau 6: Horário: 16h50.  
  

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Cine Dica: ZEZÉ MACEDO É A NAMORADA DO E. T. EM COMÉDIA BRASILEIRA DO PROJETO RAROS




Nesta sexta-feira, 9 de fevereiro, às 20h30, a Cinemateca Capitólio Petrobras apresenta uma edição especial do Projeto Raros com Etéia, a Extraterrestre em sua aventura no Rio (1983, 96 minutos), filme dirigido por Roberto Mauro e protagonizado pela mítica Zezé Macedo, em cópia restaurada em 35mm. Com apoio da Cinemateca do MAM – RJ, a sessão tem entrada franca e encerra a programação da mostra A Vingança dos Filmes B – Parte VII.
Depois de sua aventura na terra, o ET retornou ao seu planeta de origem. Mas sua namorada, Etéia (Zezé Macedo), segue procurando seu amor desaparecido através da galáxia. Ela perde o controle de sua nave espacial e acaba perdida no Rio de Janeiro. Na Cidade Maravilhosa, na esperança de encontrar o seu bem amado, acaba envolvida em várias escaramuças. A comédia brasileira foi lançada apenas um ano após a estreia de E.T. - O Extraterrestre de Steven Spielberg.



Projeto Raros Especial

Etéia, a Extraterrestre em sua aventura no Rio

9 de fevereiro – 20h30

Mostra A Vingança dos Filmes B - Parte VII

Brasil /1983/ 96 minutos

Direção: Roberto Mauro

Com: Zezé Macedo, Wilson Grey, Celia Cruz

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Cine Dicas: Estreias do final de semana (08/02/18)

Sem Amor 
Sinopse: Boris e Zhenya estão se divorciando. Depois de anos juntos, os dois se preparam para suas novas vidas: ele com sua nova namorada, que está grávida, e ela com seu parceiro rico. Com tantas preocupações, eles acabam não dando atenção ao filho Alyosha, que acaba desaparecendo misteriosamente.

O SACRIFÍCIO DO CERVO SAGRADO
Sinopse: Steven é um cardiologista conceituado. Ele é casado com Anna, com quem tem dois filhos: Kim e Bob. Há algum tempo mantém contato frequente com Martin, um adolescente cujo pai morreu na mesa de operação, justamente quando era operado por Steven. Ele gosta bastante do garoto, tanto que lhe dá presentes e decide apresentá-lo à família. Entretanto, quando o jovem não recebe mais a atenção de antigamente, decide elaborar um plano de vingança.

O INSULTO
Sinopse: Toni é um cristão libanês que mora em Beirute. Todos os dias ele rega as plantas de sua varanda. Numa dessas ocasiões, acidentalmente, acaba molhando Yasser, um refugiado palestino. Assim começa um desacordo que evolui para julgamento e toma dimensões nacionais.

CINQUENTA TONS DE LIBERDADE
Sinopse: Superados os grandes problemas, Anastasia e Christian têm amor, intimidade, dinheiro, sexo e um promissor futuro. A vida, no entanto, ainda reserva surpresas para os dois. Eles estão, finalmente, juntos, mas há interesses externos que podem ameaçar a felicidade do casal.

MEU AMIGO VAMPIRO 
Sinopse: Rudolph é um vampiro de treze anos cujo clã está ameaçado por um notável caçador de monstros. Ele conhece Tony, um mortal da mesma idade, que é fascinado por antigos castelos, cemitérios e vampiros. Juntos, batalharão pela espécie dos chupadores de sangue.

O QUE TE FAZ MAIS FORTE
Sinopse:Jeff Bauman estava torcendo pela vitória de sua namorada, Erin Hurley, quando foi atingido por uma bomba durante os ataques terroristas da Maratona de Boston 2013. No hospital, descobre que perdeu as duas pernas. Ao longo de sua reabilitação física e emocional, com o apoio inabalável de Erin e de sua família, torna-se um símbolo de esperança.