Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

sexta-feira, 20 de maio de 2016

Cine Dicas: Estreias do final de semana (20/05/16)

X-Men: Apocalipse

Sinopse: Apocalipse (Oscar Isaac) é o primeiro e mais poderoso mutante do mundo. Ele tem planos de mergulhar o mundo em um apocalipse para garantir a supremacia. Para isso, Apocalipse recruta uma equipe de mutantes, como Magneto (Michael Fassbender). Do lado oposto estão o Professor Xavier (James McAvoy) e Raven (Jennifer Lawrence).


Vizinhos 2 

Sinopse:Mac (Seth Rogen) e Kelly (Rose Byrne) enfrentam um novo problema. A dupla se depara em um novo embate com vizinhos depois que uma nova irmandade se muda para a casa ao lado. O casal então resolve pedir a ajuda de Teddy (Zac Efron), universitário que também os atormentou tempos atrás.


Os Anarquistas

Sinopse: Paris, 1899. O militar Jean Albertini (Tahar Rahim) deve se infiltrar num grupo anarquista e caso se sai bem na força-tarefa, ele conseguirá uma promoção. Mas o problema é que Jean se apaixona por uma integrante, Judith (Adèle Exarchopoulos), e fica amigo dos outros membros da organização, passando a questionar a sua missão e colocando suas ideologias e vida em risco.


Amores Urbanos

Sinopse:Em São Paulo, os amigos Micaela (Renata Gaspar), Diego (Thiago Pethit) e Júlia (Maria Laura Nogueira) têm muitos sonhos e vivem intensamente o presente. Todos eles compartilham seus desejos e medos, enquanto encaram desventuras amorosas e profissionais em busca de autoconhecimento.


Pais e Filhas

Sinopse:O escritor Jake Davis (Russell Crowe) é brilhante na carreira e chegou a ser reconhecido com o prêmio Pulitzer de literatura. Mas a vida pessoal fica em frangalhos quando descobre estar com alzheimer. Consequentemente, a relação com a filha, Katie, fica abalada. Mais de 20 anos depois, ela ainda luta para lidar com o que sofreu no passado por causa do pai.


A VINGANÇA ESTÁ NA MODA

Sinopse: Uma jovem retorna a sua pequena cidade na Austrália e vai revolucionar o local. Com sua maquina de costura e muito estilo, ela vai influenciar toda uma geração local.


Me sigam no Facebook, twitter e Google+

Cine Dica: Curso Neorrealismo Italiano


Apresentação

Fim da Segunda Guerra Mundial, 1945. Numa Itália ainda sob escombros materiais, políticos e emocionais, cineastas como Roberto Rossellini, Luchino Visconti e Vittorio de Sica saem às ruas para, longe dos estúdios, fazer a “crônica do dia”: crônica da fome, do desemprego, da orfandade, das desigualdades sociais, regionais e de gênero que assolavam o país. E para entrar para a história do cinema.


O Neorrealismo Italiano, como ficou conhecido o movimento, viria a ser o ponto de origem, a referência sempre posta para todos os cineastas que a partir daí se interessariam por acessar a realidade de modo mais direto, reapresentando-a ao espectador ora em sua versão mais crua e objetiva, ora em outros registros e variações possíveis, como os dos cinemas intimista e realista subjetivo, político, alegórico etc. Antonioni, Fellini, Godard, Truffaut, Rohmer, nos anos 1950 e 1960, já acusam abertamente essa inspiração, algo que se repetiria em Glauber, Pasolini, Bertolucci, Wenders, Fassbinder, Herzog e tantos outros expoentes do cinema moderno. Seria o caso igualmente do cinema indie estadunidense de Cassavetes, já nos 1960, e de seus herdeiros contemporâneos como Spike Lee, Gus Van Sant ou Sofia Coppola. Ou ainda dos chineses, taiwaneses e iranianos dos Novos Cinemas asiáticos dos anos 1980 e 1990, de que são exemplo Zhang Yimou, Hou Hsiao-Hsien, Tsai Ming Liang e Kiarostami. E de uma enorme diversidade de cineastas atuais, por todos os continentes.


Rossellini & Cia. criaram com sua estética realista uma alternativa clara e incrivelmente eficaz ao naturalismo (aparência, ilusão de realidade) imperante em Hollywood, e, de quebra, opções também às duas grandes escolas anteriores do chamado cinema de arte: o Expressionismo Alemão e a Montagem Soviética. Seu conceito de cinema baseado no uso de locações naturais e luz ambiente, planos longos e abertos, mescla de atores profissionais
não-profissionais, aliados à abertura ao improviso, tudo de modo a gerar uma imagem de caráter mais “documental”, serviu como matriz para o desenvolvimento das inúmeras vertentes de realismos cinematográficos vistos desde então.


Objetivos

O curso Neorrealismo Italiano: O Movimento e Seu Legado, ministrado por Fernando Mascarello, vai apresentar os principais filmes e diretores, enfatizando as suas importantes inovações históricas de estilo e temática e situando-as no contexto da Europa pós-Segunda Guerra Mundial. A proposta é compreender o movimento como uma sistematização do realismo cinematográfico e ponto de origem da vertente realista em cinema, até hoje um dos pilares centrais do chamado “cinema de arte”. O curso também vai examinar as principais subvertentes dessa tradição realista, desde o realismo subjetivo de Antonioni e Fellini, nos anos 1950, passando pela Nouvelle Vague francesa e chegando, no contemporâneo, a fenômenos como os Novos Cinemas asiáticos (Taiwan, China, Irã), o cinema indie americano, o Novo Cinema Argentino e cineastas brasileiros atuais.


Conteúdos

O Neorrealismo Italiano

1. Principais filmes e diretores.
2. A tríade Rossellini, Visconti e De Sica.
3. A estética neorrealista.
4. O contexto histórico pós-Segunda Guerra Mundial.

Compreendendo o realismo cinematográfico

1. Por que realismo?
2. O Neorrealismo como alternativa a Hollywood, ao Expressionismo Alemão e à Montagem Soviética.
3. Realismo do cinema de arte x naturalismo hollywoodiano: por que essa diferença é tão crucial?

A vertente realista em cinema

1. O realismo subjetivo italiano dos anos 1950.
2. A influência realista sobre a Nouvelle Vague e os Novos Cinemas dos anos 1960.
3. Anos 1980 e 1990: China, Taiwan, Irã.
4. Realismo made in USA: o cinema indie estadunidense.
5. Realismos contemporâneos argentinos e brasileiros.


Ministrante: Fernando Mascarello
Professor e pesquisador com atuação nas áreas de Teoria do Cinema, História do Cinema, Análise Fílmica, Crítica Cinematográfica, Estudos Culturais e Gênero e Sexualidade. Seu livro "História do Cinema Mundial é adotado na maior parte dos cursos de graduação em Cinema e Audiovisual do país. Como crítico de cinema, também foi responsável pela criação da revista Teorema - Crítica de Cinema, de Porto Alegre. Coordena o curso de Especialização em Cinema da UNISINOS. Atua, desde 2003, como professor das disciplinas de História do Cinema Internacional e Teoria do Cinema do curso de Realização Audiovisual. É doutor em Cinema pela Universidade de São Paulo (2004). Já ministrou os cursos 'Filme Noir: Cinefilia & Sexualidade" e "Cinema de Autor" pela Cine UM.


Curso
NEORREALISMO ITALIANO: O MOVIMENTO E SEU LEGADO
de Fernando Mascarello

Datas: 04 e 05 / Junho (sábado e domingo)

Horário: 9h30 às 12h30

Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)

Local: Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)

Investimento: 
R$ 80,00
(Valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições por depósito bancário)
Formas de pagamento: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)

Material: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)

Informações
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714

Realização
Cine UM - Produtora Cultural

Patrocínio
Sapere Aude Livros / Editora Aleph / Loja Back in Black / Quentin's Bar / Cine Victória

Parceria
Espaço Vídeo

Apoio cultural
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Cine Dica:Fantaspoa exibe Finis Hominis de José Mojica Marins na Cinemateca Capitólio

CLÁSSICO DE JOSÉ MOJICA MARINS NA CINEMATECA CAPITÓLIO

Neste sábado, 21 de maio, às 17h, acontece a exibição de Finis Hominis, de José Mojica Marins, naCinemateca Capitólio. Após a sessão, há debate com o jornalista André Barcinski, grande especialista na obra do mestre do horror nacional. O valor do ingresso é R$ 10,00. A programação faz parte do Fantaspoa- Festival internacional de cinema fantástico de Porto Alegre –, que também apresenta o filme Fica Comigo Esta Noite, de João Falcão, no domingo, 22 de maio, às 17h. Os filmes Minha Felicidade, do bielorrusso Sergei Loznitsa, e Outubro, dos peruanos Diego Vega Vidal e Daniel Vega Vidal, destaques da mostra Panorama do Cinema Contemporâneo, seguem em exibição até o dia 22 de maio.

O Fantaspoa  Festival internacional de cinema fantástico de Porto Alegre – acontece de 13 a 29 de maio em Porto Alegre, com o Patrocínio da Petrobras.

A Cinemateca Capitólio é um equipamento da Secretaria da Cultura de Porto Alegre. O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação CinemaRS – FUNDACINE.

 

FILMES



FINIS HOMINIS
(1971, Horror, Drama Brasil - 89 min - Classificação: 16 anos)

Um homem completamente nu emerge do mar e caminha tranquilamente pelas ruas da cidade, interferindo de várias maneiras em episódios cotidianos, sempre em busca de justiça. Assumindo o nome Finis Hominis, ele é tido pela população como um messias moderno, capaz de operar milagres.

Ficha técnica Direção: José Mojica Marins Roteiro: Rubens Francisco Luchetti, José Mojica Marins Produção: Marciano Bley Bittencourt Música: Herminio Giménez Fotografia: Giorgio Attili Edição:Roberto Leme Elenco José Mojica Marins, Teresa Sodré, Roque Rodrigues, Rosângela Maldonado, Mário Lima, Andreia Bryan

FICA COMIGO ESTA NOITE
(2006, Fantasia, Comédia Brasil - 73 min - Classificação: Livre)

O casamento de Edu e Laura está em crise. Em meio a essas turbulências, Edu, repentinamente, morre. Decidido a se despedir de Laura de qualquer forma e querendo saber qual era o segredo que ela iria lhe contar pouco antes de morrer, Edu passa a buscar um meio de se comunicar com ela.

Ficha técnica Direção: João Falcão Roteiro: Adriana Falcão, João Falcão, Tatiana Maciel Produção: Diler Trindade Produção Executiva: Telmo Maia Música: Robertinho do Recife Fotografia: Mauro Pinheiro Jr. Edição: Natara Ney Elenco Vladimir Brichta, Alinne Moraes, Laura Cardoso, Clarice Falcão, Gustavo Falcão

MINHA FELICIDADE
(Schastye moe, Rússia, Ucrânia, Alemanha, 2010, 127 minutos)
Direção: Sergei Loznitsa

Um jovem caminhoneiro se perde no campo russo. Ele acaba conhecendo um senhor infeliz, prostituta menor de idade, um estranho cigano e policiais corruptos. Quanto mais ele tenta encontrar seu caminho de volta à civilização, mais descobre que a força e instintos de sobrevivência substituíram qualquer forma de humanidade.

OUTUBRO
(Octubre, Peru, Espanha, Venezuela, 2010, 88 minutos)
Direção: Diego Vega Vidal e Daniel Vega Vidal

Clemente é um penhorista pouco comunicativo e a nova esperança amorosa de Sofia, vizinha solteira, devota em Outubro ao culto do Senhor dos Milagres. A relação deles começa quando Clemente descobre uma menina recém-nascida, fruto da sua relação com uma prostituta que desapareceu. Enquanto Clemente procura a mãe da pequenina, Sofia ocupa-se dela e de fazer a limpeza na casa do penhorista. Com a chegada destes dois seres na sua vida, Clemente terá ocasião de repensar às suas relações com os outros.


GRADE DE HORÁRIOS
17 a 22 de maio de 2016

17/05 (terça)
15h – Outubro
17h – Minha Felicidade
19h30 – Outubro

18/05 (quarta)
15h – Outubro
17h – Minha Felicidade
19h30 – Outubro

19/05 (quinta)
15h – Outubro
17h – Minha Felicidade
19h30 – Outubro

20/05 (sexta)
15h – Outubro
17h – Minha Felicidade
19h30 – Outubro

21/05 (sábado)
15h – Outubro
17h – Finis Hominis + debate (Fantaspoa)

22/05 (domingo)
15h – Outubro
17h – Fica Comigo Esta Noite (Fantaspoa)
19h30 – Minha Felicidade

Cine Dica:Sessão gratuita de Tropykaos na Sala P. F. Gastal

FESTIPIOA LITERÁRIA EXIBE E DEBATE TROPYKAOS NA SALA P. F. GASTAL

Nesta quinta-feira, 19 de maio, às 19h30, acontece uma sessão especial da  FestiPoa Literária na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) com exibição de Tropykaos (2015, 82 minutos), de Daniel Lisboa, e debate com o ator Gabriel Pardal. Exibição digital em alta definição. Entrada franca.   

SINOPSE: Guima (Gabriel Pardal) é um poeta que está em crise. Em Salvador, ele sofre com as altas temperaturas do verão e acredita ter uma estranha doença: a "ultra violência solar", causada pelo calor. No submundo, bem distante dos cartões postais da cidade, Guima é usuário de crack e vive na marginalidade. Um dia, parte em uma jornada de autoconhecimento em busca de um ar-condicionado.

TROPYKAOS é realismo caótico. Guima, um jovem poeta, tenta interagir com a cidade, fazer parte dela, mas parece não ter corpo para isso. É o verão mais caloroso dos últimos 50 anos e os raios “ultraviolentos” estão por toda parte. O Sol é a metáfora maior de um sistema violento que adormece e agride a todos. A sociedade, a família, amigos e amores se deformam com o calor. Guima parece despertado, parece o primeiro a sentir os malefícios da exposição a “ultraviolência solar”. Na beira do que pode ser o último dos carnavais, Guima enfrenta a cidade e a si mesmo buscando a iluminação no trópico caótico.

Gabriel Pardal Artista multimídia nascido em 1984 em Salvador que mora há 9 anos no Rio de Janeiro. Seus trabalhos costumam se originar da escrita para se desenvolver em diversas plataformas. Fundou em 2006 a NOMEDACOUSA – Brinquedos&Bombas onde desenvolve projetos na internet.

FICHA
TÉCNICA
TROPYKAOS
DURAÇÃO
82’
FORMATO HD/1.85/DOLBY 5.1
ANO 2015
DIREÇÃO DANIEL LISBOA
PRODUÇÃO EXECUTIVA TENILLE BEZERRA
ROTEIRO DANIEL LISBOA E GUILHERME SARMIENTO
FOTOGRAFIA PEDRO URANO MONTAGEM EVA RANDOLPH E
DANIEL LISBOA
DIREÇÃO DE ARTE LUÍS PARRAS
ELENCO GABRIEL PARDAL,
MANU SANTIADO, DELLANI LIMA, EDGARD NAVARRO, BERTRAND DUARTE, JÚLIO CESAR MELLO, FABRICIO BOLIVEIRA
TRILHA LUCAS SANTTANA E GILBERTO MONTE

terça-feira, 17 de maio de 2016

Cine Especial: Fantaspoa XII: Gato e Rato

Sinopse:Belle, uma inocente jovem, tem sua vida alterada por uma tensão não verbalizada que crescentemente a envolve. A morte de sua tia, com quem ela vive, reacende memórias de sentimentos complexos nunca expressados. A volta de sua mãe distante a leva por uma jornada que não terá retorno.

Exibido no circuito comercial deste ano, Boa Noite mamãe é um exemplo de gênero de horror, cujo o vilão da trama pode ser a sua própia mente. Uma vez a mente afetada, a pessoa se torna imprevisivel, segundo a proposta desse tipo de filme. Gato e Rato, dirigido pelos cineastas Victor Nieuwenhuijs e Maartje Seyferth segue essa proposta a risca mas gerando mais perguntas do que respostas e indo contra as nossas perspectivas. 
Acompanhamos o dia a dia de tia e sobrinha, mas que é bruscamente interrompida pela morte da primeira. A partir desse momento, o passado bate a porta da jovem protagonista e fazendo com que relembre momentos escondidos do seu mais profundo ser. Passado e presente vem e volta na trama e criando um verdadeiro mosaico de inúmiras  possibilidades sobre o que realmente aconteçe na tela.
Não há nenhum show de horror em cena, mas sim apenas uma jovem desiquilibrada acreditando ver o horror vindo de seres humanos dos quais ela acreditava, mas que revelam uma nova faceta, pelo menos em sua mente. O ritimo é lento, fazendo gerar um verdadeiro contraste se comparado ao terror convencional. Pode desanimar o fã de horror que prefira litros de sangue em cena, mas agrada por gerar uma experiência um tanto que diferente dentro do gênero. 

O filme novamente será exibido sexta feira, as 17horas no CineBancários  R. Gen. Câmara, 424 - Centro, Porto Alegre.


Me sigam no Facebook, twitter e Google+