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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Cine Dica: Dois clássicos do horror na Cinemateca Capitólio

CINEMATECA CAPITÓLIO EXIBE FOME ANIMAL E O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA PARTE 2

A partir de terça-feira, 23 de fevereiro, a Cinemateca Capitólio exibe dois clássicos do cinema de horror: O Massacre da Serra Elétrica Parte 2, de Tobe Hooper, e Fome Animal, de Peter Jackson. Cedidas pela Cinemateca do MAM, as duas raras cópias em 35mm foram apresentadas em Porto Alegre no mês de dezembro, em concorridas sessões únicas dentro da programação da mostra A Vingança dos Filmes B: Parte 5. A Floresta de Jonathas, de Sérgio Andrade, e Um Dia Muito Especial, de Ettore Scola, seguem em cartaz. O valor do ingresso é R$ 10,00.

O projeto de restauração e de ocupação da Cinemateca Capitólio foi patrocinado pela Petrobras, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES e Ministério da Cultura. O projeto também contou com recursos da Prefeitura de Porto Alegre, proprietária do prédio, e realização da Fundação Cinema RS – FUNDACINE.

FILMES

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA PARTE 2
(The Texas Chainsaw Massacre 2 / EUA / 1986 / 101 min)
Direção: Tobe Hooper

Após mais de uma década o diretor Tobe Hooper retoma a saga da estranha família de canibais texanos, trazendo de volta Leatherface e sua famigerada motoserra. Sequência irreverente de um dos mais cultuados filmes de horror da história. Um prato cheio de sangue, tripas e humor negro.

FOME ANIMAL
(Braindead / Nova Zelândia / 1992 /104 min)
Direção: Peter Jackson

Após ser mordida por um animal exótico, a mãe dominadora do jovem Lionel é contaminada por uma estranha doença, desenvolvendo hábitos estranhos, e uma fome insaciável. A situação piora quando a praga se espalha, e os mortos insistem em não morrer. Um dos filmes de zumbis mais sangrentos e insanos da história do cinema, que lançou internacionalmente o então jovem diretor Peter Jackson.

A FLORESTA DE JONATHAS
(Brasil, 2013, 100 minutos)
Direção: Sergio Andrade



Uma família vive da colheita e venda de frutas em uma área rural do Amazonas. Jonathas vive com os pais e o irmão, Juliano, em um sítio. Através de uma barraca de frutas na beira da estrada, os irmãos mantém contato com todo tipo de pessoa. Um dia, eles conhecem Milly, uma turista da Ucrânia, e Kedassere, um indígena local. Juntos, decidem passar o final de semana acampando.

UM DIA MUITO ESPECIAL
(Una Giornata Particolare, Itália, 105 minutos, 1977)
Direção: Ettore Scola

Roma, 6 de maio de 1938. Benito Mussolini e Adolf Hitler se encontraram para selar a união política que, no ano seguinte, levaria o mundo à 2ª Guerra Mundial. Praticamente toda a população vai ver este acontecimento, inclusive o marido fascista de Antonietta (Sophia Loren), uma solitária dona de casa que conhece acidentalmente Gabriele (Marcello Mastroianni), seu vizinho, quando seu pássaro de estimação foge e ela o encontra pousado na janela do vizinho. Antonietta nunca falara com Gabrielle, que tinha sido demitido recentemente da rádio onde trabalhava por ser homossexual. Ela, por sua vez, era uma esposa infeliz e insegura pelo fato de não ter uma formação profissional. Gradativamente os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade.

GRADE DE HORÁRIOS
23 a 28 de fevereiro DE 2015

23 de fevereiro (terça)

16:00 – Um Dia Muito Especial
18:00 – A Floresta de Jonathas
20:00 – Fome Animal

24 de fevereiro (quarta)

16:00 – Um Dia Muito Especial
18:00 – A Floresta de Jonathas
20:00 – O Massacre da Serra Elétrica Parte 2

25 de fevereiro (quinta)

16:00 – Um Dia Muito Especial
18:00 – A Floresta de Jonathas
20:00 – Fome Animal

26 de fevereiro (sexta)

16:00 – Um Dia Muito Especial
18:00 – A Floresta de Jonathas
20:00 – O Massacre da Serra Elétrica Parte 2

27 de fevereiro (sábado)

16:00 – Um Dia Muito Especial
18:00 – A Floresta de Jonathas
20:00 – Fome Animal

28 de fevereiro (domingo)

16:00 – Um Dia Muito Especial
18:00 – A Floresta de Jonathas
20:00 – O Massacre da Serra Elétrica Parte 2

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Cine Especial: A GÊNESE DA NOVA HOLLYWOOD: Parte 2



De 1967 a 1980, o cinema americano viveu o seu período mais criativo, onde eram apresentadas para o público, histórias sérias, reflexivas e que espelhasse um pouco que os EUA passavam naquele período (período pós Vietnam e o escândalo do Waltergate). Com uma nova e criativa geração de cineastas, Hollywood presenteou para os cinéfilos, algo que somente se via em outros países, como na França e sua “nova onda” (Nouvelle Vague).

O próximo curso criado pelo Cine Um e ministrado por Leonardo Bomfim, intitulado A Gênese da Nova Hollywood tratará exatamente disso. A atividade acontecerá em Porto Alegre, dos dias 05 e 06 de março, mas antes disso, postarei por aqui os primeiros filmes (entre anos 60 e 70) e que deram origem a esse rico período do cinema americano.

   
O CALOR DA NOITE (1967)



Sinopse: Quando Philip Colbert (Jack Teter), o principal empresário de Sparta, uma cidade do Mississipi, é morto, o policial Sam Wood (Warren Oates) tenta achar o culpado. Ao ver na estação de trem um negro bem vestido, Virgil Tibbs (Sidney Poitier), ele é preso como suspeito sem chance de argumentar. Quando Sam vê que Tibbs tinha uma incomum quantidade de dinheiro para um negro de Sparta, o policial fica certo que encontrou o assassino. Mas o xerife Bill Gillespie (Rod Steiger) descobre, para seu espanto e constrangimento, que Virgil é um detetive da polícia da Filadélfia, que visitava sua família. Ironicamente Virgil é um expert em homicídios e recebe recebe ordens do seu superior para ajudar no caso. Isto o desagrada e também a Gillespie, que não gosta de ter um policial negro ajudando nas investigações. Para deixar mais tensa a situação Leslie Colbert (Lee Grant), a viúva da vitima, vê a ineficiência da polícia de Sparta e exige a presença de Virgil. Gillespie odeia a idéia, mas há uma grande pressão para o caso ser solucionado, assim aceita a colaboração de Virgil. Aos poucos vai surgindo um respeito entre eles. Virgil reconhece que Gillespieé uma pessoa bem decente, que está tentando fazer o melhor possível, e Gillespie passa a admirar Virgil por sua experiência e profissionalismo. Mas um detetive negro comandar uma investigação em uma região muita racista pode não dar certo.

Assistir a esse filme é no mínimo curioso. Em um tempo que vivemos, onde toda a raça e credo são aceitos, assistir O Calor da Noite é nos dar conta que já ouve tempos bem piores, em que o preconceito era lá e aqui, onde qualquer um poderia ser suspeito de um crime tudo por causa da cor da sua pele.
Norman Jewison (Jesus SuperStar) retrata bem isso com o policial de  Sidney Poitier que sofre com o terrível preconceito, mas jamais se deixa cair (a cena que recebe um tapa e logo em seguida responde com outro tapa é digna de nota) e vai até o fundo sobre o misterioso crime que aconteceu nesta cidade. Atenção pelo ótimo desempenho  de Rod Steiger que interpreta o chefe de policia preconceituoso mas que terá que aprender aos poucos a viver neste novo mundo livre.
Curiosidade: No Calor da Noite foi o 1º filme com classificação de censura PG a ganhar o Oscar de melhor filme.

 

O Bebê de Rosemary (1968)



Sinopse: Um jovem casal se muda para um prédio habitado por estranhas pessoas. Quando ela (Mia Farrow) engravida, passa a ter estranhas alucinações e vê seu marido (John Cassavetes) se envolver com os vizinhos, uma seita de bruxas que quer que ela dê à luz ao Filho das Trevas.

O filme baseado no best Seller de Ira Levin, marca a estreia de Polansk no cinema americano, levando a perfeição a técnica de confundir alucinação e realidade. Grande sucesso em todo o mundo foi precursor de outros exemplares do terror diabólicos que giram em torno de um bebê voltado para o mau. Ruth Gordon (a vizinha intrometida) recebeu o Oscar de atriz coadjuvante.

Curiosidade: Para fazer as cenas de rituais e cânticos satânicos serem o mais realista possível, o diretor Roman Polanski contou com o auxílio de Anton LaVey, fundador da Igreja de Satã e autor de "The Satanic Bibles", que serviu como consultor nestas cenas.- Foi durante as filmagens de O Bebê de Rosemary que a atriz Mia Farrow se divorciou de seu marido, o cantor Frank Sinatra.

Interessados em participar do curso cliquem aqui. 


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Cine Dica: Em Blu-Ray, DVD, Netflix e locação via TV a Cabo:



O Menino e o Mundo



Sinopse:Um garoto mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. Diante da falta de trabalho, no entanto, o pai abandona o lar e parte para a cidade grande. Triste e desnorteado, o menino faz as malas, pega o trem e vai descobrir o novo mundo em que seu pai mora. Para a sua surpresa, a criança encontra uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.

Visto por apenas 34 mil espectadores nos nossos cinemas, o filme de Alê Abreu fez grande sucesso em outros países como França e rapidamente foi reconhecido pela critica. Indicado ao Oscar de melhor longa de animação deste ano, a trama é criada do modo tradicional, deixando de lado a técnica computadorizada e tornando tudo mais singelo e saboroso de ser assistido. Durante a trama, assistimos a tudo através da perspectiva da criança que, gradualmente, vai compreendo o lado bom e ruim do mundo do qual o pai dele foi alcançar.
Embora seja uma obra feita para ser assistido por todas as idades, o filme possui uma pesada critica contra o consumismo industrializado, contra o trabalho escravo e o policiamento que, por vezes, é feroz contra aqueles que desejam fazer um protesto, Um filme que sintetiza a realidade brasileira de hoje e de uma forma bem acertada. Atenção para os detalhes do filme, pois ele guarda um segredo, do qual deixarão todos muito emocionados e surpresos.  
       


Como Sobreviver a um Ataque Zumbi



Sinopse:Ben (Tye Sheridan), Carter (Logan Miller) e Augie (Joey Morgan) são grandes amigos que se conheceram ainda crianças, no grupo de escoteiros. Entretanto, eles cresceram e agora Ben e Carter não vêem mais graça na atividade, especialmente pelo fato de serem motivo de piada de todos os demais jovens da cidade. Augie, por sua vez, continua empolgado com a ideia de ser um escoteiro. Um dia, quando o trio está acampando, Ben e Carter deixam o local para ir a uma badalada festa secreta. Só que, quando chegam à cidade, percebem que ela está tomada por zumbis, dispostos a matar qualquer um que surgir pela frente.

São tantos filmes de zumbis hoje em dia que chega a virar até piada. Pensando nisso, o diretor  Christopher Beau Landon (Atividade Paranormal 4) cria uma sátira ao gênero que, ao mesmo tempo, presta homenagens ao filmes protagonizados por adolescentes dos anos 80 e que envolve inúmeras situações, desde quererem transar com as melhores garotas ou tentar de alguma forma salvar o mundo de uma forma inusitada. E é justamente isso que acontece, ao colocarem três adolescentes escoteiros, e mais uma garota dos seus sonhos, irem baterem de frente com zumbis sedentos por carne.
O filme é uma grande bobagem, mas divertida para ser assistida sem compromisso. 




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