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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Cine Clássicos: Especial Mês das Bruxas: O Médico e o Monstro

A MELHOR VERSÃO DA HISTORIA DO Dr Jekyll EM 1932  SE TORNOU UMA PRODUÇÃO A FRENTE DO SEU TEMPO

Sinopse:
A clássica história baseada no romance de Robert Louis Stevenson. Dr. Jekyll, um renomado médico, estuda a possibilidade de separação do lado "bom" e do lado "mau" das pessoas. Numa de suas experiências, deixa seu lado negro tomar conta e acaba transformando-se em um monstro, o que lhe trará terríveis consequências.


Inspirado em livro de Robert Louis Stevenson, o filme tem um ponto de vista. Quando ele toma a poção, regride para um homem primitivo, como um Picantropus Erectus (a otima maquiagem retrata isso). Ele não se torna exatamente um Monstro. A fita é soberba  pela direção  de Mamoulian que libertava a câmera do controle do microfone (era o começo do cinema falado que complicou na época para alguns). É brilhante como começa com o ponto de vista subjetivo do herói, primeiro tocando órgão e depois mostrando sua casa e clube dessa forma (esse recurso voltará a ser usado quando ele se olha no espelho, depois de feita a transformação).




Curiosidades:
Na história da Academia do Oscar, só houve dois empates. O primeiro aconteceu quando Fredric March de O Médico e o Monstro e Wallace Beery (O Campeão) empataram a categoria de Melhor Ator em 1932 e dividiram o prêmio. Como o resultado era desconhecido a Academia teve que providenciar mais um troféu às pressas.

Cine Clássicos: Especial Mês das Bruxas: O Corcunda de Notre Dame

Em 1923, Lon Chaney estrela a primeira (e melhor) versão da obra de Victor Hugo. 

Sinopse:
Produção da era silenciosa que adapta o clássico de Victor Hugo. Chaney está no papel de Quasimodo, o tocador de sino da Catedral de Notre Dama, desafortunadamente deformado. Ele se apaixona por Esmeralda, uma jovem e bela dançarina cigana, logo depois que ela lhe deu água quando ele estava apanhando em praça pública. as o gesto fora apenas por comiseração. Ainda assim, Esmeralda mais tarde é acusada de trair e esfaquear seu amado. Por isso ela é torturada e sentenciada à morte. Quasimodo é quem vai resgata-la nas escadarias de Notre Dame.


Primeira versão da obra de Victor Hugo, ainda causa enorme impacto pela impressionante caracterização de Chaney como o apaixonado Quasimodo. Sua presença é inegavel valor historico ao filme. Feito na época do cinema mudo, com uma trilha sonora feita somente posteriormente.

Cine Clássicos: Especial Mês das Bruxas: O FANTASMA DA OPERA

APESAR DAS INUMERAS ADAPTAÇÕES, FILME DE 1925 CONTINUA IMBATIVEL

sinopse:
La Carlotta  é a diva de uma conceituada companhia teatral, que é responsável pelas óperas realizadas em um imponente teatro. Temperamental, La Carlotta se irrita pela ausência de um solo na nova produção da companhia e decide abandonar os ensaios. Com a estréia marcada para o mesmo dia, os novos donos do teatro não têm outra alternativa senão aceitar a sugestão de Madame Giry  e escalar em seu lugar a jovem Christine Daae, que fazia parte do coral. Christine faz sucesso em sua estréia, chamando a atenção do Visconde de Chagny, o novo patrocinador da companhia. O Visconde e Christine se conheceram ainda crianças, mas ele apenas a reconhece na encenação da ópera. Porém o que nem ele nem ninguém da companhia, com exceção de Madame Giry, sabem é que Christine tem um tutor misterioso, que acompanha nas sombras tudo o que acontece no teatro: o Fantasma da Ópera


Le Fantôme de l'Opéra (O fantasma da ópera em português) é uma novela francesa escrita por Gaston Leroux, inspirada na novela Trilby de George du Maurier. Publicada em 1910 pela primeira vez, foi desde então adaptada inúmeras vezes para o cinema e atuações de teatro, atingindo o seu auge ao ser adaptada para a Broadway, por Andrew Lloyd Webber, Charles Hart e Richard Stilgoe. O espectáculo bateu o recorde de permanência na Broadway (superando Cats), e continua em palco até hoje desde a estréia em 1986.

Na adaptação de 1925, o filme se tornou imediatamente num fantastico clássico isso graças ao teor gotico e uma super produção do mais puro requinte, talves uma das maiores da época. 
Mas nada se compara a espetacular interpretação de Lon Chaney como o Fantasma, sua primeira aparição sem mascara continua arrepiante até hoje. Lon Chaney especializou-se em representar personagens monstruosas, atormentadas e grotescas, extremamente bem caracterizadas, tendo ele próprio inventado uma técnica de maquiagem.

Cine Dicas: Estreias no final de semana 23/10/09

Um final de semana chegando com estréias do final de semana um tanto magras se comparado nos últimos finais de semanas passados. Talvez o maior destaque seja o novo filme de Bruce Willlis Substitutos, contudo, teríamos aqui também Garota Infernal mas por uns motivos e outros está estreando somente nos outros estados. Curioso isso, como certos filmes estréiam para lá e só depois chegam para cá, não que o novo filme da Megan Fox vale muito a pena, mas o caso que com certeza há pessoas ansiosas em assistir a certos filmes e as distribuidoras dão essa mancada. "Estou de olhos em vocêsssssssssssss"


Vamos as estréias


Substitutos (Surrogates)

Sinopse
Num futuro no qual os homens vivem isolados e se comunicam por meio de robôs, dois agentes do FBI, Greer (Bruce Willis) e Peters (Radha Mitchell), investigam o assassinato misterioso de um estudante. O crime está ligado ao homem que ajudou a criar os Surrogates, cópias robóticas de seres humanos.




Alguns Motivos Para Não se Apaixonar

Sinopse

Clara é uma garota sem sorte. Ela costuma passar seus dias na solidão de uma rotina de telemarketing e sonha com uma vida melhor trabalhando em outro emprego. Em sua intensa busca por um relacionamento amoroso minimamente bem-sucedido, começa um romance infeliz com Axel, mas logo é vítima de traição. Clara, agora ex-namorada, se vê obrigada a sair do apartamento que dividia com ele, mesmo sem ter para onde ir. De repente aparece na sua vida um homem misterioso, a quem apelidou de Teo, que a convida para morar com ele. Juntos eles combinam um ?código de convivência?, com uma regra fundamental: nada de amantes.




Jogando com  Prazer

Sinopse:

Para Nikki (Ashton Kutcher) a vida é um jogo bem simples. Ou você é a caça ou o caçador. Ele se considera um cara muito esperto e sabe que a beleza e juventude são suas melhores cartas. Freqüentando grandes festas nos melhores clubes e nas maiores mansões de Los Angeles, ele passa os dias e as noites aproveitando o melhor que a vida pode dar. Com Samantha (Anne Heche) sua última conquista, ele ganhou tudo que sempre sonhou. Porém ao encontrar Heather, uma sedutora garçonete, ele descobre que as regras do jogo acabaram de mudar e agora ele vai ter que decidir se vai querer continuar jogando.




A Margem da Linha

Sinopse
Documentário mostra um panorama da arte contemporânea brasileira ao explorar os paradigmas de três artistas: Regina Silveira, Sérgio Sister e José Spaniol. O objetivo é encontrar uma resposta para a pergunta "para que serve a arte?", construindo uma ampla rede de pensamentos que se complementam ou contrapõem abrindo novas possibilidades de percepção e entendimento.



quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Cine Clássicos: Especial Mês das Bruxas: LOBISOMEM

Clássico de horror de 1941 apresentava Lon Chaney Jr, filho do lendário Lon Chaney

Sinopse

Lawrence Stewart "Larry" Talbot volta para seu lar ancestral em Llanwelly, Wales, depois de passar dezoito anos nos Estados Unidos. Seu irmão mais velho morrera então ele resolveu se reconciliar com seu pai, Sir John Talbot, e ajudá-lo a cuidar da propriedade. Pouco depois da sua chegada ele se interessa por uma garota local chamada Gwen Conliffe, balconista de um antiquário. Como pretexto para falar com ela, Larry compra uma bengala decorada com um ornamento de prata, com desenhos de um lobo e de um pentagrama. Gwen lhe conta que este é o símbolo do lobisomem, um "homem que se transforma em lobo em certas épocas do ano".
Naquela noite, Larry sai com Gwen e a amiga dela, Jenny, e vão para um acampamento de ciganos. Jenny pede ao cigano Béla que lhe leia a mão. O cigano tem uma visão de um pentagrama na mão da garota e imediatamente pede que ela saia do acampamento.
Enquanto esperavam por Jenny, Larry e Gwen conversam próximo à tenda. Eles ouvem um grito de Jenny e Larry corre até ela na mata e a vê sendo atacada por um lobo. Ele mata o animal com golpes de sua bengala, e acaba sendo mordido. Mais tarde a mãe de Béla, a idosa cigana Maleva, conta à Larry que seu filho era um lobisomem, e que ele está condenado a se transformar no monstro devido a mordida que sofreu.


Lon Chaney, Jr provou neste filme que tinha luz propia e não precisava da sombra do seu falecido pai, o lendario Lon Chaney (Fantasma da Opera) para se promover. George Waggner cria um verdadeiro drama com toques de terror e suspense algo digno de nota, já que na época os estudios estavam mais preocupados em querer asssustar as plátéias mas com esse filme provou-se que drama misturado com outro gênero na medida certa daria um otimo filme. Inevitavelmente surgiram inumeras sequencias mas nenhuma se iguala a primeira aparição da criatura  no cinema.  

Curiosidades:
No filme de 1941 não foi usada a idéia da influência da "lua cheia" na transformação do homem em lobisomem, o que ocorreria apenas nas produções posteriores.
O Lobisomem quando está na forma humana de Talbot tem consciência de seus ataques e assassinatos e vive atormentado. Sua principal característica é a do "monstro relutante". Na sequência, quando Lobisomem revive, isto fica mais claro pois Talbot tenta de todas as formas encontrar um meio de se suicidar para acabar com a maldição. A figura trágica de Talbot seria uma influência sofrida pelo escritor Curt Siodmak advinda da mitologia grega.

Cine Clássicos: Especial Mês das Bruxas: Noiva de Frankenstein

Numa raridade na época, seqüência se tornou melhor que o filme original

Sinopse:
O filme começa de onde o original, de 1931, terminou: Frankenstein escapa do cerco ao moinho vivo, enquanto Dr. Frankenstein tem sua noiva sequestrada por outro lunático cientista. O objetivo dele é convencer o doutor a criar uma companheira para o monstro.

Apesar de relutante James Whale acabou cedendo as pressões do estúdio e criou essa sequencia que por sinal acabou se tornando melhor que o filme o original. Fotografia e edição de arte soberbos remetendo bastante ao expressionismo alemão. As melhores partes do filme ficam por conta do momento que a criatura encontra o velho sego e o surgimento da noiva da criatura que se tornou um grande momento da sétima arte. Do elenco destaque novamente para Boris Karloff e pelo excentricidade do personagem cientista louco interpretado pelo também excêntrico Ernest Thesiger,

Curiosidades:
Atriz Elsa Lanchester que no inicio do filme aparece representando a própria Mary Shelley escritora do livro Frankenstein interpreta a noiva da criatura no final do filme
Boris Karloff não queria que a criatura do filme falasse mas devido as pressões dos estúdios ele acabou cedendo, que por sinal mostrou um melhor desempenho com relação ao filme anterior

Cine Clássicos: Especial Mês das Bruxas: Frankenstein

Mesmo após diversas adaptações ao longo dos anos, filme de 1931 ficou imortalizado no imaginário popular


Henry Frankenstein (Colin Clive), um cientista louco, vagueia à noite pelo cemitério na companhia de Fritz (Dwight Frye), um anão corcunda que é seu assistente. Frankenstein procura mortos e costura partes de diversos cadáveres para fazer um único homem, mas para "dar" a vida a este ser monstruoso um cérebro é necessário. Assim, ele manda Fritz para o departamento médico de uma universidade próxima, onde o corcunda esquadrinha vários jarros nos quais foram mantidos cérebros vivos para estudos. Fritz seleciona um cérebro e está rumo à porta quando se assusta com um carrilhão, fazendo-o derrubar o jarro. Ele rapidamente pega outro, sem reparar que no rótulo está escrito "cérebro criminoso". Frankenstein, desconhecendo o fato, coloca o cérebro em sua criatura e espera uma tempestade elétrica, que ele precisa para ativar a maquinaria que construiu para eletrificar o corpo da sua criatura. Durante esta experiência estranha Dr. Waldman (Edward Van Sloan), um tutor de Frankenstein no passado; Elizabeth (Mae Clarke), a noiva de Frankenstein; e Victor (John Boles), seu melhor amigo, tentam fazê-lo desistir deste experimento. Mas o cientista está frenético e logo infunde vida na criatura dele, mas as conseqüências de tal ato serão trágicas.


Baseado no romance de Mary Shelley, é considerado um clássico pois marca a definição da linguagem do gênero de terror. Foi bastante influenciado pelos filmes do expressionismo alemão (O Gabinete do Dr Galigari, Nosferatu) especialmente na fotografia em preto e branco e no modo de interpretar, repleto de gestos bruscos. Assinala também o surgimento de um dos grandes interpretes de filmes de horror Boris Karloff, até então um ator secundário na época.



Curiosidades:
Nos créditos iniciais de Frankenstein o nome do ator Boris Karloff é omitido, sendo substituído por uma interrogração. O nome de Karloff apenas surge nos créditos finais do filme;
O papel do monstro de Frankenstein chegou a ser oferecido ao ator Bela Lugosi, Drácula que recusou o papel por não poder criar sua própria maquiagem para o personagem, além dele não ter falas durante todo o filme;


Sinopse