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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 31 de julho de 2009

Cine Curiosidades: Alien reencontra seu criador

Ridley Scott é confirmado como o diretor do prelúdio de Alien
E Fox contrata roteirista de sci-fi do momento para cuidar da história

Foi anunciado que a 20th Century Fox estava tentando convencer Ridley Scott a dirigir o recomeço da série Alien no cinema, enquanto Scott preferia produzir e deixar a direção com o novato Carl Erik Rinsch. Pois parece que a Fox ganhou a disputa.
Segundo a Variety, Scott dirigirá o roteiro que o novato Jon Spaihts emplacou no estúdio. Será uma história anterior àquela que Scott narrou em 1979 e que deu origem à franquia. Ainda não há mais detalhes sobre o prelúdio.Spaihts virou moda em Hollywood recentemente com outras histórias de ficção científica. Ele escreve
Passengers, com Keanu Reeves, para a produtora Morgan Creek, Children of Mars para a Disney e ainda na Fox foi contratado para revisar o roteiro de The Darkest Hour, produção de Timur Bekmambetov.

Se é para fazer um recomeço ou continuação de Alien, que seja então com pessoas competentes como Scott, afinal foi ele que fez uma das cenas mais horripilantes do cinema com o primeiro Alien.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Cine Clássicos: BEN-HUR

ÉPICO ROMANO DE 1959 AINDA EMOCIONA E POSSUI UMA DAS MELHORES CENAS DE AÇÃO DA HISTORIA DO CINEMA
Sinopse: Em Jerusalém no início do século I vive Judah Ben-Hur (Charlton Heston), um rico mercador judeu. Mas, com o retorno de Messala (Stephen Boyd), um amigo da juventude que agora é o chefe das legiões romanas na cidade, um desentendimento devido a visões políticas divergentes faz com que Messala condene Ben-Hur a viver como escravo em uma galera romana, mesmo sabendo da inocência do ex-amigo. Mas o destino vai dar a Ben-Hur uma oportunidade de vingança que ninguém poderia imaginar.

Superprodução épico-religioso da Metro, excelente exemplo de filme de aventura recordista de Oscars (ganhou 11 incluindo melhor filme). Rock Hudson, Marlon Brandon e Burt Lancaster recusaram o papel titulo que deu a Heston o oscar de melhor ator, o coadjuvante Griffith, o diretor Wyler, o fotografo Robert Surtees e o musico Miklos também receberam as estatuetas

Curiosidades: Gore Vidal declarou certa vez que o roteiro original previa um relacionamento homossexual entre Ben-Hur e Messala. Como o diretor William Wyler sabia que Charlton Heston nunca aceitaria interpretar um personagem com nuances homossexuais, Vidal instruiu Wyler a apenas contar a Stephen Boyd, intérprete de Messala, sobre este relacionamento. Este fato pode ser notado no próprio filme pelas diferenças no modo de falar de Ben-Hur e Messala.
Só a construção do circo para a corrida de quadrigas (na Cinecittà, em Roma) custou 1 milhão de dólares. Nessa sequência - dirigida em 94 dias por Andrew Marton, Mario Soldati e Yakima Canutt, especialista em cenas de perigo - , utilizaram-se cinco câmeras, 8.000 extras e 76 cavalos.

Cine Clássicos: Casablanca

Clássico dos clássicos de 1943, o filme possui um dos finais
mais conhecidos da historia

Sinopse: Casablanca é a rota obrigatória de quem está fugindo dos nazistas na Segunda Guerra Mundial. É lá que Rick (Humphrey Bogart) vai reencontrar Ilsa (Ingrid Bergman), anos depois de terem se apaixonado e se perdido em Paris.


Cinema do mais alto nível, romance, intriga, suspense, a inesquecível As Time Goes By, cantada por Dooley Wilson e um ótimo elenco. Um clássico para ver e rever sempre. Oscar de melhor filme, roteiro adaptado e direção.

Curiosidades: Durante a seqüência em que o Major Strasser desembarca no aeroporto, os oficiais vistos de cima foram interpretados por anões, para que a pista parecesse maior.
Casablanca custou US$ 900 mil aos cofres da Warner Bros. Sua estréia estava inicialmente prevista para junho de 1943, mas como em novembro de 1942 os Aliados desembarcaram no norte da África e libertaram a verdadeira Casablanca, a Warner resolveu por lançar o filme imediatamente.

Cine Clássicos Contemporâneos: Pequena Miss Sunshine

Gênial Roadie Movie do cinema independente que conquistou o publico em 2006
Sinopse: Nenhuma família é verdadeiramente normal, mas a família Hoover extrapola. O pai desenvolveu um método de auto-ajuda que é um fracasso, o filho mais velho fez voto de silêncio, o cunhado é um professor suicida e o avô foi expulso de uma casa de repouso por usar heroína. Nada funciona para o clã, até que a filha caçula, a desajeitada Olive (Abigail Breslin), é convidada para participar de um concurso de beleza para meninas pré-adolescentes. Durante três dias eles deixam todas as suas diferenças de lado e se unem para atravessar o país numa kombi amarela enferrujada.

Dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Faris, esse pequeno filme serviu para provar de uma vez por todas que a verdadeira fonte de idéias originais atualmente de HOLLYWOOD está nos pequenos estúdios com baixos orçamentos. Com uma simples idéia de atravessar o país numa kombi amarela, a viagem serve para explorar ao maximo cada personagem ao longo do percursso. Vencedor de dois Oscar, melhor roteiro original e melhor ator Coadjuvante (Alan, Arkin otimo) Pequena Miss Sunshine além de um otimo filme serviu para revitalizar mais e mais os otimos filmes de estrada.

Curiosidades: Inicialmente seria a Focus Features a produtora de Pequena Miss Sunshine, mas o estúdio desistiu do projeto em 2004. Foi então que o produtor Marc Turtletaub comprou de volta os direitos do filme e decidiu conseguir por conta propria a quantia necessária para o orçamento.
O orçamento de Pequena Miss Sunshine foi de US$ 8 milhões.

Cine Curiosidades: Confira a lista de selecionados para o Festival de Veneza

Brasil participa fora da competição com duas produções - uma ficção e um documentário.
O Festival de Veneza divulgou nesta quinta-feira sua seleção para a edição deste ano, a de número 66. Depois de ignorar as produções brasileiras, o diretor do festival, Marco Müller, escolheu dois filmes do país para a programação de 2009: a ficção Insolação e o documentário Viajo porque Preciso. Volto porque te Amo.
O país com o meio número de selecionados, compreensivelmente, é a Itália, com 22 produções, seguindo dos EUA, com 17. O festival vai de 2 a 12 de setembro. Confira a lista completa:

Mostra competitiva
Baaria, de Giuseppe Tornatore (Itália)
Soul Kitchen, de Fatih Akin (Alemanha)
La Doppia Ora, de Giuseppe Capotondi (Itália)
Accident, de Cheang Pou-Soi (China/ Hong Kong)
Persecution, de Patrice Chereau (França)
Lo Spazio Bianco, de Françasca Comencini (Itália)
White Material, de Claire Denis (França)
Mr. Nobody, de Jaco van Dormael (França)
A Single Man, de Tom Ford (EUA)
Lourdes, de Jessica Hausner (Áustria)
Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans, de Werner Herzog (EUA)
The Road, de John Hillcoat (EUA)
Between Two Worlds, de Vimukthi Jayasundara (Sri Lanka)
The Traveller, de Ahmed Maher (Egito)
Lebanon, de Samuel Maoz (Israel)
Capitalism: A Love Story, de Michael Moore (EUA)
Women Without Men, de Shirin Neshat (Alemanha)
Il Grande Sogno, de Michele Placido (Itália)
36 vues du Pic Saint Loup, de Jacques Rivette (França)
Survival of the Dead, de George Romero (EUA)
Life During Wartime, de Todd Solondz (EUA)
Tetsuo The Bullet Man, de Shinya Tsukamoto (Japão)
Prince of Tears, de Yonfan (Hong Kong)
Fora de competição
REC 2, de Jaume Balaguero, Paco Plaza (Espanha)
Chengdu, I Love You, de Fruit Chan, Cui Jian (China)
The Hole, de Joe Dante (EUA)
The Men Who Stare at Goats, de Grant Heslov (EUA)
Scheherazade, Tell Me a Story, de Yousry Nasrallah (Egito)
Yona Yona Penguin, de Rintaro (Japão)
The Informant!, de Steven Soderbergh (EUA)
Napoli Napoli Napoli, de Abel Ferrara (Itália)
Anni Luce, de Françasco Maselli (Itália)
L'oro di Cuba, de Giuliano Montaldo (Itália)
Prove per una tragedia siciliana, de John Turturro, Roman Paska (Itália)
South of the Border, de Oliver Stone (EUA)
Mostra Horizontes
Françasca, de Bobby Paunescu (Romênia)
One-Zero, de Kamla Abou Zekri (Egito)
Buried Secrets, de Raja Amari (Tunísia)
Tender Parasites, de Christian Becker e Oliver Schwabe (Alemanha)
Adrift, de Bui Thac Chuyen (Vietnã)
Crush, de Petr Buslov e outros (Rússia)
Repo Chick, de Alex Cox (EUA)
Engkwentro, de Pepe Diokno (Filipinas)
The Man's Woman and Other Stories, de Amit Dutta (Índia)
Paraiso, de Hector Galvez (Peru)
Io sono l'amore, de Luca Guadagnino (Itália)
Cow, de Guan Hu (China)
Judge, de Liu Jie (China)
Pepperminta, de Pipilotti Rist (Suíça)
Tris di donne e abiti nunziali, de Martina Gedeck (Itália)
Insolação, de Daniela Thomas e Felipe Hirsch (Brasil)
1428, de Du Haibin (China)
Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de Marcelo Gomes e Karim Ainouz (Brasil)
Once Upon A Time Proletarian: 12 Tales of a Country, de Guo Xiaolu (China)
Villalobos, de Romuald Karmakar (Alemanha)
Il colore delle parole, de Marco Simon Puccioni (Itália)
The One All Alone, de Frank Scheffer (Holanda)
Toto, de Peter Schreiner (Áustria)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Cine Clássicos: King Kong (1933)

Clássico dos clássicos dos filmes de monstros, pelicula de Mirian C. Cooper continua ainda insuperavel
Sinopse: Em Nova York um famoso diretor de cinema não consegue uma atriz para sua próxima produção, pois ninguém quer ir filmar em um lugar não revelado. Assim ele mesmo começa a vagar pelas ruas até que encontra uma jovem pobre, mas muito bonita, a quem imediatamente dá o emprego. A equipe viaja e vai parar em uma ilha desconhecida, na qual os nativos oferecem "noivas" para Kong, um gigantesco macaco. Após muitos perigos a equipe de filmagens conseguem capturar o macaco, pois pretendem levá-lo para Nova York para ser exibido. Paralelamente o símio se apaixona pela atriz.

Primeira versão de um argumento de Edgar Wallace, foi pioneira na criação e no uso de efeitos especiais, que ainda hoje, graças a inspirada direção, são convicentes, apesar da evolução da tecnologia dos dias de hoje. Com óbvia e inssistente analogia a historia da Bela e a Fera, o filme tem momentos antológicos, como os do epilogo. Destaque para a musica de Max Steiner e para a carisma da canadense Fay Wray que na época tinha 22 anos

Curiosidades: A ponte construída para os sets de filmagens de King Kong foi destruída na filmagem da cena do incêndio em Atlanta, de E o Vento Levou(1939).
Na época das filmagens de King Kong tanto o Empire State Building quanto o prédio da Chrysler estavam sendo construídos em Nova York. Inicialmente o roteiro previa que Kong escalaria o prédio da Chrysler, que seria o prédio mais alto do mundo. Porém uma mudança nos planos de construção do Empire State Building fez com que ele se tornasse o prédio mais alto, fazendo também com que fosse o escolhido pelos produtores para a escalada de Kong no filme.

Cine Dicas: 110 anos de Alfred Hitchcock só aqui

Talves algumas pessoas não saibam mas o mestre do suspense estará fazendo 110 anos no próximo dia 13 de agosto. Nascido em Londres, 13 de Agosto de 1899, Alfred Hitchcock se tornou um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos, começando sua carreira na Inglaterra, se destacando em filmes como 39 degraus e O Homem que Sabia demais, Hitchcock construiu uma carreira sólida nos EUA gerando inúmeros clássicos que são lembrados até hoje como Um Corpo que Cai. Portanto eu não deveria deixar essa data passar em branco, com isso farei a cada dia uma ou duas postagens dos melhores filmes que esse grande mestre fez. As matérias começam na próxima segunda, aguardem.