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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Cine Dicas: Em Cartaz: The Runaways: Garotas do Rock

Sinopse: Inspirado em fatos reais The Runaways - Garotas do Rock é baseado no livro da vocalista Cherie Currie Neon Angel - uma reflexão sobre suas experiências como estrela do rock passando um grande alerta antidroga para os adolescentes. Space Oddity de David Bowie serve como uma metáfora para a narrativa - uma contagem regressiva lenta e surreal com um espetacular salto para a fama. Em seguida vem a alienação. O filme centra-se na formação da banda e sua rápida ascensão ao estrelato.

O que Kristen Stewart e Dakota Fanning têm em comum?? Ambas (principalmente Kristen Stewart) pertencem a saga do cinema Crepúsculo, mas nem por isso, elas irão deixar de fazer outros trabalhos para provar que não se vive apenas com os pescoços nos caninos dos vampiros. Neste filme dirigido por Floria Sigismondi ambas se saíram muito bem ao interpretar a dupla principal da banda, que na época foi algo de inovador, já que foram as primeiras garotas que formaram uma banda de rock em meio a um tempo em que essa área era somente dominada por homens. Assim como “Prazer Sem Limites” o filme retrata muito bem a década de 70, com todas as suas cores, musica, drogas, sexo e a moda da liberdade de expressão nas alturas, mas ao mesmo tempo retrata um tempo em que os jovens tentam se descobrir, através de diversas coisas, ou então cair no esquecimento e nisso o filme retrata muito bem através do grupo, principalmente pela Dakota Fanning que interpreta sua personagem de uma forma em que guarda toda sua raiva dentro de si mas que jamais deixa explodir por mais que queira. Já Kristen Stewart até se esforça em retratar uma garota durona, o grande problema talvez esteja com relação ao publico em geral em assistir ela nesse filme, sem não se lembrar dela em Crepúsculo, que já é uma missão impossível, mas não custa tentar, já que tenho fé nela, que ela pode ir mais longe e não viva apenas com a saga. Contudo, quem rouba a cena toda vez que aparece é Michael Shannon (Foi Apenas Um Sonho) que da um verdadeiro show de interpretação ao transmitir toda a sua excentricidade e obsessão do seu personagem  em querer  fazer seu grupo de meninas um sucesso.Com uma trilha sonora bombástica e muito boa em vários momentos em que é tocado os melhores sucessos do grupo, o filme somente peca em não ser mais ousado, possui começo, meio e fim, do inicio do sucesso ao declínio do grupo, assim como todo filme que retrata fatos de uma historia real, termina com os sempre últimos textos dizendo o que aconteceu com cada um, contudo é uma bela de uma oportunidade de não só ver Stewart e Dakota em papeis em que o publico em geral está pouco acostumado em vê elas, como também em assistir um filme em que se parece como uma espécie de Prelúdio do que viria nos anos 80, “Madonna” recebeu bem o recado.

Cine Dicas: Em Cartaz: Dzi Croquettes

sinopse: Em 1972 estreava o primeiro show dos Dzi Croquettes. Com homens usando roupas femininas, de forma a mostrar as pernas cabeludas e a barba, ele logo foi um sucesso. Apesar disto, foi também banido pelo Serviço Nacional de Teatro. Incorporando o espírito da contracultura reinante na época, os Dzi Croquettes usavam a irreverência para criticar a ditadura militar brasileira.
Na época negra da Ditadura Militar, o país sofreu muito, além do governo controlar o povo com mão de ferro, houve uma grande perseguição contra qualquer tipo de cultura, e por isso, vários filmes e musicas foram censurados na época. Em meio a esse horror, um grupo de homens radicalizou de vez apresentando shows onde se travestiam e apresentavam de entre outras coisas historias com humor, musical, dança e muito teor erótico mas nada de muito explicito que incomodava a ditadura no principio. O documentário pega do baú cenas raras desses homens que de tanto sucesso, chamaram atenção de gente famosa lá fora, como Lisa Mineli que em pouco tempo se tornou madrinha do grupo e ajudou eles a fazerem sucesso no exterior como na França. Os depoimentos de pessoas famosas atuais, pessoas do grupo que ainda estão vivos, revelam detalhe por detalhe o dia o dia do que foi essa equipe que sem duvida influenciou e muito a liberdade de expressão, liberdade gay e influenciou celebridades que seguiram seus passos de uma forma ou de outra, como no caso de Claudia Raia e Miguel Falabella.
Um documentário que merece registro, onde mostra um tempo em que em meio aos punhos de ferro, tinham um grupo que não se intimidava em mostrar a sua cara e fazer rir.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Cine DIcas: 7ª Seleção de filmes do Bourbon invade Porto Alegre e São Leopoldo

Começou ontem a 7ª Seleção de filmes do Bourbon, filmes ainda inéditos no circuito tradicional ou que simplesmente não chegara as grandes massas, por isso, essa é uma boa oportunidade de apreciar o cinema mais alternativo, que não se preocupa se o publico irá gostar ou não, mas sim, em muitas vezes, fazer uma boa de uma reflexão. Os filmes serão exibidos até o dia 16 de setembro nas salas Unibanco Arteplex, Cinemak (Ipiranga) ambos em Porto Alegre e Cinesysten (São Leopoldo). Dentre os 15 filmes destaco esses:


Vincere
Sinopse: Há um segredo na vida de Benito Mussolini (Filippo Timi): uma mulher, Ida Dalser (Giovanna Mezzogiorno), e um filho, Benito Albino, que nasceu, foi reconhecido, e em seguida renegado. É uma página negra da história da Itália, ignorada na biografia oficial do Duce. Quando Ida conhece Mussolini em Milão, ele é um fervoroso socialista que pretende orientar as massas contra a Igreja e a monarquia. Ela acredita nele e em suas ideias, e vende tudo o que tem para financiar Il Popolo d`Italia, um jornal que Mussolini funda para ser o núcleo do futuro Partido Fascista. Quando a Primeira Guerra Mundial irrompe, ele se alista no Exército e desaparece. Ao reencontrá-lo algum tempo mais tarde casado com outra mulher, Ida exige seus direitos como verdadeira esposa e mãe de seu filho primogênito. Levada à força, fica trancada por mais de 11 anos em um asilo de loucos, onde é amarrada e torturada, e nunca mais verá seu filho. Mas Ida não desistirá de lutar.



The Runaways
Sinopse:The Runaways - Garotas do Rock é a cinebiografia da banda que se tornou famosa por ser composta somente por mulheres que tocavam rock and roll. O filme aborda o período entre 1975-1977 do ponto de vista de Cherie Currie (Dakota Fanning), a vocalista da banda.



Reflexões de um Liquidificador
Sinopse: Um liquidificador pensa e narra essa história. Ele também conversa com sua proprietária Elvira uma senhora já da terceira idade. Logo descobrimos que os dois Elvira e liquidificador são cúmplices de um crime: o assassinato de Onofre o marido de Elvira que depois foi moído no liquidificador. Num tom de humor negro e sarcasmo ficamos conhecendo como o liquidificador adquiriu vida ao ser reformado por Onofre quando o casal era dono de um pequeno bar a Vitamina da Elvira. A história do casal é intercalada com o medo que Elvira tem de ser descoberta pela polícia e o aconselhamento e reflexões do sábio eletrodoméstico.

Cine Dicas: Estréias no final de semana: (10/09/10)

E ai agente, semana boa eu tive, principalmente por ter ganhado a promoção para participar de uma das sessões da 7ª seleção de filmes do Bourbon que traz filmes inéditos ainda no circuito tradicional. Fora isso estarei, neste sábado no Cine Bancários, prestigiando o documentário brasileiro Dzi Croquettes e na Usina Gasômetro terei a oportunidade de ver na tela grande o grande clássico Psicose.
Ou seja, final de semana cheio para mim o que eu adoro por sinal , quero mais é curtir o que eu realmente gosto, assistir filmes de qualidade. Quanto no circuito tradicional há várias estréias boas como Solomon Kane que da um novo sopro de vida ao cinema fantástico, que não é exclusivamente americano, confiram:


Solomon Kane – O Caçador de Demônios
sinopse: Solomon Kane é um puritano que vive no século 16 onde caça bruxas e descobre que suas ações brutais e cruéis não são certas. Arrependido pelo que fez Kane jura a si mesmo que viverá uma vida de paz e solidariedade mas é obrigado a lutar pela última vez com um inimigo que ameaça a todos.



Amor à Distância
sinopse:A franqueza perspicaz e o humor desengonçado de Erin (Drew Barrymore) conquistaram o recém-solteiro Garrett (Justin Long) junto a copos de cerveja conversa de bar e café da manhã no dia seguinte. A química dos dois se tornou rapidamente um tórrido amor de verão mas nenhum dos dois esperava que durasse já que Erin voltou para sua casa em São Francisco e Garrett ficou em Nova York por causa de seu emprego. Porém após passarem seis semanas que pareciam não ter sentido ambos descobrem não querer que o relacionamento termine. E mesmo tirando sarro da dieta pré-viagem de Garrett e de seu fiel relacionamento com o telefone celular os amigos Box (Jason Sudeikis) e Dan (Charlie Day) não estão felizes em perder seu companheiro de copo para mais um romance conturbado.




Batalha Por T.E.R.R.A 3D
sinopse: Após a destruição de nosso planeta os últimos sobreviventes da humanidade partem em busca de um novo local para habitar. O planeta escolhido chamado de T.E.R.A possui uma população de alienígenas pacíficos e primitivos que vão precisar enfrentar os humanos decididos a tomar o novo local à força.




DZI CROQUETTES
sinopse: O documentário resgata a trajetória do grupo que se tornou símbolo da contracultura ao confrontar a ditadura militar, usando a ironia e a inteligência. Os espetáculos revolucionaram os palcos com homens de barba e pernas cabeludas, que contrastavam com sapatos de salto alto e roupas femininas. O grupo se tornou um enorme mito na cena teatral brasileira e parisiense nos anos 70.



Quando me Apaixono
sinopse: Depois de perder seus pais adotivos uma discreta professora de meia-idade conhece sua mãe biológica uma pessoa totalmente diferente dela.



A Ressaca
sinopse: Tédio frustrações e decepções. É isso o que resume a vida de quatro caras que não aguentam mais o marasmo de suas vidas. Adam (John Cusack) foi deixado pela namorada Lou (Rob Corddry) é um cara que adora festas mas só leva fora da mulherada Nick (Craig Robinson) tem a esposa na sua cola e Jacob (Clark Duke) é um nerd viciado em video-game que não sai de casa. Depois de uma noitada de muita bebedeira eles acordam no ano de 1986. Uma nova chance para eles viverem o passado e mudar totalmente o futuro. Pelo menos enquanto ainda há tempo.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cine Clássicos: A Ultima Gargalhada

O MELHOR E MAIS SILENCIOSO DO
 EXPRESSIONISMO ALEMÃO

Sinopse: Um velho porteiro de um hotel de classe se vê sendo substituído por um empregado mais jovem, e posto para trabalhar como ajudante de lavatório. Sendo seu emprego de porteiro o maior orgulho de sua vida, e agora ridicularizado por seus vizinhos e amigos, o velho homem volta ao hotel à noite, em busca de seu antigo uniforme, símbolo de sua glória passada.

Tragicomédia na qual se explora até que ponto uma pessoa pode acreditar que será feliz através do serviço que se vive, ou até mesmo pelo que se veste, acreditando friamente que pela aparência irá se ganhar o respeito que merece. Uma bela critica a uma sociedade que se esconde através das mascaras e com isso, acaba sobrando para pessoas que se tornam vitimas, que acreditam que para se viver em meio a essa sociedade, precisa acima de tudo transmitir poder e respeito por onde passa.
Através do seu protagonista, Murnau mostra a real decida do personagem ao inferno astral quando percebe que perdeu o respeito perante as pessoas próximas, contudo o filme pode ser visto através de dois ângulos na sua reta final. Na época, os produtores pediram um final digno para o personagem e assim foi feito, mas se assistirmos agora, percebemos que tudo soa bom demais no ato final e tudo aquilo pode ser interpretado como um bom sonho que poderíamos ter para o personagem. Com isso, não considero que o diretor foi covarde em não ter dado um final pessimista ao protagonista e sim assistir o final de duas formas diferentes, do que realmente aconteceu e o que poderia acontecer e com isso Murnau foi abiu na construção final da narrativa. Mesmo assim, somente por isso, o filme é considerado inferior se comparado a outra obra do diretor que é Nosferatu, mas é um filme corajoso e talvez o mais silencioso da época, já que raramente aparece os letreiros que diz o que eles estão falando, tudo é narrado através dos gestos dos personagens, principalmente do protagonista, interpretado magistralmente por Emil Jennings


Curiosidades: Refilmado por Harald Braun na Alemanha em 1955, tendo recebido o título Der Letzte Mann

Cine Dicas: P.F. GASTAL exibe PSICOSE

sinopse:Secretária (Janet Leigh) rouba 40 mil dólares para se casar. Durante a fuga, erra o caminho e chega em um velho motel, onde amavelmente atendida pelo dono (Anthony Perkins), mas escuta a voz da mãe do rapaz, dizendo, que não deseja a presença de uma estranha. Mas o que ouve na verdade algo tão bizarro, que ela não poderia imaginar que não viveria para ver o dia seguinte.

Ta cento que atualmente, o publico em geral, quando vai assistir clássico, normalmente vai alugar, comprar ou até mesmo (erroneamente) assistir online pela internet, mas lugar de filme de qualidade é dentro de uma sala de cinema e nada mais do que correto do que rever um clássico na tela grande. Normalmente as Cinematecas dão essa oportunidade e a P.F.Gastal não é diferente, exibindo sempre quando pode filmes clássicos ou raros, com um preço generoso ou até mesmo entrada franca, que com isso é prato cheio para qualquer cinéfilo amante de cinema.
Psicose é um desses casos de ser visto e revisto na tela grande. Lançado em 25 de agosto de 1960, o filme é um dos maiores sucessos e uma das mais lembradas obras do mestre Alfred Hichcock, com uma historia intrigante que culmina com vários momentos inesperados (protagonista sendo assassinada antes da metade do filme foi um feito raro) um final inesperado e cenas que se tornaram clássicas como a impressionante cena do assassinato do chuveiro que de tão marcante, acabou por inúmeras vezes homenageada e imitada.


Portanto se você é um cinemaniaco (como eu) assista Psicose na Usina do Gasômetro até esse domingo sempre as 17horas.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Cine Especial: Guerra Sem Cortes (Redacted)

BRIAN DE PALMA SE RENOVA E APRESENTA O PIOR DA GUERRA DO IRAQUE
Sinopse: Um esquadrão de soldados americanos está parado em um posto no Iraque, convivendo com a população local e a mídia instalada na região. Cada grupo destes é afetado pela guerra de forma distinta, e suas histórias são contadas pelas imagens criadas no momento: um soldado produz um vídeo-diário, uma equipe francesa filma um documentário, sites árabes colocam cenas de insurgentes plantando bombas, mulheres mandam mensagens para seus maridos via blogs e o You Tube revela a barbaridade existente na guerra.
Durante boa parte da minha vida que assisto filmes, tanto no cinema como em casa, normalmente jamais recuo ou fecho os olhos quando assisto uma imagem do mais puro terror, talvez porque lá no fundo do meu subconsciente algo grita dizendo que aquilo, por mais forte que seja, é uma ficção. Contudo, talvez o ser humano seja preparado a assistir a uma imagem forte, porém artificial, mas jamais estará preparado para ver o horror da realidade e meu “ser” não estava preparado para os segundos finais da ultima obra realizada por Brian De Palma.
Mas cinema é isso, seja para entreter, fazer reflexão ou simplesmente dar um tapa na cara e fazer o cinéfilo acordar para a realidade. Num mundo “pós governo Bush”, haverá outros filmes como esse que não terão papas na língua para escancarar a idiotice que foi a invasão do Iraque, mas enquanto não houver mais filmes sobre o assunto, esse será o melhor representante do que foi toda essa guerra. Com pouco mais de cinco milhões de dólares do bolso e feito no formato digital, De Palma cria um falso documentário que retrata a historia real de um grupo de soldados norte americanos que estupra e assassina uma jovem de 15 anos Iraquiana, além de fuzilar toda a sua família por meio de um ato cruel e sem sentido. De Palma culpa quem nesse episódio? Culpa o governo norte americano que inventou a mais fajuta desculpa para invadir aquele país? Culpa os soldados despreparados que não souberam administrar seus atos em meio a guerra? Culpa a própria guerra em si que faz nascer o pior de nos? A resposta para isso talvez seja um tanto difícil e que com certeza, para encontrá-la, se alonga por muito tempo a busca, mas está mais do que provado que De Palma, assim como muitos, foi contra a essa guerra que acabou tirando inúmeras vidas de ambos os lados.
O filme não tem heróis e tão pouco vilões, tudo que se vê são seres humanos que acabam por ficarem cegos demais perante ao que acham certo ou errado, perante as suas crenças duvidosas e perante a espera interminável pelo inevitável ataque vindo de qualquer lugar. Tudo que se vê, são pessoas que se  perdem nas estribeiras de um inferno que não pediram para estarem ali. E para fazer todo esse terrível cenário, De palma está quase que irreconhecível, pois o filme em nada lembra sua pirotecnia com a câmera e sim lembra mais um filme realmente amador e cru e o diretor aproveita para escancarar que, por mais que o governo tente censurar um determinado ato, não existe mais como, isso graças a tecnologia rápida atual como a internet em que inúmeras pessoas usam e abusam para escancarar e fazer a sua critica, um retrato mais do que atual e que o diretor soube muito bem retratar
Os momentos de pura tensão como o ato do estupro e a decapitação de um determinado personagem feito por um grupo terrorista são de momentos que o espectador prende a respiração, contudo, o diretor jamais nestes momentos quer ser 100% explicito e com isso a câmera se afasta ou determinado personagem fica na frente do aparelho, tudo para fazer o espectador ficar ainda mais aflito ou fazer-lo imaginar o que esta acontecendo nos segundos em que o diretor tenta esconder o terror dos nossos olhos, mas o pior estava por vir. Após a declaração em forma de desabafo de um determinado personagem sobre o que viu na guerra, o diretor joga na tela, fotos de cenas que mostram o horror desse conflito, como mortos e feridos, mas nada me preparou para a foto da verdadeira menina de 15 anos estuprada e morta pelos soldados norte americanos. Sinceramente não esperava por aquilo e foi um verdadeiro baque para o meu cérebro que tentou, mas não conseguiu esquecer-se daquela cena, alias isso me fez me lembrar de outro filme de guerra, a animação Valsa com Bashir, no qual o protagonista tenta, mas não se lembra do que lhe ocorreu na guerra do Líbano, o motivo veio como resposta no final do filme com cenas terríveis dessa guerra no qual o protagonista, perante ao horror que viu, subconscientemente fez por esquecer daquilo tudo. No meu caso não participei de uma guerra, e sim simplesmente vi uma terrível cena na qual, depois da sessão tentei, mas não consegui esquecer, felizmente, a luz do sol da tarde me serviram de consolo.
Em Apocalipse Now foi dito que a guerra era um horror, em Guerra ao Terror foi dito que a guerra era uma droga, essas duas palavras não precisaram ser ditas no filme de Brian de Palma, elas simplesmente irão soar na mente de cada espectador que for assistir a esse filme que é para poucos, mas basta um para dizer o que viu, seja numa guerra ou em um filme que retrate ela de maneira real, nua e crua.

Nota: Infelizmente esse filme se encontra ainda inédito nos cinemas e sem previsões de chegar em DVD no Brasil. Tive o privilegio de participar de uma sessão especial e debate seguido no Sinebancários de Porto Alegre no ultimo sabado. Para a direção dessa sala os meus parabéns.