Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Cine Dica: Streaming - 'O Segredo de Beethoven'

Sinopse: Na véspera da estreia de sua Nona Sinfonia, Beethoven contrata uma jovem assistente. 

Beethoven foi sem sombra de dúvida um dos maiores artistas da música e cuja sua Nona Sinfonia entrou para a história. Porém, todo gênio é um ser humano cheio de falhas, mas que ao mesmo tempo sempre obterá certa ajuda daqueles que admiram a sua obra. "O Segredo de Beethoven" (2006) fala sobre a possível origem de uma de suas maiores obras primas, mas cabe nós tirarmos as nossas próprias conclusões.

Dirigido por Agnieszka Hollhand, do longa "O Terceiro Milagre (1999)", o filme conta sobre os últimos anos de vida de Beethoven (Ed Harris) e cujo mesmo estava se preparando para a realização de sua Nona Sinfonia. Ao mesmo tempo, ele contrata uma jovem assistente chamada Anna (Diane Kruger) que sonha também ser uma compositora. Uma vez que se conhecem um ajuda o outro para adentrar ainda mais em seus principais objetivos.

Antes de mais nada é preciso deixar claro que Anna é uma personagem fictícia, ou inspirada nas várias pessoas que colaboraram para o sucesso de Beethoven no universo da música. Ao meu ver, Agnieszka Hollhand optou pela criação dessa personagem para que ela fosse uma representação de nós mesmos quando adentramos no mundo da arte musical e cuja as letras que conquistaram o mundo só podiam ser emolduradas por pessoas que colocam em prática a sua verdadeira paixão. Beethoven foi um destes casos que procurou ser ele mesmo e se dedicando a sua maior paixão, nem que para isso colocasse a sua saúde, tanto mental como física em risco.

É preciso dar crédito para o ator veterano Ed Harris, que simplesmente desaparece em cena e dando lugar a esse personagem histórico que tem muito a dizer em suas partituras. Harris procura fazer para si um Bethoven que se diferencia das outras versões já levadas para as telas, mas que ao mesmo tempo pudesse manter a real essência de loucura que sempre estava impregnada no artista. É a partir dessa observação que fez dele um verdadeiro gênio e do qual Harris consegue transmitir isso através do seu talento.

Diane Kruger, por  sua vez, interpreta uma personagem que tinha tudo para se tornar secundária na medida em que a  trama avança. Porém, ela se sobressai ao interpretar uma mulher que busca obter luz própria através de um de vários ramos artísticos em que os homens dominavam, mas que basta uma para fazer a diferença. Talvez Anna nunca tenha existido, mas a sua força e determinação representa várias histórias de mulheres reais que fizeram a diferença no ramo, tanto da música, como também de outras artes através dos séculos.

Com uma reconstituição de época impecável, o filme poderia se sustentar unicamente pelas interpretações do casal principal. porém, Agnieszka Hollhand nos brinda com a reconstituição do que poderia ter sido a primeira apresentação da Nona Sinfonia de  Beethoven e que ocupa mais de dez minutos de projeção, mas que desejamos que dure minutos a mais, pois nos conquista na medida em que ela se torna cada vez mais poderosa. Desde já uma das melhores passagens como um todo e cujo os personagens centrais se complementam para moldar o espetáculo.

"O Segredo de Beethoven"  foi para mim uma grata surpresa e que fez somente me lamentar por não ter apreciado em sua estreia.

Onde Assistir: Youtube 

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

terça-feira, 17 de dezembro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Um Homem Diferente'

Sinopse: Edward é um ator que passa por um experimento radical para mudar a sua aparência, mas ao mesmo tempo conhece o outro lado dessa história.

O ano de 2024 talvez venha ser lembrado em que houve filmes em que se lançou uma crítica ácida contra o próprio mundo do sucesso que prega a beleza acima de tudo. Tanto "Substância" (2024) como "Sorria 2" (2024) foram longas que escancararam o lado hipócrita e a obsessão em se conseguir o sucesso artístico, mas tendo um alto preço para se pagar ao longo do percurso. "Um Homem Diferente" (2024) vai para um caminho ainda mais complexo e que nos coloca frente a frente sobre até que ponto o politicamente correto dos tempos de hoje é realmente viável.

Dirigido por Aaron Schimberg, o filme conta a história de Edward (Sebastina Stan), um ator que busca pelo reconhecimento, mas que sofre de uma deformidade devido a doença neurofibromatose. Em certa ocasião ele passa por um procedimento que faz com que o seu rosto fique impecável, mas curiosamente a sua vida se torna uma peça de teatro. Ao invés de interpretar ele mesmo, surge Oswald (Adam Pearson), que possui realmente um problema facial e se tornando a escolha ideal para o projeto.

Aaron Schimberg cria uma trama que consegue transitar nos momentos de drama com pitadas de um humor sombrio incomum, principalmente pela forma que as pessoas se comportam perante Edward. Em tempos politicamente corretos as pessoas agem das formas mais hipócritas ao tratarem o protagonista em termos de igualdade, mas não escondendo aquele olhar de repulsa vindo das mesmas. O protagonista, por sua vez, busca uma solução para atingir um novo patamar, mas ao mesmo tempo se dá conta que o problema se encontra muito mais embaixo do que se pode imaginar.

O filme é uma análise sobre o potencial interior da pessoa, independente dela ser perfeita ou não por fora e por conta disso escancarando os erros e acertos do indivíduo perante uma situação em que ele deseja ficar bem na foto. Curiosamente, uma vez que surge o rosto perfeito de Sebastian Stan é aí que realmente surgem os problemas para o protagonista, já que ele renega o seu passado, como se ele jamais tivesse existido e tentando começar, portanto, tudo do zero. Ou seja, ele abraça a ideia da perfeição que o mundo dos famosos tanto exige, mas dando um passo em falso uma vez que abandona a sua própria identidade.

Conhecido como Soldado Invernal dos filmes da Marvel, Sebstian Stan entrega o melhor desempenho de sua carreira, onde o seu personagem transita entre a lucidez para o desequilíbrio, uma vez que os seus desejos não são alcançados. Curiosamente, o ator Adam Pearson que interpreta Oswald realmente tem a doença neurofibromatose na vida real, mas aqui ele atua de uma forma tão intensa que cria um verdadeiro contraste com o modo que o protagonista enfrentava o mesmo problema dentro da história. As pessoas não enxergam a deformidade de Oswald, mas sim a sua personalidade intensa, genuína e fazendo com que o mesmo obtenha o papel principal da peça.

Aaron Schimberg lança perguntas cuja as respostas são difíceis de serem respondidas, principalmente para uma sociedade atual obcecada pelo sucesso e que insiste em posar para fotos do Instagram que revelam somente uma felicidade artificial na maioria das vezes. Assim como o já citado "Substância", o filme é corajoso ao tocar o dedo na ferida, ao revelar um sistema em que o poder vem através da beleza, mas que ao mesmo tempo compra a ideia de que é preciso vender a diversidade, mesmo quando ela soa extremamente hipócrita. No final das contas, o longa nos passa aquela velha frase, "seja você mesmo", sendo que ela nunca esteve mais atual do que nunca, mesmo quando o sistema pela perfeição lhe diz ao contrário nas entrelinhas.

"Um Homem Diferente" é um filme corajoso ao explorar o lado hipócrita de uma sociedade atual que transita entre o desejo pela perfeição e que ao mesmo tempo finge que aceita a diversidade em tempos politicamente corretos. 

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 19 A 29 DE DEZEMBRO DE 2024

 ESTREIA:

AGRESTE

Brasil/Ficção / 2024/103 min

Direção: Sérgio Roizenblit, Ricardo Mordoch

Sinopse: Agreste é uma história de amor no Sertão brasileiro. Etevaldo, um trabalhador rural, guarda um segredo. Encontra Maria, jovem de espírito livre, porém prometida em casamento a um senhor da vizinhança, ambos se apaixonam e se deparam com conflitos e ameaças que os forçam a fugir e a revelar segredos do passado.

Elenco: Badu Morais, Aury PortoLuci Pereira

EM CARTAZ:

OS SONHOS DE PEPE

Uruguai/ Documentário/2024/ 86min

Direção: Pablo Tropo

Sinopse: Em um planeta a caminho do colapso climático, onde a humanidade persegue um modelo predatório de desenvolvimento e consumo, a filosofia do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, acende um alerta em todos nós. O sonho de Pepe é deixar um planeta melhor para as gerações futuras. No entanto, o tempo está se esgotando e não pode ser recuperado.


DE QUANTA TERRA PRECISA O HOMEM?

Brasil/Documentário/ 2022/ 74 min.

Direção: Adilson Mendes

Sinopse: Poderia o capitalismo ser reformado por dentro? O documentário aborda o encontro improvável de um ex-banqueiro com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), principal movimento social de reforma agrária da América Latina.


HORÁRIOS DE 19 A 29 DE DEZEMBRO (Exceto dias 23, 24, 25/12):

15h: OS SONHOS DE PEPE

17h: DE QUANTA TERRA PRECISA O HOMEM?

19h: AGRESTE


ATENÇÃO: O CINEBANCÁRIOS NÃO TERÁ SESSÕES NOS DIAS 23, 24 E 25/12 E A PARTIR DE 31 DE DEZEMBRO ENTRARÁ EM RECESSO DURANTE O MES DE JANEIRO.

Ingressos: Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Ainda Estou Aqui'

Sinopse: Durante o Regime Militar, a família Paiva sofre um golpe após o desaparecimento de Rubens Paiva. Sua esposa Eunice busca pela verdade no decorrer de sua vida.  

Walter Salles criou duas visões sobre o Brasil em um momento em que o cinema brasileiro a recém estava retomando após a extinção da Embrafilme no início dos anos noventa. Se em "Terra Estrangeira" (1995) era o retrato de uma sociedade indefinida com os desdobramentos do governo Collor, por outro, "Central do Brasil" (1998) mostrava a mesma buscando se recuperar e alcançar um fio de esperança mesmo com um futuro ainda indefinido. Em "Ainda Estou Aqui" (2024) o realizador retorna ainda mais ao passado, ao retratar uma família em busca pelo direito de existir e ter ao menos fé em meio a sombra dos tempos ditatoriais.

Baseado na obra de Marcelo Rubens Paiva, o filme conta a história de sua mãe Eunice (Fernanda Torres) e de sua família durante os tempos da Ditadura Militar da década de setenta. Feliz, e com uma família que ama, Eunice tem os seus dias abalados no momento em que o seu marido Rubens Paiva (Selton Mello) desaparece e logo em seguida o DOPS a leva para interrogatório. Eunice acredita que o seu marido esteja preso, mas terá que enfrentar uma dura jornada para alcançar essa verdade.

É interessante o retrato que Walter Salles faz com relação ao Rio de Janeiro dos anos setenta, onde simboliza uma cidade maravilhosa como ela é, mesmo com a sombra de tempos ditatoriais. Bom exemplo disso é a cena de abertura em que a protagonista está nadando em paz na praia, para logo em seguida ver um helicóptero sobrevoar o local. Para os entendedores daquela época muitos sabem para onde o veículo estava indo e o que seria jogado no mar.

Antes dos desdobramentos da trama, porém, apreciamos a rotina da família, desde brincar na beira da praia, como também as suas atividades dentro de casa. Em meio a isso Walter Salles aproveita para destacar o super8, ferramenta que as pessoas tinham para capturar os momentos, tanto de felicidade, como também das adversidades que aconteciam. Para o cinéfilo, logicamente, essa forma de filmar remete tempos de um cinema de resistência, principalmente para aqueles que apreciaram "Deu Pra Ti Anos 70" (1980).

Porém, as imagens que simbolizam tempos mais dourados daquela família logo vão ganhando tons sombrios e de pura angústia. É então que a protagonista adentra um dos piores pesadelos daqueles que batiam de frente contra a Ditadura, o DOPS, cujo os locais eram até mesmo desconhecidos, mas quem passou por lá sabe que havia grandes chances de não sair vivo. É a partir deste ponto que Fernanda Torres começa a carregar o filme nas costas e de uma forma extremamente fantástica.

Sua personagem Eunice transita entre a fragilidade para uma força interna jamais vista, pois precisa, acima de tudo, se manter viva para cuidar e defender a sua família. Após o DOPS vemos então uma outra Eunice, da qual se encontra consciente da possibilidade do que pode ter acontecido com o seu marido, mas ao mesmo tempo tentando manter a felicidade ainda viva como um todo. Portanto, a cena em que vemos ela levar a sua família para comer sorvete enquanto a vemos observar as demais pessoas felizes no local se torna um dos melhores momentos do filme, pois Fernanda Torres consegue nos transmitir todo o peso dessa cena através do seu olhar profundo.

Além disso, Walter Salles consegue construir elementos que falam por si e sem que alguém possa nos explicar do porque veio a acontecer. A construção narrativa sobre o cachorrinho, por exemplo, é mais do que proposital, pois posteriormente ele sai de cena de forma trágica, mas que simboliza o estado de espírito daqueles personagens. Eles tiveram a chance de enterrar o seu bicho de estimação, mas não obtiveram a possibilidade de enterrar o senhor Paiva em momento algum.

Após isso a vida continua, mesmo através dos escombros emocionais que se encontram naquela família. Walter Salles capricha na transição do tempo, onde as crianças vão crescendo e cada um seguindo o seu próprio destino. Fernanda Torres, por sua vez, surpreende ainda mais ao retratar uma mulher já sentindo o peso do tempo, mas ao mesmo tempo seguindo em frente e se tornando alguém que foi muito além do que se imaginava.

Por conta disso, a cena final onde vemos a personagem ganhar a pele de Fernanda Montenegro é também um momento digno de nota. Ali vemos uma mulher que enfrentou tudo na vida, obtendo a chance das suas palavras serem ouvidas, mas tendo que então enfrentar o lado frágil e humano da vida que todos nós teremos que enfrentar um dia. Porém, ao vê-la testemunhar uma reportagem na tv sobre os tempos da Ditadura, vemos alguém que ainda manteve a sua força interna viva e servindo de exemplo para as gerações futuras de não se rebaixarem na possível volta de tempos ditatoriais que sempre nos assombra.

Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa  e de Melhor Atriz, "Ainda Estou Aqui" não é somente o retrato da luta de uma mulher, como também um simbolo de uma geração inteira que não baixou a cabeça perante o fascismo que tentou dominar a vida das pessoas através do medo.

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (12/12/24)

KRAVEN - O CAÇADOR

Sinopse: Kraven – O Caçador é uma história visceral sobre o porquê e como um dos vilões mais icônicos da Marvel foi criado. Ambientado antes de sua famosa vingança contra o Homem-Aranha, Aaron Taylor-Johnson estrela como Kraven nesta versão violenta da história.

AS POLACAS

Sinopse: 1917. Fugindo da perseguição aos judeus e dos horrores da guerra e da fome na Europa, a polonesa Rebeca (Valentina Herszage) chega ao Brasil para reencontrar o marido e iniciar uma nova vida. Porém, ao contrário das promessas de felicidade, a realidade que encontra no Rio de Janeiro é completamente diferente.


QUEER

Sinopse: Em 1950. William Lee, um expatriado americano na Cidade do México, passa os dias quase completamente sozinho, exceto por alguns contatos com outros membros da pequena comunidade americana. 

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 
 

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 12 A 18 DE DEZEMBRO DE 2024

 PROGRAMAÇÃO DE 12 A 18 DE DEZEMBRO DE 2024

(SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES)

O CONDE DE MONTE CRISTO

A cinesemana de 12 a 18 de dezembro destaca a estreia do longa italiano A HORA DO ORVALHO, em que o diretor Marco Risi homenageia seu pai, o grande cineasta Dino Risi. Outra novidade da semana é O CONDE DE MONTE CRISTO, nova adaptação do clássico francês escrito por Alexandre Dumas. Também recebemos a produção brasileira ANTES QUE ME ESQUEÇAM, MEU NOME É EDY STAR, documentário do diretor Fernando Morais sobre o artista baiano.

A mostra Bicentenário, que comemora os 200 anos da imigração alemã no Brasil, chega à Cinemateca Paulo Amorim com dois títulos nesta semana: PRAIA DO FUTURO, de Karim Ainouz, e SEGUNDO TEMPO, de Rubens Rewald. E a última Sessão Nostalgia do ano tem gostinho de Natal: é ESQUECERAM DE MIM, um dos filmes mais festejados de 1990 e que fez a fama de Macaulay Culkin.

Confira nossa programação completa e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


O CONDE DE MONTE CRISTO Assista o trailer aqui.

(Le Comte de Monte Cristo - França, 2024, 180min) Direção de Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte, com Pierre Niney, Bastien Bouillon, Anaïs Demoustier. Paris Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Com um público de 7 milhões de espectadores na França, esta nova adaptação de um dos maiores clássicos da literatura francesa é assinada pelos mesmos roteiristas de "Os Três Mosqueteiros - D´Artagnan". Na história, ambientada no início do século XIX, o jovem Edmond Dantè é preso no dia de seu casamento por um crime que não cometeu. Depois de 14 anos, ele consegue fugir da prisão, se apossa de uma fortuna e volta à sua cidade com um elaborado plano de vingança contra seus inimigos.

Sessões: 15h15min (não haverá exibições no domingo e na terça, dias 15 e 17)


ESTREIA: A HORA DO ORVALHO Assista o trailer aqui.

(Il punto di rugiada - Itália, 2023,112min). Direção de Marco Risi, com Massimo De Francovich, Luigi Diberti, Ariella Reggio. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Carlo provocou um acidente de carro, enquanto Manuel foi pego traficando drogas. Ambos são jovens e terão que cumprir a mesma pena: um ano de trabalho social na Villa Bianca, uma casa de repouso. Sob a orientação da enfermeira Luisa e a partir da convivência com os mais velhos, Carlo e Manuel viverão experiências que vão mudar suas vidas para sempre. Marco Risi é filho do grande diretor Dino Risi, considerado o pai da comédia italiana, e fez o filme inspirado nas histórias que viveu ao seu lado.

Sessões: 19h (não haverá exibição na terça, dia 17)


SESSÃO NOSTALGIA:  ESQUECERAM DE MIM

(Home Alone - EUA, 1990, 103min). Direção de Chris Columbus, com Macaulay Culkin, Joe Pesci, Daniel Stern, John Heard e Catherine O'Hara. Livre.

Sinopse: A Sessão Nostalgia do mês de dezembro traz o clássico natalino estrelado por Macaulay Culkin. Kevin McCallister tem 8 anos e é esquecido pela família, que voa para Paris na viagem de férias. Ao acordar e encontrar a casa vazia, Kevin acredita que está vivendo o sonho da liberdade – até ser surpreendido por uma dupla de ladrões. Sucesso de bilheteria à época do seu lançamento, o filme rendeu ao jovem protagonista a indicação para o Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical.

Sessão: domingo, dia 15, às 14h. Ingressos a R$ 10 – preço único


SALA EDUARDO HIRTZ


OS SONHOS DE PEPE Assista o trailer aqui.

(Los Suenõs de Pepe – Uruguai, 2024,86min). Documentário de Pablo Trobo. Pandora Filmes, 12 anos.

Sinopse: O filme nos aproxima de Pepe Mujica, um dos principais políticos da América Latina. Prestes a completar 90 anos, ele segue com um discurso sobre como deixar um mundo melhor para as gerações futuras. Também viaja aos Estados Unidos, Japão, Brasil, Reino Unido, Alemanha e ao interior do Uruguai, se encontrando com grandes líderes mundiais e com pessoas tão simples quanto ele.

Sessões: 15h (não haverá sessão no sábado, dia 14)


MOSTRA FRAPA ACESSÍVEL:  Exibições com acessibilidades abertas, incluindo legendas, audiodescrição e Libras. Entrada franca.

14/12, sábado, às 14h – OESTE OUTRA VEZ, de Erico Rassi


A FAVORITA DO REI Assista o trailer aqui.

(Jeanne Du Barry – França, 2023, 120min). Direção de Maïwenn, com Maïwenn, Johnny Depp, Benjamin Lavernhe. Mares Filmes, 14 anos. Drama histórico.

Sinopse: Na França do século XVIII, a jovem Jeanne Vaubernier aproveita sua beleza para sair da condição miserável em que nasceu. Como amante de um conde, ela se aproxima de ninguém menos que o rei Luis XV – e se torna uma das companhias mais frequentes e envolventes do poderoso monarca. Durante cinco anos, a despeito das regras da corte, Luis XV e Jeanne viveram intensamente sua paixão e entraram para os livros de História. O filme, que abriu o Festival de Cannes em maio passado, causou polêmica por conta da presença de Johnny Depp, que fez sua primeira aparição pública após as denúncias feitas pela sua ex-mulher.

Sessões: 17h


ESTREIA: ANTES QUE ME ESQUEÇAM, MEU NOME É EDY STAR Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 94min). Documentário de Fernando Morais. Lança Filmes, 14 anos.

Sinopse: Edy Star, o pioneiro do Glam no Brasil, tem uma trajetória marcada por glamour e polêmica. Ícone da contracultura underground brasileira, o documentário revela sua personalidade libertária e inovadora e traz depoimentos de artistas como Caetano Veloso, Zeca Baleiro e DJ Zé Pedro.

Sessões: 19h15min (exibições no sábado e terça - dias 14 e 17)


O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 95min). Direção de Anna Muylaert, com Cristina Pereira, Louise Cardoso, Grace Gianoukas, Luis Miranda, Rafa Vitti, Katiuscia Canoro. Vitrine Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Em um mundo distópico, os estereótipos de gênero estão invertidos. Um grupo de mulheres poderosas se diverte em seu clube de campo, enquanto os homens passam por intimidações e ameaças. Mas todo o poder e as mentiras são postos à prova quando três onças escapam do cativeiro e espalham o terror no lugar.

Sessões: 19h15min (exibições no domingo e quarta - dias 15 e 18)


MOSTRA BICENTENÁRIO – em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil. Entrada franca.


PRAIA DO FUTURO

(Brasil/Alemanha, 2014, 106 min). Direção de Karim Ainouz, com Wagner Moura e Jesuíta Barbosa. 14 anos.

Sinopse: Donato trabalha como salva-vidas. Seu irmão caçula, Ayrton, tem grande admiração por ele, devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um deles é Konrad, um alemão de olhos azuis que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. É quando Ayrton, querendo reencontrar o irmão, parte em sua busca na fria Berlim.

Sessão: quinta, dia 12, às 19h15min


SEGUNDO TEMPO

(Brasil/Alemanha, 2023, 107 min). Direção de Rubens Rewald, com Kauê Telloli e Priscila Steinman. 14 anos.

Sinopse: Ana e Carl são dois jovens irmãos que nunca se deram bem, mas, depois de sofrerem uma grande perda familiar, partem em busca de respostas. Os dois tentam encontrar no Brasil e na Alemanha seus próprios caminhos e identidades, atravessando a história de sua família e do século XX.

Sessão: sexta, dia 13, às 19h15min


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos.

Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 12 a 18 DE DEZEMBRO DE 2024

ESTREIAS:

POVO DA FLORESTA

Brasil/ Documentário/ 2023/ 80 min.

Direção: Rafa Calil

Sinopse: O legado da luta de Chico Mendes. O filme acompanha o cotidiano dos moradores do Seringal Cachoeira, onde Chico cresceu, revelando os desdobramentos da luta de um dos maiores ambientalistas brasileiros. O legado de Chico reverbera na região que ainda lida com muitos desafios para garantir que a floresta continue em pé.



DE QUANTA TERRA PRECISA O HOMEM?

Brasil/Documentário/ 2022/ 74 min.

Direção: Adilson Mendes

Sinopse: Poderia o capitalismo ser reformado por dentro? O documentário aborda o encontro improvável de um ex-banqueiro com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), principal movimento social de reforma agrária da América Latina.



EM CARTAZ:

OS SONHOS DE PEPE


Uruguai/ Documentário/2024/ 86min

Direção: Pablo Tropo

Sinopse: Em um planeta a caminho do colapso climático, onde a humanidade persegue um modelo predatório de desenvolvimento e consumo, a filosofia do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, acende um alerta em todos nós. O sonho de Pepe é deixar um planeta melhor para as gerações futuras. No entanto, o tempo está se esgotando e não pode ser recuperado.


SESSÃO ESPECIAL DIA 18 DE DEZEMBRO, ÁS 19H, COM ENTRADA FRANCA: UM CORPO SÓ, de Cacá Nazario

Brasil/ Documentário com elementos de ficção/ 105 min.

Direção: Cacá Nazario

Sinopse: Um documentário com elementos de ficção, teatro e delírio que acompanha a trajetória da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz. O que começa como um registro da produção teatral do grupo acaba tornando-se uma investigação acerca dos limites estéticos e éticos, em que o limiar entre a vida e a arte, a ficção e a realidade, o íntimo e o político é borrado pela possibilidade de entender a imaginação criadora como ferramenta de resistência.


HORÁRIOS DE 12 A 17 DE DEZEMBRO(não há sessões nas segundas):

15h: POVO DA FLORESTA

17h: OS SONHOS DE PEPE

19h: DE QUANTA TERRA PRECISA O HOMEM?


HORÁRIOS DIA 18 DE DEZEMBRO:

15h: POVO DA FLORESTA

17h: OS SONHOS DE PEPE

19H: Sessão especial UM CORPO SÓ – Entrada Franca


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.

CineBancários/ Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre/ (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405