Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Ainda Estou Aqui'

Sinopse: Durante o Regime Militar, a família Paiva sofre um golpe após o desaparecimento de Rubens Paiva. Sua esposa Eunice busca pela verdade no decorrer de sua vida.  

Walter Salles criou duas visões sobre o Brasil em um momento em que o cinema brasileiro a recém estava retomando após a extinção da Embrafilme no início dos anos noventa. Se em "Terra Estrangeira" (1995) era o retrato de uma sociedade indefinida com os desdobramentos do governo Collor, por outro, "Central do Brasil" (1998) mostrava a mesma buscando se recuperar e alcançar um fio de esperança mesmo com um futuro ainda indefinido. Em "Ainda Estou Aqui" (2024) o realizador retorna ainda mais ao passado, ao retratar uma família em busca pelo direito de existir e ter ao menos fé em meio a sombra dos tempos ditatoriais.

Baseado na obra de Marcelo Rubens Paiva, o filme conta a história de sua mãe Eunice (Fernanda Torres) e de sua família durante os tempos da Ditadura Militar da década de setenta. Feliz, e com uma família que ama, Eunice tem os seus dias abalados no momento em que o seu marido Rubens Paiva (Selton Mello) desaparece e logo em seguida o DOPS a leva para interrogatório. Eunice acredita que o seu marido esteja preso, mas terá que enfrentar uma dura jornada para alcançar essa verdade.

É interessante o retrato que Walter Salles faz com relação ao Rio de Janeiro dos anos setenta, onde simboliza uma cidade maravilhosa como ela é, mesmo com a sombra de tempos ditatoriais. Bom exemplo disso é a cena de abertura em que a protagonista está nadando em paz na praia, para logo em seguida ver um helicóptero sobrevoar o local. Para os entendedores daquela época muitos sabem para onde o veículo estava indo e o que seria jogado no mar.

Antes dos desdobramentos da trama, porém, apreciamos a rotina da família, desde brincar na beira da praia, como também as suas atividades dentro de casa. Em meio a isso Walter Salles aproveita para destacar o super8, ferramenta que as pessoas tinham para capturar os momentos, tanto de felicidade, como também das adversidades que aconteciam. Para o cinéfilo, logicamente, essa forma de filmar remete tempos de um cinema de resistência, principalmente para aqueles que apreciaram "Deu Pra Ti Anos 70" (1980).

Porém, as imagens que simbolizam tempos mais dourados daquela família logo vão ganhando tons sombrios e de pura angústia. É então que a protagonista adentra um dos piores pesadelos daqueles que batiam de frente contra a Ditadura, o DOPS, cujo os locais eram até mesmo desconhecidos, mas quem passou por lá sabe que havia grandes chances de não sair vivo. É a partir deste ponto que Fernanda Torres começa a carregar o filme nas costas e de uma forma extremamente fantástica.

Sua personagem Eunice transita entre a fragilidade para uma força interna jamais vista, pois precisa, acima de tudo, se manter viva para cuidar e defender a sua família. Após o DOPS vemos então uma outra Eunice, da qual se encontra consciente da possibilidade do que pode ter acontecido com o seu marido, mas ao mesmo tempo tentando manter a felicidade ainda viva como um todo. Portanto, a cena em que vemos ela levar a sua família para comer sorvete enquanto a vemos observar as demais pessoas felizes no local se torna um dos melhores momentos do filme, pois Fernanda Torres consegue nos transmitir todo o peso dessa cena através do seu olhar profundo.

Além disso, Walter Salles consegue construir elementos que falam por si e sem que alguém possa nos explicar do porque veio a acontecer. A construção narrativa sobre o cachorrinho, por exemplo, é mais do que proposital, pois posteriormente ele sai de cena de forma trágica, mas que simboliza o estado de espírito daqueles personagens. Eles tiveram a chance de enterrar o seu bicho de estimação, mas não obtiveram a possibilidade de enterrar o senhor Paiva em momento algum.

Após isso a vida continua, mesmo através dos escombros emocionais que se encontram naquela família. Walter Salles capricha na transição do tempo, onde as crianças vão crescendo e cada um seguindo o seu próprio destino. Fernanda Torres, por sua vez, surpreende ainda mais ao retratar uma mulher já sentindo o peso do tempo, mas ao mesmo tempo seguindo em frente e se tornando alguém que foi muito além do que se imaginava.

Por conta disso, a cena final onde vemos a personagem ganhar a pele de Fernanda Montenegro é também um momento digno de nota. Ali vemos uma mulher que enfrentou tudo na vida, obtendo a chance das suas palavras serem ouvidas, mas tendo que então enfrentar o lado frágil e humano da vida que todos nós teremos que enfrentar um dia. Porém, ao vê-la testemunhar uma reportagem na tv sobre os tempos da Ditadura, vemos alguém que ainda manteve a sua força interna viva e servindo de exemplo para as gerações futuras de não se rebaixarem na possível volta de tempos ditatoriais que sempre nos assombra.

Indicado ao Globo de Ouro de Melhor Filme de Língua Não-Inglesa  e de Melhor Atriz, "Ainda Estou Aqui" não é somente o retrato da luta de uma mulher, como também um simbolo de uma geração inteira que não baixou a cabeça perante o fascismo que tentou dominar a vida das pessoas através do medo.

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (12/12/24)

KRAVEN - O CAÇADOR

Sinopse: Kraven – O Caçador é uma história visceral sobre o porquê e como um dos vilões mais icônicos da Marvel foi criado. Ambientado antes de sua famosa vingança contra o Homem-Aranha, Aaron Taylor-Johnson estrela como Kraven nesta versão violenta da história.

AS POLACAS

Sinopse: 1917. Fugindo da perseguição aos judeus e dos horrores da guerra e da fome na Europa, a polonesa Rebeca (Valentina Herszage) chega ao Brasil para reencontrar o marido e iniciar uma nova vida. Porém, ao contrário das promessas de felicidade, a realidade que encontra no Rio de Janeiro é completamente diferente.


QUEER

Sinopse: Em 1950. William Lee, um expatriado americano na Cidade do México, passa os dias quase completamente sozinho, exceto por alguns contatos com outros membros da pequena comunidade americana. 

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 
 

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 12 A 18 DE DEZEMBRO DE 2024

 PROGRAMAÇÃO DE 12 A 18 DE DEZEMBRO DE 2024

(SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES)

O CONDE DE MONTE CRISTO

A cinesemana de 12 a 18 de dezembro destaca a estreia do longa italiano A HORA DO ORVALHO, em que o diretor Marco Risi homenageia seu pai, o grande cineasta Dino Risi. Outra novidade da semana é O CONDE DE MONTE CRISTO, nova adaptação do clássico francês escrito por Alexandre Dumas. Também recebemos a produção brasileira ANTES QUE ME ESQUEÇAM, MEU NOME É EDY STAR, documentário do diretor Fernando Morais sobre o artista baiano.

A mostra Bicentenário, que comemora os 200 anos da imigração alemã no Brasil, chega à Cinemateca Paulo Amorim com dois títulos nesta semana: PRAIA DO FUTURO, de Karim Ainouz, e SEGUNDO TEMPO, de Rubens Rewald. E a última Sessão Nostalgia do ano tem gostinho de Natal: é ESQUECERAM DE MIM, um dos filmes mais festejados de 1990 e que fez a fama de Macaulay Culkin.

Confira nossa programação completa e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


O CONDE DE MONTE CRISTO Assista o trailer aqui.

(Le Comte de Monte Cristo - França, 2024, 180min) Direção de Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte, com Pierre Niney, Bastien Bouillon, Anaïs Demoustier. Paris Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Com um público de 7 milhões de espectadores na França, esta nova adaptação de um dos maiores clássicos da literatura francesa é assinada pelos mesmos roteiristas de "Os Três Mosqueteiros - D´Artagnan". Na história, ambientada no início do século XIX, o jovem Edmond Dantè é preso no dia de seu casamento por um crime que não cometeu. Depois de 14 anos, ele consegue fugir da prisão, se apossa de uma fortuna e volta à sua cidade com um elaborado plano de vingança contra seus inimigos.

Sessões: 15h15min (não haverá exibições no domingo e na terça, dias 15 e 17)


ESTREIA: A HORA DO ORVALHO Assista o trailer aqui.

(Il punto di rugiada - Itália, 2023,112min). Direção de Marco Risi, com Massimo De Francovich, Luigi Diberti, Ariella Reggio. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Carlo provocou um acidente de carro, enquanto Manuel foi pego traficando drogas. Ambos são jovens e terão que cumprir a mesma pena: um ano de trabalho social na Villa Bianca, uma casa de repouso. Sob a orientação da enfermeira Luisa e a partir da convivência com os mais velhos, Carlo e Manuel viverão experiências que vão mudar suas vidas para sempre. Marco Risi é filho do grande diretor Dino Risi, considerado o pai da comédia italiana, e fez o filme inspirado nas histórias que viveu ao seu lado.

Sessões: 19h (não haverá exibição na terça, dia 17)


SESSÃO NOSTALGIA:  ESQUECERAM DE MIM

(Home Alone - EUA, 1990, 103min). Direção de Chris Columbus, com Macaulay Culkin, Joe Pesci, Daniel Stern, John Heard e Catherine O'Hara. Livre.

Sinopse: A Sessão Nostalgia do mês de dezembro traz o clássico natalino estrelado por Macaulay Culkin. Kevin McCallister tem 8 anos e é esquecido pela família, que voa para Paris na viagem de férias. Ao acordar e encontrar a casa vazia, Kevin acredita que está vivendo o sonho da liberdade – até ser surpreendido por uma dupla de ladrões. Sucesso de bilheteria à época do seu lançamento, o filme rendeu ao jovem protagonista a indicação para o Globo de Ouro de melhor ator em comédia ou musical.

Sessão: domingo, dia 15, às 14h. Ingressos a R$ 10 – preço único


SALA EDUARDO HIRTZ


OS SONHOS DE PEPE Assista o trailer aqui.

(Los Suenõs de Pepe – Uruguai, 2024,86min). Documentário de Pablo Trobo. Pandora Filmes, 12 anos.

Sinopse: O filme nos aproxima de Pepe Mujica, um dos principais políticos da América Latina. Prestes a completar 90 anos, ele segue com um discurso sobre como deixar um mundo melhor para as gerações futuras. Também viaja aos Estados Unidos, Japão, Brasil, Reino Unido, Alemanha e ao interior do Uruguai, se encontrando com grandes líderes mundiais e com pessoas tão simples quanto ele.

Sessões: 15h (não haverá sessão no sábado, dia 14)


MOSTRA FRAPA ACESSÍVEL:  Exibições com acessibilidades abertas, incluindo legendas, audiodescrição e Libras. Entrada franca.

14/12, sábado, às 14h – OESTE OUTRA VEZ, de Erico Rassi


A FAVORITA DO REI Assista o trailer aqui.

(Jeanne Du Barry – França, 2023, 120min). Direção de Maïwenn, com Maïwenn, Johnny Depp, Benjamin Lavernhe. Mares Filmes, 14 anos. Drama histórico.

Sinopse: Na França do século XVIII, a jovem Jeanne Vaubernier aproveita sua beleza para sair da condição miserável em que nasceu. Como amante de um conde, ela se aproxima de ninguém menos que o rei Luis XV – e se torna uma das companhias mais frequentes e envolventes do poderoso monarca. Durante cinco anos, a despeito das regras da corte, Luis XV e Jeanne viveram intensamente sua paixão e entraram para os livros de História. O filme, que abriu o Festival de Cannes em maio passado, causou polêmica por conta da presença de Johnny Depp, que fez sua primeira aparição pública após as denúncias feitas pela sua ex-mulher.

Sessões: 17h


ESTREIA: ANTES QUE ME ESQUEÇAM, MEU NOME É EDY STAR Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 94min). Documentário de Fernando Morais. Lança Filmes, 14 anos.

Sinopse: Edy Star, o pioneiro do Glam no Brasil, tem uma trajetória marcada por glamour e polêmica. Ícone da contracultura underground brasileira, o documentário revela sua personalidade libertária e inovadora e traz depoimentos de artistas como Caetano Veloso, Zeca Baleiro e DJ Zé Pedro.

Sessões: 19h15min (exibições no sábado e terça - dias 14 e 17)


O CLUBE DAS MULHERES DE NEGÓCIOS Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2024, 95min). Direção de Anna Muylaert, com Cristina Pereira, Louise Cardoso, Grace Gianoukas, Luis Miranda, Rafa Vitti, Katiuscia Canoro. Vitrine Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Em um mundo distópico, os estereótipos de gênero estão invertidos. Um grupo de mulheres poderosas se diverte em seu clube de campo, enquanto os homens passam por intimidações e ameaças. Mas todo o poder e as mentiras são postos à prova quando três onças escapam do cativeiro e espalham o terror no lugar.

Sessões: 19h15min (exibições no domingo e quarta - dias 15 e 18)


MOSTRA BICENTENÁRIO – em comemoração aos 200 anos da imigração alemã no Brasil. Entrada franca.


PRAIA DO FUTURO

(Brasil/Alemanha, 2014, 106 min). Direção de Karim Ainouz, com Wagner Moura e Jesuíta Barbosa. 14 anos.

Sinopse: Donato trabalha como salva-vidas. Seu irmão caçula, Ayrton, tem grande admiração por ele, devido à coragem demonstrada ao se atirar no mar para resgatar desconhecidos. Um deles é Konrad, um alemão de olhos azuis que muda por completo a vida de Donato após ser salvo por ele. É quando Ayrton, querendo reencontrar o irmão, parte em sua busca na fria Berlim.

Sessão: quinta, dia 12, às 19h15min


SEGUNDO TEMPO

(Brasil/Alemanha, 2023, 107 min). Direção de Rubens Rewald, com Kauê Telloli e Priscila Steinman. 14 anos.

Sinopse: Ana e Carl são dois jovens irmãos que nunca se deram bem, mas, depois de sofrerem uma grande perda familiar, partem em busca de respostas. Os dois tentam encontrar no Brasil e na Alemanha seus próprios caminhos e identidades, atravessando a história de sua família e do século XX.

Sessão: sexta, dia 13, às 19h15min


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.


Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos.

Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS DE 12 a 18 DE DEZEMBRO DE 2024

ESTREIAS:

POVO DA FLORESTA

Brasil/ Documentário/ 2023/ 80 min.

Direção: Rafa Calil

Sinopse: O legado da luta de Chico Mendes. O filme acompanha o cotidiano dos moradores do Seringal Cachoeira, onde Chico cresceu, revelando os desdobramentos da luta de um dos maiores ambientalistas brasileiros. O legado de Chico reverbera na região que ainda lida com muitos desafios para garantir que a floresta continue em pé.



DE QUANTA TERRA PRECISA O HOMEM?

Brasil/Documentário/ 2022/ 74 min.

Direção: Adilson Mendes

Sinopse: Poderia o capitalismo ser reformado por dentro? O documentário aborda o encontro improvável de um ex-banqueiro com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), principal movimento social de reforma agrária da América Latina.



EM CARTAZ:

OS SONHOS DE PEPE


Uruguai/ Documentário/2024/ 86min

Direção: Pablo Tropo

Sinopse: Em um planeta a caminho do colapso climático, onde a humanidade persegue um modelo predatório de desenvolvimento e consumo, a filosofia do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, acende um alerta em todos nós. O sonho de Pepe é deixar um planeta melhor para as gerações futuras. No entanto, o tempo está se esgotando e não pode ser recuperado.


SESSÃO ESPECIAL DIA 18 DE DEZEMBRO, ÁS 19H, COM ENTRADA FRANCA: UM CORPO SÓ, de Cacá Nazario

Brasil/ Documentário com elementos de ficção/ 105 min.

Direção: Cacá Nazario

Sinopse: Um documentário com elementos de ficção, teatro e delírio que acompanha a trajetória da Tribo de Atuadores Oi Nóis Aqui Traveiz. O que começa como um registro da produção teatral do grupo acaba tornando-se uma investigação acerca dos limites estéticos e éticos, em que o limiar entre a vida e a arte, a ficção e a realidade, o íntimo e o político é borrado pela possibilidade de entender a imaginação criadora como ferramenta de resistência.


HORÁRIOS DE 12 A 17 DE DEZEMBRO(não há sessões nas segundas):

15h: POVO DA FLORESTA

17h: OS SONHOS DE PEPE

19h: DE QUANTA TERRA PRECISA O HOMEM?


HORÁRIOS DIA 18 DE DEZEMBRO:

15h: POVO DA FLORESTA

17h: OS SONHOS DE PEPE

19H: Sessão especial UM CORPO SÓ – Entrada Franca


Ingressos

Os ingressos podem ser adquiridos a R$ 12 na bilheteria do CineBancários. Idosos (as), estudantes, bancários (as), jornalistas sindicalizados (as), portadores de ID Jovem e pessoas com deficiência pagam R$ 6. São aceitos cartões nas bandeiras Banricompras, Visa, MasterCard e Elo. Na quinta-feira, a meia-entrada é para todos e todas.

EM TODAS AS QUINTAS TEMOS A PROMOÇÃO QUE REDUZ O VALOR DO INGRESSO PARA TODOS E EM TODAS AS SESSÕES PARA R$ 6,00.

CineBancários/ Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre/ (51) 3030.9405 ou pelo e-mail cinebancarios@sindbancarios.org.br


C i n e B a n c á r i o s 

Rua General Câmara, 424, Centro 

Porto Alegre - RS - CEP 90010-230 

Fone: 51- 30309405

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024

Cine Dica: Sessão Clube de Cinema (12/12): "Anhangabaú" na Sala Redenção (Ciclo Documentários)

Nesta quinta-feira (12), o Clube de Cinema encerra o Ciclo Documentários com a exibição de Anhangabaú, documentário vencedor do Festival de Cinema de Gramado 2023. A sessão contará com a presença especial do diretor Lufe Bollini, que participará de um bate-papo conosco sobre o processo de produção do filme. O documentário aborda as disputas territoriais da cidade de São Paulo, conectando a resistência indígena Mbyá-Guarani, a ocupação artística da Ouvidor 63 e o legado do Teatro Oficina Uzyna Uzona.


A sessão é aberta ao público e gratuita, traga seus amigos! Veja mais informações:


SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Redenção, UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333 – Campus Central)

Data: 12/12/2024, quinta-feira, às 19h.

Anhangabaú

Brasil, 2023, Livre, 88min

Direção: Lufe Bollini

Equipe: Rafael Avancini (fotografia), André Luís Garcia (roteiro)

Sinopse: Anhangabaú conecta os conflitos territoriais da comunidade indígena Guarani Mbya com a resistência da Ouvidor, a maior ocupação artística da América Latina, e do grupo Teatro Oficina Uzyna Uzona, na cidade de São Paulo.

Contamos com sua presença, até lá!

Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok 

Cine Dica: CINEMATECA CAPITÓLIO PROGRAMAÇÃO 10 a 15 de dezembro de 2024

Falsa Loura

A Cinemateca Capitólio e a revista La Vida Útil apresentam na cidade de Porto Alegre, entre 10 e 15 de dezembro, a Semana Mundial da Cinefilia, uma edição especial da programação argentina que celebra a paixão cinéfila e os encontros na sala de cinema.


FILME ITALIANO NA SESSÃO DE ABERTURA

Na terça-feira, 10 de dezembro, a sessão de abertura apresenta uma obra-prima desconhecida do mestre italiano Luigi Comencini: A Maleta dos Sonhos. Lançado em 1953, a obra narra história de um velho ator do cinema mudo que ganha a vida projetando filmes condenados à destruição.


EXIBIÇÕES EM 35MM

Na quarta-feira, 11 de dezembro, às 20h30, Vento Norte, de Salomão Scliar, o primeiro longa de ficção do cinema sonoro produzido no RS, será exibido em 35mm, a partir da cópia do acervo do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa. No sábado, 14 de dezembro, às 20h30, um filme surpresa de um grande nome da cinematografia argentina, com a presença de Odete Lara no elenco, será exibido em 35mm, em uma cortesia do Museo del Cine, de Buenos Aires. O filme O Menino e o Vento, de Carlos Hugo Christensen, também será projetado em 35mm no domingo, 15 de dezembro, às 18h.


PROJETO RAROS 300

Venha celebrar durante toda a madrugada a trecentésima noite da sessão mais especial da Cinemateca Capitólio na Semana Mundial da Cinefilia! A maratona festiva do Raros 300 começa na noite da sexta-feira, 13 de dezembro, às 23h59, com a exibição da cópia restaurada do cultuado longa brasileiro Onda Nova, de José Antônio Garcia e Ícaro Martins, sobre o time de futebol feminino Gayvotas Futebol Clube e segue até a manhã de sábado com dois filmes que narram histórias insólitas, aventureiras e pitorescas no mundo do cinema: o canadense Crime Wave, de John Paisz, e o norte-americano Drive-in, de Rod Amateau.


CARLOS REICHENBACH NO ENCERRAMENTO DO ANO

No domingo, 15 de dezembro, às 20h30, a sessão de encerramento apresenta uma projeção em 35mm de Falsa Loura, o último longa-metragem do diretor brasileiro Carlos Reichenbach, lançado em 2007.


GRADE DE HORÁRIOS

10 a 15 de dezembro de 2024


10 de dezembro (terça-feira)

15h – Tudo Que Imaginamos Como Luz (pré-estreia)

17h – Malu

20h – A Maleta dos Sonhos (Luigi Comencini, 1953, 84 minutos)


11 de dezembro (quarta-feira)

15h30 – Hoteles japoneses: Nuvens Dispersas (Mikio Naruse, 1967, 108 minutos)

18h – Helena y Eva (A entrevista 19′, Horas extras 17′, Meio-dia 10′, O emprego 25′) + conversa sobre a programação

20h30 – Souvenir brasileiro: Memória (Roberto Henkin, 1990, 14 minutos) + Vento Norte (Salomão Scliar, 1951, 75 minutos) 35mm


12 de dezembro (quinta-feira)

15h – Hoteles japoneses: Grampo Ornamental (Hiroshi Shimizu, 1941, 75 minutos)

16h30 – Hoteles japoneses: Love Hotel (Shinji Somai, 1985, 88 minutos)

18h – SELECCIÓN OFICIAL: A Vida de um Homem Amoroso (Yukio Abe, 1991, 55 minutos) + L.A. Plays Itself (Fred Halsted, 1972, 55 minutos)

20h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Uma Menina Decente (Klaus Lemke, Peter Hajek, 1968, 10 minutos) + Rocker (Klaus Lemke, 1972, 86 minutos)


13 de dezembro (sexta-feira)

15h – Hoteles japoneses: Dias de Juventude (Yasujirô Ozu, 1928, 104 minutos)

17h – Hoteles japoneses: Tripas de Anjo: Sala Vermelha (Chûsei Sone, 1979, 76 minutos)

18h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Os Homens que Eu Tive (Tereza Trautman, 1973, 80 minutos)

20h30 – SELECCIÓN OFICIAL: Não Quero Ser Um Homem (Ernst Lubitsch, 1918, 45 minutos)


PROJETO RAROS 300

23h59 – Onda Nova (José Antônio Garcia e Ícaro Martins, 1983, 93 minutos)

02h – Crime Wave (John Paizs, 1985, 80 minutos)

04h – Drive-in (Rod Amateau, 1976, 96 minutos)


14 de dezembro (sábado)

15h – Noir criollo vs. Noir caboclo: A Besta Deve Morrer (Román Viñoly Barreto, 1952, 95 minutos)

17h – SELECCIÓN OFICIAL: Arrebato (Ivan Zulueta, 1979, 105 minutos)

19h – SELECCIÓN OFICIAL: Travolta e Eu (Patricia Mazuy, 1993, 60 minutos)

20h30 – Souvenir argentino: Sábado à Noite, Cinema (Fernando Ayala, 1960, 97 minutos) 35mm


15 de dezembro (domingo)

15h – Noir criollo vs. Noir caboclo: Veneno (Gianni Pons, 1952, 75 minutos)

16h30 – Christensen Argentino: Nunca Abras Essa Porta (Carlos Hugo Christensen, 1952, 85 minutos)

18h – Christensen Brasileiro: O Homem Sensorial (Eugenio Puppo, 2013, 15 minutos) + O Menino e o Vento (Carlos Hugo Christensen, 1967, 100 minutos) 35mm

20h30 – Encerramento: Falsa Loura (Carlos Reichenbach, 2007, 103 minutos) 35mm

Cine Curiosidade: Indicados ao Globo de Ouro 2025

Para alegria dos brasileiros cinéfilos "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, é indicado ao Oscar de Melhor Filme de língua Estrangeira, enquanto Fernanda Torres recebe a sua primeira indicação na categoria. Resta torcer para que isso sirva de termômetro para o próximo Oscar. Confira a lista completa.     

 

Cinema

Melhor Filme de Drama

O Brutalista

Um Completo Desconhecido

Conclave

Dune: Parte 2

Nickel Boys

Setembro 5


Melhor Filme de Comédia ou Musical

Anora

Rivais

Emilia Perez

A Verdadeira Dor

A Substância

Wicked


Melhor Direção

Jacques Audiard, Emilia Pérez

Sean Baker, Anora

Edward Berger, Conclave

Brady Corbet, O Brutalista

Coralie Fargeat, A Substância

Payal Kapadia, Tudo Que Imaginamos Como Luz


Melhor Ator em Filme de Drama

Adrien Brody, O Brutalista

Timothée Chalamet, Um Completo Desconhecido

Daniel Craig, Queer

Colman Domingo, Sing Sing

Ralph Fiennes, Conclave

Sebastian Stan, O Aprendiz


Melhor Atriz em Filme de Drama

Pamela Anderson, The Last Showgirl

Angelina Jolie, Maria Callas

Nicole Kidman, Babygirl

Tilda Swinton, O Quarto ao Lado

Fernanda Torres, Ainda Estou Aqui

Kate Winslet, Lee


Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical

Jesse Eisenberg, A Verdadeira Dor

Hugh Grant, Herege

Gabriel LaBelle, Saturday Night

Jesse Plemons, Tipos de Gentileza

Glen Powell, Assassino por Acaso

Sebastian Stan, Um Homem Diferente


Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical

Amy Adams, Canina

Cynthia Erivo, Wicked

Karla Sofía Gascón, Emilia Pérez

Mikey Madison, Anora

Demi Moore, A Substância

Zendaya, Rivais


Melhor Ator Coadjuvante

Denzel Washington, Gladiador II

Kieran Culkin, A Verdadeira Dor

Guy Pearce, O Brutalista

Jeremy Strong, O Aprendiz

Yura Borisov, Anora

Edward Norton, Um Completo Desconhecido


Melhor Atriz Coadjuvante

Selena Gomez, Emilia Pérez

Ariana Grande, Wicked

Felicity Jones, O Brutalista

Margaret Qualley, A Substância

Isabella Rossellini, Conclave

Zoe Saldaña, Emilia Pérez


Melhor Roteiro

Emilia Pérez

Anora

O Brutalista

A Verdadeira Dor

A Substância

Conclave


Melhor Trilha Sonora

O Brutalista

Conclave

Robô Selvagem

Emilia Pérez

Rivais

Duna: Parte 2


Melhor Canção Original

The Last Showgirl – “Beautiful That Way”

Rivais – “Compress/Repress”

Emilia Pérez – “El Mal”

Better Man – “Forbidden Road”

Robô Selvagem — “Kiss the Sky”

Emilia Pérez – “Mi Camino”


Melhor Filme de Língua Não-Inglesa

Tudo Que Imaginamos Como Luz

Emilia Pérez

The Girl With the Needle

Ainda Estou Aqui

The Seed of the Sacred Fig

Vermiglio


Melhor Filme de Animação

Flow

Divertida Mente 2

Memórias de um Caracol

Moana 2

Wallace & Gromit: Avengança

Robô Selvagem


Maior Evento Cinematográfico do Ano

Alien: Romulus

Os Fantasmas Ainda se Divertem: Beetlejuice Beetlejuice

Deadpool & Wolverine

Gladiador 2

Divertida Mente 2

Twisters

Wicked

Robô Selvagem


Televisão/Streaming

Melhor Série de Drama

O Dia do Chacal

A Diplomata

Sr. e Sra. Smith

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão

Slow Horses

Round 6


Melhor Ator de Drama em Série de TV

Donald Glover, Sr. e Sra. Smith

Jake Gyllenhaal, Acima de Qualquer Suspeita

Gary Oldman, Slow Horses

Eddie Redmayne, O Dia Do Chacal

Hiroyuki Sanada, Xógum

Billy Bob Thornton, Landman


Melhor Atriz de Drama em Série de TV

Kathy Bates, Matlock

Emma D’Arcy, A Casa do Dragão

Maya Erskine, Sr. e Sra. Smith

Keira Knightley, Black Doves

Keri Russell, A Diplomata

Anna Sawai, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão


Melhor Série de Comédia

Abbott Elementary

O Urso

Magnatas do Crime

Hacks

Ninguém Quer

Only Murders in the Building


Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical

Adam Brody, Ninguém Quer

Ted Danson, Um Espião Infiltrado

Steve Martin, Only Murders in the Building

Jason Segel, Falando a Real

Martin Short, Only Murders in the Building

Jeremy Allen White, O Urso


Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical

Kristen Bell, Ninguém Quer

Quinta Brunson, Abbott Elementary

Ayo Edebiri, O Urso

Selena Gomez, Only Murders in the Building

Kathryn Hahn, Agatha Desde Sempre

Jean Smart, Hacks


Melhor Filme para TV ou Série Limitada

Monstros

Bebê Rena

Difamação

Pinguim

True Detective: Terra Noturna

Ripley


Melhor Ator de Filme para TV ou Série Limitada

Colin Farrell, Pinguim

Richard Gadd, Bebê Rena

Kevin Kline, Disclaimer

Cooper Koch, Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais

Ewan McGregor, Um Cavalheiro Em Moscou

Andrew Scott, Ripley


Melhor Atriz de Filme para TV ou Série Limitada

Cate Blanchett, Disclaimer

Jodie Foster, True Detective: Night Country

Cristin Milioti, Pinguim

Sofía Vergara, Griselda

Naomi Watts, Feud: Capote vs. the Swans

Kate Winslet, O Regime


Melhor Ator Coadjuvante em Título para a Televisão ou Streaming

Tadanobu Asano, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão

Javier Bardem, Monstros: Irmãos Menendez: Assassinos de Pais

Harrison Ford, Falando a Real

Jack Lowden, Slow Horses

Diego Luna, A Máquina

Ebon Moss-Bachrach, O Urso


Melhor Atriz Coadjuvante em Título para a Televisão ou Streaming

Liza Colón-Zayas, O Urso

Hannah Einbinder, Hacks

Dakota Fanning, Ripley

Jessica Gunning, Bebê Rena

Allison Janney, A Diplomata

Kali Reis, True Detective: Night Country


Melhor Comediante

Jamie Foxx, What Had Happened Was

Nikki Glaser, Someday You’ll Die

Seth Meyers, Dad Man Walking

Adam Sandler, Love You

Ali Wong, Single Lady

Ramy Youssef, More Feelings


Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

ZineClube: https://linktr.ee/ccpa1948

 
Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin Instagram e Tik Tok