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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 3 de outubro de 2023

Cine Dica: OUTUBRO NA CINEMATECA CAPITÓLIO

Deus e o Diabo na Terra do Sol


BERLANGA & BARDEM

De 05 a 18 de outubro, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Berlanga & Bardem, dedicada a Luis García Berlanga e Juan Antonio Bardem, dois grandes realizadores que começaram suas trajetórias juntos, no início da década de 1950, e revolucionaram o cinema espanhol.

A programação é uma realização da Cinemateca Capitólio e do Instituto Cervantes de Porto Alegre, com apoio do Ministerio de Asuntos Exteriores, Unión Europea y Cooperación, e da Versátil Filmes. O valor do ingresso é R$ 10,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6680/berlanga-bardem/


ANIMAÇÃO BRASILEIRA NA SESSÃO VAGALUME

Em outubro, a Sessão Vagalume do Programa de Alfabetização Audiovisual apresenta a animação brasileira Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro, de Guilherme Fiúza Zenha (Brasil, 2022, Animação, 72 min, Livre), nos dias 07 e 10, sempre às 15h. A sessão tem entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6649/sessao-vagalume-chef-jack-o-cozinheiro-aventureiro/


PROJETO RAROS ESPECIAL NA SEXTA-FEIRA 13

Na sexta-feira, 13 de outubro, às 19h30, uma edição especial do Projeto Raros apresenta o programa duplo com Tara Diabólica (The Sadist, 1963), de James Landis, primeiro longa fotografado pelo lendário Vilmos Zsigmond nos Estados Unidos, e Malatesta's Carnival of Blood (1973), inventivo horror b dirigido por Christopher Speeth. Com apoio do Imaculada Pub e apresentação do crítico Cristian Verardi, a sessão tem entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6687/projeto-raros-especial-sexta-feira-13/


O CINEMA É NICHOLAS RAY E IDA LUPINO

A partir de 14 de outubro, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra O Cinema é Nicholas Ray e Ida Lupino, com oito filmes dirigidos por dois nomes incontornáveis da virada moderna do cinema hollywoodiano, incluindo Johnny Guitar, No Silêncio da Noite, Cinzas que Queimam e O Mundo Odeia-me. Em novembro, uma segunda parte do ciclo apresentará mais filmes, com foco nos trabalhos de atuação de Ray e Lupino. 


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6682/o-cinema-e-nicholas-ray-e-ida-lupino


A CINEMATECA É BRASILEIRA

A partir de 20 de outubro, a Cinemateca Capitólio recebe a mostra A Cinemateca é Brasileira, que faz parte do Projeto Viva Cinemateca, lançado em junho de 2023, que reúne os grandes projetos da Cinemateca Brasileira voltados à recuperação de importantes acervos, além da modernização de sua sede e infraestrutura técnica. Para a mostra, a curadoria da Cinemateca Brasileira preparou uma seleção de 19 filmes que perpassam diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas, demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo dos mais de 120 anos de história. A sessão de abertura, na sexta-feira, 20 de outubro, às 19h30, apresentará a nova restauração de Deus e o Diabo na Terra do Sol, obra-prima de Glauber Rocha. A programação tem entrada franca.


Em breve será divulgada a programação completa.

segunda-feira, 2 de outubro de 2023

Cine Especial: Clube de Cinema - 'Nosso Sonho'

Nota: Filme exibido para os associados no dia 01/10/23

Sinopse: cinebiografia de Claudinho e Buchecha, dupla de maior sucesso do funk melody nacional em todos os tempos e ícone máximo do gênero na música popular brasileira. 

Nunca me interessei muito pelo funk, mesmo eu tendo crescido nos anos noventa quando a mesma disparava nas rádios e fazia o seu devido sucesso nos programas de tv. Porém, certa vez eu estava viajando para Nova Petrópolis e meus colegas estavam ouvindo rádio e da qual estava tocando funk. Foi a partir daquele momento que eu comecei a prestar mais atenção na letra, sendo que as canções nada mais eram do que a realidade que estes jovens conviviam na periferia.

São músicas que vai desde a pobreza, falta de emprego, preconceito, sexo e a luta perante um sistema que somente serve para mastigá-los. Com o tempo comecei a respeitar mais esse tipo de música e o que fez me relembrar de Claudinho e Buchecha, a dupla de funk mais famosa do Brasil e que fez parte da cultura pop brasileira dos anos noventa. Eis então que chega "Nosso Sonho" (2023), cinebiografia que reconstitui os fatos dessa dupla improvável, mas que logo obteriam o grande sucesso em meio aos percalços.

Dirigido por Eduardo Albergaria, o filme é uma reconstituição sobre a história da famosa dupla de cantores brasileiros Claudinho e Buchecha (interpretados, respectivamente, por Lucas Penteado e Juan Paiva). A trama é narrada a partir do ponto de vista de Buchecha e mostra como a amizade entre os dois - que começou ainda na infância - se transformou em um poderoso combustível para a superação de desafios e diversas conquistas do duo, incluindo o status de maiores fenômenos do funk melody nacional de todos os tempos. O título da produção presta uma homenagem a uma das canções mais conhecidas do grupo, lançada em 1996. Partindo de uma comunidade em Niterói, no Rio de Janeiro, a dupla conquistou o Brasil a partir de ritmo, poesia e músicas envolventes.

Como eu sou mais envolvido com relação ao universo do cinema eu fiquei até mesmo surpreso com relação ao destino trágico de Claudinho que morreu precocemente em um acidente de carro. O filme, portanto, começa com Buchecha sozinho e tendo uma sensação de desconforto, como se algo de ruim está prestes acontecer. O filme logo retorna ao passado, onde mostra como eles se conheceram e formando assim uma bela amizade para dizer o mínimo.

São dois lados da mesma moeda, da qual são distintas, mas que precisam uma da outra. Enquanto Claudinho era força da natureza em termos de persistência, Buchecha era alguém que possuía um talento por dentro, mas que precisava de alguém para puxá-lo para fora e assim nascer alguém que iria muito além do que se imaginava. Esse entrave era justificado com a presença do pai, interpretado com intensidade pelo ator Nando Cunha, cujo talento não despertou quando devia, se entregando a na bebida e fazendo disso um teste para que Buchecha soubesse ou não futuramente saber perdoá-lo pela sua fraqueza.

Com uma reconstituição de época cuidadosa, o filme remete os tempos de mudança em que o Brasil estava passando, desde a mudanças do governo como também a explosão do politicamente incorreto, mas do qual o mesmo dava mais liberdade para os artistas passarem a mensagem sobre o que conviviam. O funk. por sua vez, foi visto como algo negativo para os conservadores, mas fazendo um público sair do morro e começar a dançar através das músicas que faziam para eles todo o sentido. A dupla, portanto, serviu para quebrar um sistema camuflado pelo lado conservador e fazendo com que muitas classes enxergassem essas pessoas com outros olhos.

Embora com algumas pinceladas aqui e ali para dar maior apelo dramático, o filme obtém um ar mais verossímil graças a dupla de atores que se vê a vontade interpretando os respectivos cantores. Lucas Penteado, por exemplo, imprimi uma aura forte ao interpretar Claudinho, ao ponto de fazer da sua imagem uma espécie de predestinado ao ajudar Bochecha em não somente seguir no ramo da música, como também insistir para que o seu amigo faça as pazes com o seu pai como um todo. Portanto, ao vermos Claudinho saindo de cena em um determinado show, não só sabemos o que irá acontecer em seguida, como também nos passa a entender que a sua missão foi cumprida.

"Nosso Sonho" é sobre a vida e a superação de jovens que estavam predestinados a serem um dos maiores cantores do funk brasileiro e cuja suas jornadas facilmente nos conquista de imediato. 

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEMATECA CAPITÓLIO 05 a 11 de outubro de 2023

Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro

 CLÁSSICOS ESPANHOIS EM DESTAQUE

De 05 a 18 de outubro, a Cinemateca Capitólio apresenta a mostra Berlanga & Bardem, dedicada a Luis García Berlanga e Juan Antonio Bardem, dois grandes realizadores que começaram suas trajetórias juntos, no início da década de 1950, e revolucionaram o cinema espanhol. A programação é uma realização da Cinemateca Capitólio e do Instituto Cervantes de Porto Alegre, com apoio do Ministerio de Asuntos Exteriores, Unión Europea y Cooperación, e da Versátil Filmes. O valor do ingresso é R$ 10,00.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/novidades/6680/berlanga-bardem/


ANIMAÇÃO BRASILEIRA NA SESSÃO VAGALUME

Em outubro, a Sessão Vagalume do Programa de Alfabetização Audiovisual apresenta a animação brasileira Chef Jack: O Cozinheiro Aventureiro, de Guilherme Fiúza Zenha (Brasil, 2022, Animação, 72 min, Livre), nos dias 07 e 10, sempre às 15h. A sessão tem entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6649/sessao-vagalume-chef-jack-o-cozinheiro-aventureiro/


LANÇAMENTO DE FLORES DA PRIMAVERA

Na quinta-feira, 11 de outubro, às 19h30, a Cinemateca Capitólio apresenta a sessão de lançamento do longa-metragem Flores da Primavera, de João Pedro Fiuza. Entrada franca.


Mais informações: http://www.capitolio.org.br/eventos/6683/flores-da-primavera/


GRADE DE HORÁRIOS

05 a 11 de outubro de 2023


05 de outubro (quinta-feira)

15h – Terra de Deus

17h30 – Lobo e Cão

19h30 – Bem-vindo, Mr. Marshall!


06 de outubro (sexta-feira)

15h – Terra de Deus

17h30 – Retratos Fantasmas

19h30 – Morte de um Ciclista


07 de outubro (sábado)

15h – Sessão Vagalume: Chef Jack

17h – Lobo e Cão

19h – Plácido


08 de outubro (domingo)

15h – Sessão Vagalume: Chef Jack

17h – Retratos Fantasmas

19h – O Carrasco


10 de outubro (terça-feira)

15h – Terra de Deus

17h30 – Lobo e Cão

19h30 – Aquele Casal Feliz


11 de outubro (quarta-feira)

15h – Terra de Deus

17h30 – Retratos Fantasmas

19h30 – Flores da Primavera

domingo, 1 de outubro de 2023

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'Castelo de Vidro'

Sobre o Filme: Baseado no livro autobiográfico de Jeannette Walls, “O castelo de vidro” é a história de uma família disfuncional que vive sob os desígnios de Rex (Woody Harrelson), um pai idealista que odeia a artificialidade da vida moderna e roda os EUA de cidade em cidade ocupando casas abandonadas com sua mulher e quatro filhos. O filme se constrói quase como um culto à personalidade desse pai brilhante e sonhador, mas também alcoólatra, negligente e arredio. A figura do pai é vista a partir do ponto de vista de Jeannette, e os flashbacks funcionam como uma coleção de memórias ora belas, ora traumáticas, por exemplo, ele “ensina” a filha a nadar na marra, jogando-a na água.

O roteiro apresenta uma narrativa não linear que se mescla entre o passado e presente, em que o público acompanha o crescimento e amadurecimento de Jeannette, interpretada pelas atrizes Ella Anderson e Chandler Head e a vê adulta, independente e transformada pela performance impecável de Brie Larson,  ganhadora do Oscar pelo "O Quarto de Jack" (2015) e que veio a se tornar a heroína Capitã Marvel no cinema. O filme ganha a atenção do público não só por ser baseado em fatos reais, mas também por retratar uma história nua e crua que retrata problemas como alcoolismo, falta de ambição, injustiça, violência, desarmonia, desaforos e ressalta a força da identidade família, além de questionar o perdão. Tais elementos farão com que o espectador se sensibilize e até se identifique em determinados momentos, mesmo quando eles soam previsíveis para dizer o mínimo.

Toda a dramaticidade fica por conta dos personagens. As atrizes mirins que encarnam Jeannette são boas e os conflitos entre pai e filha são bem executados ao ponto de fazer o espectador se sensibilizar e até se colocar no lugar da garota. Chandler Head faz uma Jeannette que, apesar de amar muito o pai e estar sempre ao seu lado, ela está ciente do quanto aquela vida é prejudicial não só para si, mas também para os seus irmãos, fazendo com que a garota bata de frente com o pai diversas vezes, trazendo boas entonações nas cenas, além de diálogos consistentes e emotivos.

Já Harrelson consegue impor carisma e crueldade em Rex, que é o personagem com mais nuances ao longo pra projeção, justamente por sua capacidade de, por meio das mudanças de postura e entonação, soar doce ou malicioso. A surpresa, porém, fica com a jovem Ella Anderson, que interpreta a protagonista em sua infância. Com uma atuação segura e incisiva, a menina consegue expressar todos os conflitos de uma criança criada em uma família disfuncional, passando desde o medo ao ódio que motiva Jeannette a buscar uma nova vida.

Falho parcialmente na estrutura de seu roteiro e competente graças à intima direção de Cretton, "O Castelo de Vidro" é um drama biográfico eficiente e capaz de emocionar os mais sensíveis.


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sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Cine Especial: Revisitando Noivo Neurótico, Noiva Nervosa

Sinopse: Um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos, se apaixona por Annie Hall, uma cantora em início de carreira com uma cabeça um pouco complicada. Em pouco tempo eles decidem morar juntos, mas as crises conjugais começam a aparecer e afetar os sentimentos de ambos. 

Os filmes de Woody Allen são sobre sua pessoa, sobre suas neuroses e suas críticas acidas com relação a realidade em sua volta. É fácil, portanto, acusá-lo de ser repetitivo, já que a maioria dos seus personagens são uma representação sobre si e sobre determinada fase de sua vida particular. Portanto, "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977) é apontado por muitos como um dos melhores filmes de sua carreira unicamente por saber ser um ótimo ponto de partida para aqueles que forem conhecer a sua filmografia.

Para começar, o realizador já de início quebra a quarta parede e onde o mesmo nos convida para conhecer a sua vida desde a sua infância e já fazendo a gente constatar que ele tem sérios problemas. A beleza do filme está no fato de, tanto ele como os demais personagens, interagirem com o passado e o presente, como se as regras narrativas ficassem de lado e se sentirem livres em caminharem neste mundo. Esse mundo, aliás, podemos interpretá-lo como a mente de Woody Allen por dentro e do qual ele tenta ditar as regras, mas o próprio não consegue controlá-las e fazendo com que a edição de cenas da obra se torne ainda mais fantástica.

É perto do final dos anos 70, época em que ocorria uma transição que o cinema norte americano estava passando. Iniciando a década com a "Nova Hollywood", do qual é apontado até hoje como a melhor fase do cinema norte americano, a mesma passou naquele período por uma espécie de metamorfose devido ao sucesso "Tubarão" (1975) e posteriormente "StarWars" (1977). Em meio a essas mudanças, Allen estava ali como não quer nada, mas já chamando atenção da crítica através de filmes como "Um Assaltante Bem Atrapalhão" (1969) e "O Dorminhoco" (1973). Ironicamente, o realizador acabaria levando os seus Oscars de melhor filme e direção no ano em que "" mudaria o mercado cinematográfico para sempre, mas pelo visto os votantes da academia se encantaram pelas suas neuroses do que por uma história que se passava em uma galáxia distante.

O filme também marcaria a primeira grande parceria entre o cineasta e a atriz Diane Keaton, que vinha do sucesso "O Poderoso Chefão" (1972), mas obtendo chance maior através desse filme. Vale destacar que nunca Diane Keaton esteve tão à vontade em um personagem que se casou com perfeição com a sua pessoa, pois keaton não era um símbolo da beleza ou da maneira de se vestir, mas sendo ela mesma em seus respectivos papéis. A cena em que ela surge com o seu chapéu e gravata simboliza uma pessoa descontraída, mas não escondendo os mesmos questionamentos de sua cara metade da época.

Ambos em cena possuem uma ótima química em abundância, ao ponto que alguns momentos parecem que nada é improvisado e dando a entender que eles simplesmente estavam atuando como eles mesmos e seguindo apenas a premissa do roteiro. Pode-se dizer que o filme quebra a regra básica de uma comédia romântica como um todo, já que não há exatamente um final feliz para o casório, mas sim um exemplo que devemos obter relacionamentos para continuarmos vivos e seguirmos em frente, pois cada um é um aprendizado a ser guardado para si e com carinho. Ou seja, é um filme a frente do seu tempo e talvez até mesmo a frente da filmografia do realizador, pois se assistirmos aos demais filmes antes deste nos dá a sensação de que é um filme que fala sobre a sua carreira, de como foi a sua pessoa e da qual a mesma não conseguiu encobrir as suas principais falhas genuinamente humanas.

"Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" não é somente um dos melhores filmes da carreira de Woody Allen, como também um cartão de visita para conhecer suas grandes neuroses e suas relações não resolvidas. 

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Cine Dica: Curso Sobre Clint Eastwood

 Ícone do cinema clássico norte-americano


O ator e cineasta americano Clint Eastwood é normalmente vítima de uma sensibilidade atual que varre para debaixo do tapete as ambiguidades e complexidades do ser humano e de uma obra de arte. Daí ele e seus filmes serem considerados racistas, belicistas ou reacionários, o que um olhar atento negará. Está na ambiguidade, aliás, sua maior força.

Eastwood se apoia na complexidade do ser humano e nas contradições de suas ações porque sabe que a melhor arte é ambígua, dificilmente redutível a uma única classificação. Como ele questiona o politicamente correto, principalmente por ser de uma outra geração, mas também por encontrar na prática alguns exageros e uma certa hipocrisia, a incompreensão aumenta.


Objetivos

O curso Clint Eastwood: Entre Meninos e Lobos, de Sérgio Alpendre, não vai se limitar a falar sobre a vida de Clint Eastwood, seu posicionamento político e suas declarações. O interesse do estudo estará direcionado à reflexão sobre sua condição de realizador clássico do cinema norte-americano e ao pensar sobre seus filmes e no que eles nos dizem e informam sobre sua personalidade. É neles que estão todos os elementos necessários para estudar seu cinema, marcado pela crença no indivíduo e por um humanismo que parece não mais existir.


* MATERIAL *

Certificado de participação

* APROVEITE O LOTE COM VALOR PROMOCIONAL *


Ministrante: SÉRGIO ALPENDRE

Crítico e professor de cinema, jornalista, pesquisador, curador e consultor para textos. Escreve na Folha de S. Paulo, no site Leitura Fílmica e no blog pessoal “sergioalpendre.com”, entre outros veículos. É doutor em Comunicação pela UAM - SP, mestre em Cinema pela ECA-USP. Atualmente faz pós-doutorado em Comunicação na PUC-RS. Ministrou o curso Panorama do Cinema Japonês pela Cine UM.


Curso

CLINT EASTWOOD: ENTRE MENINOS E LOBOS

de Sérgio Alpendre


* Datas

28 e 29 de Outubro

(sábado e domingo)

* Horário

14h30 às 17h30

* Local

Cinemateca Capitólio

(Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro - Porto Alegre - RS)


INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2023/09/clint-eastwood.html


Realização

Cine UM Produtora Cultural

Apoio

Cinemateca Capitólio


quinta-feira, 28 de setembro de 2023

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (28/09/23)

 RESISTÊNCIA

Sinopse: Resistência é um filme de drama e ficção científica que se passa em um futuro distante, em meio a um planeta tomado por uma intensa guerra entre seres humanos e inteligência artificial. O ex-agente Joshua (John David Washington) é recrutado para localizar e matar o Criador - um misterioso arquiteto responsável por desenvolver uma arma capaz de acabar com o confronto e com toda a humanidade. Joshua e sua equipe partem, então, para um território sombrio ocupado pela IA, mas acabam fazendo uma descoberta chocante: a arma que devem destruir é, na verdade, uma inteligência artificial em forma de criança.



A FILHA DO REI DO PÂNTANO

Sinopse: Helena (Daisy Ridley) leva uma vida aparentemente comum ao lado de seu marido e filha, mas esconde um segredo sombrio: seu pai é conhecido como "Rei do Pântano", e é o homem que manteve ela e sua mãe em cativeiro em um pântano por 12 anos, e que acaba de escapar da prisão. Depois de uma vida inteira tentando fugir de seu passado, Helena é forçada a enfrentar seus demônios para proteger sua filha.~



JOGOS MORTAIS X

Sinopse: Nesta sequência, esperando por uma cura milagrosa, o adoecido John Kramer (Tobin Bell) viaja para o México para um procedimento médico arriscado e experimental. Mas ao chegar a seu destino, se depara com um ambiente macabro, e descobre que toda a operação é uma farsa para enganar pessoas já vulneráveis. Agora armado com um novo propósito, o infame serial killer usará armadilhas insanas e engenhosas para virar o jogo contra os vigaristas, relembrando o motivo de ser conhecido como o terrível vilão Jigsaw.



RUIM PRA CACHORRO

Sinopse: Acompanha a história de Reggie (Will Ferrell), um inocente e adorável cachorro abandonado nas ruas por Doug (Will Forte), seu antigo dono. Em sua nova e triste vida, os caminhos do animal e de uma gangue de vira-latas liderada por um Boston Terrier acabam se cruzando, e o grupo começa uma improvável amizade. Na verdade, ainda vão mais além: os cães se unem para levar Reggie de volta pra casa para fazer Doug pagar pelo que fez. Com Sofía Vergara, Jamie Foxx, Isla Fisher e Josh Gad.


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