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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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quarta-feira, 29 de março de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - ‘A Primeira Comunhão’

Sinopse: Estranha boneca passada de mãos em mãos começa a gerar para um grupo de adolescentes um terrível pesadelo.   

Quando o cinema americano desgasta a fórmula de sucesso se espera que outros países, ao menos, revitalizem o que está dando errado. Porém, o pior acontece quando se imita o que o cinemão americano já fez e fazendo a gente se perguntar por que se deram ao trabalho de criar. Eis que então a Espanha nos brinda com "A Primeira Comunhão" (2023), que nada mais é do que pura reciclagem do que já havia dado certo e que hoje se encontra desgastado.

Dirigido por Victor Garcia (VI), o filme se passa nos anos oitenta numa cidade como qualquer outra na Espanha, mais precisamente 1987 no povoado de Tarragona. Sara (Carla Campra) teve que se mudar para este lugar e simplesmente não se sente confortável na cidade. Lá ela tem uma melhor amiga chamada Rebe (Aina Quiñones) que também vive no lugar. Um dia, elas se divertem em uma boate, bebem, se drogam e vivem uma noite inesquecível. Ao voltarem para casa, encontram uma estranha boneca vestida com um vestido de comunhão. Mal elas sabem que essa descoberta mudará completamente suas vidas e os transformará em um pesadelo.

Se você não saiu da terra nos últimos vinte anos sabe muito bem que o cinemão americano reciclou ideias mirabolantes vindas do Japão e nascendo então franquias como "O Chamado" (2002) e "O Grito" (2004), onde as meninas assustadoras com os seus cabelos molhados saindo de um poço assombraram uma geração inteira. Daí veio a franquia "Invocação do Mal" (2013), cujo primeiro filme não somente gerou continuações, como também derivados como assustadora boneca "Annabelle" (2014). Em comum, as franquias geraram lucro, muitos sustos, mas que hoje se encontra preso em sua própria fórmula de sucesso e não gerando mais aquele ar de novidade que tanto exigimos.

Falando sobre tudo isso é então que chegamos "A Primeira Comunhão", que nada mais é do que um filme atrasado a mais de dez anos, ou existindo a possibilidade dos seus realizadores acreditarem que copiarem uma ideia pode ainda gerar algum lucro. Os engravatados, logicamente, podem até faturar com isso, mas somos nós que acabamos saindo perdendo quando achamos que iremos desfrutar de mais de uma hora de ótimos sustos, quando na verdade não passam de verdadeiros repetecos do que já foi visto. O jovem elenco até que se esforça em cena, mas não adianta quando os roteiristas fizeram tudo no seu piloto automático.

Desde a porta rangendo, ou o espelho se mexendo, tudo a gente já imagina o que acontecerá em seguida e quando é para vim os sustos eles não acontecem, pois já sabíamos de todo o script. E se vocês acham que eu estou exagerando revisitem "O Chamado" e comparem o final de ambos os filmes, sendo quase exatamente iguais descaradamente. Pelo visto a criatividade nem mais se encontra em outros países para revitalizar uma fórmula de sucesso hoje em dia.

"A Primeira Comunhão" nada mais é do que um cruzamento de ideias de outros filmes de terror e gerando assim algo postiço e sem nenhum pingo de brilho.   

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Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 30 DE MARÇO A 05 DE ABRIL

 ESTREIAS:

NOITES ALIENÍGENAS

Brasil/drama/2022/91min.

Direção: Sérgio Carvalho

Classificação Indicativa: 16 anos

Sinopse: "Noites Alienígenas" expõe uma Amazônia urbana, onde a ancestralidade dos povos tradicionais resiste à contemporaneidade que insiste em negar a floresta. Com elementos narrativos fantasiosos, o longa apresenta a história de três personagens da periferia de Rio Branco, impactados pelo conflito entre facções criminosas e pela violência urbana, que, nos últimos dez anos, quase triplicou o assassinato de crianças e jovens no Estado do Acre.

Elenco: Gabriel Knoxx, Adanilo, Gleici Damasceno, Chico Diaz, Joana Gatis, Chica Arara, Bimi Huni Kuin, Duace.

Em sua estreia mundial no Festival de Gramado, NOITES ALIENÍGENAS, de Sérgio de Carvalho, fez história. O filme se tornou o primeiro longa do Acre a ser premiado no evento, levando os Kikitos de Melhor Filme, Ator (Gabriel Knoxx), Atriz Coadjuvante (Joana Gatis), Ator Coadjuvante (Chico Diaz), Menção Honrosa ao ator Adanilo Reis, e o prêmio do Júri da Crítica.


MEMÓRIA SUFOCADA

Brasil/ Documentário/2021/76min.

Classificação Indicativa:

Direção: Gabriel Di Giacomo

Sinopse: Coronel Ustra é o único militar condenado como torturador durante a ditadura. O ex-presidente Jair Bolsonaro o exalta como um herói. Mas qual é a verdade? Através de buscas pela internet, o passado do Brasil vai sendo reconstruído e esbarra no presente.


EM CARTAZ:


O RIO DO DESEJO

Direção: Sérgio Machado

Brasil/2022/drama/107min.

Classificação Indicativa:

Sinopse: Ao se apaixonar por Anaíra (Sophie Charlotte), Dalberto (Daniel de Oliveira) abandona seu trabalho na polícia e o casal passa a viver às margens do Rio Negro, na casa que Dalberto divide com os dois irmãos. Mas, quando Dalberto é obrigado a se arriscar em uma longa viagem rio acima, Dalmo (Rômulo Braga), o irmão mais velho, luta para controlar a atração que sente pela cunhada. Enquanto isso, Anaíra e Armando (Gabriel Leone), o caçula, também se aproximam. E a volta de Dalberto reúne, sob o mesmo teto, três irmãos apaixonados pela mesma mulher.

Elenco:Daniel de Oliveira,Sophie Charlotte, Gabriel Leone


HORÁRIOS DE 30/3 A 5/4 (não há sessões nas segundas-feiras):


15h: O RIO DO DESEJO

17h: MEMÓRIA SUFOCADA

19h: NOITES ALIENÍGENAS


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br

Cine Dica: Streaming: 'Monstro'

Sinopse: Acompanhamos a jornada de um jovem negro de 17 anos tentando provar sua inocência diante de um julgamento por homicídio doloso. 

Os verdadeiros fatos de uma determinada situação nós nunca teremos uma exata certeza sobre o que realmente aconteceu, já que nunca estivemos lá para testemunharmos ao olho nu. Por conta disso, o relato de determinado indivíduo pode ser, tanto verdadeiro, como também falso, ou simplesmente são relatos de acordo com a sua visão pessoal com relação ao mundo. "Monstro" (2021) não somente fala sobre um determinado crime, como também com relação a perspectiva das pessoas com relação a realidade em sua volta.

Dirigido por Anthony Mandler, o filme conta a história de um rapaz de 17 anos, Steve (Kelvin Harrison Jr.), um estudante e aspirante a cineasta do Harlem, em Nova York. Preso em uma casa de detenção juvenil, ele está sendo acusado de homicídio por um crime que afirma não ter cometido. Steve precisa lutar para provar que é inocente diante de um sistema judiciário racista.

Além de explorar o preconceito que o rapaz sofre perante a justiça unicamente por ele ser negro, o filme explora as visões do protagonista com relação ao mundo em que vive. Aspirante a futuro cineasta, Steve cria pequenos filmes de acordo com a sua visão das coisas e das pessoas em sua volta, como se as adversidades vindas do mundo real não pudessem lhe tocar, já que ele estava somente ali para observar. Por conta disso, sua aproximação, mesmo que de forma indireta, com relação as pessoas que ele não deveria conversar desencadeia uma realidade da qual ele não poderia imaginar.

Tecnicamente o filme é ótimo na sua transição entre o passado e o presente. Em narração off, conhecemos a história de Steve no antes e no depois, onde diversas passagens transitam entre a calmaria para momentos de tensão na prisão onde ele se encontra. Vale destacar os vídeos dos quais Steven cria através do seu celular, cuja as imagens sintetizam uma realidade totalmente filtrada e da qual se aproxima ainda mais com relação ao que ele realmente enxerga.

Como um bom filme de tribunal, várias versões são colocadas na mesa sobre o tal crime que Steve teria participado ou não. Curiosamente, os realizadores somente colocam na tela os verdadeiros fatos do ocorrido na reta final, sendo que até lá criamos um filme mental, onde imaginamos como foi realmente a participação de Steve no caso. Vale destacar que o filme presta uma bela homenagem ao clássico japonês "Rashomon" (1950), do mestre Akira Kurosawa, já que ambos os filmes falam sobre crimes cometidos e que cada um conta sua versão sobre os fatos.

Logicamente, o filme chega justamente em um momento em que o preconceito racial transbordou nos últimos tempos, principalmente em decorrência desses desgovernos da extrema direita. Porém, Anthony Mandler não se limita em somente ao nos apresentar uma história para se debater, mas também tendo ela sido moldada com os melhores ingredientes de um cinema autoral e o filme é exatamente isso ao nos ser apresentados. Com uma ótima participação de Jeffrey Wright como pai de Steve, "Monstro" é sobre a visão autoral de cada ser humano perante as adversidades do mundo que nos atingem a cada momento.  

Onde Assistir: Netflix. 

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segunda-feira, 27 de março de 2023

Cine Dica: Em Cartaz - 'Além de Nós'

Sinopse: Em Além de Nós, Leo (Miguel Coelho) é um peão de 24 anos que nunca saiu de seu pequeno vilarejo no sul do Brasil, mas de repente, sofre duas grandes perdas no mesmo dia. O jovem acaba de presenciar a morte de seu pai e perder seu emprego - e por tudo, se sente culpado. 

O "road movie" é um subgênero cinematográfico curioso, já que os motivos das viagens nas tramas se tornam meras desculpas para os personagens irem muito além do que os destinos em que eles estavam predestinados. Recentemente, por exemplo, revi o clássico "Morangos Silvestres" (1957) e somente agora me dei conta que ele também pertence a essa categoria, onde o protagonista vai viajar para obter um prêmio, porém, durante o percurso ele vai conhecendo mais a si mesmo. "Além De Nós" (2023) fala sobre promessas para serem compridas, mas que elas se tornam meras desculpas para os protagonistas saírem de sua bolha.

Dirigido por Rogério Rodrigues, o filme conta a história de Leo (Miguel Coelho), um peão de 24 anos que nunca saiu de seu pequeno vilarejo no sul do Brasil, mas de repente, sofre duas grandes perdas no mesmo dia. O jovem acaba de presenciar a morte de seu pai e perder seu emprego - e por tudo, se sente culpado. Quando ele descobre uma foto e uma carta antiga que lhe dá um novo horizonte, ele sai de sua pequena cidade do sul e parte com seu tio Artur (Thiago Lacerda) para o Rio de Janeiro. No caminho desconhecido, Leo vai em busca de recuperar sua identidade, também resgatando a relação com o tio.

Um país tão vasto como o Brasil é curioso observar como cada região parece extraída de outra nação, já que os sotaques, costumes e cultura se diferem uma da outra, mas tornando tudo ainda mais rico do que se imagina. Portanto, a viagem dos dois protagonistas se torna uma cruzada curiosa sobre duas pessoas que se encontravam isoladas em suas próprias realidades, quando na verdade precisavam sair dela e começando assim uma nova relação da qual parecia distante de se realizar. Antes apresentados como personagens contidos em suas tradições, logo eles vão se descascando e se revelando pessoas que vão muito mais além do que eles imaginavam no momento que presenciam um novo mundo.

Tanto Tiago Lacerda como Miguel Coelho se saem bem como tio e sobrinho em cena, sendo que o primeiro representa a experiência e a mente de um homem livre enquanto o segundo ainda se encontra encrustado em seu próprio mundo. No princípio, o jovem não vê muito interesse nos lugares em que eles passam, mas sim somente tendo em mente em cumprir a promessa do seu falecido pai. Porém, os erros e os acertos do seu tio fazem que ambos tenham uma viagem, por vezes, inusitada e nos brindando com momentos até mesmo hilários quando aos poucos eles começam a perder tudo pelo caminho.

Embora ainda inexperiente na direção, Rogério Rodrigues prova que ainda tem muito a oferecer, principalmente ao nos brindar com belas paisagens do interior do Sul e cuja cenas são de puro frescor. Em determinado momento, por exemplo, não desejamos que o filme acabe tão cedo, pois desejamos que aconteça algum imprevisto e faça com que eles continuem em sua jornada de autodescoberta. Ao final, reparamos que a imagem de cada um ali se difere com os minutos iniciais da trama, já que a viagem foi uma bela lavada na alma.

"Além de Nós" é sobre promessas a serem compridas, mas se tornando uma bela desculpa para irmos em busca de algo que até então a gente desconhecia. 


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sexta-feira, 24 de março de 2023

Cine Especial: Revisitando 'Construindo Uma Carreira'

Sinopse: Dodge trabalha como vigia noturno em uma loja. Josie, a riquinha que o esnobou no segundo grau, esconde-se na mesma loja, tentando chamar a atenção do pai. Os dois se reencontram e estão se divertindo muito, até que ladrões estragam a festa. 

Quando se pensa em John Hughes imediatamente a gente se lembra de pequenos clássicos que preencheram as nossas tardes quando tínhamos gosto de assistir a 'Sessão da Tarde" da Globo. Filmes como "Curtindo a Vida Adoidado" (1986), "Clube dos Cinco" (1985), "Mulher Nota Mil" (1985) e tantos outros, são exemplos de tempos descontraídos e cuja tramas protagonizadas por adolescentes faziam com que nos identificávamos facilmente. "Construindo Uma Carreira" (1991) talvez seja uma espécie de encerramento dessa época, mas que hoje revisitada se percebe o quanto ela era boa.

Com roteiro de John Hughes e direção de Bryan Gordon, o filme conta a história de Jim Dodge (Frank Whaley), um jovem de 21 anos que está constantemente mudando de emprego, é contratado para cuidar da faxina de uma loja de departamentos. Quando o gerente a tranca no local durante a noite para que trabalhe, o rapaz aproveita para se divertir assistindo tv, comendo doces, experimentando roupas e andando de patins. Só que Josie McClellan (Jennifer Connelly), a filha do empresário mais rico da cidade, em um ato de rebeldia contra seu pai, resolveu fugir de casa e acabou adormecendo no provador desta mesma loja de departamentos.

Eu tinha somente flashes sobre esse filme, já que fazia muito tempo que havia assistido pela última vez. Porém, comecei a revelo em partes, mais precisamente nas cenas em que a personagem de Jennifer Connelly estava dançando e ouvindo músicas conhecidas dos anos 80. Curiosamente, muitas delas não se encontram no filme, mas logo se toraram sucesso no Youtube e despertando cada vez mais o meu interesse em revisitá-lo.

Lançado recentemente pelo "Obras-Primas do Cinema" em DVD, eu tive a chance de poder rever e fazer com que o filme despertasse em mim tempos mais nostálgicos em minhas memorias. O filme em si é simples, cuja história fala sobre dois adolescentes completamente diferentes um do outro, mas que logo vão se aproximando pelo fato de estarem perdidos na vida. Enquanto Dodge não sabe ao certo o que quer da vida, por outro lado, Josie é uma menina rica, mas que se encontra com a vida vazia. O encontro dos dois dentro do shopping é o que irá mover a trama até o seu final e até lá é pura diversão.

Embora simples, os diálogos entre os dois são afiados, onde tanto Frank Whaley como Jennifer Connelly estão à vontade em seus respectivos papeis. Essa última, aliás, estava no ápice de sua beleza que enche a tela e não tem como não se apaixonar por ela de forma imediata. Pode-se dizer que podemos pegar qualquer cena dela dançando ou correndo de patins dentro do shopping e incrementar qualquer outra música que não estava no filme que o resultado será sempre perfeito para dizer o mínimo.

Porém, é preciso tirar o chapéu para Frank Whaley, já que o seu personagem Dodge é fascinante, pois ele é uma grande matraca mentirosa ambulante, mas da qual nos contagia pela sua energia. Não é à toa que esse se tornou o seu personagem mais lembrado até hoje, mesmo tendo se dedicado tanto ao cinema como para tv ao longo dos anos que vieram. Aliás, o filme não foi um estouro na época, sendo que esse foi um dos primeiros trabalhos de John Hughes como roteirista e deixando de lado ao longo dos anos o cargo de diretor.

Logicamente, o filme foi ganhando ao longo dos anos diversos fãs e obtendo o status de cult de forma merecida. Revisto hoje ele é aquele longa que merece ser visto em uma tarde chuvosa e fazendo com que relembremos de tardes mais coloridas e cuja memorias se tornam mais douradas. O filme não mudou a vida de ninguém, mas talvez tenha alegrado a vida de alguém em uma tarde qualquer.

"Construindo Uma Carreira" é o encerramento das boas comédias adolescentes iniciada nos anos 80 e da qual merece ser sempre revisitada. 

Onde Assistir: Lançado recentemente em DVD pelo Obras-Primas do Cinema.  


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Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (24/03/2023)

 JOHN WICK 4: BABA YAGA

SinopseJohn Wick 4: Baba Yaga é o quarto filme da franquia de ação com Keanu Reeves, que vive um assassino aposentado que volta a atuar, guiado por uma busca incontrolável de vingança. Precisando lutar contra assassinos sanguinários que o perseguem, John precisará elevar suas habilidades ao limite se quiser sair vivo. Em uma corrida contra o tempo, ele terá que superar os adversários mais mortais e violentos do submundo, enfrentando a Alta Cúpula de Nova York a Paris, de Osaka a Berlim. Não há caminho de volta, só um sobrevive.



LA SITUACIÓN

Sinopse: La Situación apresenta três amigas (Natália Lage, Júlia Rabello e Thati Lopes) em busca de uma misteriosa herança na Argentina. Ana (Lege) está infeliz com sua vida profissional e pessoal até quando recebe uma notícia que tem direito à herança da avó, que mora na Argentina. É então que decide embarcar com sua amiga Letícia (Rabello) para o país. Letícia, por sua vez, também segue a amiga para tirar férias da família e da prima excêntrica Yovanka (Lopes). Chegando no país vizinho ao Brasil, passam por perrengues, situações hilárias e perigosas e dificuldades ao se envolverem, sem saber, com traficantes locais.



UM FILHO

Sinopse: No drama UM FILHO, a vida agitada de Peter (Hugh Jackman) com a nova parceira Beth (Vanessa Kirby) e o bebê do casal é abalada quando seu filho adolescente, Nicholas (Zen McGranth) aparece. Anos após o divórcio de seus pais, Nicholas sente que não pode mais viver com a mãe, Kate (Laura Dern), e vai morar com seu pai e Beth. O jovem está ausente da escola há meses e é distante e revoltado. Enquanto faz malabarismos com o trabalho, o bebê e uma oferta de emprego dos sonhos, Peter se esforça para cuidar de Nicholas como gostaria que seu próprio pai, interpretado por Anthony Hopkins, tivesse cuidado dele. Ao buscar o passado para corrigir seus erros, ele enfrentará desafios para se conectar com seu filho.


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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 23 A 29 DE MARÇO DE 2023

PROGRAMAÇÃO DE 23 A 29 DE MARÇO DE 2023

SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

Close


SALA PAULO AMORIM


14h30 – ALÉM DE NÓS - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 105min) Direção de Rogério Rodrigues, com Miguel Coelho, Thiago Lacerda, Clemente Viscaíno, Ida Celina. Panda Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Leo, um jovem peão de fazenda que nunca saiu de seu pequeno vilarejo no sul do Brasil, sofre duas grandes perdas no mesmo dia: é demitido e testemunha a morte do pai. O jovem, então, resolve realizar o último desejo de seu pai e viaja com seu tio Artur para a cidade do Rio de Janeiro. Neste percurso, Leo resgata a relação com o tio, de quem discorda totalmente sobre a forma de ser e de viver, e vive uma grande aventura de descobertas e transformações.


16h30 - CLOSE Assista o trailer aqui.

(Bélgica/França/Holanda, 2022, 105min). Direção de Lukas Dhont, com Eden Dambrine, Gustav De Waele, Émilie Dequenne. O2 Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Léo e Rémi, de 13 anos, são inseparáveis - melhores amigos e próximos como irmãos. Mas, quando começam um novo ano escolar, as pressões da adolescência desafiam este vínculo tão fraterno, gerando consequências inesperadas e de longo alcance. O filme é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor longa internacional.


18h45 – O RIO DO DESEJO - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 105min). Direção de Sérgio Machado, com Sophie Charlote, Daniel de Oliveira, Gabriel Leone e Rômulo Braga. Gullane Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Anaíra é uma mulher bonita e misteriosa que vira objeto da paixão de três irmãos. Primeiro, ela se casa com Dalberto e passa a viver na casa que ele divide com os dois irmãos, às margens do Rio Negro. Enquanto Dalmo, o irmão mais velho, luta para controlar a atração que sente pela cunhada, Anaíra e Armando, o caçula, se aproximam. O filme é baseado no conto “O Adeus do Comandante”, do escritor Milton Hatoum.

(NÃO HAVERÁ SESSÃO NA TERÇA, DIA 28.)


 19h30 – OLHA PRA ELAS  - ENTRADA FRANCA

(Brasil, 2022, 90min) Documentário de Tatiana Sager, em exibição promovida pela Sedac (Secretaria de Estado da Cultura) e SSPS (Secretaria dos Sistemas Penal e Socioeducativo), dentro da programação do Mês da Mulher.


SALA EDUARDO HIRTZ


15h30 – A PORTA AO LADO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 110min). Direção de Júlia Rezende, com Dan Ferreira, Letícia Colin, Túlio Starling e Bárbara Paz. Manequim Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Mari e Rafa vivem um relacionamento tradicional e estável. O casamento segue tranquilo até o dia em que se muda para o apartamento ao lado o casal Isis e Fred. Os novos vizinhos vivem em uma relação aberta, separam sexo de amor e decidiram não ter filhos. O encontro dos dois casais irá provocar desejos, dúvidas, inseguranças, mentiras e transformações, fazendo com que cada um reavalie suas escolhas.  


17h40 – SHORTBUS Assista o trailer aqui.

(EUA, 2006, 100min). Direção de John Cameron Mitchell, com Paul Dawson, Lindsay Beamish, Sook-Yin Lee, Adam Hardman. Imovision, 18 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Lançado em 2006, no Festival de Cannes, o filme volta aos cinemas em versão remasterizada e revive a polêmica de 16 anos atrás. Disposto a falar de sexualidade em tempos de conexões virtuais, o diretor chamou para os testes de elenco atores e não atores que estivessem dispostas a fazer sexo diante das câmeras. A trama segue alguns personagens que vivem em Nova York e se encontram em uma balada chamada Shortbus: uma terapeuta sexual que nunca teve um orgasmo e passou anos fingindo, uma dominatrix que não consegue se conectar e um casal gay que está decidindo se deve ou não abrir seu relacionamento.


19h30 – BELCHIOR – APENAS UM CORAÇÃO SELVAGEM Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 90min). Documentário de Natália Dias e Camilo Cavalcanti. Clariô Filmes. 14 anos.

Sinopse: Antonio Carlos Belchior Fontenelle Fernandes (1946 – 2017), mais conhecido como Belchior, ganha um autorretrato que mergulha no coração selvagem do poeta, cantor e compositor cearense. Com suas canções geniais e suas ideias cortantes, ele marcou e ainda marca a vida de muita gente.

 (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUINTA, DIA 23.)


 19h30 – MAIS UMA CANÇÃO  - ENTRADA FRANCA

(Brasil, 2013, 96min). Direção de René Goya Filho e Alexandre Derlam, dentro do projeto Cinema Musical Gaúcho.

Sinopse: A sessão faz uma homenagem ao compositor Bebeto Alves, que morreu em novembro passado. O filme mostra a busca de Bebeto pelo conceito de uma música que rompe limites geográficos e estéticos. Em viagem pela Península Ibérica - na região da Andaluzia, em Portugal e pelo Norte da África -, o artista entra em contato com as raízes da milonga. Os diretores estarão presentes na sessão para conversar com o público.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h - SEGUNDO TEMPO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 105min). Direção de Rubens Rewald, com Kauê Telloli, Priscila Steinman, Michael Hanemann. Pandora Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Ana e Carl são filhos de Helmut, um imigrante alemão que veio para o Brasil em busca de uma nova vida. Os dois irmãos nunca se deram bem, mas, depois da morte do pai, decidem ir para a Alemanha na tentativa de resolver alguns mistérios do passado e conhecer suas origens.


17h – RAQUEL 1,1 - ESTREIA Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 90min). Direção de Mariana Bastos, com Valentina Herszage, Emilio de Mello, Eduarda Samara. O2 play Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Raquel é uma adolescente religiosa que chega a uma pequena cidade do interior onde nasceu, em busca de uma vida nova junto ao seu pai. Nesse retorno, ela vive um misterioso acontecimento que lhe faz reviver traumas do passado e confrontar alguns ensinamentos bíblicos, ao mesmo tempo em que tenta se equilibrar entre a fé e a razão.


19h – MOSTRA DE CINEMA ESPANHOL CONTEMPORÂNEO

Apresentada pelo Instituto Cervantes.


QUINTA, DIA 23

MAIS UMA VEZ

(Una Vez Más – Espanha, 2019, 110min). Direção de Guillermo Rojas, com Silvia Acosta, Jacinto Bobo. Livre.

Sinopse: Abril volta a Sevilha para o funeral de sua avó. Confrontada com sua antiga vida, ela começa a pensar em recuperar tudo o que deixou quando foi para Londres em busca de um futuro. Ela está zangada com Daniel, seu ex-namorado, mas juntos eles refazem passos antigos, pensando no que tinham, em contraste com seu presente e suas novas vidas.


SEXTA, DIA 24

A VIDA ERA ISSO

(La Vida era Eso – Espanha, 2020, 109min). Direção de David Martín de los Santos, com Petra Martínez e Anna Castillo. 14 anos.

Sinopse: Em um hospital na Bélgica, os destinos de María e Verónica, duas imigrantes espanholas, se cruzam: María veio na onda de migração dos anos 1970, enquanto Verónica enfrenta as faltas de perspectivas para os jovens de hoje. Elas estabelecem um vínculo de amizade muito forte que faz ambas interagirem com suas respectivas famílias.


SÁBADO, DIA 25

CRÔNICA DE UMA TORMENTA

(Crónica de una Tormenta - Espanha, 2020, 83min). Direção de Mariana Barassi, com Ernesto Alterio, Clara Lago e Quique Fernández. 14 anos.

Sinopse: Antônio, o editor-chefe de um grande jornal, deve escolher um sucessor entre Maca, com quem ele compartilha um amor platônico, e Vargas, um jornalista manipulador que conhece todos os truques do livro. Embora Maca seja a candidata ideal, Antonio tem dúvidas sobre sua capacidade de exercer o poder. Em uma noite tempestuosa de Natal, forçados a permanecer no escritório, eles finalmente se conhecem melhor um ao outro.


DOMINGO, DIA 26

JOSEFINA

(Espanha, 2021, 90min). Direção de Javier Marco, com Emma Suárez e Roberto Álamo. 12 anos.

Sinopse: Juan, funcionário de uma prisão, observa silenciosamente todos os domingos a visita de Berta, a mãe de um dos prisioneiros. No dia em que finalmente consegue se aproximar dela, Juan inventa que tem uma filha dentro da prisão: Josefina. A mentira vai ajudar a preencher o vazio das vidas de ambos.

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PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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