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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Cine Dica: Em Cartaz: O Lar das Crianças Peculiares


Sinopse: O adolescente Jacob Portman (Asa Butterfield) vive um inferno pessoal quando enfrenta uma tragédia. Suas buscas por respostas o levam até às ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, no País de Gales. Lá, o jovem descobre o passado bem peculiar dos órfãos que viveram no local e que eles podem ainda estar vivos.


Seja uma trama original, ou baseada em outra fonte, Tim Burton sempre injetará a sua visão particular na criação dos seus filmes. Muito se deve da forma como ele enxerga o mundo, do qual as cores acinzentadas da nossa realidade predominam, enquanto as cores quentes e coloridas pertencem a uma realidade cada vez mais escondida da nossa. Tendo esse pensamento, O Lar das Crianças Peculiares se encaixa como uma luva nas mãos do cineasta, muito embora eu seja suspeito a dizer, já que eu não li os livros de Ransom Riggs que deram origem a trama.
Mas independente de ser ou não fiel a sua fonte, Burton criou um filme do qual facilmente o público em geral se identifica: garoto comum chamado Jacob (Asa Butterfield) descobre através do seu avô um orfanato com crianças, cujo seus dons fazem com que elas se isolem da humanidade. Ao dar de encontro com essa realidade, isso faz com que o jovem protagonista descubra suas reais raízes e ligadas aquele mundo.
Numa primeira analise, o filme parece uma mistura de X-Men com Harry Potter, mas diferente do que se viam nessas franquias, essas crianças não são destinadas a salvar o mundo, mas sim viverem com os seus dons, independente de ter ou não contato com as pessoas comuns. Como não poderia deixar de ser, há sempre um professor para melhor orientar esses personagens especiais e cabe então a personagem enigmática Srta. Peregrine, interpretada com elegância e ambiguidade pela bela e talentosa Eva Green.
Uma vez apresentado aquele mundo, Jacob se torna os nossos olhos perante a essa realidade, onde acaba conhecendo gradualmente cada uma das crianças e de seus dons peculiares. Embora algumas tenham pouco espaço da trama, cada uma tem uma especialidade distinta, da qual se destaca, principalmente quando todos trabalham em grupo. Ponto para Burton, já que se preocupou ao criar aquelas jovens figuras como não decorativas, mas sim reais e humanas. 
Embora seja inspirado num conto infanto-juvenil, Burton foi cauteloso em querer ousar em algumas passagens da trama, ao fazer com que elas se tornem no mínimo curiosas e estranhas perante aos nossos olhos. Isso acontece principalmente quando são apresentados os vilões, sendo que alguns deles foram apelidados de “Monstros sem Olhos”, cuja suas imagens são no mínimo desconcertantes: a cena que essas criaturas devoram os olhos de algumas crianças peculiares é bem aterradora.
Falando em vilões, boa parte deles é liderada pelo sombrio personagem Barron, interpretado por um Samuel L. Jackson completamente fora do seu habitat natural. Embora talentoso, infelizmente parece que Jackson anda nos brindando com bons desempenhos somente nos filmes de Tarantino, já que ele dá a impressão, de que pelas mãos de outros cineastas ele nunca realmente se solta. Mas talvez eu esteja exigindo demais do astro, já que é a primeira vez dele no universo de Tim Burton e se seu personagem não ajuda, também não quer dizer que atrapalha.
Mas o que eu mais tinha receio quando eu fui ver esse filme, é se Burton teria cuidado nas cenas de ação que exigem efeitos especiais, já que ele meio que errou a mão no ato final de Sombras da Noite (2012). Felizmente Burton deve ter ouvido as críticas, já que quando acontecem cenas de ação que exigem efeitos visuais, elas nunca soam exageradas, mas sim muito bem inseridas e fazendo com que a gente compreendesse muito bem o que acontece na tela. Não tem como não deixar de gostar do ato final onde a ação se passa num píer, onde Burton presta uma bela homenagem ao clássico de aventura Jasão e os Argonautas (1963). 
Embora seja um cineasta autoral que divida opiniões, Tim Burton prova novamente que sabe agradar o grande público e O Lar das Crianças Peculiares é um pequeno convite para as pessoas comuns adentrarem a um ambiente estranho, mas encantador. 

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CinemaTV: Desvendando TEOREMA



Deixamos um pouco de lado os resultados das eleições (filmes de terror são bem mais construtivos) e vamos falar um pouco de uma revista de cinema que vale muito a pena ler que é Teorema. Num tempo em que revistas de cinema vão perdendo espaço para os sites da internet, essa revista criada em Porto Alegre se diferencia se comparada as outras existentes, pois acima de tudo, fala unicamente sobre cinema de  qualidade e que merece ser conferido.
Confiram o vídeo abaixo e assinem o canal.   




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sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Cine Especial: Michael Haneke: O lado sombrio do nosso tempo: Parte 2


Nos dias 08 e 09 de outubro eu estarei participando do curso Michael Haneke: O lado sombrio do nosso tempo, criado pelo Cine Um e ministrado pelo jornalista  Bruno Maya. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui eu irei postar sobre os filmes que o cineasta já fez e analisar um pouco sobre o porquê do seu cinema chocar, mas fascinar.



O Castelo (1997)



Sinopse: K. (Ulrich Mühe) é um agrimensor que chega a um vilarejo a trabalho, e no meio dessa aldeia coberta de neve, ele encontra um castelo no dia seguinte da sua chegada. Ele descobre então que o castelo é bem misterioso e que apenas alguns privilegiados têm acesso ao local. No entanto, ele não se satisfaz com isso e decide que vai conhecer o lugar a todo custo, mas logo percebe que a tarefa não será nada fácil.

Michael Haneke filma o romance homónimo de Franz Kafka, escrito em 1922 e publicado postumamente, assumindo uma fidelidade quase absoluta à sua fonte literária, que designa por “fragmento de prosa”. O Castelo (1997) tem como foco a violência anônima e desprovida de fundamento da aparente banalidade e naturalidade quotidianas, motivo que marca grande parte da obra de Haneke, desde logo Violência Gratuita (leia mais abaixo), realizado no mesmo ano, e, de forma ainda mais evidente em Fita Branca (2009), filme que encontra em O Castelo o seu principal antecedente.

 

Violência Gratuita (1997)



Sinopse: Uma família de classe média alta vai passar as férias em sua casa à beira de um lago. Chegando lá, um garoto gordinho e educado bate à porta para pedir um ovo. Logo se junta a ele um rapaz magrelo e que aparenta ser ainda mais polido com as palavras e gestos. Sem se preocupar, a esposa e mãe Anna (Susanne Lothar) deixa os dois adolescentes entrarem na casa, acreditando que são amigos da família ao lado. Uma vez lá dentro, eles começam a praticar violência gratuita com Anna, o marido e também com o filho do casal.


Violência Gratuita conta com uma trama forte, de carga pesada, feito exclusivamente para causar um impacto sem precedentes no psicológico de seu espectador, utilizando a violência, tal como seu título nacional sugere, para conferir um choque emocional no público. Não é um filme para todos, isso porque, esta obra, mesmo que contenha pouca violência gráfica, pretende através de seus artifícios revoltar e imobilizar o espectador através de tudo aquilo que está sendo apresentado. Brutal? Certamente. Entretanto, Violência Gratuita tenta a todo instante provocar a inércia de reações de seu público, que em certos momentos sua crítica social é diluída por esse instinto de transtornar-nos a todo e qualquer custo.
Dez anos depois, o cineasta lançaria uma versão americana da mesma história, mas isso fica para uma próxima postagem. 

 

Código Desconhecido (2000)



Sinopse: A narrativa é divida entre três grupos de pessoas: a atriz francesa Anne Laurent (Juliette Binoche), o marido dela e sogros; uma romena, Maria (Luminita Gheorghiu), luta para ter dinheiro para sua família voltar para casa; e Amadou (Ona Lu Yenke), um professor para crianças surdas-mudas que está em conflito com seu clã africano. O catalisador das histórias começa numa esquina, onde o cunhado de Anne, Jean (Alexander Hamidi), insulta Maria, que implora ajuda. Amadou, enraivecido, provoca uma briga com Jean, resultando em repercussões negativas para os três grupos.

O diretor Michael Haneke faz as transposições de uma cena para outra de maneira radical, com o uso de bastante corte seco construindo assim a atmosfera do filme e utiliza em várias cenas o estilo documentário, nos planos-seqüência. 
Código Desconhecido é um longa-metragem que trata, além do preconceito racial a temática da discórdia e da violência do nosso cotidiano, e o quanto podemos ser impotentes em determinadas situações. Haneke causa impacto na forma ácida de abordar um determinado tema, que é uma de suas características já conhecida em obras como os já citados O Sétimo Continente, Violência Gratuita e A Professora e o Piano, do qual falarei mais semana que vem.   

 
Mais informações e inscrições para o curso você clica aqui.



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Cine Dicas: Estreias do final de semana (30/09/16)



O Lar das Crianças Peculiares


Sinopse: O adolescente Jacob Portman (Asa Butterfield) vive um inferno pessoal quando enfrenta uma tragédia. Suas buscas por respostas o levam até às ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, no País de Gales. Lá, o jovem descobre o passado bem peculiar dos órfãos que viveram no local e que eles podem ainda estar vivos.


  A Comunidade


Sinopse:Na década de 1970, o casal Erik (Ulrich Thomsen) e Anna (Trine Dyrholm) decide formar uma comuna num casarão. Lá, as pessoas usam o voto como forma de administrar o lugar. Erik se apaixona por uma jovem e seu relacionamento de 15 anos com Anna desmorona. Os moradores da casa concordam em deixar a jovem morar com eles e a tensão só aumenta. 


A Passageira


Sinopse:Lima, Peru. A rotina de Magallanes (Damián Alcázar), um motorista de táxi, vira de cabeça pra baixo quando Celina (Magaly Solier), uma mulher de seu passado sombrio, entra, subitamente, em seu carro. Os dois se conheceram nos anos violentos em que Magallanes foi soldado do exército peruano. Agora, em busca de redenção, o homem vai participar de um arriscado plano para ajudar Celina a superar seus graves problemas financeiros. 
 

Belas Famílias


Sinopse:Há mais de 10 anos vivendo na China, Jèrôme Varenne, um homem de negócios, volta à França para visitar a mãe e o irmão e descobre que a casa onde ele passou a infância é objeto de uma grande disputa. Ele, então, vai até a propriedade na esperança de resolver o caso, mas um encontro inesperado mudará os rumos de sua vida, revelando lados de sua família que ele jamais imaginaria.

 

Gênios do Crime


Sinopse: Em 1997, na cidade de Charlotte, na Carolina do Norte, o motorista de carro forte David Scott (Zach Galifianakis) cria um plano ousado para roubar o banco Loomis Fargo Bank, com a ajuda de seus comparsas. Mal sabia ele que ficaria conhecido por ter perpetrado um dos maiores roubos da história dos Estados Unidos, até então.
 

Jaime Lerner - Uma historia de sonhos 


Sinopse: Documentário sobre Jaime Lerner, arquiteto e urbanista brasileiro conhecido mundo afora pelos seus projetos que levam em consideração o meio ambiente. Respeitado no campo, ele realizou obras na cidade de Curitiba e, em 1990, recebeu o prêmio máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Além de ser eleito presidente da União Internacional de Arquitetos.  


Meu Amigo, o Dragão


Sinopse:O menino Pete foi encontrado numa floresta, onde viveu por seis anos. Ele revela que sobreviveu com a ajuda de um amigo muito especial, um dragão, Elliot. Agora, a criatura é vista como um perigo e a amizade entre eles é ameaçada.


 

O Bebê de Bridget Jones


Sinopse:A jornalista Bridget Jones (Renée Zellweger) sempre lutou contra a balança e por um grande amor. Entre altos e baixos na sua vida, tudo parece caminhar bem até descobrir que aos 40 anos está grávida de seu primeiro filho.
  

Zé de Julião, Muito Além do Cangaço


Sinopse:Zé de Julião era um homem complexo. Sendo um jovem muito rico, ele decidiu se tornar cangaceiro aos 30 anos, e logo após se tornou um grande empreiteiro e líder político respeitado em Sergipe. Por conta de suas posições e opiniões incisivas, entrou em confronto com diversos coronéis da região, o que colocou um ponto final em sua trajetória. 

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