Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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Sinopse: A história
édos irmãos Júlio e Carlos Bozano, que
estiveram em lados opostos na Revolução de 1923, no Rio Grande do Sul, quando
houve um conflito entre maragatos (federalistas) e chimangos (republicanos).
Julio Bozano, advogado nomeado intendente aos 26 anos e que comanda o Exército
contra o seu irmão, Carlos Bozano, vivido por André Arteche.
Embora aparente ser
uma produção mais simples, o épico gaúcho dirigido por Tabajara Ruas se mostra
muito maiseficiente em alguns momentos
do que uma produção mais cara que foi Tempo e o Vento como exemplo. Sua câmera
tremida, montagem rápida e uma fotografia que sintetiza bem o período, fazem
com que a obra possua uma aura de superprodução independente do seu valor.
Infelizmente a
produção possui o mesmo mal da produção dirigida Jayme Monjardim, que é não
saber dar conta de inúmeras subtramas, em meio a fatos históricos que merecem
certa relevância. Por vezes, a produção se esquece do principal foco da trama:
o conflito dos dois irmãos (Rafael Cardoso e André Arteche), que embora unidos
em sangue, suas visões diferentes com relação à guerra civil gaúcha os fazem
ficarem em lados opostos. Se o roteiro se concentrasse mais nesse conflito, o
filme seria muito mais rico.
Em compensação,
personagens secundários roubam a cena em inúmeros momentos. É como no casodeAndrea Buzato (Castigo Final), que embora a sua personagem esteja em
poucos momentos em cena, da um verdadeiro show de interpretação. Isso faz com
que o seu colega de cenaAndré Arteche
meio que se perca nas cenas em que contra cena com elae faz com que o desempenho de Rafael Cardoso
quando surge se torne mais interessante no decorrer do filme.
Produção que foge um pouco
do lado pretensioso, mas que poderia ter tido um voo mais alto.
CINELIPSAM DEBATE BELEZA AMERICANA NA SALA P. F. GASTAL
Neste sábado, 24 de setembro, às 10h30, o
CineLIPSAM, projeto da Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da UFCSPA, exibe o filme
Beleza Americana (American Beauty, 1999, 120 minutos), de Sam Mendes. Após a sessão, acontece um debate com
Maria Cristina Gobbo, pesquisadora especialista em terapia sexual. Com entrada franca, a sessão tem apoio da distribuidora MPLC.
Beleza Americana
Lester
Burham (Kevin Spacey) não aguenta mais o emprego e se sente impotente
perante sua vida. Casado com Carolyn (Annette Bening) e pai da
"aborrecente"
Jane (Tora Birch), o melhor momento de seu dia quando se masturba no
chuveiro. Até que conhece Angela Hayes (Mena Suvari), amiga de Jane.
Encantado com sua beleza e disposto a dar a volta por cima, Lester pede
demissão e começa a reconstruir sua vida, com
a ajuda de seu vizinho Ricky (Wes Bentley).
CineLIPSAM
OCineLIPSAMé
um projeto aberto à comunidade realizado
pela Liga de Psiquiatria e Saúde Mental da UFCSPA, tendo como objetivo a
discussão e o ensino de questões referentes à saúde mental por meio de
produções cinematográficas. Essa metodologia de ensino consiste na
escolha de temas que satisfazem a área psíquica
e na exibição de filmes em que é possível a identificação de aspectos
de saúde metal e suas relações com outras áreas do conhecimento. Após a
exibição, é realizada uma pequena pausa seguida de uma discussão
multidisciplinar facilitada por especialistas no
tema proposto ou membros da LIPSAM convidados. Na discussão, todos os
presentes são convidados a participar e expressar suas ideias. Dessa
forma há um incentivo à cultura, uma vez que os filmes selecionados
englobam diversos aspectos artísticos e sociais,
levando em conta suas origens e propostas, e à desestigmatização de
aspectos relacionados à saúde metal, abordando o indivíduo como um todo e
destacando aspectos sociais e psicológicos, além dos orgânicos. Tais
temas são discutidos com intuito de realizar
também uma psicoeducação com o público presente, orientando na
identificação de transtornos psiquiátricos e fases normais do
desenvolvimento humano. Portanto, o projeto consiste em uma metodologia
de ensino, que combina lazer e aprendizagem, proporcionando,
assim, melhor compreensão dos temas abordados e impacto na formação dos
participantes.
Maria
Cristina Gobbo possui graduação em psicologia pela Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1980). Especializou-se em
terapia sexual
de Casal e família. Trabalha em clínica privada desde 1981, com
psicoterapia individual, sexual, casal e família. Ministra cursos,
palestras e workshops em escolas, clínicas e universidades, sobre o tema
da sexualidade humana. É professora e supervisora do
Instituto da Família de Porto Alegre - RS
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Sinopse: Um trio de bandidos
malandros encontra uma oportunidade perfeita de fazer um assalto e sair ilesos.
Após descobrirem que uma mansão é habitada por um homem muito rico e cego, eles
elaboram um plano para tentar invadir o local, já que pensam que vão fazer o
roubo perfeito. Talvez eles estejam errados.
Se o cinema de aventura e fantasia
se sustenta cada vez mais com superproduções baseadas em HQ do momento, o
cinema de horror e suspense atual ganha frutos graças a obras baratas, porém, recompensadoras.
Esse ano não foi diferente, mas ao mesmo tempo, filmes como Invocação do Mal 2 e
Quando as Luzes se Apagam, pecaram ao nos apresentar tramas que acabam caindo
um tanto que na previsibilidade. Não é o caso de O Homem nas Trevas que, embora
tenha alguns clichês, ganha a nossa atenção por criar momentos imprevisíveis e
angustiantes.
A trama é simples, porém,
nos atrai. Um trio de jovens assaltantes decide invadir e roubar casas de uma Detroit cada
vez mais abandonada após a crise mundial. Após inúmeros roubos, decidem roubar
uma grande quantia de dinheiro de um ex-soldado cego, para assim finalmente
mudarem as suas vidas. O que eles não sabem é que não deveriam
ter subestimado justamente o habitante cego da casa.
Assim como na ótima
refilmagem A Morte do Demônio, o filme é produzido pelo cineasta Sam Raimi, mas
é dirigido pelo seu discípulo, o uruguaio Fede Alvarez, que havia impressionado
Raimi com o seu curta Ataque de Pânico e fez com que ganhasse um convite para
trabalhar em território americano. Embora tenha apenas dirigido até agora dois
longas metragens, Álvares nos impressiona, pois o que vemos na tela é uma
verdadeira aula de como se faz um bom suspense, usando uma fotografia sombria e
fazendo da câmera uma ferramenta narrativa mais do que essencial.
Uma vez que o trio de assaltantes entra na casa,
a câmera de Alvarez perambula o local em planos sequências mirabulantes, nos mostrando até
mesmo peças chaves e fazendo com que o cinéfilo já se prepare pelo pior
que irá acontecer na tela. Uma vez que o dono da casa tem conhecimento de que
seu lar está sendo invadido, começa então uma verdadeira caçada de gato ao rato,
onde tudo pode acontecer na escuridão. Nesse jogo de suspense e tensão, cabe o cinéfilo decidir de
que lado ele fica, pois não há heróis ou vilões na trama, mas sim pessoas
comuns, cuja suas falhas humanas os levam para um caminho sem volta.
Se no princípio poderíamos até
tachar mal o trio central, o roteiro gradualmente nos mostra que, no fundo,
alguns deles procuram a sua redenção pessoal. Rocky (Jane Levy) procura uma
forma de fugir de uma vida desregrada e tentar dar uma vida melhor para a sua irmã
menor. Vista em A Morte do Demônio, Jane Leyy demonstra versatilidade e fibra, ao
encarar um filme do qual exige muito esforço físico, mas que ao mesmo tempo
saiba transmitir momentos de puro desespero.
Contudo, a alma do filme se
encontra na presença sinistra do homem cego, interpretado com intensidade pelo
ator Stephen Lang (Avatar), Mesmo usando lentes brancas que o fazem não
enxergar nada em cena, Lang nos convence do começo ao fim que é um ex-veterano
de guerra e passando para nós em cena um
auto grau de verossimilhança. Embora o seu personagem possua motivações e
segredos da casa que se revelam um verdadeiro clichê dentro do gênero, tudo é
compensado quando as ações do personagem se elevam num grau cada vez mais sinistro, mesmo quando o roteiro nos faça entender o motivo dele ter chegado a tal ponto.
Com uma cena inicial que já nos
prende e se enlaça nos momentos derradeiros da trama, O Homem nas Trevas é um
frescor dentro do gênero de horror deste ano, principalmente para aqueles que
buscavam mais desafio e menos fórmulas desgastadas.
Sinopse:Diana
(Carolina Dieckmann) foi estuprada dentro de casa. Em vez de denunciar, ela
prefere ficar em silêncio e não conta nem para o marido, Mario (Leonardo
Sbaraglia). Ele, por sua vez, também esconde um segredo, gerando uma distância
cada vez maior entre eles.
Cegonhas - A História
que Não te Contaram
Sinopse:Na Montanha
das Cegonhas a entrega de bebês é levada muito a sério. Lá a fábrica de
crianças é aprimorada, com fluxo de trabalho infalível e patenteado, usando
tecnologia de ponta. Quando alguém quer um filho é só chamar o Serviço de
Entrega das Cegonhas.
Charlote SP
Sinopse:A modelo
Charlote (Fernanda Coutinho) vive viajando pelo mundo. E isso lhe incomoda
muito, pois gostaria de ter uma identidade e um lugar para chamar de lar. Nessa
busca, Charlote decide voltar para São Paulo e conhece um cineasta em busca dos
mesmos objetivos.
Lembranças de um Amor
Eterno
Sinopse: O professor
de astrofísica Ed Phoerum (Jeremy Irons) se apaixona por sua aluna, Amy (Olga
Kurylenko). Mas os dois passam a maior parte do tempo separados e a única forma
de manterem contato é se correspondendo por cartas e vídeos.
Meu Rei
Sinopse:Tony
(Emmanuelle Bercot) sempre foi uma mulher que viveu tudo ao extremo. Mas quando
sofre um acidente de esqui, ela vai parar numa clínica de reabilitação e começa
a reavaliar a forma destrutiva como encara a vida, em especial, a relação com o
marido, Georgio (Vincent Cassel).
O Homem que Viu o
Infinito
Sinopse: Srinivasa
Ramanujan (Dev Patel) cresceu em Madras, na Índia. Ele é um matemático
brilhante e tem chance de estudar na Universidade de Cambridge e mostrar seus
conhecimentos para um grande tutor (Jeremy Irons) e também para o mundo.
O Vale do Amor
Sinopse:Isabelle
(Isabelle Huppert) e Gérard (Gérard Depardieu) perderam o filho único há seis
meses. Antes de se matar, ele deixou uma carta para os pais com um pedido
inusitado: para que eles o encontrem no Vale da Morte e os dois aceitam cumprir
esse último desejo.
Sete Homens e um
Destino
Sinopse: O povoado de
um vilarejo mexicano está em pavor desde que um bando liderado pelo temido
Calvera chegou na região. Alguns moradores decidem buscar ajuda e contarão com
o apoio de sete valentes pistoleiros, liderado por Sam Chisolm (Denzel Washington),
que chegam para pôr fim a onda de terror.
Tô Ryca
Sinopse:A vida dura
de frentista pode estar com os dias contados para Selminha (Samantha Schmütz).
Tudo porque ela pode pôr a mão numa herança. Mas para isso, seu tio estipula um
desafio. Selminha tem de gastar R$ 30 milhões em 30 dias. No entanto, nessa
corrida contra o tempo, a frentista precisa fazer isso em segredo e não juntar
itens comprados. Se conseguir, ela ficará com a herança de R$ 300 milhões.
Sinopse: A adolescente Bia
(Valentina Herszage), de 15 anos, e seu irmão, João (Bernardo Marinho), de 25
anos, levam uma vida normal. Mas quando uma série de assassinatos começa, eles
e os amigos ficam com a imaginação à flor da pele, pensando como ocorreram os
crimes e, ao mesmo tempo, analisando como a juventude de hoje encara os
problemas.
Adolescência é um momento de
descobertas, onde o jovem se transforma, experimenta e descobre o lado bom e
ruim quando se perde a inocência. Ao mesmo tempo em que experimenta mudanças no
seu universo particular, o universo em sua volta vive mudando constantemente,
fazendo com que se sinta inseguro com relação ao que virá depois. Mate-me Por
Favor é mais do que um filme de suspense, mas um retrato da juventude contemporânea,
que cada vez mais se encontra encarando cedo o lado cru que o mundo real irá
lhe oferecer.
O cenário é a Barra da Tijuca,
onde acompanhamos o dia a dia de um grupo de adolescentes numa escola. Durante a
trama observamos o lado simples desses jovens, desde namorar, paquerar, usar o
que está na moda e curtir as festas. Porém, começam a surgir jovens mortas próximo
ao local e fazendo que desperte o medo e a paranoia entre esses jovens.
Diferente do habitual dentro
do gênero, a trama não se prende ao tentar descobrir quem é o assassino, mas sim
nas consequências que ele provoca nas outras pessoas. A trama então se
concentra mais na jovem Bia (Valentina Herszage), que sente mais afetada pelos
eventos que andam acontecendo, principalmente pelo fato das vitimas serem um pouco
parecidas com ela. Isso faz com que a gente assista uma perspectiva da situação
através do olhar dela, com o direito de testemunharmos os seus sonhos, pesadelos
e imaginação um tanto que peculiar.
É através de Bia, aliás, que
vemos a transformação do jovem contemporâneo de hoje que, para o bem ou para o
mal, amadurece mais rápido do que se imagina. Sem ter pais presentes para orientá-la,
Bia vive sozinha com o seu irmão João, sendo que esse último tem que enfrentar o
fato de namorar uma garota virtual, da qual nem sequer conheceu ainda
pessoalmente. Ambos vivem numa espécie de encruzilhada de descobertas, mas da
qual não saem do lugar, mas passam por essas mudanças num lugar limitado como na
Tijuca e gerando até mesmo uma sensação de claustrofobia em suas vidas sem que
eles percebessem.
Dirigido e roteirizado por
Anita Rocha da Silveira, a cineasta tem a proeza de transformar a Barra da
Tijuca num ambiente não muito acolhedor, como se não houvesse um porto seguro
para o qual o jovem deite sua cabeça para sentir um pouco de segurança. Ao mesmo
tempo, o lugar vive de mudanças, aonde prédios cada vez mais altos vão surgindo
no horizonte e o que era verde se torna concreto e sem vida. Isso faz com se
crie no decorrer do filme um cenário em que os jovens andam como sonâmbulos,
dando a entender que não há como eles interromperem, não só as mudanças físicas
e psicológicas na qual eles passam como também do cenário em volta deles e cada
vez mais sem vida aparente.
O papel do progresso desenfreado
que surge na trama, aliás, dá entender que ele está ali para apagar o passado e
até mesmo os eventos do presente. Portanto, não é a toa que a cineasta tem até
mesmo a proeza de inserir o terrível caso de assassinato da atriz Daniella
Perez, ocorrido 1992 e que ocorreu justamente nesse local. Essa inserção desse caso
dentro da trama dá a entender que, por mais mórbido que as histórias sejam,
elas não podem ser esquecidas, pois elas estão lá no passado para que elas não
se repitam no presente, mesmo que isso pareça impossível.
Com um final em aberto sobre
os eventos vistos na trama,Mate-me por favor é um filme para o jovem de hoje ver
e fazendo ele entender que não está sozinho para enfrentar os horrores e da
insegurança do mundo atual tem a oferecer.