Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Cine Dicas: Lançamento em DVD e Blu-Ray (04/11/10)

E ai gente, como todo mundo sabe, tivemos um feriadão e eu descansei e curti muito apartir da tarde de sexta feira passada, e com isso, fiquei ausente desde então. Neste meio tempo fiquei curtindo no meu conforto dicas de filmes muito shows que estão nas locadoras e que eu recomendo. Lembrando que apartir do dia oito desse mês, começarei a fazer um especial que irá se fechar no próximo dia oito de dezembro, aguardem e confiem.
Confiram as dicas:

PÂNICO NA NEVE
Sinopse: Um dia típico nas montanhas se torna um pesadelo gelado para três esquiadores que ficam presos em um teleférico antes de sua última descida. A equipe da estação de esqui desliga as luzes da pista e o trio percebe, em pânico, que foram esquecidos. Com hipotermia e queimaduras de frio, os amigos são forçados a tomar medidas extremas para sair da montanha, antes que morram congelados.

Eficiente suspense independente, com poucos recursos e que soube explorar a simplicidade com terror psicológico perante um inusitado engano humano que fez três jovens ficarem presos no teleférico de uma montanha. Escrito e dirigido por Adam Green, o filme conseguiu chamar atenção no Festival de Sundance, onde foi exibido pela primeira vez, e depois no circuito independente em que entrou em cartaz. Da minha parte, pouco ouvi falar sobre o filme e somente assisti quando vi o ótimo trailer que me chamou atenção, trailer alias que poderia muito bem dar uma boas aulas de como se faz um bom trailer para atrair o publico.
Por ser um filme independente o elenco e semi desconhecido, somente Shawn Ashmore, o Homem de Gelo dos X-Men é a cara mais conhecida, já Emma Bell e Kevin Zegers são caras novas na área mas souberam tirar o melhor proveito de seus papeis. Ambos o trio são atores carismáticos e que souberam trabalhar bem em seus personagens para fazer o espectador se identificar com eles em muitos momentos tensos nos quais torcemos por cada um deles, apesar que o filme reserva momentos inesperados para os azarados protagonistas.
Um ótimo exemplo de suspense com produção simples, mas eficaz.


CELA 211
Sinopse: Juan, um carcereiro, se apresenta em seu novo destino um dia antes de sua incorporação oficial. Ali, sofre um acidentes minutos antes que um motim se desencadeie no setor dos presos mais temidos e perigosos. Seus companheiros só conseguem salvar suas próprias vidas e abandonam Juan, desmaiado, à própria sorte na Cela 211. Ao despertar, Juan compreende a situação e se passa por um preso a mais entre os amotinados. A partir deste momento, Juan terá que jogar com astúcia, mentiar e riscos, sem saber o que o destino tem reservado para ele.

Esse filme produzido entre Espanha e França recebeu o premio Goya, o Oscar da industria cinematográfica Espanhola e não é pra menos. Baseado no romance do escritor Francisco Pérez Gandul, o filme explora bem aquela tese de quando a pessoa esta no lugar errado e na hora errada, só que não estamos assistindo um Duro de Matar, e sim um pobre coitado, com inúmeros sonhos, prestes a ser pai e tudo, mas que  acaba indo para o ralo quando acontece uma rebelião no presídio. Esse é apenas o stopim para ver, não somente como o protagonista irá se virar, como também explorar a inusitada amizade dele com o líder bandido. A questão é: Até aonde se separa os dois mundos desses protagonistas? A resposta é dada em um momento tenso no qual o protagonista conhecerá o seu lado ainda desconhecido de si.


A Jovem Rainha Vitoria
Sinopse: Uma dramatização dos primeiros anos do reinado da Rainha Vitória, e seu relacionamento estável com o Príncipe Albert.

é um belo filme, que traz uma linda história de amor sob os bastidores políticos da corte britânica. Além de atender a curiosidade sempre existente sobre a vida particular dos antigos monarcas, mostra com delicadeza as dificuldades dos afazeres do posto maior da monarquia. Destaque para a cuidadosa direção de Jean-Marc Vallée, para a bela cena do pedido de casamento e para a iluminação, propositalmente escura para retratar a pouca luminosidade existente no período retratado. Um filme que não apenas informa, mas também emociona. Destaco a ótima performance de Emily Blunt que se destacou em o Diabo Veste Prada e vista recentemente no filme Lobisomem. Oscar de Melhor figurino.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Cine Dicas: Estreias no final de semana (29/10/10)

Enfim chegamos a mais um final de semana, véspera de feriado, véspera de eleições e véspera de dia das Bruxas. Em meio a tudo isso, temos algumas estréias curiosas, mas nada que ameace o reinado de Tropa de Elite 2 que neste momento se tornou a maior bilheteria desde a retomada do cinema nacional.
Dentre as estréias destaco o filme A Suprema Felicidade de Arnaldo Jabor retornando a direção de filmes depois de muito tempo. Espero que fique na direção por algum tempo e pare de fazer suas criticas um pouco. Não me levem a mau, respeito muito Jabor por ser um critico geral, mas as vezes eu acho que ele pisa na bola com relação a algumas coisas e com isso, sobra para os filmes. Nunca me esqueço quando em 1998 quando o filme Caráter levou o Oscar de filme estrangeiro, imediatamente Jabor (que era comentarista da cerimônia transmitida pela Globo) soltou uma frase que nunca me esquecerei...”Esse filme deve ser tão chato, quanto o discurso do diretor” fazendo uma referência ao discurso que o diretor Mike van Diem fez após ter ganho a estatueta.
Dito isso, percebo, que ele não só não viu o filme, como também não viu e não gostou, ou talvez o patriotismo falasse mais alto nele, pois na categoria de filme estrangeiro estava concorrendo o nosso O Que é isso Companheiro?
E desde então ele não possui mais o meu respeito, pois um critico deve ver, analisar e dizer o que realmente achou e não falar mau de um filme que nem sequer assistiu, mas quem sabe ele consiga de volta agora dirigindo filmes, pois se ele tem ousadia (um tanto que demais) nas palavras, quem sabe no olho e na mão na direção ele consiga de volta o meu respeito
Confira as estréias

A Suprema Felicidade
sinopse: No Rio de Janeiro de 1945 o menino Paulo vive com o pai Marco aviador da FAB e a mãe Sofia. Eles moram numa rua bucólica repleta de personagens típicos como o pipoqueiro Bené que sempre narra façanhas sexuais um triste vendedor de garrafas e uma turma de vizinhos briguentos. À medida que cresce Paulo sente o ambiente familiar tornar-se cada vez mais opressivo e compensa a distância de seu pai com a cumplicidade com o avô Noel funcionário público boêmio que o inicia na vida noturna carioca. Em meio a inúmeras experiências Paulo espera encontrar a verdadeira felicidade.



Atração Perigosa
sinopse: Doug MacRay chefe de uma quadrilha de assaltantes à banco mora num subúrbio de Boston que abriga a maior parte dos criminosos da cidade. Orgulhoso de sempre levar o que quer e sair impune considera seus parceiros como uma família. Especialmente Jem a quem tem como irmão. Mas a relação entre eles se complica quando em uma operação Jem toma uma gerente de banco como refém. Preocupado com a exposição Doug vai atrás dela e se aproxima aos poucos para descobrir o quanto ela sabe. Mas a relação evolui de forma inesperada deixando-o preso entre dois mundos. Baseado no romance Prince of Thieves de Chuck Hogan.



Garfield um super herói animal 3D
sinopse: As coisas não andam tão bem no mundo dos quadrinhos... Um vilão de uma revista com seu exército de zumbis tem o plano de conquistar o mundo dos quadrinhos e transformar seus personagens em escravos. Os heróis das tirinhas unem as forças com os heróis dos quadrinhos neste combate mortal. Todos da turma de Garfield também entram em ação transformando-se em poderosos super-heróis. Bem todos exceto Garfield para quem a missão parece trabalhosa demais. Mas quando o gato vê os amigos em apuros resolve vestir a capa e mostrar suas habilidades.



Supremacia Vermelha
sinopse Supremacia Vermelha é o documentário longa-metragem que fala da relação com o adversário contra o qual o Inter mais gosta de jogar. Alguns falam em rivalidade mas é um exagero. Que rival é esse que perde em todos os quesitos? Até o fim de 2009 ano do centenário do confronto eram 142 vitórias do lado colorado 23 a mais que os azuis. 540 gols marcados contra 501 sofridos. Ganhamos 39 Gauchões quatro a mais do que eles.Sem falar nos Gre-Nais históricos: o Gre-Nal do século o Gre-Nal dos 7 a 0 o Gre-Nal em que estragamos a festa da inauguração da casa deles o Gre-Nal do cinco muito o Gre-Nal do Gol 1.000. A lista é longa e talvez seja mais apropriada para uma mini-série do que para um filme.Feito por uma equipe de colorados para a torcida colorada Supremacia Vermelha nasce para celebrar o domínio do Inter em seus pagos. E já vem com uma missão: estender para as salas de cinema a liderança dos gramados.Só nos faltava o título de campeão de bilheteria. Com Supremacia Vermelha a conquista se aproxima.

Cine Especial: Mês Das Bruxas: Os momentos de terror da DISNEY

Bom, encerro aqui os especiais do mês das Bruxas desse mês, não fiz muitas matérias como eu queria (devido ao tempo) mas espero que tenham curtido bastante e espero que tenham um bom 31 de outubro.
Para fechar com algo bem diferente, me veio a tona momentos de puro terror adulto e sombrio dos filmes da Disney, e não me refiro as bobagens das possíveis imagens subliminares que os filmes do estúdio podem ou não conter e sim momentos corajosos de seqüências as quais são bastante adultas e podem muito bem fazer parte de um filme de terror.

Segue abaixo a lista desses momentos


Frollo pede ajuda a Maria
O Corcunda de Notre Dame é das melhores animações Disney (e uma das mais adultas), nela, o vilão Juiz Frollo pede a própria Maria, mãe de Jesus para que destrua a Cigana Esmeralda que acabou despertando nele o desejo carnal que para ele é puro pecado.
Raramente o estúdio tocou em questões sobre desejo sexual ou nunca tocou e mesmo que o estúdio tenha tomado certas liberdades artísticas para fazer com que a obra inspirada no livro de Victor Hugo fosse assistida para o publico de todas as idades, a momentos bem pesados e a maioria deles representados pelo personagem Frollo, um dos melhores e mais humanos vilões feitos pelo estúdio.



demônio Chernabog
O grande final de FANTASIA vem na forma da união de duas peças que completam uma a outra. A primeira é "Night on Bald Montain" de Modeste Mussorgsky, ilustrada pelo demônio Chernabog que vive no alto da montanha, e na noite de Hallowen vem atormentar as almas do vilarejo. Este poderoso desenho se afirma ainda nos dias de hoje como a mais sinistra e adulta obra já produzida pelo estúdio, algo que dificilmente seria aceito pelos executivos nos dias de hoje, devido aos padrões do 'politicamente correto'. A maravilhosa animação de Chernabog por Vladimir Tytla ajuda ainda mais a complementar a apresentação.



O CAVALEIRO SEM CABEÇA ATACA
Não confunda com o Cavaleiro sem cabeça feito pelo diretor Tim Burton no ótimo filme de 1999. Na verdade quando Burton fez esse filme, ele tanto se inspirou nesse conto norte americano, como também neste clássico da Disney feito em 1949 intitulado As Aventuras de Ichabod e Sr. Sapo que apresenta uma das mais arrepiantes (e ao mesmo tempo engraçadas) perseguições da historia do cinema e curiosamente termina de uma forma aberta em que o próprio espectador tem que tirar suas próprias conclusões.



Malévola amaldiçoa a Bela Adormecida
É o que da em não convidar certas pessoas em certas ocasiões, bom exemplo foi no caso quando os pais da princesa convidaram todo mundo, com essessão da Malévola que irritada amaldiçoa a criança desde nova. Sua primeira aparição é de tremer nas bases de qualquer criança que assista.


A Rainha má mostra a sua verdadeira façe
A beleza não se encontra por fora, mas sim por dentro. A Rainha má da Branca de Neve até que era bonita fora mas era um horror de pessoa por dentro e se ela já era terrivel assim, a coisa piora quando ela bebe uma poção para virar uma velha bruxa em uma aparição assustadora até para os dias de hoje

Cine Curiosidades: Mulher fala ao celular em filme de 1928.

SERA QUE ESSE TRIO AI EMBAIXO ESTÁ ENVOLVIDO??
Em um filme feito para mostrar os bastidores da estréia de uma produção de Charlie Chaplin nos EUA em 1928, uma mulher que passa em frente a câmera parece estar falando ao celular. A imagem está fazendo sucesso na internet, com pessoas afirmando que ela pode ser uma viajante do tempo. O vídeo foi um dos temas do programa The Ealy Show, da rede norte americana CBS, na manhã da quarta-feira,. Até o momento, nenhum especialista encontrou uma resposta para o que a mulher está fazendo no filme feito a 82 anos. Já que, 1928, não existia rede telefônica móvel e por conta disso, seria impossível qualquer pessoa falar em um aparelho celular.


Vejam o vídeo:
Em tempos em que a trilogia De Volta Para o Futuro está completando 25 anos, eis que surge essa coisa bizarra na internet. Eu assisti várias vezes essa imagem e de longe parece realmente que ela esta conversando pelo celular mas como isso é possível em pleno ano de 1928?? Focando mais de perto podemos tirar duas conclusões, de que ela está realmente conversando por um celular, ou ela esta escondendo o rosto por causa do momento da gravação.
Sinceramente essa imagem, para mim, é familiar, como eu assisti inúmeros filmes ao longo da minha vida, talvez tenha visto esse documentário mas nunca me dei conta dessa cena.

Bom, vejam vocês mesmo e tirem suas conclusões.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cine Especial: Um Bom Filme Ruim: FÚRIA MORTAL

sinopse: Gino Felino (Steven Seagal) é um detetive da narcóticos que foi criado no Brooklyn. Enquanto muitos dos seus velhos amigos vivem do outro lado da lei, ele continuou sendo uma pessoa honesta e com princípios. Quando Bobby Lupo (Joe Spataro), seu parceiro que é também seu amigo desde a infância, é baleado na frente da mulher, Laurie Lupo (Shareen Mitchell), e de suas duas crianças em plena luz do dia, na frente de testemunhas que afirmam que o assassino é Richie Madano (William Forsythe), um traficante de drogas que também é viciado e perdeu totalmente o controle. Porém parece haver algo de pessoal neste crime, pois Madano deixou algo em cima do corpo de Bobby antes da dar o último tiro. Logo Gino começa uma caçada sem tréguas para prender e possivelmente matar Richie, pois ninguém crê que ele vá se entregar. Enquanto Richie comete outras mortes a Máfia também pensa em liquidá-lo, pois alguns acreditam que Richie esteja ligado a mafiosos e eles não precisam deste tipo de propaganda.

Se houve um auge na carreira de Steven Seagal (ouve isso mesmo??) talvez tenha acontecido neste Fúria Mortal. O filme reúne tudo que foi dos filmes de ação dos anos 80 tinham: Muita pancadaria, violência e frases rápidas.
A melhor cena de luta foi quando o personagem de Seagal, Gino Feline (que nome medíocre) em um bar arrebenta todo mundo com um pedaço de pano e uma bola de brilhar. Simplesmente tosco, mas incrível para não se levar a sério e sim, unicamente se divertir. Foi com certeza o clássico do Domingo Maior durante muito tempo.




Cine Dicas: Em Cartaz: PIRANHA 3D

TOSQUEIRA PURA EM 3D 
sinopse: Sol música cerveja e mulheres de biquíni. A combinação perfeita para se passar o feriado em um lago. Pelo menos por enquanto. Um terremoto abaixo da superfície liberta um cardume de piranhas famintas. E quando o perigo vem por debaixo d água não há como se prevenir. Agora a policial Julie Forester (Elisabeth Shue) terá que fazer de tudo para interditar o lago e impedir que toda a galera se transforme em comida de peixe.

Na onda do 3D era inevitável que tanto surgissem filmes de qualidade como filmes medíocres que se salvariam unicamente por esse novo formato e que as vezes nem isso adianta (principalmente quando a tosqueira é convertida no formato). No caso dessa produção B, ela não tem pretensão alguma em fazer o espectador levar a trama a sério, tudo é feito toscamente para o espectador assistir, rir e se assustar (nos poucos momentos).
Em um filme como esse de baixo orçamento, os produtores nem se preocuparam sobre a classificação etária, ou seja, pouco dinheiro e com isso sem se preocupar em arrecadar muito, portanto o filme é um verdadeiro show de banho de sangue com inúmeras pessoas sendo mortas adoidado, devoradas, picadas de todas as formas, não recomendado é claro para os estômagos sensíveis. E para os tarados de plantão, o filme oferece um desfile de varias mulheres nuas mostrando os seus dotes unicamente para deixar o espectador com os hormônios a flor da pele, para depois todas elas serem devoradas no banquete das piranhas.
O elenco tem pouco a oferecer, é aquela coisa de sempre dos filmes B de terror de antigamente, os heróis sobrevivem e os que são vilões ou simplesmente figurantes são o prato principal, apesar que no final termina de um modo inesperado (dica para continuação). Das caras conhecidas estão os desaparecidos Elisabeth Shue (ainda linda) e Christopher Lloyd (ai que saudade de De Volta para o Futuro) e uma rápida ponta de Richard Dreyfuss (Tubarão) no inicio do filme como primeira vitima dos peixes assassinos.

Cine Dicas: Em Cartaz: METRÓPOLIS

CLÁSSICO DO EXPRESSIONISMO ALEMÃO EM EXIBIÇÃO NO CINE-BANCÁRIOS
Sinopse: Metrópolis, ano 2026. Os poderosos ficam na superfície e lá há o Jardim dos Prazeres, para os filhos dos mestres, enquanto os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Operários. Esta poderosa cidade é governada por Joh Fredersen (Alfred Abel), um insensível capitalista cujo único filho, Freder (Gustav Fröhlich), leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia Freder conhece Maria (Brigitte Helm), a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos dos escravos. O clássico de Fritz Lang, é um dos filmes mais influentes da história do cinema.
Esse clássico fará parte da mostra  Capitalismo Selvagem – O Cinema Contra as Injustiças de um Sistema Econômico.que se prolongara até o dia 07 de novembro. Além de outros clássicos que serão exibidos como Como Era Verde Meu Vale e As Vinhas da Ira, é sempre bom aproveitar a oportunidade de ver um clássico como esse na tela grande, pois Metropolis foi uma fonte de influencia que serviu de reverencia a outros filmes que se tornaram clássicos também como no caso de Blade Runner 1982. 

Confiram a programação no Cine Bancários: Rua General Câmara, 424 Porto Alegre.

Mostra Capitalismo Selvagem - Primeira Semana


26 de outubro (terça-feira)


15h – Tempos Modernos
17h – Como Era Verde o Meu Vale
19h15 – Capitalismo – Uma História de Amor


27 de outubro (quarta-feira)


15h – Coronel Delmiro Gouveia
17h – Metrópolis
19h15 – Cronicamente Inviável


28 de outubro (quinta-feira)


15h – Como Era Verde o Meu Vale
17h – As Vinhas da Ira
19h15 – Wall Street – Poder e Cobiça


29 de outubro (sexta-feira)


15h – Cronicamente Inviável
17h – Capitalismo – Uma História de Amor
19h15 – Tempos Modernos


30 de outubro (sábado)


15h – As Vinhas da Ira
17h – Wall Street – Poder e Cobiça
19h15 – Metrópolis


31 de outubro (domingo)


15h – Como Era Verde o Meu Vale
17h – Coronel Delmiro Gouveia
19h15 – Capitalismo – Uma História de Amor


Mostra Capitalismo Selvagem - Segunda Semana


2 de novembro (terça-feira)


15h – Tempos Modernos
17h – Como Era Verde o Meu Vale
19h15 – Capitalismo – Uma História de Amor


3 de novembro (quarta-feira)


15h – Coronel Delmiro Gouveia
17h – Metrópolis
19h15 – Cronicamente Inviável


4 de novembro (quinta-feira)


15h – Como Era Verde o Meu Vale
17h – As Vinhas da Ira
19h15 – Wall Street – Poder e Cobiça


5 de novembro (sexta-feira)


15h – Cronicamente Inviável
17h – Capitalismo – Uma História de Amor
19h15 – Tempos Modernos


6 de novembro (sábado)


15h – As Vinhas da Ira
17h – Wall Street – Poder e Cobiça
19h15 – Metrópolis


7 de novembro (domingo)


15h – Como Era Verde o Meu Vale
17h – Coronel Delmiro Gouveia
19h15 – Capitalismo – Uma História de Amor