Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Sinopse: A história
de amor entre Frankin D. Roosevelt (Bill Murray) e sua prima distante Margaret
Stuckley (Laura Linney), centrada em um fim de semana de 1939, quando o rei
George VI (Samuel West) e a rainha Elizabeth (Olivia Colman) do Reino Unido
visitaram os Estados Unidos pela primeira vez na história, em missão oficial
para pedir apoio contra as forças nazistas na iminente Segunda Guerra Mundial
Houve certo erro na tradução
desse filme quando veio para cá: a trama não se passa no parque de Londres, mas sim nos Estados Unidos,
na casa de campo do então presidente dos
EUA, Franklin Delano Roosevelt (Bill Murray,ótimo como sempre), em um fim de
semana de 1939 ( no momento que a Segunda Guerra Mundial começou a ter inicio)
em que o presidente recebe uma visita ilustre do Rei George VI (o mesmo rei
gago de “O Discurso do Rei”, aqui interpretado com eficiência por Samuel West)
e da Rainha Elizabeth (Olivia Colman, numa interpretação aquém do esperado),
buscando aliados para enfrentar o exército alemão. Ao mesmo tempo, Franklin
Roosevelt, que, quando não está na capital americana comandando, mora com uma
mãe meio desequilibrada, vive um romance (?) com sua prima, Margaret Stuckley
(Laura Linney ótima como sempre). O diretor Roger Michell quis dar a mesma importância
para ambas as tramas, mas o resultado ficou abaixo do esperado e muita coisa
poderia ser mais explorada, se não fosse a sua curta duração. Na realidade o
filme se envereda mais para uma comedia sobre os costumes norte americanos, que
por vezes choca a realeza inglesa, e rende alguns bons momentos (a passagem
sobre o cachorro quente é hilária). O problema é que o filme se envereda para um
drama romântico que fica devendo por não saber explorar direito no momento
certo. Baseado em cartas escritas por Margaret, e encontradas embaixo de seu
colchão após sua morte, aos 100 anos, “Um Final de Semana em Hyde Park” poderia
ir muito mais além do que foi apresentado, mas vale mais para assistir ao Bill
Murray interpretando um presidente histórico, num desempenho muito melhor, mais
leve e solto, do que aquele visto por Daniel Day-Lewis em Lincoln.
Sinopse: Na China dos dias
contemporâneos, quatro pessoas de regiões e classes sociais muito distintas se
cruzam. A história, descrita como um "road movie com cenas de ação",
passa tanto pela barulhenta metrópole de Guangzhou quanto pela calma província
rural de Shanxi.
Um olhar cru de um
diretor chinês, que através de quatro histórias que ele cria, inspirada em
fatos verídicos, sobre como é a China atual, assusta pelo fato daqueles
acontecimentos não acontecerem somente lá, como também muito perto de nós. O sangue
já jorra de uma forma inesperada, numa situação que poderia acabar de uma forma
melhor, mas aqui é mostrada para retratar a reação do homem (ou mulher) perante
a violência que não aceita mais tão facilmente, desencadeando então um lado obscuro
da pessoa e que o leva ao caminho sem volta. Um retrato não somente da China
atual, como também da própria civilização do século 21 infelizmente.
Em pouco mais de duas
horas, Jia Zhang-ke (Em Busca da Vida) retrata o dia a dia de quatro pessoas
comuns, que embora se cruzem umas com as outras no decorrer da projeção, suas
tramas trabalham independentemente uma da outra, mesmo com o fato da violência
ser um assunto que tenham em comum. Assunto que este, vai da pessoa mais velha,
para o jovem a recém começando com a vida, mas que não consegue administrar o descontrole
de uma sociedade, que embora tenha a
faca e o queijo na mão para tudo ficar bem, não esconde o fato de não saber
lidar com o despertar da besta do interior de um ser humano. O despertar esse
que começa através das más ações de pessoas que acreditam que acham que podem
fazer o que bem entenderem, mas que no fim, querendo ou não, sofrem as conseqüências.
Acima de tudo, o
filme é sobre a perda dos valores de um ser humano, desmoronamento da família contemporânea,
o viver do dia a dia difícil, corrupção a torto e a direito, o lado cruel do
ser humano contra animais indefesos, o valor abusivo do dinheiro na vida das
pessoas que a transformam em seres como pedra e o nascimento do seu lado brutal. O filme se concentra em quatro historias, enlaçadas
através de inúmeros detalhes que exigem um pouco de nossa atenção. Bom exemplo
disso é o titulo do filme que é visto num papel de parede que avistamos na
terceira historia do longa.
Sublime é a forma de
apresentação dos personagens de cada historia que às vezes eles surgem rapidamente
dentro da historia de outro personagem. O protagonista da segunda trama surge
no inicio da trama do primeiro, que já desencadeia uma onda de violência sem precedentes
e já fazendo o cinéfilo se preparar para o que está por vir. Existem os encontros
em ônibus e trens e um dos personagens da terceira trama vai voltar ao cenário da
primeira história e fechando assim um circulo.
Talvez um dos mais trágicos
personagens do longa seja Dahai, da primeira história, um trabalhador de uma
mina que se revolta contra a corrupção local. Tenta debater, argumentar,
reclamar pelos direitos do povo aonde ele vive, mas tudo acaba de uma forma inútil.
O seu rifle enrolado em um tigre enfurecido que molda um pano, irá encher a
tela de sangue sem dó. A segunda leva a roubo e assassinato de um trabalhador
deslocado de sua região natal, que perde o contato da mulher, o filho e a
família. O terceiro caso traz à bela Zhao Tao, a mulher do diretor, que faz uma
moça que trabalha como recepcionista de uma sauna e não consegue que o homem
que ela está apaixonada deixe a sua esposa. Sem querer, ele deixa um canivete
com ela e o objeto se tornara uma arma para ela, num dos momentos mais
angustiantes do filme.
É triste a quarta historia
que envolve um jovem que tenta ajudar a família, mas que não consegue suportar
a pressão dela e o leva num caminho trágico e sem volta. Em frente aos restos
de um passado longínquo e mais dourado, a cantora de ópera chinesa pergunta
para uma platéia que se encontra quieta:
“Você entendeu o seu
pecado?”
Um toque universal apresentado
neste filme, vindo desse cineasta genial, que fala não somente sobre a China, como
também de todos os povos desse planeta.
Sinopse: Após 10 anos
longe da cidade do Rio de Janeiro, Marina (Leandra Leal) recebe um cartão
postal misterioso que a faz retornar à cidade. Sem saber claramente os motivos
que a fizeram retornar, ela procura por respostas. Aos poucos, sua mente é conturbada
com paranoias e os sonhos começam a se confundir com a realidade.
Nos primeiros momentos de
projeção, a protagonista interpretada por Leandra Leal está relaxada ao lado do
namorado, falando inglês (não espere explicação por isso) e se esquecendo por
completo do mundo lá fora. Contudo, um cartão postal que ela recebe, faz com que
ela de encontro com o passado, para resolver assuntos não resolvidos, tanto com
sua família como também de amores não resolvidos. A partir daí, somos levados a
ir juntos ao lado da protagonista, numa realidade familiar, mas pouco
convencional aqui.
Escrito e dirigido por
Ricardo Pretti (Estrada para Ythaca, 2010, e No Lugar Errado, 2011), O Rio nos
Pertence por vezes lembra Nina de Heitor Dhalia, onde ambos os filmes possuem
uma realidade filtrada, onde faz parecer que determinados ambientes que nos conhecemos,
acabam por ser apresentados de uma forma jamais vista. É como se aquela visão
sempre esteve lá, mas nunca nos demos conta, ou faz entender que há duas
realidades, mas que nunca dão espaço uma para outra e somente nos, num determinado
momento da vida, é que nos damos conta disso.
Mas diferente de Nina, a
questão não é o fato de a protagonista estar vendo coisas, mas talvez não se
dando conta de onde realmente está. Numa das melhores cenas do filme (que me
lembrou O Som ao Redor), a protagonista começa a rasgar uma parede, que por sua
vez se mostra ser uma grande janela que da de encontro com a paisagem carioca. Mas
o visual é sombrio, para não dizer melancólico e com que faz a protagonista
gritar por alguém, mas sem ser respondida.
Gritos e escuridão é que
fazem também o clima da produção se tornar bem estranho, beirando até mesmo num
clima de filme de terror clássico, mas muito distante daqueles vistos do cinema
americano. Na realidade o filme de Pretti está mais paraA Hora do Lobo de Ingmar
Bergman, onde só faltou mesmo a protagonista dialogar com a gente. Mas em vez disso,
ela se encontra com um amor antigo chamado Mauro e com sua irmã vivida com
maestria por Mariana Ximenes, onde ambas se digladiam numa conversa reveladora
e que da uma dica (ou não) do que está acontecendo na tela.
É um filme que poderia ser
filmado da forma mais simples, mas o cineasta preferiu ir contra a maré e
apresentar uma obra mais experimental e que fizesse com que a gente tirasse inúmeras
interpretações do que estamos vendo realmente. Podemos até mesmo ir para um
caminho fácil sobre a verdadeira natureza da jornada da protagonista, mas ir
para esse caminho seria obvio demais, então o diretor nos joga outros inúmeros detalhes
para fazermos uma teia de teorias sobre inúmeros significados das seqüências
apresentadas. Fora o momento da janela
já citada, não há como ignorar a enigmática cena da praia, onde a personagem da
a entender que está sendo puxada contra a sua vontade por algo, mas não se
importando muito com isso.
Assim como o já cultuado
Doce Amianto, Rio nos Pertence é mais um de muitos filmes experimentais brasileiros
que veio para ficar. Mesmo indo contra a onda de comedias que assola nossos
cinemas, mas são obras como essa de Pretti, que faz com que a trama continue em
nossas mentes e nos convencendo a dar mais uma conferida na sala escura.
O deserto nunca mais
foi o mesmo depois que ele surgiu. EmLaurence da Arábia,O'toole interpretou
um dos melhores personagens da historia do cinema, onde sua presença se mistura
com o incrível cenário do filme.
JOAN FONTAINE (1917 -
2013)
Dona de um ar de simpatia,
Fontaine foi uma das primeiras musas do mestre do suspense e sem duvida nenhuma uma das minhas favoritas.
Com a chegada do
aguardado filme Azul é a cor mais quente nos cinemas brasileiros, vamos nos
relembrar um pouco dos principais grandes vencedores de anos anteriores no
Festival de Cinema de Cannes e que levaram a cobiçada Palma de Ouro.
Coração Selvagem (1990)
Sinopse: Numa
estranha homenagem ao filme "O Mágico de Oz", Sailor e Lula são dois
amantes que vivem intensamente a vida e a paixão. Tentando fugir das garras da
mãe da garota, os dois caem na estrada para uma viagem violenta e psicodélica,
uma vez que a mãe de Lula contrata um grupo de assassinos profissionais para
matar Sailor.
Vencedor da Palma de
Ouro no Festival de Cannes, o filme é outra homenagem de Lynch á violência
escatológica, ao grotesco e com pitadas de bizarrice, que desta vez, é
temperada com o gosto pela caricatural. Existe uma versão original de quatro
horas e meia de duração, sendo que os cortes contribuirão para realçar a
obsessão pelas imagens fortíssimas, marcadas pela presença do fogo e pela
trilha sonora de Angelo Badalamenti. A todo o momento, o filme faz referencias
ao clássico de O Mágico de Oz, em momentos imaginativos e muito bem amarrados.
Destaque para monstruosa participação de Willem Dafoe, cujo destino de seu
personagem é grotesco, porém hilário. Um final inesperado, mesmo parecendo
convencional para alguns.
Pulp Fiction: Tempo
de Violência (1994)
Sinopse: Três
histórias são apresentadas de forma não cronológica ao público. Em uma,
conhecemos Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson),
dois mafiosos que devem fazer uma cobrança, que termina em chacina e com uma
violenta seqüência no carro. Em outra história, Vincent deve levar a mulher de
seu chefe (Uma Thurman) para se divertir enquanto ele viaja, mesmo com todos os
boatos que rodeiam o caso. Por último, conhecemos Butch Coolidge (Bruce
Willis), um boxeador que deve lutar em um combate com vencedor pré-definido,
mas que surpreende a todos, vence e foge com o dinheiro da luta para provar o
seu valor, sendo perseguido logo após.
O mais importante (e
melhor) filme Americano da década de 90, premiado com o Oscar de roteiro
Original (do diretor Tarantino) e Palma de Ouro em Cannes em 94. É pouco para
esse filme pop, nervoso, violento, mordaz, verborrágico e na maioria das vezes
genial. Começa melhor e termina brilhantemente. Tem atuações perfeitas como
Jackson e marca o retorno de Travolta em especial a uma cena de dança com Uma
Thurman. Se muitos achavam que Cães de Aluguel era o máximo que poderiam
esperar de Quentin Tarantino, muitos desses então devem ter ficado de queixo
caído com a revolução da forma de filmar e contar historia que foi esse filme
de 94. Assim como o filme anterior, a trama explora o mundo dos gângsteres, mas
de uma forma similar do que já foi visto, onde os diálogos afiados e muito
espertos dominam durante todo o filme de uma forma, que não tem como cansar
deles, porque são soberbos.
Mas o mundo não
estava preparado naquela época para Pulp Fiction, tanto que muitos colegas
cinéfilos da época, simplesmente não entenderam o vai e vem da historia, sendo
que muitos ficaram confusos, quando um dos personagens centrais da historia,
morre repentinamente no meio do filme, para depois surgir ainda vivo perto do
final da trama. Essa forma de se contar a historia, foi sem sombra de duvida,
uma forma de Tarantino fazer o espectador prestar 100% de atenção do que está
vendo, sendo que ao longo dos anos, essa forma de apresentar um enredo, foi
ainda mais aprimorada e atingindo o auge em filmes como Amnésia e 21 Gramas.
Tarantino ainda por cima não deixa de focar em nenhum momento os seus
personagens, onde vemos eles não só falando, mas vendo suas mudanças de
expressões no rosto a cada momento, de acordo com a situação em que eles estão
passando, fazendo das sequências, quase uma espécie de filme documentário.
Como sempre, a trilha
sonora é outro grande trunfo da trama, sendo que cada seguimento da historia
(dividida em quatro partes, mais um prólogo e um epilogo) possui suas trilhas
sonoras, que de uma forma bem redondinha, faz um ótimo casamento com as cenas,
em especial, dos momentos juntos dos personagens de John Travolta e Uma
Thurman. Alias, o seguimento onde aparecem os dois lado a lado, é sem sombra de
duvida o melhor de toda a produção, já que ambos estão a vontade em seus
respectivos personagens, onde imediatamente se cria um laço de sintonia de
ambos, sendo no dialogo (onde as palavras do mundo de Tarantino saem da boca
deles) ou então nos olhares. Uma Thurman faz aqui o papel de sua vida e merecia
realmente ter levado um Oscar para casa, pois sua imagem de Mia Wallace
(dançando com Travolta) ficou registrada para sempre na mente dos cinéfilos.
Samuel L. Jackson é outro que saiu ganhando, tanto, que não foi somente o seu
personagem, mas também o próprio ator, que acabou virando um ícone pop. As
cenas onde ele dispara (literalmente) palavras da bíblia, ou quando tenta
buscar redenção no momento em que excita em não matar um casal de assaltantes é
momentos nos quais até hoje Jackson tenta se superar (apesar de ter chegado
perto em Jackie Brown, também de Tarantino).
Ao longo dos anos, os
fãs do filme levantaram inúmeras teorias sobre inúmeras mensagens subliminares,
ou até mesmo situações não explicáveis no decorrer da trama, como do porque de
não aparecer o que tem dentro da maleta, ou qual o significado do curativo na
nuca Marcelos Wallace. Isso e muito mais, serviu para aumentar a aura pop e de
obra prima do cinema que Tarantino lançou com esse filme, fazendo do cinema
independente algo tão importante quanto à super produções, que pipocaram os
anos 90, e que na maioria delas, se tornaram dispensáveis. Nada mal para um
filme com orçamento modesto ( R$12 milhões de dólares), mas com um grande
conteúdo significativo e que merece ser sempre visto e revisto inúmeras vezes.
O Pianista (2002)
Sinopse: O pianista
polonês Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody) interpretava peças clássicas em uma
rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade, em 1939.
Com a invasão alemã e o início da 2ª Guerra Mundial, começaram também
restrições aos judeus poloneses pelos nazistas. Inspirado nas memórias do
pianista, o filme mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães
construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a
perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos
de concentração. Wladyslaw é o único que consegue fugir e é obrigado a se
refugiar em prédios abandonados espalhados pela cidade, até que o pesadelo da
guerra acabe.
Talvez um dos melhores
filmes do diretor Roman Polanski e um dos melhores ao retratar o horror do
holocausto. Devido ao fato de sua mãe ter morrido no gueto na época, era obvio
que o diretor faria um filme como esse, só que ninguém imaginava que faria de
maneira tão fantástica. Adrien Broody (King Kong) levou um merecido Oscar por
seu ótimo desempenho como judeu que sobrevive graças ao seu talento com o
piano. Indispensável para qualquer cinéfilo.
Sinopse: Segundo
filme da trilogia de adaptação da obra-prima The Hobbit de J.R.R. Tolkien O
Hobbit: A Desolação de Smaug dá continuidade à aventura de Bilbo Bolseiro em
sua épica jornada com o Mago Gandalf e treze Anões liderados por Thorin Escudo
de Carvalho para o Reino dos Anões de Erebor.brTendo sobrevivido ao início de
sua jornada inesperada o grupo continua em direção ao Leste encontrando no
caminho o metamorfo Beorn e aranhas gigantes da traiçoeira Floresta das Trevas.
Depois de escapar do cativeiro dos perigosos Elfos da Floresta os anões viajam
para Esgaroth a Cidade do Lago e finalmente chegam à Montanha Solitária onde
devem enfrentar o maior perigo de todos uma criatura mais aterrorizante que
qualquer outra uma que testará não apenas o nível de coragem dos aventureiros
mas também os limites de sua amizade e a sabedoria da própria jornada o dragão
Smaug.
Foxfire - Confissões
de uma Gangue de Garotas
Sinopse: Nova York,
anos 1950. Um grupo de garotas, cansadas dos abusos que sofrem diariamente na
fábrica em que trabalham, resolvem criar uma gangue só de mulheres chamada
Foxfire. Elas carregam uma tatuagem específica nos ombros para identificar quem
pertence ao grupo. O bando irá usar de violência para se vingar das humilhações
sofridas nas mãos dos homens.
Jovem e Bela
Sinopse: Durante uma
viagem de verão com a família, a jovem Isabelle (Marine Vacth) vive a sua
primeira experiência sexual. Ao voltar para casa, ela divide o seu tempo entre
a escola e o novo trabalho, como prostituta de luxo. A adolescente explora a
sua sexualidade e logo começa a ganhar dinheiro com os seus clientes, mas um
incidente irá fazer com que a sua mãe, Sylvie (Géraldine Pailhas), descubra as
suas atividades secretas. Ao longo das quatro estações do ano, Isabelle irá
viver diversas experiências, passando por altos e baixos.
Um Toque de Pecado
Sinopse: Na China dos
dias contemporâneos, quatro pessoas de regiões e classes sociais muito
distintas se cruzam. A história, descrita como um "road movie com cenas de
ação", passa tanto pela barulhenta metrópole de Guangzhou quanto pela
calma província rural de Shanxi.
Tanta Água
Sinopse: Alberto e seus
filhos, Lucía e Frederick, decidem passar as férias nas Termas de Arapey.
Quando a chuva começa a afetar os ânimos, Alberto resolve animar a família, mas
acaba batendo de frente com a pré-adolescente Lucía. Esta viagem vai marcar a
vida de todos com muitos momentos de amizade, discussões e descobertas.
O Curtas: “A Hora Do Cinema” - I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema”, Foi um Grande Sucesso! Em 03 dias úteis (10, 11 e 12 de dezembro, pelo Período da tarde) o Festival teve um Público total de 157 espectadores, e hoje (12/12) no último dia de Festival o público presente teve a oportunidade de apreciar à tão esperada segunda parte, da Palestra do Compositor “Daniel Ramalho” (Compositor da Trilha Sonora do Filme Norte-Americano “Corpsing”). Com seu jeito simples e carismático, Daniel conseguiu envolver o Público em seus dois dias de Palestras, e nós do A Hora Do Cinema satisfeito com o desempenho do Palestrante, estamos desde já contando os dias para uma nova Parceria, com o Grande Profissional que é Daniel Ramalho, obrigado! Amigo. Deixamos também o nosso muito obrigado! Aos atores, as atrizes, os diretores, os técnicos e demais Público presente em todos os 03 dias de Festival, e graças a esses espectadores, o Curtas: “A Hora Do Cinema” - I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema”, em sua Primeira Edição já pode ser considerado, um Grande Sucesso!
Abaixo imagens do 3º Dia e último Dia de Festival.
Mais informações vocês conferem na pagina A Hora do Cinema clicando aqui.
O cinema alternativo
da capital gaucha tem tantas opções atualmente, que nem o próprio cinéfilo mais
viciado que seja consegue dar conta do recado. Se por um lado é complicado
acompanhar tudo, por outro é um prazer saber que há um cardápio tão diversificado
e faz com que a gente não fique somente dependendo do cinema convencional. Abaixo, deixo as
principais dicas do que vai rolar na capital neste final de semana,
A VINGANÇA DOS FILMES
B NA SALA P.F. GASTAL!
De 13 a 15 de dezembro a Sala P.F. Gastal (3° andar da Usina do Gasômetro) sedia a terceira edição da mostra A Vingança dos Filmes B. Concebida em 2011 para servir de
vitrine para produções que flertam com o cinema de gênero, a mostra chega ao
seu terceiro ano consecutivo se consolidando como um território destinado a
divulgação e ao resgate de filmes independentes, produções de baixo orçamento e
outros delírios fílmicos, buscando incentivar o público a dialogar com obras
que dificilmente encontram espaço nas telas dos cinemas comerciais. Filmes
repletos de horror, ação, anarquia, humor e demência, ocupando um mesmo espaço
sem restrições quanto ao seu orçamento ou suporte de realização.
O filme de abertura desta edição será o
documentárioDesagradável, produção que retrata a conturbada trajetória
da mítica banda carioca Gangrena Gasosa e sua explosiva mistura de macumba, irreverência e heavy metal. A banda
criou o conceito de saravá metal lançando álbuns agressivos e iconoclastas como Welcome to Terreiro (1993) e
Smells Like Tenda Spirita (2000). O diretor paulista Fernando Rick estará presente na mostra para realizar
um debate após a sessão.
Fernando Rick tem se destacado entre os
realizadores independentes paulistas, sendo também responsável pelo
documentário “Guidable: A Verdadeira História do Ratos de Porão”, pelo premiado
curta “Ivan”, e pelo violento e polêmico “Coleção de Humanos Mortos”.
Três longas-metragens presentes na
mostra ajudam a fortalecer e ampliar as possibilidades de se realizar cinema de
horror no Brasil, Mar Negro, de Rodrigo Aragão, Nervo Craniano Zero, de Paulo Biscaia e Zombio 2 - Chimarrão
Zombies, dePetter Baiestorf.
A sessão Shot or Die apresenta três produções realizadas com
pouco, ou nenhum dinheiro, tendo como incentivo apenas a paixão pelo cinema.
Obras com orçamento limitado e criatividade de sobra.
A sessão Malditos Curtas reúne obras de diversos estados
brasileiros, constituindo um mosaico representativo da atual produção de cinema
de gênero no país. Jovens realizadores investindo em filmes de ação, horror,
suspense e ficção científica, injetando sangue novo nas veias do cinema
brasileiro.
E por fim, a sessão Sala Especial é dedicada ao grupo de anárquicos
comediantes capixabas da TV QUASE. Unidos por Gabriel
Labanca (falecido prococemente aos 30 anos, em 2012) a trupe formada pelos
dementes Daniel Furlan, Juliano Enrico, Raul Chequer e Klaus Berg, iniciou a
mais de 10 anos o projeto de humor multimidia QUASE. O projeto que começou como
uma revista em quadrinhos migrou para o Youtube, e agora começa a semear seu
humor nonsense e sua insolência também na televisão aberta. A sessão exibirá além
do curta Loja de Inconveniências:A Maldição do
Caipora, diversos sketches e a homenagem Labanca Eterno. E para melhor compreender o que é a QUASE, uma definição do próprio
grupo: “Ilogia, delírios, blasfêmia, alucinações, inadequação afetiva, piru,
negligência social, devaneio permanente, incoerência, travestismo, cocô,
agressividade, mau humor e quadrinhos”.
Sejam bem vindos à Vingança dos Filmes
B - Parte 3
Cristian Verardi, organizador.
Mais informações e horários das sessões, vocês conferem na
pagina da sala clicandoaqui.
9º FESTIVAL DE VERÃO:
Conhecido por trazer grandes atrações do cinema mundial para o Rio Grande do Sul em meados de março, a 9ª edição do Festival de Verão de Cinema Internacional terá pela primeira vez uma “pré-temporada”. Para não deixarmos passar em branco o ano de 2013, teremos uma mostra em formato de avant-première ainda em dezembro. Será um aperitivo para que o público saiba o que esperar dos filmes e convidados que estarão presentes no estado, no final do verão de 2014.
O Festival produzido pela Panda Filmes terá esta avant-première entre os dias 13 e 19 de dezembro e conta com o patrocínio exclusivo do Banrisul. Esse pré-lançamento da 9ª edição ocorrerá em Porto Alegre na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mário Quintana e no Instituto NT.
A abertura oficial, dia 13/12, sexta-feira, às 21h, exibirá O Rio Nos Pertence, que esteve presente no Festival de Rotterdam e recebeu prêmio de finalização. Dirigido por Ricardo Pretti, o longa-metragem faz parte da chamada “Operação Sônia Silk”, um projeto de três filmes realizados com baixo orçamento e produzidos juntos em janeiro de 2012. Estrelado por Leandra Leal, Mariana Ximenes e Jiddu Pinheiro, a produção cooperativa de O Rio Nos Pertence é uma das melhores notícias do novíssimo cinema brasileiro.
CASA AFOGADA SEGUE EM EXIBIÇÃO NA 41ª EDIÇÃO DO CURTA NAS TELAS ACOMPANHANDO CULTUADO FILME CHINÊS
O filme Casa Afogada, de Gilson Vargas, segue em exibição, pelo projeto Curta nas Telas, até 19 de dezembro de 2013. As exibições ocorrem na Sala 3 do GNC Moinhos, nas sessões das 18h50 e 21h35, acompanhando o longa-metragem Um Toque de Pecado (Tian Zhu Ding), de Jia Zhang-ke.
Vencedor de três Kikitos e quatro prêmios Assembléia Legislativa de Cinema do Festival de Gramado de 2012, Casa Afogada traz a luta de um homem, interpretado por Zé da Terreira, para manter sua casa construída sobre palafitas enquanto as águas se tornam revoltas. Com uma narrativa livre, apoiada em uma poesia visual singular, o filme de Gilson Vargas explora sensações distintas que intensificam a relação entre memória e sobrevivência na desgastante tarefa do personagem.
CASA AFOGADA, de Gilson Vargas (Rio Grande do Sul, ficção, 14 minutos, 35mm, 2011). Censura livre.
Ficha Técnica – Roteiro e Direção: Gilson Vargas / Direção de Fotografia: Bruno Polidoro / Montagem: Vicente Moreno / Empresa produtora: Pata Negra / Elenco: Zé da Terreira.
Sobre o Curta nas Telas
O projeto Curta nas Telas é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS). Seu objetivo é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, por meio da exibição dos filmes selecionados no circuito de cinemas de Porto Alegre. Em 40 edições foram exibidos 283 curtas de todo o Brasil.
Os doze curtas selecionados na 41ª edição estarão em exibição até 20 de maio de 2014.
Os próximos selecionados na 41ª edição do Curta nas Telas a entrar em cartaz serão:
DEPOIS DO ALMOÇO, de Rodrigo Diaz – 10 a 23 de janeiro de 2014, no Arcoiris Cinema.
FUNERAL À CIGANA, de Fernando Honesko – 24 de janeiro a 6 de fevereiro de 2014, no Cineflix.
5 HORAS RUMO NORTE, de Paula Sabbaga – 7 a 20 de fevereiro de 2014, no Cinemark.
UMA PRIMAVERA, de Gabriela Almeida – 21 de fevereiro a 6 de março de 2014, no Cinespaço Wallig.
PIOVE, IL FILM DE PIO, de Thiago Mendonça – 7 a 20 de março de 2014, na Cinemateca Paulo Amorim.
LINEAR, de Amir Admoni – 21 de março a 3 de abril de 2014, no Guion.
MEMÓRIAS EXTERNAS DE UMA MULHER SERRILHADA, de Eduardo Kishimoto – 4 a 17 de abril de 2014, no Espaço Itaú de Cinema.
CHAPA, de Thiago Ricarte – 18 de abril a 1º de maio de 2014, no GNC Moinhos.
A DESCOBERTA, de Ernesto Molinero – 2 a 15 de maio de 2014, no Cinemark.
DIA ESTRELADO, de Nara Normande – 16 a 29 de maio de 2014, no Cineflix.
Mais informações vocês conferem na pagina do Curta nas Telas clicando aqui.
Sinopse: Depois de
ser abandonada pelo homem que ama, Amianto (Deynne Augusto) isola-se em um
mundo de fantasia e delírios. Sua única amiga é Blanche (Uirá dos Reis), uma
garota morta que a protege do além. Misturando ingenuidade e melancolia,
Amianto tenta se reconectar com o mundo real.
O cinema convencional
norte americano possui a mesma velha formula de sucesso de ontem e hoje: começo,
meio, fim, tudo mastigado, e para fazer com o que o cinéfilo não pense muito e
saia do cinema satisfeito. Contudo, houve aqueles que lançaram um cinema um
pouco diferente, no qual a pessoa que assistiu se ficava depois se perguntando
o que viu. David Lynch (Cidade Dos Sonhos) foi alguém que foi contra a maré das
regras do cinema norte americano e não me admira que tenha servido de
inspiração para os cineastas como Guto Parente e Uirá dos Reis ao criarem Doce
Amianto.
Na verdade, a sensação
que eu senti quando assisti a esse filme é que o universo de Lynch deu de encontro
com o de Pedro Almodóvar (Fale Com Ela). Temos uma trama não linear, enlaçado
com um universo no qual nos faz lembrar também o lado autoral do cineasta
Espanhol, mas o protagonista não é algo inspirado no que já vimos no mundo de Almodóvar.
Embora seja interpretado por um homem (Deynne Augusto) Amianto não é travesti e
tão pouco transexual, ao menos não oficialmente.
Por mais que a
personagem possua traços que lembrem um homem, o filme sempre se refere a ela
como uma mulher como outra qualquer. O mesmo vale para Blanche, uma espécie de
fantasma conselheiro para Amianto e a única que lhe da o consolo nos momentos difíceis.
Quando as duas surgem em cena, a realidade convencional se quebra na frente do
espectador, e fazendo com ele aceite ou não o que acontece na tela.
Essa quebra da
realidade convencional da trama faz com que tudo possa acontecer, no qual
podemos interpretar nas diversas formas, desde um sonho, delírio ou até mesmo
simplesmente metáfora. Esse ultimo exemplo pode ser o mais aceito,
principalmente no inicio do filme, quando a protagonista tenta se reconciliar
com o seu amado, mas bastou ele ignorá-la que a protagonista cai no chão e meio
segundo está toda coberta de sujeira no chão, representando então a sua sensação
de estar no fundo do poço.
Esse convite para um
lado mais experimental que o filme nos da, e não se importando com que vamos
achar, faz com que a gente pronuncie aquele velho refrão de “ame ou odeie”. Mas
foi graças a essa forma de ir contra a maré de um lugar comum, é que o filme
nos brinda com uma das melhores partes da trama, em que ele abandona a historia
principal e nos joga numa nova e sem nenhuma ligação com a outra. Essa pequena
trama apresentada, por mais absurda que seja não deixa de ser a mais divertida,
ao injetar um humor negro contagiante e com personagens caricatos, mas que não
foge muito do perfil de pessoas reais em determinadas situações apresentadas.
No resultado geral é
um filme que inquieta o espectador, mesmo na sua curta duração (70min) e com
uma linguagem original, na qual com certeza atrairá um cinéfilo mais exigente,
mas que com certeza fará com que o publico em geral fique se perguntando após a
sessão o que realmente viu. Um filme experimental, fora do convencional, mas
não menos genial. Me sigamnofacebook etwitter.