Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 6 de março de 2023

Cine Dica: Escrever para Cinema

Chegou a hora de colocar aquela ideia de filme no papel.

Passo a passo, aprenda os segredos para escrever

um Roteiro para Cinema

 

VAGAS LIMTADAS

Apresentação

A Oficina de Roteiro de Cinema (Turma 20) é uma atividade focada na criação e na redação do roteiro audiovisual para filmes e séries, desde a ideia inicial, passando por suas diversas etapas, sinopse, tratamento, revisão, até a sua conclusão e apresentação às produtoras audiovisuais. Na Oficina serão estudados e exercitados os aspectos teóricos e as ferramentas práticas de um roteirista com foco nas exigências das produtoras. O desafio é: como escrever um roteiro para o mercado audiovisual contemporâneo?

O objetivo da Oficina de Roteiro de Cinema é oferecer aos participantes as ferramentas da profissão que deverão ser aliadas à criatividade para o desenvolvimento da escrita. A proposta é que os participantes desenvolvam individualmente, até o final da Oficina, sinopses, tratamentos, escaletas e até mesmo as páginas iniciais de um roteiro, seguindo as melhores práticas exigidas pelas produtoras do mercado audiovisual nacional e internacional.


Objetivos

A Oficina de Roteiro de Cinema (Turma 20), ministrada pelo roteirista e produtor Flavio de Castro Barboza, desenvolverá aulas teóricas e práticas de desenvolvimento de roteiro para longa-metragens e séries. Serão 7 aulas presenciais semanais ao longo das quais cada aluno terá a oportunidade de desenvolver sinopses, tratamentos, escaletas e até mesmo as páginas iniciais de um roteiro, com supervisão individual do professor durante o curso e focado nas exigências do mercado audiovisual contemporâneo nacional e internacional! As aulas serão ministradas no Espaço Força e Luz (Porto Alegre), aos sábados pela manhã.

A Oficina é aberta a todos os interessados, cinéfilos e iniciantes na arte do roteiro. Não é necessário nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional para participar desta atividade.


* MATERIAL *

Apostila (impressa) + Caneta personalizada

Certificado de participação

* APROVEITE O VALOR PROMOCIONAL PARA OS PRIMEIROS INSCRITOS *

(Parcelado em até 12x)


Ministrante: FLÁVIO DE CASTRO BARBOZA

Roteirista formado na New York Film Academy. Produtor da "Troma Entertainment" de Nova Iorque e Produtor, roteirista e script consulting na "Accorde Filmes", com experiência cinematográfica em filmes nacionais e internacionais e séries de televisão.


Atividade presencial

OFICINA DE ROTEIRO DE CINEMA - Turma 20

de Flávio de Castro Barboza


Início

22 de abril

(7 Encontros aos sábados)


Horário

10h às 12h30


Local

Espaço Força e Luz

(Rua dos Andradas, 1223 / 6º andar - Centro Histórico - Porto Alegre - RS)


INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES

https://cinemacineum.blogspot.com/2023/03/oficina-de-roteiro-de-cinema-turma-20.html


Realização

Cine UM Produtora Cultural

Apoio

Espaço Força e Luz



sexta-feira, 3 de março de 2023

Cine Especial: Revisitando 'O Maior Espetáculo da Terra'

Sinopse: espetáculo deslumbrante da vida nos bastidores com o Ringling Bros-Barnum and Bailey Circus. Que celebra o extravagante circo com três picadeiros e retrata as cenas apaixonadas de amor e ciúme por trás do maior espetáculo da Terra. 

Ao assistir recentemente "Os Fabelmans" (2022), o mais recente filme de Steven Spielberg e do qual fala um pouco sobre a sua infância, me deparei com uma cena de abertura que logo fez despertar as lembranças de uma parte específica de quando eu era criança. No início do filme os pais levam o pequeno Spielberg para assistir ao clássico "O Maior Espetáculo da Terra" (1952) e do qual o pequeno e futuro cineasta ficou deslumbrado e fazendo com que se apaixonasse e se dedicasse a sétima arte dali em diante. Ao final, me dei conta que o cineasta e eu tínhamos algo em comum.

Embora não seja o meu filme preferido "O Maior Espetáculo da Terra" foi um dos filmes que mais me encantou na minha infância. A primeira vez que eu assisti foi em uma época em que passava grandes filmes na saudosa "Sessão da Tarde" e uma vez que comecei assistir não desgrudei o olho da tela. Era a visão de uma criança de que aquilo era um verdadeiro espetáculo e as mais de duas horas e meia de duração acabei não sentindo em nenhum momento.

Porém, ao longo dos anos eu acabei ouvindo que o filme para muitos é considerado o pior longa a ganhar a principal estatueta do Oscar, sendo que na época o longa ganhou de obras primas do cinema como, por exemplo, "Matar ou Morrer" (1952). Revendo hoje com a mentalidade mais madura, não há como negar que Cecil B. DeMille queria a todo custo lançar nos cinemas o mesmo espetáculo que ele testemunhava ao vivo quando ia assistir aos incríveis números no meio do picadeiro de diversos circos que ele visitou ao longo dos anos. Por conta disso, o filme é uma grande alegoria de luz e cores, com o direito aos diversos números circenses que ocupam boa parte do tempo e fazendo com que alguns arcos dramáticos fiquem em segundo plano.

Nesse último caso, o protagonismo fica por conta de Brad Braden (Charlton Heston) que lidera a todo custo a sua equipe em manter o circo nos trilhos e ganhar lucro que precisa para que o espetáculo continue existindo. Curiosamente, o visual de Heston neste filme me lembrou muito de Indiana Jones e sendo que não me surpreenderia se ele serviu de inspiração para o ícone personagem. Infelizmente ele protagoniza um triangulo amoroso entre o trapezista Sebastian (Cornel Wilde) e a também trapezista Holly (Betty Hutton), sendo essa última fica correndo de um lado para o outro para dois durante toda a projeção e fazendo com que alguns momentos torne a personagem insuportável.

É bem na verdade que o filme envelheceu muito mal em alguns aspectos, sendo que a imagem do circo em si mostrada no filme já não existe mais, principalmente pelo fato de que hoje é proibido o uso de animais nestes eventos. O longa, portanto, vale mais para aqueles que ficavam maravilhados ao irem aos espetáculos, sendo que com o tempo essas lembranças se tornaram mais douradas e o filme fortalece nesta questão de sensação nostálgica. Curiosamente, o personagem de James Stewart, em que ele interpreta um palhaço com um passado misterioso, ainda é a melhor coisa do filme como um todo.

Revendo agora com uma mentalidade crítica reconheço que o filme em si não merecia realmente ter levado Oscar de Melhor Filme, mas não significa que seja o pior exemplo, pois a cerimônia de 1999 ainda não havia acontecido e tão pouco alguém imaginava a existência de "Shakespeare Apaixonado" (1998). Polêmicas à parte, o filme, ao menos, ainda possui cenas que ainda hoje impressionam, como o incrível acidente de trem que ocorre no terceiro ato e que hoje é lembrado no filme "Os Fabelmans". Só por essa cena o filme já vale a pena ser conferido, desde que tenha uma mente aberta, ao aceitar o cenário e os costumes da época.

"O Maior Espetáculo da Terra" talvez não seja o melhor exemplo de Vencedor do Oscar de Melhor Filme, mas diverte e nos faz relembrar de tempos mais inocentes. 


   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (03/03/2023)

 TÁR

Sinopse: Situado no mundo internacional da música clássica, a cinebiografia centra-se em Lydia Tár (Cate Blanchett). Amplamente considerada uma das maiores compositoras/regentes vivas e a primeira maestrina chefe de uma grande orquestra alemã.


CREED III

Sinopse: Adonis tem prosperado em sua carreira e vida familiar, mas quando um amigo de infância e ex-prodígio do boxe ressurge, o confronto é mais do que apenas uma luta.



DUAS BRUXAS – A HERANÇA DIABÓLICA

Sinopse: A passagem do legado maligno entre uma avó bruxa para sua neta e as terríveis consequências para as pessoas que cruzarem seus caminhos.



PÂNICO VI

Sinopse: Os sobreviventes dos assassinatos de Ghostface deixam Woodsboro para trás e iniciam um novo capítulo na cidade de Nova York.


   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

quinta-feira, 2 de março de 2023

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO DE 2 A 8 DE MARÇO DE 2023 da Cinemateca Paulo Amorim

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

 BELAS PROMESSAS 


 SALA PAULO AMORIM

A sala está fechada para manutenção e reformas.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h15 E 19h30 – BELAS PROMESSAS Assista o trailer aqui.

(Les Promesses - França, 2021, 100min). Direção de Thomas Kruithof, com Isabelle Huppert, Reda Kateb, Naidra Ayadi. Pandora Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: Prefeita de uma cidadezinha do interior da França, Clémence é reconhecida pela sua dedicação às questões sociais, incluindo o combate à pobreza, ao desemprego e às gangues. Durante o mandato - que agora está chegando ao fim -, Clémence sempre contou com a ajuda de Yazid, seu chefe de gabinete. Entretanto, ao ser cotada para um ministério federal, a prefeita começa a questionar suas prioridades.


16h10 - MORTE A PINOCHET Assista o trailer aqui.

(Kill Pinochet - Chile, 2021, 81min). Direção de Juan Ignacio Sabatini, com Daniela Ramírez, Cristián Carvajal, Gastón Salgado. A2 Filmes, 16 anos. Drama político.

Sinopse: Enquanto o Chile vivia uma ditadura cruel sob o comando de Augusto Pinochet, poucos ousados consideravam o impossível: matar o presidente general. Os integrantes da Frente Patriótica Manuel Rodríguez, liderados pelo professor de educação física Ramiro e a psicóloga Tamara, marcaram o ataque armado para uma tarde de domingo, em setembro de 1986. Baseado em um episódio real, o filme destaca um movimento que foi determinante para a história chilena no contexto da época.


17h40 - AFTERSUN Assista o trailer aqui.

(Reino Unido/EUA, 2022, 100min). Direção de Charlotte Wells, com Frankie Corio e Paul Mescal. O2 Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Quando tinha 11 anos, Sophie passou alguns dias de férias com o pai, numa praia ensolarada e cheia de descobertas. Vinte anos depois, ela encontra um vídeo daquele verão e tenta se reconciliar com suas lembranças e com aquele homem que até hoje não conhece plenamente. Paul Mescal é um dos cinco indicados ao Oscar de melhor ator.


SALA NORBERTO LUBISCO


14h30 - MARTE UM Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 115min). Direção de Gabriel Martins, com Cícero Lucas, Carlos Francisco, Camilla Damião. Embaúba Filmes, 16 anos. Drama.

Sinopse: Os Martins, uma família negra de classe média baixa, vivem na periferia de uma grande cidade brasileira – e, apesar da situação do país, tentam equilibrar suas expectativas e dificuldades. A mãe, Tércia, acha que está amaldiçoada depois de levar um susto, enquanto a filha mais velha planeja ir morar com a namorada. O pai, Wellington, que trabalha como porteiro, sonha com o dia em que o filho mais novo será um jogador de futebol, mas Deivinho sonha mesmo em viajar para Marte. O longa foi o indicado pelo Brasil para concorrer a uma vaga na disputa pelo Oscar de melhor filme internacional.


16h45 – AS HISTÓRIAS DE MEU PAI Assista o trailer aqui.

(Profession du Père - França, 2021, 105min). Direção de Jean-Pierre Améris, com Benoît Poelvoorde, Audrey Dana, Jules Lefebvres. Pandora Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Émile, de 11 anos, adora ouvir as histórias do pai. Homem múltiplo, André consegue ser campeão de judô, paraquedista, jogador de futebol, espião e até conselheiro do presidente francês Charles de Gaulle. Quando André acha que foi traído pelo presidente, pede ajuda ao garoto para matá-lo – ao mesmo tempo em que torna suas façanhas cada vez mais perigosas. O filme é uma adaptação do romance "Profession du Père", do escritor Sorj Chalandon.


18h45 - MATO SECO EM CHAMAS (NÃO HAVERÁ SESSÃO NA QUINTA, DIA 02/03) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2021, 152min). Direção de Joana Pimenta e Adirley Queirós, com Joana Darc Furtado, Léa Alves Da Silva, Andreia Vieira. Sessão Vitrine, 14 anos. Drama.

Sinopse: Na favela de Sol Nascente, na Ceilândia (DF), a principal moeda de troca entre grupos inimigos é o petróleo. Chitara, grande gasolineira da região, tenta fidelizar a clientela junto ao seu poço particular, com a ajuda da irmã. Quando o Brasil se torna mais conservador e ameaça votar na extrema-direita, o posicionamento de Chitara se transforma num ato político. Prêmios de melhor direção e roteiro no Festival de Brasilia 2022.


19h30 – SAUDADES DO PAGO (SOMENTE QUINTA, DIA 02/03 - ENTRADA FRANCA)

(Brasil, 22min) – websérie produzida e apresentada por Fernando Graciola, com recursos da lei Aldir Blanc. O filme integra o projeto Cinema Musical Gaúcho, que apresenta filmes sobre a música do RS.

Sinopse: Neste episódio da terceira edição da websérie “Saudades do Pago”, o músico e entrevistador Fernando Graciola conversa com a cantora e compositora gaúcha Nina Wirtti, que mora atualmente no Rio de Janeiro.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 12,00 (R$ 6,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 14,00 (R$ 7,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTES DO BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES. 

Professores têm direito a meia-entrada mediante apresentação de identificação profissional. Estudantes devem apresentar carteira de identidade estudantil. Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013. Brigadianos e Policiais Civis Estaduais tem direito a entrada franca mediante apresentação de carteirinha de identificação profissional.

*Quantidades estão limitadas à disponibilidade de vagas na sala.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

Cine Dica: PROGRAMAÇÃO CINEBANCÁRIOS 02 A 08 DE MARÇO

 

MURIBECA


ESTREIAS:

ENEIDA

Direção: Heloisa Passos

Brasil/ Documentário/2022/ 80 min


Sinopse: Eneida, de 83 anos, faz uma jornada rumo a seu passado, em busca da filha primogênita que não vê a mais de 25 anos. Com a ajuda de sua filha do meio, a cineasta Heloisa Passos, Eneida embarca em uma odisseia que tenta derrubar o muro que divide a família. O documentário acompanha todo o processo, e juntas, mãe e filha transitam por momentos de descobertas, esperanças, medos e incertezas.



MURIBECA

Direção: Alcione Ferreira e Camilo Soares

Brasil/ documentário/2020/78min.

Sinopse: Diante da iminente transformação de seus lares em uma verdadeira cidade fantasma, moradores do Conjunto Habitacional Muribeca expressam a morte física de uma comunidade ainda viva na memória e nos sentimentos. O desaparecimento do bairro (em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco) devido a problemas estruturais, à especulação imobiliária e a um longo e turvo imbróglio entre moradores e órgãos responsáveis pela obra é testemunhado a partir de resiliências e resistências, de paisagens afetivas e lembranças que ora buscam abrigo na nostalgia, ora reacendem a chama resoluta da esperança.

EM CARTAZ:


MATO SECO EM CHAMAS

Direção: Adirley Queirós e Joana Pimenta

Brasil/ Drama/2022/ 153min./

Sinopse:Léa conta a história das Gasolineiras de Kebradas, tal como ecoa pelas paredes da Colméia, a Prisão Feminina de Brasília, Distrito Federal, Brasil.

Elenco: Joana Darc Furtado, Lá Alves da Silva, Andréia Vieira, Débora Alencar, Gleide Firmino, Mara Alves.


HORÁRIOS DE 02 a 08 DE MARÇO DE 2023 (Não há sessões nas segundas-feiras):


14h30: MURIBECA

16h15: MATO SECO EM CHAMAS

19h: ENEIDA


Os ingressos podem ser adquiridos por R$ 12,00 na bilheteria do cinema . Idosos, estudantes, bancários sindicalizados, jornalistas sindicalizados, portadores de ID Jovem, trabalhadores associados em sindicatos filiados a CUT-RS e pessoas com deficiência pagam R$ 6,00.Aceitamos Banricompras, Visa, MasterCard e Elo.

CINEBANCÁRIOS :Rua General Câmara, 424 – Centro – Porto Alegre -Fone: 30309405/Email: cinebancarios@sindbancarios.org.br

quarta-feira, 1 de março de 2023

Cine Dica: Próxima Sessão do Clube de Cinema de Porto Alegre - 'Belas Promessas'

 Segue a programação do Clube de Cinema no próximo final de semana.


SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Eduardo Hirtz, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 04/03/2023, sábado, às 10:15 da manhã


"Belas Promessas" (Les Promesses)

França, 2021, 100 min, 12 anos

Direção: Thomas Kruithof

Elenco: Isabelle Huppert, Reda Kateb, Naidra Ayadi

Sinopse: Prefeita de uma cidadezinha do interior da França, Clémence é reconhecida pela sua dedicação às questões sociais, incluindo o combate à pobreza, ao desemprego e às gangues. Durante o mandato - que agora está chegando ao fim -, Clémence sempre contou com a ajuda de Yazid, seu chefe de gabinete. Entretanto, ao ser cotada para um ministério federal, a prefeita começa a questionar suas prioridades.



Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

   Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  
Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  
Me sigam no Facebook twitter, Linkedlin e Instagram.  

Cine Dica: Recordar é Viver! Histórias de Carnavais na Cinemateca Capitólio

 RECORDAR É VIVER!

 HISTÓRIAS DE CARNAVAIS


- Mostra irá exibir filmes que retratam o carnaval no Brasil e no mundo.

- Dez títulos da programação têm entrada franca. 

QUANDO: De 02 a 12/03 (não haverá sessões na segunda-feira, 06/03)

ONDE: Cinemateca Capitólio (Rua Demétrio Ribeiro, 1085 - Centro Histórico, Porto Alegre)

QUANTO: Entrada franca em filmes selecionados ou R$ 10,00 nos demais filmes. A bilheteria abre às 14h30min nos dias de exibições, pagamento somente em dinheiro ou pix. 

DESCONTOS: meia-entrada para municipários e aplicação de todos os descontos previstos em lei (pessoas com mais de 60 anos com carteira de identidade; pessoas com deficiência e um acompanhante, mediante cartão de Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social da pessoa com deficiência ou de documento emitido pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS); jovens de baixa renda com comprovante ID e doadores de sangue com carteira de comprovação).

A temporada da folia já acabou. Mas não no cinema. De 2 a 12 de março, a Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, vai celebrar as delícias e as dores da festa mais popular do país com a mostra Recordar é Viver! Histórias de Carnavais. A programação irá apresentar uma seleção especial de filmes carnavalescos realizados entre as décadas de 1920 e 2010 no Brasil e no exterior. Dez títulos serão exibidos com entrada franca e os demais terão ingressos populares (R$ 10,00). 

Na abertura, haverá a exibição de Orfeu do Carnaval (1959), do francês Marcel Camus, inspirado no texto teatral Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes. A sessão do grande clássico vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro e protagonizado pelo ator porto-alegrense Breno Mello será apresentada pelo diretor e roteirista Alexandre Derlan. Mais duas produções do Rio Grande do Sul ganham sessões na mostra: Errante – Um Filme de Encontros, de Gustavo Spolidoro, e Harmonia, de Jaime Lerner.

Uma edição especial do Projeto Raros vai projetar dois filmes dirigidos por Vera de Figueiredo: Artesanato do Samba (co-dirigido por Zózimo Bulbul) e Samba da Criação do Mundo, inspirado no enredo que a Escola de Samba Beija-Flor de Nilópolis elaborou para o desfile de 1978. O público poderá assistir ainda a grandes ficções carnavalescas de realizadores como Nelson Pereira dos Santos, Julio Bressane, Walter Lima Jr., Fernando Coni Campos, Watson Macedo e José Carlos Burle. Um dos principais destaques é Quando O Carnaval Chegar (1972), de Cacá Diegues, que tem no elenco Chico Buarque, Nara Leão, Maria Bethânia, Hugo Carvana, Elke Maravilha, Odete Lara, Antônio Pitanga e José Lewgoy.

Haverá um panorama de documentários: O Que Foi o Carnaval de 1920!, de Alberto Botelho, Carnaval de Rua de Porto Alegre, produzido pela Wilken Filmes, Carnaval do Rio de Janeiro, do chileno Aldo Francia, Nossa Escola de Samba, de Manuel Horácio Gimenez, e Arrasta a Bandeira Colorida, de Luna Akalay e Aloysio Raulino. 

As célebres festas de Sevilla e Veneza também estarão na tela em duas obras-primas: Mulher Satânica, de Josef von Sternberg, protagonizado por Marlene Dietrich, e Casanova de Fellini, de Federico Fellini. A mostra tem o apoio do Centro Técnico Audiovisual, da Cinemateca Nacional de Chile, do Canal Thomaz Farkas e da Versátil Filmes. 


>> PROGRAMAÇÃO:


> 02/03, quinta-feira: 

19h30min – Orfeu do Carnaval


> 03/03, sexta-feira:

15h (exibição gratuita) – A Baronesa Transviada

17h (exibição gratuita) – Carnaval Atlântida

19h30min (exibição gratuita) – Projeto Raros: Artesanato do Samba + Samba da Criação do Mundo


> 04/03, sábado:

19h – Ladrões de Cinema


> 05/03, domingo:

17h – Quando o Carnaval Chegar

19h (exibição gratuita) – O Gigante da América


> 07/03, terça-feira:

17h – Mulher Satânica

19h – Casanova de Fellini


> 08/03, quarta-feira:

19h – Carnaval de Rua de Porto Alegre + Errante – Um Filme de Encontros + debate


> 09/03, quinta-feira: 

17h – Orfeu do Carnaval

19h (exibição gratuita) – A Baronesa Transviada


> 10/03, sexta-feira: 

15h – Mulher Satânica

16h30min – Casanova de Fellini

19h30min (exibição gratuita) – Carnaval do Rio de Janeiro + A Lira do Delírio


> 11/03, sábado:

17h (exibição gratuita) – Carnaval Atlântida

19h – Rio, Zona Norte


> 12/03, domingo:

16h30min (exibição gratuita) – O Que Foi o Carnaval de 1920! + Nossa Escola de Samba + Arrasta a Bandeira Colorida 

18h – Harmonia + debate


>> FILMES: 

> Orfeu do Carnaval

(Orphée Noir)

França, 105 minutos, 1959.

Direção: Marcel Camus

No Carnaval, Orfeu (Breno Mello), condutor de bonde e sambista do morro, se apaixona por Eurídice (Marpessa Dawn), uma jovem do interior que vem para o Rio de Janeiro fugindo de um estranho fantasiado de Morte (Ademar da Silva). O belo amor de Orfeu por Eurídice, no entanto, desperta a ira da ex-noiva do galã, Mira (Lourdes de Oliveira) e a Morte acompanha tudo de perto.


> A Baronesa Transviada

Brasil, 1957, 100 minutos.

Direção: Watson Macedo

Exibição gratuita.

Uma manicure (Dercy Gonçalves) herda uma fortuna que lhe permitirá realizar o seu sonho de se tornar uma grande estrela cinematográfica, realizando um filme carnavalesco que a consagrará como grande intérprete.


> Carnaval Atlântida

Brasil, 92 minutos, 1952.

Direção: José Carlos Burle

Exibição gratuita.

 Xenofontes (Oscarito), um sisudo professor de mitologia grega, é contratado pelo produtor Cecílio B. de Milho (Renato Restier) como consultor da adaptação do clássico "Helena de Tróia" para o cinema. Dois malandros, Piro (Colé) e Miro (Grande Otelo), são admitidos como faxineiros do estúdio e sonham em transformar o épico numa comédia carnavalesca.


> Artesanato do Samba

Brasil, 10 minutos, 1974.

Direção: Zózimo Bulbul e Vera de Figueiredo

Exibição gratuita.

Brilho, confetes e lantejoulas, luxo e tropicalismo. Enquanto as escolas de samba ensaiam nas quadras, mãos ágeis dão forma e os últimos retoques às fantasias, adornos e adereços.


> Samba da Criação do Mundo

Brasil, 1979, 83 minutos.

Direção: Vera de Figueiredo

Exibição gratuita.

Princesas africanas narram, no desfile de Carnaval da Beija-Flor, a criação do mundo na visão Nagô.


> Ladrões de Cinema

Brasil, 1977, 127 minutos.

Direção: Fernando Coni Campos

Durante o Carnaval, no Rio de Janeiro, uma equipe de cineastas norte-americanos tem seu material de filmagem roubado no bloco que eles estavam documentando. Os ladrões, do morro do Pavãozinho, resolvem eles mesmos fazer um filme, tendo a Inconfidência Mineira como tema.


> Quando o Carnaval Chegar

Brasil, 103 minutos, 1972.

Direção: Cacá Diegues

Cinco artistas de uma trupe viajam pelo Brasil num ônibus colorido. Paulo, Mimi, Rosa, Lourival e Cuíca levam a vida a cantar, fazendo a festa onde estiverem. São unidos como uma família, mas, nos bastidores, uma crise pode os separar. No elenco, Chico Buarque, Nara Leão, Maria Bethânia, Hugo Carvana, Elke Maravilha, Odete Lara, Antônio Pitanga e José Lewgoy. 


> O Gigante da América

Brasil, 1979, 95 minutos.

Direção: Julio Bressane

Exibição gratuita.

A trajetória da alma de um caboclo pelo inferno, purgatório e paraíso. Nesse périplo ancestral pela América cuja rota supõe ter sido indicada pelo poeta Dante, a alma encontra alguns fantasmas de figuras notáveis do Novo Continente, fazendo e ouvindo discursos memoráveis, entretanto, reflexivos, sobre colonização e existência.


> Mulher Satânica

(The Devil is a Woman)

EUA, 79 minutos, 1935.

Direção: Josef von Sternberg

 Durante a semana de Carnaval no sul da Espanha, o jovem militar Antônio Galván (César Romero) conhece a sedutora Concha Perez (Marlene Dietrich). Não demora muito para que ele fique completamente enfeitiçado pelo forte poder de atração da mulher.


> Casanova de Fellini

Il Casanova di Federico Fellini)

Itália, 1976, 155 minutos.

Direção: Federico Fellini

 A sequência de aventuras amorosas de Casanova, um veneziano libertino. Após um caso com uma freira, ele é condenado e preso. Ao fugir da prisão, percorre várias cortes e cidades europeias, colecionando seduções, paixões e orgias sexuais.


> Carnaval de Rua de Porto Alegre

Brasil, 5 minutos, 1959.

Produção: Wilken Filmes

Filme mudo documentário sobre o carnaval de rua na cidade de Porto Alegre, em 1959.


> Errante - Um Filme de Encontros

Brasil, 2015, 70 minutos.

Direção: Gustavo Spolidoro

Sozinhos, o diretor e a câmera vão ao encontro do inesperado. Guiado pelo acaso, o diretor partiu da primeira imagem ao despertar em uma manhã de carnaval e seguiu por cinco dias ao sabor dos encontros.


> Carnaval do Rio de Janeiro

(Carnaval de Río de Janeiro)

Chile, 7 minutos, 1960.

Direção: Aldo Francia

Registro antropológico sobre o carnaval do Rio em 1960.


> Rio, Zona Norte

Brasil, 1957, 90 minutos.

Direção: Nelson Pereira dos Santos

 O sambista Espírito da Luz (Grande Otelo) é um homem desiludido. Ao fazer uma viagem de trem pelo subúrbio, acaba caindo nos trilhos. Enquanto espera ajuda, relembra o tempo em que cantava em grandes festas, além de tragédias pessoais.


 > O Que Foi o Carnaval de 1920!

Brasil, 9 minutos, 1920.

Direção: Alberto Botelho

Exibição gratuita.

Aspectos do carnaval no Rio de Janeiro: o corso na Avenida Rio Branco; Baile à Fantasia no Hotel de Santa Rita; o Baile Infantil do Teatro República; desfile de carros alegóricos das sociedades carnavalescas dos Fenianos e dos Democráticos.


> Rio, Zona Norte

Brasil, 1957, 90 minutos.

Direção: Nelson Pereira dos Santos

 O sambista Espírito da Luz (Grande Otelo) é um homem desiludido. Ao fazer uma viagem de trem pelo subúrbio, acaba caindo nos trilhos. Enquanto espera ajuda, relembra o tempo em que cantava em grandes festas, além de tragédias pessoais.


> Nossa Escola de Samba

Brasil, 30 minutos, 1968.

Direção: Manuel Horácio Gimenez

Exibição gratuita.

Um ano na vida de uma escola de samba, desde os primeiros ensaios até o desfile na avenida.


> Arrasta a Bandeira Colorida

Brasil, 11 minutos, 1970.

Direção: Luna Akalay e Aloysio Raulino

Exibição gratuita.

 O carnaval de rua em São Paulo: o cenário, as escolas de samba, os blocos, os passistas, o transe. Filme realizado a partir de fotografias em branco e preto, com sambas clássicos em sua trilha sonora.


> A Lira do Delírio

Brasil, 1978, 105 minutos.

Direção: Walter Lima Jr

Exibição gratuita.

  Os participantes do bloco de carnaval Lira do Delírio se cruzam num cabaré da Lapa carioca, onde o filho de uma dançarina é

sequestrado. Para descobrir o assassino e as razões do crime, ela conta com a ajuda de um repórter policial, que ao mesmo tempo também investiga um homicídio contra um homossexual.


> Harmonia 

Brasil, 2000, 90 minutos.

Direção: Jaime Lerner

Harmonia é o nome de um parque no centro de Porto Alegre. O palco de disputa entre os dois maiores movimentos de cultura popular do Rio Grande do Sul. Harmonia é o filme que investiga a fundo o que há por trás deste conflito.


>> LINKS COM IMAGENS EM VÍDEO DOS FILMES: 

> Orfeu do Carnaval: https://www.youtube.com/watch?v=1VBM8xoa8Ss

> Quando o Carnaval Chegar: https://www.youtube.com/watch?v=j4vN8Ppxz7k

> A Baronesa Transviada: https://www.youtube.com/watch?v=p4tLQ9CVXLg

> Errante - Um Filme de Encontros: https://www.youtube.com/watch?v=kEvtvJb512k

> Mulher Satânica: https://www.youtube.com/watch?v=FAUdRXn7rGY

> Casanova de Fellini: https://www.youtube.com/watch?v=fu3X4VOBlNU


Assessor de Imprensa:

Léo Sant´Anna

(21) 97613.4462 ou (21) 3988.0561

leosantanna@hotmail.com