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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Cine Dica: Longa Meio Irmão de Eliane Coster estréia na 42. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo no Espaço Itau Augusta Cinema


Longa "Meio Irmão" de Eliane Coster estréia na 42. Mostra Internacional de Cinema São Paulo no Espaço Itau Augusta. Com Natalia Molina como protagonista e grande elenco, filme traz a atriz internacional Cris Lopes como Delegada. O longa metragem "Meio Irmão" de Eliane Coster estréia em São Paulo em 03 salas de cinema durante a 42. Mostra Internacional de Cinema de São Paulo com a primeira exixibição (premiere) no Espaço Itaú de Cinema - Augusta Sala 01: dia 18/10 às 21:20h com presença e bate-papo com o elenco e a diretora Eliane Coster. O filme participa da Mostra Competitiva de Novos Diretores onde os finalistas são eleitos por votação do público.
Meió-Irmão já foi exibido no Festival de Cinema de Toulouse na França e conta com jovens protagonistas com destaque para a talentosa Natalia Molina ao lado de grande elenco brasileiro, incluindo a atriz internacional Cris Lopes que interpreta uma Delegada no longa.
Cris Lopes comenta: "Agradeço o convite do Diretor de Casting Sergio Audi e a oportunidade de estar nesse filme com essa super Diretora Eliane Coster e sua equipe talentosa e com meus colegas de elenco. THANK YOU!" (atriz Cris Lopes).
Cris Lopes que atua no cinema nacional e internacional em vários idiomas e está na Argentina estreando simultaneamente no Cine Gaumont Buenos Aires com o filme Miguel que protagoniza sobre violencia de genero com debate com os argentinos do tema "Tomando Consciencia" no Festival de Cine Inusual.  Na Mostra de SP, além do longa Meio Irmão, a atriz também estréia com participação especial no elenco do longa Bia 2.0.
Sinopse Filme Meio Irmão: A mãe de Sandra (16) está desaparecida há dias. Desorientada e sem dinheiro, ela procura seu meio irmão Jorge (20), com quem tem pouco contato. Jorge,porém, enfrenta uma situação difícil: ele grava no celular uma agressão homofóbica a um casal de amigos acreditando não ter sido visto. Pouco depois, começa a receber ameaças anônimas para não divulgar as imagens. Nesta jornada, Sandra e Jorge enfrentam seus terrores mas constituem um precioso afeto.

A Diretora Eliane Coster fala sobre o estilo do filme: “Para expressar o clima de insegurança e um estado de suspensão dos personagens, o filme optou por trabalhar uma fotografia que intercala momentos de estabilidade expressos por meio de planos fixos que produzem densidade e peso, com momentos de grande dinamismo e turbulência, narrados em planos de movimentos ágeis. A articulação dessas duas dimensões representam a necessidade de se mover diante de um impossível. Nesta mesma orientação, a direção de arte criou ambientes realistas para expressar a ideia de que os afetos são constituídos na relação entre as pessoas e também delas com os ambientes que as acolhem, mesmo na precariedade. O som seguiu o mesmo realismo e foi combinado com algumas poucas mas significativas entradas da trilha musical. A montagem explorou a articulação entre os longos planos fixos e o dinamismo por vezes frenético dos personagens na construção de ritmos e pausas que colabora para criar as questões abordadas pelo filme.” (Eliane Coster, diretora)



TRAILER na Fan Page do Filme Meio Irmão: https://www.facebook.com/filmemeioirmao/

Programação 42a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo: http://42.mostra.org/br/filme/9668-MEIO-IRMAO


Curtir Fan Page da atriz internacional Cris Lopes (trailers, tv, entrevistas nacionais e internacionais): www.facebook.com/crislopesoficial

 Ingressos a venda: https://bit.ly/2PAY0gi


FIlme: MEIO IRMÃO (HALF BROTHER), de Eliane Coster (98'). BRASIL. Falado em português. Indicado para: 16 anos. 18/10/18 - 21:20 - Sessão: 48 (Quinta)ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - AUGUSTA SALA 1 - 236 lugares (5 cadeirantes e 4 obesos).Rua Augusta, 1470 e 1475 - Cerqueira Cesar - São Paulo - SP | CEP 01305-100 | +55 11 3288 6780 | +55 11 3287 5590. 19/10/18 - 13:30 - Sessão: 160 (Sexta).ESPAÇO ITAÚ DE CINEMA - FREI CANECA 5 - # Sala 5 - 98 lugares (3 cadeirantes e 1 obesos). Rua Frei Caneca, 569 - Consolação
 - São Paulo - SP | CEP 01307-001 | +55 11 3472 2362. 25/10/18 - 14:00 - Sessão: 631 (Quinta). CINESALA - 221 lugares (4 cadeirantes e 2 obesos).Rua Fradique Coutinho, 361 – Pinheiros  - São Paulo - SP | CEP 05416-010 | +55 11 5096 0585



Divulgação:Brasil/Portugal/Argentina/Canadá/USA/Japão: IMPRENSA CL: (5511) 3582.7654/3835.7205  - Entrevistas:(5511) 99653.0651. email: imprensacl@terra.com.br

sexta-feira, 26 de outubro de 2018

Cine Dicas: Em Blu-Ray - DVD – VOD:

O Conto



Sinopse: Jennifer (Laura Dern) tem uma ótima carreira como documentarista e professora e um relacionamento repleto de carinho e respeito mútuo com seu noivo, Martin (Common). Porém, quando sua mãe encontra uma história que ela escreveu para escola quando tinha 13 anos contando sobre um relacionamento que teve com dois adultos, ela é obrigada a revisitar um passado traumático e reconciliar suas lembranças com o que de fato aconteceu com ela.



Tudo o que é visto nesse filme é muito chocante, já que ele é baseado numa história real, que virou livro escrito por Jennifer Fox, que também dirigiu o filme brilhantemente. É um filme difícil de ver, mas extremamente bem feito e correto. A manipulação da menina pelos dois adultos é realmente difícil de ver. A forma como a mãe (feita pela sempre maravilhosa Ellen Burstynn) percebe como faltou com seu apoio nesse momento da vida da filha, é igualmente angustiante. E, é claro, Laura Dern, atriz tão premiada, está intensa e perfeita.
Ao final há um aviso de que nenhum menor de idade esteve presente em cenas mais fortes, tendo sido substituídas por dublês adultos. Isso fica claro na cenas, mas não atrapalha cena alguma. Muito pelo contrário. Dá um suporte à mensagem muito poderosa do filme. Para quem tem filhas, é ainda mais difícil de ver, porém, extremamente indispensável. 


 O Animal Cordial



Sinopse: Inácio é o dono de um restaurante de classe média, por ele gerenciado com mão de ferro. Tal postura gera atritos com os funcionários, em especial com o cozinheiro Djair. Quando o estabelecimento é assaltado por Magno e Nuno, Inácio e a garçonete Sara precisam encontrar meios para controlar a situação e lidar com os clientes que ainda estão na casa: o solitário Amadeu e o casal endinheirado Bruno e Verônica.

O Animal Cordial tem sido classificado como slasher movie, ou seja, um filme de violência explícita, sangue em alto grau, corpos esquartejados, o que antigamente se chamava de “filme com facas, serras elétricas e machados”. A classificação está correta, mas não dá conta da força e do alcance do surpreendente longa-metragem de estreia de Gabriela Amaral Almeida, do qual corre o risco de encerrá-lo num nicho e limitar seu público alvo. Mais do que um microcosmo da sociedade retratado nas entranhas de um restaurante, temos aqui uma microfísica do poder. É um filme político como poucos. E agora cabe uma digressão sobre as referências cinematográficas mais evidentes. Filmes em que personagens são feitos reféns e aterrorizados por criminosos armados são frequentes na história do cinema. Falou-se com razão no clássico Horas de Desespero (1955), de William Wyler, como caso paradigmático. A diferença, porém, é que em O Animal Cordial o terror não é o bandido que vem de fora, não é o psicopata à margem da sociedade estabelecida. O monstro sanguinário, aqui, é o “cidadão de bem” que estava dentro o tempo todo. Um filme brasileiro mais atual do que nunca.

Foxtrot



Sinopse: Michael e Dafna ficam devastados quando oficiais do exército aparecem em sua casa para anunciar a morte de seu filho Jonathan; enquanto sua esposa sedada descansa, ele se envolve em um turbilhão de raiva e rivaliza com seu filho morto.


FoxTrot enfrentou críticas do governo de Israel, por razões óbvias, pois é um filme que mostra o lado insensato da guerra ininterrupta da região e a incoerência de um povo oprimido agora ser opressor.  É interessante que Foxtrot fala de guerra mas não possui nenhuma cena de combate. As mortes que acontecem durante a trama, inclusive, são mortes banais, de momentos corriqueiros. Isso não impede de o filme ser tenso a cada segundo. É um filme de detalhes, onde coisas pequenas, que na hora parecem não fazer sentido, logo significam muito e até mesmo mudam o rumo de toda a trama.  


Sua Melhor História



Sinopse: Durante o London Blitz de 1940, a roteirista Catrin se junta a uma equipe de filmagem britânica para tentar fazer um filme patriota para levantar a moral inglesa durante a Segunda Guerra Mundial.


Dunkiré novamente revisitado nesse filme singelo, engraçado e emocionante. Destaco a maneira como o filme retrata a maneira que naqueles tempos os realizadores faziam os filmes. Em tempos de alta tecnologia, é sempre um prazer ver a maneira que se faziam os filmes em tempos mais dourados.  

Desobediência

 Leia a minha crítica já publicada clicando aqui.



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Cine Dica: Homenagem a Leonardo Machado



SESSÃO EM HOMENAGEM A LEONARDO MACHADO
 
No próximo dia 30 de outubro, às 20h, a Cinemateca Capitólio Petrobras realiza uma sessão especial em homenagem ao ator Leonardo Machado. Na ocasião, serão exibidos dois trabalhos recentes do ator, morto em 28 de setembro último, aos 42 anos de idade: o curta “Entardecer”, de Muriel Paraboni, e o longa “A Superfície da Sombra”, de Paulo Nascimento. Dois trabalhos que ilustram a versatilidade desse profissional notável, cuja trajetória produziu um dos mais sólidos legados de nossa produção audiovisual. A programação tem entrada franca.

Entardecer, de Muriel Paraboni (RS, 2016, curta-metragem, 20 minutos)
Um homem e uma mulher revivem momentos de suas vidas transfigurados na paisagem de uma praia. Passado, presente e futuro se confundem na cadência das águas, que vêm e vão revolvendo memórias e antigos silêncios. Finalizado em setembro de 2016, este curta de Muriel Paraboni participou de diversos festivais internacionais. Recebeu o Prêmio Especial do Júri – Destaque em Direção no 12º Blow-Up Chicago International Arthouse Film Festival e Menção Honrosa no Experimental Fórum, de Los Angeles, e fez parte das seleções oficiais do Hong Kong
Arthouse Film Festival e do 14º Festival International Signes de Nuit – Paris, entre outros.
Cópia gentilmente cedida pelo diretor Muriel Paraboni.

A Superfície da Sombra, de Paulo Nascimento (RS, 2017, longa-metragem, 87 minutos)
Tony é um homem solitário que viaja ao extremo sul do país para um funeral. Ele se atrasa e perde a cerimônia, mas encontra Bianca, com quem inicia uma relação imprevista. Falado em portunhol, esta adaptação do romance homônimo de Tailor Diniz é um filme de fronteira, um thriller fantástico, ao mesmo tempo onírico e estranho, que apresenta uma das melhores atuações de Leonardo Machado, na pele do protagonista Tony.
Cópia gentilmente cedida pela distribuidora Panda Filmes.