Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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A atriz de cinema Cris Lopes passou as últimas semanas na
Argentina, onde esteve com amigos, preparou jantar com vinho e passeou de
barco pelo Delta do Tigre. Cris também participou de reuniões sobre longa
metragem argentino que foi convidada para atuar em espanhol em 2017.
Cris está contente com o resultado dos filmes que estrelou em 2016,
com destaques para o longa canadense FREER do Diretor Giordana a ser lançado no
Canadá e Estados Unidos no próximo ano, que atuou em inglês como
uma executiva de finanças (bank manager) e o premiado filme AGS -
Agence Générale du S... de Rodney Borges, que viveu uma madame
francesa que deseja encomendar sua morte com glamour em uma
agência de suicidio, além de um longa-metragem brasileiro em produção,
que atuou como delegada, em breve nos cinemas, entre outros filmes.
Cris Lopes também marcou presença em festivais de cinema no Brasil nas
exibições dos filmes selecionados que atuou e nas cerimônias de
premiações do filme AGS que levou 04 prêmios este ano: 03 no estado de São
Paulo e 01 em Minas Gerais na pré-estréia em cinema, além
de ter sido exibido na Espanha, o filme AGS teve exibição em
10 festivais em 2016 e continua concorrendo no circuito
internacional em 2017.
Sinopse: Cinebiografia conta
a história do piloto Chesley Sully Sullenberger (Tom Hanks). Ele ficou
mundialmente famoso quando fez um ato de heroísmo em uma de suas viagens. Após
enfrentar problemas num voo, Sully consegue pousar o avião com lotação máxima
no Rio Hudson, em Nova York, e todos escapam ilesos.
Às vezes o mundo real é mais
surpreendente do que qualquer ficção. Seja ela em maior ou menor grau, existem
histórias das quais que, mesmo havendo provas, duvidamos até mesmo de sua
veracidade. É pensando desta forma que, talvez, Clint Eastwood tenha se
interessado em levar os eventos do dia 15 de Janeiro de 2009 para as telas, já que a situação
fez com que os EUA e o mundo parassem na frente da TV, pois tudo era deveras
surpreendente.
Baseado em fatos verídicos,
acompanhamos o piloto Sully Sullenberger (Tom Hanks), que vive uma fase de herói
nacional, já que conseguiu o que muitos pilotos na história nem sonhavam em
conseguir. Durante uma viagem de vôo, seu avião é atingido por um grupo de pássaros
e fazendo com que um dos motores da aeronave ficasse comprometido. Sem muita
opção em pouco espaço de tempo, Sully toma uma medida arriscada: pousar o avião
com 155 passageiros a bordo e justamente nas águas do Rio Hudson.
Após o feito, passageiros
e tripulantes são resgatados todos com vida e tanto Sully, como o seu
companheiro co-piloto (Aaron Eckhart) são reconhecidos como heróis. Contudo,
Sully começa a ter conflitos internos com relação a sua façanha, pois sabe que
a sua escolha poderia também desencadear um trágico evento. Ao mesmo tempo, os
donos da empresa de aviação acreditam que Sully pode ter cometido um erro e o
que faz dele um alvo a ser questionado.
Sem muitas pretensões,
Clint Eastwood não faz da figura de Sully um herói da pátria, mas sim o retrata
na tela como uma pessoa comum, do qual participou de uma situação incomum e que agiu
com profissionalismo para o bem dos passageiros dos quais ele levava. Não há
também no filme a pretensão em transformar as figuras daqueles que acusam Sully
em vilões, mas sim retratar homens que são presos pela burocracia e que, assim como
o protagonista, são também seres humanos cheios de dúvidas. Portanto não há heróis
ou vilões na trama, mas sim humanos que tentam saber administrar
uma situação poucas vezes vista e sentida.
Embora
o incidente tenha acontecido em pouco espaço de tempo, podemos facilmente colocá-lo
dentro do gênero “filme catástrofe”, pois Eastwood consegue explorar alguns dos
passageiros do avião através de flashback. É claro que isso é um artifício para
fazer com que nos identifiquemos com algum dos personagens apresentados, mas
meio que ele soa um tanto que deslocado, pois pelo que é entendido,estamos vendo um flashback de Sully, mas se é assim como ele
poderia ter acompanhado o que os passageiros estavam fazendo minutos antes de
embarcarem? Um momento de pouca verossimilhança e que somente serve para dar
mais dramaticidade à trama, mesmo que de uma forma um tanto que equivocada.
O filme funciona mais
graças à presença do sempre competente de Tom Hanks e que, apesar de não
possuir uma caracterização semelhante com o verdadeiro Sully Sullenberger
mostrada no filme, sua interpretação é eficaz. É genial, por exemplo, quando o
seu personagem encara dentro de si as inúmeras possibilidades das quais
poderiam ter surgido e que causariam um verdadeiro desastre. É nessas cenas queHankspassa todo o seu potencial, mesmo numa trama da qual não exija muito dele.
Vale destacar o ato
final da trama, pois é colocado em pratica o lado humano perante uma situação
da qual nem a própria tecnologia pode realmente explicar. Se a tecnologia diz o que é para se fazer, não
significa que colocá-la em prática numa situação crítica irá dar realmente
certo. O milagre do Rio Hudson talvez tenha acontecido até mesmo por inúmeros fatores,
mesmo em poucos segundos e que tudo poderia ter dado errado.
Sem nenhum pingo de pretensão,
Sully - O Herói do Rio Hudson é apenas uma pequena reconstituição de um grande
feito alcançado pelo profissionalismo e pelo desejo de salvar inúmeras vidas a
bordo.
Tom Hardy e Mark Rylance integram o elenco do longa com estreia prevista para julho de 2017 no Brasil
A Warner Bros. Pictures divulga os novos materiais legendados (links abaixo) de Dunkirk,
épico de ação dirigido por Christopher Nolan (“Interestelar”, “A
Origem”, trilogia “O Cavaleiro das Trevas”). O trailer mostra cenas da
batalha que mudou o mundo e o pôster mostra a destruição causada por
ela. O longa tem estreia prevista para 27 de julho no Brasil.
Dunkirk
começa com centenas de milhares de tropas britânicas e aliadas cercadas
por forças inimigas. Encurralados na praia e com o mar em suas costas,
eles enfrentam uma situação impossível à medida que os inimigos se
aproximam.
O
longa é estrelado por um prestigiado elenco, incluindo Tom Hardy (“O
Regresso”, “Mad Max: Estrada da Fúria”, “A Origem”), Mark Rylance
(“Ponte dos Espiões”, série “Wolf Hall”), Kenneth Branagh (“Sete Dias
com Marilyn”, “Hamlet”, “Henrique V”) e Cillian Murphy (“A Origem”,
trilogia “O Cavaleiro das Trevas”), além do estreante Fionn Whitehead. O elenco também inclui Aneurin Barnard, Harry Styles, James D’Arcy, Jack Lowden, Barry Keoghan e Tom Glynn-Carney.
O
filme está sendo produzido por Nolan e Emma Thomas (“Interestelar”, “A
Origem”, trilogia “O Cavaleiro das Trevas”), com produção executiva de
Jake Myers (“O Regresso”, “Interestelar”, “Jack Reacher – O Último
Tiro”).
A equipe criativa nos bastidores inclui o diretor de fotografia Hoyte
van Hoytema (“Interestelar”, “007 Contra Spectre”, “O Vencedor”), o
designer de produção Nathan Crowley (“Interestelar”, Trilogia “O
Cavaleiro das Trevas”), o editor Lee Smith (trilogia “O Cavaleiro das
Trevas”, “Elysium”), o figurinista Jeffrey Kurland (“A Origem”, “Tiros
na Broadway”) e o supervisor de efeitos visuais Andrew Jackson (“Mad
Max: Estrada da Fúria”).
Warner Bros. Pictures distribuirá Dunkirk mundialmente. O filme tem estreia prevista no Brasil para julho de 2017.
Sinopse: Situado antes dos
eventos de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança (1977), a história se
passa após a fundação do Império Galáctico, quando um grupo rebelde de
combatentes de juntam para uma missão desesperada: roubar os planos da temida
Estrela da Morte.
Quando de Star Wars:
Episódio IV - Uma Nova Esperança foi lançado no final da década de 70, os EUA viviam
em tempos nebulosos: derrota no Vietnam, crise econômica, escândalo de
Watergate, racismo, intolerância e aumento da criminalidade em grandes cidades
como Nova York. O filme veio para dar uma levantada na moral, onde o povo assistia
um grupo de rebeldes contra um grande império, do qual trazia somente perseguições
e mortes para inúmeras pessoas em toda a galáxia. Depois de duas trilogias, e
mais o começo de uma iniciada com O
Despertar da Força no ano passado, chega a vez de Rogue One - Uma História Star Wars, do qual trás
novamente idéias já exploradas do filme de 1977, mas que de uma forma surpreendente,
corresponde com diversos assuntos atuais, principalmente com relação ao
fascismo que está cada vez aumentando, tanto nos EUA, como também no Brasil e
no mundo.
Dirigido por Gareth Edwards
(Jurassic World) o filme acompanha a história de Jyn Erso (Felicity Jones), que
vê sua mãe sendo morta na sua frente e seu pai Galen (Mads Mikkelsen) sendo
levado pelo império galáctico e sendo forçado a construir uma incrível arma de
destruição, ou seja, a Estrela da Morte. Anos se passam e Erso se torna uma
rebelde fora da lei, mas logo é resgatada (a contra gosto) pela aliança rebelde,
que lhe dá a missão de chegar até o guerrilheiro Saw Gerrera (Whitaker), que
aparentemente recebeu uma mensagem secreta enviada por Galen através do piloto
Bhodi Rook (Ahmed). A partir daí, a relutante heroína ganha à companhia do
rebelde Cassian Andor (Luna), do monge-guerreiro Chirrut Îmwe (Yen) e seu
companheiro Baze Malbus (Wen) e do droide K-2SO (Tudyk), que foi reprogramado
para ajudar aqueles que se opõem ao Império.
Embora a trama esteja
inserida em uma saga vasta, cujo seu universo já se espalhou tanto por games,
séries, gibis e livros, Rogue One é uma história que possui começo, meio, fim e
não faz com que você se veja obrigado a ter que assistir a outros filmes para
entender a trama. Aliás, embora com toda a sua riqueza de informações, a trama
é aparentemente simples, mas ao mesmo tempo madura e que explora situações até
então inéditas dentro da franquia. É como se você revisitasse uma velha casa
conhecida, mas nunca havia percebido alguns detalhes nela, dos quais poderiam
ter sido mais bem explorados.
É claro que sempre havia um
temor em se criar uma trama isolada e sem a participação dos personagens principais
da franquia. Porém, havia sempre aquela curiosidade em explorar situações das
quais haviam apenas sido citadas anteriormente, como no caso das missões de
outros rebeldes contra o império. Felizmente os roteiristas foram habilidosos
ao criarem uma galeria de personagens onde cada um possui uma personalidade
distinta e que foram muito bem exploradas.
Mas, embora com inúmeros personagens
interessantes, a alma do filme se encontra mesmo na personagem Jyn Erso, cuja
sua personalidade forte, faz então com que ela se torne relutante perante a situação
da qual ela se meteu. Mesmo com a possibilidade de reencontrar com o seu pai, a
sua rebeldia em não se meter na causa se torna um dos grandes charmes da trama,
pois ela aos poucos vai mudando, conforme vai testemunhando os horrores que o império
criou a sua volta. Claro que muito dessa complexidade da personagem se deve
muito ao empenho da atriz Felicity Jones, cujo ápice da sua interpretação é
quando ela dá de encontro com a imagem de uma gravação do seu pai e faz com que
sua personagem revele outra faceta de sua pessoa até então escondida dentro
dela.
Dos demais personagens, se
por um lado Cassian Andor (Diego Luna) é um personagem apenas “ok” com relação
a sua conduta em favor da causa, o droide K-2SOacaba sendo um pequeno, porém, eficaz alivio cômico
durante a trama graças ao seu humor sarcástico. O mesmo não se pode dizer do
rebelde Bhodi Rook (Ahmed), cujo seus poucos momentos em cena não fazem com que
tenhamos simpatia por ele o suficiente.
Do restante do grupo, acabamos
realmente nos importando mesmo com a dupla formada pelo monge-guerreiro Chirrut
Îmwe (Yen) e seu companheiro Baze Malbus (Wen), cuja suas teorias com relação à
Força trazem a tona uma discussão sobre fé e descrença em meio ao caos. Aliás, Chirrut
Îmwe é um personagem que os fãs da franquia irão guardar na memória com muito carinho,
pois embora não seja um jedi, sua fé faz com que tome decisões imprevisíveis e
emocionantes no decorrer da trama. Fé, aliás, era algo que quase não foi muito
explorado durante a franquia, sendo que o único vislumbre disso era através das
palavras do mestre Yoda lá atrás no Império Contra Ataca.
Falando em personagens
clássicos, alguns deles surgem no decorrer da história, mesmo que de forma rápida.
Se por um lado RD2 e C3PO aparecem em poucos segundos, temos uma surpreendente participação
de Darth Vader em duas cenas chaves que, aliás, a segunda é genuinamente assustadora
e imprevisível. E como se bastasse isso, os efeitos visuais tiveram papel fundamental
para recriar a presença do ator Peter Cushing através de um dublê e trazer de
volta em cena o maléfico Governador Tarkin que havia aparecido pela primeira
vez em Uma Nova Esperança.
Falando em efeitos visuais,
alguns que forem assistir podem até dizer que a presença deles é discreta aqui,
mas isso colaborou para não desvirtuar o lado retro que o filme possui e que se
encaixa com o visual visto na trilogia original. Porém, toda ação e parte técnica
dos efeitos se concentraram mais no grande ato final, onde os rebeldes liderados
Jyn Erso tentam dar a última cartada contra o império para então roubar os planos
com relação à Estrela da Morte. Aqui, o cineasta Gareth Edwards consegue a proeza
de injetar um grau de verossimilhança poucas vezes visto na franquia e fazendo a
batalha, tanto no espaço como na superfície se tornarem cruas, violentas e
realistas.
Claro que para a maioria dos
fãs que tem no mínimo algum conhecimento da história da franquia, pode até tirar
uma base de como a trama termina, mas para a maioria do público ela poderá até
mesmo soar trágica e imprevisível. Não tinha como ser diferente, mas ao mesmo
tempo é uma prova de como os seus realizadores foram corajosos em sua proposta
e dando um exemplo de como a saga pode sim ainda criar histórias originais e
que das quais nos emocionem. Se até então o universo expandido de Star Wars era
para mim algo descartado, aqui ele me provou que, se for bem conduzido, pode
ser sim bem apreciado.
Com um final que
termina exatamente aonde começa Episódio IV: Uma Nova Esperança, Rogue One - Uma
História Star Wars acerta em cheio ao se corresponder com a nossa realidade atual,
da qual se encontra cada vez mais se afundando num fascismo de proporções mundiais,
mas nos passando a lição de que nunca é tarde para redescobrirmos a esperança que
há dentro de todos nós.
FICÇÃO POLÍTICA REALIZADA EM 1973 NO RIO GRANDE DO SUL, UM HOMEM TEM DE SER MORTO É ATRAÇÃO DO PROJETO RAROS
Na sexta-feira, 16 de dezembro, às 20h, o Projeto Raros da Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) apresenta o filme Um Homem Tem de Ser Morto, de Davide Quintans (1973, 98 minutos). Após a projeção, acontece um debate com o cineasta Davi de Oliveira Pinheiro. Com projeção em DVD, a sessão tem entrada franca.
SINOPSE: “Só existem duas maneiras de lutar por um ideal, matar ou morrer por ele!”. Hasting, o homem de confiança de Simon, presidente da Organização, candidata-se às eleições por sentir que o regime não tem condições de sobrevivência. Sem apoio do povo, Simon se elege fraudulentamente. Hasting, perseguido, é obrigado a exilar-se. Do exílio, através de várias tentativas armadas, tenta recuperar a posição que ganhou legitimamente. Fugindo da Ditadura de Salazar em Portugal, Davide Quintans chegou ao Rio Grande do Sul no início dos anos 1970. Idealizou uma ficção política inspirada num caso real português, o assassinato de Humberto Delgado, “o General sem Medo”. Um Homem Tem de Ser Morto foi a primeira produção gaúcha selecionada para o Festival de Gramado, em 1974. Censurado, acabou lançado apenas nos anos 1980.
PROJETO RAROS 16/12 – 20h UM HOMEM TEM DE SER MORTO (1973, 98 minutos) Direção: Davide Quintans Elenco: Del Rey, Geraldo Bernhardt, Suzana Hoeper, Ricardo Munhoz, Loreni Machado, Pedro Rocha, Alventino Neves, Luiz Carlos Carvalho, Jaime de Bastide, Ruy Ribeiro, Zeno
Sala P. F. Gastal Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro Fone 3289 8133
Sinopse: Situado antes dos eventos de Star Wars: Episódio IV - Uma Nova
Esperança (1977), a história se passa após a fundação do Império Galáctico,
quando um grupo rebelde de combatentes de juntam para uma missão desesperada:
roubar os planos da temida Estrela da Morte.
Magal e os Formigas
Sinopse:João (Norival Rizzo) é um aposentado que está aborrecido com a
vida e reclama o tempo todo de seu trabalho. Viciado em loteiras, ele está
afundado em depressão e não vê esperança. Até que, após um delírio, ele começa
a receber visitas do cantor Sidney Magal. Assustado com o fenômeno sobrenatural
recorrente, ele irá aprender, com o bom humor da aparição, os jeitos de viver
sempre o lado bom da vida.
Nas Estradas do Nepal
Sinopse: Durante a Guerra Civil no Nepal, em 2001, dois meninos de
castas diferentes precisam de dinheiro. Para isso, eles começam a criar uma
galinha e vender os ovos. Certo dia, ela some e os amigos partem atrás da ave,
mesmo com o perigo ao redor deles.
Neruda
Sinopse:Nos anos 40, o poeta chileno Pablo Neruda (Luis Gnecco) integra
o Partido Comunista. Isso o transforma num criminoso e ele começa a ser
perseguido pelo inspetor Oscar Peluchonneau (Gael García Bernal).
Sieranevada
Sinopse:Lary (Mimi Branescu) e a família vão para a casa onde ele
cresceu, pois faz um ano que seu pai morreu. Sua mãe e os irmãos também vão
para lá, onde será realizada uma benção em homenagem a ele.
Sully - O Herói do Rio Hudson
Sinopse: 15 de janeiro de 2009. Logo após decolar do aeroporto de
LaGuardia, em Nova York, uma revoada de pássaros atinge as turbinas do avião
pilotado por Chesley "Sully" Sullenberger (Tom Hanks). Com o avião
seriamente danificado, Sully não vê outra alternativa senão fazer um pouso
forçado em pleno rio Hudson. A iniciativa é bem sucedida, com todos os 150
passageiros a bordo sendo salvos. Tal situação logo transforma Sully em um
grande herói nacional, o que não o isenta de enfrentar um rigoroso julgamento
interno coordenado pela agência de regulação aérea nos Estados Unidos.