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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Cine Especial:HORROR NO CINEMA BRASILEIRO:Parte10



Sim, o gênero de horror existe no Brasil e ele será tema do próximo curso de cinema, criado pelo Cine Um e ministrado pelo Jornalista, crítico, historiador e pesquisador dedicado a tudo que se refere ao cinema de horror mundial Carlos Primati. O curso ocorre nos dias 29 e 30 de Agosto no Cine Capitólio.  Enquanto os dias da atividade não chegam, irei postar por aqui sobre os filmes de horror que eu tive o privilegio de assistir, seja em DVD ou no cinema.

 

Trabalhar Cansa(2011)



Sinopse: Helena (Helena Albergaria) é uma dona de casa que resolve abrir um mini mercado. Tudo vai bem até Otávio (Marat Descartes), seu marido, perder o emprego. A partir de então estranhos acontecimentos tomam conta do local, afetando o relacionamento do casal com a empregada doméstica.

 

 Há algo de podre na Dinamarca!



Essa frase me veio na cabeça quando assisti pela primeira vez Trabalhar Cansa, obra dos cineastas Juliana Rojas, Marco Dutra. Vindo dos curtas experimentais, a dupla se arrisca ao criar um suspense, que oscila entre o drama e o sobrenatural, sendo que nesse ultimo caso, a situação é muito mais sugerida do que explicita, o que torna a obra ainda mais interessante.  

Na verdade o filme vai mais para um terror psicológico também, já que o casal central  Helena e Otávio (Helena Albergaria e Marat Descartes) se colocam em teste de força física e mental: ela decide abrir um mercadinho e administrá-lo, mas ele perde o emprego de gerente e começa a sua via cruz para conseguir um novo emprego. Não tem como não se identificar com eles, principalmente com Otávio que passa por entrevistas de emprego, que para nós que já atravessamos isso numa  parte da vida, é duramente real, para não dizer patético e depressivo. 
 No final, a situações de ambos afetam um ao outro, pois Helena começa a ficar meio que obcecada em se tornar bem sucedida no seu mercadinho, nem que para isso tenha que ser dura perante os seus empregados, que temem pelo desemprego e venham á passar por uma nova via cruz em busca de algo novo. Mas algo afeta Helena, pois há algo de estranho no ar, desde um cachorro que ameaça sempre morder ela, como também um cheiro de esgoto, que por sua vez começa a transbordar no piso do local. A situação piora, quando uma parede começa a mostrar sinais de vazamento interno, ou de algo escondido por de traz dela.
Todas essas situações são filmadas de uma forma que pareça que há algo de sobrenatural, tanto no mercadinho, como também na própria casa do casal. Mas tudo é apresentado de uma forma ambígua, nós fazendo levantar inúmeras interpretações sobre o que realmente está acontecendo. Se fôssemos simplificar, o filme seria uma espécie de critica ao capitalismo, que torna o mundo lá fora uma verdadeira terra selvagem, onde somente o mais forte e persistente sobrevive.
Sendo assim, os pontos de suspense, que sugere algo de sobrenatural, seria apenas algo para acrescentar, para tornar a atmosfera da vida daquelas pessoas muito mais opressora a partir do momento que surgiram os problemas. Ou então, há realmente algo por de trás da cortina, mas devido aos problemas do dia a dia que eles passam, esse mistério acaba meio que sendo deixado de lado por eles. Mesmo quando eles o encaram no ato final da trama, que por sinal é genial.
Com minutos finais que sintetizam a verdadeira selva da disputa para uma vida bem sucedida profissionalmente, Trabalhar Cansa surpreende por nós colocar a par dos nossos medos internos. Não da possibilidade de haver um bicho papão embaixo da nossa cama, mas por estarmos sujeitos a um dia nos submeter a passar por uma realidade dura, que por vezes mastiga e nós cospe fora.
  

REFLEXÕES DE UM LIQUIDIFICADOR(2010)



Sinopse: Um liquidificador pensa e narra essa história. Ele também conversa com sua proprietária Elvira uma senhora já da terceira idade. Logo descobrimos que os dois Elvira e liquidificador são cúmplices de um crime: o assassinato de Onofre o marido de Elvira que depois foi moído no liquidificador. Num tom de humor negro e sarcasmo ficamos conhecendo como o liquidificador adquiriu vida ao ser reformado por Onofre quando o casal era dono de um pequeno bar a Vitamina da Elvira. A história do casal é intercalada com o medo que Elvira tem de ser descoberta pela polícia e o aconselhamento e reflexões do sábio eletrodoméstico.


 Se há uma coisa que eu sempre prego, é que não importa se o filme tenha isso ou aquilo de efeitos visuais, sonoros, ou se a imagem sai da tela, isso pouco importa. O que é importante é ter, acima de tudo, uma ideia para criar uma historia genial que está feito e esse filme de André Klotzel é uma prova disso. Protagonizado, pela voz marcante de Selton Mello (Cheiro do Ralo) através de um liquidificador, onde ele fica acompanhando o dia a dia dos seres humanos, principalmente dos seus donos, o filme é uma analise do comportamento humano que por vezes age de uma maneira imprevisível e que por isso cria momentos inusitados nos quais o aparelho vai aprendendo a lidar.
A trama começa a partir do desaparecimento do marido (Germano Haiut) e com isso sua esposa Elvira (Ana Lúcia Torre, ótima no papel) decide procurar a policia para falar a respeito  sobre o desaparecimento, mas ela acaba se tornando a principal suspeita e com isso é vigiada de perto pelo detetive Fuinha (Aramis Trindade engraçadíssimo e um excelente desempenho). Durante o filme, nos simpatizamos com a senhora Elvira e suas conversas com o aparelho, mas aos poucos, a trama vai descascando inúmeras camadas de sua personalidade, assim como a de outros personagens, como no caso da vizinha e do marido da Elvira. Com isso, o filme é uma verdadeira aula de reflexão de que às vezes nos não nos conhecemos mesmo, mas tudo embalado em forma de humor negro que não há como deixar de soltar um riso, principalmente nos momentos que o Fuinha entra em cena.
Com um final que deixa em aberto para fazer com o que o espectador imagine o que viria depois, o filme é mais uma grata surpresa do nosso cinema brasileiro e mais uma prova que não precisa de orçamentos estourados para se criar uma boa trama.




Inscrições para o curso cliquem aqui 


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Cine Dica: PESSOAS-PÁSSARO DE PASCALE FERRAN NA SESSÃO PLATAFORMA

Na terça-feira, 25 de agosto, às 20h30, a Sessão Plataforma exibe Pessoas-Pássaro (Bird People) de Pascale Ferran na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro. No sábado, 29 de agosto, às 19h, acontece uma reprise única. O valor do ingresso é R$ 4,00.  
Bird People mostra um hotel próximo a um aeroporto de Paris, onde dois desconhecidos tentam encontrar algum sentido em suas existências. O norte-americano Gary, engenheiro de informática, submetido a fortes pressões profissionais e afetivas, decide mudar radicalmente sua vida. Algumas horas mais tarde, a realidade de Audrey, uma jovem camareira do hotel, é totalmente transformada depois que ela passa por uma experiência sobrenatural.
Pascale Ferran nasceu em 1960 em Paris. Graduou-se em cinema pelo Institut des Hautes Études Cinématographiques e digiriu seis curtas. Seu primeiro longa-metragem foi PEQUENOS ARRANJOS COM OS MORTOS (1994), vencedor da Camera D’Or do Festival de Cannes. Seguiu-se L’AGE DES POSSIBLES (1995), vencedor do prêmio FIPRESCI no Festival de Veneza. Seu filme seguinte, LADY CHATTERLEY (2006), ganhou cinco César, incluindo melhor filme. BIRD PEOPLE (2014) estreou na competição Un Certain Regard do Festival de Cannes. No Brasil, BIRD PEOPLE foi exibido apenas no Festival do Rio 2014.
Serviço:

 PESSOAS-PÁSSARO (BIRD PEOPLE)
dir: Pascale Ferran, 127 min, FRA, 2014.
Sessão 25 de agosto (terça) - 20h30
Única reprise 29 de agosto (sábado) - 19h
Local: Sala P. F. Gastal - Usina do Gasômetro
Ingresso: R$ 4,00
Projeção: Bluray com legendas em português
Realização: Tokyo Filmes em parceria com a Coordenação de Cinema e Video da Prefeitura de Porto Alegre.
Sessão Plataforma é uma sessão de cinema, realizada desde agosto de 2013 na cidade de Porto Alegre (RS), que exibe filmes recentes e inéditos na cidade, de qualquer nacionalidade, duração e bitola, sem distribuição garantida no Brasil.
  
Sala P. F. Gastal

Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia

Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: Missão Impossível - Nação Secreta



Sinopse: Ethan Hunt (Tom Cruise) descobre que o famoso Sindicato é real, e está tentando destruir o IMF. Mas como combater uma nação secreta, tão treinada e equipada quanto eles mesmos? O agente especial tem que contar com toda a ajuda disponível, incluindo de pessoas não muito confiáveis...


É curioso observar que, embora seja uma franquia com já cinco filmes, a cine série Missão Impossível até agora não decepcionou. Um dos fatores para se manter na qualidade é devido à esperteza de Tom Cruise (que é também produtor da franquia) em sempre mudar o diretor para cada filme. Com isso, a sensação que se dá, é que sempre somos brindados com algo fresco, mesmo já conhecendo aquele universo de espionagem já um bom tempo.
Claro que todas as fórmulas de sucesso já conhecidas pelo público estão lá: organização secreta, agentes duplos, fator surpresa e missões suicidas. Para sempre não haver aquela sensação “replay”, os produtores e roteiristas impressionam em sempre criar uma trama, em que ela faz com que os protagonistas se sintam num beco sem saída, ou numa situação impossível de ser vencida. O inimigo dessa vez é o Sindicato, organização secreta de ex-agentes, cujo objetivo é enriquecer com atentados, destruir IMF e ficar em seu lugar.
Devido às inúmeras reviravoltas no roteiro, Ethan Hunt (Tom Cruise) se vê (de novo) como agente clandestino e que, mesmo desejando combater o Sindicato sozinho, recebe ajuda dos seus velhos aliados. É ai que o filme surpreende com os personagens coadjuvantes, que a cada filme ganha um espaço maior na trama. Benji Dunn (Simon Pegg) simplesmente rouba a cena e participa ao lado de Cruise das melhores cenas de ação do filme. 
William Brandt (Jeremy Renner) e Luther Stickell (Ving Rhames) novamente cumprem bem os seus respectivos papeis, mas é uma nova personagem inserida na trama que rouba o filme como um todo. Rebecca Ferguson (vista recentemente na ultima versão de Hércules) dá um verdadeiro show de interpretação, carregando sempre um ar de ambiguidade e fazendo com que a gente nunca tenha certeza de que lado ela está. Ao lado de Tom Cruise, Ferguson é protagonista de ótimas cenas de ação do filme, aonde destaco sempre nos momentos onde ela luta corpo a corpo, ou quando está em cima de uma moto.
Falando em ação, Christopher McQuarrie (que havia dirigido Cruise em Jack Reacher: O Último Tiro) provou aqui que tem mão firme nas cenas de ação das quais nos surpreende. Não há cena de ação inferior se comparada uma com a outra, sendo que elas falam por si e funcionam dentro da trama. Embora os trailers tenham focado sempre a famosa cena de Cruise pendurado do lado de fora de um avião, a meu ver outras impressionam mais ainda, como quando o protagonista se encontra dentro de um tanque d’água em movimento, ou quando (novamente) corre em alta velocidade em cima de uma moto na estrada. 
Christopher McQuarrie também é feliz ao criar cenas que, não exigem vertiginosas cenas de ação, mas sim rodando com elegância em cenas das quais provocam aflição no cinéfilo. O que dizer da cena da ópera em que não sabemos ao certo o que irá acontecer? Para o cinéfilo de carteirinha, McQuarrie prestou uma homenagem explicita ao clássico O Homem que Sabia Demais do mestre Alfred Hitchcock. 
Embora não tenha um vilão tão ameaçador, e tão pouco um final tão empolgante como nos filmes anteriores, Missão Impossível - Nação Secreta é um filme digno da franquia e que, mesmo com quase vinte anos de existência, prova que há muita força e gás para seguir em frente nos cinemas.

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Cine Dicas: Estreias do final de semana (20/08/15)



Entourage: Fama e Amizade

Sinopse: Vince (Adrian Grenier) é convidado por seu ex-agente, atual poderoso de Hollywood, Ari Gold (Jeremy Piven), para estrelar um filme de seu estúdio. Ele concorda, desde que assuma também a direção do projeto. Um ano depois do início da produção, no entanto, nada parece pronto e os gastos já foram muito além do orçamento aprovado.


Exorcistas do Vaticano
 
Sinopse: Angela Holmes (Olivia Taylor Dudley), de 27 anos, acidentalmente corta seu dedo e vai parar na emergência, quando a infecção do ferimento faz com que ela comece a agir de forma estranha e assombrosamente começa a causar ferimentos graves e até mortes nas pessoas ao seu redor. O Padre Lozano (Michael Peña) examina a moça e acredita que ela está possuída. Ao tentar exorcisar o demônio, o Vaticano descobre que a força satânica em Angela é mais forte do que eles imaginavam.


Filme Sobre um Bom Fim

Sinopse: O longa promove o bairro Bom Fim, Porto Alegre, resguardo do movimento jovem que ocorreu no fim da década de 70 e início de 80, com base em entrevistas de grandes cineastas, músicos e artistas que vivenciaram os anos dourados da cidade.

 Linda de Morrer
Sinopse: A cirurgiã plástica Paula (Glória Pires) aplica em si mesma uma fórmula experimental para eliminar celulites e morre. Com a ajuda de um amigo psicólogo/médium, ela volta à Terra e tenta evitar que a gananciosa sócia coloque o nocivo produto no mercado.

O Pequeno Príncipe

Sinopse: Uma garota acaba de se mudar com a mãe, uma controladora obsessiva que deseja definir antecipadamente todos os passos da filha para que ela seja aprovada em uma escola conceituada. Entretanto, um acidente provocado por seu vizinho faz com que a hélice de um avião abra um enorme buraco em sua casa. Curiosa em saber como o objeto parou ali, ela decide investigar. Logo conhece e se torna amiga de seu novo vizinho, um senhor que lhe conta a história de um pequeno príncipe que vive em um asteróide com sua rosa e, um dia, encontrou um aviador perdido no deserto em plena Terra.

O Último Cine Drive-in

Sinopse: O jovem Marlombrando (Breno Nina) se vê obrigado a voltar à Brasília, sua cidade de natal, devido a doença de sua mãe, Fátima (Rita Assemany). Lá, ele vai reencontrar seu pai, Almeida (Othon Bastos), dono do Cine Drive-in, há 37 anos. Ele insiste em manter vivo o cinema, mesmo não atraindo mais espectadores como na década de 70. Para isso, conta com a ajuda de apenas dois funcionários: Paula (Fernanda Rocha), que cuida da projeção e da lanchonete; e José (Chico Sant'anna), um velho amigo de Almeida, que ajuda a vender ingressos no caixa e da limpeza do local. Com a ameaça de demolição do Cine Drive-in e o agravamento da doença de Fátima, pai e filho vão ter que se unir e tentar reviver o passado.

 
Sexo, Amor e Terapia

 

Sinopse: Judith (Sophie Marceau) é uma mulher que vive abertamente a sua sexualidade, sem se privar de encontros casuais cotidianamente e desacostumada a rejeições. Lambert (Patrick Bruel) é um ex-viciado em sexo atualmente na fase final de um longo tratamento, momento em que precisa mais do que nunca conter seus impulsos. Quando Judith passa a trabalhar como assistente no consultório de Lambert, terapeuta de casais, a situação fica muito complicada para os dois.



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