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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 24 de março de 2015

Cine Dica: Paramount Pictures divulga primeiro trailer de “Missão:Impossível – Nação Secreta”




Quinto filme da franquia estreia dia 13 de agosto no Brasil
"Missão:Impossível - Nação Secreta" ("Mission:Impossible - Rogue Nation") tem primeiro trailer divulgado pela Paramount Pictures, além de imagens inéditas. No quinto filme da franquia, que chega dia 13 de agosto de 2015 aos cinemas brasileiros, o agente Ethan Hunt (Tom Cruise) e o seu time enfrentam a missão mais impossível de todas, erradicar o "Sindicato", uma organização criminosa internacional, tão habilidosa quanto eles, comprometida em destruir a IMF (Impossible Mission Force).
Dirigido por Christopher McQuarrie ("Jack Reacher: O Último Tiro"), o longa foi rodado em Viena, Marrocos e Londres. Além de Cruise no papel do agente Hunt, retornarão à franquia Simon Pegg, como Benji; Jeremy Renner, como Brandt; e Ving Rhames, como Luther. O elenco conta ainda com a participação de Alec Baldwin e Rebecca Ferguson.
O quarto filme, "Missão:Impossível - Protocolo Fantasma", atingiu a marca de quase US$ 700 milhões em todo o mundo e se tornou a produção de maior arrecadação de Tom Cruise. Os quatro filmes da série já somam mais de US$ 2 bilhões em bilheteria, tornando-se uma das franquias de maior sucesso da história do cinema.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Cine Dica: Lançamento da Sessão Plataforma de 2015




FILME DE JEM COHEN NA SESSÃO PLATAFORMA #15

Na próxima terça-feira, 24 de março, às 20h30, Sessão Plataforma inicia seu terceiro ano na Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro com Horas de Museu, recente filme de Jem Cohen, importante realizador nascido no Afeganistão e radicado nos EUA, autor de filmes como Chain (2004), Instrument (2003), ambos exibidos no cinema da Usina do Gasômetro (3º andar). Sessão Plataforma começa 2015 de cara nova e com muita vontade de seguir trazendo à Porto Alegre recentes filmes importantes e sem distribuição no Brasil, muitos deles que foram exibidos apenas em raros festivais no nosso país e que são difíceis de encontrar mesmo na internet. Museum Hours foi exibido por importantes festivais internacionais como Locarno (onde fez sua estreia mundial na competição oficial e ganhou Prêmio Art Cinema), Toronto, London, Vancouver, Viennale, entre muitos outros, mas não havia sido exibido em nenhum festival no Brasil até então. Nossa sessão será a premiere brasileira do filme. Sinopse: Johann é vigilante no Museu de História de Arte em Viena. As suas horas de trabalho fazem-se da observação discreta e atenta dos visitantes que atravessam as salas do museu e se detêm diante das obras de arte expostas. Johann depara-se com a presença enigmática de Anne, uma visitante estrangeira que veio de emergência a Viena ver uma amiga hospitalizada, e que, sem conhecer a cidade, procura refúgio no museu. Um filme sensível e inteligente sobre o cruzamento misterioso entre a vida, os espaços e as obras de arte, aberto a tantas leituras quantas se queiram fazer. (IndieLisboa 2013)
Serviço:
MUSEUM HOURS (Horas de Museu) dir: Jem Cohen, 107 min, EUA/AUS, 2012.
Sessão única 24 de março (terça) - 20h30 na Sala P F Gastal.
Ingresso: R$ 4,00
Projeção: Bluray com legendas em português
Sessão Plataforma é realizada pela Tokyo Filmes em parceria com a Coordenação de Cinema e Video da Prefeitura de Porto Alegre.
Nota: A partir de agora, não haverá mais cerveja após as sessões. Para nós, a prioridade sempre foi e seguirá sendo os filmes. Para os mais animados, sempre tem a opção de ir com o pessoal para um bar mais próximo. O próprio café da Sala P.F Gastal vende cerveja. Sessão Plataforma é produzida por poucas pessoas, o que inviabiliza algumas demandas. Todo nosso esforço está para trazer bons filmes e produzir cópias de projeção de alta qualidade.


Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

sexta-feira, 20 de março de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: Mapa Para as Estrelas



David Cronenberg continua sendo uma pessoa que vai ao extremo. Depois de destrinchar terras tão distintas  quanto o body horror (gênero do qual ele é um dos grandes cultores, desde pelo menos Calafrios [1975]), clássicos da literatura outré (Mistérios e Paixões, de 1991, e Crash – Estranhos Prazeres, de 1996) e uma recente mudança pelo universo da moral e tentativa da pratica do bem (Marcas da Violência, Senhores do Crime), o diretor agora se envereda pelo lado obscuro do mundo da celebridade, com Mapas para as Estrelas. 
Um dos filmes mais corajosos do ano que passou, Mapas possui uma critica forte sobre figuras imprevisíveis, mas que jamais escondem o seu lado frágil. Havana Segrand (Julianne Moore, numa interpretação espetacular) é uma atriz, cujo brilho se encontra desgastado, vivendo assombrada pela imagem de sua mãe já falecida (Sarah Gadon), de quem guardou apenas lembranças ruins e pecaminosas. Agatha (Mia Wasikowska) tem o corpo marcado por cicatrizes, e chega a Hollywood com um passado obscuro e que irá confrontá-lo de frente. Já Benjie Weiss (Evan Bird) é uma espécie de Justin Bieber caricato e mimado, sendo filho de um casal que oculta a rotina oprimente sob uma aparência de sofisticação (John Cusack e Olivia Williams).
Pouco que eu descrevi acima mal dá para sintetizar o teor dramático e o humor negro em doses cavalares que permeiam todo o decorrer do filme. Há humor, mas não rimos e sim nos espantamos, já que Mapa para as Estrelas acrescenta mais uma incomoda investigação pessoal, da qual o diretor minuciosamente disseca desde os anos 1960 sobre a natureza mais escura do ser humano. 
Cronenberg, porém, consegue isso de uma forma ainda refinada, com uma abordagem mais pelo lado do terror psicológico (estilo visto em filmes como Cisne Negro), longe da violência explícita que tornaram seu cinema cultuado nos anos 70 e inicio dos 80. Aqui, o que começa como uma apresentação do lado mais fútil das celebridades vai se transformando numa trama tensa, chocante e enveredando para um final que com certeza irá dividir a opinião das pessoas que assistirem. Eu conhecendo como ninguém Cronenberg, esse final não poderia ser diferente.
O elenco é a chave do sucesso para o filme: Julianne Moore entrega mais uma vez um desempenho brilhante, num ano que comoveu plateias e a Academia de Hollywood, como a professora com Alzheimer de Para Sempre Alice. John Cusack parece que finalmente decidiu voltar a atuar de verdade, como o manipulador Dr. Weiss. E Evan Bird, da série de tv  The  Killing – Além de um Crime, é uma revelação, enfrentando um dos personagens mais desagradáveis do filme com perfeição. Difícil falar dos demais – Mia Wasikowska, de Alice no País das Maravilhas, e Robert Pattinson, da série Crepúsculo, também possuem desempenhos convincentes, assim como o lado técnico da obra. A fotografia de Peter Suschitzky, parceiro habitual do cineasta, e a trilha de Howard Shore, ambas são irretocáveis. 
Infelizmente devido ao seu teor forte (com direito até mesmo de incesto) Mapas para Estrelas esta sendo exibido em poucos cinemas do circuito. Porém, é um filme que irá sobreviver com o tempo na memória de todos os cinéfilos, mesmo para aqueles com o estômago frágil.    

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Cine Dicas: Estreias do final de semana (20/03/15)



Mapas para as Estrelas


Sinopse: Agatha Weiss (Mia Wasikowska) acabou de chegar a Los Angeles e logo conhece Jerome Fontana (Robert Pattinson), um jovem motorista de limusine que sonha se tornar ator. Eles começam a sair juntos e flertar um com o outro, por mais que Agatha mantenha segredo sobre seu passado. Não demora muito para que ela comece a trabalhar para Havana Segrand (Julianne Moore), uma atriz decadente que está desesperada para conseguir o papel principal da refilmagem de um sucesso estrelado por sua mãe, décadas atrás. Paralelamente, o garoto Benjie Weiss (Evan Bird) enfrenta problemas ao lidar com seu novo colega de elenco, já que é a estrela principal de uma série de TV de relativo sucesso. Entretanto, como esteve internado recentemente, está sob a atenção especial de sua mãe (Olivia Williams) e dos produtores da série, que temem um escândalo.

  


A série Divergente - Insurgente - 3D

 

Sinopse: Sequência de Divergente (2014) filme de ficção científica baseado no romance homônimo de Veronica Roth. A trama segue a aventura de Tris em um mundo distópico onde ele deve esconder o fato de não pertencer a nenhuma facção oficial.

  


Duas Irmãs, Uma Paixão


Sinopse: O filme acompanha a história do triângulo amoroso das irmãs Caroline (Hannah Herzsprung) e Charlotte (Henriette Confurius) com o escritor Friedrich Schiller (Florian Stetter). As irmãs sempre foram muito próximas e amigas uma da outra, e partilhavam de um coração e alma muito interligados. Com a chegada de Schiller, as duas se veem presas a um mesmo amor, e são levadas pelo escritor, que se apaixona pelas duas igualmente. Carolline é casada, mas vive uma vida infeliz com o marido, e encontra em Schiller seu conforto. Já Charlotte vivia sonhando com um bom marido, e vê igualmente em Schiller o homem de sua vida. Os três começam a viver um romance juntos, mas os laços das irmãs podem não ser tão fortes para sustentar essa situação.

 

Insubordinados

 

Sinopse: Janete tem 32 anos e sua vida está em suspenso. Com o pai um coronel da PM reformado internado em estado terminal ela não faz mais nada além de passar os dias ao lado dele no hospital. Enquanto espera o fim inevitável dessa jornada dolorosa Janete escreve sem parar às vezes no laptop às vezes num caderno. Ao longo dos dias Janete cria uma trama policial que a ajuda a entrar em contato com seus medos e desejos mais profundos uma válvula de escape que revela muito do que ela é e de como ela enfrenta essa situação tão dura. Uma história sobre a vida após a morte de quem amamos.





Grandes Amigos

 

Sinopse: Walter Orsini adora a pesca, a gastronomia e os bons vinhos. Ele gosta muito de seus amigos de infância, Paul e Jacques, mas ama acima de tudo sua própria filha, Clémence, de 20 anos. A única coisa que Walter detesta é a mentira. Ele sempre acreditou que em todos os casos, a melhor coisa a se fazer é dizer a verdade. Logo, ele vai perceber que está errado.



O Duelo

 

Sinopse: O comandante Vasco Moscoso de Aragão grande desbravador dos mares se muda para uma vila onde conquista os moradores com suas histórias de aventura. Porém tantas histórias acabam causando a desconfiança de Chico Pacheco. Baseado na obra Os velhos marinheiros de Jorge Amado.



Terceira Pessoa

Sinopse: O filme conta três histórias de amor paixão confiança e traição. As tramas se passam em Nova York Paris e Roma.

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quinta-feira, 19 de março de 2015

Cine Dica: Em Cartaz: GOLPE DUPLO



Sinopse: Will Smith interpreta Nicky um experiente mestre trapaceiro que se envolve romanticamente com a golpista novata Jess (Margot Robbie). Enquanto ele ensina a ela os truques do negócio Jess acaba se aproximando demais e ele termina a relação abruptamente. Três anos mais tarde essa antiga paixão - agora uma talentosa femme fatale - aparece em Buenos Aires no meio das altas apostas de um circuito de corrida de carros. Durante o esquema mais recente e perigoso de Nicky ela promove uma reviravolta em seus planos deixando o calejado vigarista fora de seu jogo.


Quando os diretores Glenn Ficarra e John Requa (Amor à Toda Prova) dão destaque aos seus atores, eles conseguem criar boas cenas que falam por si. Há uma sequência engenhosa em um quarto de hotel, que nos dá uma lição de como se faz cinema: os diretores entendem que bater em uma porta e ser levado para a cama é muito mais sedutor do que meramente ver um casal entrar em um quarto.
Destaque também pela boa forma de interpretação de Will Smith, e para as piadas verbais: mesmo quando há um ato de violento, eles são bem preparados por tensão e bom humor. Outro ponto forte de Golpe Duplo são os espaços que dão para os atores como B.D. Wong (de Law & Order: SVU), Gerald McRaney (Major Dad) e Rodrigo Santoro  brilhem em suas cenas, cada um do seu jeito. 
Golpe Duplo dosa nas cenas longas, cheias de diálogos tão extensos que, quando a situação esquenta, as coisas não dão muito certo. As cenas de roubo são ligeiras e empolgantes, mas inverossímeis (quem vai acreditar que tanta gente consegue ter joias, relógios e carteiras roubadas em lugares públicos?). O personagem que dá humor à trama (Adrian Martinez) é imperfeito no papel, e pior ainda em cena. Isso para não falar dos diversos pega ratões que o filme prega no cinéfilo: atenção à cena em que Jess aparece pela primeira vez como exemplo. Tudo é um pouco exagerado em Golpe Duplo.
Mas esses são problemas irrisórios. Os diretores Ficarra e Requa prestam pouca atenção a eles também, deixando para dar o grande golpe de Golpe Duplo nos momentos em que podem ter seus atores conversando de forma suave e sedutora ou deixando algum personagem secundário roubando  a cena, ou ainda quando usam de forma contagiante a trilha sonora, com canções de Iggy Pop e Edward Sharpe & the Magnetic Zeros. 
Tudo é acertado para se ter bom divertimento com o filme: quando ele começa a abusar na sua trama, você sabe que haverá uma boa cena de diálogos em sequência. Os diretores passam correndo pelas armas e carros de corridas para chegar logo a cadeiras, sofás e camas, quando podem finalmente se utilizar da estratégia dos diálogos certeiros. 
Depois de um longo tempo, Will Smith finalmente dá a volta por cima em um bom papel que, felizmente não traz consigo nenhum dos seus parentes para fazer deles astros e suas cenas contracenando com Margot Robbie é a chave do sucesso de O Golpe Duplo.  



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