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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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terça-feira, 9 de setembro de 2014

Cine Especial: CAVALEIROS DO ZODÍACO NO CINEMA: PARTE 2



A GRANDE BATALHA DOS DEUS (1988) 


Sinopse: O filme começa com Hyoga salvando um soldado de Odin, mas este morre dizendo que a batalha dos deuses iria começar. O cavaleiro de cisne desaparece e, então, os outros cavaleiros de bronze vão para Asgard tentar descobrir o seu paradeiro, porém Saori Kido é sequestrada pelo representante de Odin, Durval. Assim começa uma batalha contra os Guerreiros de Asgard.



Antes mesmo de se tornar popular graças aos filmes da Marvel Studio, Asgard já era conhecida pelos fãs dos cavaleiros. Inspirado na mitologia nórdica, A Grande Batalha dos Deus na realidade foi inspirada em uma curta historia do manga, que era somente estrelada por Hyoga. Embora seja também um média metragem, o filme é muito superior ao filme anterior, O Santo Guerreiro. 
Um dos inúmeros motivos pela qualidade superior dessa produção está pelo fato da animação ser muito mais cuidada e os personagens aqui apresentados são muito melhores explorados. Bom exemplo disso é o personagem  Frey, guerreiro de Asgard mas que se apresenta como aliado dos cavaleiros e tem uma participação super importante no ato final da trama. Outro fator que favoreceu o filme é de haver inúmeros momentos surpresas na produção, como o fato de Hyoga sofrer lavagem cerebral nas mãos de Durval, se tornando um Guerreiro Deus e enfrentando Shiryu numa luta de larga escala.
O ato final está entre os melhores finais da saga dos Cavaleiros para o cinema. O filme deu tão certo, que os produtores decidiram usar novamente Asgard numa saga após os eventos da saga Santuário. A saga Asgard, em que a vilã era Hilda de Polares, não se encontra no manga, porém é uma das melhores sagas para alguns fãs.       

 

                    A Lenda dos Defensores de Atena (1989)

Sinopse: Abel, irmão de Atena, tentou em um passado distante tornar-se o deus dos deuses. Sua ambição fez com que Zeus se unisse a Apolo para derrotá-lo. Após sua morte, Zeus ordenou que todos os registros sobre Abel fossem apagados, para que as futuras gerações jamais soubessem de sua existência. Porém, devido às blasfêmias cometidas pelos humanos, os deuses resolvem ressuscitar Abel, que tem por função punir a humanidade. Para ajudá-lo em sua missão Abel ressuscita três cavaleiros da era mitológica, que são protegidos por armaduras de bronze de Atena e reforçados como Armaduras do Sol, e ainda um grupo de Cavaleiros de Ouro. Abel, juntamente com seus guerreiros, leva Atena ao Santuário, o que a faz abandonar os Cavaleiros de Bronze. Liderados por Seiya, os Cavaleiros de Bronze partem em sua busca e tentam impedir que a humanidade atinja seu juízo final.


Lançado após os dois médias metragens (O Santo Guerreiro e A Grande Batalha dos Deuses) A Lenda dos Defensores de Atena foi o primeiro longa metragem estrelado pelos personagens e tendo total controle criativo pelo próprio criador da saga Masami Kurumada, Na época do seu lançamento no Japão, o filme obteve um enorme sucesso, sendo somente superado pelo Prólogo do Céu de 2004. Aqui no Brasil o sucesso não foi diferente, sendo que o filme estreou logo após o encerramento da saga Santuário na tv e pegando carona com todo o sucesso da época, o filme atraiu meio milhão de espectadores em apenas uma semana.
Por ser um longa metragem, é um filme que não joga os protagonistas direto para ação, mas sim há uma cuidadosa construção na personalidade dos personagens e eventos que virá a seguir. Curiosamente, existe uma boa dose de ambiguidade nos personagens (até mesmo vinda de Atena), fazendo com que não tenhamos certeza sobre as ações de nenhum deles no que virá a seguir. Dos filmes da época, foi sem duvida a trama que apresentou os protagonistas com diversos dilemas e falhas.
Com uma animação de altíssima qualidade para a época, A Lenda dos Defensores de Atena poderia facilmente ter se tornado o melhor longa metragem dos personagens, mas isso não acontece, unicamente por apresentar um ato final previsível e que dá aquela sensação de repetição na mente do fã mais exigente.  
 

Leia mais sobre Cavaleiros dos Zodíaco no site oficial clicando aqui.
 

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Cine Curiosidade: SAM PECKINPAH EM DESTAQUE


PRÓXIMO CURSO DO CENA UM FOI DESTAQUE NO JORNAL DO COMÉRCIO DE HOJE.



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segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Cine Especial: CAVALEIROS DO ZODÍACO NO CINEMA: PARTE 1



E lá se vão 20 anos desde que Cavaleiros dos Zodíaco (obra máxima de Masami Kurumada) chegaram por aqui na extinta Rede Manchete. Muito se deve a essa animação japonesa: o grande reconhecimento dos dubladores brasileiros que tiveram graças ao anime, o interesse dos brasileiros por mitologia grega e a invasão de animes para a TV e cinema. Pode-se dizer que, se não fosse por essa animação, talvez nem tivéssemos tido a exibições para o cinema de longas de animação japonesa como Fantasma do Futuro, Castelo Animado e dentre outros que fizeram grande sucesso de publico e critica. 

Eu me lembro claramente que quando anunciaram a exibição do anime para o canal, eu sinceramente não estava muito interessado, sendo que estava mais envolvido em ler gibis naquela época do que ver TV. Mas quando eu estava comendo o meu lanche no recreio da escola, percebi que umas crianças menores estavam fazendo um ringue com umas pedras, para ficar brincando de Cavaleiros do Zodíaco. Por curiosidade então, fui assistir a série numa tarde qualquer (o episódio em que Ikki rouba a armadura de ouro) e isso foi o suficiente para ser fisgado por ela. 
Cavaleiros do Zodíaco se dividiu em várias sagas: Santuário, Asgard, Poseidon e Hades (divididas em fases Santuário, Inferno e Elísios). Para aqueles que acompanharam direto naquela época, a fase Santuário realmente foi à melhor de todas, pois apresentava os cavaleiros de ouro, que representava os nossos signos e um dos grandes (anti) vilões da série, que foi Saga de Gêmeos. Na dublagem brasileira, Gilberto Baroli dublou o personagem de uma forma magistral, se tornando para muitos a melhor voz para vilões da historia da dublagem brasileira.
Os anos se passaram e a febre pelo anime foi diminuindo, mas jamais perdendo os fãs fieis que adquiriram ao longo desses anos todos. Porém, Seya, Ikki, Shiryu, Yoga e Shun não se restringiram apenas nos animes para TV e mangas (HQ japonesa). Em 1987 no Japão, foi lançado o Santo Guerreiro, primeiro filme dos personagens para o cinema. Curiosamente, os médias e longas metragens lançados para as telonas, não tinha encaixe cronológico com a serie apresentada para a TV. Se por um lado isso deixava os fãs confusos, por outro deixava o publico em geral mais livre para assistir e sem ter a obrigação de acompanhar a saga pela TV.
Como o mais novo filme dos cavaleiros de Athena está chegando aos nossos cinemas nesta próxima quinta, a partir de hoje escreverei sobre cada média e longa metragem que já foi lançado em ordem cronológica.        

 

O Santo Guerreiro (1987)


Sinopse: A deusa da discórdia, Éris, que ama o caos e a discórdia, foi aprisionada no passado dentro da Maçã de Ouro (É de onde vem o termo pomo da discórdia) que acaba caindo na Terra guiada pelo cometa Leparus. Ergue seu santuário e ressurge na época atual com o próposito de tramar contra a vida de Saori Kido, que é a reencarnação da deusa Atena. Éris reencarna temporariamente no corpo da jovem Eiri e sequestra Saori Kido com o objetivo de sugar todo seu cosmo. Para isso, coloca a maçã dourada no peito de Saori e começa a retirar a energia vital de Atena. Para evitar isso os cinco Cavaleiros de Atena levantam-se contra os cinco Cavaleiros Fantasmas, antigos cavaleiros de Atena, ressuscitados por Éris. Os cavaleiros de Atena têm até o pôr do sol para salvá-la e por fim às ambições da deusa do mal, que pretende ressuscitar se por completo e trazer a vida todos os guerreiros mortos no passado e condenados por Atena por cometerem atos diabólicos. Se Éris ressuscitar por completo este mundo estará perdido! Só os cavaleiros da esperança podem por fim a seus intentos malignos!


Se há uma coisa que irrita os fãs de carteirinha do anime, é o que os médias e longas metragens possuem as cenas de lutas muito rápidas se comparadas a série de TV. Enquanto determinadas lutas levavam até cinco episódios para se concluir, para o cinema isso não durava nem 10 minutos. Mas estamos falando de cinema, que na maioria dos casos a trama é de no máximo duas horas de projeção e, portanto não se pode fazer muita coisa a respeito. Na trama, a grande vilã era Éris, Deusa da discórdia, cuja alma possuiu uma jovem chamada Eiri e sequestra Athena para lhe roubar a sua energia vital.
O que acontece adiante é o mesmo que se seguia na série: Seya e os outros sempre partindo para salvar a Deusa Athena, onde cada um se vê obrigado a enfrentar um oponente. Se formos analisar por um lado mais critico, o filme é uma mera representação de tudo que foi mostrado em toda a série, principalmente se formos nos lembrar das primeiras sagas. Porém, para os fãs é um filme que possui toda a essência do sucesso do anime, mesmo com uma animação que vista hoje em dia envelheceu um pouco, até mesmo se comparado ao anime da TV da época.  

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Cine Dica: A Batalha de Solferino e Hélio Oiticica na Sala P. F. Gastal

SALA P. F. GASTAL EXIBE DESTAQUE DO CINEMA CONTEMPORÂNEO FRANCÊS E DOCUMENTÁRIO SOBRE HÉLIO OITICICA
A partir de terça-feira, 9 de setembro, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) exibe dois novos filmes em sua grade de programação: A Batalha de Solferino, da francesa Justine Triet, e o documentário Hélio Oiticica, dirigido por César Oiticica Filho.  



                                                   A BATALHA DE SOLFERINO  

Eleito pela importante revista francesa Cahiers du Cinéma um dos dez melhores filmes de 2013, A Batalha de Solferino é o primeiro longa-metragem de ficção da jovem diretora Justine Triet. Na trama, a jornalista Laetitia deixa seus filhos com seu ex-marido para cobrir as eleições presidenciais. Contudo, uma série de imprevistos absurdos acontecerá pelo caminho: da babá amante ao advogado misógino. Mas é domingo na França, nada funciona. Em parceria com a Embaixada da França, a Cinemateca da Embaixada da França no Brasil e o Institut Français, A Batalha de Solferino será exibido em blu-ray.    
A BATALHA DE SOLFERINO
La Bataille de Solférino
(França, 2013, 94 minutos)
De Justine Triet.
Com Laetitia Dosch, Vincent Macaigne, Arthur Harari, Virgil Vernier


HÉLIO OITICICA


Hélio Oiticica e Júlio Bressane falam da ideia de fazer um filme de tapes históricos, ou como disse  Haroldo de Campos, Heliotapes: fitas K7 em que Hélio dialoga  e envia proposições a amigos pessoais como Wally Salomão, Carlos Vergara, Antônio Dias, entre outros. O documentário junta tais tapes históricos a filmes do próprio Hélio e de outros que o filmaram com suas   obras, criando esse delírio ambulatório no qual o próprio artista nos conta sua vida num caleidoscópio da cultura dos anos 1960 e 1970 e que nos permite, finalmente, sermos apresentados a Hélio Oiticica por ele mesmo. Fugindo da narrativa tradicional, o filme aborda diversos aspectos da trajetória do artista, como suas aspirações anarquistas, sua temporada em Nova York e seu contato com as drogas. Hélio Oiticica recebeu os prêmios Caligari e da crítica no Festival de Berlim em 2012 e o de melhor documentário no Festival do Rio do mesmo ano. Exibição digital em alta definição.
HÉLIO OITICICA
 (Brasil, 2012, 94 minutos)
Direção: César Oiticica Filho
Pesquisa de imagens: Antonio Venancio
Produção: Guerrilha Filmes
GRADE DE PROGRAMAÇÃO
9 a 14 de setembro de 2014
9 de setembro (terça)
15:00 – Hélio Oiticica
17:00 – A Batalha de Solferino
19:00 – Hélio Oiticica

10 de setembro (quarta)
15:00 – Hélio Oiticica
17:00 – A Batalha de Solferino
19:00 – Hélio Oiticica


11 de setembro (quinta)
15:00 – Hélio Oiticica
17:00 – A Batalha de Solferino
19:00 – Hélio Oiticica


12 de setembro (sexta)
15:00 – Hélio Oiticica
17:00 – A Batalha de Solferino
19:00 – Hélio Oiticica


13 de setembro (sábado)
15:00 – Hélio Oiticica
17:00 – A Batalha de Solferino
19:00 – Sessão Aurora (O Vício, de Abel Ferrara)


14 de setembro (domingo)
15:00 – Hélio Oiticica
17:00 – A Batalha de Solferino
19:00 – Hélio Oiticica
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133 / 8135 / 8137