Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Cine Curiosidade: Os bons momentos do curso Como Ver Um Filme


Ana Maria e eu com um olhar Blade Runner 

Se encerrou ontem o curso Como ver um filme, criado pelo Cena Um (produtora Cultural) comandado pelo Sr Jorge e administrado pela critica de cinema Ana Maria Bahiana. Durante dois dias, Ana levou os alunos e eu, a uma viajem prazerosa de como se faz passo a passo um filme e ao mesmo tempo uma lição para aqueles que forem escrever sobre o lado mais técnico de uma produção, seja uma super produção, seja um filme independente, ou seja, é sempre o mesmo processo, não importa o tamanho.
De uma forma bem humorada, Ana ficava passando trechos de filmes clássicos e contemporâneos na tela e ao mesmo tempo dissecando cada cena, comparação da cena já filmada com os storyboards, onde filmes como Onde Os Fracos Não têm Vez e Pássaros serviam como um belo exemplo. Sempre tive uma plena noção da parte técnica de um filme, mas é interessante ver inúmeros filmes representando cada parte desse esqueleto para se criar uma historia na tela. Bahiana também não se esqueceu do lado mais autoral dos diretores que sempre demonstraram o interesse de mostrar o lado mais imprevisível de um filme e ao mesmo tempo sua visão pessoal. Portanto, no final do curso ela passou o trecho clássico de todos os personagens cantando do filme Magnólia de Paul Thomas Anderson.
Curiosamente, antes do inicio da segunda aula de ontem, estava conversando com um senhor na entrada da sala, que é um verdadeiro fanático por filmes assim como eu. Durante a conversa, ele citou que um dos seus filmes favoritos é O Dia do Gafanhoto, dirigido pelo John Schlesinger (Perdidos na Noite). Por coincidência, a segunda aula começou com uma abertura de um filme de Schlesinger e se encerrou com a cena final do mesmo filme, onde o foco principal é uma auto-estrada. Infelizmente o titulo do filme estava em Inglês e não me lembro agora se esse filme está disponível por aqui, o que acabou  me chamando bastante atenção. Ou seja, mais uma caçada para mim e se vocês quiserem saber mais sobre a filmografia de Schlesinger procurem num ótimo site que eu conheço clicando aqui.
Após o encerramento do curso fui pegar o meu certificado, mas infelizmente, ainda não havia sido assinado. Porém foi uma bela desculpa para esperar Ana para, não só para ela assinar o meu certificado, como também tirar umas fotos de recordação como vocês viram neste post. Cortesia da minha nova amiga Graça Garcia que também fez questão de posar com a Ana.
Após o curso, Jorge distribuindo os certificados e eu começando a sentir falta da minha cama kkkkkkk 

Ana Maria assinando os ultimos certificados  

Minha amiga Graça também teve seu grande momento



Me Sigam no Facebook e Twitter:

Cine Especial: BELA LUGOSI

A 55 ANOS, O MUNDO PERDIA UM DOS PRIMEIROS GRANDES DRÁCULAS DO CINEMA 
Sendo o mais jovem dos quatro filhos de um banqueiro, Bela Lugosi iniciou sua carreira nos palcos na Europa em várias peças, dentre elas as de William Shakespeare. Mas para o publico em geral, ele sempre será lembrado como eterno Drácula numa encenação da clássica história de vampiro de Bram Stoker.
Aos 11 anos, Lugosi fugiu de casa e abandonou a escola, fazendo trabalho duro em uma mineração. Na adolescência começou a atuar em pequenas companhias teatrais nas quais começou a chamar a atenção do publico. O caminho lhe guiou do teatro para o cinema mudo húngaro, atuando com o nome artístico de Arisztid Olt. Porém, teve que interromper seu início de atividades no cinema graças à Primeira Guerra Mundial. Há boatos de que ele tenha sido ferido três vezes, assim causando sua futura dependência em morfina para aliviar as dores que seguiram por sua vida inteira. Há também uma versão que diz que ele conseguiu ser liberado do serviço se passando por louco.
Ao ser liberado do serviço militar, teve uma vida conturbada. Fez cerca de 12 filmes, casou-se pela 1ª de cinco vezes e saiu da Hungria por conta das suas opiniões políticas. Ele se refugiou na Alemanha, mas passou pouco tempo no país e foi para o país onde conseguiu alcançar a fama: os Estados Unidos. Bela participou do teatro na comunidade húngaro-americana, e após algum tempo ganhou a oportunidade de interpretar Drácula numa adaptação teatral escrita por John Balderston.
Sua interpretação única e assustadora (com um sotaque húngaro forte) nesta peça foi que abriu as portas para seu estrelato no cinema. O diretor Tod Browing descobriu e o chamou para interpretar o vampiro em sua versão cinematográfica de Drácula, tendo se tornado o primeiro filme de horror sonoro. Atualmente, assistindo a esse filme, podemos fazer analise detalhada da transição do cinema mudo para o falado, já que naquele tempo, o cinema a recém estava começando a falar, e por conta disso, o filme é silencioso, mesmo com varias falas do personagem, mas não a trilha sonora e curiosamente (por falta de equipamento) algumas salas daquele tempo exibiram o filme numa versão muda. Drácula deu o estrelato a Lugosi, mas ao mesmo tempo o marcou como "um ator de um só papel". Curiosamente, Lugosi havia sido convidado para ser o monstro Frankenstein no clássico de 1931 (mesmo ano de Drácula), mas o ator achava que o personagem não era nenhum desafio e não lhe traria frutos. Com isso, Boris Karloff foi convidado para fazer a criatura no lugar de Lugosi e entrando para a historia. Devido a esse deslise por não acreditar no potencial do personagem de Mary Shelly, Lugosi por muito tempo (secretamente) se sentia arrependido por ter desistido tão facil do papel e a quem diga que com isso nasceu uma certa rivalidade entre ele e Karkoff, mesmo tendo ambos trabalhado juntos em alguns filmes.
Apesar disso, ele fez vários outros filmes de horror, como também de outros gêneros. Dentre os de horror, merecem destaque O Vampiro da Meia Noite. Porém, o ator não conseguiu estabilidade no cinema, e passou a partir de meados da década de 30 a atuar em filmes baratos. Ainda conseguiu papéis bons como em O Filho de Frankenstein, O Fantasma de Frankenstein, Gato Preto, etc... Porém, estereotipado como "Drácula", e seguindo o mesmo declínio do gênero na década de 40, no qual os monstros clássicos protagonizavam filmes em que se enfrentavam ou comédias, Bela ficou desempregado e nem mesmo sua (tardia) atuação pela primeira vez como a criatura de Frankenstein em Franknstein encontra o Homem Lobo acabou não ajudando muito 
Foi descoberto por Ed Wood, que gravou alguns filmes com Bela (inclusive Ed Wood arcou com vários custos de internação de Bela, consumido pelo vício em morfina).
O último filme de Bela Lugosi foi Plan 9 from Outer Space, de Ed Wood. Porém Bela filmou somente uma semana, falecendo no dia 16 de agosto de 1956. Bela foi sepultado com o traje de Drácula a pedido do seu filho e da sua quarta esposa, no cemitério de Holy Cross na cidade de Culver City, na Califórnia. Contrariando a crença popular, Lugosi nunca teria pedido para ser sepultado com o traje tendo deixado essa decisão ao filho e à esposa; Bela Lugosi, Jr. confirmaria em várias ocasiões que ele e a sua mãe teriam tomado a decisão.
O Horror perdia assim um de seus maiores ícones.
Mas Bela Lugosi continua vivo na memória dos fãs do gênero, tendo sido interpretado por Martin Landau, ganhador do Oscar por este papel, no filme "Ed Wood" de Tim Burton.
Martin Landau: Lugosi volta a vida


Me Sigam no Facebook e Twitter:

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cine Dica: Em Cartaz: SUPER 8

HOMENAGENS E NOSTALGIA SE MESCLAM NESTE GENIAL FILME  
Sinopse: Super 8 se passa 1979 e acompanha um grupo de seis jovens que estão usando uma câmera Super 8 para fazer seu próprio filme de zumbis. Numa fatídica noite o projeto os leva para um solitário trecho de trilhos rurais onde um caminhão colide com uma locomotiva em sentido contrário e um descarrilamento enche a noite com uma chuva de fogo. Então alguma coisa emerge dos escombros algo decididamente desumano.
Dizem que a década de 80 foi uma das melhores décadas, principalmente para aqueles que cresceram assistindo a nostálgicas sessões da tarde (quando ela prestava) e passavam filmes juvenis que marcaram vários jovens como Goonies, Conta Comigo, De Volta para o futuro e filmes de mais quilates como ET, Tubarão e Contatos Imediatos de 3º Grau. O que todos eles tiveram em comum foi o fato que o nome de Steven Spielberg estava associado a eles, seja em direção ou produção, a sua marca deixou saudades e com isso, alguns daqueles jovens que assistiam aquelas sessões, cresceram e aprenderam com o diretor como se faz uma boa aventura do gênero fantástico e J. J. Abrams é um deles.
Vindo do sucesso do rejuvenescimento de Star Trek, Abrams demonstra total afinidade pelo gênero de ficção que o consagrou (começando pela série Lost) além de claro saber criar um bom clima de suspense através de algo que não se vê por completo (aulas com Tubarão), assim como demonstrou em Cloverfield (como produtor). Em Super 8, o primeiro ato é algo unico, vemos a apresentação dos personagens mirins, com seus problemas pessoais e seus desejos como cineastas (uma bela referencia de muitos diretores conhecidos atualmente que cresceram dessa maneira fazendo filmes caseiros do genero terror por exemplo) e que derrepente tem contato com essa situação fora do comum, começando por um acidente espetacular de um trem que desencadeia os eventos a seguir. Do inicio ao meio do filme, Abrams faz uma verdadeira homenagem aos filmes de Spielberg onde os elementos como do filme ET por exemplo estão empregnados a cada momento de cena. Curiosamente, é de se suspeitar se não existiu a possibilidade de Spielberg (ele é produtor do filme) ter dado uma de diretor em alguns momentos, ja que os angulos de camera conhecidos do diretor, como aproximação e afastamento com relação aos os personagens estão todos lá. Se não foi isso, foi uma verdadeira copia (no bom sentido) que Abrams fez, mas se alguém tinha duvida que o filme não teria o seu toque pessoal, eis que gradualmente no segundo ato, até o ato final, ele  vai mostrando seu toque genuino (para alguns, famigerados) das contraluzes, mesclado de forma gradual com as aparições cada vez mais freqüentes do monstro num estilo muito parecido com Cloverfield. Mas se naquele filme a criatura impressiona, aqui é um tanto que decepcionante vela na sua total totalidade, principalmente quando o diretor comete o erro de ter criado um olhar meio que meigo no ser quando era totalmente desnecessário, já que os seus atos na cidade foram muito bem compreendidos para aqueles que assistiam ao filme até aquele ponto, portanto, não precisava apelar. Fora esse porém, o filme é um deleite graças ao seu elenco jovem, ao começar por Joel Courtney como Joe Lamb com o seu olhar cheio de vida, mas ao mesmo tempo maduro para a sua idade e se tornando o verdadeiro centro da historia, principalmente ao ser apresentado seu passado triste já nos primeiros minutos da trama. Agora, a verdadeira chama de talento esta em Elle Fanning (irmã mais nova de Dakota Fanning) sendo que seus momentos em cena estão entre as melhores partes do filme, seja em momentos dramáticos, seja quando faz graça como uma zumbi que ela faz no pequeno filme que estão produzindo.
Com um final a lá ET, mas nada forçadamente, Super 8 talvez venha há se tornar com o tempo como o melhor exemplo de uma fase em que todas as pessoas viviam em nostalgia com relação aos anos 80, relembrando ou querendo que volte as melhores coisas daquele anos que era mais cheio de luz e colorido. Pelo menos, isso no cinema pode muito bem acontecer


Me Sigam no Facebook e Twitter:

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cine Especial: Como Ver Um Filme: Parte 5 (final)

Nos dias 15 e 16 de agosto, estarei participando do curso Como ver um filme, administrado pela critica de cinema Ana Maria Bahiana, no Cinebancários. Enquanto os dois dias não vêm, deixo a cada dia, um pouco sobre cada filme que será abordado durante o curso. Confiram:


SUPER 8
Sinopse: Um filme de J. J. Abrams produzido por Steven Spielberg. Super 8 se passa 1979 e acompanha um grupo de seis jovens que estão usando uma câmera Super 8 para fazer seu próprio filme de zumbis. Numa fatídica noite o projeto os leva para um solitário trecho de trilhos rurais onde um caminhão colide com uma locomotiva em sentido contrário e um descarrilamento enche a noite com uma chuva de fogo. Então alguma coisa emerge dos escombros algo decididamente desumano.


Cowboys e Aliens
Sinopse: Em 1873, no Arizona, um estranho (Daniel Craig) sem lembranças chega na desértica cidade de Absolution. A única referência ao seu passado é um misterioso grilhão em um dos seus pulsos. O que ele descobre é que a população de Absolution não gosta de forasteiros, e ninguém na cidade se move sem a permissão do intransigente Coronel Dolarhyde (Harrison Ford). É uma cidade que vive com medo.
Mas Absolution está prestes a experimentar um medo que mal compreende, quando a cidade é atacada por saqueadores do espaço. Avançando com luzes cegantes e abduzindo incautos com velocidade insana, esses monstros desafiam tudo o que os residentes conhecem.
Agora, o estranho que eles rejeitaram é a única esperança de salvação. Esse pistoleiro aos poucos rememora quem é e onde esteve, e percebe que detém um segredo que pode dar à cidade uma chance contra a força alienígena. Com a ajuda da esquiva viajante Ella (Olivia Wilde), ele reúne um grupo de antigos oponentes - cidadãos, foras-da-lei, apaches, Dolarhyde e seus capangas - para evitar a aniquilação. Unidos contra o inimigo comum, eles se preparam para um confronto épico por sobrevivência.
O QUE EU ACHO? Duas grandes surpresas que irão fazer parte da lista de analise do curso Como ver um filme administrado pela critica de cinema Ana Maria Bahiana que começa hoje em Porto Alegre. O primeiro já assisti neste final de semana (aguardem minha critica amanhã) e adianto que o filme é mais do que uma homenagem que J.J. Abrams faz a Steven Spielberg e ao mundo fantasioso do cinema dos anos 80, como também uma homenagem aos aficionados pelo cinema que desde cedo começaram a fazer filmes caseiros prestando homenagens aos filmes B que assistiam na TV.
Cowboys e Aliens pouco posso dizer pois nem sequer estreou ainda para cá, mas o filme recebeu péssimas criticas lá fora (e por aqui) e esta tendo uma bilheteria desastrosa. Resta saber se o filme é realmente uma bomba ou simplesmente mal interpretado pela maioria. Isso só eu saberei no curso hoje ou amanha.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Cine Especial: Como Ver Um Filme: Parte 4

Nos dias 15 e 16 de agosto, estarei participando do curso Como ver um filme, administrado pela critica de cinema Ana Maria Bahiana, no Cinebancários. Enquanto os dois dias não vêm, deixo a cada dia, um pouco sobre cada filme que será abordado durante o curso. Confiram:



O PODEROSO CHEFÃO
Sinopse: Em 1945, Don Corleone (Marlon Brando) é o chefe de uma mafiosa família italiana de Nova York. Ele costuma apadrinhar várias pessoas, realizando importantes favores para elas, em troca de favores futuros. Com a chegada das drogas, as famílias começam uma disputa pelo promissor mercado. Quando Corleone se recusa a facilitar a entrada dos narcóticos na cidade, não oferecendo ajuda política e policial, sua família começa a sofrer atentados para que mudem de posição. É nessa complicada época que Michael (Al Pacino), um herói de guerra nunca envolvido nos negócios da família, vê a necessidade de proteger o seu pai e tudo o que ele construiu ao longo dos anos.
Baseado no romance de Mario Puzo, adaptado por ele e pelo diretor Coppola, é um espetáculo grandioso e belíssimo, que empresta um tom épico e inédito nos filmes de gângster. Pontuado por diversas cenas clássicas, tem um elenco impecável, uma fotografia primorosa (cortesia de Gordon Willis de Manhattan) e trilha sonora inesquecível de Nino Rota, conduzida pelo maestro Marmine Coppola, pai de Francis. O próprio cineasta dirigiu duas seqüências que deram continuidade a saga (74 e 90) e uma montagem dos dois primeiros filmes para ser apresentado para a TV. Vencedor de 3 Oscar.

Curiosidade: Francis Ford Coppola e Mario Puzo, autores do roteiro do filme, evitaram a todo custo utilizar a palavra "máfia" nos diálogos dos personagens.

Leia também: Rei Kane: Não tão rei assim.



O ILUMINADO
 (Leia minha critica já publicada clicando aqui.)

Leia também: Especial Stanley Kubrick: Partes 1, 2, 4, 5, 6 e 7.


Me Sigam no Facebook e Twitter:




Cine Dicas: Estréias no final de semana (12 08 11)

E ai amigos cinéfilos. Chegamos a um final de semana ensolarado, mas com previsão de chuva para domingo, mas como existem cinéfilos de carteirinha que eu sei muito bem, não será tempo ruim que irão impedir de ver um ótimo filme no cinema e opções é que não faltam. Arvore da Vida, a obra máxima do diretor Terrence Malick que ganhou o prêmio Maximo no ultimo festival de Cannes e pode muito bem se tornar favorito no próximo Oscar. Super 8, nova empreitada de J.j Abrams (LOST) no cinema e com uma mansinha de um certo padrinho Steven Spielberg. Aguardem para breve minha critica sobre esses ótimos filmes.
Lembrando, eu estarei no curso Como se ver um filme, administrado pela critica de cinema Ana Maria Bahiana , que esta de passagem em nosso estado devido ao festival de Gramado. Com isso, acompanhem meus especiais sobre os filmes que serão citados e analisados durante os dois dias de curso (dias 15 e 16) no Cinebancários. Confiram as estréias:

A árvore da vida
Sinopse: O filme fala sobre a relação entre pai e filho e as conseqüências dela na vida de um homem.



Super 8
Sinopse: Super 8 se passa 1979 e acompanha um grupo de seis jovens que estão usando uma câmera Super 8 para fazer seu próprio filme de zumbis. Numa fatídica noite o projeto os leva para um solitário trecho de trilhos rurais onde um caminhão colide com uma locomotiva em sentido contrário e um descarrilamento enche a noite com uma chuva de fogo. Então alguma coisa emerge dos escombros algo decididamente desumano.



Dylan Dog e as Criaturas da Noite
Sinopse: O enredo é baseado nas histórias em quadrinhos Dylan Dog. No filme o detetive Dylan Dog convive com criaturas do mundo sobrenatural. Quando o pai de uma moça é assassinado por um lobisomem ele entra em ação para desvendar o mistério. Ao lado de seu fiel assistente Marcus Dylan vai enfrentar as mais terríveis criaturas: zumbis lobisomens e até um assustador guardião do inferno.



Ex isto
Sinopse: E se Rene Descartes tivesse vindo ao Brasil com Mauricio de Massau? O filosofo enveredasse pelos trópicos, selvagem e contemporâneo, sob o efeito de ervas alucinógenas, investigando questões da geometria e da ótica diante de um mundo absolutamente estranho. Livremente inspirado na obra de “Catatau”, de Paulo Leminski.



Solidão e Fé
sinopse: Viajando com sua câmera pelo universo do rodeio, uma mulher se depara com cavaleiros andantes, heróis, gladiadores, sertanejos, boiadeiros...o homem comum. Tentando decifrar o masculino, encontra doçura e violência. Tem aspectos num homem que uma mulher não entende, só contempla.



TUDO FICARÁ BEM
Sinopse: Conhecido pela obsessão pelas próprias histórias, o diretor e roteirista Jacob Falk (Jens Albinus) encontra fotografias de prisioneiros de guerra sofrendo sob tortura de soldados dinamarqueses. Supondo uma conspiração política, Falk entra num ritmo frenético para tentar revelar o mistério por trás das imagens.


Me Sigam no Facebook e Twitter:


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Cine Especial: Como Ver Um Filme: Parte 3

Nos dias 15 e 16 de agosto, estarei participando do curso Como ver um filme, administrado pela critica de cinema Ana Maria Bahiana, no Cinebancários. Enquanto os dois dias não vêm, deixo a cada dia, um pouco sobre cada filme que será abordado durante o  curso. Confiram:
PSICOSE
(Leia minha critica já publicada clicando aqui) 

TUBARÃO
(Leia minha critica já publicada clicando aqui)

Me Sigam no Facebook e Twitter: