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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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domingo, 24 de novembro de 2024

Cine Especial: Próximo Cine Debate - 'O Caminho para Casa'

Sinopse: Luo Yusheng retorna para sua casa em um vilarejo no norte da China para o enterro de seu pai, o professor da vila. Lá ele relembra das histórias do seu pai e de como conheceu a sua mãe.  

Yimou Zhang é um cineasta que aprecia criar contos alinhado com uma bela fotografia e fazendo com que cada cena enchesse os olhos na medida em que a trama avança. Se isso foi notado em "Lanternas Vermelhas" (1991) logo se intensificou no ótimo "Herói" (2002), onde cada versão da mesma história possuía cores diferentes e que sintetizam o teor sobre verdades e mentiras daquele longa. "O Caminho para Casa" (1999) procura alinhar a sua bela fotografia com uma história de amor cada vez mais rara hoje em dia e fazendo das cores do passado se tornarem ainda mais quentes dentro do conto.

Na trama, Luo Yusheng volta para a vila de Sanhetun onde nasceu após saber da morte do seu pai. O prefeito espera que Luo convença sua mãe a permitir que o caixão siga num carro em vez de ser carregado durante todo o enterro, como reza a tradição local. Ela, no entanto, prefere seguir os antigos rituais. Enquanto isso, Luo começa a relembrar das histórias dos seus pais, de como se conheceram e fazendo refletir qual seria o seu futuro.

O prólogo e o epílogo possuem uma bela fotografia em preto e branco, da qual representa a sensação de luto que os personagens estão sentindo pela perda do professor. Uma vez Luo estando no local ele começa gradualmente compreender o papel importante que o seu pai tinha naquele lugar, ao trazer conhecimento e vida para aqueles habitantes isolados no mundo. Curiosamente, a premissa me lembrou bastante do ótimo "A Felicidade das Pequenas Coisas" (2019), já que um dos principais cenários de ambas as tramas é uma humilde pequena escola, mas que pode significar muito para algumas pessoas.

Uma vez que Luo se entrega às histórias do passado dos seus pais, logo adentramos em tempos mais dourados do casal central e fazendo com que o filme avance a um novo patamar, principalmente com relação a sua fotografia. Uma vez a gente estando no passado presenciamos cores vivas, quentes e fazendo do passado deles algo para ser apreciado com maior atenção. Nessas passagens do passado o filme funciona não somente pela direção segura do cineasta, como também graças ao ótimo desempenho de Ziyi Zhang.

Conhecida mundialmente pela sua consagração em "O Tigre e o Dragão" (2000), Ziyi Zhang já demonstrava forte presença através desse filme e não é à toa que posteriormente ela retornaria em outros dois projetos do diretor, como o já citado "Herói" e "Clã das Adagas Voadoras" (2003). Aqui, ela transmite através de sua personagem uma inocência pura perante a realidade em sua volta, mas não escondendo para si as suas obrigações, principalmente ao tecer tecidos e cuja as cores representavam o status políticos da época. É através dessas cores vivas, por exemplo, que o casal central começa a se atrair um pelo outro.

Curiosamente, é uma relação singela, quase inocente e poucas vezes vista no cinema atual. Mas somente sentimos o peso dessa paixão através do ótimo desempenho da jovem atriz, sendo que é através do seu olhar que sentimos todos os mais diversos sentimentos que ela está sentindo, desde ao amor que sente pelo professor, como também das palavras que ele solta na sala de aula e que sempre são ouvidas no lado de fora. O filme por si só fala sobre amor verdadeiro, conhecimento e como as velhas tradições precisam ser preservadas para as novas gerações como um todo.

"O Caminho para Casa" é uma pequena, porém, grande obra de Yimou Zhang e da qual fala sobre o amor em meio a cultura, velhas tradições e das quais precisam se manter nos dias atuais.   

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sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Especial Wicked: 'Oz - O Mágico e Poderoso'

Wal Disney tinha um sonho antigo desde que havia fundado o seu estúdio, que era adaptar o conto literário "O Mágico de Oz", obra máxima do escritor L. Frank Baum e sendo apontado por muitos como um dos melhores contos de fadas norte-americanos. Porém, os donos da Metro-Goldwyn-Mayer foram mais rápidos na compra pelos direitos de produção e em 1939 foi lançada a adaptação do filme que entraria para a história do cinema.  Porém, dois anos antes, Disney havia provado que a sua genialidade poderia o levar há novos horizontes e "Branca de Neve e os Sete Anões" (1937) se tornou um dos maiores feitos da história do cinema e fazendo com que o gênio adaptasse outros contos literários para as telas ao longo dos anos.

O namoro pela adaptação do conto de L. Frank Baum se estenderia ao longo das décadas, mas infelizmente em 1966 Disney deixou o nosso mundo e não tendo a chance de realizar um dos maiores sonhos. Contudo, em 2013, o produtor Joe Roth, realizador do sucesso "Alice no País das Maravilhas" (2010), dirigido por Tim Burton, realizou a proeza de convidar Sam Raimi para dirigir "Oz - O Mágico e Poderoso".

A trama conta a história de Oscar Diggs (James Franco) que se vira na vida como um mágico trambiqueiro em um circo itinerante. Porém, durante uma tempestade feroz, Oz é jogado para longe em direção ao mundo de Oz que, ao chegar lá, conhece a bruxa Theodora (Mila Kunis), que o apresenta para a irmã Evanora (Rachel Weisz). Acreditando que estaria fazendo um bem para a população local, ele decide enfrentar a bruxa Glinda (Michelle Williams), mas logo descobre que está sendo enganado.

Talvez o filme não tenha sido da maneira como Disney estava planejando, mas é preciso reconhecer que o longa em si presta uma bela homenagem ao clássico de 1939 e principalmente ao próprio cinema. Pelo fato de a trama começar em preto e branco, com um enquadramento no formato 1,37:1, o filme remete sobre tempos mais inocentes do cinema, onde o brilho da magia e da tecnologia estavam de mãos dadas para nos brindar com um grande espetáculo. Portanto, a imagem do personagem Oz seria uma espécie de homenagem aos primeiros gênios do cinema, como no caso de Georges Méliès.

Falando sobre o protagonista, é preciso reconhecer que James Franco é um verdadeiro canastrão neste papel, ao ponto que as suas expressões parecem mais extraídas em um desenho animado e fazendo irritar o público mais exigente. O que talvez isso seja proposital, já que a sua imagem caricata combina com aquele mundo mágico cheio de seres fantásticos e que remete aos tempos mais inocentes dos contos infantis. Por conta disso, a pergunta que não quer calar é, o que Sam Raimi está fazendo em uma produção como essa?

Conhecido pelos seus filmes de horror como a trilogia "Uma Noite Alucinante", o cineasta tem uma visão autoral na realização de seus filmes, desde a sua câmera se mover de forma vertiginosa, como também cortes rápidos e tudo muito cartunesco. Isso foi levado em sua trilogia do "Homem Aranha" pela Sony e aqui não foi muito diferente, mesmo se contendo algumas vezes para não assustar os mais sensíveis. Verdade seja dita, não é o melhor filme da carreira do diretor, mas não ofende e respeita o status que o longa de 1939 havia obtido.

Neste último caso, é preciso destacar o seu visual como um todo, sendo que boa parte das cenas foi filmada em Chroma Key e fazendo com que alguns momentos se tornem artificial demais. Por outro lado, o filme possui um estilo bem cartunesco, bem do jeito que Sam Raimi gosta, muito embora eu acredito que ele se sentiria mais à vontade ao usar efeitos práticos como antigamente do que o uso do CGI. Portanto, é interessante observar que o clássico de 1939, mesmo com os seus efeitos envelhecidos, tenha um visual com muito mais peso do que se for comparado às produções que são feitas hoje em dia.

Do elenco, o que mais se destaca é realmente Mila Kunis, que dá vida a bruxa Theodora, sendo que pela primeira vez enxergamos o lado doce da personagem, para logo em seguida se revelar o seu lado diabólico que todos nós conhecemos. O ato final nos leva para a formação do cenário que nós havíamos conhecido no clássico e fechando a trama de forma satisfatória e sem inventar muito para dizer o mínimo. Embora tenha faturado alto nas bilheterias da época, o filme jamais gerou uma continuação, o que não é de todo mal, já que na possibilidade de se tornar uma franquia a obra de L. Frank Baum poderia acabar se tornando uma grande piada unicamente para gerar lucro nas bilheterias.

Polêmicas à parte, "Oz - Mágico e Poderoso" é um longa que respeita o clássico de 1939, mesmo não tendo obtido a sua mesma magnitude.  

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Cine Dica: Próxima Sessão Cineclube Torres - "Mulher do Pai"

 O Cineclube Torres vai exibir na próxima segunda, dia 25 às 20h, o filme gaúcho "Mulher do Pai", de Cristiane Oliveira.

O ciclo de novembro da Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, "Um Certo Cinema de Porto Alegre em Torres", entra na sua última semana. A estreia na direção de longas da gaúcha Cristiane Oliveira "Mulher do Pai" é um filme que aparentemente se encaixa no subgênero cinematográfico “coming-of-age”, que define obras que lidam com a transição da personagem principal para a idade adulta.

A particularidade nesse caso é a ambientação, fora de uma área urbana, numa periferia rural e fronteiriça entre Rio Grande do Sul e Uruguai. A jovem é a Nalu (Maria Galant) que precisa cuidar do pai cego (Marat Descartes), após a morte da avó que os criou como irmãos. Quando o pai Ruben percebe o amadurecimento da filha, surge uma desconcertante intimidade entre eles. 

A Cristiane Oliveira "introduz um olhar algo longilíneo sobre sexualidade a partir de uma tensão silenciosa entre pai e filha, que vivem momentos opostos, mas igualmente desestabilizadores, em suas relações com o sexo." "Mulher do pai" foi exibido em 2016 na 18ª edição do Festival do Rio, de onde saiu com os prêmios de direção, atriz coadjuvante e fotografia, e no Festival de Berlim, na mostra Generation.

A sessão, com entrada franca, integra a programação continuada realizada na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

Projeto realizado com recursos da Lei Complementar n.195/23 - Lei Paulo Gustavo.

Mulher do Pai – Vitrine Filmes


SEXTA FEIRA DIA 8 DE NOVEMBRO: 

“MULHER DO PAI”

Serviço:

O que: Exibição de "Mulher do Pai", de Cristiane Oliveira, ficção, 94min., 2016.

Onde: Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres

Quando: Segunda-feira, dia 25/11, às 20h.

Ingressos: Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).

Projeto realizado com recursos da Lei Complementar n.195/23 - Lei Paulo Gustavo.


Cineclube Torres

Associação sem fins lucrativos

Ponto de Cultura – Lei Federal e Estadual Cultura Viva

Ponto de Memória – Instituto Brasileiro de Museus

CNPJ 15.324.175/0001-21

Registro ANCINE n. 33764

Produtor Cultural Estadual n. 4917

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Cine Especial: Próxima Sessão Clube de Cinema - Megalópolis

Informamos que o filme da sessão do próximo sábado, dia 23/11, foi alterado. Teremos o prazer de apresentar Megalópolis, o mais recente e audacioso trabalho de Francis Ford Coppola. Este drama de ficção científica, aclamado e controverso, é uma obra grandiosa que reflete décadas de estudo e reinvenção de um dos maiores cineastas da história. Vem assistir conosco no Clube!


SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Cinemateca Paulo Amorim – Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)

Data: 23/11/2024, sábado, às 10h15.


Megalópolis

EUA, 2024, 138 min, 16 anos

Direção: Francis Ford Coppola

Elenco: Adam Driver, Shia LaBeouf, Giancarlo Esposito, Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza.

Sinopse: A cidade de Nova Roma deve mudar, causando um conflito entre Cesar Catilina (Adam Driver), um artista genial que procura um futuro utópico e idealista, e a sua oposição, Franklyn Cicero (Giancarlo Esposito), que continua comprometido com uma política regressiva.


Sobre o Filme: Francis Ford Coppola é um diretor que respira cinema, ao ponto de não ter medo de correr certos riscos colocando a sua carreira em risco. Através de sua insistência obteve grandes êxitos como o seu filme de guerra "Aocalypse Now" (1979), mas obteve prejuízos com um dos seus filmes mais pessoais que foi "O Fundo do Coração" (1982). "Megalópolis" (2024) é um projeto antigo do cineasta que finalmente é lançado devido a sua insistência e sem medo de novamente enterrar a sua carreira.

Na trama, conhecemos o arquiteto que quer reconstruir a cidade de Nova Roma como uma utopia. Cesar Catilina (Adam Driver) é esse inventor megalomaníaco e egocêntrico que imagina uma metrópole autossustentável que cresce organicamente com seus habitantes. Para dar prosseguimento a seus planos, porém, César precisa navegar pelos interesses de figuras ricas, ambiciosas e corruptas.

Confira a minha crítica completa já publicada clicando aqui. 

 

Te esperamos para mais uma sessão!


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Cine Dicas: Estreias do Final de Semana (21/11/24)

 Wicked

Sinopse: Na Terra de Oz, uma jovem chamada Elphaba forma uma improvável amizade com uma estudante popular chamada Glinda. Após um encontro com o Mágico de Oz, o relacionamento delas logo chega a uma encruzilhada.



A Linha da Extinção

Sinopse: Vivendo nas montanhas após o apocalipse, um pai solteiro e duas mulheres se aventuram foram de suas casas e enfrentam criaturas monstruosas para salvar a vida de uma criança.

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Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 21 A 27 DE NOVEMBRO DE 2024

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

AVENIDA BEIRA-MAR 


SALA PAULO AMORIM


14h – AVENIDA BEIRA-MAR – ESTREIA (A PARTIR DE SÁBADO, DIA 23) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 90min). Direção de Maju de Paiva e Bernardo Florim, com Andrea Beltrão, Milena Pinheiro, Milena Gerassi e Isabel Teixeira. Elo Studios, 14 anos. Drama.

Sinopse: Rebeca se muda com a mãe para um bairro de praia, em Niterói. Por questões de segurança, Rebeca fica confinada aos muros da sua casa – até que conhece Mika. Ela é uma garota trans que sofre com a rejeição dos pais dos colegas e, por isso, passa a maior parte do tempo na rua. Entre as duas meninas surge uma amizade improvável e cheia de cumplicidade, que vai mexer com a tranquilidade da praia.


15h45 – TODAS AS ESTRADAS DE TERRA TÊM GOSTO DE SAL - ESTREIA (A PARTIR DE DOMINGO, DIA 24) Assista o trailer aqui.

(All Dirt Roads Taste of Salt - EUA, 2023, 92min). Direção de Raven Jackson, com Moses Ingram, Sheila Atim, Chris Chalk. Pandora Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Primeiro longa da premiada poeta, fotógrafa e cineasta Raven Jackson, o roteiro ganha um tratamento de poesia visual e mostra o crescimento, os amores e as tristezas de Mackenzie, uma mulher negra que nasceu na zona rural do Mississippi nos anos 1960.


17h30 – BLACK TEA - O AROMA DO AMOR (A PARTIR DE SÁBADO, DIA 23) Assista o trailer aqui.

(Black Tea - França/Luxemburgo/Taiwan/Mauritânia, 2024, 110min. Direção de Abderrahmane Sissako, com Nina Mélo, Chang Han, Wu Ke-Xi. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Aya, uma jovem africana, deixa o noivo no altar e sai da Costa do Marfim para começar uma nova vida na China. Vivendo numa zona marcada pela diáspora africana, ela começa a trabalhar em uma loja de exportação de chá onde conhece Cai, um chinês de 45 anos. Os dois começam um relacionamento e terão que enfrentar preconceitos e histórias do passado para seguirem juntos. O filme competiu no Festival de Berlim de 2024.


19h30 – RETRATO DE UM CERTO ORIENTE (SESSÃO NO SÁBADO, DOMINGO E QUARTA, DIAS 23, 24 E 27) Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 93min). Direção de Marcelo Gomes, com Wafa’a Celine Halawi, Charbel Kamel, Zakaria Kaakour, Rosa Peixoto. O2 Play, 14 anos. Drama.

Sinopse: No final dos anos 1940, os irmãos católicos Emilie e Emir fogem da guerra no Líbano e embarcam em uma viagem rumo ao Brasil em busca de dias melhores. Durante a jornada, Emilie se apaixona por um comerciante muçulmano, Omar. Emir sofre de um ciúme incontrolável e usará suas diferenças religiosas para separá-los. O filme é inspirado no premiado livro de Milton Hatoum, que trata da chegada dos libaneses à região amazônica.


14ª MOSTRA DE CINEMA E DIREITOS HUMANOS

Programação de filmes brasileiros apresentada pelo Ministério da Cultura e Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania.

PROGRAMAÇÃO ATÉ DIA 22 CONFORME DIVULGAÇÃO DA PRODUÇÃO.

ENTRADA FRANCA.

SESSÃO ESPECIAL

SEXTA, DIA 22 ÀS 19h30

2 BATUQUEIROS

(2023, 18min) – curta-metragem de Claudinho Pereira e Carlos Caramez, sobre a trajetória de dois personagens ancestrais da cultura negra gaúcha: Walter Calixto Ferreira (1924-2011), mais conhecido como Mestre Borel e o cantor, compositor e percussionista Gilberto Amaro do Nascimento (1940-2014), que adotou o nome artístico de “Giba Giba”.


SESSÃO ESPECIAL

SÁBADO, DIA 23 ÀS 15h


ATÉ QUE A MÚSICA PARE

(Brasil, 2023, 100min). Direção de Cristiane Oliveira, com Cibele Tedesco e Hugo Lorensatti. Pandora Filmes, 12 anos. Drama.

Sinopse: O terceiro longa da diretora (depois de “Mulher do Pai” e “A Primeira Morte de Joana”) foi rodado na serra gaúcha, entre os municípios de Antonio Prado e Veranópolis. A trama acompanha Chiara, uma senhora idosa e descendente de italianos, que resolve acompanhar o marido em suas viagens como vendedor. Ela sempre se dedicou à família e agora, sem os filhos em casa, terá que tomar algumas decisões importantes. A produção, com diálogos em Talian, ficou com os Kikitos de melhor atriz e direção de arte na mostra Sedac/Iecine de longas gaúchos.


SALA EDUARDO HIRTZ


MOSTRA FRAPA ACESSÍVEL – ENTRADA FRANCA

As exibições serão com acessibilidades abertas, incluindo legendas, audiodescrição e Libras. Distribuição de ingressos uma hora antes da exibição.


23/11, 14h – AVENIDA BEIRA-MAR – Direção de Maju de Paiva e Bernardo Florim

27/11, 10h – MEMÓRIAS DE UM ESCLEROSADO – Direção de Rafael Corrêa e Thais Fernandes

14h30 – MEGALÓPOLIS (NÃO HAVERÁ SESSÃO NO SÁBADO, DIA 23) Assista o trailer aqui.

(Estados Unidos, 2024, 138min). Direção de Francis Ford Coppola, com Adam Driver, Giancarlo Esposito, Nathalie Emmanuel, Aubrey Plaza, Shia Labeouf. O2 Play, 18 anos. Drama.

Sinopse: A cidade de Nova Roma é o cenário de um grande conflito entre Cesar Catilina, um arquiteto visionário, e seu rival, o ganancioso prefeito Franklin Cicero. Ambos têm visões distintas sobre o futuro e sobre como deve ser uma cidade ideal.  No meio deles está Julia Cicero, que ama Cesar mas também apoia seu pai. Considerado o filme mais ambicioso do diretor, o projeto existe desde os anos 1980 e foi financiado pelo próprio Coppola, a um custo de US$ 120 milhões.


FESTIVAL VARILUX DE CINEMA FRANCÊS 2024

Programação completa em www.cinematecapauloamorim.com.br


PROGRAMAÇÃO:


QUINTA, DIA 21

17h - O SEGUNDO ATO

19h – BOLERO, A MELODIA ETERNA


SEXTA, DIA 22

17h - MADAME DUROCHER

19h15 – OURO VERDE


FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO 2024

Programação completa em www.cinematecapauloamorim.com.br


SÁBADO, DIA 23

17h - NÁPOLES MILIONÁRIA (96min), de Eduardo de Filippo

19h – TOQUINHO, ENCONTROS E UM VIOLÃO (90min), de Erica Bernardini


DOMINGO, DIA 24

17h - O HOMEM DA CAIXINHA (85min), de Carlo Bragaglia

19h – MAIS UM VERÃO EM FAMÍLIA (115min), de Paolo Virzi


TERÇA, DIA 26

17h - TOTÓ A COLORI (105 min), de Steno

19h – UM MUNDO A PARTE (112min), de Riccardo Milani


QUARTA, DIA 27

17h – ABISMO DE UM SONHO (86min), de Federico Fellini

19h – ÉRAMOS CRIANÇAS (100min), de Marco Martani


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 16,00 (R$ 8,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 20,00 (R$ 10,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


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quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Cine Dica: Streaming – 'Pinguim'

Sinopse: A série explora a origem e ascensão de Pinguim, um dos vilões mais clássicos do Batman.

Matt Reeves fez o que para muitos parecia impossível, mas com o seu "The Batman" (2022) ele criou um longa que pode muito bem ser equiparado ao filme "Cavaleiro das Trevas" (2008). Neste novo universo estrelado pelo homem morcego, o Pinguim chamou atenção do público mesmo com as suas poucas cenas e muito disso se deve a ótima atuação de Colin Farrell. Com a série "Pinguim" (2024) o vilão ganha um novo patamar até então inédito e nos surpreende a cada episódio.

Na série, acompanhamos a ascensão de Oswald Cobblepot, o Pinguim, um bandido de Gothan City envolvido no submundo de crime e corrupção. A trama foca na vida de Oswald antes de se tornar o grande vilão enquanto ainda era um "ninguém desfigurado" que ajudava o mafioso Carmine Falcone a realizar seus trabalhos. Embora ainda não seja levado a sério como criminoso, Pinguim já demonstra um lado violento e impulsivo, atacando quem entre no seu caminho e atrapalhe seus planos.

Após os eventos vistos em "The Batman" onde o chefe Falcone foi assassinado pelo Charada, Oswald usa todos os meios sujos para crescer no submundo, nem que para isso trabalhe para os dois lados, seja para os Falcone, ou para a gangue rival, os Marrone. É neste jogo de cartas cheio de sangue que vemos o protagonista criar artimanhas que o fazem crescer gradativamente em cada episódio, mas fazendo da sua situação se tornar cada vez mais delicada para dizer o mínimo. Da ala de coadjuvantes se destaca Victor (Rhenzy Feliz), que após tentar roubar as rodas do carro do protagonista logo se torna o seu aliado e adentrando em um universo que jamais imaginava em sua vida.

Porém, quem rouba a cena da série é definitivamente Sofia Falcone e da qual é brilhantemente interpretada pela atriz Cristin Milioti. Embora não seja uma personagem do grande escalão da galeria de vilões de Batman, aqui ela ganha novas camadas, com uma história trágica e da qual tudo começa no inferno do Asilo Arkham. No quarto episódio protagonizado por ela, onde assistimos ao seu passado, os realizadores nos brindam de como se faz a construção de uma personagem indo para o lado sombrio de sua alma, mas muito disso se deve a dedicação dessa grande atriz.

Da ala feminina é preciso destacar também Deirdre O’Connell que dá vida a mãe do Pinguim, que sofre de demência, mas não escondendo que sabe certas coisas do passado que o seu filho havia feito. As cenas com ela são incríveis, principalmente ao revelar uma mãe que não esconde o desejo de ver o seu filho se tornar bem sucedido, mas ao mesmo tempo temendo sobre até que ponto ele chegará para alcançar esse objetivo. Neste último caso é Colin Farrell que rouba o espetáculo.

Seu Pinguim é um ser saído do buraco, mas que nunca escondeu o seu desejo de alcançar o mais alto dos prédios da cidade, nem que para isso tenha que matar pessoas poderosas, ou até mesmo próximas a ele. É um ser que aos poucos admiramos, mas ao mesmo tempo questionamos as suas ações mesmo quando o lado podre da cidade dá todos os sinais para que ele se envereda para atitudes questionáveis. A cereja do bolo é sem sombra o capítulo final, onde finalmente vemos o vilão 100% construído e sem sombra de dúvida a melhor versão do personagem em anos, seja para as telas ou nas HQ.

"Pinguim" é uma das melhores séries do ano, com um roteiro imprevisível, personagens bem construídos e fazendo a gente se perguntar o que virá em "The Batman II". 

 Onde assistir: HBO Max.   

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