Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
A Cinemateca
Capitólio Petrobras comunica que todas as atividades do espaço estão
temporariamente suspensas, em função da violência com que os funcionários da
Prefeitura de Porto Alegre foram tratados ontem, dia 11 de julho de 2018, na
Câmara de Vereadores de Porto Alegre, episódio que culminou com a prisão, de
forma covarde e arbitrária, de uma das integrantes de nossa equipe, Elisabete
Tomasi, profissional de reconhecida competência junto à comunidade cultural de
Porto Alegre.
Pedimos a compreensão de
nossos parceiros, colaboradores e frequentadores, bem como a sua solidariedade,
para juntos enfrentarmos este momento tão grave na história de nossa cidade.
Sinopse: Um cineasta
precisa criar sozinho o filho recém-nascido depois que sua namorada o abandona.
Na Vertical, mais
recente filme de Alain Guiraudie (Um Estranho no Lago), aborda questões
relevantes, mesmo quando vistas como incômodas no mundo de hoje. O cineasta
francês, que chamou a atenção mundial com o thriller citado acima, desta vez
traz para as telas o sexo com idosos, eutanásia, maternidade, o papel do homem,
medicina alternativa, tudo filmado de forma realista, o que atrai, repele e,
principalmente, confunde o cinéfilo que assiste.
Na Vertical opera num
registro que oscila entre o sonho, o desejo e a piada. Montado de maneira
convencional, porém, perturba, o que talvez tenha sido mesmo a
intenção de seu roteirista e diretor, que buscar realizar um cinema alternativo
e iconoclasta. Os minutos finais, pelo menos no meu entendimento, sintetizam a opressão contemporânea e da qual se alimenta das sombras.
1945
Sinopse: Dois
estranhos vestidos de preto aparecem na estação ferroviária de uma aldeia
húngara. Dentro de algumas horas, tudo muda.
Assim como o premiado filme, vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro de 2015, IDA, ondeabordou o
antissemitismo e colaboracionismo polonês na época do nazismo, o filme 1945 também aborda o mesmo assunto, só que agora na Hungria. “Eles voltaram” é a curta frase
que a todo momento é comunicada entre os habitantes de um pequeno vilarejo em
dia de festa: um casamento está marcado. A ameaça pior, há poucos meses da
rendição alemã, seria se os nazistas estivessem retornando? Não: dois humildes
judeus silenciosos que chegaram de trem, vivenciados pelos locais como
se fossem fantasmas egressos do mundo dos mortos para assombrar quem tiver
do que se culpar. E não são poucos, mesmo numa amostragem tão pequena.
O cinema húngaro, pouco depois do ótimo Corpo e
Alma (indicado ao Oscar deste ano) mostra que tem outros cineastas de
qualidade. Ainda recentemente também tivemos o premiado O Filho de Saul, emesmo que este 1945 não chegue a ser tão original como os demais citados,
merece - e muito - ser visto. O diretor e co-roteirsta é Ferenc Török, com
quase vinte anos de carreira em seu país. Outro nome para ser acompanhado.
Sinopse: Solitário e infeliz, buscando um novo amor na internet, Dracula
é surpreendido com um presente da querida filha: férias em um cruzeiro.
Inicialmente resistente à ideia, ele acaba engajado no passeio ao se encantar
pela comandante, que, no entanto, esconde um segredo nada amigável.
Arranha-Céu: Coragem Sem Limite
Sinopse: Responsável pela segurança de arranha-céus, o veterano de
guerra americano e ex-líder da operação de resgate do FBI, Will Ford (Dwayne
Johnson), é acusado de ter colocado o edifício mais alto e mais seguro da China
em chamas. Cabe ao agente então achar os culpados pelo incêndio, salvar sua
família que está presa dentro do prédio e limpar seu nome antes que seja tarde
demais.
Uma Casa à Beira Mar
Sinopse: Três irmãos se reúnem ao redor do leito de morte de seu pai,
que era um dos pilares de toda a família, e agora precisam pensar no que será
do pequeno paraíso que ele construiu, em torno de um modesto restaurante à
beira-mar.
Hannah
Sinopse:Hannah
(Charlotte Rampling) é uma mulher de terceira idade que divide-se entre as
aulas de teatro, a natação e o trabalho como empregada doméstica. Quando o
marido vai preso, ela não tem alternativa a não ser a solidão e tenta refazer
laços perdidos com descendentes, mas há um segredo na família que dificulta seu
relacionamento com terceiros.
Sinopse: Quatro amigos de 15
anos querem perder a virgindade. Eles pensam em pagar uma prostituta, mas
nenhum deles tem dinheiro. Os garotos fazem de tudo para conseguir economizar
enquanto encaram os compromissos do colégio.
Quando estávamos na escola
tudo o que queríamos era que acabasse aquilo de uma vez por todas e ficássemos livres
para darmos o nosso primeiro passo fora de lá. Quando eu estudava na escola Ruy
Coelho Gonçalves da cidade Guaíba, nos já longínquos anos 90, eu sempre tinha
esse pensamento, mas agora eu enxergo aqueles tempos de uma forma mais complexa
dourada. Assistir ao filme gaúcho Em 97 Era Assim me deu certa nostalgia de uma
época da qual não se volta mais, mas que carrego comigo muitas histórias para
se contar.
Dirigido por Zeca Brito (do
recente documentário A Vida Extra-ordinária de Paulo de Castro), o filme se
passa em 1997, onde acompanhamos o dia a dia de quatro amigos inseparáveis. Pelo
fato de ainda serem virgens, o quarteto decide tomar providências necessárias para
cada um ter a sua primeira vez. Mas se por um lado já é difícil conquistar uma
garota da escola, por outro, arrecadar dinheiro para pagar uma prostituta se
torna pior ainda.
Não é preciso ser gênio para
constatar que o filme nada mais é do que as memórias do próprio cineasta em
seus tempos de escola que vão transbordando na tela, mas das quais muitas
pessoas da casa dos 30 ou 40 anos de idade irão se identificar com elas. A questão
do quarteto principal em querer perder a virgindade se torna uma mera desculpa
para que o filme nos passe os principais elementos que moldaram aquele ano de
1997. Os primeiros minutos, aliás, começa com narração off de um dos jovens
protagonistas, onde conta os principais fatos daquele ano e para já as pessoas
que estão assistindo se situarem nessa linha do tempo.
A partir disso acontecem inúmeras
de referências da música, cinema, TV e de outros diversos assuntos e costumes
que eram comuns naquele ano. Curiosamente, é notório como tudo era mais ousado,
porém, liberal naqueles tempos. Se por um lado na tv havia mulheres seminuas num programa de auditório
em pleno horário da tarde, do outro, havia aquelas salinhas das vídeos locadoras, das
quais eram inadequadas para menores de 18 anos e que qualquer um poderia entrar.
Referência como vídeo games,
CD ROM, RPG, internet discada vão enchendo a tela, enquanto os jovens
protagonistas tentam se virar para arrecadar uns trocados para realizarem,
então, os seus desejos. É nesse momento em que o cineasta usa e abusa de uma
edição agiu, onde pipocam sons, luzes e cores que sintetizam aquele período e fazendo
a gente abrir o baú de nossas próprias memórias. O filme declina um pouco no
terceiro ato final, onde o quarteto tenta de todos os modos perderem a
virgindade em situações no mínimo forçadas, mas não comprometendo o resultado
final da trama.
Com participação especial
do crítico de cinema e ator Jean-Claude Bernardet,Em 97 Era Assim é um
divertido filme nostálgico e que nos faz enxergar com outro olhar sobre o nosso
próprio passado.
Onde assistir: Cinemateca Paulo Amorim. horário: 19:15horas. Casa de Cultura Mario Quintana. Rua das Andradas nº736, centro de Porto Alegre.