Curso
No
 final do século 19, na Rússia, surgia um ator e grande entusiasta da 
arte da representação, que não estava satisfeito com a forma 
melodramática de declamação do teatro da época. Apenas poucos atores 
chamados "gênios" conseguiam verdadeiramente uma atuação realista, que 
convencesse em cena. Inconformado, este ator passou a sistematizar o 
trabalho dos artistas que admirava, negando toda forma de inspiração ou 
talento, e partindo de pressupostos técnicos e sistemáticos. Este
 era Constantin Stanislavski, pai da pedagogia do ator, e criador do 
mais conhecido e importante estudo de interpretação, o chamado Sistema 
Stanislavski.
Os
 estudos de Stanislavski se popularizaram no mundo inteiro ao longo do 
século 20, e chegaram à Hollywood em meados de 1930, pelas mãos de Elia 
Kazan. Eem parceria com alguns nomes do teatro e do cinema 
norte-americano, Kazan fundaria o Actor's Studio. Lee Strasberg, a 
partir de 1950, no comando do Studio, foi um dos grandes responsáveis 
pela popularização do Sistema Stanislavski, que a partir da visão 
estadunidense, ganhou status de "método", ou melhor ainda, "O Método". 
Técnicas
 de submersão no personagem e alta dosagem nas emoções popularizaram 
atores como James Dean, Marilyn Monroe e Marlon Brando, entre muitos 
outros. Entretanto,
 como poderíamos entender o Método a luz de nossas experiências 
práticas? O que Stanislavski tinha como objetivo com a sistematização e 
da sua busca pela verdade cênica? Será que Lee Strasberg e Hollywood de 
fato continuaram a pesquisa de seu sistema?
 Objetivos
O Curso Construção do Personagem: Uma abordagem sobre a interpretação,
 ministrado por Juliano Rabello, tem o objetivo fornecer elementos 
teóricos e reflexivos que ofereçam respostas às questões fundamentais: 
Como construir um personagem? Como dirigir uma interpretação cênica? 
Baseado em experiências práticas do ministrante e de caminhos traçados 
por grandes atores e atrizes, o curso oferecerá aos participantes - 
sejam eles atores, roteiristas ou diretores - ferramentas efetivas para 
seus projetos cinematográficos.
Público alvo
O curso é aberto ao público em geral.
Não é necessário nenhum pré-requisito de formação e/ou atuação profissional para participar desta atividade.
Conteúdos
Aula 1
- A revolução de Stanislavski para o trabalho do ator.
- A americanização do Sistema Stanislavski.
- A construção de uma Ação Real.
 Aula 2
- O superobjetivo e a linha direta de ações.
- Uso das lembranças do ator na construção de um personagem.
- Fisicalização, o trabalho dos atores "camaleões".
Ministrante Juliano Rabello
Ator, diretor e professor de teatro, coaching de
 atores e coordenador da Efêmeros Escola de Arte. Dirigiu o espetáculo 
“O Anexo Secreto”, adaptação do livro Diário de Anne Frank. É preparador
 de elenco da Painel Publicidade e ator da Cia. Fasta. Atualmente 
remonta de maneira prática todos os elementos do sistema de Stanislavski
 e participa da elaboração do musical "Vamos Fazer um Filme?". É diretor
 e preparador de elenco da peça “A Gaivota”, de Anton Tchekov.
Curso
CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM:
UMA ABORDAGEM SOBRE A INTERPRETAÇÃO
de Juliano Rabello
UMA ABORDAGEM SOBRE A INTERPRETAÇÃO
de Juliano Rabello
Datas: 07 e 08 de Julho (sábado e domingo)
Horário: 14h às 17h
Duração: 2 encontros presenciais (6 horas / aula)
Local: Cinemateca Capitólio Petrobras
Investimento: R$ 95,00
*Desconto para pagamento por depósito bancário:
a) R$ 80,00 (para as primeiras 10 inscrições)
b) R$ 90,00 (demais inscrições)
Formas de pagamento: Depósito ou transferência bancária / Cartão de crédito (PagSeguro)
Material: Certificado de participação e Apostila
Informações
cineum@cineum.com.br  /  Fone: (51) 99320-2714
Inscrições
Realização
Cine UM Produtora Cultural
Patrocínio
Apoio
Cinemateca Capitólio Petrobras
Cinemateca Capitólio Petrobras

















