Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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Sinopse: Courtney (Shannyn Sossamon), uma jovem mãe solteira e superprotetora de dois gêmeos de 9 anos, se muda com os filhos para uma casa em uma área rural de uma pequena cidade. Logo, ela descobre que o local foi palco de estranhos acontecimentos e que sua família está marcada para morrer.
A Lição
Sinopse: Uma honesta professora (Margita Gosheva) de uma pequena cidade búlgara descobre que um de seus alunos roubou uma pequena quantia em dinheiro. Agora, ela precisa descobrir quem foi para ensinar o que é certo ou errado. Ao mesmo tempo, a mulher precisa tomar medidas desesperadas para evitar a ruína financeira de sua família.
Diário de uma Camareira
Sinopse: 1900. Célestine (Léa Seydoux), uma jovem camareira que é muito cobiçada por sua beleza, acaba de chegar de Paris para trabalhar para a família Lanlaire. Enquanto foge dos flertes de seu patrão, ela deve lidar com a rigorosa personalidade de Madame Lanlaire (Clotilde Mollet), que governa o lar com punho de ferro. Ao mesmo tempo, Célestine conhece Joseph, um misterioso jardineiro com ideias políticas subversivas.
Entrando Numa Roubada
Sinopse: Quando ganha um concurso de roteiros e como prêmio R$ 100 mil para produzir um filme, Vitor (Bruno Torres), um ator mal sucedido, busca seus antigos e fracassados colegas. Laura (Deborah Secco) e Eric (Júlio Andrade), atores e Walter (Lúcio Mauro Filho), que é diretor, topam participar do filme “Aceleração Máxima”, que se passa na estrada e tem assaltos a postos de gasolina, tiros e perseguições no enredo.
O Agente da U.N.C.L.E.
Sinopse:Na década de 1960 os até então inimigos mortais Napoleon Solo (Henry Cavill), agente da CIA, e Illya Kuriakin (Armie Hammer), espião da KGB, são obrigados a cooperarem. A grande missão da improvável dupla EUA-Rússia é combater a terrível organização T.H.R.U.S.H., que desenvolve armas nucleares.
Ricki and the Flash – De Volta pra Casa
Sinopse: Com mais de 50 anos de idade, Ricki (Meryl Streep) é uma cantora de rock, que sempre se apresenta com a banda The Flash em um pequeno bar. A situação financeira é precária, e ela não vê os filhos adultos há décadas. Um dia, o ex-marido Pete (Kevin Kline) liga para Ricki, avisando que a filha Julie (Mamie Gummer) foi abandonada pelo marido, e pedindo ajuda para tirá-la de um estado depressivo. Reticente, a mãe retorna ao lar, e descobre que tanto Julie quanto seus dois irmãos têm muito ressentimento por causa do abandono quando eram crianças. Essa é a oportunidade para Ricki fazer as pazes e tentar ser mais presente na vida deles.
Shaun, o Carneiro
Sinopse: Shaun é um carneiro que, um belo dia, resolve tirar um dia de folga com os outros animais, para sair da rotina da fazenda. Só que, acidentalmente, ele acaba mandando o carinhoso fazendeiro para a cidade grande, onde o homem perde a memória. Os animais, então, comandados por Shaun, vão aprontar altas confusões no caos urbano para trazer o dono de volta para casa.
Você Acredita?
Sinopse: Um pastor encontra por acaso um mendigo que prega a palavra de Deus pelas ruas e decide colocar a sua fé em ação, ajudando diversas pessoas. Logo a vida de uma dezena de indivíduos se cruza, fazendo com que todos descubram o poder da cruz de Cristo.
Sinopse: A jovem Jay
(Maika Monroe) leva uma vida tranquila entre escola, paqueras e passeios no
lago. Após uma transa, o garoto com quem passou a noite explica que ele
carregava no corpo uma força maligna, transmissível às pessoas apenas pelo
sexo. Enquanto vive o dilema de carregar a sina ou passá-la adiante, a jovem
começa a ser perseguida por figuras estranhas que tentam matá-la e não são
vistas por mais ninguém.
Em 1975, David
Cronenberg (A Mosca) filmou, no Canadá, o seu filme Calafrios, onde usava o
sexo como metáfora. Lá, os personagens transavam e começavam agir de forma
estranha, ao ponto de violentamente desejar a todo custo transar com outras
pessoas e assim passando esse desejo incontrolável para os demais. Quem revê,
não há duvida que o cineasta esteja então profetizando o que viria acontecer no
início dos anos 80, quando doenças venéreas começaram a surgir e se tornando um
grande problema para a população. Estamos no século 21,
às doenças venéreas são (até certo ponto) controláveis e o sexo passou do tabu
para um momento rotineiro ou até mesmo esportivo para determinadas pessoas.
Claro que, ainda existe temor das doenças, assim como se teme a morte, fazendo
com que algumas pessoas se travem para não cair na libertinagem. Em Corrente do Mal, não só o sexo é usado
como metáfora para a criação da história, como também o próprio temor da morte
é incrementado de uma forma até que original. Jay (Maika Monroe)
leva uma vida tranquila entre escola, paqueras e passeios no lago. Após uma
transa casual, ela passa a ser atormentada por estranhas visões e sente estar
sendo constantemente perseguida. O interessante que, só haverá uma chance das
visões pararem, se ela for transar com outra pessoa, sendo que essa ultima terá
que transar com outra para se livrar das visões e assim por diante. Mais do que visões de
pessoas se aproximando, elas na verdade machucam a protagonista e as pessoas em
volta dela. Ela poderia transar com qualquer um para se livrar disso, mas fica
o dilema de passar esse fardo pesadelo adiante. No decorrer do filme, a trama
se torna cada vez mais angustiante, uma vez que as visões se tornam mais
constantes. O sexo é usado como
metáfora para libertinagem? Sim, mas de uma forma que representa o desejo de
qualquer mero mortal de hoje em dia de transar a hora que quiser. Porém, as
visões de pessoas estranhas que assombram os protagonistas é uma metáfora da
própria morte, que veio devido o ato sexual que se aflorou entre eles. Mas a
morte aqui não é usada como alavanca de freio, mas sim como uma forma de aviso
de que, independente do que você faça, ela irá lhe alcançar, não importa aonde
e quando. Sendo assim os
protagonistas se ajudam, até mesmo para colocar para fora os desejos que sentem
um pelos outros, mesmo com a ideia inevitável da morte vinda ao encalço deles.
Tudo isso logicamente poderia render um filme previsível, ou até mesmo ridículo
em alguns momentos. Porém, o cineasta
David Robert Mitchell prova exatamente ao contrário. Habilidoso como
ninguém, ele usa e abusa do uso de sua câmera, sendo que, ele explora não
somente bons movimentos com ela (atenção para a cena do condomínio abandonado),
como também as cenas com espaços abertos, dando destaques aos pequenos detalhes
ao fundo, que vão gradualmente se tornando algo que contradiz o que a gente
pensava no início da cena. São velhas formulas já usadas a exaustão no gênero
de horror, mas graças à boa direção de Mitchell, o filme não cai em nenhuma
vala comum. Sucesso de público e critica
nos EUA, sendo até mesmo elogiado em festivais pelo mundo como Cannes, Corrente
do Mal é uma prova que o gênero de horror ainda pode nos assustar. Desde que,
sua mensagem e fórmulas de causar medo, sejam dirigidas por alguém que não
esteja pensando em apenas dirigir no piloto automático, mas sim criar algo
criativo.