Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Sinopse: Segundo
filme da trilogia de adaptação da obra-prima The Hobbit de J.R.R. Tolkien O
Hobbit: A Desolação de Smaug dá continuidade à aventura de Bilbo Bolseiro em
sua épica jornada com o Mago Gandalf e treze Anões liderados por Thorin Escudo
de Carvalho para o Reino dos Anões de Erebor.brTendo sobrevivido ao início de
sua jornada inesperada o grupo continua em direção ao Leste encontrando no
caminho o metamorfo Beorn e aranhas gigantes da traiçoeira Floresta das Trevas.
Depois de escapar do cativeiro dos perigosos Elfos da Floresta os anões viajam
para Esgaroth a Cidade do Lago e finalmente chegam à Montanha Solitária onde
devem enfrentar o maior perigo de todos uma criatura mais aterrorizante que
qualquer outra uma que testará não apenas o nível de coragem dos aventureiros
mas também os limites de sua amizade e a sabedoria da própria jornada o dragão
Smaug.
Foxfire - Confissões
de uma Gangue de Garotas
Sinopse: Nova York,
anos 1950. Um grupo de garotas, cansadas dos abusos que sofrem diariamente na
fábrica em que trabalham, resolvem criar uma gangue só de mulheres chamada
Foxfire. Elas carregam uma tatuagem específica nos ombros para identificar quem
pertence ao grupo. O bando irá usar de violência para se vingar das humilhações
sofridas nas mãos dos homens.
Jovem e Bela
Sinopse: Durante uma
viagem de verão com a família, a jovem Isabelle (Marine Vacth) vive a sua
primeira experiência sexual. Ao voltar para casa, ela divide o seu tempo entre
a escola e o novo trabalho, como prostituta de luxo. A adolescente explora a
sua sexualidade e logo começa a ganhar dinheiro com os seus clientes, mas um
incidente irá fazer com que a sua mãe, Sylvie (Géraldine Pailhas), descubra as
suas atividades secretas. Ao longo das quatro estações do ano, Isabelle irá
viver diversas experiências, passando por altos e baixos.
Um Toque de Pecado
Sinopse: Na China dos
dias contemporâneos, quatro pessoas de regiões e classes sociais muito
distintas se cruzam. A história, descrita como um "road movie com cenas de
ação", passa tanto pela barulhenta metrópole de Guangzhou quanto pela
calma província rural de Shanxi.
Tanta Água
Sinopse: Alberto e seus
filhos, Lucía e Frederick, decidem passar as férias nas Termas de Arapey.
Quando a chuva começa a afetar os ânimos, Alberto resolve animar a família, mas
acaba batendo de frente com a pré-adolescente Lucía. Esta viagem vai marcar a
vida de todos com muitos momentos de amizade, discussões e descobertas.
O Curtas: “A Hora Do Cinema” - I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema”, Foi um Grande Sucesso! Em 03 dias úteis (10, 11 e 12 de dezembro, pelo Período da tarde) o Festival teve um Público total de 157 espectadores, e hoje (12/12) no último dia de Festival o público presente teve a oportunidade de apreciar à tão esperada segunda parte, da Palestra do Compositor “Daniel Ramalho” (Compositor da Trilha Sonora do Filme Norte-Americano “Corpsing”). Com seu jeito simples e carismático, Daniel conseguiu envolver o Público em seus dois dias de Palestras, e nós do A Hora Do Cinema satisfeito com o desempenho do Palestrante, estamos desde já contando os dias para uma nova Parceria, com o Grande Profissional que é Daniel Ramalho, obrigado! Amigo. Deixamos também o nosso muito obrigado! Aos atores, as atrizes, os diretores, os técnicos e demais Público presente em todos os 03 dias de Festival, e graças a esses espectadores, o Curtas: “A Hora Do Cinema” - I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema”, em sua Primeira Edição já pode ser considerado, um Grande Sucesso!
Abaixo imagens do 3º Dia e último Dia de Festival.
Mais informações vocês conferem na pagina A Hora do Cinema clicando aqui.
O cinema alternativo
da capital gaucha tem tantas opções atualmente, que nem o próprio cinéfilo mais
viciado que seja consegue dar conta do recado. Se por um lado é complicado
acompanhar tudo, por outro é um prazer saber que há um cardápio tão diversificado
e faz com que a gente não fique somente dependendo do cinema convencional. Abaixo, deixo as
principais dicas do que vai rolar na capital neste final de semana,
A VINGANÇA DOS FILMES
B NA SALA P.F. GASTAL!
De 13 a 15 de dezembro a Sala P.F. Gastal (3° andar da Usina do Gasômetro) sedia a terceira edição da mostra A Vingança dos Filmes B. Concebida em 2011 para servir de
vitrine para produções que flertam com o cinema de gênero, a mostra chega ao
seu terceiro ano consecutivo se consolidando como um território destinado a
divulgação e ao resgate de filmes independentes, produções de baixo orçamento e
outros delírios fílmicos, buscando incentivar o público a dialogar com obras
que dificilmente encontram espaço nas telas dos cinemas comerciais. Filmes
repletos de horror, ação, anarquia, humor e demência, ocupando um mesmo espaço
sem restrições quanto ao seu orçamento ou suporte de realização.
O filme de abertura desta edição será o
documentárioDesagradável, produção que retrata a conturbada trajetória
da mítica banda carioca Gangrena Gasosa e sua explosiva mistura de macumba, irreverência e heavy metal. A banda
criou o conceito de saravá metal lançando álbuns agressivos e iconoclastas como Welcome to Terreiro (1993) e
Smells Like Tenda Spirita (2000). O diretor paulista Fernando Rick estará presente na mostra para realizar
um debate após a sessão.
Fernando Rick tem se destacado entre os
realizadores independentes paulistas, sendo também responsável pelo
documentário “Guidable: A Verdadeira História do Ratos de Porão”, pelo premiado
curta “Ivan”, e pelo violento e polêmico “Coleção de Humanos Mortos”.
Três longas-metragens presentes na
mostra ajudam a fortalecer e ampliar as possibilidades de se realizar cinema de
horror no Brasil, Mar Negro, de Rodrigo Aragão, Nervo Craniano Zero, de Paulo Biscaia e Zombio 2 - Chimarrão
Zombies, dePetter Baiestorf.
A sessão Shot or Die apresenta três produções realizadas com
pouco, ou nenhum dinheiro, tendo como incentivo apenas a paixão pelo cinema.
Obras com orçamento limitado e criatividade de sobra.
A sessão Malditos Curtas reúne obras de diversos estados
brasileiros, constituindo um mosaico representativo da atual produção de cinema
de gênero no país. Jovens realizadores investindo em filmes de ação, horror,
suspense e ficção científica, injetando sangue novo nas veias do cinema
brasileiro.
E por fim, a sessão Sala Especial é dedicada ao grupo de anárquicos
comediantes capixabas da TV QUASE. Unidos por Gabriel
Labanca (falecido prococemente aos 30 anos, em 2012) a trupe formada pelos
dementes Daniel Furlan, Juliano Enrico, Raul Chequer e Klaus Berg, iniciou a
mais de 10 anos o projeto de humor multimidia QUASE. O projeto que começou como
uma revista em quadrinhos migrou para o Youtube, e agora começa a semear seu
humor nonsense e sua insolência também na televisão aberta. A sessão exibirá além
do curta Loja de Inconveniências:A Maldição do
Caipora, diversos sketches e a homenagem Labanca Eterno. E para melhor compreender o que é a QUASE, uma definição do próprio
grupo: “Ilogia, delírios, blasfêmia, alucinações, inadequação afetiva, piru,
negligência social, devaneio permanente, incoerência, travestismo, cocô,
agressividade, mau humor e quadrinhos”.
Sejam bem vindos à Vingança dos Filmes
B - Parte 3
Cristian Verardi, organizador.
Mais informações e horários das sessões, vocês conferem na
pagina da sala clicandoaqui.
9º FESTIVAL DE VERÃO:
Conhecido por trazer grandes atrações do cinema mundial para o Rio Grande do Sul em meados de março, a 9ª edição do Festival de Verão de Cinema Internacional terá pela primeira vez uma “pré-temporada”. Para não deixarmos passar em branco o ano de 2013, teremos uma mostra em formato de avant-première ainda em dezembro. Será um aperitivo para que o público saiba o que esperar dos filmes e convidados que estarão presentes no estado, no final do verão de 2014.
O Festival produzido pela Panda Filmes terá esta avant-première entre os dias 13 e 19 de dezembro e conta com o patrocínio exclusivo do Banrisul. Esse pré-lançamento da 9ª edição ocorrerá em Porto Alegre na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura Mário Quintana e no Instituto NT.
A abertura oficial, dia 13/12, sexta-feira, às 21h, exibirá O Rio Nos Pertence, que esteve presente no Festival de Rotterdam e recebeu prêmio de finalização. Dirigido por Ricardo Pretti, o longa-metragem faz parte da chamada “Operação Sônia Silk”, um projeto de três filmes realizados com baixo orçamento e produzidos juntos em janeiro de 2012. Estrelado por Leandra Leal, Mariana Ximenes e Jiddu Pinheiro, a produção cooperativa de O Rio Nos Pertence é uma das melhores notícias do novíssimo cinema brasileiro.
CASA AFOGADA SEGUE EM EXIBIÇÃO NA 41ª EDIÇÃO DO CURTA NAS TELAS ACOMPANHANDO CULTUADO FILME CHINÊS
O filme Casa Afogada, de Gilson Vargas, segue em exibição, pelo projeto Curta nas Telas, até 19 de dezembro de 2013. As exibições ocorrem na Sala 3 do GNC Moinhos, nas sessões das 18h50 e 21h35, acompanhando o longa-metragem Um Toque de Pecado (Tian Zhu Ding), de Jia Zhang-ke.
Vencedor de três Kikitos e quatro prêmios Assembléia Legislativa de Cinema do Festival de Gramado de 2012, Casa Afogada traz a luta de um homem, interpretado por Zé da Terreira, para manter sua casa construída sobre palafitas enquanto as águas se tornam revoltas. Com uma narrativa livre, apoiada em uma poesia visual singular, o filme de Gilson Vargas explora sensações distintas que intensificam a relação entre memória e sobrevivência na desgastante tarefa do personagem.
CASA AFOGADA, de Gilson Vargas (Rio Grande do Sul, ficção, 14 minutos, 35mm, 2011). Censura livre.
Ficha Técnica – Roteiro e Direção: Gilson Vargas / Direção de Fotografia: Bruno Polidoro / Montagem: Vicente Moreno / Empresa produtora: Pata Negra / Elenco: Zé da Terreira.
Sobre o Curta nas Telas
O projeto Curta nas Telas é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS). Seu objetivo é divulgar a produção nacional de curtas-metragens, por meio da exibição dos filmes selecionados no circuito de cinemas de Porto Alegre. Em 40 edições foram exibidos 283 curtas de todo o Brasil.
Os doze curtas selecionados na 41ª edição estarão em exibição até 20 de maio de 2014.
Os próximos selecionados na 41ª edição do Curta nas Telas a entrar em cartaz serão:
DEPOIS DO ALMOÇO, de Rodrigo Diaz – 10 a 23 de janeiro de 2014, no Arcoiris Cinema.
FUNERAL À CIGANA, de Fernando Honesko – 24 de janeiro a 6 de fevereiro de 2014, no Cineflix.
5 HORAS RUMO NORTE, de Paula Sabbaga – 7 a 20 de fevereiro de 2014, no Cinemark.
UMA PRIMAVERA, de Gabriela Almeida – 21 de fevereiro a 6 de março de 2014, no Cinespaço Wallig.
PIOVE, IL FILM DE PIO, de Thiago Mendonça – 7 a 20 de março de 2014, na Cinemateca Paulo Amorim.
LINEAR, de Amir Admoni – 21 de março a 3 de abril de 2014, no Guion.
MEMÓRIAS EXTERNAS DE UMA MULHER SERRILHADA, de Eduardo Kishimoto – 4 a 17 de abril de 2014, no Espaço Itaú de Cinema.
CHAPA, de Thiago Ricarte – 18 de abril a 1º de maio de 2014, no GNC Moinhos.
A DESCOBERTA, de Ernesto Molinero – 2 a 15 de maio de 2014, no Cinemark.
DIA ESTRELADO, de Nara Normande – 16 a 29 de maio de 2014, no Cineflix.
Mais informações vocês conferem na pagina do Curta nas Telas clicando aqui.
Sinopse: Depois de
ser abandonada pelo homem que ama, Amianto (Deynne Augusto) isola-se em um
mundo de fantasia e delírios. Sua única amiga é Blanche (Uirá dos Reis), uma
garota morta que a protege do além. Misturando ingenuidade e melancolia,
Amianto tenta se reconectar com o mundo real.
O cinema convencional
norte americano possui a mesma velha formula de sucesso de ontem e hoje: começo,
meio, fim, tudo mastigado, e para fazer com o que o cinéfilo não pense muito e
saia do cinema satisfeito. Contudo, houve aqueles que lançaram um cinema um
pouco diferente, no qual a pessoa que assistiu se ficava depois se perguntando
o que viu. David Lynch (Cidade Dos Sonhos) foi alguém que foi contra a maré das
regras do cinema norte americano e não me admira que tenha servido de
inspiração para os cineastas como Guto Parente e Uirá dos Reis ao criarem Doce
Amianto.
Na verdade, a sensação
que eu senti quando assisti a esse filme é que o universo de Lynch deu de encontro
com o de Pedro Almodóvar (Fale Com Ela). Temos uma trama não linear, enlaçado
com um universo no qual nos faz lembrar também o lado autoral do cineasta
Espanhol, mas o protagonista não é algo inspirado no que já vimos no mundo de Almodóvar.
Embora seja interpretado por um homem (Deynne Augusto) Amianto não é travesti e
tão pouco transexual, ao menos não oficialmente.
Por mais que a
personagem possua traços que lembrem um homem, o filme sempre se refere a ela
como uma mulher como outra qualquer. O mesmo vale para Blanche, uma espécie de
fantasma conselheiro para Amianto e a única que lhe da o consolo nos momentos difíceis.
Quando as duas surgem em cena, a realidade convencional se quebra na frente do
espectador, e fazendo com ele aceite ou não o que acontece na tela.
Essa quebra da
realidade convencional da trama faz com que tudo possa acontecer, no qual
podemos interpretar nas diversas formas, desde um sonho, delírio ou até mesmo
simplesmente metáfora. Esse ultimo exemplo pode ser o mais aceito,
principalmente no inicio do filme, quando a protagonista tenta se reconciliar
com o seu amado, mas bastou ele ignorá-la que a protagonista cai no chão e meio
segundo está toda coberta de sujeira no chão, representando então a sua sensação
de estar no fundo do poço.
Esse convite para um
lado mais experimental que o filme nos da, e não se importando com que vamos
achar, faz com que a gente pronuncie aquele velho refrão de “ame ou odeie”. Mas
foi graças a essa forma de ir contra a maré de um lugar comum, é que o filme
nos brinda com uma das melhores partes da trama, em que ele abandona a historia
principal e nos joga numa nova e sem nenhuma ligação com a outra. Essa pequena
trama apresentada, por mais absurda que seja não deixa de ser a mais divertida,
ao injetar um humor negro contagiante e com personagens caricatos, mas que não
foge muito do perfil de pessoas reais em determinadas situações apresentadas.
No resultado geral é
um filme que inquieta o espectador, mesmo na sua curta duração (70min) e com
uma linguagem original, na qual com certeza atrairá um cinéfilo mais exigente,
mas que com certeza fará com que o publico em geral fique se perguntando após a
sessão o que realmente viu. Um filme experimental, fora do convencional, mas
não menos genial. Me sigamnofacebook etwitter.
O Festival de Curtas:
“A Hora Do Cinema” manteve a boa média de Público em seu 2º Dia. Estiveram
presentes 53 espectadores, para apreciarem a Grande Palestra do Compositor
“Daniel Ramalho” (Compositor da Trilha Sonora do Filme Norte-Americano
“Corpsing”). Amanhã (12/12) no último Dia de Evento, Daniel Ramalho irá nos
presentear com a segunda parte de sua Palestra, ou seja, teremos ainda muito
assunto bom e novo, para contemplar os cinéfilos de todos os gostos.
Abaixo imagens do 2º
Dia de Festival
Mais informações
sobre o festival, vocês conferem na pagina de A Hora do Cinema clicando aqui.
Com a chegada do
aguardado filme Azul é a cor mais quente nos cinemas brasileiros, vamos nos
relembrar um pouco dos principais grandes vencedores de anos anteriores no
Festival de Cinema de Cannes e que levaram a cobiçada Palma de Ouro.
Taxi Driver(1976)
Sinopse: Em Nova
York, um homem de 26 anos (Robert De Niro), veterano da Guerra do Vietnã, é um
solitário no meio da grande metrópole que ele vagueia noite adentro. Assim
começa a trabalhar como motorista de taxi no turno da noite e nele vai
crescendo um sentimento de revolta pela miséria, o vício, a violência e a
prostituição que estão sempre à sua volta. Perde bastante noção das coisas
quando leva uma bela mulher (Cybill Sheperd), que trabalha na campanha de um
senador, para ver um filme pornô logo no primeiro encontro, mas tem momentos de
altruísmo ao tentar persuadir uma prostituta de 12 anos (Jodie Foster) para ela
largar seu cafetão, voltar para a casa de seus pais e ir para a escola. Porém,
em contra-partida, compra quatro armas, sendo uma delas um Magnum 44, e
articula um atentado contra o senador (que planeja ser presidente) e para quem
sua amiga trabalha.
Muita violência neste
retrato nada simpático da cidade de Nova York e seus anônimos e reprimidos
habitantes, com uma soberba atuação de Robert De Niro. O roteiro é de Paul
Schrader (diretor de Mishima e O Gigolô Americano), e a trilha sonora é o
ultimo trabalho de Bernard Herrmann (autor de Um Corpo que Cai). Palma de Ouro
no festival de Cannes.
Curiosidade: Robert
De Niro trabalhou durante 12 horas como motorista de táxi ao longo de um mês,
como preparação para seu personagem em Taxi Driver.
Apocalypse Now(1979)
Sinopse: Capitão
(Martin Sheen) tem a missão de encontrar e matar coronel (Marlon Brando), que
aparentemente enlouqueceu e se refugiou nas selvas do Camboja, onde comanda um
exército de fanáticos.
Mais de 30 anos
depois, filme de Francis Ford Coppola não é sobre o Vietnã, o filme é o Vietnã.
Uma odisséia que mostra de forma muitas vezes surrealista a devastação e o horror
da guerra, com um final bastante sombrio e marcante. Nas comemorações dos 25
anos do filme, foi lançada uma versão com mais de três horas de duração, dando
mais detalhes da trama e explorando pontos antes inexplicáveis. Para a surpresa
de muitos da época, o filme se tornou muito mais ágil, mesmo com a longa
duração e provando ainda mais o talento de Coppola.
Desempenhos
magistrais de Martin Sheen e Marlon Brando. Palma de Ouro no Festival de Cannes
Curiosidades: O
cronograma original de Apocalypse Now previa filmagens de apenas 6 semanas, mas
a produção terminou se estendendo para 16 meses. O motivo de tamanho atraso foi
um furacão, que destruiu todos os sets de filmagens.- O ator Martin Sheen teve
um ataque cardíaco durante as filmagens, aumentando ainda mais o atraso para a
conclusão do filme enquanto o diretor Francis Ford Coppola ameaçou por diversas
vezes se suicidar..
Kagemusha, a Sombra do Samura(1980)
Sinopse: Durante o
Japão medieval, um importante lorde falece em meio à uma decisiva guerra. Prevendo
que isso pudesse acontecer, ele deixa uma ordem de que, se realmente falecesse,
alguém deveria se passar por ele e, assim, evitar a queda de seu reinado. Nesse
momento entra na história um pobre ladrão, sósia do grande lorde, que encontra
uma situação incrivelmente mais difícil do que qualquer um poderia imaginar.
Fascinante épico que toma
como ponto de partida um costume do Japão Feudal: o de providenciar dublê para
homens poderosos (a palavra Kagemusha tem exatamente esse significado – “dublê”
ou “sombra” de guerreiro). Grandes cenas de batalha, com impecáveis
reconstituições de roupas e armas, rituais majestosos e pérfidas intrigas
palacianas. Um dos trabalhos de maior apuro visual de Kurosawa. A produção executiva da versão internacional
de Kagemusha, a Sombra do Samurai ficou a cargo de Francis Ford Coppola e
George Lucas.
O Curtas: “A Hora Do
Cinema” - I Festival de Curtas-Metragens do “A Hora Do Cinema”, que tem por
objetivo incentivar e promover novos talentos na área cinematográfica e
estimular o desenvolvimento e a produção audiovisual de cunho educativo e cultural,
aberto a todos os Cineastas, porém dando prioridade aos amadores, e
possibilitando a criação, reflexão e difusão do cinema brasileiro “amador” com
a participação da comunidade, roteiristas, cineastas e pesquisadores do
audiovisual e da Educação.
Em seu 1º Dia o nosso
Festival Curtas: “A Hora Do Cinema” - teve um Público de 63 espectadores em
plena terça-feira (dia útil) no período da tarde, sim!!! Foi um Grande Público
que teve a oportunidade de conferir além dos bons Curtas exibidos, também a Grande
Abertura da Banda Jay Becker, e isso é só o começo! Amanhã abriremos com a tão
esperada palestra de Daniel Ramalho (Compositor da Trilha Sonora do Filme
Norte-Americano “Corpsing”), que venho diretamente do Rio de Janeiro, para
Palestrar sobre o seu Trabalho e também detalhar sobre “Corpsing”, que
brevemente estreará no Brasil.
Abaixo imagens do 1º Dia de
Festival
Mais informações sobre a
programação do festival vocês conferem na pagina A Hora do Cinema clicando
aqui.