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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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domingo, 17 de março de 2013

Cine Dica: Em Cartaz: DEZESSEIS LUAS



Sinopse: Ethan Wate (Alden Ehrenreich) é um estudante do colegial que mora em Gatlin, um pequeno vilarejo na Carolina do Sul. Ele vive isolado dos outros jovens em uma sociedade intolerante, perturbado pelos sonhos com uma garota misteriosa. Um dia, uma nova adolescente chega ao local: Lena Duchannes (Alice Englert), que também tem problemas de adaptação. Logo, os habitantes de Gatlin descobrem que ela possui poderes sobrenaturais. Ethan e Lena se apaixonam e agora devem lutar contra uma maldição se quiserem ficar juntos.

Com o fim da endiabrada saga Crepúsculo, era inevitável que os estúdios não largassem tão facilmente uma formula (boba) que deu tão certo e, portanto correram para que essa fase ainda estivesse fresca na cabeça dos jovens apaixonados e politicamente corretos. Baseado na obra de Kami Garcia e Margaret Stohl, aqui tem um verdadeiro repeteco de tudo que já assistimos na saga vampiresca, mas que em vez de vampiros brilhantes no sol, temos dessa vez bruxos (ou conjuradores), que em meio a esse novo cenário, temos o mortal(Alden Ehrenreich) um peixe fora d’água de sua própria cidade, que se apaixona pela jovem conjuradora (Alice Englert). Até ai, não é nenhuma novidade, principalmente pelo fato que (logicamente) surge um conflito que fará que os pombinhos não possam ficar juntos (devido a uma maldição antiga) e que fará que Lena tema o seu próprio destino.
No decorrer da projeção, sempre me soava um alarme na cabeça dizendo que eu já sabia como tudo isso terminaria, mas precisei seguir adiante para ter certeza disso e dei com burros d’água. Contudo, é preciso salientar que a produção é até bem cuidada, principalmente se comparado aos primeiros filmes da saga Crepúsculo, que de tão preguiçosa, se via claramente as maquiagens mal feitas. Aqui não existe isso, sendo que talvez alguns erros do passado tenham existido para não se cometê-los de novo. Mas isso não quer dizer muita coisa, pois a trama (ou formula) que é importante não evolui em nada e o mesmo pode-se dizer do casal central, que são apenas um pouquinho melhores se comparado aos nossos velhos (e irritantes) conhecidos Edward e Bella.    
Mas se por um lado o jovem casal não acrescenta muita coisa, o mesmo não se pode dizer dos velhos veteranos que surgem na tela: Viola Davis (Duvida) se sai bem como conselheira de Ethan, ao ponto de sempre roubar a cena quando surge na tela. O mesmo se pode dizer de Jeremy Irons (Adorável Julia), que embora já tenhamos visto em interpretações melhores, ele até que defende com certa elegância o seu personagem, mesmo em momentos em que não se pode inventar muito, o que acaba lhe deixando um tanto que travado em alguns momentos. Já Emma Thompson é um caso super interessante, pois quando ela surge em sua primeira cena, ela simplesmente arrasa e se torna a personagem mais interessante da historia. Mas eis que no (arrastado) ato final da trama, Emma simplesmente exagera, ao transformar a sua personagem tão bem construída na sua entrada, numa vilã boba e megalomaníaca. Talvez o roteiro tenha colaborado para esse retrocesso na construção que a atriz estava fazendo para a sua personagem, pois nunca vi um personagem surgir tão bem e terminar de uma forma tão miserável.   
Com um final arrastado e com as inevitáveis pontas soltas para abrir caminho para uma inevitável seqüência, Dezesseis Luas, pode até ser melhor em alguns pontos se comparado a Crepúsculo, mas não me surpreenderia se morresse no meio do caminho, pois o publico alvo chegara um ponto que deverá  amadurecer e deixar de curtir certas formulas tão cegamente. 

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sábado, 16 de março de 2013

Cine Dica: Em Cartaz: COLEGAS



Sinopse: Stallone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pook) e Márcio (Breno Viola) eram grandes amigos e viviam juntos em um instituto para portadores da síndrome de Down, ao lado de vários outros colegas. Um belo dia, surge a ideia de sair dali para realizar o sonho individual de cada um e inspirados pelos inúmeros filmes que já tinham assistido na videoteca local, eles roubam o carro do jardineiro (Lima Duarte) e fogem de lá. A imprensa começa a cobrir o caso e a polícia não gostou nem um pouco dessa "brincadeira". Para resolver o problema, coloca dois policiais trapalhões no encalço dos jovens, que só querem realizar os seus sonhos e estão dispostos a viver essa grande aventura, que vai ser revelar repleta de momentos inesquecíveis.

Os filmes de estrada normalmente colocam os protagonistas para se redescobrirem na vida, terem uma reflexão, ou simplesmente ter uma pequena aventura que jamais teve. No caso do trio de protagonistas deste filme, eles querem unicamente realizar alguns sonhos, como visitar o mar e voar, sendo que isso já basta para eles colocarem o pé na estrada e sem olharem para traz. Mas o que diferencia essa aventura de estrada com os outros filmes do mesmo gênero, está no fato dos três protagonistas serem portadores da síndrome de Down, mas que isso acaba se tornando um mero detalhe, pois nada impede dessa turma em acalcar os seus objetivos.    
A grande bola dentro do diretor e roteirista  Marcelo Galvão, foi inserir inúmeros momentos de humor, que embora possam ser um tanto que politicamente incorretos em alguns momentos, eles jamais ofendem a inteligência de ninguém, tão pouco para aqueles que tem a síndrome de Down. O que se vê na tela, são pessoas inocentes (embora o Marcio do trio seja o mais esperto do que aparenta ser), que graças a sua pureza perante o mundo em que eles vivem, acabam por serem levados para lugares que jamais imaginavam que um dia iriam. É claro que para os cinéfilos de plantão, o grande lance ao assistir o filme é catar as inúmeras referencias de inúmeros filmes clássicos que surgem no decorrer da trama, desde a Psicose (numa cena hilária) há Pulp Fiction, Taxi Driver, Blade Runner, Cães de Aluguel, Cidade de Deus,Tropa de Elite e Thelma & Louise,
Narrado por Lima Duarte, que interpreta o jardineiro da instituição que os personagens vivem, em números momentos, Colegas soa por vezes um conto de fadas contemporâneo em que todos os sonhos podem sim serem realizados. Despretensioso, divertido e ao mesmo tempo corajoso, Colegas é uma prova que uma idéia nova, mais um turbilhão de referencias de que todo mundo sabe de onde saiu, pode sim render algo original, desde que seja rodado de uma forma bem humorada, mas ao mesmo tempo com determinação.    


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sexta-feira, 15 de março de 2013

Cine Especial: O QUE É UM DOCUMENTÁRIO?: Parte 4


Nos dias 26 e 28/Março; 02 e 03/Abril, estarei participando do curso "O que é um Documentário?", criado pelo Cena Um e ministrado pelo jornalista Rafael Valles. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui, estarei postando sobre últimos documentários nacionais e internacionais que eu assisti nos últimos anos. 

Liv & Ingmar – Uma História de Amor

Sinopse: O documentário discorre sobre a relação de 42 anos entre a atriz norueguesa Liv Ullmann e o diretor sueco Ingmar Bergman. Narrado sob o ponto de vista de Liv o filme é construído a partir de uma entrevista com a atriz e de imagens dos filmes realizados por ambos com cenas dos bastidores fotografias trechos de Changing - autobiografia da atriz - e cartas pessoais de Ingmar para ela. Um olhar sobre dois grandes artistas e seres humanos amigos e companheiros.

No inicio do filme A Hora do Lobo, a personagem de Liv Ullmann se senta e começa a falar com a gente  sobre sua relação conflituosa entre ela e o marido na trama(Max Von Sydow). Na época a atriz estava grávida do cineasta Bergman e o que se vê na tela, nada mais são do que a vida imitando a arte, pois o amor e conflitos que ambos os veteranos passavam juntos, o cineasta inseria tudo isso em seus filmes em que trabalhou com ela. Para marinheiro de primeira viagem, isso pode até parecer deselegante, mas acredito que isso funcionava para exorcizar os demônios interiores que cada um tinha ao longo dos anos que passaram juntos, rendendo então uma das melhores parecerias entre um cineasta e sua musa nas telas.
Tanto Bergman como Ullmann construíram uma carreira exemplar e muito elogiada na Suécia, sem precisar do cinema americano para isso, mas como toda a perfeição que se preze tudo tem o seu preço. Ambos se amavam, mas Bergman talvez não soubesse administrar isso, ao ponto de tentar de todas as formas de isolar a atriz do mundo. Contudo, Liv Ullmann é alguém maior do que a vida e mesmo amando o cineasta, não poderia permitir que aquela situação continuasse o que acabou gerando a separação de ambos, mas jamais o desligamento. Tornaram-se amigos muitos íntimos até o ultimo dia de vida do cineasta e tudo isso é muito bem explicado pela própria atriz, num desabafo e ao mesmo tempo uma declaração de amor ao cineasta neste belo documentário dirigido por  Dheeraj Akolkar.
Na projeção, vemos Ullmann ainda bela, mas carregando boas e más lembranças da vida que teve ao lado do cineasta. A grande sacada do documentário é de exibir inúmeras cenas dos filmes em que ela atuou para o cineasta, para então nos darmos conta de como aquelas tramas (como Retratos de um Casamento), tinham tudo haver com os altos e baixos que os dois passavam. O filme nos brinda com inúmeros momentos clássicos desses filmes, além de  termos o prazer de  presenciar a  Ilha de Fårö que tanto Bergman gostava de filmar e que se tornou lar dele com a atriz.
Embora curto, o filme sintetiza como um todo a vida desse incrível casal e acima de tudo é um tributo de amor e respeito para um dos grandes cineastas que surgiram no século 20.

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quinta-feira, 14 de março de 2013

Cine Dica: Filme de Damiano Damiani no Projeto Raros


EM HOMENAGEM AO DIRETOR DAMIANO DAMIANI O PROJETO RAROS EXIBE O DIA DA CORUJA

Nesta sexta-feira,15 de março, às 20 horas, o primeiro projeto Raros de 2013 presta homenagem ao diretor italiano Damiano Damiani com a exibição de O Dia da Coruja (Il Giorno Della Civetta, 1968). Conhecido pelo grande público principalmente por seus westerns spaghetti, como Uma Bala Para o General (El Chuncho, Quien Sabe?, 1966) e Trinity e Seus Companheiros (Um Gênio, Due Compari, Um Pollo, 1975), Damiani faleceu em Roma, no último dia 07 de março, aos 90 anos. Diretor versátil, realizou  mais de 30 filmes transitando entre diversos gêneros, de dramas intimistas, passando pelas comédias, westerns, pelo horror, e por thrillers policiais onde lançava um olhar apurado sobre as maquinações políticas e as engrenagens que movimentavam a máfia italiana.

O Dia da Coruja, baseado no romance homônimo de Leonardo Sciascia, acompanha a luta de Bellodi (Franco Nero), um jovem oficial de polícia de Milão recém chegado à Sicília, para desvendar a morte de Salvatore Colasbena, um modesto empreiteiro da construção civil. As investigações o colocam em conflito com a máfia siciliana, políticos locais, e o aproximam de Rosa (Claudia Cardinale), a viúva da vítima. Conforme se aproxima da verdade, Bellodi começa a compreender a rede de violência e corrupção que movimenta os interesses políticos da região.

Atenção: O Dia da Coruja será exibido numa cópia em DVD, com legendas em espanhol. A entrada é franca.

O Dia da Coruja (Il Giorno Della Civetta / 1968), de Damiano Damiani. Com: Franco Nero, Claudia Cardinale, Lee. J. Cobb.

PROJETO RAROS
SALA P. F. GASTAL - USINA DO GASÔMETRO
SEXTA-FEIRA, DIA 15 DE MARÇO, 20H
ENTRADA FRANCA

Cine Dica: JONAS MEKAS GANHA RETROSPECTIVA NA SALA P. F. GASTAL



A Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da SMC promove durante a 54ª Semana de Porto Alegre uma retrospectiva do célebre diretor lituano Jonas Mekas, que até hoje nunca teve qualquer de seus filmes exibidos na capital gaúcha. A mostra acontece na Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro, 3º andar) entre os dias 19 e 24 de março, e chega a Porto Alegre depois de ter passado pelo Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo e do Rio de Janeiro. A programação tem entrada franca.
Nascido na Lituânia em 1922, Jonas Mekas radicou-se em Nova York em 1949, onde comprou sua primeira câmera de 16mm. Um dos principais nomes do cinema de vanguarda estadunidense da segunda metade do século XX, o cineasta colaborou com diferentes nomes da arte contemporânea, de John Lennon e Yoko Ono a Salvador Dalí e Andy Warhol. Além do seu trabalho autoral – que inclui filmes de ficção, documentários, diários e, mais recentemente, obras de videoinstalação –, Mekas criou e mantém o Anthology Film Archives, um dos mais importante arquivos de cinema de vanguarda do mundo, e a revista Film Culture, considerada a principal publicação de crítica cinematográfica dos Estados Unidos.
Sem dúvida, esta programação é desde logo um dos grandes destaques da história da Sala P. F. Gastal e também da cinefilia local, pois será a primeira vez que Mekas - um daqueles gênios do cinema cuja obra permanece inexplicavelmente desconhecida aqui - terá seus filmes exibidos em Porto Alegre. Entre os destaques da programação, títulos como os que Mekas realizou com Andy Warhol (Cenas da Vida de Andy Warhol: Amizades e Interseções), com as irmãs Jackie Kennedy e Lee Radizwill (Esse Lado do Paraíso – Fragmentos de uma Biografia Inacabada), alguns dos seus célebres diários filmados (incluindo o gigantesco Ao Caminhar Entrevi Lampejos de Beleza, que será exibido em três partes) e o filme sobre o grupo teatral Living Theater (A Prisão). 
  
PROGRAMAÇÃO


Ao Caminhar Entrevi Lampejos de Beleza (As I Was Moving Ahead, Occasionally I Saw Brief Glimpses of Beauty). Estados Unidos, 1970-1999 /2000, 288minutos.
“Meus diários em filme de 1970 a 1999. O filme cobre meu casamento, o nascimento dos meus filhos. Nós os vemos crescer. Imagens da vida cotidiana, fragmentos de felicidade e de beleza. A passagem das estações em Nova York, a vida em casa, a natureza. Nada de extraordinário, nada de especial, coisas que todos nós vivemos ao longo de nossas vidas. Este filme é também meu poema de amor dedicado a Nova York, seus verões, seus invernos, suas ruas, seus parques.”

As Armas das Árvores (Guns of the Trees). Estados Unidos, 1962, 87 minutos.

Dois casais – um de negros e um de brancos – vivem em Nova York, onde paira, em 1960, o espectro da bomba atômica. Com interlúdios escritos e recitados por Allen Ginsberg, este filme é a única obra de ficção de Jonas Mekas.

Cenas da Vida de Andy Warhol: Amizades e Interseções (Scenes from the Life of Andy Warhol: Friendship and Intersections). Estados Unidos, 1965-82/1990, 35minutos.
Colagem das filmagens que Mekas fez de Warhol durante o período em que conviveram. O filme alterna sequências mostrando a dimensão pública de Warhol – vê-se sua retrospectiva no Whitney Museum, o primeiro concerto do Velvet Underground –, com outras retratando momentos cotidianos e íntimos: na praia, com amigos. Vemos Edie Sedgwick, Gerard Malanga, George Maciunas, Yoko Ono, John Lennon, Caroline e John Kennedy Jr., entre outros.

Esse Lado do Paraíso – Fragmentos de uma Biografia Inacabada (This Side of Paradise: Fragments of an Unfinished Biography). Estados Unidos, 1968-73/1999, 35 minutos.
Entre o final dos anos 1960 e o início dos anos 1970, Mekas passou os verões com Jackie Kennedy, sua irmã, Lee Radziwill, e seus filhos. O período ainda era muito próximo da morte trágica de Kennedy e o convívio com o cinema foi uma das maneiras que Jackie encontrou para ajudar os filhos no luto. Mais tarde, Mekas pensou em fazer uma biografia de John Kennedy, os fragmentos inacabados dessa biografia ele reuniu neste filme.

Lost Lost Lost. Estados Unidos, 1949-63/1976, 180 minutos.
“O período que descrevo nesses seis rolos de filme foi um período de desesperança, de tentativas de me enraizar nesta terra nova, de criar novas memórias. Nesses seis dolorosos rolos, tentei descrever os sentimentos de um exilado, meus sentimentos durante aqueles anos. (…). O sexto rolo é uma transição, ele mostra quando começamos a relaxar, quando comecei a encontrar momentos de felicidade”.

Notas para Jerome (Notes for Jerome). Estados Unidos, 1966-74/1978, 45 minutos.

Essa homenagem ao artista e cineasta Jerome Hill é a primeira de uma série de retratos e elegias que Mekas irá dedicar aos amigos falecidos. O Anthology Film Archives e a coleção Essential Cinema existiram graças ao apoio financeiro de Jerome Hill.

A Prisão (The Brig). Estados Unidos, 1964, 68 minutos.
Em 1964 Jonas Mekas assistiu à última apresentação da peça The Brig pela lendária companhia teatral The Living Theatre, antes que o grupo tivesse de desocupar o teatro no qual estava ensaiando e se apresentando. Impactado, ele convence o grupo a invadir o teatro e a reencenar o espetáculo uma última vez, na noite seguinte.

Reminiscências de uma Viagem para a Lituânia (Reminiscences of a Journey to Lithuania). Estados Unidos, 1971/1972, 82 minutos.

“Este filme se divide em três partes. A primeira é composta de filmes que fiz com minha primeira Bolex quando chegamos na América, sobretudo entre os anos 1950 e 1953. São imagens da minha e da vida de Adolfas [ irmão do diretor], daquilo com que parecíamos na época. A segunda parte foi filmada em 1971 na Lituânia. Quase tudo em Seminiskiai, meu vilarejo natal. Vemos minha antiga casa, minha mãe (nascida em 1887), todos os meus irmãos celebrando nossa volta. A terceira começa com um parêntese em Elmshorn, onde passamos um ano num campo de trabalhos forçados durante a guerra. Após fechar o parêntese, nos encontramos em Viena com alguns dos meus melhores amigos.”

Restos da Vida de um Homem Feliz (Out Takes from the Life of a Happy Man). Estados Unidos, 2012, 68 minutos.
“Em minha sala de montagem há uma estante cheia de latas de filmes que remontam aos anos 1950. É um material relacionado ao meu trabalho, de 1950 até hoje, mas que não encontrou seu lugar nos meus filmes. E todas elas estão se apagando, lentamente. Algumas já desapareceram. Quando da minha exposição na Serpentine [galeria londrina], decidi que era o momento de reunir todo esse material neste que será meu último filme em película.”

Walden (Diários, Notas e Esboços) (Walden [Diaries, Notes & Sketches]). Estados Unidos, 1964-68/1968-69, 180 minutos.
“Desde 1950 mantenho um diário em filme. Tenho andado por aí com minha Bolex e reagido à realidade imediata. Certos dias filmo 10 fotogramas, noutros 10 segundos, noutros ainda 10 minutos. Ou não filmo nada… Walden contém materiais dos anos 1965-69, montados em ordem cronológica.”

Zéfiro Torna ou Cenas da Vida de George Maciunas (Zefiro Torna or Scenes from the Life of George Maciunas). Estados Unidos, 1952-78/1992, 34 minutos.
Homenagem ao amigo de longa data George Maciunas, lituano, como o diretor, e com quem partilhava o entusiasmo, a liberdade e o espírito anárquico que marcaram a arte dos anos 1960. O filme traz os mais belos registros das performances do Fluxus, grupo para o qual Maciunas foi determinante.

Informações e horários das sessões, vocês conferem na pagina da sala clicando aqui. 

Cine Especial: O QUE É UM DOCUMENTÁRIO?: Parte 3


Nos dias 26 e 28/Março; 02 e 03/Abril, estarei participando do curso "O que é um Documentário?", criado pelo Cena Um e ministrado pelo jornalista Rafael Valles. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui, estarei postando sobre últimos documentários nacionais e internacionais que eu assisti nos últimos anos. 

Dzi Croquettes

sinopse: Em 1972 estreava o primeiro show dos Dzi Croquettes. Com homens usando roupas femininas, de forma a mostrar as pernas cabeludas e a barba, ele logo foi um sucesso. Apesar disto, foi também banido pelo Serviço Nacional de Teatro. Incorporando o espírito da contracultura reinante na época, os Dzi Croquettes usavam a irreverência para criticar a ditadura militar brasileira.

Na época negra da Ditadura Militar, o país sofreu muito: além de o governo controlar o povo com mão de ferro, houve uma grande perseguição contra qualquer tipo de cultura e por isso, vários filmes e musicas foram censurados na época. Em meio a esse horror, um grupo de homens radicalizou de vez, apresentando shows onde se travestiam e apresentavam, de entre outras coisas, historias com humor, musical, dança e muito teor erótico, mas nada de muito explicito que incomodava a ditadura no principio. O documentário pega do baú cenas raras desses homens que de tanto sucesso, chamaram atenção de gente famosa lá fora, como Lisa Mineli, que em pouco tempo se tornou madrinha do grupo e ajudou eles a fazerem sucesso no exterior como na França. Os depoimentos de pessoas famosas atuais, pessoas do grupo que ainda estão vivos, revelam detalhe por detalhe o dia o dia do que foi essa equipe, que sem duvida influenciou e muito a liberdade de expressão, liberdade gay e influenciou celebridades que seguiram seus passos de uma forma ou de outra, como no caso de Claudia Raia e Miguel Falabella.
Um documentário que merece registro, onde mostra um tempo em que em meio aos punhos de ferro, tinham um grupo que não se intimidava em mostrar a sua cara e fazer rir.

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terça-feira, 12 de março de 2013

Cine Especial: O QUE É UM DOCUMENTÁRIO?: Parte 2


Nos dias 26 e 28/Março; 02 e 03/Abril, estarei participando do curso "O que é um Documentário?", criado pelo Cena Um e ministrado pelo jornalista Rafael Valles. Enquanto os dias da atividade não chegam, por aqui, estarei postando sobre últimos documentários nacionais e internacionais que eu assisti nos últimos anos.  


Fata Morgana

Sinopse: Uma viagem pela África, poética e surreal, como um sonho, fragmentária, por ser destituída de qualquer história, ainda assim amparada em uma coerência interna. Herzog confronta os mitos da criação com imagens da destruição.

Documentário com belas imagens, mas que se deve ser assistida com a mente aberta e adentrar sem pestanejar neste mundo que Herzog filma sem pressa num vasto deserto. A proposta esta sobre a criação da vida em meio ao nada e do nada surge à vida e da vida vem à destruição. Complicado? Assistindo de começo ao fim tem então uma vaga idéia da proposta do diretor. Homem surge do nada, com o nada ele cria e sua criação ele destrói gradualmente nos anos que ele passa no lugar onde nasceu. Não é para qualquer um, mas que representa muito bem o que é Herzog.
  
La Soufrière

Sinopse: Verão de 1976: há uma ameaça de uma erupção devastadora do vulcão "La Soufrière" na ilha de Guadalupe, Antilhas Francesas. A ilha é evacuada. Werner Herzog e sua equipe de filmagem ficam para filmar a catástrofe – e aguardam a erupção em vão.

Assim como seus personagens dos seus filmes, Werner Herzog é alguém que vai alem dos seus limites sem se importar com os riscos que ira aparecer a sua frente. Só mesmo explicando dessa forma para tentar entender os motivos que ele levou a adentrar em uma cidade fantasma, que havia sido abandonada com a ameaça da explosão de um vulcão. Durante o documentário, vemos imagens assustadoras de ruas desertas, casas abandonadas, assim como pobres animais que ficaram para traz e sem ter tido um pingo de esperança.
Um dos pontos altos do documentário esta na entrevista de duas pessoas, que se recusaram a sai da cidade e aceitam a morte com tamanha facilidade, unicamente pelo fato que um dia irão morrer mesmo, então ficar ali para morrer ou depois não fará a mínima diferença. São depoimentos humanos de pessoas simples, que possuem poucos recursos, mas tem muito a dizer. No fim a erupção jamais aconteceu, mas serviu para colocar no mapa a situação humilde da ilha de Guadalupe e do lado imprevisível da mãe natureza.
  
Lições da Escuridão

Sinopse: Pouco antes da segunda Guerra do Golfo, tropas iraquianas incendiaram campos de petróleo e terminais durante sua retirada do Kuait. Herzog e seu cinegrafista tentam registrar o inconcebível, o apocalipse, através de suas imagens.

Através de imagens aéreas vibrantes, Herzog testemunha o inferno na terra quando os campos de petróleo começam a pegar fogo e tanto o céu como a terra vira um mar negro em chamas com imagens e depoimentos de pessoas afetadas por uma guerra sem sentido. Curiosamente vendo essas imagens, não me surpreenderia se Sam Mendes tivesse se inspirado nessa obra de Herzog para criar uma das cenas chaves do filme Soldado Anônimo.


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