Quem sou eu

Minha foto
Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Cine Curiosidade: Vencedores do Globo de Ouro 2024

"Oppenheimer", longa de Christopher Nolan, foi o grande vencedor da noite com cinco estatuetas, enquanto "Succession", "Treta" e "The Bear" foram destaques em categorias de séries. Por outro lado, "Barbie", disponível no catálogo da HBO Max, terminou a noite com apenas duas estatuetas - apesar de nove indicações. Inclusive, o longa foi o vencedor de Melhor Bilheteria, categoria inédita da noite.

"Pobres Criaturas", por sua vez, ganhou o prêmio de Melhor Filme de Comédia ou Musical e sua protagonista, interpretada por Emma Stone, levou o troféu de Melhor Atriz de Comédia ou Musical. O Globo de Ouro de Melhor Atriz de Drama foi para Lily Gladstone, que iniciou o discurso de agradecimento falando em língua indígena.

Confira a lista completa dos indicados e vencedores: 


MELHOR FILME – DRAMA

'Anatomia de uma queda'

'Assassinos da lua das flores'

'Maestro'

'Oppenheimer' (VENCEDOR)

'Vidas passadas'

'Zona de Interesse'


MELHOR ATRIZ EM FILME – DRAMA

Annette Bening - 'Nyad'

Lily Gladstone - 'Assassinos da lua das flores' (VENCEDORA)

Sandra Hüller - 'Anatomia de uma queda'

Greta Lee - Vidas passadas'

Carey Mulligan - 'Maestro'

Cailee Spaeny - 'Priscilla'


MELHOR FILME - COMÉDIA/MUSICAL

'Air: A história por trás do logo'

'American Fiction'

'Barbie'

'Os rejeitados'

'Segredos de um escândalo'

'Pobres criaturas' (VENCEDOR)


MELHOR ATOR EM FILME - COMÉDIA/MUSICAL

Nicolas Cage - 'Dream scenario'

Timothée Chalamet - 'Wonka'

Matt Damon - 'Air: A história por trás do logo'

Paul Giamatti - 'Os rejeitados' (VENCEDOR)

Joaquin Phoenix - 'Beau tem medo'

Jeffrey Wright - 'American fiction'

Assista ao trailer de 'Succession'


MELHOR SÉRIE DE TV - DRAMA

'1923'

'The Crown'

'The diplomat'

'The Last of us'

The morning show'

'Succession' (VENCEDOR)


MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE TV - DRAMA

Helen Mirren - '1923'

Bella Ramsey - 'The last of us'

Keri Russel - 'The diplomat'

Sarah Snook - 'Succession' (VENCEDORA)

Imelda Staunton - 'The Crown'

Emma Stone - 'The curse'


MELHOR SÉRIE DE TV - COMÉDIA/MUSICAL

'Abbott Elementary'

'Barry'

'The Bear' (VENCEDOR)

'Jury Duty'

'Only murders in the building'

'Ted Lasso'


MELHOR SÉRIE LIMITADA, SÉRIE ANTOLÓGICA OU TELEFILME

'All the light we cannot see'

'Treta' (VENCEDOR)

'Daisy Jones & The Six'

'Fargo'

'Fellow Travelers'

'Lessons in chemistry'


MAIOR REALIZAÇÃO CINEMATOGRÁFICA E EM BILHETERIA

'Barbie' (VENCEDOR)

'Guardiões da Galáxia Vol. 3'

'John Wick 4: Baba Yaga'

'Missão: Impossível - Acerto de Contas Parte Um'

'Oppenheimer'

'Homem-Aranha: Através do Aranhaverso'

'Super Mario Bros. - O Filme'

'Taylor Swift: The Eras Tour'


MELHOR CANÇÃO ORIGINAL EM FILME

'Addicted to romance' - Bruce Springsteen ('She came to me')

'Dance the night' - Mark Ronson, Andrew Wyatt, Dua Lipa, Caroline Ailin ('Barbie')

'I'm just Ken' - Mark Ronson, Andrew Wyatt ('Barbie')

'Peaches' - Jack Black, Aaron Horvath, Michael Jelenic, Eric Osmond, John Spiker ('Super Mario Bros. - O filme')

'Road to freedom' - Lenny Kravitz ('Rustin')

'What was I made for?' - Billie Eilish, Finneas O'Connell ('Barbie') (VENCEDORES)


MELHOR TRILHA SONORA ORIGINAL EM FILME

Jerskin Fendrix - 'Pobres criaturas'

Ludwig Göransson - 'Oppenheimer' (VENCEDOR)

Joe Hisaishi - 'Kimitachi wa dô ikiru ka'

Mica Levi - 'Zona de interesse'

Daniel Pemberton - 'Homem-Aranha: Através do aranhaverso'

Robbie Robertson - 'Assassinos da lua das flores'


MELHOR ATOR EM FILME – DRAMA

Bradley Cooper – 'Maestro'

Leonardo Dicaprio - 'Assassinos da Lua das Flores'

Colman Domingo - 'Rustin'

Barry Keoghan - 'Saltburn'

Cillian Murphy - 'Oppenheimer' (VENCEDOR)

Andrew Scott - 'Todos Nós Desconhecidos'


MELHOR ATRIZ EM FILME - COMÉDIA/MUSICAL

Fantasia Barrino - 'A cor púrpura'

Jennifer Lawrence - 'Que horas eu te pego?'

Natalie Portman - 'Segredos de um escândalo'

Alma Pöysti - 'Folhas de outono'

Margot Robbie - 'Barbie'

Emma Stone - 'Pobres criaturas' (VENCEDORA)


MELHOR DIREÇÃO

Bradley Cooper - 'Maestro'

Greta Gerwig - 'Barbie'

Yorgos Lanthimos - 'Pobres criaturas'

Christopher Nolan - 'Oppenheimer' (VENCEDOR)

Martin Scorsese - 'Assassinos da lua das flores'

Celine Song - 'Vidas passadas'


MELHOR FILME DE ANIMAÇÃO

'Kimitachi wa dô ikiru ka' (VENCEDOR)

'Elementos'

'Homem-Aranha: Através do Aranhaverso'

'Super Mario Bros. - O filme'

'Suzume'

'Wish: O poder dos desejos'


MELHOR ATOR EM SÉRIE DE TV - DRAMA

Bryan Cox - 'Succession'

Kieran Culkin - 'Succession' (VENCEDOR)

Gary Oldman - 'Slow horses'

Pedro Pascal - 'The last of us'

Jeremy Strong - 'Succession'

Dominc West - 'The Crown'

Ayo Edebiri com seu Globo de Ouro 2024 pela atuação em 'The Bear' — Foto: Robyn Beck/AFP


MELHOR ATRIZ EM SÉRIE DE TV - COMÉDIA/MUSICAL

Rachel Brosnahan - 'The marvelous mrs. Maisel'

Quinta Brunson - 'Abbott Elementary'

Ayo Edebiri - 'The Bear' (VENCEDORA)

Elle Fanning - 'The Great'

Selena Gomez - 'Only murders in the building'

Natasha Lyonne - 'Poker face'


MELHOR FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA

'Anatomia de uma queda' - França (VENCEDOR)

'Folhas de outono' - Finlândia

'Io capitano' - Itália

'Vidas passadas' - Estados Unidos

'A sociedade da neve' - Espanha

'Zona de interesse' - Reino Unido/Estados Unidos


MELHOR ESPECIAL DE STAND-UP NA TV

Ricky Gervais – 'Ricky Gervais: Armageddon' (VENCEDOR)

Trevor Noah - 'Trevor Noah: Where Was I'

Chris Rock - 'Chris Rock: Selective Outrage'

Amy Schumer - 'Amy Schumer: Emergency Contact'

Sarah Silverman - 'Sarah Silverman: Someone You Love'

Wanda Sykes - 'Wanda Sykes: I’m An Entertainer'

Jeremy Allen White agradece pelo prêmio por sua atuação em 'The Bear' no Globo de Ouro 2024 — Foto: Sonja Flemming/CBS via AP


MELHOR ATOR EM SÉRIE DE TV - COMÉDIA/MUSICAL

Bill Hader - 'Barry'

Steve Martin - 'Only Murders In The Building'

Jason Segel - 'Shrinking'

Martin Short - 'Only Murders In The Building'

Jason Sudeikis - 'Ted Lasso'

Jeremy Allen White - 'The Bear' (VENCEDOR)


MELHOR ROTEIRO

Greta Gerwig & Noah Baumbach – 'Barbie'

Tony Mcnamara – 'Pobres criaturas'

Christopher Nolan – 'Oppenheimer'

Eric Roth & Martin Scorsese - 'Assassinos da Lua das Flores'

Celine Song - 'Vidas Passadas'

Justine Triet & Arthur Harari – 'Anatomia de Uma Queda' (VENCEDORES)


MELHOR ATOR COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA-MUSICAL OU DRAMA

Billy Crudup - 'The morning show'

Matthew Macfadyen - 'Succession' (VENCEDOR)

James Marsden - 'Jury Duty'

Ebon Moss-Bachrach - 'The Bear'

Alan Ruck - 'Succession'

Alexander Skarsgard - 'Succession'


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM SÉRIE DE COMÉDIA-MUSICAL OU DRAMA

Elizabeth Debicki - 'The Crown' (VENCEDORA)

Abby Elliott - 'The Bear'

Christina Ricci - 'The Yellowjackets'

J. Smith-Cameron - 'Succession'

Meryl Streep - 'Only murders in the building'

Hannah Waddingham - 'Ted Lasso'


MELHOR ATOR EM SÉRIE LIMITADA, SÉRIE ANTOLÓGICA OU FILME PARA A TV

Matt Bomer - 'Fellow travelers'

Sam Clafin - 'Daisy Jones & The Six'

Jon Hamm - 'Fargo'

Woody Harrelson - 'White House plumber'

David Oyelowo - 'Lawmen Bass Reeves'

Steven Yeun - 'Treta' (VENCEDOR)


MELHOR ATRIZ EM SÉRIE LIMITADA, SÉRIE ANTOLÓGICA OU FILME PARA A TV

Riley Keough - 'Daisy Jones & The Six'

Brie Larson - 'Lessons in chemistry'

Elizabeth Olsen - 'Love & death'

Juno Temple - 'Fargo'

Rachel Weisz - 'Dead Ringers'

Ali Wong - 'Treta' (VENCEDORA)


MELHOR ATOR COADJUVANTE EM FILME

Willem Dafoe - 'Pobres criaturas'

Robert De Niro - 'Assassinos da lua das flores'

Robert Downey Jr. - 'Oppenheimer' (VENCEDOR)

Ryan Gosling - 'Barbie'

Charles Melton - 'Segredos de um escândalo'

Mark Ruffalo - 'Pobres criaturas'


MELHOR ATRIZ COADJUVANTE EM FILME

Emily Blunt - 'Oppenheimer'

Danielle Brooks - 'A cor púrpura'

Jodie Foster - 'Nyad'

Julianne Moore - 'Segredos de um escândalo'

Rosamund Pike - 'Saltburn'

Da'vine Joy Randolph - 'Os rejeitados' (VENCEDORA)


 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

domingo, 7 de janeiro de 2024

Cine Curiosidade: Barbie e Assassinos da Lua das Flores são os favoritos do público no Globo de Ouro

 Dados da análise de audiência feita pela Taboola mostram os filmes de Greta Gerwig e Martin Scorsese como os grandes vencedores da noite

A temporada de premiações está prestes a começar com a 81ª edição do Globo de Ouro, no próximo domingo, dia 7. O evento é um farol para reconhecer os talentos do cinema e da televisão, oferecendo um vislumbre das obras que possivelmente serão premiadas ao longo do ano. Destaques notáveis incluem o filme "Barbie" e a série "Succession" da HBO, ambos com o maior número de indicações, 9. Entre as séries, "The Bear" e "Only Murders in the Building" lideram as indicações, cada uma com 5 categorias. Com o intuito de oferecer uma perspectiva antecipada, a  Taboola, líder global em recomendações de conteúdo na open web, mergulhou nos dados de pageviews ao longo de 90 dias em sua rede de publishers para antecipar os prováveis vencedores, revelando os favoritos do público entre as principais categorias.

No cinema, o filme "Barbie", de Greta Gerwig, é o mais popular entre os indicados a Melhor Filme de Comédia ou Musical, com 3.9 milhões de pageviews. Enquanto isso, o emocionante "Assassinos da Lua das Flores" surge como um forte candidato para o prêmio de Melhor Filme de Drama, arrebatando 3 milhões de pageviews. Martin Scorsese, na categoria de direção, mantém-se como o predileto com 2.4 milhões de pageviews.

Na esfera das atuações, a corrida para Melhor Ator em Filme de Drama aponta Bradley Cooper como o líder, com 1.9 milhão de pageviews por sua performance em "Maestro". Já Matt Damon se destaca como a escolha principal para Melhor Ator em Filme de Comédia ou Musical, angariando 407 mil pageviews em "Air: A História Por Trás do Logo". Enquanto isso, Robert De Niro conquista a preferência do público para Melhor Ator Coadjuvante, acumulando 1.7 milhão de pageviews por sua atuação em "Assassinos da Lua das Flores".

No campo das atuações femininas, Lily Gladstone assume a dianteira como Melhor Atriz em Filme de Drama, com 269 mil pageviews em "Assassinos da Lua das Flores". Emma Stone se destaca como a favorita para Melhor Atriz em Filme de Comédia ou Musical, com 1.3 milhão de pageviews por "Poor Things". Enquanto Emily Blunt brilha como a principal escolha para Melhor Atriz Coadjuvante, acumulando 549 mil pageviews por sua atuação em "Oppenheimer".

Mudando para o panorama televisivo, "The Crown" assume a dianteira como a série mais popular na categoria de Melhor Série de Drama, desbancando "Succession" com 1,8 milhão de pageviews. Enquanto isso, "Ted Lasso" conquista o coração do público, emergindo como o favorito com 404 mil pageviews na categoria de Melhor Série de Comédia ou Musical.

Explorando as performances masculinas, Pedro Pascal é o favorito para Melhor Ator em Série de Drama, com 362 mil pageviews por "The Last of Us". Jeremy Allen White é o grande destaque para Melhor Ator em Série de Comédia ou Musical, com 673 mil pageviews por "The Bear". Alan Ruck é o favorito para Melhor Ator Coadjuvante em Série, com 331 mil pageviews por "Succession".

Entre as performances femininas, Emma Stone é a favorita para Melhor Atriz em Série Dramática, com 1,3 milhão de pageviews por "The Curse". Selena Gomez é a favorita para Melhor Atriz em Série de Comédia ou Musical, com 1,4 milhão de pageviews por "Only Murders in the Building". Meryl Streep é a favorita para Melhor Atriz Coadjuvante em Série, com 660 mil pageviews, também por "Only Murders in the Building".


Sobre a Taboola

A Taboola fornece recomendações para a open web, ajudando as pessoas a descobrir aquilo que podem gostar. A plataforma da empresa, alimentada por inteligência artificial, é usada por propriedades digitais, incluindo sites, dispositivos e aplicativos móveis, para impulsionar a monetização e o envolvimento do usuário. A Taboola tem parcerias de longo prazo com algumas das principais propriedades digitais do mundo, incluindo no Brasil, mais de 700 parceiros, entre eles Editora Globo, MSN, R7, IstoÉ, Diários Associados, CNN Brasil, Folha de S. Paulo, Metrópoles entre outros mundo afora como CNBC, BBC, NBC News, Business Insider, The Independent e El Mundo.

Mais de 15.000 anunciantes usam o Taboola para alcançar mais de 500 milhões de usuários ativos diariamente em um ambiente de marca segura. Após a aquisição da Connexity em 2021, a Taboola é líder no fornecimento de recomendações de comércio eletrônico, gerando mais de 1 milhão de transações mensais a cada mês. Marcas líderes como Walmart, Macy’s, Wayfair, Skechers e eBay estão entre os principais clientes.


Saiba mais em www.taboola.com e siga @taboola no Twitter

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

Cine Especial: De Ray Harryhausen - 'A Invasão dos Discos Voadores'

Uma das produções do lendário Ray Harryhausen, nesse filme ele foi o responsável pela criação dos efeitos especiais dos criativos discos voadores em imagens que até hoje impressionam, Harryhausen trabalhou em filmes como "Jasão e os Argonautas"('1963), "O Monstro do Mar Revolto" (1955), "Simbad e O Olho do Tigre" (1977) e "Fúria de Titãs" (1981), ele é considerado o mestre dos efeitos em stop-motion.

O filme começa apresentando relatos de aparições de discos voadores e os planos militares para destruir qualquer objeto não identificado. O Dr. Russel Marvin que trabalha no projeto espacial e sua esposa Carol estão na estrada quando presenciam a aparição de um disco voador que os deixa atônitos. Russel conseguiu gravar ruídos do disco mas não conseguem entender o que dizem.

"A Invasão dos Discos Voadores" é um daqueles filmes divertidos do cinema fantástico da década de 1950, com fotografia original em preto e branco (existe uma versão colorizada por computador para o lançamento em DVD), e história típica de invasão alienígena associada à paranoia política da ameaça comunista aos Estados Unidos no conturbado período da Guerra Fria.

Curto (1h 23min) e bastante dinâmico, não há enrolação e as coisas acontecem rapidamente, com o surgimento dos tradicionais discos voadores de outro mundo invadindo nosso planeta, deixando evidente suas intenções hostis e impondo uma superioridade bélica com raios desintegradores. Para combatê-los, a humanidade, obviamente representada pela supremacia americana sempre propagada nos filmes, encontra a salvação através de canhões sônicos de alta frequência, que conseguem desestabilizar as naves e derrubá-las.

Tem a tradicional narração “em off”, um recurso muito utilizado nos filmes daquele período. A história é simples, utilizando-se de clichês largamente explorados no tema de invasão alienígena, e o que vale mesmo são as cenas antológicas dos ataques dos discos voadores em efeitos de “stop motion” de Ray Harryhausen, o mestre eterno dessa técnica, com resultados excelentes de puro entretenimento, principalmente pelas dificuldades da época da produção, sem a artificialidade da computação gráfica.

Os destaques certamente vão para as naves redondas do espaço sideral, os alienígenas em suas armaduras metálicas que lembram robôs, a sala de comando com computadores imensos repletos de luzes piscando e outros elementos característicos do cinema fantástico bagaceiro dos anos 1950. É um filme memorável, não tanto pela história clichê e previsível, enfatizando sempre o heroísmo americano como salvador da Terra, mas pelos incríveis efeitos com maquetes, bonecos e trucagens sempre bem executados e muito divertidos, num esforço de trabalho que deve ser enaltecido.

Foi lançado em DVD no Brasil pela “Classicline” com as versões em preto e branco e colorido. Aliás, como o filme está em domínio público, ambas as versões podem ser facilmente encontradas no “Youtube”, e com a dublagem clássica de quando foi exibido na televisão por aqui, com aquelas vozes dos dubladores que ficaram eternizadas em nossas memórias.

Curiosamente, a destruição de Washington pelos discos voadores foi homenageada em Marte Ataca! (1996), de Tim Burton.


 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

Cine Dica: CINEMATECA PAULO AMORIM - PROGRAMAÇÃO DE 4 A 10 DE JANEIRO DE 2024

 SEGUNDA-FEIRA NÃO HÁ SESSÕES

A primeira cinesemana de 2024 traz duas estreias muito aguardadas pelo público. Uma delas é PRISCILLA, da diretora Sofia Coppola, baseada nas memórias da jovem que foi casada com Elvis
Presley, o Rei do Rock, entre as décadas de 1960 e 1970. Também temos o lançamento de O MELHOR ESTÁ POR VIR, filme em que o diretor italiano Nanni Moretti presta uma homenagem ao fazer cinematográfico a partir de experiências pessoais.

Seguem em cartaz dois filmes que são elogiados pela crítica e estão entre os favoritos dos nossos frequentadores: o japonês MONSTER e o argentino PUAN. Outro destaque é o irlandês A MENINA SILENCIOSA, que concorreu ao Oscar de melhor filme internacional.

Esta é a última semana para conferir os dois títulos brasileiros da nossa programação: PEDÁGIO, de Carolina Markowicz, e PROPRIEDADE, de Daniel Bandeira.


Confira a programação completa e o portal do cinema gaúcho em www.cinematecapauloamorim.com.br


SALA PAULO AMORIM


15h – O MELHOR ESTÁ POR VIR Assista o trailer aqui.

(Il Sol Dell'avvenire - Itália, 95min, 2023). Direção de Nanni Moretti, com Nanni Moretti, Margherita Buy, Silvio Orlando, Mathieu Amalric. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Giovanni é um cineasta que tenta terminar seu novo filme, ambientado na Roma da década de 1950 e sobre comunistas italianos. Mas vários percalços atrapalham a produção, incluindo o orçamento apertado, uma atriz que não aceita seu papel, o próprio casamento de Giovanni e o namoro da filha com um tipo inesperado. Sempre no limite, o cineasta terá que repensar sua maneira de fazer filmes e se preparar para o futuro. O longa fez parte da competição oficial do Festival de Cannes de 2023.


16h45 – MONSTER Assista o trailer aqui.

(Kaibutsu - Japão, 2023, 125min). Direção de Hirokazu Kore-eda, com Ando Sakura, Soya Kurokawa, Eita Nagayama. Imovision, 12 anos. Drama.

Sinopse: Uma mãe percebe que seu filho está se comportando de maneira estranha e tenta descobrir os motivos. Pelo relato do menino, tudo indica que um dos seus professores é o responsável. A mãe vai à escola e exige uma explicação – enquanto isso, a verdade começa a surgir junto com as versões de todos os envolvidos. O filme foi o vencedor do prêmio de melhor roteiro no Festival de Cannes em 2023.


19h30 – O MELHOR ESTÁ POR VIR

(Il Sol Dell'avvenire - Itália, 95min, 2023). Direção de Nanni Moretti, com Nanni Moretti, Margherita Buy, Silvio Orlando, Mathieu Amalric. Pandora Filmes, 12 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Giovanni é um cineasta que tenta terminar seu novo filme, ambientado na Roma da década de 1950 e sobre comunistas italianos. Mas vários percalços atrapalham a produção, incluindo o orçamento apertado, uma atriz que não aceita seu papel, o próprio casamento de Giovanni e o namoro da filha com um tipo inesperado. Sempre no limite, o cineasta terá que repensar sua maneira de fazer filmes e se preparar para o futuro. O longa fez parte da competição oficial do Festival de Cannes de 2023.


SALA EDUARDO HIRTZ


14h45 – PRISCILLA Assista o trailer aqui.

(Estados Unidos/Itália, 2023, 113min). Direção de Sofia Coppola, com Cailee Spaeny e Jacob Elordi. Mubi/O2 Play, 14 anos. Drama.

Sinopse: Priscilla Beaulieu tinha apenas 14 anos quando conheceu Elvis Presley em uma festa – ele, com 24, já era uma estrela meteórica do rock. Do namoro apaixonado até a separação foram 13 anos de convivência, marcados por muita cumplicidade e momentos de fragilidade e desentendimento. O filme é baseado na autobiografia "Elvis e Eu", escrita por Priscilla em 1985, e que detalha, segundo ela, uma história de “amor, fantasia e fama” e oferece um retrato menos glamouroso do rei do rock. O filme rendeu à Cailee Spaeny o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza.


17h – PUAN Assista o trailer aqui.

(Argentina, 2023, 105min). Direção de María Alché e Benjamín Naishtat, com Marcelo Subiotto, Leonardo Sbaraglia, Julieta Zylberberg. Vitrine Filmes, 14 anos. Comédia dramática.

Sinopse: Marcelo é professor de Filosofia e acredita que será promovido depois da morte de seu chefe na Universidade Pública de Buenos Aires. Mas a situação muda com a chegada de Rafael, que volta da Europa disposto a brigar pelo cargo. Marcelo, então, tenta provar que merece a promoção, enquanto vê sua vida e o país entrarem em uma espiral de caos. Com público de mais de 100 mil espectadores na Argentina, “Puan” ganhou o prêmio de melhor roteiro no festival de San Sebastian.


19h15 – PRISCILLA

(Estados Unidos/Itália, 2023, 113min). Direção de Sofia Coppola, com Cailee Spaeny e Jacob Elordi. Mubi/O2 Play, 14 anos. Drama.

Sinopse: Priscilla Beaulieu tinha apenas 14 anos quando conheceu Elvis Presley em uma festa – ele, com 24, já era uma estrela meteórica do rock. Do namoro apaixonado até a separação foram 13 anos de convivência, marcados por muita cumplicidade e momentos de fragilidade e desentendimento. O filme é baseado na autobiografia "Elvis e Eu", escrita por Priscilla em 1985, e que detalha, segundo ela, uma história de “amor, fantasia e fama” e oferece um retrato menos glamouroso do rei do rock. O filme rendeu à Cailee Spaeny o prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza.


SALA NORBERTO LUBISCO


15h15 – PEDÁGIO Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2023, 100min). Direção de Carolina Markowicz, com Maeve Jinkings, Kauan Alvarenga, Tomás Aquino, Aline Maia. Paris Filmes, 14 anos. Drama.

Sinopse: Suellen, cobradora de pedágio, percebe que pode usar seu trabalho para fazer uma renda extra ilegalmente. Mas tudo por uma causa nobre: financiar a ida de seu filho à caríssima cura gay ministrada por um famoso pastor estrangeiro. O filme conquistou os prêmios de melhor atriz (Maeve Jinkings), melhor ator (Kauã Alvarenga) e melhor atriz coadjuvante (Aline Maia) no Festival do Rio.


17h15 – A MENINA SILENCIOSA Assista o trailer aqui.

(An Cailín Ciúin – Irlanda, 2022, 95min). Direção de Colm Bairéad, com Catherine Clinch, Carrie Crowley, Andrew Bennett. Imovision, 14 anos. Drama.

Sinopse: Cáit é uma menina de nove anos que tem uma família pobre e numerosa. Às vésperas de mais um parto da mãe, ela é obrigada a passar um tempo na casa de parentes distantes. No convívio com este casal de meia idade, que ela mal conhece, Cáit começa a descobrir outras formas de relacionamento familiar e a possibilidade de ter um lugar no mundo. A história é ambientada na década de 1980, quando o ensino da língua irlandesa foi proibido no Reino Unido e a Irlanda vivia conflitos relacionados à sua independência. O filme traz uma adaptação do romance "Foster", de Claire Keegan, e foi um dos cinco indicados ao Oscar de filme internacional na premiação de 2023.


19h – PROPRIEDADE Assista o trailer aqui.

(Brasil, 2022, 100min). Direção de Daniel Bandeira, com Malu Galli, Zuleika Ferreira, Tavinho Teixeira. Sessão Vitrine Petrobras, 16 anos. Drama.

Sinopse: Tereza ainda se recupera de uma situação de trauma e resolve passar uns dias na fazenda da sua família. Mas, quando chega no lugar, enfrenta a revolta dos trabalhadores, que protestam contra uma provável demissão. O carro blindado acaba sendo o único porto seguro da mulher e também a única camada que separa estes dois universos tão brasileiros.


PREÇOS DOS INGRESSOS:

TERÇAS, QUARTAS e QUINTAS-FEIRAS: R$ 14,00 (R$ 7,00 – ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). SEXTAS, SÁBADOS, DOMINGOS, FERIADOS: R$ 16,00 (R$ 8,00 - ESTUDANTES E MAIORES DE 60 ANOS). CLIENTE BANRISUL: 50% DE DESCONTO EM TODAS AS SESSÕES MEDIANTE PAGAMENTO COM O CARTÃO DO BANCO.

Estudantes devem apresentar Carteira de Identidade Estudantil.

Outros casos: conforme Lei Federal nº 12.933/2013.

A meia-entrada não é válida em festivais, mostras e projetos que tenham ingresso promocional. Os descontos não são cumulativos. Tenha vantagens nos preços dos ingressos ao se tornar sócio da Cinemateca Paulo Amorim. Entre em contato por este e-mail ou pelos telefones: (51) 3136-5233, (51) 3226-5787.


Acesse nossas plataformas sociais:

https://linktr.ee/cinematecapauloamorim

quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Cine Dica: Sessão Clube de Cinema 06/01/2023 - 'A linha'

Segue a sessão inaugural da temporada 2024 do Clube de Cinema de Porto Alegre no próximo final de semana.

SESSÃO CLUBE DE CINEMA

Local: Sala Paulo Amorim, Cinemateca Paulo Amorim, Casa de Cultura Mario Quintana

Data: 06/01/2024, sábado, às 10:15 da manhã


"A Linha" (La Ligne)

França / Suíça, 2022, 100 min, 14 anos

Direção: Ursula Meier

Elenco: Stéphanie Blanchoud, Valeria Bruni Tedeschi, India Hair

Sinopse: Depois de uma briga violenta com a mãe, Margaret é sentenciada a uma medida restritiva e precisa manter pelo menos 100 metros de distância da casa da família. A filha caçula fica encarregada de pintar uma linha representando este limite em volta da casa, o que apenas intensifica o desejo de Margaret de ficar perto da família.



Atenciosamente,

Carlos Eduardo Lersch

Diretor de Programação CCPA.

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Cine Dica: Em Cartaz - 'Propriedade'

Sinopse: Uma reclusa estilista se enclausura em seu carro blindado para se proteger de uma revolta dos trabalhadores da fazenda de sua família. Separados por uma camada impenetrável de vidro, dois universos estão prestes a colidir. 

Nos últimos dez anos o Brasil observou de perto a abertura da sua "Caixa de Pandora" e da qual jamais foi fechada. Pode-se dizer que de 2016 para cá se cresceu tanto o discurso de ódio uns contra os outros que as pessoas simplesmente se cegaram e começaram a criar uma divisa invisível entre as classes, raças e credos. "Propriedade" (2023) talvez seja uma simples síntese sobre esses fatos ditos, mas que não esconde o lado grotesco dessa divisão e da qual não existe uma cura tão cedo.

Dirigido por Daniel Bandeira, o filme conta sobre dois universos que estão prestes a colidir, quando uma revolta de trabalhadores começa. Traumatizada por um caso de violência urbana, a reclusa estilista Tereza (Malu Galli) se refugia em uma fazenda da família na tentativa de se recuperar. Mas quando seu marido anuncia aos trabalhadores do local a sua intenção de vênde-lo uma revolta acontece. Para se proteger do levante dos trabalhadores Tereza se enclausura em seu carro blindado e mesmo separados por uma camada impenetrável de vidro, o conflito é inevitável.

O prólogo já começa de forma chocante, onde vemos Tereza sendo ameaçada de morte por um ladrão que está fazendo dela como refém e terminando a situação de forma trágica. Já nestes primeiros minutos testemunhamos a morte como espetáculo, onde uma parcela de uma sociedade comemora a morte do bandido, quando na verdade nunca se poderia comemorar a morte de nenhum dos lados daquela situação. Uma clara referência ao termo "bandido bom é bandido morto" e do qual se tornou corriqueiro em um Brasil que, infelizmente, não esconde mais o seu lado fascista já há mais de dez anos.

Por outro lado, se a classe dominante reprime aqueles que passam por necessidades, por outro lado, esses últimos colocam para a fora toda a sua fúria após anos de repressão e revelando um lado obscuro e do qual faz a gente até mesmo temer pelo destino dos dominadores. No filme, eles são retratados como marido e mulher, sendo que Tereza ficou tão traumatizada pelo que ela passou que simplesmente teme tudo e a todos e não abrindo espaço para o diálogo. Por conta disso, sentimos pena pelo que ela passou, mas ao mesmo tempo questionamos a sua falta de comunicação perante os demais personagens em cena, sendo que o seu olhar transita entre o medo e a raiva e fazendo gerar um conflito dentro de nós, pois ficamos divididos se devemos ou não a apoiar ela perante essa situação inusitada.

Malu Galli nos brinda com uma atuação espetacular, onde a sua personagem começa a sentir na pele o verdadeiro horror de verdade quando ela se vê presa dentro do seu carro e não podendo sair, pois do lado de fora lhe esperar a morte certa. Já os trabalhadores da fazenda vistos na tela cada um ali tem uma história para contar, sendo que as marcas na pele e no  olhar profundo desvendam pessoas que resistiram perante o preconceito dos poderosos e que achavam que poderiam sustentá-los através da migalha que era simplesmente jogada ao vento.

Portanto, o carro blindado seria uma espécie de grande muro que a elite cria para se separar da classe trabalhadora, mesmo quando a mesma é a força matriz e da qual se tornaram as verdadeiras engrenagens do sistema, porém, não sendo reconhecidos pela sua força. Vale destacar que o filme possui altas doses de suspense psicológico e do qual não deve em nada se compararmos a qualquer produção norte americana. Porém, tudo filmado através de pura criatividade, fazendo do longa uma verdadeira aula de como se faz um filme de suspense de qualidade.

O final, por sua vez, se casa com a sua abertura, ao nos dizer que o medo é realmente necessário, porém, até certo ponto e se não puder ser contido teremos receio perante tudo e a todos e gerando somente maior separação e ódio. Em tempos de reestruturação em que o país está vivendo o filme talvez tenha chegado no momento mais do que certo. "Propriedade" é um retrato de uma sociedade brasileira que sempre esteve dívida, mas que somente agora parece que o lado obscuro perdeu o seu medo e não se importando mais em esconder o seu verdadeiro ser como um todo. 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui:  

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

Cine Dica: Streaming - 'A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets'

Sinopse: Um grupo de galinhas destemidas se une para enfrentar uma nova ameaça: uma fazenda muito suspeita, com cheiro de fritura no ar. 

Enquanto algumas animações computadorizadas lançadas a mais de vinte anos atrás revisitadas hoje estão envelhecendo muito mal, por outro lado, o stop-motion vai muito bem obrigado e o clássico "A Fuga das Galinhas" (2000) é um belo exemplo neste quesito. Criada pelo estúdio Aardman Animations, e dirigido por Nick Park e Peter Lord, essa gostosa animação feita quadro a quadro foi tão bem recebida pelo público e a crítica na época que os membros da academia do Oscar foram obrigados a criar uma categoria de "melhor longa-metragem em animação" no ano seguinte, pois foram duramente criticados pelo fato dessa animação ter sido esnobada na cerimônia. Mais de vinte anos depois eis que chega "A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets" (2023) filme que respeita o legado do seu antecessor e ao mesmo tempo provando que o stop-motion pode ser mais explorado do que nós imaginamos.

No filme anterior acompanhamos um bando de galinhas que decidem escapar da fazenda em que vivem contra sua vontade, comandada por uma dupla de maus proprietários. No novo longa - que conta com direção de Sam Fell (Por Água Abaixo, ParaNorman) -, a adorável galinha Ginger (Thandiwe Newton), que conseguiu escapar da fazenda no primeiro longa, agora leva uma vida pacífica em uma bela ilha que serve de refúgio para todas as suas amigas galinhas. E seu final feliz parece ainda mais perfeito quando ela e seu companheiro, Rocky (Zachary Levi), chocam uma adorável avezinha chamada Molly (Bella Ramsay). Porém, uma nova - e ainda mais terrível - ameaça surge para abalar as vidas de Ginger e suas amigas.

Embora tenha levado mais de vinte anos para o seu lançamento a espera valeu a pena, pois o filme é ainda mais colorido, divertido e ainda com mais ação para se dizer o mínimo. Se no filme anterior se a história prestava uma homenagem ao clássico "Fugindo do Inferno" (1963), aqui há diversas referências a franquia "Missão Impossível", pois os protagonistas não estão fugindo de um galinheiro, mas sim tentando se infiltrar em uma fábrica de última geração para salvar as demais galinhas. Isso é o suficiente para haver diversas cenas de ação muito bem elaboradas, sendo que todas elas são bastante fluidas e fazendo a gente até mesmo se perguntar como elas foram feitas, pois criar stop-motion é uma tarefa que requer paciência, mas pelo visto os realizadores têm isso de sobra.

O filme em si pode ser interpretado como uma grande aventura familiar, já que Rocky e Ginger tem agora Molly como filha, sendo que essa última não é muito diferente de sua mãe que sempre se arriscou em busca da liberdade. Como sempre, há sempre aquele atrito familiar dos pais sempre protegerem ao máximo os seus filhos, mas cabe o casal central aprender que não se pode ignorar o seu passado, pois ele se encontra enraizado em sua pequena galinha. É aquela típica história já vista em outros clássicos como "Procurando Nemo" (2003), mas que nunca é demais ser revisitado.

Em tempos em que a Disney/Pixar anda mais tropeçando do que acertando, a Aardman Animations vem para nos dizer que as suas animações são feitas de coração, usando velhos recursos que ainda hoje se pode sim colocá-los em prática e render uma deliciosa aventura. Irá se passar ainda mais vinte anos, mas o stop-motion criado para dar vida a essas galinhas fugitivas continuará ainda imbatível. "A Fuga das Galinhas: A Ameaça dos Nuggets" é uma continuação que tardou, mas não falhou ao entreter uma nova geração e provando que as velhas técnicas de animação podem sim ter o seu espaço e conquistar uma nova geração.  

Onde Assistir: Netflix 

 Faça parte:


Mais informações através das redes sociais:

Facebook: www.facebook.com/ccpa1948

twitter: @ccpa1948  

Instagram: @ccpa1948 

Joga no Google e me acha aqui: