Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
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CERIMÔNIA ACONTECEU ONTEM EM LOS ANGELES E PREMIOU O ATOR AARON TAYLOR-JOHNSON POR SEU PAPEL NO SUSPENSE
Em cerimônia do Globo de Ouro realizada ontem, em Los Angeles, o suspense “Animais Noturnos”, produção da Universal Pictures, foi
premiado na categoria de Melhor Ator Coadjuvante, pela atuação de Aaron
Taylor-Johnson. Dirigido pelo estilista Tom Ford, o longa ainda estava
indicado em outras duas categorias: melhor direção e roteiro – ambos
assinados por Ford.
Em
cartaz nos cinemas do país desde dezembro, a produção ainda traz Jake
Gyllenhaal e Amy Adams no elenco e apresenta uma história envolvente de
um casal separado há 20 anos.De
maneira inesperada, Susan (Amy Adams) recebe um presente do ex-marido:
um livro escrito por ele e dedicado à ela. Uma publicação violenta e
perturbadora.
Sinopse: Augusto
Matraga é um violento fazendeiro. Traído pela esposa, ele é emboscado por seus
inimigos e dado como morto. Mas, ele é salvo e volta-se para a religiosidade.
Augusto conhece Joãozinho Bem Bem, jagunço que o faz viver um conflito interno,
instigando os instintos violentos de sua personalidade. Matraga começa então a
oscilar entre seu temperamento agressivo e o misticismo que não consegue mais
abandonar.
Baseado em A hora e
vez de Augusto Matraga, última novela de Sagarana, obra de estreia de João
Guimarães Rosa.vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 1966.O
filme se situa na aurora do Cinema Novo, no qual as câmeras miravam para um
outro lado do Brasil, buscando a essência e a verdadeira identidade do
brasileiro. Mas, diferente de obras que buscavam o sertanejo nordestino como em
Vidas Secas do seu amigo Nelson Pereira dos Santos e Os Fuzis de Ruy Guerra, ou
mesmo, o brasileiro na selva de pedras de São Paulo, S/A de Luiz Sergio Person,Roberto Santos aponta sua câmera para o interior de Minas Gerais, onde se
passam as histórias de Guimarães Rosa.
Descobrimos neste interior de Guimarães o
imaginário do “capiau”, misturado a um cotidiano mesclado de violência e misticismo.
Eis que encontramos a figura de Matraga, um homem rude que conhece o topo, o
fundo do poço e a redenção em forma de uma morte só sua, única para o homem que
ele era. Trilhando por esse caminho fabular nos deparamos não apenas com a
imagem de uma região, ou um povo, e sim, com uma história universal de um Homem
em busca do seu Eu. Essa busca é feita ”nem que seja à porrete”. E nessa
Poética desesperançada temos a violência como transcendência social, que deixa
nas entrelinhas o contexto político implícito.
27. Rio, 40 Graus
(1955)
Sinopse:O filme é um
semidocumentário sobre pessoas do Rio de Janeiro e acompanha um dia na vida de
cinco garotos de uma favela que, num domingo tipicamente carioca e de sol
escaldante, vendem amendoim em Copacabana, no Pão de Açúcar e no Maracanã.
Dirigido por Nelson
Pereira do Santos. O filme é um marco do Cinema Novo. A mistura de ficção e
realidade trouxe às telas os contrastes sociais que incomodavam muitos setores
da classe média, cuja cultura rejeitava a pobreza como tema de cinema. A 1°
análise da censura, em 1955, liberou o filme para maiores de 10 anos. Mas, 1
mês depois, entrou em cena o chefe de polícia, coronel Geraldo de Menezes
Cortes, que proibiu a exibição da obra em todo o país. No dia 29 de setembro,
ele deu uma entrevista coletiva para justificar sua decisão: “O filme Rio, 40
graus tem como fim a desagregação do país. Só apresenta os aspectos negativos
da capital brasileira, e foi feito com tal habilidade que serve aos interesses
políticos do extinto PCB (Partido Comunista Brasileiro)”. Apenas em março de 1956 Rio,
40 graus estreou nos cinemas, explorando o episódio de sua proibição com o
slogan “O filme que abalou o país”.
Sinopse:Coreia, 1930.
Uma jovem órfã começa a trabalhar na casa de uma mulher rica e tenta
convencê-la a se casar com um vigarista que lhe ajudou na infância. No entanto,
as duas acabam se rendendo à paixão.
Sinopse: Callum Lynch
(Michael Fassbender) é um sujeito simples que descobre que seus ancestrais eram
assassinos. Utilizando de uma tecnologia desenvolvida pela corporação Abstergo,
Desmond revive as memórias de seus parentes, voltando a períodos marcantes da
história mundial.
Eu Fico Loko
Sinopse:Desde
criança, Christian (Christian Figueiredo) teve o sonho de ser famoso. Ele ainda
quer muito conquistar uma linda garota. Seus amigos de escola tentam lhe dar
uma força, mas no fim, Christian sempre se dá mal.