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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Cine Dica: Sala P. F. Gastal recebe mostra Slovak Visual

PANORAMA DO CINEMA ESLOVACO NA SALA P. F. GASTAL
 
A partir de 28 de outubro, a Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) recebe a mostra Slovak Visual, com um panorama de filmes da Nouvelle Vague dos anos 1960 e 1970 e de produções contemporâneas da Eslováquia. Com projeção em alta definição, a mostra tem entrada franca.
Com apoio da Sala P. F. Gastal e Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria da Cultura da Prefeitura de Porto Alegre, a produção é da Besouro Filmes em parceria com Avante Filmes. A produção da mostra é de Jessica Luz em colaboração com Germano de Oliveira, Leonardo Bomfim e Eva Pavlovičová. 
O texto de apresentação da mostra pode ser lido no catálogo disponível online: https://issuu.com/evapa7/docs/sv2016-catalogue

FILMES

ATÉ QUE ESTA NOITE SE ACABE
(Kým sa skončí táto noc), dir. Peter Solan - 1966 (91’)
Duas jovens, que depois de economizar o ano inteiro, aproveitam alguns dias de vida sem preocupações, dois encanadores sedentos de aventuras eróticas, um chefe de obra decidido a beber o salário de sua equipe, e um ex-prefeito, virado em alcoólatra devido aos jogos políticos. Todos eles se encontram em um bar nas Montanhas Tatras. Durante um noite, pouco a pouco, são revelados sonhos não concretizados, ilusões e decepções de pessoas "comuns" da sociedade daquela época.

PÁSSAROS, ORFÃOS E LOUCOS
(Vtáčkovia, siroty a blázni), dir. Juraj Jakubisko - 1969 (82’)
Embora situado em lugar e tempos indeterminados, 
seu mundo sem ideais, cheio de violência, cinismo e falta de esperança, relembra fortemente a atmosfera da Tchecoslováquia após agosto de 1968.

CELEBRAÇÃO NO JARDIM BOTÂNICO
(Slavnost’v botanickej zahrade), dir. Elo Havetta - 1969 (95')
Estreia do talentoso e prematuramente falecido diretor Elo Havetta, é uma colorida obra sobre a necessidade de milagres em nossas vidas.
Residentes na aldeia vinícola Babindol procuram na loucura um certo sentimento de felicidade e assim entram num dilema entre o sonho e a impotência contra o destino, que é uma contradição entre o desejo ingênuo de voar e a necessidade diária de cavar o chão para que o vinho nasça - bebida dos sonhadores.

RETRATOS DO MUNDO ANTIGO
(Obrazy starÈho sveta), dir. Dusan Hanak - 1972 (70’)
Uma das maiores obras da cinematografia eslovaca, ficou 16 anos condenada devido aos duvidosos critérios ideológicos e estéticos "normalizadores". Este documentário de notável sensibilidade e entendimento retrata como os antigos moradores da vila, aparentemente, vivem à margem da sociedade, em condições que fazem fronteira com a pobreza, mas em seu próprio mundo, muito peculiar.
Na obra inspirada por cinco ciclos fotográficos de Martin Martincek, cuja galeria de retratos expande com personagens adicionais, sobrepõe fotografias com imagens em movimento artisticamente criativas. Demonstrando uma visão não distorcida pela civilização dos indivíduos, Hanak tenta procurar respostas para questões primárias da existência humana.

O PEQUENO POLEGAR E OS BACILOS
(Janko Hraško a bacily) dir.  Viktor Kubal – 1974 (7’)
Estória na qual o Pequeno Polegar salvou pessoas do vírus da gripe.
CONTATOS
(Kontakty) dir. Jaroslava Havettová – 1980 (12’)
Sobre as fraquezas das pessoas, interesses e paixões, através do relacionamento entre as coisas.
O GUARDA-CHUVA
(Dáždnik) dir. Ondrej Slivka – 1984 (5’)
Um inventor pretende patentear sua invenção.

66 TEMPORADAS
(66 sézon), dir. Peter Kerekes - 2003 (86')
Um registro da piscina pública da cidade de Kosice, um local onde, de acordo com o diretor "a história costumava banhar-se". Através de fatos que aconteceram na piscina entre os anos 1936 e 2003, o filme captura 66 anos da história da Europa Central e Oeste.
  
ARSY-VERSY
dir. Miro Remo - 2009 (23’)
Vencedor de mais 36 prêmios, este curta documentário é um filme sobre uma mãe e seu filho Lubos.
Lubos fugiu do mundo cheio de pessoas para viver em simbiose com a natureza. A energia de vida do Lubos combinada com sua incrível empatia são retratadas pela fotografia amadora. Fascinado por morcegos, o único apoio que ele tem do mundo "real" é a sua mãe.

PANDAS
(Pandy) dir. Matúš Vizár – (2013) (11’)
Do jogo da evolução sobre descendentes passiveis de sobrevivência, surgem espécies cujo destino, herdado de seus antepassados, é questionável.

O LIMPADOR
(Čistič), dir. Peter Bebjak - 2015 (90’)
Funcionário de uma funerária, Tomas vive de limpar as casas onde pessoas ou animais faleceram.
  
GRADE DE HORÁRIOS
28 a 30 de outubro de 2016

Sexta-feira (28/10)
- 20h ABERTURA
Curta: Arsy-versy, dir. Miro Remo - 2009(23’)
Longa: RETRATOS DO MUNDO ANTIGO (Obrazy starÈho sveta), dir. Dusan Hanak - 1972 (70’)
*Após a sessão, debate com convidados da Eslováquia
- 22h30 FESTA em parceria com o Dia Internacional da Animação 
Local: OCIDENTE
Exibição de vídeoclipes animados eslovacos

Sábado (29/10)
- 15h
Curta: O pequeno polegar e os bacilos (Janko Hraško a bacily), dir. Viktor Kubal - 1974 (7')
Longa: CELEBRAÇÃO NO JARDIM BOTÂNICO (Slavnosti'v botanickej zahrade), dir. Elo Havetta - 1969 (95')
- 17h
Longa: 66 TEMPORADAS (66 sézon), dir. Peter Kerekes - 2003 (86')
- 19h
Curta: O Guarda-chuva (Dáždnik), dir. Ondrej Slivka - 1984 (5’)
Longa: ATÉ QUE ESTA NOITE SE ACABE (Kým sa skončí táto noc), dir. Peter Solan - 1966 (91’)

Domingo (30/10)
- 15h 
Curta: Arsy-versy, dir. Miro Remo - 2009 (23’)
Longa: RETRATOS DO MUNDO ANTIGO (Obrazy starÈho sveta), dir. Dusan Hanak - 1972 (70’)
- 17h 
Curta: Pandas (Pandy), dir. Matus Vizar (12’)
Longa: O LIMPADOR (Čistič), dir. Peter Bebjak - 2015 (90’)
- 19h
Curta: Contatos (Kontakty), dir. Jaroslava Havettová - 1980 (12’)
Longa: PÁSSAROS, ORFÃOS E LOUCOS (Vtáčkovia, siroty a blázni), dir. Juraj Jakubisko - 1969 (82’)
*Após a sessão, debate com convidados da Eslováquia
  
Sala P. F. Gastal
Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia
Av. Pres. João Goulart, 551 - 3º andar - Usina do Gasômetro
Fone 3289 8133

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Cine Especial: Cinema Explícito: Êxtase, censura e transgressão: FINAL

É amanhã que começa o curso Cinema Explícito: Êxtase, censura e transgressão, criado pelo Cine Um e ministrado pelo escritor e crítico de cinema Rodrigo Gerace. Portanto, eu encerro por aqui as minhas postagens especiais que antecede essa atividade. Contudo, gostaria de encerrar de uma forma especial e cutucando um assunto que aconteceu ainda neste ano sala do Cinebancários de Porto Alegre.

Foi no dia 27/06/16, e o filme em questão que estava sendo exibido era Queer Fiction, uma obra experimental, onde eram exibidas inúmeras situações onde o sexo explícito era o principal chamariz. O problema é que nem todo mundo estava gostando do que estava assistindo, ao ponto de alguns frequentadores se levantarem, pegarem o extintor de incêndio do local, jogando água nas pessoas que estavam assistindo e jogando até mesmo na tela do cinema e quase a danificando. Isso acabou gerando muita polêmica na época, por vezes, desnecessária.
Todo cinema que se preze é uma área cultural, da qual merece ser preservada e dando direito para as pessoas irem assistir os mais diversos assuntos. Infelizmente esse é somente um pequeno exemplo de como ainda existem pessoas que não conseguem debater determinados assuntos com a mente aberta e acabam respondendo com agressão e até mesmo destruição de patrimônio cultural. Querendo ou não, o sexo é algo que faz parte do nosso dia a dia e ele é praticado das mais diversas formas atualmente, assim como também é usado e inserido dentro da literatura, música e cinema.
Se você não gosta do que vê simplesmente saia, mas não destrua o que não é seu. Abaixo, segue a minha crítica sobre o filme que foi exibido naquela época e que dá uma dimensão dos motivos que levaram a esse protesto desnecessário.


 QUEER FICTION

Sinopse: Inúmeras tramas onde se explora inúmeras interpretações vindas do desejo do sexo.
Em 1996, David Cronenberg lançou Crash - Estranhos Prazeres, onde mostrava uma sociedade futurista, da qual provocava acidentes de carro propositalmente e para logo em seguida fazerem sexo em meio aos ferros contorcidos. Embora polêmico, o filme recebeu o Prêmio Especial do Júri em Cannes. No principio pode-se achar um tanto exagerado o fetiche retratado nesse filme, mas há pessoas que eu conheço, por exemplo, que fazem tatuagens no corpo unicamente para sentir prazer através da dor.
Essa relação de sexo ao estremo, dor e fetiche são vistos em alguns filmes até recentemente como Ninfomaníaca ou Anticristo, onde se explora o prazer, mas ao mesmo tempo a mutilação do corpo. Esses filmes e outros me vieram à cabeça ao assistir ontem no Cinebancários (27/06/16) o filme experimental, anarquista e pornográfico QUEER FICTION onde através de inúmeros contos se retrata todas as expressões do desejo ao extremo. Criado por cineastas e fotógrafos como Alexandre Medeiros e Daniel Selao, o filme é uma verdadeira mistura, desde contos vagamente lineares, para o surrealista e se aproximando até mesmo ao movimento cyberpunk. 
Com uma fotografia na maioria das vezes granulada, ou em preto e branco, as tramas não se passam numa cidade identificável e sintetizando um clima de cidade abandonada, ou livre para fazer quaisquer tipos de libertinagem. Não há exatamente histórias com começo, meio e fim, muito menos nomes ou conversas entre os personagens, mas sim o sexo puro explicitamente, moldurado de uma forma que possa ser apreciada, criticada e analisada por aqueles que procuram algo de diferente para ser visto. Uma espécie de Marquês de Sade contemporâneo, mas feito de uma forma amadora, porém com uma idéia na cabeça de provocar aqueles que assistem.
Na realidade não é muito diferente do que se vê num filme pornô caseiro, mas pincelado de uma forma que gere interpretações, como do real motivo dessa ligação entre pele e máquina, objeto e carne e por fim prazer e dor. Aliás, o filme é acompanhado a todo o momento por uma trilha sonora eletrônica pesada, inquietante e nem mesmo quando se toca Beethoven num determinado momento isso diminui essa sensação, pois o disco que toca o clássico cria um barulho que incomoda propositalmente. É um filme que incomoda, mas ao mesmo tempo se podem encontrar metáforas nas entrelinhas.
A cena (a mais polêmica da sessão de ontem) entre duas garotas vestidas de meninas e fazendo sexo com um urso de pelúcia, para logo em seguida esse último ser esfaqueado por elas, talvez  seja uma representação da transição, ou morte da inocência, para a vida adulta e estar a par dos desejos que sente em seu interior. Não é fácil é claro tirar uma base de tudo que se vê na tela, principalmente para aqueles que não se identifiquem com todos os atos sexuais imprevisíveis vistos. Portanto é um projeto para ser visto com a mente aberta, ou se chocar perante até onde os desejos da carne podem chegar.
Com inúmeras cenas que mais parecem quadros provocantes, mas em movimento constante, QUEER FICTION nasceu para chocar, mas com o fetiche de querer que a gente seja obrigado a pensar no que vê além da luxuria constante e que incomoda muita gente.  

Leia também: Parte 1, 2, 3, 4, 5 e 6
 
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Cine Dicas: Estreias do final de semana (21/10/16)



Loucura Entre Nós

Sinopse: Através dos corredores e grades de um hospital psiquiátrico, busca-se personagens e histórias que revelem as fronteiras do que é considerado loucura. Por meio de, principalmente, personagens femininos, o documentário exala as contradições da razão nos fazendo refletir nossos próprios conflitos, desejos e erros.


A Nona Vida de Louis Drax
Sinopse: Peter  (Aaron Paul) é pai do menino Louis Drax. O filho já sofreu diversos acidentes e depois de uma queda quase morreu. Abalada emocionalmente, a criança começa um tratamento com o psiquiatra Allan Pascal (Jamie Dornan), que fica intrigado com o caso, passando a ter dificuldades para discernir o que é verdade e o que é fantasia.

  Demônio de Neon

Sinopse: Em mundo em que a beleza é a coisa mais importante e também viciante, uma jovem (Elle Fanning) cresce com o sonho de ser uma modelo badalada. Mas nesse universo em que a aparência é tudo, o sonho pode ganhar contornos sombrios.

  O Mestre dos Gênios

Sinopse: Cinebiografia conta a história do editor Max Perkins (Colin Firth), que trabalhou na editora Scribner com alguns dos maiores gênios da literatura, como Ernest Hemingway (Dominic West), F. Scott Fitzgerald (Guy Pearce) e Thomas Wolfe (Jude Law).   

O Contador

Sinopse: Um contador comum e educado (Ben Affleck) segue uma rotina aparentemente tranquila. O que as pessoas ao seu redor nem imaginam é que ele leva uma vida dupla, quando sai pelas ruas para agir como assassino de aluguel.
 
Ouija - Origem do Mal

Sinopse: Nos anos 60, uma viúva é capaz de se comunicar com espíritos por meio do tabuleiro de Ouija. Ela faz isso para tirar dinheiro de pessoas céticas. Certa noite, a mulher usa o tabuleiro e acaba convocando, sem querer, uma entidade maligna que possui o corpo de sua filha caçula. 
Romance à Francesa

Sinopse: Clément (Emmanuel Mouret) é um professor que deveria estar feliz, pois finalmente conquistou o coração de Alicia (Virginie Efira), uma atriz famosa. Mas tudo muda quando ele encontra Caprice (Anaïs Demoustier), uma jovem extrovertida que quer sair com ele, e não se importa em ser sua amante. Enquanto o professor corre o risco de perder a namorada, o melhor amigo dele, Thomas, começa a ficar muito interessado na atriz.


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