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Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com

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sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Cine Dica: Retrospectiva de Helmut Käutner

 RETROSPECTIVA DE HELMUT KÄUTNER NA SALA P. F. GASTAL 


A Sala P. F. Gastal da Usina do Gasômetro (3º andar) apresenta entre os dias 5 e 10 de agosto a retrospectiva do cineasta alemão Helmut Käutner. Em parceria com o Goethe-Institut, o ciclo faz parte da programação comemorativa aos 190 anos da imigração alemã no Brasil. A entrada é franca.  
Helmut Käutner (1908-1980) é um dos mais populares diretores do cinema alemão nas décadas de 40 e 50, autor de clássicos como Adeus, Franziska! (1941), Por Baixo das Pontes (1946), O General do Diabo (1955) e O Coronel de Köpenick (1956). Käutner tem uma trajetória controversa, pois dirigiu alguns de seus filmes mais conhecidos em plena Segunda Guerra Mundial, sobreviveu a ela e seguiu filmando após a derrocada nazista. Graças à qualidade e ao caráter humanista de seus filmes, foi “perdoado” por não haver abandonado a Alemanha nazista como outros de seus pares.
Amante da arte, Käutner estudou arquitetura, história da arte, teatro, design e filosofia, até tornar-se ator e iniciar sua carreira no teatro. Transitou entre diversos círculos artísticos em uma época em que a Alemanha era um dos grandes centros da cultura mundial. Ali estava instalada a Bauhaus, revolucionando a arquitetura moderna com nomes como Paul Klee, Vassili Kandinski, Mies Van der Rohe, ou Walter Gropius. Ali viviam também escritores como Alfred Döblin e dramaturgos como Bertolt Brecht.
Influenciado por estes meios, Käutner passou a trabalhar inicialmente em uma companhia de cabaré em finais dos anos 1920, mas no intervalo de apenas uma década ele acabaria arrastado ao cinema. Começando como roteirista, dirigiu seu primeiro filme já em 1939, em um dos anos mais críticos de toda a história alemã.
Tendo realizado seus primeiros filmes justamente sob os anos da Guerra, inúmeras foram as dificuldades encontradas por ele. Mais de uma vez teve seus filmes censurados, ou com propagandas de guerra entre as cenas, enxertadas pelos censores nazistas antes do lançamento. Apesar disso, filmando a baixo custo, Käutner foi capaz de realizar, durante os conflitos, algumas de suas maiores obras.
Entre os destaques da mostra estão justamente as produções filmadas durante a guerra, como o melodrama Adeus Franziska!, de 1941; e Grande Liberdade nº 7, de 1944. Este último, retratando a miséria dos marinheiros alemães, foi censurado pelo governo nazista e só liberado após a queda do regime.
Merece especial atenção, no entanto, a obra-prima Romance em bemol, de 1943, baseado em conto de Guy de Maupassant sobre a opressão de uma mulher da aristocracia burguesa, prisioneira das convenções sociais e obrigada a viver uma vida dupla.
Outro grande filme presente no ciclo e que desperta especial interesse histórico é Naqueles dias, realizado em 1947, produção filmada entre os escombros das cidades devastadas pelos ataques aéreos dos aliados. Realizado a baixíssimo orçamento, este filme oferece um interessante paralelo com o cinema que era realizado naqueles mesmos anos na Itália, e que frutificou no neo-realismo.
Além destes, vale a pena conferir o drama Céu sem estrelas, de 1955, um dos primeiros filmes a retratar a vida sob a Alemanha divida; a comédia O Capitão de Köpenick, de 1956, maior sucesso comercial da carreira do cineasta e A última ponte, e 1954, sua obra mais premiada, vencedora de três prêmios no Festival de Cannes incluindo o do Júri Internacional. Confira abaixo as sinopses dos filmes presentes na mostra.

GRADE DE PROGRAMAÇÃO

Adeus Franziska!(Auf Wiedersehn, Franziska!)
Alemanha, 1941, 35mm, pb, 89’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Marianne Hoppe, Hans Söhnker, Fritz Odemar, Rudolf Fernau

As agruras amorosas de um casal, separado quando o marido, um repórter, é enviado a trabalho para fora da Alemanha. Em Adeus Franziska!, Käutner foi obrigado a rodar uma sequência final ao gosto do Ministério de Propaganda do governo nazista. A fim de manter a integridade narrativa da obra, algumas das cenas que celebram a guerra de Hitler foram mantidas nesta versão.

Romance em Bemol (Romance in Moll)
Alemanha, 1943, 35mm, pb, 100’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Marianne Hoppe, Paul Dahlke, Ferdinand Marian, Siegfried Breuer

Baseado em conto de Guy de Maupassant, o filme se passa em Paris, na virada do século XIX. Jovem burguesa apaixona-se por um compositor. Mantendo vida dupla, torna-se alvo de uma chantagem e sucumbe às convenções sociais de sua época. Uma das obras-primas de Käutner, Romance em bemol foi considerado pelo historiador francês Georges Sadoul a única película valiosa produzida na Alemanha durante a Segunda Guerra. Em sua dimensão psicológica e social, o filme confronta os pressupostos formais do nazismo para as artes.

Grande Liberdade nº 7 (Große Freiheit Nr. 7)
Alemanha, 1944, 35mm, cor, 112’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Hans Albers, Ilse Werner, Hans Söhnker, Gustav Knuth

Marinheiro veterano trabalha como cantor e ator num cabaré administrado por sua amante. Três amigos seus, cujo navio está ancorado no porto, querem levá-lo de volta para o mar. Recuperando o universo das canções tradicionais de marinheiros alemães, Grande Liberdade nº 7 foi proibido pelas autoridades do país. De acordo com elas, veiculava uma imagem pouco heróica dos trabalhadores do mar. Sua exibição na Alemanha foi liberada apenas com o fim da guerra.

Por Baixo das Pontes (Unter den Brücken)
Alemanha, 1945, 35mm, pb, 100’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Hannelore Schroth, Carl Raddatz, Gustav Knuth, Margarete Haagen

Dois amigos viajam de barco pelos rios e aproveitam a vida sem maiores problemas. Numa de suas paradas, conhecem uma bela jovem que segue a bordo com os dois rumo a Berlim. Mas ambos apaixonam-se por ela e, para evitar disputas, são obrigados a fazer um acordo. Lançado depois da guerra, Debaixo das pontes foi rodado entre maio e outubro de 1944, momento em que o conflito já havia chegado ao território alemão. Teve como locação a província e suas bucólicas paisagens.

Naqueles Dias (In jenen Tagen)
Alemanha, 1947, 35mm, pb, 111’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Gerd E. Schäfer, Erich Schellow, Winnie Markus, Werner Hinz

O fio condutor do enredo é um automóvel e a vida de cada um de seus proprietários – um compositor, um casal de judeus, um soldado desertor e uma velha senhora – entre os anos de 1933 e 1947. Rodado sob os escombros de guerra, o filme está intimamente ligado ao período de transição entre o fim do conflito e o início da reconstrução do país. Por este motivo, foi comparado pela crítica às produções neo-realistas italianas.

A Última Ponte (Die letzte Brücke)
Áustria/Iugoslávia, 1954, 35mm, pb, 105’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Maria Schell, Bernhard Wicki, Barbara Rütting, Carl Möhner

Durante a Segunda Guerra, jovem médica alemã é raptada por guerrilheiros iugoslavos. Num momento tenso da Guerra Fria, em que o governo da Alemanha Ocidental rearmava seu exército, o roteiro de A última ponte foi recusado pelos produtores alemães, pois continha uma visão simpática aos iugoslavos – naquele momento do pós-guerra, a Iugoslávia já estava sob a tutela comunista.

Céu sem Estrelas (Himmel ohne Sterne)
Alemanha Ocidental, 1955, 35mm, pb, 108’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Horst Buchholz, Erik Schumann, Eva Kotthaus, Georg Thomalla

O romance entre um funcionário da fronteira da Alemanha Ocidental e uma operária da Alemanha Oriental. O cenário desta história é uma estação ferroviária abandonada, que serve de ponto de encontro para o casal. Helmut Käutner foi um dos primeiros diretores alemães nos anos 1950 a denunciar a amarga experiência da Guerra Fria.

O General do Diabo (Des Teufels General)
Alemanha Ocidental, 1955, 35mm, pb, 120’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Curd Jürgens, Marianne Koch, Victor de Kowa, Karl John

Durante a Segunda Guerra, um general da Força Aérea alemã é encarcerado depois de se recusar a cumprir ordens dadas por um oficial da SS. O filme é baseado em peça do dramaturgo Carl Zuckmayer, inspirada na vida de Ernest Udet, pioneiro da aviação alemã que trabalhou também em filmes da diretora Leni Riefenstahl.

O Capitão de Köpenick (Der Hauptmann von Köpenick), de Helmut Käutner
Alemanha Ocidental, 1956, 35mm, cor, 93’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Heinz Rühmann, Martin Held, Hannelore Schroth, Ilse Fürstenberg

Malandro sai da prisão e compra um uniforme militar de um vendedor ambulante. Disfarçado, consegue entrar na prefeitura de uma cidadezinha e roubar um cofre. Pela primeira vez, Käutner traz para dentro de sua obra a experiência adquirida como artista de cabaré. O Capitão de Köpenick foi um dos maiores sucessos de público de sua carreira.

A Ruiva (Die Rote)
Alemanha Ocidental/Itália, 1962, 35mm, pb, 94’ | Legendas em português | Exibição em DVD
Ruth Leuwerik, Rossano Brazzi, Giorgio Albertazzi, Gert Fröbe

Mulher abandona sua enfadonha vida pequeno-burguesa e parte para a Itália. Lá, conhece um escritor e um antigo oficial britânico que quer usá-la para se vingar de um ex-capitão nazista. Inspirado pelos filmes de Michelangelo Antonioni, Käutner incursiona por temas afeitos ao universo do cineasta italiano.

GRADE DE HORÁRIOS

5 de agosto (terça-feira)
15:00 – A Ruiva
17:00 – A Última Ponte
19:00 – Adeus Franziska!

6 de agosto (quarta-feira)
15:00 – Grande Liberdade nº 7
17:00 – Céu sem Estrelas
19:00 – Naqueles Dias

7 de agosto (quinta-feira)
15:00 – O Capitão de Köpenick
17:00 – O General do Diabo
19:00 – Por Baixo das Pontes

8 de agosto (sexta-feira)
15:00 – Romance em Tom Menor
17:00 – Adeus Franziska!
19:00 – Céu sem Estrelas

9 de agosto (sábado)
15:00 – A Última Ponte
17:00 – O Capitão de Köpenick
19:00 – A Ruiva

10 de agosto (domingo)
15:00 – Adeus Franziska!
17:00 – O General do Diabo
19:00 – Naqueles Dias
 
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quinta-feira, 31 de julho de 2014

Cine Curiosidade: O ORGASMO DE SALLY

Como hoje é Dia do Orgasmo, vamos relembrar uma cena clássica de Harry And Sally, Feitos Um Para O Outro. 

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Cine Dicas: Estreias do final de semana (31/07/14)



                      Guardiões da Galáxia

Sinopse: Em uma Terra alternativa do século XXXI, o aventureiro Peter Quill (Chris Pratt) rouba uma esfera pertencente ao poderoso vilão Ronan, e passa a ser procurado por vários caçadores de recompensas. Para escapar ao perigo, ele une forças com quatro personagens fora do sistema: Groot, uma árvore humanóide (Vin Diesel), a sombria e perigosa Gamora (Zoe Saldana), o texugo rápido no gatilho Rocket Racoon (Bradley Cooper) e o vingativo Drax, o Destruidor (Dave Bautista). Mas Quill descobre que a esfera roubada possui um poder capaz de mudar os rumos do universo, e logo o grupo deverá proteger o objeto para salvar o futuro da galáxia.


O Homem das Multidões


Sinopse: Juvenal é um maquinista de metrô em Belo Horizonte Margô controla o fluxo dos trens. Ambos vivem em um estado de profunda solidão cada um à sua maneira. Esse filme é uma reflexão sobre diferentes formas de solidão e amizade no universo urbano brasileiro.


Riocorrente


Sinopse: São Paulo é um barril de pólvora prestes a explodir. Em meio ao turbilhão da cidade um jornalista um ex-ladrão de automóveis e uma mulher misteriosa vivem um intenso triângulo amoroso. O choque entre seus desejos e o atrito entre as faces opostas da cidade apontam a urgência de mudanças radicais.


Walesa


Sinopse: 1970, Polônia. Lech Walesa luta pela revolução do povo Polonês, frente à invasão Comunista no país. Uma história baseada em fatos reais, em que a voz e a garra de um homem alcançaram repercussões mundiais. O filme retrata a vida e a luta do ganhador do Prêmio Nobel da Paz, e fundador do Movimento Solidário Polônes, Lech Walesa.




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Cine Dica: MOSTRA CINEMA DE GARAGEM 2014 CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA FEDERAL 1º A 10 DE AGOSTO

De volta em agosto, no Centro Cultural da Justiça Federal (CCJF) e no Museu de Arte do Rio (MAR), a Mostra CINEMA DE GARAGEM. Idealizada por Marcelo Ikeda e Dellani Lima, o evento teve sua primeira edição em 2012 na Caixa Cultural do Rio de Janeiro. Este ano com o patrocínio da RioFilme, o Cinema de Garagem volta ao Rio entre 1º e 10 de agosto, exibindo 19 longas-metragens brasileiros contemporâneos, além de sessões comentadas, debates, oficinas e lançamento de livro. Um pouco antes, a mostra acontece também em Fortaleza, no Cinema do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, de 17 a 23 de julho, por meio do edital de ocupação do cinema da instituição.

Pautados por uma outra lógica de produção e de circulação das obras, possíveis graças às tecnologias digitais, surge uma nova geração de realizadores no audiovisual brasileiro, que se afasta cada vez mais dos modelos tradicionais de captação de recursos e distribuição comercial. “As obras possuem formatos híbridos, influenciadas não apenas pelo cinema, em uma linha tênue, indiscernível, entre ficção e documentário, mas também influenciada por outros processos artísticos, como as artes visuais, a dança, a performance, o teatro, entre outras”, afirma o curador Marcelo Ikeda, que aponta: “O hibridismo é uma marca desses trabalhos, não apenas nas bitolas (super8, 16mm, vídeo, fullHD, 35mm) mas especialmente nas estéticas e nos modos de produção”.

Ao longo dos últimos anos os curadores Marcelo Ikeda e Dellani Lima vêm refletindo sobre essas transformações como realizadores, pesquisadores, críticos e curadores. “Entendemos que esses aspectos são complementares como um gesto para propor uma nova forma de discussão do audiovisual brasileiro contemporâneo”, dizem.

Em 2011, na Mostra de Tiradentes, Ikeda e Dellani lançaram o livro "CINEMA DE GARAGEM: um inventário afetivo sobre o jovem cinema brasileiro do século XXI". No ano seguinte, na Caixa Cultural/RJ, a Mostra CINEMA DE GARAGEM apresentou uma retrospectiva dessas obras, com 25 longas e 25 curtas produzidos neste século, além de mesas de debate e ainda um livro com artigos de pesquisadores e realizadores convidados (disponível em: http://www.cinemadegaragem.com/catalogo.html).

Organizado pela WSET Multimídia (www.wsetmultimidia.com) no Rio de Janeiro, o Cinema de Garagem 2014 conta com o patrocínio da RIOFILME, por meio do Programa de Investimentos Não Reembolsáveis. Desde 2000 a WSET produz mostras como “Cinema em Carne Viva – David Cronenberg”, “Michael Haneke: A Imagem e o Incômodo” e a “Mostra do Filme Livre” (MFL) que já está na 13ª edição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).


Um pouco sobre os curadores:

Marcelo Ikeda
Além de realizador, crítico e curador, Marcelo Ikeda é professor do Curso de Cinema da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), pesquisa o cinema contemporâneo brasileiro e é realizador de diversos curtas-metragens como O Posto, É Hoje, Eu te Amo e Carta de um jovem suicida, exibido em festivais nacionais e internacionais. Atualmente, sua pesquisa fílmica envolve a produção de videocartas e videodiários, disponíveis em www.marceloikeda.com. Trabalhou na Agência Nacional do Cinema (ANCINE) entre 2002 e 2010.

Dellani Lima
Ator, realizador e Curador, Dellani Lima formou-se nos extintos cursos de “Dramaturgia" e "Realização em Cinema e Televisão" pelo Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria Audiovisual do Ceará/UECE (1996-2000). Realizou os longas-metragens Vertigem Branca, Sociedade dos Amigos do Crime, O Sonho Segue Sua Boca, entre outros, exibidos em importantes mostras e festivais no Brasil e no exterior.  Atuou nos longas "Os Residentes" de Tiago Mata Machado (2010), "Linz - quando todos os acidentes acontecem" de Alexandre Veras (2012) e "Faroeste" de Aberlardo de Carvalho (ainda em processo), entre outros curtas e médias. Realizou videoclipes de importantes artistas independentes, entre os quais, Autoramas, Lê Almeida, Lucy And The Popsonics, Wallace Costa, Lulina, Dellani é também performer e fundador dos projetos de intervenção musical "E Disse que Era Economista" (2007), "Madame Rrose Sélavy" (2009) e "Splishjam" (2009).


Resumo da programação:

ABERTURA - Dia 01/08/2014, às 18h30, no auditório do Museu de Arte do Rio (MAR). Dois curtas-metragens inéditos dos realizadores cariocas de diferentes gerações, Allan Ribeiro e Luiz Rosemberg Filho. Após os filmes haverá um debate com os diretores e curadores da mostra. Ao final será lançado o livro CINECASULOFILIA, de Marcelo Ikeda, além do livro-catálogo da mostra, com textos de diversos pesquisadores da área.

TACIANO VALÉRIO - A Mostra destaca a obra de Taciano Valério, exibindo três longas-metragens: ONDE BORGES TUDO VÊ, FERROLHO e PINGO D´ÁGUA, que compõem a Trilogia Cinza.

DEBATES E SESSÕES COMENTADAS - Debates com a presença de realizadores e críticos para comentar os filmes e discutir os rumos do novo cinema brasileiro. Participarão de debates e/ou sessões comentadas Arthur Tuoto, Andrea Tonacci, Allan Ribeiro, Cristiano Burlan, Taciano Valério, Luiz Rosemberg Filho, além dos curadores Ikeda e Dellani.

SESSÕES ESPECIAIS - Além da exibição de filmes de jovens realizadores do cinema brasileiro contemporâneo, a mostra destaca três realizadores que, apesar de pertencerem a uma geração anterior, permanecem fazendo filmes de invenção, tipicamente "de garagem", comprovando que juventude não é uma questão de idade, mas de coragem. São os nossos "jovens veteranos": Andrea Tonacci, que no sábado, dia 02/08, debaterá com o público seu último filme "JA VISTO JAMAIS VISTO"; Helena Ignez que encerrará a Mostra no dia 10/08 com a exibição de FEIO, EU?, mais recente filme da atriz e cineasta; e Ricardo Miranda, que será homenageado com a exibição de seus últimos dois filmes, Djalioh (2013) e Paixão e Virtude (2014). Clarissa Ramalho, viúva de Miranda e roteirista de ambos os filmes, e Beth Formaggini, produtora do filme, estarão presentes para comentar a sessão.

CATÁLOGO - Pesquisadores e realizadores foram convidados por Dellani e Ikeda para comporem um livro-catálogo, que trará artigos de Denilson Lopes, Luís Rocha Melo, Jean Claude Bernardet, Erico Oliveira, Dalila Camargo Martins, entre outros. O lançamento do catálogo será na abertura da Mostra, dia 1º, às 18h30, no M.A.R.

OFICINA: A dimensão do mínimo no audiovisual
Com Dellani Lima
De 2 a 7 de agosto das 10h às 13h
no Museu de Arte do Rio – MAR
Local: Sala 3.3 da Escola do Olhar

CURSO: Cinema de Garagem
Com Marcelo Ikeda
De 5 a 8 de agosto das 14h30 às 17h
Sala de Cursos, CCJF (Cinelândia)
Local: Sala de Cursos

SERVIÇO - Rio de Janeiro:

19 longas-metragens de diversas regiões do Brasil, todos inéditos no circuito comercial da cidade, e alguns deles com primeira exibição no Rio de Janeiro.
Entrada franca. Retirada de senhas 1 hora antes de cada sessão.

Locais onde a mostra acontece:

Centro Cultural Justiça Federal
Av. Rio Branco, 241 – Centro – Rio de Janeiro
De 1 a 10 de agosto
Horário: das 14h30 às 21h30
Entrada franca
Observar classificação indicativa

Museu de Arte do Rio 
Praça Mauá, 5 - Centro - Rio de Janeiro
(21) 3031 2741
De 1 a 10 de agosto
Entrada franca
Observar classificação indicativa


Contatos:
Guilherme Whitaker
Produção Audiovisual
(21) 986973200

Contato Assessoria de Imprensa:
Flávia Junqueira / (21) 98012-4936
Leonardo Tavares / (24) 98182-7438

​Filme A Balada do Provisório, de Felipe David Rodrigues



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