Quem sou eu
- Marcelo Castro Moraes
- Sapucaia do Sul/Porto Alegre, RS, Brazil
- Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte. Me acompanhem no meu: Twitter: @cinemaanosluz Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Pesquisar este blog
quinta-feira, 23 de janeiro de 2014
NOTA: EM BREVE NO MEU BLOG....
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
quarta-feira, 22 de janeiro de 2014
Cine Dica: Passion (2012)
Sinopse: Passion
conta a história de uma cruel luta pelo poder entre duas executivas de alto
nível. Christine é elegante, confiante e ambiciosa. Já Isabelle, a tímida mas
brilhante novata protegida por Christine, começa a ter algumas de suas ideias
roubadas... Christine entra num jogo perverso, humilhando e dominando Isabelle.
Mas quando esta última tem um caso com um dos amantes de sua colega de
trabalho, a guerra é declarada entre as duas.
Para o bem ou para o
mal, Brian De Palma sempre ficou marcado pela sua forma de filmar, que por
vezes lembra muito a forma que Alfred Hitchcock filmava. Porém, a sua visão
pessoal de se fazer cinema foi cada vez mais se desvencilhando da visão do
mestre do suspense e que conforme o tempo acabou ganhando identidade própria.
Nos últimos anos, De Palma tentou se renovar em filmes como o perturbador Guerra
sem Cortes, mas os fãs pelo visto clamaram para ele retornar em fazer o seu
cinema de antigamente e a resposta é Passion.
Se formos observar,
Passion na realidade chega um tanto que atrasado nos cinemas, pois mais parece
um filme dos anos 90 e aqueles vistos no inicio do ano 2000. Se por um lado
isso é falho, por outro da á sensação de nostalgia da forma que o cineasta
gostava de fazer um filme noir no seu estilo como Vestida para Matar, Femme
Fatale e Irmãs Diabólicas. Aqui há uma trama de desejo, ambição, traição e surpresas,
que embora boas, por vezes soam meio que forçadas.
O elenco encabeçado
por ótimas atrizes como Rachel McAdams, Noomi Rapace e Karoline Herfurth compensam nos momentos que a gente sente a
sensação que faltou alguma coisa na trama, principalmente nos momentos de
virada da historia. Pelo menos, De Palma continua um gênio na forma de se fazer
suspense, onde se destaca a cena do balé, que se divide com uma cena importante
de assassinato. É nesse momento que
assistimos os dois momentos chaves numa única tela dividida em duas, remetendo
os bons e velhos tempos do cineasta.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Cine: Especial: Cinema 2014: O que vem por ai: Parte 2
Na falta de idéias criativas,
os produtores de cinema sempre se rendem ao passado, mais precisamente aos heróis
e vilões que fizeram sucesso. Esse ano se tem novamente uma leva de personagens conhecidos que retornam
as telas para conquistar uma nova geração de cinéfilos e despertar uma nostalgia
dos antigos. Só para se ter uma ideia, irá haver dois filmes do Hércules em 2014. Abaixo solto cartazes e trailer de Robocop, Godzilla, Os Cavaleiros do Zodíaco:
Lenda do Santuário, Malévola, Hércules, Hércules: As Guerras Trácias, As
Tartarugas Ninja, Noé e Drácula 3D.
Hércules: As Guerras
Trácias (ainda sem trailer)
Tartarugas Ninja (ainda sem trailer)
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
terça-feira, 21 de janeiro de 2014
Cine Dica: Em Blu-Ray e DVD: É O FIM
Sinopse: Os grandes amigos Seth Rogen e Jay Baruchel vão em uma festa na casa do ator James Franco, que reuniu diversas celebridades no local, como Jonah Hill, Rihanna, Jason Segel e Emma Watson. Tudo corria bem até que um aparente terremoto se revela como sendo o dia do julgamento final. Rogen, Baruchel, Franco, Hill, Danny McBride e Craig Robinson acabam se vendo presos no local na torcida para que o mundo pare de acabar do lado de fora.
O cinema sempre esta sendo
invadido por filmes apocalípticos, sendo uns cheios de aventura e efeitos visuais
(2012), ou outros levados mais para o drama (Melancolia). No caso de É o Fim, além
de ser uma comedia em meio ao juízo final, é uma inusitada historia, que mostra
como iria reagir certas celebridades no dia do julgamento. O que vemos não é atores
interpretando personagens e sim eles mesmos, sendo uma situação pouca vezes
vista no cinema.
Claro, que não quer
dizer que a personalidades deles mostrada no filme seja exatamente o que é na
vida real, sendo que eu acredito que seja uma representação caricata do que as
pessoas acham do que eles sejam fora das telas. Sendo assim, vemos os nossos
conhecidos atores e comediantes James Franco, Jonah Hill, Seth Rogen, Jay
Baruchel, Danny McBride e Craig Robinson agindo não muito diferente dos
personagens que eles interpretaram nos filmes (como Ligeiramente Grávidos e
Segurando as Pontas). Ou seja: podem esperar muito palavrão, piadas com
conotação sexual e várias referências divertidas com relação á outros filmes conhecidos como Harry Potter, 127 horas, Forrest Gump, O Exorcista e Homem que mudou o Jogo.
Mas o lance mais
divertido do filme é que quando começa o apocalipse, muitas pessoas são levadas
para o céu, mas as inúmeras pessoas que estão na festa de James Franco acabam
não indo, sendo que muitas celebridades morrem (Michael Cera é uma delas) e o
restante fica isolado na mansão tentando sobreviver. Durante esse tempo, Jay
Baruchel começa acreditar que eles estão ainda na terra por serem pecadores e
precisam a aprender de que maneira precisam provar que merecem o céu. Claro que
não faltam motivos para eles provarem para eles mesmos que cada um deles não merece
a passagem para o paraíso de jeito nenhum, sendo que no ato final, quando um
deles consegue a chance, perde unicamente por ser egoísta e mal educado em
poucos segundos.
O filme em si, não
passa de uma brincadeira no bom sentido, passando a mensagem que vale a pena
ser tolerante, compreensivo e companheiro com o próximo, pois basta agir assim que ganhará a sua passagem na hora do juízo
final. Claro que não se pode levar a sério em nenhum momento ao assistir o
filme, principalmente para aqueles que forem mais conservadores, pois o filme
não poupa nem piadas com relação a Deus e a Jesus Cristo. Sendo assim,
seguidores de certo pastor chamado Feliciano passem longe.
Com participações divertidas
como de Emma Watson, É O FIM é a típica comedia para se divertir numa boa,
mesmo quando seu cérebro grita para você dizendo que está desperdiçando o seu
tempo de vida com isso.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Cine: Especial: Cinema 2014: O que vem por ai: Parte 1
Não muito diferente dos últimos anos, o cinema de 2014 será
novamente invadido por adaptações de HQ. Uns vão viver, outros irão morrer, mas
o importante é o cinéfilo que sai ganhando ao assistir boas aventuras no
cinema. Abaixo, confiram os trailers de
O Espetacular Homem Aranha 2, Capitão America: Soldado Infernal, X-Men: Dias de
Futuro Esquecido, 300 Ascensão do Império e Guardiões das Galáxias.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
Cine Dica: Em Blu-Ray e DVD: EU, ANNA
Sinopse: Sem conseguir
dormir direito há semanas devido à recente separação, o detetive Bernie Reid
(Gabriel Byrne) ronda a cidade de madrugada. Ao atender uma chamada, ele parte
para um apartamento onde encontra um homem morto. Lá vê de relance uma mulher,
Anna Welles (Charlotte Rampling), que lhe chama a atenção. Eles apenas se
conhecem realmente em uma festa de solteiros e não demora muito para que
engatem um relacionamento. O que Bernie não imaginava era que Anna era a
assassina que estava procurando.
Baseado no best
seller internacional de Elsa Lewin, Eu,Anna é o primeiro longa metragem do
diretor britânico Barnaby Southcombe, onde em menos de uma hora e meia, nós joga em um filme de suspense elegante e que
nem tudo que nos é apresentado é 100% explicado de imediato. Na verdade,
a grande alma do filme fica na própria protagonista, interpretada de uma maneira assombrosa pela atriz britânica Charlotte
Rampling (Melancolia). Durante todo o filme, ficamos ao lado de Anna, que sofre
com o divorcio recente, mas ao mesmo tempo busca um novo parceiro numas festas
de solteiros.
Em uma dessas festas,
acaba conhecendo o inspetor chefe Bernie Reid (Gabriel Byrne), que ao mesmo
tempo sofre com um possível divorcio, também está investigando um assassinato
que aconteceu na cidade. De alguma forma, Anna está envolvida nesse crime, mas
até aonde ela é culpada? O diretor destrincha as respostas em flashback, que
tanto mostra a noite do crime aos poucos, como também mostra a queda psicológica
de Anna e os motivos que a levaram até ali.
Na verdade ao poucos,
percebemos que a protagonista não está bem, sendo que ela se mostra realmente
sã, no momento que dialoga com a sua filha Emmy (Hayley Atwell), que
(aparentemente) mora com ela e com a sua neta recém nascida. Através dessa
relação é que se tiremos certas pistas sobre o que se passa realmente com Anna
e o que aconteceu com ela. As respostas que vem não são fáceis, principalmente
que se cria um sentimento confuso no espectador que assiste com relação à Anna,
sendo que não sabemos se sentimos pena ou ficamos bravos com ela devido as suas
ações.
Embora estreando na
direção, Barnaby Southcombe surpreende ao criar uma trama que prende a atenção
do cinéfilo do começo ao fim e fazer um belo casamento com a sua forma de
filmar ao lado de uma trilha sonora de suspense bastante bela de se ouvir.
Todos esses ingredientes culminam num final surpreendente, triste, ao mesmo
tempo corajoso e poucas vezes visto no cinema. O desempenho de Charlotte
Rampling fortalece isso e mesmo sendo mãe do diretor, ela não foi poupada em
cenas fortes e que se exigia o melhor dela.
Embora curto Eu, Anna
é uma pequena aula de como se faz um belo suspense, que embora a trama soe familiar, quando
se é bem dirigida nos emociona pelos destinos dos personagens que ficam em
abertos, que são vitimas de suas próprias ações e que não desejavam estar
naquela posição melancólica.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Cine Dica: DEPOIS DO ALMOÇO SEGUE EM CARTAZ NO CURTA NAS TELAS
A comédia Depois do Almoço, dirigida por Rodrigo Diaz Diaz, continua em cartaz dentro do
projeto Curta nas Telas, entre os dias
17 e 23 de janeiro. As exibições ocorrem na sala 2 do Arcoíris Vitória,
acompanhando as sessões das 17h e 19h de Confissões de
Adolescente, de Daniel Filho.
Depois do Almoço narra as descobertas amorosas de duas amigas
num típico almoço de domingo onde os maridos estão entretidos com o futebol e
os filhos arrumam problemas. Após algumas discussões triviais, segredos são
expostos, entre eles um sonho erótico revelador.
O filme fez parte da 4ª edição da série Fucking Different,
projeto idealizado pelo alemão Kristian Petersen, que propõe que diretores
expressem suas ideias sobre sexo & amor entre mulheres e que diretoras
expressem suas ideias sobre sexo & amor entre homens. As edições anteriores
do projeto Fucking Different foram realizadas em Berlim (2005), Nova York
(2007) e Tel-Aviv (2008). As compilações foram exibidas em diversos festivais
internacionais, como o Festival de Berlim.
DEPOIS DO ALMOÇO, de Rodrigo Diaz Diaz (São Paulo, ficção, 13 minutos,
35mm, 2010)
Elenco: Gilda Nomacce, Lulu Pavarin
Produção: Paula Pripas
Fotografia: Carlos Firmino
Roteiro: Elzemann Neves
Direção de Arte: Renata Rugai
Empresa(s) produtora(s): Filmes de Abril
Edição de som: Ana Luiza Pereira
Figurino: Ingrid Furtado
Montagem: Rodrigo Diaz
Sobre o Curta nas Telas
O projeto Curta nas Telas é fruto de uma parceria entre a Prefeitura
Municipal de Porto Alegre, o Sindicato das Empresas Exibidoras do Rio Grande do
Sul e a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul
e Brasileira de Documentaristas (APTC – ABD/RS). Seu objetivo é divulgar a
produção nacional de curtas-metragens, por meio da exibição dos filmes
selecionados no circuito de cinemas de Porto Alegre. Em 40 edições foram
exibidos 283 curtas de todo o Brasil. Os doze curtas selecionados na 41ª edição
estarão em exibição até 20 de maio de 2014.
Os próximos selecionados na 41ª edição do Curta nas Telas a entrar em
cartaz
FUNERAL À CIGANA, de Fernando Honesko – 24 de janeiro a 6 de
fevereiro de 2014, no Cineflix
5 HORAS RUMO NORTE, de Paula Sabbaga – 7 a 20 de fevereiro de
2014, no Cinemark.
UMA PRIMAVERA, de Gabriela Almeida – 21 de fevereiro a 6 de março
de 2014, no Cinespaço Wallig
PIOVE, IL FILM DE PIO, de Thiago Mendonça – 7 a 20 de março de
2014, na Cinemateca Paulo Amorim
LINEAR, de Amir Admoni – 21 de março a 3 de abril de 2014, no
Guion.
MEMÓRIAS EXTERNAS DE UMA MULHER SERRILHADA, de Eduardo Kishimoto
– 4 a 17 de abril de 2014, no Espaço Itaú de Cinema.
CHAPA, de Thiago Ricarte – 18 de abril a 1º de maio de 2014, no GNC
Moinhos.
A DESCOBERTA, de Ernesto Molinero – 2 a 15 de maio de 2014, no
Cinemark.
DIA ESTRELADO, de Nara Normande – 16 a 29 de maio de 2014, no
Cineflix.
Sócio e divulgador do Clube de Cinema de Porto Alegre, frequentador dos cursos do Cine Um (tendo já mais de 100 certificados) e ministrante do curso Christopher Nolan - A Representação da Realidade. Já fui colaborador de sites como A Hora do Cinema, Cinema Sem Frescura, Cinema e Movimento, Cinesofia e Teoria Geek. Sou uma pessoa fanática pelo cinema, HQ, Livros, música clássica, contemporânea, mas acima de tudo pela 7ª arte.
Me acompanhem no meu:
Twitter: @cinemaanosluz
Facebook: Marcelo Castro Moraes ou me escrevam para marcelojs1@outlook.com ou beniciodeltoroster@gmail.com
Assinar:
Postagens (Atom)